Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

TimePress – 1ºsem/2012

May 28th, 2012 por | Categorias: Campeonato Carioca 2012, Libertadores 2012, Números, RJ, TV.

Tratando o Brasileirão exclusivamente como 2º semestre, o 1º já acabou para os cariocas em 2012. Resumiu-se tal semestre em Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Libertadores.

A transmissão de jogos em TV aberta para o Rio de Janeiro deu-se da seguinte forma:

Campeonato Carioca: Botafogo 6; Flamengo 7; Fluminense 3; Vasco 9.

Duas rodadas da Taça GB sequer tiveram transmissão. Na semi optou-se por Vasco x Flamengo ao invés de Fluminense x Botafogo. Taça Rio todas as rodadas foram transmitidas. Na semi optou-se novamente por Vasco x Flamengo ao invés de Botafogo x Bangu. Preferência pelo Clássico dos Milhões: Vasco superou o Flamengo em 2 jogos, exatamente as duas finais de turno que fez. Campeão preterido: O Fluminense só passou em TV aberta na final da Taça GB e nos 2 jogos da final do campeonato.

Copa do Brasil: Botafogo 1.

Único grande carioca na competição, o Botafogo teve transmitida 1 de suas 6 partidas. A Copa do Brasil disputa com a Copa Libertadores o horário nobre de quarta-feira depois da novela. Nesse ano, a Band transmitiu para o RJ o torneio nacional, concomitante com a transmissão global do torneio continental, mas não temos o registro desses números. Fica para 2013.

Copa Libertadores da América: Flamengo 5; Fluminense 3; Vasco 7.

Talvez a única vantagem de jogar a aterrorizante “Pré-Libertadores” seja a exposição de mais 2 jogos.  Já a fase de grupos foi equilibrada com Flamengo e Vasco tendo 3 jogos transmitidos cada e Fluminense 2. Sem o mais querido, no mata-mata, o Fluminense teve transmitido 1 dos seus 4 jogos e o Vasco todos os 4.

Com as devidas observações feitas chegamos no saldo das transmissões para a praça do Rio de Janeiro dos jogos dos times cariocas para esse semestre

Transmissão TV Globo para o RJ

Até aqui verifica-se que existe um padrão seguido.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

26 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

26 Comentários para “TimePress – 1ºsem/2012”

  1. Victor
    28/05/12 - 17:21

    Eu acho que as transmissões da Band tiraram muito o propósito deste levantamento, pelo menos o propósito que interessava para mim.

    Para não jogar fora, limito como uma busca por um padrão da TV líder de audiência e que mais fatura com publicidade, ou para a discussão sobre visibilidade da marca efetivamente e não em potencial.

    As transmissões da Band especialmente em dias de semana já foram um grande alívio ao colocar dois Eugenistas cariocas em TV aberta ao mesmo tempo.
    Se não me engano, teve dia em que Flamengo ou Vasco jogavam a Libertadores e eu vi em casa o Fluminense pelo Estadual.
    Também em noite de Libertadores o Botafogo desfilou seu futebol na tela da Band.

    Como torcedor Eugenista, basta-me a universalização do acesso. Isso cai muito bem com uma emissora ficando com a “rebarba”.

    Para o torcedor, caros, o que importa efetivamente é este acesso. Aí… se for na Globo ou no SBT, se um time ganhar trilhões e o seu joga de graça, foda-se. Engole o chôro e vê o jogo.

    ****
    A Band não é bem uma concorrente da TV Globo. Agora para o Brasileirão não devem ter jogos de cariocas fora de casa no mesmo horário de transmissão para TV aberta no Rio e capaz de estarem novamente transmitindo o mesmo jogo (ou com outros times de outras praças o que já seria melhorzinho). É algo interessante para observarmos.

    Para 2013 (ou 2012 se a Band passar jogos diferentes) poderíamos anotar isso.
    Se rolar de usar um Google Spreadsheet eu ajudo.

    Responda a este comentário

    Bender

    Se não me engano, teve dia em que Flamengo ou Vasco jogavam a Libertadores e eu vi em casa o Fluminense pelo Estadual. Também em noite de Libertadores o Botafogo desfilou seu futebol na tela da Band.

    Pois é… chamei atenção disso no post. Já pra mim as transmissões da Band (quando forem computadas) darão um upgrade ao levantamento. Além da busca de padrão da TV líder e discussão sobre visibilidade, ainda pode-se auferir se o consumidor teve opção ou não, se a Band é concorrente ou complementar à Globo, quais as empresas anunciantes (mudam ou são as mesmas?), ou ainda se aprofundar na questão da visibilidade.

    Mas eu também acho difícil acontecer no brasileiro o que houve no 1º semestre. Ainda não chequei, mas deve estar rolando a transmissão do mesmo jogo, já que a Globo tem os direitos. Por isso disse que “fica pra 2013”. Show de bola se rolar esse Spreadsheet. Deve ser fácil de implementar. Vamos ver isso.

    Responda a este comentário

  2. André Bona
    29/05/12 - 8:33

    Veja como a Unimed foi pouco transmitida para os titulos que conquistou e o número de jogos que fez nos dois campeonatos em disputa.

    Veja como o urubu foi MUITO transmitido pelas risíveis campanhas que realizou.

    O Vasco deveria ter sido o segundo mais transmitido, atrás do unimed. Botafogo deveria ter sido o terceiro e urubu deveria ter sido o ultimo. Não foi assim. Todos já sabíamos disso.

    Responda a este comentário

    Bender

    O Vasco deveria ter sido o segundo mais transmitido, atrás do unimed. Botafogo deveria ter sido o terceiro e urubu deveria ter sido o ultimo.

    E vindo de quem prega igualdade. Muito bom!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Justamente por isso Bender. O que eu propus foi justamente a igualdade. Vc nao entendeu.

    A diferença se daria SOMENTE porque os times que jogaram MAIS jogos precisariam ser MAIS mostrados. Não dá pra mostrar um time que não joga, certo?

    Primeira fase da Liberta: igualdade entre Vasco, Unimed e Urubu
    Segunda fase da liberta: igualdade entre vasco e unimed
    terceira fase da liberta: igualdade entre vasco e unimed

    Estadual: primeiro turno: igualdade entre vasco, urubu, unimed e botafogo
    Semi-finais de turno: igualdade
    Final de turno: igualdade

    Nesse caso, obviamente, a Unimed seria mais transmitida.

    CB: botafogo, unico até onde chegou.

    Onde vc nao viu igualdade?

    Pra eu propor igualdade total, o urubu precisaria ao menos jogar… certo?

    Responda a este comentário

    Bender

    “Estadual: primeiro turno: igualdade entre vasco, urubu, unimed e botafogo”

    É a ala radical-extremista dos eugenistas do blog. O Cariocão tem apenas 4 clubes.

    Responda a este comentário

    André Bona

    É a ala radical-extremista dos eugenistas do blog. O Cariocão tem apenas 4 clubes.

    Nao veado. O seu post só fala de 4 clubes.

    Responda a este comentário

    André Bona

    gaburah: finish him no urubu aqui, por favor!

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… Tu nem leu então. É sobre as transmissões e não sobre os 4 clubes.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vc quer que eu analise os dados que vc NAO COLOCOU?

    É sobre transmissões dos 4 clubes supramencionados. Assim como não tem gambá, inter, palmeiras, SPFW, gremio, america-mg o maior de minas, nem nada disso informado aí. tem apenas os 4 informados.

    Responda a este comentário

    Bender

    O levantamento é das transmissões dos jogos para o RJ. Esses só contemplam com grande envolvido.
    Vc, eugenista, diz que no estadual “unimed deveria ser primeiro, Vice em 2º, Botafogo em 3º e urubu ultimo”. Na visão que eu tinha do que vc vive dizendo aqui no blog, achava que tu deveria colocar todos os times do campeonato em condições idênticas. Todos = Resende, Madureira, Bangu (esse inclusive citado no post), Boavista…
    Igualdade seletiva? Aí é moleza ser “justo”.

    E em separado, falando apenas dos 4 grandes, não faz muito sentido dizer que tal time deveria ter mais transmissões que outro, dado que disputaram diferentes campeonatos. Ano que vem com todos na Copa do Brasil vai ficar melhor.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Nao fode Bender.

    O levantamento é das transmissões dos jogos para o RJ. Esses só contemplam com grande envolvido.

    Estou analisando esses mesmo que vc mencionou. Se tivesse informado de Madureira e tudo mais, eu teria falado de todos, obviamente.

    Vc, eugenista, diz que no estadual “unimed deveria ser primeiro, Vice em 2º, Botafogo em 3º e urubu ultimo”

    Não Bender. Eu nao disse NO ESTADUAL. Eu disse em tudo. A sua informação refere-se SOMENTE ao ESTADUAL? Não. Então…

    No estadual a ordem deveria ter sido: Unimed, Vasco, Botafogo e Urubu. A unimed fez a final do estadual em dois jogos. O vasco fez uma semi-final e uma final de turno a mais que a unimed. logo, unimed e vasco jogaram a mesma quantidade. o botafogo seria o primeiro, pois jogou uma final de turno a menos que o vasco, mas fez dois jogos a mais na final, tendo portanto, 1 jogo a mais.

    Corrigindo: Botafogo > unimed = vasco > urubu > bangu (este ultimo fez um jogo a menos que o urubu).

    Na visão que eu tinha do que vc vive dizendo aqui no blog, achava que tu deveria colocar todos os times do campeonato em condições idênticas. Todos = Resende, Madureira, Bangu

    É realmente isso que acho. Resende = urubu = Bangu = Vasco. e por aí vai… Mas vc NAO POSTOU as transmissões desses aí. Logo, todos eles deveriam ter a mesma exposição no turno e no returno.

    E em separado, falando apenas dos 4 grandes, não faz muito sentido dizer que tal time deveria ter mais transmissões que outro, dado que disputaram diferentes campeonatos.

    bom, sabemos que o urubu nao disputou a CB nem a libertadores (só primeira fase). Logo ele seria o ultimo de toda forma, entre os 4. Já Vasco e Unimed jogaram 4 jogos a mais que o urubu. deveriam portanto, ter mais transmissões também nesse campeonato.

    O Botafogo jogou, ao todo, 6 jogos na CB. O urubu jogou 6 jogos na liberta.

    O Vasco e a unimed jogaram 10 jogos na liberta, cada.

    Dessa forma, corrigindo de novo, a quantidade de transmissões ao todo, em igualdade de condições, deveria ter sido:

    Vasco = Unimed > Botafogo > Urubu

    Parecido com meu primeiro comentário sobre o assunto. Só que eu errei ao contabilizar a Unimed, já que o plano de saúde não fez uma das semi-finais de turno.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Repare que o Botafogo jogou 3 jogos ao todo a mais que o urubu e teve 7 transmissões. o Urubu, com 3 jogos a menos, teve 12.

    Repare que a Unimed jogou 6 jogos a mais que o urubu e teve 6 jogos a menos transmitidos.

    Repare que se meu interesse nao fosse pela igualdade, eu ficava quietinho, já que o bacalhau foi o mais transmitido.

    Aliás o bacalhau foi 4 jogos mais transmitido tendo feito 6 jogos a mais.

    Claro que não dá pra contar 1 transmissão por jogo, mas faça as proporções de transmissão/partida realizada que você vai ver…

    Responda a este comentário

    Bender

    Cara, a disparidade que encontrei está, inclusive, negritada no post. De resto, tudo normal para o padrão de transmissão que a Globo adota.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pois é…. um monte de erro. E pode fazer mais correções aí já que o Flamengo jogou 8 jogos na Liberta e não 6.

    Responda a este comentário

    André Bona

    é verdade. teve a repescagem. 8 jogos.

    Repare que mais jogos desimportantes do urubu foram transmitidos e menos jogos decisivos de unimed, vasco e botafogo foram transmitidos.

    A concentração foi tamanha no urubu que mesmo sem jogar qualquer decisão ou mata-mata (excessão à repescagem) ainda assim foi mais transmitido… se der peso aos jgos, o que nem proponho pela dificuldade de mensurar, será ainda mais gritante.

    Responda a este comentário

    Bender

    Putz… tá tudo errado nesse comentário aí.

    “mais jogos desimportantes do urubu foram transmitidos e menos jogos decisivos de unimed, vasco e botafogo”

    Qual jogo “menos decisivo” do vice não foi transmitido?

    Semifinal agora não é mais uma decisão?

    A concentração foi no Flamengo e Vice, como sempre é.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Bender, se Botafogo e Unimed não tivessem sido finalistas, teriam sidos transmitidos respectivamente 5 e 4 jogos de cada um deles.

    Em final de campeonato, nao se transmite o time, mas sim o jogo. Esse é o ponto. Nas demais fases, se transmite o time. Dessa forma, poderíamos até retirar as finais da conta, certo? e veríamos que a disparidade é ainda mais avassaladora.

    Tá errado essa concentração.

    Responda a este comentário

    Bender

    Melhorou bastante.

    Bom… certo ou errado é um julgamento seu.

    Chamei atenção no post ao que saltou aos olhos. O Fluminense não teve nenhuma partida transmitida na ‘fase de grupos’ das Taças GB e Rio. Foram 5 rodadas da GB e 8 da Rio. A distribuição ficou:
    Botafogo 3
    Flamengo 5
    Fluminense 0
    Vasco 5

    Pré-liberta só tinha o Flamengo. Oitavas e quartas apenas Vice e Flumineco. Descarta-se tudo. Liberta fase de grupos:
    Flamengo 3
    Fluminense 2
    Vasco 3

    Copa do Brasil só tinha o #bosta, apenas ele foi transmitido.

    Responda a este comentário

  3. André Bona
    29/05/12 - 16:07

    É, o vasco foi mesmo o mais transmitido. Com certeza beneficiado pela fraca campanha do urubu. Assim foi dada preferência ao bacalhau em detrimento de Unimed e Botafogo:

    Transmissões considerando o total dos jogos:
    Vasco: 55% dos jogos
    Botafogo: 27% dos jogos
    Unimed: 21% dos jogos
    Urubu: 48% dos jogos

    Responda a este comentário

    André Bona

    Mas o Vasco foi bem mais longe que o urubu, o que se justifica. O que nao se justifica é o urubu ser mais transmitido que bota e unimed.

    Responda a este comentário

    André Bona

    e também nao se justifica que vasco tenha MUITO MAIS transmitido que unimed e botafogo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Lógico que no caso das semifinais fica claro também que o escolhido foi o urubu. O vasco ganhou pontos nessa transmissão aí por tabela, já que teve que surrar o rival duas vezes em semi.

    Responda a este comentário

    Bender

    Vice chegou nas duas finais de turno do estadual, o Flamengo nas duas semi. 2 jogos de ‘vantagem’ pro Vice.
    Vice chegou nas quartas da Liberta, o Flamengo na fase de grupos. 4 jogos a mais pro Vice – 2 jogos da ‘pré-liberta’ = 2 jogos de ‘vantagem’ pro Vice.

    TOTAL Fla foi 12
    TOTAL Vice foi 16

    Exatamente os 4 jogos de ‘vantagem’ pro Vice. Fla e Vice perfeitamente distribuídos.

    ****
    “O que nao se justifica é o urubu ser mais transmitido que bota e unimed […]
    nao se justifica que vasco tenha MUITO MAIS transmitido que unimed e botafogo”

    Justifica sim. Está seguindo o padrão.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Está seguindo o padrão.

    Sim, o padrão de parcialidade.

    Responda a este comentário

  4. Bender
    13/07/12 - 17:16

    Rá!
    http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2012/07/12/o-ranking-das-transmissoes-2012-rio-de-janeiro/

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário