Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Um técnico com urgência para o Fluminense

April 24th, 2011 por | Categorias: Campeonato Carioca 2011, Flamengo, Fluminense.

Comprando a mística de que é um time que supera causas impossíveis, o Fluminense negligencia aspectos fundamentais para campeonar as competições que efetivamente disputa em 2011.

Por um lado, sem se iludir com o marketing de ocasião, a patrocinadora faz seu papel em garantir que sua grana investida seja alocada sem perda de carga na montagem do time. Não há milagre com miséria. No comando técnico, a diretoria anterior ainda que trapalhona, deixou treinadores notoriamente gabaritados a comandar as missões passadas.

Sem Eletrobrás e BMG

Na versão 2011 de superações tricolores, o time conta ainda com o elenco milionário mas fica a ver muitos navios durante os jogos naquele que intervém na forma do time jogar.

A ocasião faz o ladrão e com tudo praticamente perdido na Libertadores, Enderson fez A mudança no jogo e seguiu com moral junto com sua equipe que já jogava bem. Todavia, a competência é medida com o tempo, e o mesmo anda mostrando que Enderson é no mínimo cru para o cargo principal da comissão técnica.

Hesitante, Enderson espera o time cair muito de produção e rendimento físico como um todo para fazer alterações, o que deixa o Fluminense em um momento crítico quando o adversário está renovado deveras superior em campo ocasionando gols e com pouco tempo efetivo para alterarações positivas no andamento do jogo quando efetuadas as substituições.

Na semifinal da Taça Rio, Enderson deixou em campo um esbaforido Marquinho, que já limitado na capacidade técnica começou a fazer faltas perigosas e culminou com a perda do gol milagroso para o Fluminense. Isso para não dizer do vacilo em substituir Rafael Moura por Tartá 1 minuto antes do tempo técnico. O competentíssimo treinador adversário nem gastou seu latim, mandou a equipe de volta para campo sem muito papo ciente de seguir no caminho certo.

O Fluminense tem um bom padrão de jogo e time para almejar maiores vôos. Enderson é o treinador e isso é indício que ele deve fazer bem esse papel de preparação da equipe, o que pesa em seu favor para a função que ele irá assumir na comissão técnica do clube. Até mesmo para preservar esse bom profissional que demonstra ter talento e competência em sua atividade profissional a chegada de um comandante de peso faz-se importante. Este é o rumo certo.

****

A saber: Este post não está marcado no tempo pela semifinal da Taça Rio. Achei importante fazer essas críticas agora quando provavelmente os bajuladores de ocasião o parabenizarão pelo empate heróico conquistado no Engenhão ofuscando os reais problemas do Fluminense para a disputa da Libertadores e Campeonato Brasileiro

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

34 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

34 Comentários para “Um técnico com urgência para o Fluminense”

  1. Alexandre N.
    24/04/11 - 22:39

    Levando-se em consideração que o planejamento original não era este; E que a solução encontrada tinha um prazo pra poder assumir o time; Que ninguém resolveu assumir o time enquanto a solução definitiva não estivesse aqui; E que o Enderson era a única solução presente…

    Inexperiente todo mundo sabia que ele era. E a princípio, ele erra tanto quanto alguns técnicos mais tarimbados. O maior erro dele hoje foi ter colocado o Tartá em campo. Porém, os acertos também aconteceram.

    A nós tricolores, não resta outra opção a não ser aguardar e ver como será o desempenho do time quando Abel assumir.

    Eu entrei em modo de espera, em relação ao time. Não faço nehuma cobrança em relação ao técnico ou ao time. E por isso, pra mim o que vier é lucro.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nardoni,
    Enderson hoje, por acaso, teve muito mais méritos que deméritos. Não é sem méritos que se consegue o resultado maiúsculo obtido. Outro técnico não conseguiria mais que ele, até porque o sujeito de camisa amarela, calção, meias e chuteiras pretas brilhou pelo Flamengo e não permitiria outra sorte ao Fluminense.

    Responda a este comentário

    Victor

    Mas digo que é temerário ao Fluminense, para as competições que efetivamente disputa, ficar sem técnico.
    Ele será o ponto fraco contra o Libertad como estrategista durante a partida. Pode ser melhorado.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sim, acho que todos sabem que o Enderson não é a solução. O que digo é que a torcida deve ter em mente que só veremos o time de verdade do Fluminense, na melhor das hipóeteses, em setembro ou outubro.

    Como falei, o planejamento inicial não foi este. Agora, nos resta aguardar. E pra torcida, calma e tranquilidade. E principalmente, ter em mente que o que vier nestes primeiro semestre, é lucro.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nardoni, a torcida não tem calma e tranquilidade. Mas isso é problema dela.

    O planejamento inicial não foi esse, mas técnicos existem no mercado. Outro dia o Bahia contratou René Simões. Se não é o melhor dos Mundos, devem haver tantos outros mais qualificados para o cargo que Enderson disponíveis.
    O Fluminense está optando em deixar um interino para esperar o Abel que supõe ser o melhor para o time depois de assumir.

    Acho pouco com o time que tem e em condições de igualdade com os rivais na competição que efetivamente disputa no 1º semestre contentar-se com lucro de uma nova preparação para o 2º semestre.

    Eu até entendo que contratar um técnico de fato seria abrir mão do Abel. Mas fazer o quê?
    Eu abriria mão em prol de ir com o máximo de força nas competições vigentes.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Mas aí entra em questão outra condição para esta equação: Quem é que iria assumir o Fluminense, sabendo que teria curto prazo no cargo?

    Afinal de contas, o plano da diretoria é contar com Abel. Disso ela não vai abrir mão. Antes de escolherem o Abel, foram feitas as tentativas para resolver o problema e ninguém quis assumir o time (Cuca e Adilson Batista declinaram das propostas). Passou-se pela situação de vermos Gilson (quem?) Kleina negar a proposta depois de anuncairem como certa a contratação.

    Neste caso, o clube ficou refém da situação criada pelo “senhor cumpridor de contratos”. Talvez o único erro da diretoria do clube, neste caso, foi deixar de cobrar a multa recisória, já que quem quebrou o contrato não foi o clube e sim o técnico.

    Responda a este comentário

    Victor

    Mas aí entra em questão outra condição para esta equação: Quem é que iria assumir o Fluminense, sabendo que teria curto prazo no cargo?

    O clube teria de abrir mão do Abel, o que convenhamos, não é o fim do Mundo.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Ok. Pra contratar quem no lugar? Qual seria a opção melhor que Abel Braga no momento?

    Responda a este comentário

    Victor

    Nardoni,
    Qualquer um. Abel Braga não está disponível no momento.
    Abel é uma contratação para o futuro e o Fluminense disputa competições no presente.
    Contratar um técnico, mesmo que inferior ao Abel (que não é nenhuma Brastemp) implicaria em abrir mão dele para o Brasileiro (o que não é o fim do Mundo).
    Eu correria o risco de não ter Abel para aumentar as chances na Libertadores.

    ****
    Estou achando curioso é que você que corneta o Muricy porque ele perde Libertadores mas se garante no Brasileiro. Não vejo qual o sentido de deixar para ver o que acontece agora para esperar Abel para o… Brasileiro!

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Velho, vamos ficar aqui batendo o mesmo papo de maluco. Você diz que o clube deve contratar qualquer um. E eu estou dizendo que o clube fez as propostas e os técnicos não as aceitavam. Até mesmo os técnicos não tão bem cotados, como o Gilson Kleina, Oswaldo de Oliveira e, pasmem, Levir Culpi DECLINARAM as proposta feitas pelo Fluminense. Da mesma forma que Abel Braga não está disponível (por motivo de contrato), outros técnicos também não estão (pela famigerada falta segurança pra executar o seu trabalho).

    Você fala que o clube deve fazer isso, como se fosse fácil depois da palhaçada armada pelo Muricy.

    Sendo assim, se o clube contrata Joel Santana, temos uma solução do problema, ou só o empurrar com a barriga do mesmo problema.

    Abel Braga pode não ser uma Brastemp. Mas fez o mesmo Inter do Muricy jogar um futebol muito melhor do que vinha jogando no ano anterior.

    ******

    Eu corneto o futebol praticado pelos times do Muricy. E não, ele não se garante tanto assim nos brasileiros. Existe uma diferença grande em se garantir no brasileiro e fazer o time praticar um futebol que se adapte bem ao tipo de competição jogado no campeonato brasileiro. Fosse da forma como você expõe, ele deveria ganhar os campeonatos todos os anos, não importando qual time tenha nas mãos. Seja o Corínthians, São Paulo ou mesmo o Santa Cruz.

    Ah, a propósito: Lembra do Santos, aquele time que goelava qualquer que fosse o adversário? Aquele do “Dna ofensivo”? Olha só o que se tornou (ênfase no comentário feito pelo Neymar):

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/04/com-muricy-santos-apresenta-defesa-mais-solida-e-ataque-calculado.html

    Responda a este comentário

    Lincoln

    porra nardoni ele pegou o time reserva do FLU e fez ser campeao brasileiro! o cara é foda.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Da mesma forma que pegou o time titular do Palmeiras que tinha uma vantagem de oito pontos para o segundo colocado em 2009 e terminou em QUINTO. Da mesma forma que tinha tudo pra levar o título em 2005, mas o Inter perdeu por um a zero do Coritiba (detalhe: o Corínthians perdeu o jogo da última rodada).

    So, where is your God now? rs…

    P.S.: Convenhamos: O título caiu nas mãos do Fluminense por que o Corínthians, que era o único que podia tirar o título do Flu, desisitu de levar o campeonato. E quase que o Cruzeiro do Cuca levou…

    Responda a este comentário

    Victor

    Gilson, Levir, Oswaldo e Joel eram técnicos empregados que não foram liberados pelos seus clubes e não parecia que o Flu quisesse pagar a multa recisória.
    Que fosse atrás de algum técnico desempregado. Pelo que lembro, apenas o Adilson foi procurado.
    Será que Caio Junior não teria topado dirigir o Flu se tivesse sido convidado antes de Joel sair do Botafogo?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    e não parecia que o Flu quisesse pagar a multa recisória.

    Aí você se engana, meu caro. O Fluminense estava disposto a pagar a multa rescisória para contratar o Cuca. Que só não veio por ter preferido continuar no Cruzeiro.

    A história foi a mesma com Dorival Junior. O clube estava dsposto a pagar a multa. Mas o Kalil disse que não havia negociação e por lá Dorival continuou.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Eu acho que esses treinadores menos famosos não quiseram vir pq eram chamados pra tapar o buraco até o Abel chegar.
    Era óbvio que os caras teriam data de validade, que expiraria rapidamente. Pra que trocar um emprego mais certo por um temporário?
    Isso reforça o argumento do Victor: melhor contratar alguém e foda-se o Abel do que ficar tentando arrumar tapa-buracos até ele chegar e, com isso, ficar sem técnico em um campeonato importante como a Libertadores (e ainda no Carioca, onde o elenco do Flu era, pra mim, franco favorito).

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Ok. Te faço a mesma pergunta que fiz ao Victor, que preferiu sair pela tangente ao responder qualquer um: Quem então seria uma boa escolha para o Fluminense neste momento? Analise bem a situação dos técnicos aqui no país e seja sincero.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Leão.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Leão, que sempre deixou bem calro que não treinaria nehum clube carioca? rs…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah tá. O cara tá na merda, treinando um time qualquer, em decadência, vai deixar de aceitar uma boa proposta do Flu com chance de ser campeão da Libertadores?

    Nem todo mundo é tão louco assim. Quer dizer, tem o Gilson Kleina, né?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Sobre o Leão, uma coisa aqui ninguém pode negar: Ele é extremamente fiel às posições que ele toma. Doa a quem doer.

    Agora, voltando ao assunto original, é o que estou querendo dizer. Não adianta só dizer que o Fluminense tem que contratar qualquer um. As tentativas foram feitas. Antes mesmo da decisão em relação ao Abel (que volto a dizer, foi o único que aceitou a proposta, porém, impondo a sua condição). Se os técnicos não aceitam as propostas (talvez justificadas pelo clima político no clube), o que mais o clube poderia fazer?

    Situação parecida aconteceu com o Flamengo em 2009. E o resultado final, qual foi?

    P.S.: Quando me referi ao Flamengo, não quis dizer que com o Fluminense a situação será a mesma. A escolha de Andrade podia ser um tiro no pé. E por uma série de motivos não foi.

    Responda a este comentário

    Fernando

    Hummm, não sei, não queria nem entrar nesse mérito não, era mais pq achei q vc e Victor de repente não estavam se entendendo 100% e tentei ajudar.

    Não sei nem se preferiria ter técnico logo ou esperar o Abel, mas só pra citar uma opção, tinha o Joel.

    Também não sou fã de Leão não.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Joel Santana? Pra uma Libertadores? Melhor continuar do modo que está…

    Responda a este comentário

    saulo

    Joel Santana na Libertadores é 100% de certeza de classificação ao time adversário.

    Responda a este comentário

  2. Alexandre N.
    24/04/11 - 22:41

    E do Baú do BBG:

    Bender
    3/09/10 – 18:35

    Mamonas era maneiro

    Responda a este comentário

  3. Lincoln
    24/04/11 - 23:55

    enquanto isso no facebook:

    Alexandre Mendonça Que coisa boba. No jogo contra o A. Juniors ele prestava, agora não presta mais ? Além do mais, já se falou 200.000 vezes que ele é interino….Eu hein
    há 37 minutos · Curtir
    Lincoln Castro acho que voce nao leu o post do Victor direito. Ele nao disse isso e nem disse antes que era um grande treinador =)
    há 32 minutos · Curtir
    Alexandre Mendonça Acho que li sim. Uma crítica sobre planejamento – um time sem técnico. De maneira implicita, isso está claro, pelo menos para mim. Faz várias criticas ao Enderson – e aí está explicito. Falar isso depois de uma derrota é fácil….
    há 5 minutos · Curtir

    Responda a este comentário

    Victor

    Bem… o post não é bem sobre o Enderson no jogo contra o Flamengo onde eu acho que ele fez um excelente trabalho apesar dos erros que apontei (e ainda faltou o da preocupação em colocar Souza exclusivamente para cobrar pênalti).
    É exatamente do somatório/repetição de indícios que verifiquei nos jogos contra o Nacional, Argentino Juniors e Flamengo. A exceção feita foi contra o América-Méx, mas que pelo que observei depois, entendo que ocorreu com resultado positivo por meras condições de contorno obrigando àquelas mexidas.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Enderson escolheu o Souza, que disse não estar bem para bater. O técnico, a princípio, ia procurar outro. Mas o Fred insistiu com o jogador, daí ele resolveu tentar.

    Talvez, pelo modo como ocorreu a coisa, aconteceria sendo um técnico mais experiente ou não.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu estava na arquibancada.
    A única coisa que eu sei foi o que eu vi.

    E o que eu vi foi o cara colocando o Souza a 2 minutos do fim do jogo que ia para os pênaltis. Em suma: a intenção da substituição era para ele ir lá e bater o pênalti.
    Se ainda rolaram essas informações, Enderson para mim passa de inexperiente para um burro aloprado.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    eu nao vou tao longe victor. ele deve ter pensado “Souza bate bem vou coloca-lo em campo” e colocou. So que, por nao ter experiencia no cargo e nem jogar videogame (FM, WE, etc), esqueceu de ver a “Morale” do jogador e perguntado “e ai veio… vou te colocar pra tu bater o penalti ok?” Nao chega a ser burro mas um “ingenuoooooo”(sic) cabe ai.

    Responda a este comentário

  4. Lincoln
    25/04/11 - 0:39

    e continua:

    Alexandre Mendonça Que coisa boba. No jogo contra o A. Juniors ele prestava, agora não presta mais ? Além do mais, já se falou 200.000 vezes que ele é interino….Eu hein
    há ± 1 hora · Curtir
    Lincoln Castro acho que voce nao leu o post do Victor direito. Ele nao disse isso e nem disse antes que era um grande treinador =)
    há ± 1 hora · Curtir
    Alexandre Mendonça Acho que li sim. Uma crítica sobre planejamento – um time sem técnico. De maneira implicita, isso está claro, pelo menos para mim. Faz várias criticas ao Enderson – e aí está explicito. Falar isso depois de uma derrota é fácil….
    há 46 minutos · Curtir
    Lincoln Castro te convido a discutir isso la no blog. aqui dificilmente teras resposta =)
    há 39 minutos · Curtir
    Matheus Caldas O problema que o blogueiro atesta nao e o tecnico. E que, talvez, o Enderson, em uma troca errada como fez hoje, colocar a Libertadores em risco porque nao tem experiencia.
    há 38 minutos · Curtir
    Alexandre Nogueira de Melo Porém, temos que levar em consideração o seguinte: O único técnico que se dispôs a assumir o time, após a saída do “Cumpridor de contratos” tinha uma condição da qual não abria mão. Neste caso, podemos dizer que o clube ficou refém nesta situação.
    há 32 minutos · Curtir
    Lincoln Castro
    Eu acho leviano tratar desse assunto apenas se o tecnico era bom quarta e fraco hoje. O Fluminense é o atual campeao brasileiro e está na segunda fase do campeonato mais importante do continente. Para ter sucesso precisa de um treinador do nivel do elenco e da competição. Independente de ter ganho quarta e conseguido a classificação, para ganhar precisa SIM de alguem mais qualificado que consiga na hora H tomar a decisao correta sem pestanejar porque conhece do assunto e porque conhece o elenco. Ederson é um tiro no escuro q pode sair pela culatra. mas tambem pode ser certeiro. Vale a pena arriscar todo dinheiro investido mantendo um treinador inexperiente e rolar os dados?
    há 25 minutos · Curtir
    Alexandre Nogueira de Melo Bom Lincoln, se levarmos em consideração tudo o que você disse agora, Muricy Ramalho também não é o técnico ideal para a competição. Afinal de contas, basta analisarmos o retrospecto dele na competição e o que temos?
    há 19 minutos · Curtir
    Lincoln Castro hum nao entendi
    há 18 minutos · Curtir
    Lincoln Castro tecnico ideal nao existe para o flu. pq teria q ser um q conhecia o elenco a tempos + um copeiro. O muricy era o ideal pq conhecia o elenco… sem ele um tecnico experiente e copeiro seria o ideal em oposição a um tecnico q é um kinderovo.
    há 17 minutos · Curtir
    Alexandre Nogueira de Melo Lincoln: Quais foram as colocações do SPFC nas Libertadores que participou quando o Muricy era o técnico?
    há 7 minutos · Curtir
    Lincoln Castro Alexandre: eu concordei que o Muricy nao é um bom treinador copeiro!
    há 2 minutos · Curtir

    Escreva um comentário…

    Responda a este comentário

  5. saulo
    25/04/11 - 11:19

    CHUPA VICTOR!!!!!!

    Responda a este comentário

    Lincoln

    que isso.. quanto ódio

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Contradição nº4 (só nesse mês)

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário