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Vettel vence um GP chato e polêmico

July 1st, 2010 por | Categorias: Fórmula-1, Fórmula-1 2010.

Alguém por acaso viu carros passando???

Se a Fórmula 1 com toda a sua empáfia realmente deseja fazer frente à Copa do Mundo, será melhor se esforçar mais. Sobre o GP da Europa não há muito o que falar, pois a pista de rua sem muros e repletas de áreas de escape montada nas ruas de Valência fazem os entornos muito mais interessantes do que a competição em si.

O moleque travesso de volta ao topo

Sebastian Vettel largou na pole-position – o que não fazia desde o GP da China – e conseguiu superar a todos os adversários sem cometer muitos erros – isso então, desde o GP da Malásia. Ele certamente tirou um peso absurdo das costas, voltou a subir na classificação do campeonato e a ganhar confiança para a sequência.

Completaram o pódio, para variar, os pilotos da McLaren. Frio e calculista, Jenson Button se recuperou de uma posição de largada ruim e no final lá estava ele em terceiro. Lewis Hamilton mais uma vez utilizou de recursos pouco ortodoxos, já que ele ultrapassou o safety-car numa manobra totalmente ilegal e só foi punido vinte voltas mais tarde com um drive-through. Àquela altura ele já havia conseguido vantagem para voltar na mesma segunda posição que estava e onde recebeu a bandeirada.

A demora na punição do Robinho da F1 causou chiliques homéricos vindos lá do box vermelho. Fernando Alonso ficou revoltado e teve que se contentar com o modesto sétimo lugar – a despeito da sensível evolução do F10. Felipe Massa atualmente é um misto de Charlie Brown com a hiena Hardy, ou seja: sofrendo e chorando. Nem vale a pena dizer sua classificação final.

O cara da corrida foi o nosso herói Kamui “Jaspion” Kobayashi. O japinha andou eternamente em terceiro lugar por ter adiado sua troca de pneus, apenas realizada no finzinho da corrida. Ao voltar em sétimo com pneus novinhos em folha, levou a torcida ao delírio ao ultrapassar dois carros com as borrachas gastas, inclusive o mal-humorado dono da casa Alonso (o espanhol teve que dormir com mais essa…) conquistando assim um lindo quinto lugar para a sofrida BMW-Sauber.

Barrichello conseguiu a proeza de chegar à frente de Robert Kubica

Felizes e faceiros ficaram também os membros da Williams. Com novas asas traseiras – as dianteiras estrearam no Canadá – a equipe colocou seus dois carros no Q3, desbancando numa só tacada Mercedes e Force India, frequentadoras assíduas da última fase do treino. Apesar de ter largado atrás de Nico Hülkenberg após terem registrado rigorosamente o mesmo tempo no Q3, na corrida, Rubens Barrichello foi mais astuto do que seu companheiro. Desfilou sua experiência e levou seu carrinho à quarta posição, mantida mesmo tendo sido o brasileiro um dos oito pilotos punidos por exceder a velocidade em bandeira amarela durante o caos que reinou durante o SC.

Michael Schumacher passou por maus bocados, para variar. Simplesmente obteve a sua pior classificação na vida, com o 15º lugar. Ainda foi obrigado a esperar que um bizarro sinal vermelho na saída dos boxes o permitisse voltar à pista.

No fim das contas, a única coisa pela qual essa nada memorável corrida será lembrada é pela marca alcançada pela Lotus paraguaia malaia. O time chegou ao seu nono GP, que foram somados aos 491 da Lotus de verdade e serviram de motivo para aparecer um “500” na carenagem do carro verde, clara provocação à Ferrari e seus 800 GPs completados na Turquia. A comemoração do time – que profana a história da categoria e emprega dois dos pilotos mais inúteis da mesma história – foi bem ao estilo de seus chefes. Tony Fernandes e Mike Gascoyne gostam muito de dar declarações e chamar atenção fora da pista, mas dessa vez, a fanfarronice por pouco não teve sérias consequências dentro dela. Somente por estar na mesma volta dos líderes (porque ainda apenas a décima volta), Heikki Kovalainen achou que deveria “defender a posição” contra Mark Webber, quando este buscava uma corrida de recuperação. Além de mudar de trajetória, o finlandês cometeu a atrocidade de frear seu carro em plena reta (muito antes do ponto natural de frenagem) e o resultado foi o voo da Red Bull do australiano, que deve agradecer muito a papai do céu e aos caras que construíram seu bólido por ter escapado sem lesões.

28 anos atrás, só sobraria isso.

Vamos lembrar que 28 anos atrás um cara chamado Gilles Villeneuve deixou o mundo em um acidente muito parecido, com a diferença de que naquele treino em Zolder, o pobre Jochen Mass, piloto do carro abalroado por trás pelo ensandescido canadense, ainda tentou inutilmente sair da frente da Ferrari. Para o idiota finlandês e seu patrões: “seria fantástico se o segurássemos por trinta voltas” e assim exibir seus patrocinadores na TV. Afinal, é melhor estragar a campanha de alguém que luta pelo título do que construir um carro decente e disputá-lo. Se essa mesma gangue sugeriu o fim das bandeiras azuis, pode-se concluir que não têm qualquer sombra de seriedade.

Ainda há quem diga que “Kovalainen é o melhor das estreantes”. Infelizmente, isso não significa absolutamente nada. Melhor que eles façam uma preliminar da F1. Melhor um grid com 18 carros do que ver carros aleijados com mania de grandeza a estragar o show.

Depois da campanha “cala a boca, Galvão”, um dia há de se lançar “isso não merecia se chamar Lotus”.

Fora da pista, a novidade é a confirmação da Pirelli como a nova fornecedora de pneus a partir de 2011. Eles podem comprar um carro da finada Toyota para realizar os testes conduzidos por… Kimi Räikkönen!!!! A confirmar.

A próxima corrida é no dia da final da Copa do Mundo no dia 11, na terra da Rainha Elisabeth II, Wayne Rooney, Frank Lampard, Steven Gerrard e do fura-olho John Terry. Como estão devidamente eliminados, todos poderão assistir ao GP da Inglaterra tomando tranquilamente seu chá.

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6 Comentários para “Vettel vence um GP chato e polêmico”

  1. Victor
    1/07/10 - 19:25

    1- Collin Chapman já nem se revira mais no túmulo. Morreu de novo.

    2- Não gosto de Red Bull misturado com minha cerveja. Mas com esporte está uma liga interessante. De qualquer forma, achei que a Copa do Mundo da FIFA está com as melhores modelos já.

    3- A não ser que Gana e Paraguai surpreendam o Mundo, dia 11 será a terceira prova do ano que ignorarei. Depois volto a comentar que nem gente nesta bagaça.

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  2. Robinson
    1/07/10 - 20:08

    Se Gana e Paraguai forem fazer a final, acho que o mundo entrará num enorme buraco negro e acabará tudo.

    Quaisquer outros times que estejam na final, só eu mesmo vou ter que cumprir a minha sina e assistir à corrida.

    F1 em Copa do Mundo não dá o menor ibope.

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    Victor

    Gana x Paraguai ~ São Caetano x Atlético-PR

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    Victor

    Gana x Paraguai ~ Button x Barrichello

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    Alexandre N.

    Não se sinta privilegiado. Eu também irei assistir a próxima corrida, da mesma forma que assisti a última. Só não fiz comentário algum por que a única coisa de relevante nesta corrida foi a batida. De resto, a mesma maçante procissão Tilkeana de sempre…

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    Robinson

    Valeu a solidariedade!!!!

    Mas se algo serve de consolo para a gente é que pelo menos a corrida em Silverstone costuma sair da mesmice…

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