Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

What a Raw World

August 19th, 2013 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2013, Portuguesa.

Mesmo sofrendo da síndrome crônica daqueles mordidos por cobra, os botafoguenses vão aos poucos se soltando e  se entregando à euforia que a campanha do time de Oswaldo de Oliveira proporciona no Brasileiro. O texto segue como veio, em primeira pessoa do plural mesmo, pois não será um frio e ranzinza editor quem irá arcar com o ônus de ser fustigado por tolhir a alvinegrada de se identificar como bem entender com o time de Deus Seedorf.

Por Tais Loureiro

Eu creio que o Campeonato Brasileiro é a Liga mais disputada e difícil dentre as principais ligas do mundo. Aqui, as coisas acontecem mesmo e sem previsões, e me arrisco dizer que nem mesmo o favoritismo permite que se façam grandes análises ou que se espere resultados óbvios. Aqui até a lógica é desafiada…

Quem viu a estreia do Barça no Espanhol sabe disso. Da Internazionale na Copa da Itália, idem. A trilha sonora ali deveria ser What a Wonderful World.

O maior desafio é saber como jogar  contra times mais fracos, quando se é uma equipe do G4 em busca dos sempre pontos corridos, e que se não for prestada  a devida atenção, correm da gente. Jogos contra esse tipo de time, que ocupa um lugar de “comodismo negativista”, que  jogam mal, e atrapalham todo o esquema dos que seguem em busca dos tais pontos, são brabos  num campeonato como o nosso.

Foi o que se viu no Canindé, pra  meu desespero. Que luta!

Rafael Marques punho cerrado

Fizemos um péssimo primeiro tempo, sem imaginação, sem toque de bola e com muitos erros individuais. Seedorf teve sua pior atuação, a meu ver. Estou achando ele cansado há algum tempo… Vi isso de perto na quinta-feira, no Maraca, contra o Inter. No segundo tempo, foi só jogar com racionalidade, um pouco mais em cima e acertando um pouco mais os passes, o resultado veio… Bem como os erros…Sim eles sempre estão lá e são os inimigos número um de quem depende dos pontinhos corridinhos…

Gilberto tem feito bons jogos, e Rafael Marques tem feito, além de gols importantes, um papel tático importantíssimo. Yes, estamos reconhecendo isso! ahhhh Rafaeeell Maaaarqueeessss! Jefferson traz segurança, e faz uma falta tremenda quando não está em campo. Renan NÃO pode ser errante como é. Tem que substituir o Jefferson. Não entregar o jogo. Jefferson rules.

Creio que a mentalidade de vencedor do Brasileirão é respeitar o adversário, buscar sempre o melhor resultado (ganhar muitos pontos, oras!), e não se sentir menos nem mais que nenhuma equipe. Dos pequenos e dos grandes, tem que ser herói em cada jogo.

No mais, vamos Botar Fogo.

A foto de Rafael Marques congratulado pelos companheiros se encontra no Flickr oficial do Botafogo.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

36 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

36 Comentários para “What a Raw World”

  1. Andre
    19/08/13 - 19:45

    Eu creio que o Campeonato Brasileiro é a Liga mais disputada e difícil dentre as principais ligas do mundo. Aqui, as coisas acontecem mesmo e sem previsões, e me arrisco dizer que nem mesmo o favoritismo permite que se façam grandes análises ou que se espere resultados óbvios. Aqui até a lógica é desafiada…

    Isso é típico de campeonatos pequenos. quanto menor, mais assim fica.

    O campeonato do ES é ainda mais difícil seguindo o mesmo prisma, dessa forma, o nivelamento se dá por quem comeu mais farinha na refeição anterior ao jogo disputado e muita vontade.

    Pelo mesmo critério, o campeonato capixaba é mais FODA que o brasileiro. O Sergipano, Amazonense, Matogrossense, idem.

    Essa realidade, colocada como algo que supostamente seria um diferencial positivo, na minha visão aproxima o brasileiro da várzea, onde é ainda mais difícil a competição.

    Acho que o argumento faz sentido, mas às avessas do que foi observado. Mas enfim, trata-se de uma observação curiosa e que encontra ressonância (ou quem sabe já é a ressonância) nos comentários das “autoridades esportivo-jornalisticas” brasileiras.

    A conclusão a cada dia que passa é: É VÁRZEA! E CADA VEZ MAIS VÁRZEA!

    O atropelo do Barça na liga espanhola foi inferior ao atropelo do Barça no Santos. Jogassem os brasileiros TODOS por lá, NENHUM ficaria na primeira divisão.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu passei a abstrair disso. Especialmente porque há muito me livrei de ouvir JORNAS. A TV e rádio até ficam ligados quando acaba a rodada, mas apenas para aguardar as coletivas de técnicos e jogadores do naipe de Seedorf ou Juninho.

    Eu não quero brigar com o que me oferecem. Infelizmente, eu dificilmente atingirei um estado espiritual futebolero elevado ao ponto de acompanhar o campeonato inglês ou alemão. Então, como vai ser o Brasileiro mesmo, prefiro entender o que é e tirar o máximo proveito da curtição.

    Acho também que é várzea, e eu não colocaria esse fator de dificuldade de previsão como vantagem como muita gente faz cabotinamente ao falar que isso o faz ser o “melhor campeonato do mundo” ou o “mais disputado do mundo”. Platitudes. Porém, é válido quando a intenção passa a ser entendê-lo e à partir daí se posicionar para acompanhá-lo.

    Responda a este comentário

    Andre

    Infelizmente, eu dificilmente atingirei um estado espiritual futebolero elevado ao ponto de acompanhar o campeonato inglês ou alemão.

    Eu também não. Infelizmente. No entanto a minha serginhisse (rabugice) não me permite a tranquilidade de “Eu não quero brigar com o que me oferecem.”. Eu brigarei mesmo vendo. Coisa de velho rabugento mesmo. E pior: sem ser velho.

    Putz, minha mulé tá fodida. Ou EU estarei fodido sem mulher…

    Responda a este comentário

    Taís

    Bona, acho o Brasileiro pequeno em qual sentido?

    Responda a este comentário

    saulo

    Brasileiro é pequeno em termos de organização e público. São jogos demais em intervalos muito curtos quando temos um primeiro semestre cheio de partidas inúteis e esvaziadas dos estaduais “me engana que eu gosto”. A esculhambação do calendário chega ao ponto dos times dos quais mais investiram não poderem contar com seus principais jogadores das seleções. Apesar de estar longe das ligas inglesa e alemã, o campeonato é extremamente equilibrado como em nenhum lugar do mundo. E todos os argumentos das viúvas das antigas fórmulas malucas antes de 2003 caíram por terra, foram poucas vezes alguma equipe disparar e decidir o título antecipadamente. Esse ano não deve fugir da regra, o campeão saíra na última rodada.

    Responda a este comentário

    Andre

    É pequeno também porque só tem clube falido e fica num país de terceiro mundo igualmente fodido. Nenhum interesse. Nenhum apelo.

    Qdo os craques vem de fora, vem velhos e ainda jogam pra caralho aqui. Várzea pura.

    Tem um gordinho mandando ver no Goiás, boa habilidade e tal, mas meter gol na quantidade que ele mete para um esporte profissional é algo surreal.

    Só tem time fodido. Por isso, se o campeonato brasileiro fosse foda mesmo, ele envolvia todos os clubes do brasil, sem nenhuma vantagem para meia dúzia que, se dizem os fodas, mas continuam em acumulação de dívidas e sem colocar gente em estádio. Várzea total. Muito ruim. muito fraco.

    Melhor seria se os clubes daqui se associassem a grandes clubes internacionais i virassem filiais. Importássemos o modelo todo e eliminássemos todos aqui, já que é tudo fodido mesmo. Campeonato brasileiro, clubes brasileiros é irrelevante, ruim e inviável. Seja no caso do ASA de Arapiraca ou do Corithians. Se a CAixa dá dinheiro pra essas merdas, que dê pro ASA também.

    Responda a este comentário

    Taís

    Obrigada, Bona.
    Gosto de ouvir idéias.

    Responda a este comentário

    Andre

    Outro aspecto tb, Thais, é que se aqui fosse o “what a wonderful world”, certamente nao seria para o botafogo… o botafogo seria o levante…

    Responda a este comentário

    RB

    Muito bom, exceto a parte comunista.

    E o pior é que o VARZILEIRÃO é a Champions da América do Sul, haha!

    América do Sul = Seleção brasileira, argentina e uruguaia.

    Responda a este comentário

    Taís

    Pois é Rafa. Dentro do nosos continente, somos os maiores!

    Responda a este comentário

    Andre

    Isso é. DEve valor alguma coisa ser o maior dentro do menor…

    Responda a este comentário

    saulo

    É um grande erro do Bona fazer comparação ao campeonatinho capixaba. O que nivela por baixo o campeonato brasileiro é a desorganização do calendário, as constantes inda e vinda de jogadores e o excesso de jogos em intervalos muito curtos. Algumas equipes não peças de reposição do mesmo nível e se tivesse maiores intervalos os problemas seriam reduzidos. Vitória e Bahia são os maiores exemplos. Muitas vezes o aspecto físico prevalece em detrimento da técnica.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, ele deve ter isso salvo no Word. É ver um comentário com brecha que copia e cola. Não é possível. Hahaha

    Responda a este comentário

    Gaburah

    uHUHuhauHAHuahuHAUHuahuHAUHuahuHAUHuahuHAUHah… fato!!

    Responda a este comentário

    Andre

    Em qual sentido vc acha pequeno? Nao sei. Mas se vc atribui a grandeza do certame ao seu equilibrio, entao o campeonato capixaba é maior.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    19/08/13 - 20:01

    Botafogo jogou bastante bola no 2º tempo, o que mostra em que estágio está esse time.
    Pode jogar mal em um tempo, sem deixar de ser competitivo, e sabedor do que faz consertar ainda no intervalo.

    Responda a este comentário

  3. RB
    19/08/13 - 20:47

    Botafogo não passa segurança alguma, em 8 dos 15 jogos saiu na frente e tomou o empate, sendo que contra o Inter e Atlético rolou duas vezes. É um time que se lança, agride, marca e recua. Oswaldo diz que não, mas não vejo o time continuar na agressão, isso só rolou com pequenos: Náutico, Vitória, Portuguesa e Ponte Preta, justamente os jogos onde o Botafogo venceu por dois gols de diferença.

    Isso mata a parte do “não se sentir menos nem mais que nenhuma equipe. Dos pequenos e dos grandes, tem que ser herói em cada jogo”. Nosso técnico é um desgraçado. Sorte que temos Seedorf que, quando não joga bem, ao menos educa os jovens (mesmo que seja na porrada, haha!). Se coparmos merece estátua na hora!

    Responda a este comentário

    Taís

    Rafa, eu tb fico pasma com o BFR nao passar segurança. A minha taquicardia tem só piorado por conta disso, aliás… Seed é o paizão… Chinela canta!

    Responda a este comentário

    Thiago Félix

    Tirando o Jogo contra o grêmio, o Botafogo passa segurança sim.
    A Insegurança está em ganhar o jogo e não perder.

    *Perdemos apenas 4 jogos na temporada!

    Responda a este comentário

    RB

    Pô, lógico que não. Insegurança é um time que não segura resultado. Já provei isso. O Botafogo não tem a manha de dominar o adversário e não passar sufoco, é nessas que se ferra.

    E muito disso rola pela má fase do Marcelo Mattos, esse maldito protegia tão bem em 2010 que eu pensava que Antônio Carlos e Fábio Ferreira era uma boa dupla de zaga, depois que o Casemiro o arrebentou eu percebi o quão tosca era essa dupla e o quão foda era esse rapaz. Ele é essencial, tem que voltar a jogar.

    Responda a este comentário

    Thiago Félix

    A Segurança que o Botafogo me passa é que temos poucas derrotas.
    Contra a portuguesa, se não fizéssemos aquele terceiro gol iríamos tomar o empate.

    Sobre o Mattos.
    O Gabriel também anda garoteando.
    E a saída do Felipe piorou mais ainda a situação do MM.

    Responda a este comentário

  4. RB
    19/08/13 - 20:59

    O ataque era minha principal preocupação, mas Rafael Marques e Elias estão bem mesmo.

    Já tá meio claro que o Elias é cara de 2º tempo, 3 dos 4 gols saíram quando ele entrou. O Rafael Marques é grotesco em alguns momentos mas tá fazendo gols importantes.

    O Lodeiro e o Marcelo Mattos são as decepções. O pior é que eles são importantes demais pra esse time. Não sei o que tá rolando.

    Responda a este comentário

    Taís

    Just give a chance to Lodeiro, RB…

    Responda a este comentário

    RB

    Fiquei sabendo que no Uruguai todo mundo pedia pra ele ser titular e o Tabárez, velho teimoso desgraçado, ignorou o clamor popular.

    Ele deve tá deprimido, não é possível! Antes ele se apresentava bem, criava e marcava gols. Hoje nem passe acerta, some de vez em quando, manda uns chutes bizarros, perde ou se enrola com a bola com frequência… Tá foda.

    E nesse time onde os meias se destacam essa ausência significa uma grande queda de poder de fogo.

    Responda a este comentário

    RB

    hummm…

    ‘A queda de produção após defender o Uruguai não chega a ser uma novidade no caso de Lodeiro. Ele normalmente não tem sido titular da seleção e retorna fora de forma ao Botafogo. Isso ocorreu após as Olimpíadas-2012 e a Copa das Confederações, além de jogos amistosos e Eliminatórias da Copa.’

    ‘O Botafogo credita a queda de rendimento ao tipo de treinamento que Lodeiro recebe na seleção uruguaia.’

    http://www.fogaonet.com/semcategoria/lodeiro-ve-maldicao-celeste-e-tera-cartilha-do-bota-na-selecao/

    Responda a este comentário

    Thiago Félix

    Perder Felipe Gabriel foi sentença de morte!

    Responda a este comentário

    RB

    Essa põe na conta do Paes!

    Responda a este comentário

  5. saulo
    19/08/13 - 22:19

    É um erro nomear o brasileirão como liga, nunca realmente foi de fato. O campeonato é organizado e montado pela CBF. E a Globo escolhe os horários e os times dos quais são mais convenientes aos seus interesses. E os clubes apenas brigam por maiores cotas de tv e sequer se coçam em formar uma liga. Talvez as declarações recentes do Alexandre Kalil e a rebeldia do Andres Sanchez mudar de figura depois da eleição anunciada do Marco Polo del Nero.

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    20/08/13 - 8:28

    O Botafogo deu uma lição de como montar um time competitivo. Isso não dá pra negar.

    Tem um grande goleiro. Uma boa zaga. Jogadores em todos os setores que correm e combatem. E um craque no meio de campo.

    Qualquer time que reúna isso vai dar um trabalho danado.

    Responda a este comentário

    Andre

    Aqui sim, vale um grande… VAI VENDO…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Esse ano só estou me ferrando.

    Responda a este comentário

  7. RB
    21/08/13 - 9:53

    Flapress ataca!

    http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/site-parceiro-de-agencia-esportiva-seedorf-e-contestado/

    Parece uma história inventada.

    Responda a este comentário

    RB

    Rizek está fodão demais no papel de vigilante da Flapress. Um dia após a notícia supracitada ele chamou o Quasímodo que escreveu a reportagem. O cara falou pra carai e terminou dizendo que as coisas não podem ser como ele quer, haha!

    http://sportv.globo.com/videos/redacao-sportv/t/ultimos/v/jornal-carioca-questiona-lideranca-de-seedorf-e-envolvimento-do-jogador-com-empresarios/2774612/

    Basearam na parada do envolvimento empresarial, o que foi rechaçada pelo clube e pelos supostos jogadores envolvidos.

    Mas esqueceram dessa parte que eu não entendi muito bem:

    “Por contrato, o holandês é obrigado a receber seu salário de direito de imagem em dia, o que, segundo fontes ligadas ao clube, no momento não vem sendo cumprido. O valor é pago diretamente pela Puma, fornecedora de material esportivo do Botafogo, a cada três meses, o que gera grande insatisfação interna dos demais jogadores.”

    O grupo está insatisfeito pq o Seedorf não recebe? E a Puma não paga o salário dele, é o Botafogo e a Guaraviton.

    E chega a ser engraçado o tal descontentamento do Lodeiro, sendo que o cara foi capa da Globo por estar feliz no Rio e no Clube. Duas notícias totalmente diferentes em meia semana.

    Responda a este comentário

    RB

    Ah, e o cara que escreveu era assessor de imprensa do Flamengo na Era Patrícia Amorim. Flamenguista declarado.

    No dia seguinte Rizek pedia agenda positiva ao Botafogo e mostrava o não destaque do Globo na vitória contra o Galo, quando foi censurado ao vivo:

    Responda a este comentário

  8. saulo
    22/08/13 - 15:58

    2013 ainda está salvo, mas 2014 parece ser um ano de vacas magras do Botafogo. Saiu a decisão judicial, publicada na coluna do Lúcio de Castro, sobre o fim da limitação de 20% de todas as penhoras do clube. Em resumo, não tem receitas do Engenhão e vai precisar vender jogadores como Vitinho e Gabriel.

    Responda a este comentário

  9. saulo
    26/08/13 - 14:52

    O buraco financeiro do Botafogo não parece ter fim, a Ambev encerra o contrato e o clube perde uma significativa verba financeira. Culpa desse nebuloso fechamento do Engenhão, não tem sentido patrocinar sem o estádio aberto. E o Maurício Assumpção tem sua menor parcela, continua omisso a qualquer crítica ao prefeito Eduardo Paes.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário