Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Atestado de óbito

January 20th, 2012 por | Categorias: Fórmula-1 2012.

Bolivariano na ponta

Começou o barulho da Fórmula 1 em Hockenheim, com tempo instável e  e Pastor Maldonado já colocou água no chope alemão ao fechar o primeiro dia de atividades com o melhor tempo, à frente de Nico Rosberg e Sebastian Vettel. Em quarto, outro latin driver: Sergio Pérez. Acostumados a frequentar as primeiras posições, Lewis Hamilton e Fernando Alonso ficaram respectivamente em 19º e 20º. O treino que decide o grid é amanhã.

Poderiam deixar ao menos uma lápide

Enquanto o clima esquenta para a disputa da décima das vinte etapas da F1 em 2012, aqui no Brasil, uma página histórica do mundo da velocidade está sendo enterrada pelo trabalho de retroescavadeiras, britadeiras, betoneiras e outras máquinas que silenciaram definitivamente o ruído dos outros motores que lá reinaram em um passado cada vez mais distante. Uma etapa da Stock Car Brasil foi o melancólico canto do cisne. Morreu o Autódromo Internacional Nelson Piquet, ou Jacarepaguá, como era mais conhecido no mundo. Morreu, não. Foi assassinado. A sangue frio, diga-se. O crime começou há mais ou menos cinco anos, quando seu traçado seletivo e desafiador, admirado pelos pilotos mais importantes de seus tempos áureos foi brutalmente mutilado para a construção de instalações para o Panamericano de 2007, inclusive um moderníssimo velódromo – que se supunha servir também aos jogos olímpicos do Rio, mas hoje, em mais uma prova de que dinheiro público é capim, também está ameaçado de demolição.

A imagem do abandono…

Há muitos cúmplices nessa morte cruel. A CBA, que tenta convencer a todos que um dia existirá um novo e moderno autódromo em Deodoro e permitiu o sucateamento, a degradação e o abandono definitivo da pista; a fúria expansionista dos especuladores imobiliários da Barra da Tijuca, ávidos para lotear aquele valioso terreno que certamente será adquirido a preço de banana; a prefeitura do Rio, que de tão interessada na arrecadação de IPTU que virá, simplesmente fingiu que não viu nada.

… e de um tempo que não volta mais

Lembre-se que não falamos de um defunto qualquer. Essas retas e curvas que virarão poeira receberam corridas da F1, da Indy e da Moto GP, um privilégio compartilhado com pouquíssimos circuitos do mundo. Restarão as fotos e os filmes com a lembrança dos pilotos que lá desfilaram, das disputas, das vitórias, de todos os momentos testemunhados por este dinossauro, que estava vivo milhões de anos depois do fim dos seus semelhantes, e mesmo assim, foi esquecido ainda em vida e abandonado à própria sorte.

Más notícias não param por aí. A Marussia divulgou nota informando que o carro pilotado por María de Villota não apresentou qualquer falha naquele teste fatídico que deixou a espanhola entre a vida e a morte e inflingiu danos permanentes à moça. Para o bom entendedor, o comunicado foi o mesmo que dizer: “sabe como é, mulheres confundem freio e acelerador assim mesmo, e aí, babau.” Insensível, inoportuno, improvável, indecente, covarde. Sorte da María que todos os pensamentos estão com ela, e não com a Marussia.

Treino oficial: sábado, 9h. Largada: domingo, mesmo horário. Vida que segue.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “Atestado de óbito”

  1. Alexandre N.
    20/07/12 - 15:22

    Que o autódromo descanse em paz…

    Responda a este comentário

  2. André
    21/07/12 - 0:08

    Porra, aquela grande reta… Era sempre a pista que eu desenhava nos parquinhos de areia para as corridas de tampinha…

    Responda a este comentário

    Robinson

    grande lembrança… eu também!!!!

    Responda a este comentário

  3. André
    21/07/12 - 9:47

    Cacete, acordei agora. Vai começar o Q3. Maldonado mete 10 posiçoes em Bruno. Alonso fode com Massa de novo.

    Pelo amor de Deus e [elo bem da F1: substituam Senna e Massa. Tão ocupando lugar de outros pilotos…

    Responda a este comentário

    André

    Cara, a Globo deveria não mais entrevistar esses dois… Tão humilhando os caras…

    Responda a este comentário

    Robinson

    não sou lá muito adepto do dito popular que o piloto é tão bom quanto sua última corrida. para mim, a análise tem de ser mais profunda. e se analisar o caso dos dois, a gente vê que o massa ainda é extremamente instável, alternando sinais de uma ligeira recuperação e atuações de quem está realmente perdido. já o senna, cito a frase do próprio: “o carro da williams é mais veloz do que os resultados mostram.”

    ele deve estar atribuindo a culpa simplesmente às circunstâncias. mas o que eu vejo daqui é que a williams tem dois pilotos que cometem erros por falta de maturidade, porém enquanto um é veloz e afobado, o outro até é honesto, esforçado… mas não dá mostras de ser mais do que um piloto fraco.

    a situação deles se complica a cada corrida. menos pior para o massa, porque a ferrari pode acabar renovando com ele por simples falta de opção no mercado. já senna pode ter seu cockpit vendido para outro da mesma forma que foi para ele.

    Responda a este comentário

  4. André
    22/07/12 - 9:23

    Agora é o seguinte: se vc quer ver brasileiro na F1, precisa acompanhar a largada. Depois da largada, a corrida deles acaba.

    Responda a este comentário

    André

    O mauzinho da vez, para Galvão foi o Grosjean…

    “Esse Grojean é rápido mas sempre causa confusão…” – É mesmo Galvão?

    Responda a este comentário

    Robinson

    O Galvão estava com a macaca hoje. Como fala besteira esse homem, meu Deus…

    Responda a este comentário

    André

    Porra, ontem na matéria do JN, ele foi lá falar de gênios “Senna e Schummy”… Bicho, o cara força muito a barra. É um merda. Que Alonso era candidato a entrar no clube.

    Mermão, Alonso, se for tri, pra mim sobe uma posição, desempata com Piquet e fica somente atrás de Schummy, de tudo que vi.

    Responda a este comentário

    Victor

    Merda. Acordei agora e vejo ALONSO no pódio. Deve ter feito corrida primorosa para variar.

    A Ferrari é muito sagaz em manter Massa. Tudo para dar paz de espírito ao seu campeão.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Perdeu mesmo… pintou o favorito de 2012.

    Quanto ao Massa… infelizmente não há nada muito importante a ser dito.

    Responda a este comentário

    André

    Bicho, nego com carro mais rápido, abrindo asa e o cacete, numa pista rápida como essa não consegue ultrapassar o sujeito… realmente impressionante…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário