Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Áudios Falsificados

June 13th, 2008 por | Categorias: Futebol.

O Julio Moreira, o cara que falou ontem sobre o áudio que a Globo utiliza nas suas transmissões, fez um outro texto hoje. Parece que recebeu vários emails sobre essa “sensação” que a TV passa. Achei que valia a pena e colei aqui. Abs.

Os leitores falam dos audios falsificados pela TV

Desde ontem, os leitores do Blue Bus colaboram para entendermos melhor a estratégia da TV Globo, que vem alterando o áudio das torcidas para turbinar a audiência do futebol. O leitor Thiago Lopes viu no Rio de Janeiro o jogo Sao Paulo e Fluminense, pela Libertadores, que aconteceu no Morumbi. Diz ele que a sensaçao era de que a torcida do Fluminense era bem maior que a torcida do Sao Paulo.

Os leitores David Gomes e Ricardo Valim assistiram, no Nordeste, a primeira partida entre Corinthians e Sport, na final da Copa do Brasil. Na transmissao da TV Globo, os 1,000 torcedores do Sport cantaram mais alto que os 65 mil corintianos que lotavam o Morumbi.

Já os leitores Thiago Macena e Thiago Guedes estavam no estádio da Ilha do Retiro, na final da Copa do Brasil. Guedes relata – “Quando chego em casa minha namorada fala ‘o q foi aquilo? A torcida do Corinthians o tempo todo gritando e vocês calados???’ Eu fiquei muito arretado e falei na hora ‘com certeza abriram um microfone em frente a torcida deles e abafaram o nosso’… Tem nada nao, quero ver eles nos ‘abafarem’ agora!!!!!!”.

O problema de alterar o áudio, fortalecendo a torcida que interessa à transmissao é que altera a realidade, como bem exemplifica o relato do leitor. E se a TV Globo pode alterar a realidade do estádio, pode alterar a realidade da partida. Onde passa um boi…

Nao acho que os recursos técnicos tenham que ser abandonados em nome da ética, mas eles devem ser usados a partir da ética. Explico – nada impede que num determinado momento o narrador convide os telespectadores a ouvir o grito da sua torcida, mas nao dá para mudar a realidade.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

2 Comentários para “Áudios Falsificados”

  1. Victor
    13/06/08 - 17:46

    Neguinho pode usar o áudio das torcidas para ilustrar as transmissões.
    Não veria nada demais nisso.

    Toda torcida tem aquela meia-dúzia que fica cantando o tempo todo. Se quiser captar o áudio ali, vai ficar parecendo que a torcida ficou insandecida o tempo todo.

    ****

    No jogo entre São Paulo e Flu no Morumbi, Alface e Marcelão foram lá e disseram que ali, de fato, a torcida do São Paulo ficou caladinha (não que fosse algo impressionante em virtude da forma como o jogo correu no 2º tempo)

    ****

    Em Boca 2×2 Fluminense na Bombonera, vi na SporTV o Gramblone que estava lá dizendo que a torcida do Fluminense não “calou” Avellaneda, mas fez com que por três vezes a do Boca vaiasse. Provavelmente após os gols de empates.
    Mas o áudio que chegou aqui pela trsansmissão fazia parecer que só dava torcida do Fluminense nesses dois jogos.

    Pela transmissão da TV notou-se silêncio inúmeras vezes da torcida do Boca após os gols do Fluminense, momentos em que o time do Boca ficou morno. Quem esteve na Argentina garantiu que se a torcida do Fluminense não chegou a calar o estádio do Racing como fez no Morumbi, obrigou por umas três vezes que os bostoneros tivessem que vaiá-los.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    13/06/08 - 17:49

    Aliás, não disse como achava que poderia ajudar bem nas transmissões.

    O editor de áudio tem de ter o bom senso de liberar mais o áudio de cada torcida nas horas de empolgação de cada time dentro do jogo, ou orientando-se por algum toque do narrador ou do comentarista.

    Depois de um ataque por exemplo, mete o áudio da galera.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário