Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Segurança no Engenhão: O que mudou de lá para cá?

October 21st, 2010 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Brasileiro 2010, Flamengo, Vasco.

Em Outubro de 2008 a CBF confirmou a inversão de um Botafogo x Flamengo do Engenhão para o Maracanã, seguindo as recomendações da Polícia Militar quanto à falta de segurança do estádio, conforme registramos neste post.

Não me parece que em 2010 a situação de segurança/insegurança tenha se modificado para pior ou para melhor, ainda que os jogos realizados no Engenhão tenham se dado sem nenhuma anomalia. É curioso entender porque a PM não faz nenhuma recomendação à respeito da realização do clássico carioca de rivalidade mais belicista.

Amanhã, como em 92, se Maracanã e Engenhão não puderem ser utilizados, magicamente São Januário comportará clássicos.

Da mesma forma como em menos de 6 meses, Volta Redonda passou a ter condições de receber os equipamentos de transmissão de TV, como aliás, sempre recebeu com exceção do Cariocão deste ano, com os Grandes jogando somente em 3 estádios.

Se é para dar uma de João Sem Braço. Façamos nossa parte: PM, é seguro ir ao Engenhão ver Vasco x Flamengo? Em 2008 pelo seu laudo, não era.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

113 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

113 Comentários para “Segurança no Engenhão: O que mudou de lá para cá?”

  1. Macedus (Flamengo sempre)
    21/10/10 - 12:30

    Pois é, eu volta e meia insisto neste assunto, nunca tinha ido ao Estranhão .. quer dizer .. Engenhão e este ano ja fui em dois jogos lá (Flamengo e Botafogo e Flamengo e Internacional).

    Até aí tudo bem pois o jogo com o Inter era apenas uma torcida e tal e o jogo com o Botafogo estava bem vazio.

    Mas como todos nós sabemos, certas torcidas não se misturam, certas torcidas se odeiam (coisa de viado)e este jogo em particular tende a ser bem mais cheio que os últimos CRAAAAAAAAAAAAAAAAASSICOS em Engenho de Dentro.

    Pergunto eu – se apenas existe uma estação de trem para ambas as torcidas, como estas farão para chegar ao mesmo tempo no estádio ?

    E na saída, torcida do Flamengo vindo da leste e a do Vasco da oeste, a maioria indo pegar o trem, e aí ?

    No Maracanã cada torcida tinha uma estação de metro e de trem, cada torcida ao sair ia para um lado.

    Fora o espaço interno das arquibancadas que acho uma bosta o acesso ao estádio, principalmente em dias de clássico, sempre foi uma das minhas criticas.

    Não irei a este clássico pois estarei fazendo uma prova no dia, senão eu iria, mas com um pé atrás pois no Maracanã não tinha esse problema, é quintal da minha casa.

    SRN

    Responda a este comentário

    Victor

    O que eu acho mais escroto do Engenhão é não ter área mista como o Maracanã tem às pencas, tanto nas cadeiras quanto na arquibancada.
    Acho lamentável que no Rio de Janeiro, cidade com 4 times grandes e que tem a cultura de se mistrurarem no estádio para ver o jogo, o estádio municipal tenha sido projetado sem isso.

    Esse estádio deve ser ótimo em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo ou Belo Horizonte. No Rio é uma merda.

    Responda a este comentário

  2. Macedus (Flamengo sempre)
    21/10/10 - 13:05

    Isso é outra merda também Victor, eu e minha patroa (que é vascaina doente) volta e meia íamos para o Maracanã assistir aos jogos de nossos times na certeza que nada de mais sério aconteceria pois tinha a arquibancada branca ou a cadeira azul.

    Ela estava doida para ir neste jogo de domingo, mas logo cortei sabendo desta porcaria de falta de local misto para as torcidas.

    É lamentável mesmo, só quero ver ano que vem no estadual o que vai acontecer …

    SRN

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Sempre fui grande fã da arquibancada branca do Maraca. Só assistia jogo lá.

    E daria pra fazer uma área mista no Engenhão tranquilamente. O setor oeste inferior seria ideal pra isso.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    ali é território vip,diretoria faz mto dinheiro ali. jamais tirariam.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Nem tanto pela frequência, já que normalmente o setor não lota. Mas o lance é que tem um plano do programa sócio-torcedor que dá direito a cadeira cativa ali, com nome e tudo mais. Já o Oeste Superior é reservado aos sócios-torcedores dos outros planos.

    Mas poderia então levar para um dos níveis do setor leste. Acho que seria viável.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    pra ficar comendo fumaça da fúria e de cara pro sol?

    sei não.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Leste inferior então. Pelo menos seria uma opção, sacou?

    Responda a este comentário

  3. botafoguense
    21/10/10 - 13:10

    teve isso ano passado também. só que num conseguiu o que queria, aquele otário do marcos braz.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Seria o RB?

    RB = Macedus, toda hora uma alcunha diferente, rsrsrsrs

    Responda a este comentário

    anderson paiva

    rafl b

    Responda a este comentário

    rafl b

    rafl b [2]

    o mosquito roxo sou eu.

    Responda a este comentário

  4. Bender
    21/10/10 - 14:13

    To sem tempo pra porra nenhuma. Depois comento melhor.

    ****
    É quase certo que vou nesse jogo.

    Responda a este comentário

  5. Fernando Gonzaga
    22/10/10 - 8:13

    o Engenhão não foi erguido com o propósito de ser um substituto do Maracanã, por isso não tem essa tal área mista…e se os flamenguistas acham ruim jogar lá, então que vão jogar lá na Rua Bariri, ou lá em Bangu, afinal é por lá que o Bruno anda mesmo…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Por favor, não discrimine o bairro de Bangu com uma piada tão estúpida e idiota como essa…

    Responda a este comentário

  6. Fernando Gonzaga
    22/10/10 - 9:58

    estúpido e idiota são esses torcedores desabrigados, quem nem estádio tem, e mesmo assim se acham na condição de reclamar…como já disse anteriormente, se no Engenhão não está bom, então procurem outro lugar….

    de forma alguma eu discrimaria o bairro de Bangu, ou qualquer outro lugar….

    Responda a este comentário

    Gaburah

    [Advogado do Diabo mode on]
    Não interpretei o comentário como qualquer referência ao bairro de Bangú. Ficou clara a alusão ao presídio homônimo (cujo verdadeiro nome o CORONEL Nascimento utiliza no Tropa 2).

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    [Advogado do Diabo mode On]

    A discriminação interpretada por mim estava em relação ao goleiro e não ao presídio.

    [Advogado do Diabo mode Off]

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Permita-me que eu faça duas perguntas a você, jovem:

    Primeira pergunta: Foi o clube Botafogo Futebol e Regatas que construiu o estádio?

    Segunda pergunta: E de acordo com a resposta da primeira pergunta, quando é que a torcida do Botafogo vai aprender que qualquer crítica feita ao Engenhão é direcionada ao REAL RESPONSÁVEL pela construção do estádio (a.k.a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) e não ao clube?

    Será que é tão difícil assim desvincular essas duas coisas?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não é teu caso Nardoni, mas entendo que em muitos casos – diferente do seu – é assim tão difícil desvincular essas duas coisas porque existem torcidas/torcedores que fazem questão de não desassociar as duas coisas.

    Não posso falar pelo Fernando pois não sei a real intenção dele com o comentário, mas o que EU entendi é que tem gente que reclama do estádio ou do acesso ou da visão ou de seja lá o que for (mesmo que existam verdades nisso aí) meramente por ser (estar concedido) ao Botafogo. Fica a pergunta se estes mesmos torcedores veriam estes mesmos problemas caso o estádio estivesse sob administração de seus respectivos clubes. Tu deve saber inclusive que existem elementos que vão ao Engenhão já tramando em depredar alguma coisa no estádio… Em qualquer torcida se encontra gente assim…

    O post também não faz referência (pelo menos não de maneira direta) às condições estruturais do Engenhão, mas sim a um laudo da PM que na época julgava não haver condições ideais de segurança para as torcidas – inclusive porque determinada torcida já articulava distúrbios e quebra-quebra.

    O que mudou de lá pra cá?

    Sacaram?

    Responda a este comentário

    thiago

    o Engenhão não foi erguido com o propósito de ser um substituto do Maracanã, por isso não tem essa tal área mista…e se os flamenguistas acham ruim jogar lá, então que vão jogar lá na Rua Bariri, ou lá em Bangu e ponto…o “o afinal é por lá que o Bruno anda mesmo… que pegou mal e foi generalizado.

    Responda a este comentário

  7. Fernando Gonzaga
    22/10/10 - 13:38

    a questão não é associar o Engenhão ao Botafogo e sim menosprezar o que do time rival, que é o que vcs estão fazendo…nós botafoguenses estamos satisfeitos com o Estádio, apesar dos problemas de acessos entre outros que sabemos que ele possui….o FLA e o FLU jogam lá por que querem, tem o Estádio do Voltaço aí a disposição….

    Responda a este comentário

    Matheus

    Opa lá, meu camarada!

    Venhamos e convenhamos. Tem muito botafoguense aqui que também acha que o Engenhão não é essa maravilha toda, muito pelo contrário. E já ouvi muito torcedor dos outros times falando dos aspectos positivos do estádio.

    Eu não conheço. Nunca fui.

    Mas o que não é legal é você dizer que fulano ou sicrano tá menosprezando o que é do Botafogo, por ser do Botafogo simplesmente, sendo que em nenhuma hora isso aconteceu.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu acho o Engenhão essa maravilha toda. O problema do estádio foi ter sido construído PELA PREFEITURA (depois da iniciativa privada ter dado o pira) no lugar errado e A MESMA PREFEITURA não ter feito absolutamente nada para tornar o belo estádio mais acessível ao público.

    Se não fosse pelo Botafogo o BELÍSSIMO e MODERNO estádio teria virado um elefante branco, um Caio Martins suburbano. FATO.

    Mas NÃO ESTOU FALANDO DO BOTAFOGO. Estou dizendo que o estádio é sim excelente. A localização é que fudeu tudo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Quando eu tiro conclusões sobre um estádio, levo em consideração tudo.

    Inclusive o acesso, Gaburah.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Fiz essa ressalva. Ainda assim, é um baita estádio.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Desculpa Gaburah, mas o Engenhão não é um estádio excelente. Digo isso em relação ao acesso aos portadores de deficiências. O Maracanã com seus sessenta anos nas costas dá um show em relação a este quesito numa comparação com o engenhão.

    E concordo com o Matheus. Não se pode dizer que um estádio é excelente quando ele tem problemas crônicos.

    Responda a este comentário

    Victor

    Isso eu posso falar de cadeira literalmente.
    Levei meu pai no último Flu x Bota. Apesar de idoso poder entrar de graça em qualquer lugar, o espaço para cadeirantes fica na Leste Inferior, justamente o setor mais caro do estádio. Como o acompanhante tem de pagar…

    ****
    Para constar, ficamos no Setor Sul mesmo e meu pai gostou de ver o jogo no Engenhão.
    Ao contrário do Maracanã, nenhuma mini-organizada de 4 pessoas fica em pé obrigando todo mundo a ver o jogo da mesma forma.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Ao falar dos deficientes físicos, estava justamente me referindo ao seu caso, Victor. E agora que você falou isso, pra mim parece que a organização do estádio usa de má fé. Afinal de contas, jogar os cadeirantes pro setor mais caro é, no mínimo, muito conveniente

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Se não me engano, Victor já tinha levantado essa bola. Eu não consegui reparar porque só fui lá duas vezes e não atentei para o assunto. Farei isso da próxima.

    Minha implicância com o estádio ainda é em relação ao estacionamento, o qual ficamos reféns dos particulares ao redor (nada baratos).

    Mas voltando à pauta: PORQUE DIABOS A PM DISSE QUE NÃO HAVIA SEGURANÇA ANTES E NÃO FAZ QUALQUER RESSALVA AGORA? O QUE MUDOU: A EFICIÊNCIA DA SEGURANÇA OU OS INTERESSES?

    Depois do ‘Tropa de Elite 2’ a gente não acredita mais em porra nenhuma, bicho. FATO.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Não havia segurança como ainda não há segurança. Porém, o que se pode fazer se não há o Maracanã?

    Se houvessem pensado nisso antes, poderia se usar a solução mineira (clássicos de uma torcida só a cada turno). Seria menos problemático.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não havia segurança como ainda não há segurança.

    Chegamos ao cerne do post e à pergunta que o BBG faz à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

    Responda a este comentário

    Victor

    É sério que vai ficar nesse chororô de #mimimi-tão-falando-mal-do-fogão? Porra. Que merda chata.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu entendi o que ele quis dizer, e não foi nada demais. Não tem #mimimi nem nada.

    O Thiago desenvolveu bem e a confusão começou a partir da interpretação do Nardoni.

    Fim da história, né?

    Responda a este comentário

  8. Bender
    22/10/10 - 14:03

    Fernando Gonzaga não entendeu picas do post.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Talvez tenha faltado a ele seguir a cronologia do raciocínio do Victor pelos links.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem do post, nem dos comentários.

    Responda a este comentário

  9. Fernando Gonzaga
    22/10/10 - 14:32

    eu entendi muito bem o propósito do post, vcs que mudaram o tom da conversa, quando esqueceram do assunto segurança no engenhão, pra criticar o estádio por ele não ter uma área mista…

    e desculpe meu amigo, eu não falei nenhuma vez que o estádio é maravilhoso, falei que os botafoguenses estão satisfeitos apesar da localização…

    quem chorou por 2 anos seguidos após dar vexame na libertadores (vide Cabanãs)não tem moral pra chamar ninguém de chorão…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas o Victor torce pro Fluminense…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Eu ia comentar isso na minha resposta, mas achei melhor deixar pra lá.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Você diz que a torcida botafoguense está satifeita com o estádio. Desculpa, mas isso parece conversa fiada. Se está tão satisfeita assim, por que que desde a “aquisição” do estádio, a média de público nunca foi alta?

    Você reclama que mudou-se o tom da conversa ao criticar o estádio por não haver uma área mista. Aí você se engana, afinal de contas, uma área mista pra un estádio tem muita relação com a segurança sim, meu caro. Vou usar a situação do meu amigo Macedus pra corroborar isso. Ele rubro-negro e a noiva cruzmaltina. Houve uma vez em que eles foram assistir a um Flamengo x Vasco no meio da torcida do Flamengo (já que eles não conseguiram ingressos para a área mista) onde o Macedus quase teve que arrumar uma confusão por que um idiota passou a maior parte do jogo sacaneando a guria (já que o Vasco estava perdendo). E tendo em vista situações como esta, qual é a segurança que ele vai ter de poder levar a dona patroa dele pra assistir ao jogo no estádio?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Mal ae, Nardoni: Botafogo deve encerrar Brasileirão com melhor média de público desde 1995 – Para dirigentes, ações de marketing e boa campanha do time no campeonato levaram o torcedor de volta ao estádio

    E a reportagem é auto-explicativa.

    *****

    Quanto à segunda parte, faço coro com todos: é um defeito GRAVE. Ninguém merece passar por situação semelhante a do Macedus (por mais framenguista que seja, rsrs). Leste inferior (mais cara, área destinada a deficientes e tal) continua sendo a melhor alternativa para abrigar o espaço (minha opinião).

    O estádio não é democrático com aqueles que não se incomodam em assistir o jogo ao lado dos rivais.

    A civilidade perdeu nessa.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom Gaburah, como o ano não acabou, não acho justo inclui-lo pra usar na mensuração de qualquer coisa. Reconheço e até louvo os resultados conseguidos pelo marketing do Botafogo, mas mesmo assim não acho uma mensuração correta.

    Além do mais, como você mesmo disse que a reportagem é auto-explicativa, se a torcida mantiver esta mesma média ATÉ O FIM DO CAMPEONATO, o título dela é válido. Mas até aí, ninguém pode dizer que esta média vai ser a mesma até o final, oras. Usando um paralelo interessante, eu pago o sócio-torcedor do Fluminense e o último jogo que eu fui assistir no estádio foi Flu x Corínthians. E pra isso deixei de ir às aulas de defesa pessoal que eu pratico (sem contar outros jogos que houveram aqui no RJ que eu não fui por causa do horário, já que estava nas aulas).

    Você pode alegar que estou fazendo isso pra corroborar o que estou querendo demonstrar, mas não é este o ponto. E gostaria que você entendesse o por quê de eu não usar este ano pra esta análise.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Não entendi.

    uAHUhauhauHAUHuhaUHAUHahuHUHAUhauhUAHUhauHAUH
    UahuHAUHuahUHAUhauhUAHUhauhauhUAHuhauHAUHAUHHU
    HAUUHAUhauhUAHuhauhAUHauhuHAUhauhauhUAHuahuAHU
    UhauHAUHuahUAHUahuHAUhauhAHUhauhAUHuahUHUhauha
    uHAUhauhAUHuahuHAUhauhAUhauHAUHAUHUahuhauhauha
    uHUhauHAUHAUhauhAUhauHAUhauHAUahuAHUahuAHUAHUAH
    UahuHUHUAHUhauHAUhauHAUHauHAUhauhAUHUAHuahuAH
    UhauhAHUAHUahuHUhauhAUHauhUAHUahuAHUahuAHUahuA

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Mas o que você não entendeu? hehehehehehehe…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Porque a sua pergunta foi Se está tão satisfeita assim, por que que desde a “aquisição” do estádio, a média de público nunca foi alta?

    Oras, porque não considerar a bela média de público de 2010 – que foi disparada a maior desde o início da concessão, lá em 2007 e ainda que não atinja a tal ‘maior média desde 1995’?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Por que o ano ainda não acabou. Como eu vou usar a média anual de público se o ano não acabou?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Uma coisa não anula a outra.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, a reportagem diz que se a média CONTINUAR a mesma até o fim do campeonato, vai ser a maior. Eu não posso dizer com certeza de que a média vai continuar esta até o fim do campeonato.

    Então, pra não haver confusão, levando em consideração o ano da aquisição do estádio até o final DO ANO PASSADO, a média de público não condiz com essa condição de que a torcida está satisfeita com o estádio.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Até o final do ano passado a torcida não estava satisfeita com o time, isso sim.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Uma coisa não anula a outra. heheheheheheehehhe…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Nardoni, tá pra nascer o sujeito que vai me convencer que vai assistir jogo de futebol porque acha o estádio bonito.

    Mesmo o Maraca ou até o Caio Martins não enchiam com o Botafogo jogando mal. E como pqlo menos aqui no Brasil a torcida só comparece se o time vai bem…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Mas ninguém está falando de ir pra um estádio por que ele é bonito e sim de ir pra um estádio que seja, no mínimo, confortável. E quando eu digo confortável, falo de um estádio que tenha um mínimo de condições de fazer a pessoa se sentir respeitada no seu direito de consumidor.

    Pra você ter uma idéia (e tenho toda a certeza do mundo que o Matheus vai me zoar por isso), o melhor estádio que eu já frequentei até hoje (tomadas as devidas proporções, é claro) foi o Ipatingão. Me senti muito melhor lá do que me sinto indo ao Engenhão ou mesmo ao Maracanã.

    Agora, essa conversa de que os botaforguenses estão satisfeitos com o Engenhão, desculpa, não me convence. O correto nessa questão seria descobrir se o torcedor do Botafogo acha mesmo aquele um ótimo estádio ou acha que o estádio é bom só por que está sendo utilizado pelo Botafogo.

    Responda a este comentário

    thiago

    Gaburah [Advogado do Diabo mode On ao MáXimo]

    Responda a este comentário

    Bender

    Fiz uma conta aqui de padaria
    Para superar a média de 1995 o Botafogo precisa, nesses 8 jogos que faltam, ter uma média de 23.640

    Responda a este comentário

    Gaburah

    #ArrancadaFinal

    Surpresa que incentiva – Funcionários do Botafogo vão às arquibancadas apoiar os jogadores

    Responda a este comentário

    Matheus

    Isso é pra Libertadores, né?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Si, se puede.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah bom, porque se fosse pra ser campeão…

    Responda a este comentário

    Saulo

    O problema é o Joel ser convencido a mudar sua filosofia extremamente defensiva.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Matheus, querido…
    Vai vendo… [n]

    Responda a este comentário

    Matheus

    Se o Cruzeiro for campeão, você não ganha pão de queijo!

    Responda a este comentário

    Bender

    Mas está liberado pro churrasco bancado por vc no Marieta.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Também não!

    Se não ganha pão de queijo, vai ganhar churrasco?

    No máximo, NO MÁXIMO, bolo de fubá.

    Responda a este comentário

  10. Macedus (Flamengo sempre)
    22/10/10 - 15:13

    Quando começou aquela história toda de quem ficaria com o Engenhão depois de pronto (ja que a prefeitura não queria arcar com a sua manutenção) até achei lógico que TODOS os quatro grandes do RJ entrassem nessa briga.

    Mas daí o Vasco não quis por conta da Colina e tal (respeitável pois São Januário é a alma dos Cruzmaltinos), mas não engoli Flu e Fla não toparem tentar ficar com o Estádio, até porque é notório o problema de não ter um estádio próprio para ambos os clubes (mesmo o Fluminense ter a sua casa nas Laranjeiras e o meu time aquele troço na Gávea).

    Digo e afirmo aqui que se o Flamengo fosse o gestor do Estranhão, mesmo assim eu o criticaria pois não concordo que com o absurdo de investimentos que foram aplicados na construção do Estádio Olímpico João Havelange existam tantos erros no seu projeto.

    Mas entendo a torcida do Botafogo em defender aquilo que hoje é sua casa, cabem a Fluminense e Flamengo tomarem vergonha na cara erguer um estádio digno de suas histórias e todos os títulos que já conquistaram.

    E mesmo o Vasco da Gama precisa se organizar financeiramente para fazer de São Januário um estádio mais moderno.

    SRN

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Ao Botafogo também cabe tomar vergonha na cara erguer um estádio digno de suas histórias e todos os títulos que já conquistou, grande Macedus.

    E um dia a reestruturação pela qual o clube passa hoje, brilhantemente iniciada por Bebeto de Freitas, há de permitir tal empreitada. Inclusive foi na Era Bebeto de Freitas que o Engenhão foi cedido ao Botafogo.

    Enquanto isso, a gestão do Engenhão na administração Maurício Assumpção tem sido brilhante.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Você acabou de tocar no ponto principal que estou querendo demonstrar desde o início, Gaburah. Na minha opinião, o Engenhão NÃO É um estádio digno da história de um clube como o Botafogo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    É verdade. Mas é a melhor opção que o Botafogo (ou qualquer outro clube carioca à exceção talvez do Vasco) poderia lançar mão de imediato.

    Espero que daqui a 20 anos as estátuas possam ser transferidas para um local bem mais adequado à grandeza do Fogão. Poderiam ir para o Louvre, por exemplo. RÁ!

    Rapaz, enquanto os clubes estiverem quebrados como estão, arrendar o Engenhão já é ousadia demais… é triste a realidade.

    Responda a este comentário

    Saulo

    A gestão Bebeto de Freitas foi um desastre em todos os sentidos, além da sua incompetencia, era extremamente centralizador. Chegava ser patético o fato do clube não ter um diretor de futebol: as decisões eram resolvidas diretamente pelo presidente. Pasmem!!!!
    Segundo ponto: a folha salarial não condizia com a arrecadação do clube. Não era difícil prêver salários atrasados e mais dívidas trabalhistas. Eu mesmo soube de funcionários do Botafogo alocados no Caio Martins, sem receber durante quatro ou cinco mêses. Um jogador sensibilizado pela situação, comprou cestas básicas enquanto passavam penúria.
    Terceiro ponto: a gestão Bebeto de Freitas ABANDONOU as divisões de base!!!! Isso foi uma declaração pública do demissionário diretor da base, o professor Lanceta em todos os jornais. Marechal Hermes e Caio Martins ficaram às moscas. Segundo o próprio e pseudo moderno Bebetinho, a prioridade é terceirizar a base. Realmente fez muito bem, serviço terceirizado não presta.
    Para concluir, antes de sair, demitiu parentes dias antes e estipulou altas rescisões para o clube pagar. Fora o caso do broche até neste momento não devolvido. E o sumiço comprovado de R$ 1,5 milhão na auditoria realizada pelo conselho fiscal.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Prevejo Gaburah puto em 5, 4, 3, 2…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Rapaz, já imaginava que ele viria com o CONTROL-C CONTROL-V dele sobre o Bebeto.
    Quem clicar no link, vai ver que a gestão do Bebeto foi bem diferente do que o prego do Saulo prega.

    Ele sempre crava o mesmo texto. Até o ‘Pasmem!’

    Responda a este comentário

    saulo

    É melhor viver das ilusões da auto-promoção do Bebeto de Freitas.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Do que das suas que de pura birra fazem questão de fingir que ele não fez nada de bom pelo clube.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Fla e Flu não toparam assumir o Estádio pois viram que o projeto apresentado pela Prefeitura não valia a pena. A Prefeitura fez questão de deixar bem claro que ela estava disposta a fazer uma parceria (desculpe o termo) cu-caralho com o clube que assumisse o estádio desde o início. Sendo que quem entra com o caralho é a Prefeitura…

    Responda a este comentário

    Bender

    Discordo do Macedus, Gaburah e quem mais falar que Fla, Flu e Botafogo deveriam construir seus estádios.

    Responda a este comentário

    Victor

    Discordo do Macedus, Gaburah e quem mais falar que Fla, Flu e Botafogo deveriam construir seus estádios. [2]

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Discordo do Macedus, Gaburah e quem mais falar que Fla, Flu e Botafogo deveriam construir seus estádios. [3]

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Discordo do Macedus, Gaburah e quem mais falar que Fla, Flu e Botafogo deveriam construir seus estádios. [4]

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    E o Vasco deveria transformar São Januário em museu e ir jogar de graça no Maracanã.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Taí uma grande idéia. São Januário é um estádio muito bonito, porém antigo. E mudar as coisas pra adequar ele às novas “necessidades” da FIFA seria um crime.

    Responda a este comentário

    Saulo

    São Januário não vai se adequar as normas da FIFA, porque não será incluído sequer a Copa da Confederações. Existe um projeto de ampliação e utilização para o Rúgby durante a Olimpiada no Brasil. Até o presidente do Conselho de Beneméritos(Eurico Miranda) tentou barrar, porém, felizmente não obteve sucesso. Pelo fato do clube ter raízes e laços lusitanos, existe a possibilidade de um banco português financiar o projeto e o COB(Comitê Olímpico Brasileiro) utilizar os recursos da ampliação do estádio.

    Responda a este comentário

    Macedus (Flamengo sempre)

    CRIATURAS ABOMINÁVEIS !!!

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    [Planeta dos Macacos – Dublagem original mode ON]

    SEUS MANÍACOS!!!!!!!!!!

    [Planeta dos Macacos – Dublagem original mode OFF]

    Responda a este comentário

    Macedus (Flamengo sempre)

    [Planeta dos Macacos – Dublagem original mode ON]

    ISSO É UM HOSPÍCIO .. ISSO É UM HOSPÍCIO !!!!!!!!!!

    [Planeta dos Macacos – Dublagem original mode OFF]

    Responda a este comentário

    Bender

    Hahaha… Gaburah mandou bem. Macedus é mesmo uma “rara unanimidade no Blá Blá Gol” – todos discordam dele.

    Responda a este comentário

    Saulo

    O Rio de Janeiro tem estádios até demais. No caso do Engenhão, o Flamengo e o Fluminense não quiseram porque o então presidente da SUDERJ, Eduardo Paes, fez um acordo. Reduziu a taxa do aluguel drasticamente para o Maracanã não ficar subutilizado. Como a situação da reforma é temporária, essa problemática deve acabar. Não podemos é construir elefantes brancos. Posso citar a Itália: Milan e Internazionale dividem a administração o San Siro. São tão rivais quanto um Cruzeiro X Galo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O lance não é construir mais estádios. É administrar competentemente os que já existem – sendo que o Vasco tem um só pra ele.

    Depois da Copa, com um Maracanã reformado e moderno, não seria má ideia a inauguração de uma Era de gestão compartilhada do ex-maior do mundo entre os quatro grandes.

    O problema é que isso não passa de UTOPIA, já que notoriamente cada clube tem modelos de administração totalmente distintos, inclusive alguns bem outros mal intencionados.

    Quanto ao Engenhão, me paira a dúvida sobre o que acontecerá com o estádio finda a concessão ao Botafogo. Como já exaustivamente discutido aqui, o potencial para que vire um elefante branco é gigantesco.

    Três estádios para quatro clubes, que mal e porcamente os utilizam nos estaduais e guardam as expectativas de melhores públicos para a Copa do Brasil (mais ou menos) e o Campeonato Brasileiro.

    Precisa mais?

    Responda a este comentário

    Saulo

    O problema do Engenhão foi o fato de ter sido feitos às pressas e o acesso ser péssimo até o estádio. Um grande exemplo é a linha do trem da Central do Brasil, apenas possui o trajeto de ida. Se fosse mais organizado, seria um bom exemplo para as pessoas deixarem de utilizar o carro e aliviar o fluxo. No estádio Nacional em Tóquio, existem apenas 80 vagas no estacionamento. As vagas ficam reservadas as pessoas da organização do evento.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cruzeiro e Galo dividirão a administração do Mineirão depois da Copa.

    Essa é a ideia inicial. E não acho que seja utópica.

    Responda a este comentário

    Saulo

    É a mais inteligente e racional.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    E porque ambos os clubes tem gestões sérias.

    Responda a este comentário

  11. Fernando Gonzaga
    22/10/10 - 15:14

    se deu mal Alexandre….pra sua informação, temos a 4ª melhor média do público deste brasileiro…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, não vou repetir a mesma resposta. Leia aqui e tente entender (ou não) o porquê da análise que eu fiz sobre a média de público.

    Responda a este comentário

  12. Fernando Gonzaga
    22/10/10 - 15:22

    palmas para o Macedus…enfim um torcedor rival que entende o que nós botafoguenses estamos tentando dizer….

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Macedus é rara unanimidade no Blá Blá Gol (até quando ninguém sabe, rsrsrsrs).

    Responda a este comentário

  13. rafael botafoguense
    22/10/10 - 17:21

    depois que o maldito Charles Borer vendeu general severiano nada mais faz sentido. nada mais importa.

    o caio martins e o engenhão são formas de amenizar a tristeza e o vazio deixado pela saudosa e nobre cancha genuínamente botafoguense!

    tenho absoluta certeza que essa é a maior tristeza do Botafogo. sem dúvida alguma.

    (olhem o link. é fodão!)

    Responda a este comentário

  14. Serginho Valente
    22/10/10 - 18:32

    Só um “em tempo”, o Maracanã também é uma bosta.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Porém, mesmo não sendo uma maravilha, é o menos pior de todos que temos aqui.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pioraram muito o Maracanã, que continua sendo, DISPARADO, o melhor e mais foda estádio do RJ.

    Responda a este comentário

  15. Mari
    22/10/10 - 21:41

    Fui ao Flu e Botafogo no domingo ( meu primeiro jogo, uhul). A única coisa q posso reclamar do estádio é a localização (longe de nikity). Fora isso, achei tudo tranquilaço. Era um clássico, não vi perrengue de torcida em hora alguma, estacionar o carro foi tranquilo(e nem chegamos tão cedo assim), usei meu telefone e maquina fotográfica sem medo, achei o acesso para cadeirantes excelente e ainda achei o estádio bonito
    Só fui ao Maracanã uma vez, em 98 no Brasil e Argentina. Achei uma bosta. Lembro que eu nao podia ir de short (no engenhão nao tive problema algum) e não podia levar nem relógio de pulso. Quando cheguei as cadeiras lembro de ficar surpresa de ter visto as cadeiras da frente vazias, até que entendi o porquê: os fdp da geral jogavam varias coisas la de cima. Imagina aquilo lá num dia de clássico!!
    Podem até dizer que um não teve nada a ver com o outro. Mas na minha humilde opinião de mulher que nada entende de futebol achei o Engenhão bem legal.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Fala aí Mari… ainda conseguiu se embonecar toda durante o jogo sem o menor problema. Teu facebook não mente!

    hauHUAHuhauhUHAUhauhUAHUhauhAUHuahuHAUhuhAU
    HUAHuauAUHuahuHAUHuahuHAUHuhauHAUHuahuhAHAU

    Responda a este comentário

  16. Bender
    24/10/10 - 12:01

    Vou lá hoje. Verificarei se o clássico dos milhões vai colocar 40 mil e encher o Engenhão (acho difícil). Espero não topar com nenhum daqueles bandos, seja de qual time for.

    Responda a este comentário

  17. Victor
    26/10/10 - 1:26

    Segurança no Engenhão: O que mudou de lá para cá? – Versão do Diretor:

    Se alguém pode chiar desse post é a rubronegrada fanática e proselitista (não os de bom senso, claro) porque a estocada é neles.
    A foto escancara a intenção do post. A insegurança ou segurança do Engenhão hoje é a mesma de ontem quando um factóide besta foi lançado para que Botafogo x Flamengo ocorresse no Maracanã.
    Se o entorno do Engenhão é inseguro em dia de clássico, o do Maracanã também o é. Sempre foi e continuará sendo com ou sem reforma. Afinal de contas, a associação de jogo de futebol e violência de torcidas é anterior à construção do estádio de Engenho de Dentro.

    A cara-de-pau imperou:
    – A PM apresentou um laudo que sabia-se que com o fechamento do Maracanã teria de enfiar no cú, porque nada mudaria. Se valesse um pensamento cartesiano, ou a PM teria de dizer hoje que o laudo estava errado, ou fazer valer o erro e impedir clássicos do Flamengo no Engenhão. Fiasco total, lembrando que ao contrário de todos ou outros agentes, a PM não é uma instituição particular. Esta, falhou com seus reais donos e dessa podemos chiar incondicionalmente.
    – O Flamengo, através de sua diretoria, deu uma de João Sem Braço e ficou na sua (pelo menos no que se sabe) esperando a coisa se resolver de forma favorável a seu clube, levantando os argumentos “pró-Maracanã“. No jogo, desempenhou bem o papel dele e está de parabéns.
    – Torcedores rubronegros flanáticos fizeram na época o que Fernando Gonzaga faz hoje para o Botafogo. Tomaram como pessoal a justíssima reinvindicação de Bebeto de Freitas e danaram a argumentar com os argumentos da diretoria do Flamengo, portando-se como militantes autômatos dotados de uma consciência coletiva acrítica e acéfala levantando como motivo inclusive fatores financeiros como se alguém tivesse direito de definir como o Botafogo deveria gerir seus recursos. Fiasco total porque ao contrário da diretoria do Flamengo, esses falavam por si só e ao invés de defender a própria credibilidade, defendiam um clube de futebol.

    ****
    Fernando Gonzaga se encheu de amores pelo seu Botafogo e saiu atirando pedra. Só que saiu atirando pedra como um Loco Abreu chutando ao gol de Deola. Não acertou uma.
    Melindrou-se com uma conversa entre eu e Macedus à respeito de uma “falha” de projeto do Engenhão. Digo falha entre aspas porque não é falha e sim um critério de projeto que eu e Macedus concordamos não ser legal, e por acaso, Gaburah também não. Contudo, quem tenha em mente outra utilização do estádio como a ocupação dos espaços de forma equivalente para cada clube em clássicos de apelo como uma final achará o critério de projeto do Engenhão excelente.

    Quem sabe ler um pouquinho que seja, vai entender que eu aproveitei o gancho do Macedus para criticar esse aspecto da ausência de área mista mas considero o estádio ótimo.
    Eu frequentei o Maracanã de tudo quanto é jeito e nunca deixei de registrar minhas críticas e elogios ao estádio aqui, coisa que vou continuar a fazer com o Engenhão sempre que der vontade e achar pertinente, como aliás, já fiz diversas vezes em comentários e posts.

    ****
    Esse papo de Bangu, Rua Bariri e Volta Redonda não denota preconceito algum. É forma de se expressar mesmo. Seria como dizer: “Não quer jogar no Engenhão, então vai jogar nas Laranjeiras, Gávea ou Puta Que Pariu”.
    Contudo, quem quiser dizer que Fernando Gonzaga é preconceituoso pode dizer sem medo de errar. No inconsciente, pegou a crítica de um tricolor ao Engenhão e assumiu como despeito rubro-negro. Cagou na estereotipização aqui.
    Depois foi pior, defendeu-se todo de não ter preconceito sobre locais (o que nem precisava fazer porque como explicado não passava nem perto) e apontou como falha do Engenhão essa aqui:

    e desculpe meu amigo, eu não falei nenhuma vez que o estádio é maravilhoso, falei que os botafoguenses estão satisfeitos apesar da localização…

    Nunca vi botafoguense falar mal de Icaraí…

    Responda a este comentário

  18. Fabiano
    3/10/12 - 12:26

    Galera sem informação, só pra lembrar, a obra do estádio é do governo que vcs elegeram e não reclamaram nem do aumento exorbitante do valor da obra, ou seja aceitaram calados. Acho que ao invés de ficarem criticando o botafogo que apenas está arrendando o estádio por alguns anos, deveriam cobrar das autoridades e dos candidatos que irão eleger no fim de semana, mais atenção com o torcedor, porque o problema é de segurança publica e urbanização, mobilidade, e não do clube. Alguns criticam o clube e sequer seu time tem um estádio ou CT descente. Então vamos olhar com mais inteligencia a situação, o próprio texto já indica de quem devemos cobrar, então levantem e cobrem das autoridades, não adianta querer queimar um clube ou outro, os clubes querem saber só do que rola dentro do estádio, fora dele é problema das autoridades competentes, vamos raciocinar mais e cobrar, não ficar de mimimi depois que já fizeram a merda de eleger mafiosos para governar a cidade e o estado. Agora aguentem e vão pra praia no fim de semana pensar melhor em quem votar e como cobrar posteriormente as tão conhecidas promessas de campanha. Acorda Brasil !!!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário