Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Um Ode à Gambiarra

October 20th, 2010 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2010, Copa Sul-Americana 2010, Estrutura, Observatório.

Quando foi anunciada que o campeão da Libertadores pegaria uma vaga de seu País, a choradeira começou. G4 (?) virou G3 e apenas Internacional e Santos assistiam tranquilos. Com certa empáfia, tricolores, corinthianos e cruzeirenses ficaram semi-tranquilos porque ainda carregam em seu discurso a briga pelo título.

A turma da meiuca sentiu o baque e comemorou a volta da 4ª vaga do Campeonato Brasileiro, assim como quem vende o Campeonato, uma vez que as 3 vagas tenderiam a ficar com quem chegasse ao final disputando o título.

Acontece que a grande bandeira da mídia nos últimos anos foi exatamente bradar contra a imprevisibilidade que acometiam os clubes e competições brasileiros como se campeonatos e times de bola fossem Caderneta de Poupança. Se o Campeonato Brasileiro que não é da alçada da CONMEBOL perdeu uma vaga no meio da disputa, perdeu essa vaga ainda em hora incipiente na disputa do Torneio.

4ª vaga do Brasileirão

Tempo hábil para diagnosticar as condições em se brigar ou não pelas 3 primeiras posições e traçar o planejamento existia por mais unilateral e casuística que tivesse sido à decisão da Confederação Sulamericana em relação à afiliada brasileira. Pelo seu lado, a CBF tinha mais é de correr atrás de colocar a 4ª vaga, quiçá 5ª, 6ª ou 20ª. Faz parte do jogo.

Mas o que chama a atenção é que o restabelecimento da tal 4ª vaga é condicional à conquista ou não do título da Copa Sulamericana por um time brasileiro.

Trocando em miúdos: Terminado o Campeonato Brasileiro em dezembro, um time ficará ainda na dependência de outro campeonato, organizado por outra federação, para saber se jogará em 2011 a Libertadores ou Copa do Brasil. Nada poderá ser feito por esse time a não ser secar um adversário jogando contra clubes que não disputou.

****

Eu, particularmente, estou cagando. Tenho total capacidade de adaptação e entendimento das regras vigentes, além de aceitar qualquer mudança por mais radical ou inoportuna que seja. Sou um mero espectador/torcedor e seguirei as regras atuais. Contudo, não posso deixar de registrar como Observador, que por um pouco mais de farinha no pirão, a mídia também cagou para a tão propalada previsibilidade cobrada em oposição aos calendários antigos.

Isso para não dizer que cagaram para a desvalorização do certame Nacional em detrimento ao sub-torneio Continental. Pois será com a vaga do Brasileirão que a Sulamericana fará uma graça em caso de vitória brasileira. Isto passará batido em notas de rodapé, afinal, a Sulamericana precisa ser vendida por aqui concomitantemente com o Brasileirão. Vai Porco!

Registre-se.

****

Sulamericana 2008 e 2009. Não parece que as torcidas de Internacional e Fluminense precisaram de subsídios para comprarem o barulho da competição ao caminharem para a decisão. Registre-se²

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

8 Comentários para “Um Ode à Gambiarra”

  1. Bender
    20/10/10 - 14:47

    01

    Responda a este comentário

  2. Victor
    20/10/10 - 16:53

    G3, G4, G7, G8, Z4. Esculhembe-se toda essa sopa de letrinhas anabolizadas com números. Se o Tricolor sem atacantes chegou até aqui na VICE-liderança 1 ponto apenas atrás do líder (que infelizmente joga ainda contra o Framengo) que pense só em G1.

    Responda a este comentário

  3. Saulo
    20/10/10 - 16:57

    Além do pouco peso político da CBF na Conmebol, esquecemos de lembrar da vaga na libertadores para o campeão da Copa do Brasil. Do ponto de vista técnico, é injusto um time enfrentar times de séries D,C, B…e pegar uma equipe mais forte apenas nas semifinais. Essa vaga deveria ser transferida para o brasileirão.

    Responda a este comentário

    Victor

    Alguém falou em justiça ou injustiça?

    Responda a este comentário

    Sanchotene

    A vaga é muito bem dada. O erro está no inchaço da Copa do Brasil (deveria ser restrita à 32 clubes: os campeões estaduais (27); o último campeão; e os 4 primeiros do Brasileiro).

    Responda a este comentário

    Saulo

    O problema é esse: as disparidades regionais são muito grandes. Um campeão do Amazonas muitas vezes desiste de disputar a série D por falta de verbas. A CBF não custeia viagens e a hospedagens.

    Responda a este comentário

  4. Senhor RB
    20/10/10 - 17:56

    saudade do tempo em que se torcia somente pro seu time vencer e vivia-se livre dessa libertinagem de bastidores e afins.

    ah,meus tempos…

    Responda a este comentário

  5. Macedus (Flamengo sempre)
    20/10/10 - 22:20

    modo FLAMENGUISTA-FAVELADO-FUMADO on

    Sabe qual é da parada, é mandar geral da Conmebol para a PQP,
    invadir o Uruguai e a Argentina porrando geral e fincar a bandeira
    do ludopédio nacional em terras pra lá do Rio de Prata.

    modo FLAMENGUISTA-FAVELADO-FUMADO off

    Tudo bom com vc’s ??

    SRN

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário