Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

VAR não evita as garfadas

October 3rd, 2019 por | Categorias: Flamengo, Futebol.

A grande solução para os erros pouco tempo atrás no futebol era a tal da “tecnologia”.

Aceita como panaceia para casos como a “a bola entrou ou não entrou?”, “estava ou não impedido?”, etc., a tecnologia era bem vista por grande parte dos consumidores do futebol. Exemplos vinham de outros esportes como o Tênis, mais recentemente o Vôlei, entre outros.

A Fifa sempre se mostrou resistente ao uso da tecnologia no futebol. Porém os recursos eletrônicos chegaram ao celular. Cada torcedor – cliente Fifa – na arquibancada já teria acesso ao que a Fifa se mostrava contra. Talvez não por isso mas o fato é que tal resistência foi ficando no passado e surgiu o VAR, Video Assistant Referee, Árbitro Assistente de Vídeo em inglês.

Não iremos abordar nesse momento questões de interpretação do árbitro que vão além dos “a bola entrou ou não entrou?” e “estava ou não impedido?” que colocaram, erroneamente ao meu ver, sob a abrangência do VAR. Vamos focar nas questões objetivas apenas.

As telas da cabine do VAR, ou mesmo a tela no campo para consulta do árbitro do jogo, não possuem tal precisão para determinar 1 milímetro pra cá ou pra lá. O que se utilizou na 1ª partida da semifinal da Libertadores 2019 entre Grêmio e Flamengo foi o famoso, in dubio pro reo, pelo equilíbrio de um jogo decisivo. O mesmo fora utilizado pelo árbitro na não expulsão do jogador do Grêmio que entrou pra quebrar o Gerson, meio campo do Flamengo.

Não foi tecnologia. Foi decisão política. Longe de ter sido técnica.

O VAR não evita os erros. Muito menos as garfadas. Tudo em prol da harmonização de uma decisão.

Subversão da Regra da mesma linha

Subversão da Regra da mesma linha

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Deixe seu comentário