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Termina maior parceria do futebol brasileiro

April 2nd, 2009 por | Categorias: Futebol.
Flamengo encerra parceria de quase 25 anos

Flamengo encerra parceria de quase 25 anos

A Petrobras não estará estampada na camisa do Flamengo no próximo jogo, Fla-Flu da última rodada da Taça Rio.

A incompetência da diretoria rubro-negra tende ao infinito. Além da inaptidão, ainda se faz de burra. Disse o atual presidente: “Não poderíamos seguir com os problemas com a Petrobras”. Piada. Os problemas não são da Estatal, são do clube. Isso é muito claro.

As partes até chegaram ao acordo quanto ao valor do patrocínio para 2009, que foi anunciado mês passado. Porém, o clube não cumpriu as exigências.

A determinação é que, para receber a verba anual de patrocínio, a entidade esportiva não deve ter problemas com o fisco. Todo ano a corrida atrás das certidões negativas de débito era uma novela.

Para completar o amadorismo, o Flamengo está 2 meses (fevereiro e março) deixando de receber, pois o contrato terminou em 31 de janeiro desse ano.

Dessa forma, continua a saga de inaptidão dos dirigentes do Fla que, ao invés de resolver o problema, fogem dele. Terminam uma longa parceria de uma forma terrível. Podem até conseguir outra empresa que pague tanto ou até mais que a Petrobras (já falam de Oi ou Nestle), mas a forma como o processo é feito, é sempre da pior maneira. Quando não deveriam ter tirado a Nike da camisa, o fizeram. Quando deveriam ter negociado previamente com outro patrocinador e tirado a Petrobras da camisa (fevereiro e março de 2009), não o fizeram.

Abaixo segue a nota divulgada em meados de fevereiro desse ano na Petronet, a intranet da Petrobras, onde a Companhia traça um pequeno cronograma das negociações.

Destaque para os últimos parágrafos:

“A parceria de 24 anos entre a Petrobras e o Flamengo sempre foi mantida nos melhores e piores momentos vividos pelo clube – nestes últimos, não tendo havido qualquer pedido de redução, por parte da Petrobras, dos valores contratuais. Neste período, como hoje, o patrocínio sempre esteve entre os maiores, se não o maior, do futebol brasileiro.

A empresa está satisfeita com o retorno de visibilidade do patrocínio e aguarda, para logo após o carnaval, uma definição do C.R. Flamengo em relação à última proposta apresentada pela companhia no dia 18 de janeiro” (de R$ 16,2 milhões).

Nota da Petrobras

Nota da Petrobras

Atualização

Saiu outra nota na Petronet com a posição da Empresa sobre o fim da parceria. Só fica cada vez mais clara a incompetência dos dirigentes do clube.

Petrobras lamenta o ocorrido

Petrobras lamenta o ocorrido

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42 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

42 Comentários para “Termina maior parceria do futebol brasileiro”

  1. Serginho Valente
    2/04/09 - 18:48

    Quando li o título levei um susto, achei que o Corinthians já tinha rescindido com a Batavo.

    O Flamengo tem todas as condições de arranjar um patrocínio excelente na iniciativa privada.

    E parece que no clube começam a falar em separar boa parte do orçamento anual para o pagamento de dívidas. O que é uma notícia, que se confirmada, é muito mais importante que qualquer patrocínio. Já que até hoje, só se preocupavam em aumentar o rombo.

    É pena que não vai acontecer, mas a Petrobrás devia aproveitar e investir essa grana em algo mais produtivo pro país.

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    Rafael

    Quanto a Batavo paga pro Corinthians?

    De qualquer forma, e seja quanto for, vai demorar muito pra chegar no que foi Flamengo/Petrobras, seja em termos financeiros ou associação à marca.

    ****

    O “Flamengo Futebol Clube” nem é um embrião ainda. Vamos esperar.

    ****

    Quanto à discussão de onde a Petrobras deve investir, deixo para seus acionistas e seu Depto. de Marketing.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Exatamente, gostaria que o acionista majoritário com direito a voto, resolvesse investir no país.

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    Rafael

    Engraçado… acho que já falamos disso por aqui…

    Ações ordinárias estão majoritariamente com o Governo porque é lei. Do TOTAL de ações (ON e PN) 30% estão em poder do Governo.

    E esse papo não quer dizer nada. Uma empresa (privada, mista ou 100% pública) deve, na minha opinião, ser eficiente, ou seja, empregar pessoas, gerar renda e ser lucrativa a longo prazo.

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    Serginho Valente

    ” Uma empresa (privada, mista ou 100% pública) deve, na minha opinião, ser eficiente, ou seja, empregar pessoas, gerar renda e ser lucrativa a longo prazo.”

    Não falei nada diferente disso.

    Se no TOTAL de ações apenas 0,1% estivesse em poder do Governo e este tivesse 50,01% das ações ON, quem decidiria seria ele.

    E eu gostaria que o Governo gastasse dinheiro (inclusive quando faz propaganda) de maneira mais eficiente pro país, só isso.

    O que de maneira alguma significa que ele precise fazer alguma propaganda ineficiente.

    Acho estranho alguém achar que eu preocupado com dinheiro gasto num tipo de propaganda, não vá me importar que se utilize esse mesmo dinheiro de forma inadequada. É realmente complicado.

    A Batavo pagará R$18 milhões de 22 março até o final do ano.

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    Victor

    Para ser mais exato, a data de encerramento da Batavo irá até a final da Taça SP de Juniores do ano que vem, entrando um pouco, então, em 2010.

    O Corinthians preferiu negociar apenas até aí, porque acredita que conseguirá valor maior no ano que vem por ser do seu centenário.

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    Rafael

    Cara, o que é pra vc “gastar o dinheiro (inclusive quando faz propaganda) de maneira mais eficiente pro país”?

    Se vc está falando de desenvolvimento, a Petrobras é a que gera “mais de tudo” pro país, ou seja, empregos diretos e indiretos, paga impostos, renda… o nível de investimento da empresa é colossal.

    Se vc está falando dos esportes olímpicos amadores ou cultura de uma forma geral, fica tranquilo. A Petrobras investe muito nesses também.

    Se vc acha que a parceria de 25 anos da Petrobras com o Flamengo foi ineficiente para qualquer um de ambos os lados, vc está muito errado.

    ****

    Muito boa a quantia da Batavo. A “fraude” valeu a pena.

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    Serginho Valente

    Já falei sobre isso várias vezes. Se tem um lugar que não precisa de ajuda pra se desenvolver é o futebol de ponta do país.

    “Se vc está falando dos esportes olímpicos amadores ou cultura de uma forma geral, fica tranquilo. A Petrobras investe muito nesses também.”

    Nossa…o Brasil realmente não precisa de mais investimentos em esportes olímpicos (vide o brilhante resultado na última Olimpíada), nem de mais investimentos em cultura, e muito menos em educação, ou em infra-estrutura.

    “Se vc acha que a parceria de 25 anos da Petrobras com o Flamengo foi ineficiente para qualquer um de ambos os lados, vc está muito errado.”

    PUTA QUE PARIU! Pela milésima vez, nunca disse que era mau negócio pra nenhum dos dois. Pela milésima vez, o Flamengo é um produto top de linha pra publicidade.

    A única coisa que eu falo, e vou falar sempre, é que empresas com capital público (mistas, ou não) deveriam investir onde o país mais precisa, até mesmo quando fazem propaganda.

    O Flamengo, por sua vez, ganhou um bom dinheiro com a Petrobrás, mas tem totais (ou pelo menos teria se não estivesse “rendido” pelos seus dirigentes) condições de arranjar um patrocínio até maior com uma empresa 100% privada.

    ****

    A princípio sim. Quero ver quando começar a dar merda, se vai valer.

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    Rafael

    Ajuda? PQP Serginho…O q vc chama de “ajuda” é uma relação comercial, mercado.

    Sim, o Brasil precisa de investimentos em esportes olímpicos, cultura, educação, infra-estrutura… E o responsável por isso são os Governos Federal, Estaduais e Municipais.

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    Serginho Valente

    Ah…o patrocínio não ajuda, deve atrapalhar…

    Sério? Os responsáveis são os governos? Então, por que o Governo Federal, que é quem decide onde a Petrobrás faz propaganda, não determina que ela faça esse investimento numa dessas áreas?

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    Rafael

    “Ajuda” eu nem comento mais.

    O quê uma vez escrevi aqui e vc não deve ter notado é que o patrocínio da Petrobras com o Flamengo representava 0,…% do total do plano de investimentos da Empresa.

    Lula, Dilma… esse pessoal não se preocupa com isso. Seria ridículo. O foco está nos BILHÕES do PAC.

    O gerente de Marketing da Petrobras tem autonomia para decidir menores patrocínios.

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    Eduardo

    Serginho Valente,

    Somente para esclarecer, a PETROBRÁS tem seu capital de giro gerado por ela mesma, seja na exploração de petróleo, seja na venda de combustíveis, etc, e tem como concorrentes outras empresas do ramo como SHELL, TEXACO entre outras. Portanto, ela necessita dos mesmos instrumentos de promoção, para alavancar suas receitas, das outras empresas que citei. Publicidade faz parte do negócio. Ela não tem por obrigação investir em construção de pontes, estradas, saneamento básico, educação etc, até porque as outras também não a tem.
    Então, sem essa de que deveriam investir em algo produtivo para o país. Mas mesmo assim ela já o faz quando descobre novos poços de petróleo ou quando aumenta a produção de combustível no país.
    Valeu!!!

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  2. Alexandre
    2/04/09 - 18:56

    Combinemos: É muito ruim ficar dependendo de CND pra conseguir grana!!!
    De repente, o término dessa parceria é um desses “males que vêm para o bem”.
    Mas eu continuarei torcendo para que seja um “mal que vá para o pior”. rs

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    Rafael

    Pois é cara, vamos ver que bicho isso vai dar.

    Mas antes de torcer, vc deve abrir o olho com a Eletrobras. O Vasco já tem todas as certidões?

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    Alexandre

    Acho q não… Eu entendi q eles conseguiram um liminar para poder obter as certidões. Agora vão ter q obter elas e aguardar uma reunião com um conselho da eletro pra finalizar a coisa…

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    Serginho Valente

    É uma lástima que o Vasco não tenha recebido uma boa proposta da iniciativa privada, sem “favores políticos”.

    Resultado da “era Eurico”. Aliás, é isso que pode reduzir o investimento no Flamengo. Qual empresa vai querer botar dinheiro lá e vê-lo virar fumaça no bolso da quadrilha?

    Por outro lado, espero que o Vasco aproveite para equacionar boa parte de sua dívida, e a partir daí, passe a quitá-la gradual e incessantemente.

    Imagino o Vasco a potência que voltará a ser, sem dívidas e com credibilidade no mercado.

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  3. Saulo
    2/04/09 - 19:17

    É lamentável as circunstâncias do fim do término da mais longa parceria do futebol brasileiro. Chega a ser cínico os argumentos da diretoria em culpar justamente as administrações anteriores pela atual situação do clube. Muitas dessas mesmas pessoas estão há vinte anos em várias gestões. O próprio diretor de futebol Kléber Leite, foi presidente por dois mandatos, bancou a candidatura do afastado Edmundo Santos Silva. Agora critica com a maior cara lavada, o acordo com a falida ISL. Apenas ficou contrariado na época porque sua empresa Kefler era parceira da Hicks Muse e era concorrência direta na votação do conselho para aprovação. Seja qual for a próxima empresa da qual utilizará a marca Flamengo, será um valor tão grande quanto a maior torcida do mundo. Gostaria apenas saber qual vai ser a explicação quando o clube estiver as mínguas novamente???? Não vai precisar do CDN para receber os valores no contrato. Pelo menos este ano existe a grande possibilidade de renovar com as eleições. Vamos ver se o Leonardo encara a missão.

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    Serginho Valente

    Saulo…o Leonardo, mesmo se quisesse, não pode ser candidato ainda. Por estatuto do clube, somente nas próximas.

    Por outro lado, agora que os caras não precisam mais do CDN, vão chutar o balde…haja Timemania pra pagar imposto depois…

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    Saulo

    Ele tem totais condições por ser sócio benemérito e ainda estar no prazo para inscrições.

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    Serginho Valente

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL580727-9865,00.html

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    Victor

    Saulo, por que você se expõe tanto?

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    Gaburah

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    Responda a este comentário

    Saulo

    Se Luxemburgo resolver entrar na disputa, continua na mesma. Vai ser mais um clube para a TRAFICC.

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    Serginho Valente

    Não se preocupa com isso. O Luxa não vai largar R$400 mil limpos, pra ganhar R$400 mil sujos.

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    Gaburah

    AHUhauuHAUHuahuHAUHUahuhAUHUah
    uahuHAUHuahuHAUHUAHUHAUhauhAUH
    UhauhAUHUhauhAUHUhauHAUHuahuAH
    UHuahuHAUHauhUAHUhauhAUHuahuAH [2]

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    Serginho Valente

    Mas pra mim, o pior aspecto da política do Flamengo, é que desde que eu me entendo por gente, o mesmo grupo domina o clube.

    É uma dinastia muito maior do que a do Calçada no Vasco, mesmo para os que consideram o período do Eurico a sua continuação.

    Na Gávea, até o Edmundo Santos Silva ganhou por ser do bando. E depois foi sacrificado como bode expiatório, pelo seu silêncio, deve ter valido muito a pena.

    Esse grupo reina por lá travestido numa falsa democracia e alternância de poder, mas são sempre os mesmos. E o clube segue afundando numa seqüencia inacreditável de administrações terríveis pra instituição.

    Não sei a quantas anda o quadro social do Flamengo. Mas não sei se o Leonardo, por exemplo, conseguiria se eleger, representando justamente a ruptura do esquema confortavelmente instalado dos sangues-sugas no clube. Acho que isso só acontecerá quando não tiver mais nada a ser sugado.

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  4. Victor
    2/04/09 - 19:26

    Terminou a mais duradoura parceria do futebol brasileiro. Porque maior não é.
    E nem foi.

    E ao contrário do cronista, acho que está certa a diretoria do CRF:

    Não poderíamos seguir com os problemas com a Petrobras.

    Perfeito. O clube tem seus problemas e dentre eles, existe depender de CND. Está certo que deveria conseguir, mas não consegue. É uma realidade do clube ficar na merda na hora de ver a grana, e uma possibilidde do clube ir atrás do dinheiro na iniciativa privada cagando para a CND.
    Melhor que ficar dando murro em ponta de faca.

    Quanto ao valor de patrocinio, fica difícil estimar o quanto o CRF conseguirá na iniciativa privada, porque o clube tem dimensões de mercado singulares. Tem mercado bem maior que seus rivais cariocas, mas não está no Estado onde a grana corre solta como os grandes paulistas.

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    Rafael

    Qual parceria foi maior no Brasil?

    “Duradoura” de repente foi a maior do mundo.

    ****

    A Diretoria está errada. Estão transferindo o problema e não resolvendo. Ano passado conseguiram a CND. Agora não, encheu. Vão pela via mais fácil. Agir corretamente não é dar murro em ponta de faca.

    Estar no RJ ou em SP faz diferença em vários mercados. SP é o Brasil em termos de grana. Mas não acho que vá mudar muito nesse caso específico. Claro que nenhuma empresa virá com propostas muito fora da realidade. Sim, é difícil estimar um valor do novo patrocínio do CRF, mas chuto algo em torno dos grandes paulistas.

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    Victor

    Qual parceria foi maior no Brasil?
    Bem, meu amigo. Eu não entendo do que você está falando.
    Maior aqui é de tempo? de grana? das duas coisas?

    Se for de tempo, ok.

    Se for de grana, não.
    Se for de visibilidade, também não.

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    Rafael

    Bem, meu amigo…

    Tempo: não conheço outra no mundo tão grande.

    Grana: em contratos únicos de 1 ou 2 anos não foi a maior. Mas pelo tempo, não deve ter tido no país uma relação de Clube-Empresa que girou mais dinheiro.

    Visibilidade: pensou na camisa do Flamengo, pensou LUBRAX. Fluminense-Unimed falta muito, Palmeiras-Parmalat acabou, São Paulo-?? quem é o atual do São Paulo mesmo?

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    Victor

    Para aqueles que preferem embasar-se sobre os assuntos ao invés apenas de confiar em seus limitados conhecimentos sensoriais, segue o que diz pesquisa realizada em junho de 2008. Cada um tire suas próprias conclusões ou compre seu chapéuzinho de Napoleão e use a si mesmo como Universo de Amostras.

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    Victor

    Dever de Casa:
    – Encontre o patrocinador do São Paulo na lista e compare com o do Magnânimo Superlativo.

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    Rafael

    Maneira a pesquisa paulista.

    Só é meio complicado comparar Empresas que são fornecedoras de MATERIAL ESPORTIVO com Empresas de telefonia, bebidas, combustíveis.

    ****

    “(…) o rompimento de contrato de patrocínio com a Petrobras, (…) que elevou a marca da empresa como a patrocinadora esportiva mais reconhecida entre os cariocas (…)”

    http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2009/04/03/por-que-investir-no-flamengo/

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    Victor

    À título de conhecimento aos demais, a pesquisa que citei foi nacional.

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  5. Serginho Valente
    4/04/09 - 0:23

    O Flamengo já está fechando outras belas parcerias, sem capital público, CND, e o escambau. Não é bem melhor assim?

    O problema deve ser o que a turma lá vai fazer com a grana…

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    Rafael

    Se é melhor assim eu não sei. Sei que o ideal seria regularizar o clube para com suas obrigações.

    Esse problema é recorrente lá sempre. Lembra da ISL?

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  6. Serginho Valente
    6/04/09 - 13:36

    25 anos depois o Flamengo joga sem o patrocínio da Petrobrás em sua camisa, e vejam só que surpresa, o “manto” ficou ainda mais feio sem a propaganda.

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    Rafael

    HAhAHahah… prova maior da associação à marca.

    O manto ficou esquisito sem a Petrobras estampada mesmo. É questão de costume.

    O ruim mesmo são as listras estreitas.

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  7. Rafael
    7/04/09 - 10:43

    Pra quem não consegue ler a imagem da atualização do post, segue o texto da nota da Petrobras.

    “Petrobras comenta fim da parceria com o Flamengo

    Contrato de patrocínio não terá continuidade em 2009. Companhia lamenta o ocorrido em função de o clube não ter regularizado sua situação fiscal.

    Conforme anunciado nesta quinta-feira (2/4) pelo Clube de Regatas do Flamengo, o contrato de patrocínio com a Petrobras não terá continuidade em 2009.

    Como sempre foi do conhecimento do Flamengo em todos esses anos de parceria, durante toda a negociação foi colocada a necessidade de regularização fiscal do clube, exigência esta da legislação brasileira para todos os patrocinados pela Petrobras ou demais instituições federais.

    A Petrobras foi pega de surpresa pelo anúncio feito pelo Flamengo, já que, como acordado, estava aguardando a regularização fiscal do Clube para efetivar o novo contrato, que teria a validade de 1 ano a partir da data de sua assinatura.

    A Petrobras lamenta o ocorrido e destaca a satisfação de ter realizado a mais longa parceria do esporte mundial.

    02/04/2009”

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  8. Bender
    11/02/11 - 16:59

    Desde que terminou o patrocínio com o Flamengo, a empresa aumentou sua investida no Campeonato Brasileiro e iniciou na Copa do Brasil.

    Petrobras : Comunicação Interna : Notícias : Petrobras leva força de trabalho a jogos da primeira fase da Copa do Brasil

    Notícias
    Publicado em 11/02/2011 – 11h49
    Força de trabalho e memória – Relacionamento com Público Interno
    Petrobras leva força de trabalho a jogos da primeira fase da Copa do Brasil
    Patrocinada pela companhia desde 2010, competição é a única d futebol masculino que tem a participação dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal

    A Petrobras, patrocinadora da Copa do Brasil, vai sortear dois pares de ingressos para jogos da primeira fase. Para participar, basta se inscrever e responder às perguntas pela página de promoções.

    Os nomes dos contemplados e os locais de entrega dos convites serão divulgados na próxima segunda-feira (14/02), às 15h30. Fique atento ao sorteio!

    Sobre o campeonato

    A Copa do Brasil, campeonato de futebol de maior abrangência do país, recebe pelo segundo ano consecutivo patrocínio da Petrobras. Em sua primeira edição patrocinada pela companhia, o time do Santos foi grande vencedor.

    A edição de 2011, que começa no dia 16 de fevereiro, contará com a presença de 64 clubes de todo o Brasil, e o time vencedor estará automaticamente classificado para a Copa Libertadores do ano seguinte. A região nordeste terá o maior número de representantes na competição, com 20 times, seguido do sudeste, com 17 equipes. Centro-oeste, norte e sul terão nove clubes cada. Entre os estados, São Paulo lidera a lista, com oito times.

    A Petrobras pretende reforçar sua associação com o futebol, por meio de grandes eventos esportivos do calendário nacional. Dessa forma, a companhia esperar criar identificação dos torcedores com sua marca, além de apresentar os patrocínios culturais, ambientais e sociais nas cidades que receberão os jogos do campeonato.

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