Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Um bom dia para o número 1

July 28th, 2009 por | Categorias: Fórmula-1.
O Robinho da F1 não ria há muito tempo

O Robinho da F1 não ria há muito tempo

De traçado tão enfadonho, o GP da Hungria sempre dá a impressão de que nunca vai acabar. Desta vez seria o mesmo, não fossem as pegadinhas que as equipes pregaram em seus pilotos. Quem assistiu, testemunhou a ressurreição do atual campeão Lewis Hamilton e da McLaren. O inglês detonou a má fase da equipe sendo rápido desde os treinos e se beneficiou dos azares dos adversários para subir ao pódio pela primeira vez no ano, e logo com vitória. Alonso, pole position, teve uma roda mal colocada durante a troca e ela ficou pelo caminho. Fim de prova, e de quebra, a equipe foi suspensa da próxima corrida em Valência. A atitude enérgica vem na esteira do trauma provocado pela morte de Henry Surtees na Fórmula 2. O filho de John Surtees – campeão da F1 em 1964 – de apenas 18 anos, foi vítima de um encontro com um pneu desgovernado após se soltar de outro carro em uma colisão. Em nome da segurança, a FIA foi impiedosa com a Renault.

A piedade da entidade foi toda endereçada a Kimi Räikkönen, que fez uma manobra brusca na largada e após a primeira curva acertou a lateral do Red Bull de Sebastien Vettel. O alemão caiu lá para a sétima posição, ficou com o carro todo torto e abandonou voltas mais tarde por causa disso. Diferentemente do que aconteceu com Mark Webber na etapa anterior, o vídeo só foi analisado após a bandeirada e o segundo lugar do finlandês foi confirmado sem maiores polêmicas. Ser Ferrari tem suas vantagens.

Mark Webber, para não perder o hábito, comeu pelas beiradas ao ver que não daria para superar Hamilton e Räikkönen. Marcou ainda a melhor volta da prova. Com um terceiro lugar, ultrapassou seu parceiro de equipe e assumiu a vice-liderança do campeonato. Com a Brawn em decadência, o australiano pinta como boa aposta para usar o número 1 em 2010.

O time branquinho da Inglaterra teve mais uma prova para esquecer. Sem se destacar em todo o final de semana, Button e Barrichello assistiram impotentes a reação de Red Bull, Ferrari e McLaren sem poder responder à altura. Dá a impressão que depois de começar o ano na dianteira, a equipe está sem caixa para desenvolver o carro, que vem até soltando peças pelo caminho.

Uma dessas peças protagonizou o maior drama vivido por pilotos brasileiros na categoria desde o fatídico GP de Imola 1994. Uma mola da suspensão traseira do carro de Rubens Barrichello atingiu  a lateral do capacete – na área de fixação da viseira – de Felipe Massa quando sua Ferrari vinha a cerca de 280 km/h. Inconsciente, acelerando e freando ao mesmo tempo, o brasileiro passou reto numa curva e entrou na barreira de pneus. Isso dá ao brasileiro dois grandes problemas.

Capacete de Helmut Marko

Capacete de Helmut Marko

Sobre capacetes e viseiras: este é um dos campos onde mais se evolui no quesito segurança. Desde o acidente que encerrou prematuramente a carreira do austríaco Helmut Marko – uma pedra atirada pelo pneu de um carro que ia à sua frente entrou como uma bala pela viseira de seu capacete e cegou seu olho esquerdo – a evolução do item salvou a vida de dezenas de pilotos. Infelizmente, no caso de Ayrton Senna, quando o braço da suspensão foi de encontro com a cabeça do piloto, não houve muito o que fazer. A imagem está em link para que só veja esta rara imagem quem realmente quer. No acidente do Felipe, foi visível uma contusão na altura do supercílio esquerdo, sem que se saiba se houve ou não comprometimento do globo ocular. Ainda não se falou como exatamente ele se feriu, mas não há dúvidas de que se a mola tivesse atingido a viseira em cheio, estaríamos fazendo um tributo ao invés de uma corrente estimando ao ferrarista.

Outro detalhe grave do ocorrido foi o violento impacto frontal contra a barreira de pneus. A desaceleração pode causar danos muito sérios ao cérebro, e apesar da campanha que a Globo vem fazendo de “vamos rezar, mas não foi nada demais”, foi sério sim. O Felipe pode se considerar muito sortudo por ter sobrevivido e ainda serão necessários  muitos exames para confirmar que ele poderá seguir com a carreira. Além da suspeita de lesão no olho, as consequências neurológicas e psicológicas podem levá-lo a pendurar o capacete. E isso não seria novidade na F1. O piloto precisa se sentir muito confiante para sentar na máquina e pisar fundo, e muitos não retomaram tal confiança depois de acidentes dessa magnitude. Felizmente, não são raras também histórias de recuperações bem-sucedidas, como Juan Manuel Fangio, Niki Lauda, Mika Hakkinen, Michael Schumacher. Estes são sobreviventes e fizeram de suas conquistas posteriores um exemplo de perseverança, bravura e amor pelo esporte.

Que o Massa seja mais uma dessas histórias. As notícias que chegam sobre a evolução são animadoras.

Em nome de todo o time Blablagol, mando as nossas boas vibrações para que o Felipe se recupere prontamente.

No mais:

Nelson Piquet filho parece estar no fim do aviso prévio. Romain Grosjean, o franco-suíço que sempre teve apoio em certos escalões da Renault, já esbanja marra. Mas daí a ser eficiente com esse carrinho sofrível que até Alonso tem dificuldades de guiar, é mais complicado.

A Toyota voltou a pontuar com os dois carros após a queda de desempenho vertiginosa que teve nos últimos meses. Glock foi sexto e Trulli, oitavo.

O tempo passa, o tempo voa, e o Galvão Bueno continua falando m… numa boa.

Ah!!! Peço desculpas pelo atraso no post do GP da Alemanha. Aí vai ele também.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

18 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

18 Comentários para “Um bom dia para o número 1”

  1. Robinson
    29/07/09 - 10:44

    BREAKING NEWS:

    BMW-Sauber anuncia que se retira da Fórmula 1 ao final deste ano.

    A equipe, que mais defendeu e investiu no KERS, teve que engolir que o fracasso do sistema em seus carros tirou os tedescos de qualquer disputa em 2009.

    Kubica e Heidfeld, mais dois que entram na fila do seguro-desemprego.

    A Toyota apressou-se a desmentir que seria a próxima a abandonar o barco. Como condicionou a continuidade a uma “melhora nos resultados, com conquista de pole-positions e vitórias”, permanece como a principal suspeita de debandada no futuro próximo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Honda, BMW, Toyota…
    Dá-lhe montadoras…

    ****
    A Sauber voltará a correr?

    Responda a este comentário

  2. Robinson
    29/07/09 - 15:13

    Peter Sauber ainda é dono de 20% do time, mas é difícil que ele retome a totalidade do controle acionário.

    Se não aparecer algum outro comprador, é possível que a velha Sauber vire história.

    Responda a este comentário

  3. Robinson
    29/07/09 - 15:15

    BREAKING NEWS!!!!!!!!!!!!!

    Ferrari anuncia que MICHAEL SCHUMACHER vai substituir Felipe Massa a partir do Grande Prêmio da Europa, em Valência.

    Caraca!!!!!!!

    Responda a este comentário

    Victor

    Agora eu quero ver.

    A Ferrari vai colocar o Räikkönen de segundo piloto
    hauheauheauheauheauheauheauheaue

    O melhor vai ser ver o Rubinho com carro melhor(?) andando atrás do alemão!

    Responda a este comentário

    Robinson

    Tudo indica que a Brawn já não tem o melhor carro, e pelo jeito, a recuperação da Ferrari é fato.

    Com o Schumacher na equipe e guiando, é possível que a Ferrari melhore ainda mais.

    Responda a este comentário

    Victor

    Brincadeiras à parte, com isso, a Ferrari não abre margem para especulações de substituição de Massa.
    Fica bem claro que a equipe espera a volta do piloto brasileiro.

    Responda a este comentário

    Rafael

    PUTZ!!! HAHAHHUHAUHAUHUAHUHAUAUHAUAHAHU…

    Maneiro.

    Talento não falta, mas o cara tem que estar preparado fisicamente. A próxima prova é daqui a 1 mês quase. Será que dá tempo?

    Responda a este comentário

    anderson paiva

    sxumaq fez q nem renatu gayuxu i volto a dirigi

    Responda a este comentário

  4. Robinson
    29/07/09 - 16:18

    O Schumacher esteve competindo com motos e há algum tempo, ele teve um acidente meio bizarro. A dúvida seria se ele já estaria totalmente recuperado. Fisicamente, ele deve estar mais gordinho do que três anos atrás, mas o cara é atleta até hoje e se ele se dispôs a se preparar, Kimi que se cuide.

    Vai comer poeira do aposentado.

    Responda a este comentário

    saulo

    O problema é esse. Um carro fórmula 1 não tem vez aos gordinhos. Somadas esse extra-peso, existe idade avançada e a desaceleração do metabolismo. Schumacher vai sofrer para perder tanto peso em pouco tempo. Ao mesmo tempo tem o risco de ficar debilitado.

    Responda a este comentário

    Victor

    Pesadelo de Saulo:

    Schumacher falando inglês como Joel usando o broche do Bebeto

    Responda a este comentário

  5. Serginho Valente
    29/07/09 - 17:57

    Schumacher é maluco, voltar agora que o Rubinho resolveu soltar molas assassinas por aí…

    Sem dúvida vai ser uma atração, vou até tentar assistir a corrida.

    Responda a este comentário

    Victor

    Como é que o Rubinho vai fazer para jogar mola no maluco à frente dele?

    Responda a este comentário

    Lincoln

    estilingue

    Responda a este comentário

    Lincoln

    pior ainda: quando schumi estiver preste a ultrapassar e dar uma volta de vantagem nele

    Responda a este comentário

    Matheus

    Vai falar que você nunca jogou Mario Kart e usou o casco vermelho?

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    30/07/09 - 12:47

    Sabe por que o Felipe Massa se acidentou?

    Porque, quando o Rubinho está na frente, é para pregar uma peça em alguém…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário