Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Três grupos distintos

September 24th, 2007 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2007, Futebol.

Quatro hipóteses plausíveis:

1 – Fluminense não será rebaixado

2 – São Paulo será campeão

3 – América-RN está rebaixado

4 – Cruzeiro classificado para a Libertadores

Excluindo-se esses quatro times de situação bem definida no campeonato, podemos formar 3 grupos distintos no campeonato:

5 times que vão brigar por duas vagas na Libertadores (por favor, sem essa lenga-lenga de G4. G4 porra nenhuma. Ou não é possível o 5º colocado do Campeonato ir para a Libertadores? Que é o que eu acho que vai acontecer inclusive): Grêmio, Palmeiras, Santos, Botafogo e Vasco.

8 times que brigarão para fugir das 3 posições restante da degola: Juventude, Paraná, Corinthians, Náutico, Atlético-MG, Figueirense, Goiás e Atlético-PR.

E 3 times que para mim ficarão em um limbo, podendo até ficar próximos de vagas de Libertadores ou do rebaixamento, mas não acontecerá nem um nem outro: Internacional, Sport e Flamengo

 

Dos times do limbo, o Internacional perdeu muito tempo com seu planejamento errado para 2008. Vendeu e não se reforçou, mandou embora o Abel (acho que isso nem foi problema, a fase não estava boa para ele mesmo) e trouxe o Gallo que não emplacou. Voltou com Abel já pensando em 2008. Agora é um bom momento, pois o time não tem a pressão. Fará a preparação para a temporada que vem, exlcuindo a Libertadores de seu projeto.

Sport vem nessa tocada desde o início do campeonato. Nada me dá motivos para achar que mudará.

O Flamengo tem conseguido os resultados contra os times da parte de baixo da tabela, e não deve sucumbir até o fim do campeonato também.

 

No grupo da briga da Libertadores, Botafogo e Vasco tiveram certo declínio quando jogaram com os times mais bem colocados na tabela. Contudo, assim como o Flamengo vem cumprido bem seu papel contra os mais fracos.

Santos parece uma espécie de Sport Recife da turma A. Ele oscila por ali desde o início do campeonato. Sem dispontar nem distanciar. Classifica se o pessoal declinar. Mas não creio que vá por conta própria buscar a vaga.

O Palmeiras é uma incógnita, pois consegue ter uma gama de resultados heterogêneos. Perde pontos para os últimos com a mesma desenvoltura que o perde para quem lidera o campeonato. Claro que ganha jogos indiscriminadamente também (afinal, não é à toa que o clube está com 43 pontos). Não consegui ver o time jogar bem ainda, mas lá em cima está. Com Edmundo domesticado o time tem chance, mas eu não aposto nele.

Ao contrário, aposto no Grêmio. O time gaúcho deve se classificar para a Libertadores. Por que acho isso? – Porque nessa hora de desgaste, o planejamento fará diferença. Ter Mano Menezes à frente da equipe há uns 3 anos é um diferencial para um campeonato de regularidade como o Brasileirão. Ainda mais se puxarmos pelo histórico de Mano com o Grêmio, que é vitorioso.

Então, entre Palmeiras, Santos, Botafogo e Vasco que disputam a (para mim) 4ª vaga oferecida pelo Brasileirão, a resposta seria não faço idéia. Torço para que o Botafogo vá, mas acho que vai o Santos.

Nessa briga, acho que levará vantagem quem conseguir arrancar difíceis pontos de São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e Internacional.

 

Lá para baixo eu faço menos idéia ainda. Mas durante todo o campeonato o Juventude estave por baixo. Não esboça muito poder de reação. Acho que o time de Caxias do Sul já pode ir pensando no planejamento de 2008 na série B.

Paraná vem caindo há um bom tempo e também não mostra forças. Mas não há no Brasil time mais maluco que o Paraná. Em vários anos era candidatíssimo a cair e não caiu. Ano passado conseguiu inclusive ir para a Libertadores, mantendo-se longo período no grupo dos primeiros quando ninguém apostava uma pataca furada no tricolor paranista.

O Náutico alterna bons momentos com maus momentos no campeonato. Nada suficiente para desgarrar de vez do fantasma do rebaixamento. Está agora em um bom momento, mas é muito provável que o próximo momento seja ruim, e seja o último, sem tempo de recuperação.

Atlético-PR parece ter dado uma reagida. De toda forma, conta com boa estrutura, assim como Goiás e Figueirense. Contudo, o Goiás vem caindo perigosamente, e algo deve estar ocorrendo no time esmeraldino. Acho que desses três aí, Atlético-PR e Figueirense escapam certos. Também acho que Goiás escapa, mas assim como o Palmeiras lá para cima, não arrisco prognóstico para o clube esmeraldino.

Chego por fim em Corinthians e Atlético-MG. Vai saber o que vai acontecer com esses dois. Nesse campeonato bem definido entre grandes e pequenos, os dois não conseguem desgarrar mesmo da zona de rebaixamento. Até ensaiaram ficar um período afastados, mas como um furacão, voltaram lá para baixo.

Jogando contra os rivais de maior peso, Corinthians e Atlético-MG tem perdido muitos pontos, mesmo em casa. Além do que, o ambiente não pode ser bom nos dois alvinegros. O Corinthians nem presidente tem, e o Atlético-MG é treinado por Leão, o que em via de regra já é motivo de intranquilidade. O Atlético-MG sabe bem que time grande hoje em dia cai mesmo. De toda forma, entre os dois, acho que o Galo se safa.

Para rebaixamento, voto convicto no Juventude, inclinado ao Paraná e apostando na briga feroz entre Corinthians e Náutico (mas acho que a camisa e tudo mais que cerca o Corinthians salvam o alvinegro do Parque São Jorge)

 

Resumindo meus palpites:

 

Campeão: São Paulo

Libertadores: Cruzeiro, Grêmio e Santos (mais o Fluminense já classificado)

Rebaixados: América-RN, Juventude, Paraná e Náutico

 

Deixem seus palpites.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

14 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

14 Comentários para “Três grupos distintos”

  1. Victor Pimentel
    24/09/07 - 0:09

    Complementando sobre o Fluminense, acho que acaba entre os 4 primeiros.

    Acho inclusive que acaba em 3º atrás de São Paulo e Cruzeiro

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    24/09/07 - 8:37

    Minhas únicas certezas: o São paulo será campeão e (ao que parece) o Botafogo não será rebaixado.

    Responda a este comentário

  3. Rafael
    24/09/07 - 11:54

    Faltam 11 rodadas, 33 pontos. O líder da zona do rebaixamento está a 3 pontos do 9º colocado.

    Eu lembro quando o Botafogo liderava o campeonato junto com Paraná, alguns indicavam-os como favoritos ao título.

    O Flamengo está a 1 ponto da zona do rebaixamento. Foi o jogo que eu vi ontem e dele que vou falar.

    Que time horroroso o do Juventude! E o Flamengo não ganhou. Foi roubado, é verdade, mas quando 3 dos 6 zagueiros do time do Joel batem cabeça toda hora não tem como ganhar. O Joel coloca o time com 6 zagueiros, 2 na defesa e 4 no meio campo.

    Talvez pela Faculdade que fiz, fico muito ligado no resultado final:

    1 – Dizem que o Flamengo jogou bem. Até jogou melhor que o Juventude, mas isso não é mérito. Não venceu. Não jogou o suficiente para garantir os importantes 3 pontos.

    2 – Dizem que o Souza jogou bem. Até se esforçou e jogou com garra, e a torcida reconhece isso, mas fez gol? Ao contrário, perdeu 1 na cara do gol quando o Flamengo já ganhava de 1×0. E quando a partida estava 2×2, já pelos 30 e tantos do segundo tempo, jogada de linha de fundo, uma bola rasteira, cruza toda a área do Juventude, e…?? Cadê o centro-avante, o matador, cadê a porra do Souza pra empurrar aquela bola pro gol???

    3 – Comentarista da Globo: “a drenagem do campo é muito boa, o problema é que chove muito, aí o campo não resiste”. Se ficou tudo alagado e dificilmente conseguia-se trocar passes devido à diversas poças, então a drenagem não é “muito boa”. Independente do índice pluviométrico.

    4 – “o juiz fez boa arbitragem”. Se o cara interferiu diretamente no resultado, ele NÃO fez boa arbitragem. Não estou dizendo que ele foi mal intencionado, mas errou, prejudicou, então foi uma merda de uma arbitragem.

    Responda a este comentário

  4. Victor Pimentel
    24/09/07 - 12:11

    Eu “acompanhei” o primeiro tempo desse jogo (digo acompanhei, porque a TV estava ligada mas eu não estava com os olhos prioritariamente nela).

    Os itens 1, 2 e 4 não faço idéia sobre eles.

    Mas sobre a drenagem, o que eu ouvi o repórter de campo conversando com o Noronha foi que a drenagem do campo era muito boa, pois chovia torrencialmente há bastante tempo, e apesar do campo estar pesado, escorregadio e encharcado, não eram formadas aquelas poças que fazem com que a bola pare em um passe.
    Visualmente constatei isso também pela TV.
    Algum jogador chutava a bola, subia bastante água, mas a bola nunca ficava empoçada. Ao menos no 1º tempo.

    A classificação “muito boa” deve ser dada em relação à tolerância. “Muito boa” é diferente de “perfeita”.
    Nada impede que seja considerada “muito boa” uma drenagem que permita a prática do futebol, mesmo que com “campo pesado” em uma chuva de uma década.

    Fica difícil avaliar uma chuva apenas vendo a transmissão da TV. Mas se foi algo compatível com a chuva que caiu em Porto Alegre no dia de Internacional x Santos pelo 1º turno, aí sim a drenagem do Alfredo Jaconi é “muito boa”. O Beira-Rio, esse sim, estava impraticável para jogar futebol debaixo da chuva que caia em Porto Alegre.

    Responda a este comentário

  5. Rafael
    24/09/07 - 13:04

    Realmente vc não viu nada.
    Bola na meia esquerda, bom prenúncio de ataque do Flamengo, Maxi se desmarca bem, algum dos zagueiros do Joel “lança” a bola pro Maxi (que ficaria em boa condição para invadir a área), mas a bola parou numa poça.
    Isso aconteceu em mais alguns lances de ataque do Flamengo com Léo Moura e 1 com Juan.
    Sim, a drenagem ajudou para que a partida não fosse interrompida, mas dizer que ficou bom para a prática do futebol? Só o Coelho e o Dunga acham isso.

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    24/09/07 - 13:38

    Pra mim está cada vez mais claro que o Celso Roth só fez uma boa campanha enquanto aproveitou o trabalho deixado por Renato Gaúcho (melhor técnico do Brasil), com o tempo ele foi estragando o time.
    Seria essencial uma troca de técnico agora.

    Responda a este comentário

  7. Victor Pimentel
    24/09/07 - 14:10

    Por falar em Renato Gaúcho, ainda vou escrever um artigo sobre Fluminense 2×0 Botafogo, e tocarei mais elaboradamente no assunto do treinador do Fluminense não estar no banco de reservas do Fluminense.
    Adianto que acho uma boa essa condição. Quando acabar a punição, torço para o treinador e o Fluminense manterem essa situação.
    Tenho certeza que há mais gente aqui que vê com bons olhos a presença do treinador vendo o jogo de cima. Flávio já sugeriu isso aqui ao Cuca, treinador do Botafogo.

    Responda a este comentário

  8. Saulo
    24/09/07 - 15:24

    Quem assistiu o jogo do Flamengo, viu uma partida com muitos chutões e escorregões.Não consigo entender com tantos desfalques no meio(Renato Augusto e Íbson),o Joel deixa o Roger fora da partida e deixar a armação com Toró com tantos volantes.Pelo visto nunca gostou do bom futebol porque declarou semana passada que o drible da foca é provocação.Se o Robinho pedala-se nos campos brasileiros,talvez afirmasse a mesma coisa.

    Responda a este comentário

  9. Paulo Affonso
    24/09/07 - 18:12

    Foi a pior rodada possível para os times do Rio.
    1) Os 5 torcedores do América viram suas chances diminuirem para a serie B
    2) São Januário chora nesta segunda feira carioca pela eminente desclassificação de seu time para a Libertadores.
    3) Urubus voam em círculo pela Gávea para o restolho que vai sossobrar na barca rubro negra ao término do campeonato.
    4) El caballo alvinegro no era paraguayo, e si bolliviano. ? Donde está la droga?
    5) Meu primo Victor e todos os outros tricolores perguntam em coro. Mas e nós? Fomos vitoriosos ontem? Não tivemos um dia ruim!!!, exclamam. Só tem um porém, se por um lado o Nense fica melhor na fita pro jubiloso ano vindouro. Por outro lado fica de fora da Sulamericana (que rende um bom trocado no 2º semestre). Isso aconteceu com o Inter no ano passado e é um absurdo.

    Responda a este comentário

  10. Victor Pimentel
    24/09/07 - 18:50

    Paulinho, o regulamento de classificação para a Sulamericana é o verdadeiro samba do criolo doido.

    Cada federação indica seus representantes. A forma que a CBF escolheu de indicar os seus foi, ao menos, por meritocracia (a AFA indica River e Boca para a 2ª fase independente do que houver).

    Há realmente confusão. Parece que os times na “Zona da Libertadores” no Brasileiro não vão para a Libertadores, mas não é o caso.
    Pela indicação da CBF, quem disputar a Libertadores não disputa a Sulamericana, com exceção do Campeão Brasileiro do ano anterior.

    Em 2006, Inter e Flamengo só se classificariam para a Sul-Americana 2007 caso fossem campeões brasileiros, entrando por esse critério, que se sobrepõem ao da exclusão dos times que se classificam para a Libertadores, ou se classificaram via Copa do Brasil ou pela própria Libertadores.

    O Flamengo em 2006, não atingiu pontuação para ao menos aparecer nos “classificados para a Sul-Americana”, mas mesmo que conseguisse, não jogaria. Assim como se o Inter terminasse em 7º, não jogaria a Sul-Americana.

    Por isso digo que, pragmaticamente, pensando apenas em termos da temporada 2008, o Fluminense entrou no Brasileirão 2007 com duas ambições apenas:
    1 – Não ser rebaixado – podendo assim disputar o Brasileirão 2008
    2 – Ser Campeão – podendo assim disputar a Sul-Americana 2008.

    Responda a este comentário

  11. Saulo
    24/09/07 - 22:05

    Continua sem tópico sobre o futebol feminino.

    Responda a este comentário

  12. Paulo Affonso
    25/09/07 - 17:39

    Agora entendi…

    Responda a este comentário

  13. Zargarotinho
    25/09/07 - 17:46

    Como não teve tópico para isso, vou fazer um breve comentário: DEPRIMENTE o estado que o medíocre ex-jogador e comentarista Casagrande se apresentou na Record, Rede TV, Band e SBT. Isso porque a Globo, é claro, não mostrou a conversa dele com os bombeiros. Apenas mencionou que ele tinha “bebido uma pequena quantidade de vinho”.
    Quem viu por estas emissoras (vi na Record e Rede TV), viu que ele estava COMPLETAMENTE fora de si, falando que estava indo pra casa da mãe (?!?). E não me venham dizer que esse é o estado do pós-acidente. Afinal, você não ameaça, não agride os bombeiros e nem fala que não aceita hospital público. Você agradece a presença dos caras por muito tempo…

    Responda a este comentário

  14. Joaquim
    7/10/07 - 13:26

    Concordo plenamente que o Náutico será rebaixado para a segundona.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário