Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Vira virou, o Zé Mourinho chegou

April 20th, 2011 por | Categorias: Copa dos Campeões 2009/2010.

Nardoni anda invocado com a pecha de retranqueiro de Mourinho. Não tanto pela fama mas pela amostragem insuficiente que provoca a mesma, meros 3 jogos. Compreendo e compartilho integralmente de seu desconforto pois penso o mesmo em relação à passagem de Muricy pelo Fluminense que se virou como pode para conquistar um caneco em um time sem Fred, Emerson e Deco mas foi julgado como se tivesse essas estrelas à disposição.

Por Alexandre N.

O que vou explicar agora NÃO leva o Real Madrid em consideração, devido aos jogadores que o time possui.

Pesquisando a parte tática dos times do Mourinho, percebe-se que ele sempre usou dois esquemas: O 4-3-3 com meio em triângulo e o 4-4-2 com o meio em losango, pois segundo ele estes dois esquemas são os que melhor ocupam os espaços dentro do campo. O time da Inter variou entre estes dois esquemas durante a era Mourinho.

Não importando qual dos dois esquemas usados, Mourinho sempre deixou bem claro que todos os jogadores do time tinham que cumprir algumas funções táticas. Os atacantes abertos, por estarem próximos dos laterais, inevitavelmente marcavam os laterais adversários. Porém, você tem que concordar que não via o Eto’o indo na linha de fundo da própria defesa atrás do adversário.

Aperta, porra.

Porém, aquele jogo de volta da semi da Champions deixou esta impressão errada pro Mourinho.

O que ninguém leva em consideração, ou mesmo se faz de desentendido, é que naquele primeiro jogo a Inter jogou como o Barcelona! Marcou a saída de bola do Barcelona no próprio campo de ataque e fazia a transição defesa / ataque de maneira rápida e compacta. Foi assim durante todo o jogo e o resultado final acabou sendo 3 x 1 a favor do time italiano.

No segundo jogo (o fatídico jogo da retranca), a Inter se comportava de maneira parecida, até a expulsão do Thiago Motta. Daí, com UM JOGADOR A MENOS, Mourinho arrumou o time daquela maneira. Agora, respondam-me uma coisa: Quem no lugar dele faria algo diferente?

Quanto a questão retranca, acho que temos que levar algumas coisas em consideração. Não podemos confundir marcação forte no campo de ataque com marcação forte no campo de defesa. Os times do Mourinho prezam prioritariamente o uso de um esquema em que os jogadores ocupem de forma correta os espaços no campo e fazendo a marcação no campo do adversário. Só em ocupar um determinado espaço do campo já atrapalha o adversário o suficiente pra tumultuar o início das jogadas de ataque, sendo que o jogador designado nem precisa ser tão bom marcador assim. Desta forma, o time sempre tem o controle da partida (ou como costumam dizer, é um time ativo).

Embebedado em títulos

Agora, é muito diferente quando o técnico organiza seu time num esquema forte de marcação na defesa. Isso faz com que o time seja reativo. E um time reativo geralmente tem muitas dificuldades em conseguir virar placares adversos.

Como a maioria aqui no País não acompanha o futebol europeu, pegam as informações daquele jogo atípico e começam a julgar o Mourinho por aquilo.

Façam um teste. Perguntem pra maioria das pessoas conhecidas qual é a opinião sobre ele. A grande maioria dirá que ele é retranqueiro e usar aquele jogo pra corroborar a opinião sobre ele.

Quem quer mesmo conhecer o trabalho do Mourinho, deve em primeiro lugar, acompanhar os jogos dos times do Porto e do Chelsea que ele comandou. Há também um livro que escreveram sobre ele chamado “Mourinho: Porquê tantas vitórias?”.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

12 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

12 Comentários para “Vira virou, o Zé Mourinho chegou”

  1. Alexandre N.
    20/04/11 - 9:40

    Victor, não mistura as coisas. rs…

    O Fluminense do Muricy jogou da mesma forma que o São Paulo do Muricy. Que o Palmeiras do Muricy. Que o São Caetano do Muricy. Do Internacional do Muricy. O Fluminense não jogou daquela forma SÓ por causa dos jogadores lesionados. Jogou daquela forma por ser a filosofia tática dele.

    A única diferença do Fluminense do Muricy para os outros times que ele treinou foi que no Fluminense ele não fez uso das invencionices dele, como o volante-zagueiro (Richarlysson no São Paulo e Edinho no Palmeiras), o volante-lateral ou volante-ala (Richarlysson e Jean no São Paulo, Elder Granja no Inter), o ala-meia de criação (Jorge Wagner no São Paulo e Alex no Inter), o volante-meia de criação (Hernanes no São Paulo, Tinga no Internacional) e o meia de criação-centroavante (Diego Souza no Palmeiras).

    Em relação a comparação que você fez sobre as situações, estamos falando de dois tipos de técnicos diferentes. Um técnico que adapta seu esquema de jogo para cada partida importante (as vezes mesmo durante as partidas), que é o caso do Mourinho e um técnico que não importando qual seja o jogo, mantém o time com a mesma estrutura tática, caso do Muricy.

    P.S.: A propósito: Dêem uma passadinha lá no Yougol e leiam este texto. Depois, tirem as suas próprias conclusões.

    Responda a este comentário

  2. Alexandre N.
    20/04/11 - 9:50

    E não é que um comentário escrito durante um momento de relaxamento mental devido ao cansaço gerado por descrever as técnicas de defesa pessoal aprendidas em aula na monografia que eu tenho que apresentar pra conseguir o meu primeiro grau ficou, de certa foma, bom? rs…

    Responda a este comentário

    Victor

    Segundo Silvio Renato, o verdadeiro aikidô aparece próxima à exaustão física.
    Por isso o randori é aplicado ao final do treinamento.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    No meu caso, o cansaço era mais mental do que físico. Digo isso por que é difícil demais descrever movimentos em palavras. E no Pa-Kua, temos que ser bem detalhistas, pois a falta da definição da posição de um pé, por exemplo, acaba interferindo na aplicação da técnica.

    Responda a este comentário

    Victor

    Faz um croquis, ora bolas.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Aí você começou a incluir habilidades das quais eu não tenho a menor aptidão. rs…

    Responda a este comentário

  3. Lincoln
    20/04/11 - 13:11

    E ainda dizem que eu sou artista… Fazer arte é perceber nos detalhes o que mais ninguem viu.. e eu “ingenuoooo”(sic) não vi que o post do A.N. já estava pronto, revisado e só faltava articular as fotos para reforçar as idéias! Ponto para o Editor-Carrasco-Chefe

    Responda a este comentário

  4. Pablo Martinez
    20/04/11 - 19:06

    E deu Real Madrid na copa 18 anos depois.. Grande Mourinho!!

    Responda a este comentário

  5. Paulo Pimentel
    21/04/11 - 10:10

    Grande Mourinho, e enorme Ronaldo.
    O cara corre “muitoooooo”, chuta, cabeceia, dribla, dá assistências e, aparentemente, superou as dificuldades disciplinares que atrapalhavam sua carreira.
    É o melhor atacante do mundo em atividade.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Nao. O melhor atacante do mundo em atividade eh o Messi, seguido do Neymar.

    O melhor centro avante eh o Drogba.

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    21/04/11 - 14:10

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário