Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Ranking BBG Eugenia

December 5th, 2012 por | Categorias: Futebol, Números.

Deveria ter feito e publicado alguns posts à respeito de rankings futeboleros como o do Juca da Placar, e o da CBF. Promessas são feitas para serem quebradas e esses morreram na praia, o que foi ótimo uma vez que a preguiça foi recompensada, apesar de nada impedir de voltar ao assunto.

Não tendo publicado os posts, perdi a oportunidade de elaborar todo um raciocínio induzindo os leitores de cuca frágil a acreditar na assertiva que proporia que um ranking pode não ter a pretensão de qualificar todos os elementos de forma inequívoca, mas ainda assim ser útil para qualificar determinados elementos e com isso introduzir o Ranking BBG Eugenia.

Não é consenso dos que aqui discutem, pelo contrário, mas o futebol que me importa é em essência o mesmo que norteia Juca Kfouri e Rica Perrone, o futebol dos Eugenistas e tudo que o envolve. Não me importo com o futebol brasileiro, importo-me única e exclusivamente com o elitismo de 12 times em 4 cidades (acatem logo Odir Cunha, santistas). Quando conto títulos, mensuro torcidas, avalio receitas ou qualquer outra métrica, importa-me única e exclusivamente a posição de um time entre os 12 Eugenistas.

Como nem a Copa Eugenia 1987 conseguiu isolá-los em um campeonato único, e isso não vai acontecer mesmo, isolemos através da matemática com um Ranking focado nesses times exclusivamente. Se os demais times não interessam, o que importa é ficar à frente de outro Eugenista e o grau de importância de um campeonato é inerente ao número de Eugenistas disputando.

Essas premissas foram matutadas no início de 2012 (ou final de 2011, já não me recordo) mas por questões de isonomia decidi que iria iniciar a contar em 2013, sem saber que time iria disputar o que (ainda que eu saiba agora e não consiga provar minha intenção imparcial). A coisa é simples: Eugenistas em qualquer campeonato que entrem disputam entre si, mesmo aqueles que tenham apenas um Eugenista. Os pontos não variam com a marca do campeonato, mas com o número de Eugenistas. Simples assim.

Como primeira calibragem, todos os campeonatos terão média de 6,5 pontos e ficará definida a pontuação pela tabela à seguir.

Para facilitar a vida, segue exemplo em link de como ficaria a pontuação com os campeonatos que ocorreram em 2012.

Os valores de pontuação poderiam ser multiplicados por 10 para serem números inteiros, mas não gostei da escala.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

78 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

78 Comentários para “Ranking BBG Eugenia”

  1. Victor
    5/12/12 - 1:26

    Para não ter de ficar clicando no link toda hora e concentrar as indagações sobre a simulação de 2012

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Tem desempate entre Grêmio e São Paulo?

    Flamengo rebaixado…

    Responda a este comentário

    Victor

    Tem desempate entre Grêmio e São Paulo?

    À princípio não. O Excel quem colocou. Não sei porque o Grêmio ficou em primeiro. Ou se porque foi anotado primeiro pela ordem do BR, ou pela ordem alfabética.

    Se eu tivesse de pensar em um critério de desempate, o único que poderia imaginar seria o quem já estava na frente, permanece na frente. Mas acho tênue para o propósito. Se tiver alguma implicação prática, adotaria esse.

    ****
    Outra palhaçada que um dia deverá ocorrer nos Pontos Corridos será o dia em que dois times terminarem empatados em pontos na primeira posição. Quando me venderam o modelo, disseram que era a única forma em que o melhor sempre seria o campeão. Acho meio porco depois de 38 rodadas alguém ter de recorrer a critério de desempate, especialmente porque esses critérios nada tem a ver com a essência do jogo (para ser sincero, não acho nem mesmo que pontos tenham a ver, mas desempate menos ainda).

    Responda a este comentário

    Yuri

    No caso do ranking eugenista, como a única coisa que importa é o duelo com outro eugenista, no desempate eu daria pro Grêmio, por ter vencido o SPFC em 2 dos 3 torneios que eles disputaram juntos. Como vale a máxima de que somente um confronto eugenista pode pontuar no ranking eugenista, considera-se só os torneios onde ambos participaram.

    Caso participem de 4 torneios, acabem empatados e cada um superou o outro em 2, ficando 2×2, sugiro um desempate pela melhor colocação no maior torneio eugenista (Brasileirão) ou ainda melhor e mais HERMÉTICO, pela maior diferença relativa de pontos entre ambos num torneio isolado dentre os torneios em que eles participaram juntos.

    Responda a este comentário

    Victor

    O ranking não foi pensado para ser visto ano a ano. Até faremos por questões lúdicas e comparações temporais, mas ele é mais “abrangente” entra aspas por falta de palavra melhor.
    Perceba que se for para apontar um “campeão” de um ano específico, o ranking pode ser rígido com mineiros e gaúchos que podem atingir apenas 7 pontos em seu Estadual contra 8 de um ponteiro de SP ou RJ.

    Responda a este comentário

    André

    Gremio na frente provavelmete por causa da ordem alfabética.

    Responda a este comentário

    Bender

    que burro, dá zero pra ele…

    Ranking EUGENIA.
    Não existe acesso nem descenso.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Virada de mesa. Devem ter estourado uma cidra lá na Gávea.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Quem fica em último, perde a grandeza?

    Responda a este comentário

    Andre

    Grandeza é um conceito eugenista. Não existe na realidade. Existe quem a emissora quer trnasmitir e quem ela nao quer.

    Responda a este comentário

  2. Yuri
    5/12/12 - 13:22

    Gostei do ranking, devo dizer. Sobretudo da máxima que o que conta pontos são só os duelos e comparações com outro eugenista, mesmo que só haja um, por isso o Corinthians e o Santos, ganhando ou perdendo a Recopa e Mundial, ganham 6,5 pontos, pois não havia outro eugenista, de modo que NADA MAIS IMPORTA, vencer por 3×0 ou perder por 5×1 dá no mesmo. O desempenho dos adversários não-eugenistas é totalmente ignorado.

    Responda a este comentário

    Victor

    Exato.
    Todavia atente que o ranking não é hermético. No caso do Mundial e da Recopa, nada mais importa (vai ver por isso os ingleses caguem para o Mundial de Clubes), porém o mesmo raciocínio não é válido para a Libertadores. A pontuação de 9 pontos do Corinthians na Libertadores não mudaria caso tivesse perdido para o Boca Juniors, mas vencer o campeonato contra o Não-Eugenista colocaram 6,5 do Mundial de bandeja (além de ter mantido o Vasco à frente do Fluminense naquela competição) e entre 6 e 7 pontos da Recopa do ano seguinte. Ganhar a Libertadores mesmo entre Não-Eugenistas tem um peso altíssimo.

    Responda a este comentário

    Bender

    A colocação no brasileirão é altamente influenciada pelos jogos contra os outros 8 times. O ranking só ficaria hermético se fossem computadas apenas as partidas entre os 12. Certa vez vc até começou a fazer isso (tá num post desses aí).

    Responda a este comentário

    Victor

    Sim, essa era a Liga BBG Eugenia. Interrompi por falta de recursos. E quando o Rica Perrone se colocou a fazê-lo, decidi abandonar pois seriam trabalhos idênticos. Duas pessoas fazerem seria ganho zero para a sociedade, com o ônus de que eu poderia ficar com a pecha de plagiador, mesmo que o espírito da Liga BBG seja totalmente distinta da dele.

    Hoje fico feliz de não ter feito porque não reflete o espírito Eugenista hermético que você de bate-pronto salientou. Em 2011 e 2012 existiu um campeonato em que todos os Eugenistas se enfrentaram, mas esse não existirá em 2013. Como comparar os Eugenistas sem um dos Eugenistas apenas porque esse foi alijado pela ralé? O ranking permite, a Liga não.
    De toda forma, eu acho a Liga interessante também, mas tem outro propósito. Faço gosto que alguém esteja fazendo. Podemos eventualmente até nos aproveitar desse trabalho para conclusões nossas.

    O ranking não é hermético, mas o espírito sim, focando nos Eugenistas. Como torcedor interessado na literatura desses clubes posso me dar a essa luxo. E esse espírito é importante, coisa que não deve ser no da CBF.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Lembro dessa Liga e do Perrone, e a partir disso pensei numa proposta de fazer o ranking HISTÓRICO de confrontos entre os 12 eugenistas.

    Vejo positivamente seu argumento que os rankings feitos com base na história são viciados (e por isso o teu começou em 2013), mas nesse caso, alguém faz a mais remota ideia de quem tem vantagem e desvantagem nos confrontos entre os 12 sagrados, num verdadeiro MEGA KFOURÃO de pontos-corridos desde o primeiro Clássico Vovô?

    Confronto interestadual é muito bizarro. Não segue lógica, como os confrontos entre rivais estaduais.

    Responda a este comentário

    Bender

    Rica Perrone vai simplesmente tirar o Palmeiras e fazer o cômputo dos 11.

    “O ranking não é hermético”
    Isso que eu quis dizer. Dessa forma, ele sempre será influenciado pelos outros 8 (9 ano que vem).

    Responda a este comentário

  3. Marcio Conrado
    5/12/12 - 15:10

    O campeao Brasileiro de um ano nao ira disputar a Copa do Brasil nem Sul Americana do ano seguinte. Ou seja, este ano o Sao Paulo e Gremio nao ganharam nada estao a frente de Corinthians e Fluminense que venceram os torneios mais importantes do calendario (e o Flu ainda levou o carioca)…. A atribuição de peso a uma competição se faz absolutamente necessária. Ex. Se o Corinthians bate o Chealsea (HAHAHAHAHA…) faz menos pontos que o vice do Paulista…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Muito [2].

    Responda a este comentário

    Victor

    O campeao Brasileiro de um ano nao ira disputar a Copa do Brasil nem Sul Americana do ano seguinte. Ou seja, este ano o Sao Paulo e Gremio nao ganharam nada estao a frente de Corinthians e Fluminense que venceram os torneios mais importantes do calendario (e o Flu ainda levou o carioca)

    Eu concordo que no pensamento desportivamente meritocrático, um caminho afunilado deve ser pavimentado rumo ao Olímpo. Entretanto verificava-se claramente que a exposição estava trilhando um caminho de exposição televisiva. Essa discrepância que nós notamos no SUPOSTO Ranking BBG Eugenia 2012 reflete à percepção de “injustiça meritocrática” que permeava esse caminho.

    Um clube brasileiro classificado para a Libertadores de um ano tinha muito menos chances teóricas de se classificar para a mesma no ano seguinte. Isto ia da condição que ao iniciar o ano, esse clube tinha chances de ir por:
    – Ganhar a Libertadores
    – G4 do Brasileirão
    Enquanto um não classificado teria chance de buscá-la por:
    – Ganhar a Copa do Brasil (sem os “bambas” da Libertadores)
    – G4 do Brasileirão
    – Sulamericana

    O calendário era portanto, cruel com as equipes mais bem sucedidas no ano anterior(*). O Ranking porém tem de ser frio, não deve brigar com o que acontece na prática. Se existe essa distorção meritocrática, ele deve mostrar como fez com Grêmio e São Paulo nas cabeças em 2012.

    Ao postar, eu sabia que isso ocasionaria discussão. Eu cheguei a ver como ficaria sem a Sula e a percepção de Corinthians, Fluminense e Santos nas cabeças estaria contemplada.
    Até 2012, estar classificado para a Libertadores não trazia grandes benefícios, mas isso mudará drasticamente em 2013 uma vez que esses times estarão também na Copa do Brasil, e os times da Copa do Brasil não estarão na Sula (pelo menos os que estiverem nas oitvas de final onde estima-se sempre estejam grande parte dos Eugenistas). Desta forma, em 2013, os times da Libertadores já vão sair de pelo menos +4 pontos em relação aos demais. Baita vantagem.

    Mas repito, isso se dará porque o ranking reflete a exposição dos times Eugenistas. Se ele bater com a sua percepção, interprete que o calendário está adequado à sua filosofia. Do contrário, entenda que algo está estranho na forma como os times estão se organizando pelos campeonatos mundo à fora.

    Responda a este comentário

    Victor

    (*)Refleti agora que essa bagunça meritocrática poderia estar contribuindo para a dispersão de forças no futebol brasileira e sendo não-intencionalmente benéfica para o modelo de competitividade Eugenista. À partir de 2013, as probabilidades penderão mais para quem já está por cima da carne seca.

    Responda a este comentário

    Victor

    A atribuição de peso a uma competição se faz absolutamente necessária. Ex. Se o Corinthians bate o Chealsea (HAHAHAHAHA…) faz menos pontos que o vice do Paulista

    A atribuição de peso já é feita e se faz pelo número de Eugenistas participando.
    6,5 pontos para o Corinthians no Mundial valem muito mais que os 7 pontos do vice do Paulista. Aliás, valem muito mais que os 8 pontos do campeão paulista. Atente que no Mundial, o Corinthians ganha sozinho 6,5 pontos em relação a todos, enquanto o vencedor do Paulista abriria no máximo (e somente para os 4º de RJ e SP) 3 pontos.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Ex. Se o Corinthians bate o Chealsea (HAHAHAHAHA…)

    CHUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAA!

    BIMUNDIAL, É COISA QUE TEU TIME NÃO CONSEGUE NEM A PAU!

    Responda a este comentário

  4. Victor
    5/12/12 - 16:31

    O cerne da escolha da pontuação foi o Campeonato Brasileiro com 12 times. Moleza. Depois foi foda.

    Sendo atemporal, parti da hipótese simplificadora (e falsa) que os 12 Eugenistas se equivalem tendendo ao infinito. Esta hipótese é importante pela tradição dos Estaduais que faz com que sempre vá existir campeonatos onde não haverá jeito deles se confrontarem, nem qualquer meritocracia imbutida para que alcancem o mesmo, porém de extrema importância pelo destaque no calendário. Esses campeonatos tinham de ter alguma equivalência. Daí, surgiu o benchmark de 6,5 pontos de média para os campeonatos.
    Valendo a hipótese simplificadora, com “n” tendendo ao infinito, se os times jogassem apenas os Estaduais, teriam todos eles 6,5 x n pontos, ainda que em um ano o campeão paulista fizesse 8 pontos e o gaúcho 7 (porém, o lanterna paulista faz apenas 5 e o lanterna gaúcho 6).

    Definido o 6,5 pontos como média, o que não foi complicado, partiu-se para o mais polêmico: a distribuição de pontos. O Paulista ficou com (8-7-6-5), mas poderia ficar com (12-7-6-1) que teria média 6,5 pontos. Então, qual escolher?
    Aí entrou subjetividade. Quanto maior o Número de Eugenistas (E), maior a dificuldade da competição (isso eu não discuto), logo, achei por bem que quanto maior E, maior pontuação absoluta devesse receber o ponteiro. De forma complementar, quanto maior E, menor a chance de ser o último, e portanto, menos pontos deveria ganhar.
    Desta forma, fez sentido que em uma competição 4E o vencedor não poderia receber a pontuação de uma competição 12E (mesmo raciocínio para o lanterna). Desta forma, sem nenhum teste optei em achatar a escala para próximo de 6,5 crescendo ou diminuindo para os valores inteiros mais próximos. O raciocínio ao se comparar uma competição 12E com uma 4E segue válido para uma 4E com uma 2E como é o caso dos Estaduais de RJ e SP com os de MG e RS.

    A redução máxima foi para a competição 1E onde seguindo o raciocínio, o ponteiro e o lanterna tinham de ter pontuação superior a 6 e inferior a 7. Sendo o ponteiro e o lanterna o mesmo time e 6,5 pontos a média, fechou.

    Uma vez aceito a pontuação fracionada, abre-se intuitivamente a escala para campeonatos com mais Eugenistas em número ímpar.

    Semi-empírico, mas é o que temos. Aceito contestações (especialmente na parte da calibração)

    Responda a este comentário

  5. Victor
    13/12/12 - 20:56

    São Paulo vai avacalhar a Copa do Brasil do ano que vem. Além de eu continuar tendo de considerar sem ser um campeonato brasileiro por causa de um clube, nem terei o prazer de ver a competição sendo mais relevante que o Brasileiro pelo Ranking BBG Eugenia.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    5/05/13 - 19:22

    Terminadas os campeonatos gaúcho e carioca 2013

    Botafogo 8
    Internacional 7
    Flamengo 7
    Grêmio 6
    Fluminense 6
    Vasco 5

    Responda a este comentário

  7. RJ13: Momentos de definição do Ranking BBG Eugenia
    8/05/13 - 16:27

    […] gostaria de começar a completar minha tabela do Ranking Eugenia, mas ainda segue indefinida a ordem dos Eugenistas no Campeonato […]

  8. Victor
    18/07/13 - 13:48

    Estaduais e Recopa terminados

    Corinthians 15
    São Paulo 12
    Botafogo 8
    Internacional 7
    Flamengo 7
    Atlético Mineiro 7
    Santos 7
    Grêmio 6
    Fluminense 6
    Cruzeiro 6
    Vasco 5
    Palmeiras 5

    Responda a este comentário

  9. Victor
    25/07/13 - 13:48

    Libertadores finda

    Corinthians 19
    São Paulo 19
    Atlético Mineiro 16
    Fluminense 14
    Grêmio 12
    Palmeiras 10
    Botafogo 8
    Internacional 7
    Flamengo 7
    Santos 7
    Cruzeiro 6
    Vasco 5

    Responda a este comentário

    Victor

    Parece bobagem ganhar a final da Libertadores contra estrangeiros, mas não é.
    Tivesse perdido para o Olimpia, ou mesmo na semifinal para o Newell’s, o Atlético faria os mesmos 9 pontos de melhor Eugenista na competição com 6. Entretanto, ao ganhar a competição também dos não-Eugenistas, ele vai levar uma pregada de pontos futuros tais como:
    6 pontos do Mundial de 2013
    6 a 7 pontos da Recopa 2014
    4 a 9 pontos da Libertadores 2014

    Responda a este comentário

    Andre

    Realmente Victor.

    Isso aí é uma coisa da mais alta gravidade. Quase caí da cadeira aqui de susto com tal revelação!

    Cacete!

    Responda a este comentário

  10. Victor
    3/08/13 - 15:12

    Santos e São Paulo estão apanhando na Europa na pré-temporada dos gringos. Acho que são até pequenos torneios, mas é claro que eu não vou contar essa porra.
    Até poderia fazê-lo sobre a prerrogativa que todos os Eugenistas tem a liberdade de sair catando torneio para inflar sua pontuação no ranking, porém como eu não vou ter saco de acompanhar e certamente existirão torneios que nem farei ideia que aconteceram, não contarei nenhum. Fico só com o Mundo futebolero que me cerca.

    Responda a este comentário

    Victor

    Mesmo critério que vou usar para esse torneio de Manaus com São Paulo, Flamengo e Vasco.

    Felizmente aconteceram essas incursões anteriores pela Europa para criar jurisprudência que hoje entendo ser adequada. Tivesse ocorrido o torneio de Manaus primeiro, acredito que seria bem mais difícil a tomada de decisão e era capaz de ter sido contabilizado.

    A ordem dos fatos alterou a generalização. Impressionante.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    28/11/13 - 11:35

    Pontos referentes a Copa do Brasil e a Sulamericana Eugenista

    Flamengo 11,5
    Grêmio 10,5
    Botafogo 9,5
    Internacional 8,5
    Vasco 7,5
    Corinthians 6,5
    São Paulo 6,5
    Cruzeiro 5,5
    Palmeiras 4,5
    Fluminense 3,5
    Santos 2,5
    Atlético Mineiro 1,5

    Ranking atualizado

    Corinthians 22,5
    São Paulo 22,5
    Grêmio 22,5
    Flamengo 18,5
    Atlético Mineiro 17,5
    Fluminense 17,5
    Botafogo 17,5
    Internacional 15,5
    Palmeiras 14,5
    Vasco 12,5
    Cruzeiro 11,5
    Santos 9,5

    Responda a este comentário

    Victor

    Pontos potenciais pelas disputas de Brasileiro e Mundial

    Atlético Mineiro 17,5 a 13,5
    Cruzeiro 12
    Grêmio 11 a 9
    Botafogo 11 a 9
    Santos 9 a 4
    São Paulo 9 a 4
    Corinthians 8 a 4
    Flamengo 8 a 3
    Internacional 8 a 2
    Fluminense 4 a 1
    Vasco 3 a 1

    Responda a este comentário

    Victor

    Completamente irrelevante o julgamento dos pontos da Portuguesa.
    O do Flamengo sim é importante.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Grêmio em primeiro, é isso?

    Responda a este comentário

    Andre

    Victor é muito abrangencionista.

    Fosse eu, faria:

    Copa Eugenia A = RJ-SP
    Copa Eugenia B = RS-MG-BA

    Responda a este comentário

    Sancho

    Copa Eugenia A: Flamengo-Corinthians
    Copa Eugenia B: São Paulo-Palmeiras-Vasco
    Copa Eugenia C: Santos-Botafogo-Fluminense
    Copa Eugenia D: Atlético-Cruzeiro-Grêmio-[censurado]

    Responda a este comentário

    Victor

    Eugenia A: Fluminense
    Eugenia B: Todos os demais Flamengos

    Responda a este comentário

    Andre

    Sancho, campeonato com 2 clubes não existe. Com 8 existe e é suficiente. Acima disso é residual.

    Na verdade eu faria diferente, num pensamento eugenista:

    Copa Eugência = 8 clubes RJ-SP

    Campeonato Brasileiro = o resto

    Responda a este comentário

    Sancho

    Pergunta para os outros se eles querem jogar contigo primeiro…

    Responda a este comentário

    Sancho

    Existe uma razão porque eugenia começa com “eu”

    Responda a este comentário

    Andre

    Provavelmente não. Nem eles gostariam e nem eu gostaria. Preferia ver meu time jogando com os campeões europeus. Mas os de lá cagam na cabeça dessas merdas daqui. Porque na eugenia deles, nós não entramos.

    Mas é irrelevante se querem eu não.

    A questão é o Princípio de Pareto.

    A coisa se viabiliza com 8. Acima de 8, já é esmola.

    Deixando claro, que eu não sou eugenista. Mas acho engraçado quem diz ser, colocar o corte do Princípio de Pareto onde lhe convém.

    RS-MG não são eugenistas. São abrangencionistas.

    Responda a este comentário

    Andre

    Total de títulos: 58

    – RJ+SP = 43 = 74%
    – Resto = 15 = 26%

    Responda a este comentário

    Andre

    Aliás, olha que interessante:

    Pegando os clubes que pelo menos uma vez, chegaram entre os 4 colocados, temos no total 32 clubes.

    Dos 32 clubes, 8 = 25%.

    Dessa forma, 25% detém 74% dos títulos.
    E 75% dos clubes detém 26% = desprezível.

    Eugenistas não querem brasileiro. Querem Rio-SP.

    Responda a este comentário

    Andre

    E se pegarmos os ESTADOS dos clubes que chegaram pelo menos 1 vez entre os 4, temos:

    10 Estados.

    2 Estados = 20% = 74% dos títulos.
    8 Estados = 80% = 26% dos títulos.

    Pareto nunca mente. Pareto = Eugenia.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Dessa forma, 25% detém 74% dos títulos.
    E 75% dos clubes detém 26% = desprezível.

    hahahaha, a conta deu praticamente exata!

    o RESTO é inversamente proporcional ao Eixo.

    Responda a este comentário

    Andre

    Nunca tive dúvidas que quem paga a conta de gaúchos e minheiros é o eixo.

    Dessa forma, porque não apgar a conta dos demais estados tb?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Eu concordo em parte, discordo em parte. Tu viste quem eu coloquei em Eugenia D, logo, tu sabes minha posição. Mas há uma distância entre os 5 primeiros e os 7 que vêm depois, e, mesmo dentro dos 5 primeiros há uma hierarquia.

    Responda a este comentário

    Andre

    Que exista. O fato é que pelo corte estadual, Pareto os confirma.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Isso aí não é Copa Eugenia. É Copa Relativista.

    Responda a este comentário

    Victor

    Responda a este comentário

    Andre

    Besteira BR B. No Eugenismo qq um dos 8 são SEMPRE da mesma divisão. Nasceram no RJ-SP. Isso é o que interessa. Direito divino.

    Palmeiras na B > Inter no mundial. Irrelevante.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Br B = Br A. Mera continuação..

    Responda a este comentário

    Victor

    Andre e Sancho

    Não é esse o intuito/filosofia do ranking Eugenista.
    Ranking Eugenista tem fortíssima influência do aspecto da observação/exposição midiática e dos Eugenistas em si que por sua vez, negligenciam em tempo real o pensamento desportivamente meritocrático denotado pelo caminho afunilado.

    O caminho que leva ao título de Campeão Brasileiro precisa ser pavimentado em etapas, onde uma delas constitui estar na Série A desse mesmo campeonato no ano em que se deseja sacramentar o título. Todavia, na lógica Eugenista, nesse ano foram disputados dois campeonatos sem confluência onde os olhos de 11 Eugenistas estiveram exclusivamente para um Grupo, enquanto os olhos dos torcedores de outro Eugenista esteve em outro grupo cagando para o que se acontecia no de 11 Eugenistas.

    Trocando em miúdos: Os palmeirenses cagaram para a Série A, ainda que na visão holística ela fosse a fase mais adiantada de um mesmo campeonato, retirando assim, na ótica das disputas intraeugenistas, o valor daquela competição.

    Responda a este comentário

    Andre

    Ok.

    Eu entendo, na verdade sugiro, que uma copa eugênia parta do pressuposto que só a “nata” participe. E que o resto é resto.

    Assim, na real, não importa série. Mas entendo que o fato de “não estar na série” diminui a observação.

    Numa avaliação eugenista real, em primeira análise, de minha parte, entendo que SOMENTE os confrontos diretos pontuam em igual condições.

    Acho que o ponto seria efetivamente pontuar os jogos entre eugenistas, numa tabela paralela, com corte horizontal, e não vertical (ou vice-versa).

    E tb acho que Eugenia mesmo, tem 8 clubes. 12 fica muito abrangencionista.

    Mas entendo que vc estabeleceu as regras como Yuri estabeleceu lá na Camisal. E elas são as válidas.

    É apenas uma crítica ao modelo.

    Aliás, se é pra ser eugenista, acho que vale ser EFETIVAMENTE eugenista. E não parcialmente eugenista, como JUCA.

    São essas as minhas observações. Obviamente, cabe a você avaliá-las para o modelo que propuseste.

    Definitivamente, RS-MG estão fora de uma Copa Eugênia Real.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem estabeleci grandes regras. Meramente simplifiquei o trabalho para torná-lo exequível.

    No mais, outra pessoa já faz esse trabalho de ficar separando os jogos exclusivamente entre Eugenistas.

    Ademais, há um espectro insignificante de relevância global dos times brasileiros, o que torna uma diferenciação entre eugenistas desprezível também. Poder-se-ia classificar em 8 como fazem os canais nacionais de TV à cabo, poderia classificar em 12 como fazia a Placar, 16 como fez o C13, 40 como faz a CBF, 80 como fez a Caixa Econômica e por aí vai.

    Fiquei com a de Placar por preguiça e escárnio. É o número bovino que o gado teleguiado mais gosta de falar por aí, e portanto, é o que taxa o maior número de pessoas engajadinhas de Eugenistas.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Grêmio é Bi-Campeão!

    Responda a este comentário

    Victor

    Podes organizar como quiser, mas é errado oficialmente por dois motivos, não-correlatos entre si.

    1) A contagem foi iniciada em 2013 para afastar qualquer possibilidade de alegações de casuísmo.

    2) O ranking é contínuo ao longo do tempo, sem a previsão de contagens anuais.

    O correto oficialmente é dizer Grêmio lidera o Ranking BBG Eugenia em 2014/01/20 (MUITO mais correto organizar datas dessa forma).

    Responda a este comentário

    Andre

    É similar ao ranking de entradas, certo Victor?

    Responda a este comentário

    Victor

    Não.

    O ranking de entradas, bem como o atual da CBF, funciona limitando um intervalo de tempo constante e tem o intuito de rankear os jogadores em melhor forma atual.

    O ranking BBG Eugenia é um ranking histórico com intervalo de tempo crescente à partir de 2013/01/01.

    ****
    Não há prejuízo conceitual no Ranking ele não ser retroativo uma vez que parte do pressuposto que a observação das escolhas dos Eugenistas precisou de um grande período para consolidação dos mesmos e que, mais importante talvez, o próprio conceito de Eugenismo teve de ser entendido e acatado para existir uma mínima noção de significado.

    O Ranking é, portanto, algo pretensioso que celebra de alguma forma essa ideia blablagoliana de como olhar como olham o Futebol Brasileiro. Uma ode ao cinismo.

    Responda a este comentário

    Andre

    Nesse caso então poderemos afirmar que o líder do ranking “eugênia expandido” (rs…) inicialmente poderá até ser o melhor do momento.

    Mas num dado momento, isso será difícil. Certo?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Os húngaros escrevem as datas assim.

    Responda a este comentário

    Sancho

    O Grêmio terminou 2012 na liderança.
    O Grêmio terminou 2013 na liderança.

    Não são, de fato, campeonatos, mas o que importa?!

    Responda a este comentário

    Andre

    ahuahsuhaushuahsuahsa… boa Sancho.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Tomou fumo no que importa: na Camisal gaburaniana perdendo em plena Santa Catarina pro Flamengo. Em SP fez vergonheira e perdeu de todos os eugenistas, com exceção do Internacional (o que é uma vitória).

    Responda a este comentário

    Sancho

    Para ver camisas do Grêmio em SC (fora do verão) tem que sair do litoral e ir para o Oeste.

    Responda a este comentário

    Andre

    E pra ver do Vasco? Tem essa mesma dificuldade?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Teco Padaratz em São Janu…

    Responda a este comentário

    Yuri

    Não vem com desculpinha… Grêmio tava com o título na mão e perdeu por DUAS CAMISAS (208 a 210) pro Flamengo no final.

    Mas essa virada se deveu ao título da CB por parte do Urubu.

    Responda a este comentário

    Victor

    Depende da sua disposição em trabalhar com os dados. Eu não vou atualizar por ano, nem adicionarei resultados anteriores a 2013 nos próximos valores adicionados. O resultado atual corresponder a um ano foi uma mera coincidência (prevista, mas coincidência).

    De qualquer forma, o avaliador gremista que quiser usar isso aqui, terá noção que o Grêmio teve dois anos excelentes. Melhor time Eugenista em 2012 e 2013 sem dúvidas.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    14/04/14 - 21:37

    Estaduais 2014 terminados

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Minha nossa, rebaixado outra vez.

    Responda a este comentário

  13. Victor
    28/04/16 - 20:05

    Venci a preguiça e atualizei o ranking referente ao final de 2015.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário