Como comentar isso?
September 10th, 2009 por Robinson | Categorias: Fórmula-1.Nelsinho não poupou detalhes, mas só jogou isso tudo no ventilador por ter sido demitido. Falou das pressões que sofria da parte de Briatore, seu “manager-da-onça”. Relatou toda a cronologia da armação, livrando seus engenheiros e mecânicos e sem citar o companheiro de equipe. Para não levantar suspeitas, Briatore ainda fez a canastrice-mor de ficar gritando F$U%C&K!!!!!! na frente das câmeras.
Algumas conclusões que podemos chegar:
1) Devia mesmo estar um inferno aquele box da Renault. Sendo assim, era muito melhor que ele tivesse ido embora ao fim de 2008 e mesmo que ficasse sem vaga para este ano, que procurasse outro lugar melhor para correr.
2) Alonso poderia não saber de nada? Sim. Para algo assim dar certo (e até essa semana tinha dado) o ideal é que o mínimo de pessoas estivessem inteiradas. Mas é óbvio que se ele soube e ninguém souber que ele sabia, o espanhol vai ficar quietinho.
3) Querendo ou não, ao tentar se vingar de seu ex-patrão, o Nelsinhogate respinga na imagem de uma das marcas mais fortes da indústria automobilística mundial. É bom que ele esteja muito bem embasado em seus argumentos, porque o francobrasileiro Carlos Ghosn, CEO da empresa francesa, não vai deixar barato em hipótese alguma. Mas se tudo for comprovado, será certamente bandeira preta para a equipe gaulesa.
4) Já andam ventilando por aí que “o Nelsinho tirou o título do Massa”, pois foi exatamente em Cingapura e precisamente durante o safety-car que ele viveu o episódio do pirulito eletrônico. Com também culparam o Glock por ter sofrido a ultrapassagem de Hamilton na última volta do GP do Brasil. Raciocínio infantil. O problema poderia ter acontecido em QUALQUER pitstop. O Felipe acabou com suas chances de título quando ficou nas primeiras curvas das duas primeiras corridas do campeonato. E passa a régua.
5) Essa foi uma das (poucas) sujeiras que vieram à tona. Imagine só as coisas que permanecem – e permanecerão – ocultas? Certo estava o Victor. Não quero nem saber do que acontece na cozinha.
Como ele ainda não se pronunciou publicamente, eu espero que ele explique quais foram as razões dele ter revelado isso tudo. Porque se ele queria que ficássemos com peninha dele com o argumento de estar “mental e emocionalmente fragilizado”, ele não convenceu ninguém. Quem está fragilizado não entra em um carro de F1 para acertar o muro de propósito. E se alguém tivesse se ferido, ou morrido? Ele estaria disposto a arcar com as consequências de seu ato ou ficaria de bico fechado? E se ele mesmo tivesse perdido o controle do seu stunt e tivesse ferido a si próprio? Nem que o futuro dele dependesse daquilo – e obviamente pensar assim se revelou um equívoco – ele poderia cogitar compactuar com isso, ainda mais com o pescoço dele na reta. Será que se acontecesse qualquer tragédia ele utilizaria da mesma forma esse “trunfo” para atingir seus algozes dentro do próprio time? Não apenas ele perdeu qualquer respeito que as pessoas tinham por ele como fez o favor de enterrar sua própria carreira. As declarações de Bernie Ecclestone não escondem seu desagrado em relação à postura do piloto brasileiro em mais esse escândalo. Aliás, eles estão ficando cada vez piores.
O que aconteceu é muito mais grave do que um caso de espionagem. Muito pior do que uma posição cedida na reta final. Infinitamente mais séria do que as “interpretações alternativas do regulamento”, do que as pequenas trapaças escondidas sob a carenagem ou mentiras de pernas curtas. Isso foi surreal demais, difícil de acreditar até para quem já está acostumado com a podridão que o paddock limpinho e recheado de beldades varre para debaixo do tapete.
Caso ele não arrume outro emprego, nem que seja na Stock Brasil, poderia tentar uma vaga de dublê em Hollywood. Lá as pessoas ganham bem para derrapar, bater, capotar, saltar sobre chamas, amarrar “voluntários” no parachoque…
Nelsinho, Briatore, Symonds… Francamente…
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Statement of Nelson Piquet Junior to FIA
Tradução do depoimento de Nelsinho à FIA (via Grande Prêmio)
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Isso é muito vergonhoso para o Nelsinho e para a sua família.
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Realmente vergonhoso. Depois reclamam quando criticam brasileiros. O pior é que esse brasileiro é nascido na Alemanha, levamos a fama à toa. Quero ver o que o Galvão vai dizer…
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Filhos… Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete…
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los…
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
Vinícius de Morais
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Rubinho é um brincalhão! Não tô dizendo que o Nelsinho estava certo em bater o carro de propósito, mas partindo do princípio que ele acatou uma “ordem superior”, é exatamente a mesma merda que o pé de chinelo fez ao deixar o Shumi ultrapassá-lo.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1299487-15011,00-RUBINHO+SE+ALGUEM+TIVER+A+CAPACIDADE+DE+FAZER+ISSO+NAO+MERECE+ESTAR+NO+ESPO.html
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É um babaca, não sabe ficar quieto.
Mas já que falou, acho que ele até deveria completar o que disse, se oferecendo pra guiar a Renault ano que vem, já que o diferencial dele, é justamente ser um capacho mais competente e sem “sujeira”.
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Nessa aí eu fiquei com pena do Rubinho.
Neguinho foi lá perguntar a ele, sem dúvida. E não tinha como o cara responder outra coisa.
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é óbvio que nego alterou a resposta dele! Jornalista é treinado na “faculdade” para adulterar tudo que o entrevistado diz, e colocar no papel do jeito que é mais interessante para o entrevistador.
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É só ler aqui:
http://twitter.com/rubarrichello/status/3895513736
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@rubarrichello Do jeito que colocaram no site da Globo, parece que vc escrachou o Nelsinho. Usam a palavra “condenou”. http://tr.im/yn1m
about 6 hours ago from DestroyTwitter
@andleite é mas nao falei assim nao…inclusive nem mencionei o nome dele
about 6 hours ago from web in reply to andleite
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Fico pelo meio do caminho.
Que falou alguma coisa, falou, ora bolas.
Mesmo que tenha sido ato falho, ou que sem da muita importância, falou.
Tem muito detalhe ali, inclusive sobre Nelsão para ser tudo tirado do nada.
Uma conversa, qualquer coisa teve.
E deve ter dito algo mesmo condenando o ato. Mesmo que sem dar muita importância e de forma torta.
Mas isso não desabona o que você disse.
Quase sempre, o texto que leio de alguma declaração por escrito fica BEM diferente de quando ouço pelo áudio. Chega a ser constrangedor.
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Em todo o caso, eu acho esse caso bem diferente de quando Rubinho deixou Schumacher passar.
Por outro lado, não é a primeira vez que um piloto provoca um acidente propositadamente como andam dizendo em tudo que é canto (o que não tira a bizarrice da situação).
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Não acho tão diferente assim, Victor. As duas “manobras” tiveram o mesmo objetivo: fazer o companheiro de equipe vencer. Puxaram o tapete da competição ética do mesmo jeito.
Mas se vc está falando da possibilidade de machucar alguém, até concordo.
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Eu concordo contigo. Só quis ressaltar além que são dois pesos e duas medidas, o que não apaga que a do Rubinho, Schumacher e Ferrari foi algo ridículo e desprezível.
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A troca de posições não é tão absurda quanto parece. O que fez com que o caso Áustria 2002 se tornasse tão absurdo é que não havia qualquer necessidade da inversão dentre outras razões porque: Barrichello dominara amplamente todo o fim de semana; o brasileiro tinha três abandonos e um enguiço na largada, e uma vitória não causaria nenhuma ameaça a Schumacher; o alemão tinha vencido quatro corridas das cinco até ali e a vantagem para o segundo colocado (Montoya) no campeonato era astronômica; o segundo lugar não era nem um pouco desinteressante para o alemão, pois o colombiano vinha atrás das Ferrari; o domínio da Ferrari já era evidente e o título era questão de tempo.
Por isso ficou tão feio. Para os cabeças da Ferrari até mais do que para o Rubinho.
Tanto não é absurdo que Massa entregou a vitória no GP do Brasil para que Räikkönen pudesse ser campeão. Não teve nada demais aí, e por isso ninguém reclamou de absolutamente nada.
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Briatore acaba de dizer que o Nelsinho é viado.
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Se existe vida após a morte, aquilo que um dia foi Ayrton Senna deve estar com um leve sorriso.
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Quem diria que depois de ter encarnado até o último fio de cabelo do Senna, Piquet veria seu filho sendo taxado de boiola.
Para quem conhece o Piquet, isso deve ser muito pior do que ter um filho braço duro.
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Curte a olhadinha:
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Cada vez mais se desenha o quadro em que Max Mosley quer detonar os seus inimigos que outrora tentaram fazer o mesmo contra ele. Parece que Nelson Ângelo Piquet foi apenas um peãozinho nesse xadrez.
Talvez o erro de Briatore foi ter executado o plano justamente com o filho do Nelson Piquet, amigo de Mosley. Se bem me lembro, o comentário do tricampeão na ocasião do escândalo neonazi-sadô-masô foi algo como:
“Achei um absurdo… ele não ter me convidado para a festinha!!!!”
Piquet pai não detonaria a carreira do filho, e se o orientou a entregar tudo, é porque provavelmente já tem algo costurado para o futuro dele. A delação caiu como uma luva para que tio Maxxxx saia de cena atirando seus desafetos no limbo e começo a achar que o Nelsinho não está desamparado de forma alguma.
Quanto à atitude do Nelsinho, foi muito decepcionante. Ele pode voltar a correr e se dar bem, mas pelo menos para mim, não vai ser fácil esquecer esse cambalacho.
Para quem gosta do esporte – e para quem era fã do pai dele – esse é um sapo que a gente tenta engolir, mas as perninhas ficam para fora.
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É como se fosse um universo paralelo, onde Piquet é um merda e Barrichelo top driver.
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São outros tempos…
Para você ver… o Piquet não faz questão de fazer guerrinha contra o Barrichello. A imprensa é que joga álcool na fogueira , e como o Rubinho fica sentido, já viu.
As palavras de Nelsão sobre o recorde de corridas disputadas do Barrichello: (Lancenet!)
“Nesta corrida, Rubens Barrichello iguala o recorde de GPs disputados de Riccardo Patrese. Como você vê isso?
Para arranjar um recorde para ele, só podia ser esse! O mérito dele é ter a paciência de ter ficado aqui por quinze anos. Vou te falar uma coisa: se eu fosse europeu, os caras teriam que me botar para fora da Fórmula 1. Eu saí não porque eu não queria mais guiar, mas porque queria voltar para casa. Se eu morasse aqui, teria ficado aqui, correndo na F-1 mais dez anos. Mas eu quis voltar para casa. Se ele teve a paciência de ficar aqui quinze anos, bacana.”
Nem só de boladas é a relação dos dois. Piquet critica sim, diz as limitações e os erros que o Barrichello cometeu na carreira. Mas a sacanagem é pilha que a imprensa põe. Como ele não se faz de rogado para zoar ninguém…
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Fui deixando e acabei até esquecendo de comentar.
Prost já jogou sujo, Senna já jogou sujo, Schumacher já jogou sujo até mais de uma vez (sua última que lembro jogou o carro no muro tal como Nelsinho). Só que todos esses episódios foram no calor da corrida ou do treino, em benefício próprio, visando o título.
Acho que isso que aconteceu com Briatore, Nelsinho, Renault e Cia foi a maior fraude que fizeram na F1.
Concordo com Robinson: “muito mais grave do que um caso de espionagem. Muito pior do que uma posição cedida na reta final”. Por mais escroto que seja, o “jogo de equipe da Ferrari” com Barrichelo e Schumacher afetou apenas a própria equipe. Essa manobra da Renault, em ambos os sentidos (literal e figurado), afetou a posição de outros pilotos.
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Mas o Rubinho realmente perdeu uma grande chance de ficar quieto.
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Eu já vi Piquet (pai) falar bem do Rubinho, que ele era bom piloto coisa e tal. E o pior, ele estava falando sério mesmo.
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http://www.ing.com/group/pressdoc.jsp?docid=412817_EN
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O julgamento de quem interessa:
quem paga
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A F1 está por um triz de parar no limbo. Perder a credibilidade é fatal, e toda hora dá uma merda.
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Não foi apenas o ING (que era o patrocinador principal do time) mas também a Mutua Madrileña, uma seguradora espanhola, também pulou fora da Renault.
Com a crise mundial, o banco já havia anunciado que o patrocínio terminaria no fim do ano. Com o escândalo veio o pretexto perfeito para chutar o balde antes do previsto.
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