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Voa, voa aviãozinho – (isso aqui é uma bagunça)

April 15th, 2011 por | Categorias: Copa 2014, Estrutura, Futebol, Observatório.

Ipea diz que obras em 10 de 13 aeroportos não estarão prontas até a Copa de 2014

Num trecho do relatório, os técnicos do Ipea destacam: “Se mantidos os prazos médios para cumprimento das várias etapas dos projetos em infraestrutura de transportes no Brasil, dos 13 terminais que estão recebendo investimentos, dez não apresentam condições de conclusão até 2014” . O texto ressalva que “é importante observar que se supõe que não haverá problemas de prazo nas execuções das obras relativas a pista, pátio e terminais provisórios, caso contrário, os problemas serão ainda mais agudos”.

*****

Ou seja, a perspectiva do IPEA é OTIMISTA.

E aí, Dona FIFA? Quem avisa amigo é… Periga o Brasil figurar como a desorganização mais organizada da história das Copas.

'Podexá solto, chefia...'

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14 Comentários para “Voa, voa aviãozinho – (isso aqui é uma bagunça)”

  1. Bender
    15/04/11 - 11:31

    Ricardo Teixeira mandou certa vez em coletiva que tinha 3 preocupações para a Copa: “aeroporto, aeroporto e aeroporto”.
    Quando escutei a entrevista zuei: “vai ser o que vai dar mais merda”

    Tá tudo tranquilo. Farão uns puxadinhos e vida que segue.

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    saulo

    Esquece dos estádios, transporte coletivos, prazos, transparência das contas e o pós copa.

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  2. Bender
    15/04/11 - 11:32

    Baú do BBG veio com um inhááááá dessa vez.

    Serginho Valente
    6/08/10 – 10:50

    Eu pagaria o dobro da minha mensalidade se o Vasco oferecesse isso, ingressos e desconto nas lojas do Clube.

    Eles até oferecem descontos em estabelecimentos parceiros (nos quais eu não gasto um centavo). E fazem uns sorteios por aí também, que eu não ganho, claro.

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  3. Victor
    15/04/11 - 11:36

    Eu sou um pouco reticente com essas preocupações à respeito dos aeroportos.
    Não pelas preocupções com o aeroporto em si, mas com a preocupação em atender a demanda da Copa.

    Não é minha intenção fazer o discurso de que não temos de nos preocupar com os jogos em si mas com a situação do País, que as ampliações deveriam ser feitas em qualquer circunstância e blá blá blá. Mas acho que esses atrasos e aeroportos com baixa capacidade para atender o público de Copa seria uma gota no Oceano.
    Não procurei, mas também não vi no mar de informações que navega-se por aí, consideração alguma do acréscimo da demanda no período da Copa.

    Como funcionarão os aeroportos? A carga aumentará em quantos porcentos? 40%, 22$, 3%, 0.2%, aumentará mas não chegará o pico uma vez que é baixa temporada de turismo no Brasil?

    Intuitivamente, eu não acho que o público de Copa do Mundo viajando internamente pelo País consiga piorar nada da situação, nem acho que esse público precise de tratamento de chefe de estado.
    Entendo que se essas ampliações não ficarem prontas, o impacto no consumidor brasileiro no período da Copa não vai ser significativo.
    Pode até ficar feio para a gringalhada alemã, mas… fodam-se as alemães, por enquanto estou preocupado em como vou voltar do Rio encachaçado na madrugada.

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    Gaburah

    Vi uma reportagem ontem sobre a Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia (acreditem, é o terceiro maior evento esportivo do mundo, apenas atrás da Copa e das Olímpíadas!).

    A organização isentará os portadores de ingressos do pagamento de passagem nos transportes coletivos. Não me lembro direito agora, mas acho que vale tanto para turistas quanto para locais.

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    Victor

    Fui a um jogo de basquete no Pan, sexta-feira por volta de 20:00.
    Mesmo saindo 18:00 do centro do Rio, só entrei no 2º tempo. E isso porque fui e metrô e integração do ônibus com “faixa exclusiva” (pfiu)

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    Bender

    O relatório do IPEA é muito bom.
    http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/110414_nt005_diset.pdf

    É importante ressaltar que a FDC estimou que R$ 25,5 bilhões são necessários até 2016 para duplicar a capacidade dos seis maiores aeroportos do país7. Já os investimentos da Infraero são necessários para um aumento de 57,4% na capacidade conjunta dos 13 aeroportos, conforme a tabela 3

    (Surpreendeu-me na tabela 3 a pouca diferença da capacidade de passageiros entre Guarulhos e Galeão, pensei que era bem maior)

    De 2003 a 2010, o Brasil apresentou um crescimento considerável no movimento de passageiros e no número de viagens nos aeroportos do país. Durante esse período, o crescimento médio anual no número de passageiros foi de 10,2%8. Se for considerado apenas o biênio 2009/2010, o crescimento foi de 20,4%. Em 2009, o país registrou 128 milhões de passageiros e, em 2010, esse fluxo passou para 154 milhões. Essas informações estão na tabela 4 abaixo

    O estudo mostra basicamente que e economia brasileira está crescendo, aquecida e bla bla bla e os aeroportos não estão acompanhando. É baseado na Taxa de Ocupação Média dos aeroportos, verifica-se que a utilização está acima da capacidade e que os prazos para ampliação, obtenção de recursos e licenças estão no laço se o horizonte considerado for 2014.

    A resposta para sua pergunta está no item 6. Eles estimaram num aumento de 46,4% utilizando o conceito da elasticidade-renda da demanda.

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    Victor

    Li rapidamente só o capítulo 6. Depois leio o relatório com calma.
    Mas fica para mim o que eu tinha entendido. Não é que a Copa do Mundo irá gerar maior demanda nos aeroportos. Essa demanda já acontece decorrente do aquecimento da economia do País (o que também por tabela responde o questionamento que levantei sobre a época da Copa ser baixa temporada de turismo, o que pouco interfere considerando o tráfego aéreo de pessoas jurídicas). Com ou sem Copa, a demanda por ampliação de aeroportos existe para hoje, 2014 e futuro (já que o relatório aponta subdimensionamento).
    A Copa é mais um benchmark que propriamente um fator causador de demanda.

    Nesse caso, foda-se a FIFA. A Copa será bagunçada como é nossa vida.

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    Gaburah

    A Copa será bagunçada como é nossa vida.

    Fato.

    Mas o que me deixa bolado é a ideia de uma penca de gringos perdidaços nas informações desencontradas tentando desesperadamente sair de Manaus pra chegar a tempo do jogo em Natal…

    Isso se não tiverem ainda que fazer escala em Brasília. Ou Guarulhos.

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    Frank

    Mas que a Copa seria bagunçada já se sabia desde quando o Brasil foi escolhido como a sede de 2014…

    O que me deixa mais desesperançoso é que a Copa é usada como desculpa para obras infra-estruturais que são essenciais não pelo evento em si, mas sim pelo próprio crescimento econômico do país…

    Quando Goiânia e Belém deixam de ser sedes da Copa, por exemplo, e todos os investimentos que estavam previstos para essas cidades (inclusive nos aeroportos) não se concretizam, significa que vamos ter que esperar até o Brasil ser sede novamente, lá pelo século XXII, para que esses investimentos extremamente necessários possam ser feitos?

    Infelizmente, parece que a única obrigação do país na Copa é não fazer feio para os gringos, quando a gente pena diariamente apenas para fazer uma visita a um parente ou fazer uma viagem qualquer…

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    saulo

    Dentre esses cidades citadas, foi absurda a exclusão de Goiânia. A reforma do estádio Serra Dourada foi a mais barata e possui três times de massa no cenário nacional(Goiás, Atlético e Vila Nova). Não iria precisa de muito deslocamento pela proximidade de Brasília e estar geograficamente na área central do país.
    Enquanto isso, poderemos assistir um verdadeiro espetáculo do desperdício do dinheiro público: “elefantes brancos” ambulantes em Manaus, Natal, Cuiabá e o Fielzão(do qual ninguém sabe da onde quem será o patrono financeiro). Mesmo com toda a pompa da FIFA e da CBF em desprezo ao Morumbi, não está descartado e o São Paulo trabalha em silêncio a merecer a justa escolha da sede em sua cidade.

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    Bender

    Comentei lá
    http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=8032:ipea-divulga-estudo-sobre-aeroportos-no-brasil&catid=9:diset&Itemid=8

    O estudo traz a expectativa de crescimento (46,4%) para a carga no Brasil em 2014 mas utiliza na estimativa apenas variáveis internas do país. Além disso, existe um percentual estimado considerando um aumento (ou não) derivado de uma Copa do Mundo?

    Se responderem coloco aqui.

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  4. thiago
    15/04/11 - 16:51

    Por RAFA KLEIN*[blog do Juca]

    Tive um sonho esquisito.

    Sonhei que o Joseph Blatter me ligava para falar da Copa de 2014 (eu preferia que fosse a Gisele Büdchen, mas fazer o quê, não dá para manda nos sonhos da gente).

    Ele me cobrava uma resposta final sobre estádios e projetos de melhorias das cidades-sede.

    Sem saber o que falar, argumentei que faltavam ainda três anos para 2014, que temos muito tempo, e todas essas coisas que diz quem está atrasado nas suas obrigações.

    Ele respondeu aos berros: “2014 é amanhã. E vocês, brasileiros, deixam tudo para depois de amanhã.”

    Diante da bronca, fiz um relatório tentando mostrar ao Zé Blatter que está tudo bem e que a Copa aqui vai ser um sucesso:

    Expliquei que o Rio está bem avançado, com 3 estádios prontos: o Engenhão, o de Volta Redonda e o de Macaé.

    Como o Engenhão não caiu nas graças do torcedor, eu sugeri fazer a abertura em Macaé, evitando a Linha Vermelha, que é tranquila, mas sofre eventualmente de congestionamento de arrastões.

    O problema da mobilidade urbana de São Paulo já estaria resolvido, porque em 2014 todos andarão a pé, queiram ou não.

    Estádio também não é problema.

    O Fielzão já está pronto no computador e, ainda assim, argumentei que se os jogos forem realizados no terreno como está, vai caber muito mais gente do que em no estádio depois de construído.

    Uma inovação que só uma Copa no Brasil poderia trazer.

    No Rio Grande do Sul, tem o estádio do Inter em fase avançada de reformas, mas como não gostamos de nada fácil, devemos realizar os jogos no ainda não existente estádio do Grêmio.

    O Rio Grande do Norte tem problemas, é verdade, mas temos um plano B que é usar o estádio do Inter como base.

    A distância não será problema, é tudo Rio Grande mesmo.

    Em Salvador tem o maior metrô do mundo, tanto que levou mais de 20 anos para ficar pronto desde que começou a ser construído.

    E, convenhamos, o que é que tem funcionar apenas 4 km durante a Copa se ele é o maior do mundo?

    E disse mais.

    Que o estádio de Recife não vai ter dono, mas vai ser absolutamente viável.

    Que em Brasília o estádio é adequado, sim, aos tamanhos dos times locais que são Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

    E que 30% dos aeroportos utilizados na Copa estarão operando dentro da capacidade, o que é um crescimento de 30% em relação ao que a gente tem hoje.

    Enfim, não temos com o que nos preocupar.

    Depois da explicação ele desligou o telefone berrando de felicidade.

    Acordei e agradeci por não ter que falar com o Blatter novamente ao telefone.

    Ele grita muito. Horas depois, li nos jornais que ele andou a elogiar a preparação do Brasil para a Copa de 2014.

    De duas, uma: ou tudo era verdade e eu mandei muito bem nas minhas explicações, ou ainda estou sonhando.

    *Rafael Klein Pedroso

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  5. saulo
    15/04/11 - 17:42

    Mais adiamentos: http://www.lancenet.com.br/minuto/Apresentacao-projeto-executivo-Maracana-adiada_0_463153875.html

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