Voa, voa aviãozinho – (isso aqui é uma bagunça)
April 15th, 2011 por Gaburah | Categorias: Copa 2014, Estrutura, Futebol, Observatório.Ipea diz que obras em 10 de 13 aeroportos não estarão prontas até a Copa de 2014
Num trecho do relatório, os técnicos do Ipea destacam: “Se mantidos os prazos médios para cumprimento das várias etapas dos projetos em infraestrutura de transportes no Brasil, dos 13 terminais que estão recebendo investimentos, dez não apresentam condições de conclusão até 2014” . O texto ressalva que “é importante observar que se supõe que não haverá problemas de prazo nas execuções das obras relativas a pista, pátio e terminais provisórios, caso contrário, os problemas serão ainda mais agudos”.
*****
Ou seja, a perspectiva do IPEA é OTIMISTA.
E aí, Dona FIFA? Quem avisa amigo é… Periga o Brasil figurar como a desorganização mais organizada da história das Copas.
Ricardo Teixeira mandou certa vez em coletiva que tinha 3 preocupações para a Copa: “aeroporto, aeroporto e aeroporto”.
Quando escutei a entrevista zuei: “vai ser o que vai dar mais merda”
Tá tudo tranquilo. Farão uns puxadinhos e vida que segue.
Responda a este comentário
Esquece dos estádios, transporte coletivos, prazos, transparência das contas e o pós copa.
Responda a este comentário
Baú do BBG veio com um inhááááá dessa vez.
Responda a este comentário
Eu sou um pouco reticente com essas preocupações à respeito dos aeroportos.
Não pelas preocupções com o aeroporto em si, mas com a preocupação em atender a demanda da Copa.
Não é minha intenção fazer o discurso de que não temos de nos preocupar com os jogos em si mas com a situação do País, que as ampliações deveriam ser feitas em qualquer circunstância e blá blá blá. Mas acho que esses atrasos e aeroportos com baixa capacidade para atender o público de Copa seria uma gota no Oceano.
Não procurei, mas também não vi no mar de informações que navega-se por aí, consideração alguma do acréscimo da demanda no período da Copa.
Como funcionarão os aeroportos? A carga aumentará em quantos porcentos? 40%, 22$, 3%, 0.2%, aumentará mas não chegará o pico uma vez que é baixa temporada de turismo no Brasil?
Intuitivamente, eu não acho que o público de Copa do Mundo viajando internamente pelo País consiga piorar nada da situação, nem acho que esse público precise de tratamento de chefe de estado.
Entendo que se essas ampliações não ficarem prontas, o impacto no consumidor brasileiro no período da Copa não vai ser significativo.
Pode até ficar feio para a gringalhada alemã, mas… fodam-se as alemães, por enquanto estou preocupado em como vou voltar do Rio encachaçado na madrugada.
Responda a este comentário
Vi uma reportagem ontem sobre a Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia (acreditem, é o terceiro maior evento esportivo do mundo, apenas atrás da Copa e das Olímpíadas!).
A organização isentará os portadores de ingressos do pagamento de passagem nos transportes coletivos. Não me lembro direito agora, mas acho que vale tanto para turistas quanto para locais.
Responda a este comentário
Fui a um jogo de basquete no Pan, sexta-feira por volta de 20:00.
Mesmo saindo 18:00 do centro do Rio, só entrei no 2º tempo. E isso porque fui e metrô e integração do ônibus com “faixa exclusiva” (pfiu)
Responda a este comentário
O relatório do IPEA é muito bom.
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/110414_nt005_diset.pdf
(Surpreendeu-me na tabela 3 a pouca diferença da capacidade de passageiros entre Guarulhos e Galeão, pensei que era bem maior)
O estudo mostra basicamente que e economia brasileira está crescendo, aquecida e bla bla bla e os aeroportos não estão acompanhando. É baseado na Taxa de Ocupação Média dos aeroportos, verifica-se que a utilização está acima da capacidade e que os prazos para ampliação, obtenção de recursos e licenças estão no laço se o horizonte considerado for 2014.
A resposta para sua pergunta está no item 6. Eles estimaram num aumento de 46,4% utilizando o conceito da elasticidade-renda da demanda.
Responda a este comentário
Li rapidamente só o capítulo 6. Depois leio o relatório com calma.
Mas fica para mim o que eu tinha entendido. Não é que a Copa do Mundo irá gerar maior demanda nos aeroportos. Essa demanda já acontece decorrente do aquecimento da economia do País (o que também por tabela responde o questionamento que levantei sobre a época da Copa ser baixa temporada de turismo, o que pouco interfere considerando o tráfego aéreo de pessoas jurídicas). Com ou sem Copa, a demanda por ampliação de aeroportos existe para hoje, 2014 e futuro (já que o relatório aponta subdimensionamento).
A Copa é mais um benchmark que propriamente um fator causador de demanda.
Nesse caso, foda-se a FIFA. A Copa será bagunçada como é nossa vida.
Responda a este comentário
A Copa será bagunçada como é nossa vida.
Fato.
Mas o que me deixa bolado é a ideia de uma penca de gringos perdidaços nas informações desencontradas tentando desesperadamente sair de Manaus pra chegar a tempo do jogo em Natal…
Isso se não tiverem ainda que fazer escala em Brasília. Ou Guarulhos.
Responda a este comentário
Mas que a Copa seria bagunçada já se sabia desde quando o Brasil foi escolhido como a sede de 2014…
O que me deixa mais desesperançoso é que a Copa é usada como desculpa para obras infra-estruturais que são essenciais não pelo evento em si, mas sim pelo próprio crescimento econômico do país…
Quando Goiânia e Belém deixam de ser sedes da Copa, por exemplo, e todos os investimentos que estavam previstos para essas cidades (inclusive nos aeroportos) não se concretizam, significa que vamos ter que esperar até o Brasil ser sede novamente, lá pelo século XXII, para que esses investimentos extremamente necessários possam ser feitos?
Infelizmente, parece que a única obrigação do país na Copa é não fazer feio para os gringos, quando a gente pena diariamente apenas para fazer uma visita a um parente ou fazer uma viagem qualquer…
Responda a este comentário
Dentre esses cidades citadas, foi absurda a exclusão de Goiânia. A reforma do estádio Serra Dourada foi a mais barata e possui três times de massa no cenário nacional(Goiás, Atlético e Vila Nova). Não iria precisa de muito deslocamento pela proximidade de Brasília e estar geograficamente na área central do país.
Enquanto isso, poderemos assistir um verdadeiro espetáculo do desperdício do dinheiro público: “elefantes brancos” ambulantes em Manaus, Natal, Cuiabá e o Fielzão(do qual ninguém sabe da onde quem será o patrono financeiro). Mesmo com toda a pompa da FIFA e da CBF em desprezo ao Morumbi, não está descartado e o São Paulo trabalha em silêncio a merecer a justa escolha da sede em sua cidade.
Responda a este comentário
Comentei lá
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=8032:ipea-divulga-estudo-sobre-aeroportos-no-brasil&catid=9:diset&Itemid=8
Se responderem coloco aqui.
Responda a este comentário
Por RAFA KLEIN*[blog do Juca]
Responda a este comentário
Mais adiamentos: http://www.lancenet.com.br/minuto/Apresentacao-projeto-executivo-Maracana-adiada_0_463153875.html
Responda a este comentário