Touro Vermelho na ponta dos cascos
July 9th, 2012 por Robinson | Categorias: Automobilismo, Fórmula-1, Fórmula-1 2012.Eis que a Red Bull – especialmente Mark Webber – começou a colocar as manguinhas de fora no GP britânico, e assim se acende a luz de emergência para as suas rivais mais diretas, Ferrari e McLaren. Para os italianos restou o gosto amargo da vitória quase certa de Fernando Alonso, o melhor no treino classificatório após as intempéries que marcaram a sessão. Apostaram em uma chuva que ironicamente não veio na corrida, apesar de estar presente e intensa durante todo o fim de semana. Os pneus macios do espanhol acabaram antes do fim da corrida, e ele foi superado por Webber e quase foi alcançado por Sebastian Vettel, o terceiro, ambos calçados com compostos mais duros. Para a McLaren, sua corrida em casa foi um fiasco total, terminando com Lewis Hamilton em oitavo e Jenson Button em décimo.
Felipe Massa estava esperto. Chegou bem no quarto lugar. O problema dele é ter acordado quando seu companheiro de equipe já tinha mais de 100 pontos de vantagem sobre ele na tabela.
Pastor Maldonado não consegue se manter longe dos enroscos. A vítima da vez foi seu irmão latino Sergio Pérez, inconsolável com o abandono. Calma, Pastor. Humildade e paciência, tal como prudência e canja de galinha, não fazem mal a ninguém. Uma vitória não dá direito a um piloto de guiar como se estivesse no Mario Kart. Bruno Senna estava bem discreto, vindo em décimo, até que no final fez uma oportuna ultrapassagem sobre Nico Hülkenberg. Terminou em nono.
Kamui Kobayashi também ficou feio na foto ao levantar meia dúzia de mecânicos no box.
Mas a verdade é que nem a boa corrida ocorrida em Silverstone fez a F1 esquecer-se do infeliz acidente ocorrido com María de Villota, a sorridente piloto de testes ex-Lotus e atual Marussia, durante uma bateria de testes aerodinâmicos na Inglaterrra. A espanhola começava os ensaios em linha reta realizados em uma pista de aeroporto quando, ao aproximar-se da área onde estavam os mecânicos, o carro da equipe anglo-russa ganhou velocidade novamente sem qualquer explicação e colidiu com a lateral de um dos caminhões do time. As lesões no rosto e na cabeça fizeram com que a moça perdesse o olho direito, mas felizmente, sua vida não está mais em risco. Nos próximos dias será avaliada a real extensão das sequelas. Para o automobilismo, sua carreira está tragicamente encerrada.
Vários pilotos carregaram a estrelinha – a marca da piloto – em tributo.
Velocidade não é brincadeira. De vez em quando ela cobra o seu preço. Alto, por sinal.
“Voltei” a F1 com humildade. Portanto, mais perguntas que afirmações.
O Alonso a essa altura do campeonato não está além dos prognósticos? Os pilotos da Red Bull não deveriam estar na frente neste momento?
Muito superficialmente, eu vejo que é um problema para a Red Bull que Alonso e Ferrari tenham chegado até aqui vivos. Parece-me que as latinhas são as favoritas mas sem folga.
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Sergio Perez está puto pela reincindência e sugere um corretivo:
Pastor Maldonado replica retrucando sobre o que é uma corrida:
Acho que o mexicano está certo em chorar na boca miúda e o venezuelano em alertar sobre os riscos inerentes à competição. Enquanto não simularem um acidente para fraudar a corrdia, está valendo.
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Não é incomum isso acontecer… ano passado foi Hamilton a bola da vez e Massa o chorão.
Mas se o nome de um cara está envolvido em confusões sucessivas, das duas, uma: ou ele está numa tremenda maré de azar, ou está passando do limite, em algum momento, ou aspecto. É bom que ele reflita sobre o motivo, para que ele mesmo não se machuque ou para que ele não machuque ninguém.
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Concordo que Pastor tá vacilando. No entanto, não dá pra tratá-lo como um doido completo, mas sim como um doido com qualidade que precisa da lapidação natural da experiência na categoria.
O que percebo em suas “barbeiragens” é um excesso de vontade. Muito bom ter na F1 um cara como ele, rápido e demonstrando tal apetite. A lapidação pode transformá-lo num campeão.
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E nao foi só uma vitória. é um 7×2 no companheiro, com vitória e com pole. E por dois vacilos tremendos, o cara não tá muito mais a frente em pontos (canadá e corrida passada).
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Concordo…
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Dizem os entendidos em aerodinâmica (aliás, já diziam, antes do acidente) que essa Marussia, assim como a Hispania, são cadeiras elétricas de dar inveja em certas bombas dos anos 80. Uma pena o acidente com a Maria, acabando com o sonho de voltarmos a ter uma mulher no grid da F1.
Victor, sim, Alonso está acima do que era esperado, pelo menos por mim. Acreditava numa facilidade maior para as RBR, a essa altura do campeonato. Que bom que estou errado. E é como disse, salvo erro o Alexandre, na última corrida: o Alonso, pra ser descartado, tem que estar num carro MUITO abaixo dos outros. Se for só um pouco abaixo, o cara tira no braço. Ele está se aproveitando do equilíbrio da temporada, e se mantendo no bolo. Se esse equilíbrio continuar, Alonso leva. O risco que ele tem é essa queda das McLaren se confirmar, e a Lotus e/ou a Mercedes não darem o salto. Se ficar polarizado RBR/Ferrari, aí aposto, de novo, no Vettel.
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Tal como o acidente do Kubica no rali (o que é negado até hoje, apesar das evidências…), é muito triste ver que uma pessoa, a partir daquele momento, terá que abrir mão dos seus planos e seus sonhos para focar em na tentativa de ter uma vida próxima do que consideramos normal. Sem contar que é uma volta à estaca zero para as mulheres na F1.
Sobre o Alonso, acho que fui eu que disse isso… rsrsrsrsrs…
Após um começo de ano equilibrado, com ligeiro destaque para a McLaren, o espanhol mostrou do que é feito um campeão. Agora, a Red Bull parece estar evoluindo mais rápido do que as outras. Se o time austríaco retomar o domínio, o Webber pode ser constante, e tal, mas em 2010 já vimos que o talento vence no final. Caso a Ferrari mantenha seu carro só um pouquinho pior do que a Red Bull, Alonso aparece como forte candidato.
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Sobre Alonso, na verdade, o que tenho a dizer é sobre Massa. Lembro-me que segundo a imprensa, o contrato de Nelsinho, na época da Renault garantia sua permanência desde que ele fizesse metade dos pontos de Alonso até a metade.
Piquet pai se emputeceu, pois alegou que se o contrato previa produtividade comparada, deveriam ter o mesmo equipamento, o que não ocorreu.
O fato é que Felipe Massa está mais de CEM pontos atrás de Alonso. Se fosse eu o dirigente, teria demitido-o.
A única chance de vê-lo marcando pontos, é a equipe melhorar. Aí sim, ele vem a reboque. Com carro inferior, é horrível. Está claro que se a Ferrari fosse o melhor carro, Alonso levaria sempre e Felipe seria o segundo. E não teríamos a oportunidade de ver a disparidade massacrante dos desempenhos.
NUNCA VI UM MASSACRE COMO ESSE.
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A imprensa ufanista já diz que o resultado aumentou a chance de renovação do Massa com a Ferrari.
Para mim, ele tem que fazer muitas corridas como essa e ainda melhores para provar que merece uma vaga.
Seja na Ferrari ou não.
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Trata-se do desespero global.
A possibilidade de NENHUM brasileiro no ano que vem, é muito grande.
Percebo que a F1 está nesses tempos atuais cheia de feras, caras muito bons, em todas as equipes. E alguns muito bons do lado de fora… Será difícil mesmo que permaneçam.
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“A F1 está nesses tempos atuais cheia de feras, caras muito bons, em todas as equipes”.[2]
O que garante a audiência e manutenção da exibição das corridas.
Acho que a adaptação da emissora a “nenhum brasileiro” já está estabelecida.
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É, Bender. É um aprendizado pra emissora. Agora ela mesmo terá a oportunidade óbvia de compreender que promover o esporte é mais inteligente que segurar uma bandeira.
Concordo com você.
Acho que diferente de outras ocasiões, quando a mesma jogou na mão da Band e um brasileiro (é bom dizer, porque podem pensar que Piquet é alemão ou francês) ficou em 2o. lugar e, assim ajudou a trazer de volta a transmissão para o ano seguinte, desta vez, acredito que as transmissões não serão interrompidas.
Será a libertação para o público do esporte e para a própria emissora. Aí poderíamos dizer que a F1 estaria realmente consolidada no país e, quem sabe, até colocar profissionais de narração e comentários mais técnicos e menos afetados.
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Aliás, ainda bem que a emissora nao paga direito de imagem para cada piloto separadamente…
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É sério que a Globo deixou de transmitir a F1 e a Band passou??? Não lembro. Quando foi isso?
Não encaro como “libertação” nem nada disso. E acho plenamente compreensível que a emissora tente dar uma projeção maior a um brasileiro que esteja correndo.
Acho os profissionais da F1, escalados pela emissora, EXCELENTES! Reginaldo Leme e Luciano Burt batem muito forte no pessoal do futebol, por exemplo.
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1980. Procure no Youtube e verá várias corridas narradas por Galvão, na Band.
Nesse ano, se nao me engano, as duas revezaram nas transmissões.
Também acho. Porém, o ufanismo exacerbado traz consigo a audiência dependente desse tipo de circunstância e, portanto, não sustentável.
Reginaldo e Burt são os pontos positivos mesmo. o problema é Luis Roberto e Galvão Bueno que além de ufanistas, são mentirosos.
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Galvão narrando F1 na Band é novidade pra mim. Mas 1980 só no youtube mesmo. Ele foi para a CNT no início dos anos 90. Rolou até um reboliço na época, mesmo sem internet, inclusive na sua volta a Globo.
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Li trocentas vezes que devido ao vice de Piquet em 1980, a Globo retomou a transmissão integral em 1981. Se é verdade, também não sei. Não lembro, nem poderia lembrar disso.
Sobre Galvão na Band, olhando rapidamente, vi aqui na Wiki. Sei lá se é confiável.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Galv%C3%A3o_Bueno
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Sei lá… nunca tinha ouvido falar nessa interrupção. Na Globo foi dito várias vezes esse ano que as transmissões da F1 estavam completando 40 anos.
Tem esse link aí com um video que não abre aqui pra mim. Vou ver de casa depois
http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2012/03/11/40-anos-de-formula-1-na-globo/
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Eu também nunca vi um massacre como esse…
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Agora nao, pq vou voltar pra cama. Mas vou olhar na disparidade Senna x Nakajima pra ver se é comparável.
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Coitado do Nakajima… Mas dele nunca se esperou grande coisa. Já do Massa, não era de se esperar uma diferença tão absurda.
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Ainda mais pra um piloto cria da Ferrari desde que chegou à Formula 1.
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Tava pensando: Bruno e Massa tao ocupando duas vagas. E temos muitos bons pilotos esse ano e alguns fora…
Como gosto de F1, torço para que ambos saiam fora e liberem as vagas. Tão empatando.
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