Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

São Paulo Hexa.

November 24th, 2008 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2008, Futebol.

Que clube o São Paulo, anos-luz a frente do resto. Acho que é o clube mais bem administrado do mundo, e se não houver uma surpresa do tipo derivativos cambiais por lá, tende a manter uma longa hegemonia. O único ponto passível de reclamação é a irritante sorte que o tricolor tem com as arbitragens.

O Celso Roth demorou, mas vai conseguindo impor seu trabalho no Grêmio. Agora, o Heber Roberto Lopes, que adora uma confusão, mandou um zagueiro do Grêmio “segurar lá atrás”, pois levaria um balaio. Esquisito, e impróprio, um árbitro falar isso durante um jogo.

O Flamengo foi ridiculamente garfado no Mineirão. Mas tem flamenguista que deve ter ficado na dúvida se o Léo Fortunato tocou primeiro na bola ou não.

O Vasco merece ser rebaixado, por ter um time horroroso, por tudo que a diretoria passada fez, pelos sócios e torcedores que ainda sonham com a volta dela, e pela falta de planejamento da diretoria que entrou.

Mais ainda resta esperança, Jorge Luiz (que deixou o Hugo, sozinho 3 min. dentro da área, ajeitando a bola pra fazer o 2º gol) não joga o próximo jogo. E o time a partir de agora só joga contra equipes de férias (que beleza os pontos corridos).

O Fluminense selou a permanência na 1ª divisão, vencendo os reservas do Inter (que beleza os pontos corridos [II]).

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

99 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

99 Comentários para “São Paulo Hexa.”

  1. Marcelão
    24/11/08 - 8:53

    Não dá pra ver direito, lance discutível. Na minha opinião não foi penalti. Mas só vamos conseguir saber se foi penalti ou não depois que o Victor fizer a edição da “voz de bêbado” assim como foi o tira teima do “Penalti sobre o Heroi” na Liga Marieta ( http://marietafc.wordpress.com/2008/11/20/penalty-sobre-o-heroi/ )

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    24/11/08 - 9:07

    Celso Roth demorou, mas vai conseguindo impor seu trabalho no Grêmio.

    auHAUHuhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhAUHau
    auHAUHuhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhAUHau
    auHAUHuhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhAUHau
    auHAUHuhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhAUHau
    auHAUHuhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhUAHUhauhAUHau

    Sensacional!

    Quanto às expulsões: CORRETÍSSIMAS. Jogador não pode encostar em juiz, mesmo que se faça de coitadinho depois. Quer reclamar, reclama. Quem xinga é a torcida. Dentro de campo, o homem de preto é autoridade. Senão vira anarquia.

    Aliás, esse final de semana ficou marcado pelas boas atuações dos juízes: Corinthians X Avaí e Vasco X São Paulo, verdadeiras aulas de arbitragem.

    Responda a este comentário

  3. Saulo
    24/11/08 - 9:12

    São Paulo praticamente ganha pela terceira vez consecutiva o brasileiro e os dirigentes dos outros clubes não aprendem a lição. Continua com os mesmos problemas de atraso de salários, seguidas trocas de treinadores, falta de planejamento, falta de critério nas contratações… Durante a semana o Bruno foi indagado do por quê do São Paulo treinar em tempo integral. Ele respondeu que o Flamengo precisa se deslocar mais de 40 minutos de um campo ao outro. Enquanto o clube paulista tem toda a estrutura dentro do seu CT. Revela jogadores todos os anos e quando vende, repõe a altura. O sistema de pontos corridos premia os mais competente e o clube mais organizado.
    Em relação ao jogo do Flamengo, lamentável a atuação do árbitro Simon e dos assistêntes. Foram três impedimentos inexistêntes e uma penalidade escadalosa no último lance da partida. Não vou tirar os méritos do Cruzeiro, teve méritos de explorar os erros grotescos de cobertura dos péssimos Toró e Jaílton. Não consigo entender a utilidade deles. O primeiro corre igual um papa-léguas, mas não sabe se posicionar, extremamente violento e erra passes de um metro. O segundo é lento, pesado, violento, burro e não tem noção de cobertura. E tem o mesmo problema do seu parceiro com o passe. E o Obina deveria mudar de nome para Gorbina. Muito lento e com pouca técnica para ficar longe da área. Apesar o gol, não fez absolutamente nada. Atrapalhou muitos contra-ataques e perdeu muitas bolas. Seria melhor entrar com Vandinho por ser mais rápido e habilidoso. Pior foi a opção do Caio Júnior em deixar apenas um armador no banco. Por incrível que pareça, Fierro e Sambueza sequer foram relacionado para o jogo.
    E o Vasco agora torce para acontecer um milagre. Não acredito em milagres e a diretoria deveria começar do zero em 2009. O maior culpado dessa situação tem um nome: Eurico Miranda. Deixou o clube sem receitas e contratou um elenco muito fraco. Apesar da vontade contra o São Paulo, não teve qualidade suficiente à altura para vencer. Odvan e Jorge luiz, certamente seriam eleitos junto com Jaílton, os piores do brasileirão com louvor. E com menção honrosa ao Obina.

    Responda a este comentário

  4. Zargarotinho
    24/11/08 - 9:50

    Pela câmera da Globo já ficou nítido o penalti. A ESPN Brasil mostrou por trás do gol e foi pior ainda. O Tardelli corta o zagueiro, a bola fica parada e o cara atropela o atacante. O detalhe é que o Simon tá do lado, sem ninguém enconbrindo. Ele não quis marcar. Foi caseiro ou, na pior das hipóteses, estava mal intencionado. Expulsar o Fábio Luciano depois do jogo acabar foi a cereja desse bolo.

    Mas fora isso, o Cruzeiro é um time muito bom. Com dois grandes desfalques, manteve o nível e sempre buscou a vitória. Méritos para o time de Adilson Batista, que merece a vaga na Libertadores. Já o Flamengo fez e faz de tudo pra perder essa vaga.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Escrevemos quase a mesma coisa com relação ao lance do penalti. Incrível o Simon não querer marcar a infração.

    Só esqueci de falar do Cruzeiro e quero corroborar. É um time muito bom. Ganhou o jogo se aproveitando das diversas falhas na marcação da zaga rubro-negra. É muito escroto numa situação dessa mandar aquela tradicional: “O Cruzeiro não precisa disso”.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Simon tem um passado recente sobre lances duvidosos. Ano passado deixou de marcar um penalti escandaloso na partida do Botafogo X Atlético-MG no Maracanã. Faltava poucos minutos para encerrar e a infração foi cometida a poucos metros da sua frente na marca no penalti. Uma vergonha e levou uma leve pena de três partidas em competições nacionais. E não foi punido pela Conmebol enquanto apitava a libertadores. Tirou a vaga do Galo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Putz… bem lembrado. Marcar penalti contra o time da casa no final do jogo não é com ele.

    Não dá para um árbitro que foge da responsabilidade e prejudica o futebol apitar uma Copa do Mundo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A expulsão do Fábio Luciano foi corretíssima, foi xingar o juiz, queria o que? Deveria era ser multado pela diretoria.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fabio Luciano parecia os atletas do Botafogo na Liga Marieta

    hahahahahaha

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Pelo menos os jogadores do Botafogo se retrataram…hehehehe

    Responda a este comentário

    Marcelão

    ** Depois do apito final, o capitão do time carioca, Fábio Luciano, visivelmente irritado, foi reclamar com Simon e acabou também sendo expulso. Na súmula o juiz explicou:

    “Após o término da partida o proferido jogador veio na minha direção e disse-me: ‘Simon seu sem vergonha, seu merda’. Imediatamente o expulsei. **

    FIZERAM BEM PIOR NA LIGA E O PIERLUIGI COLLINA DO MARIETA PASSOU A MÃO NA CABEÇA DOS JOGADORES ALVINEGROS, QUANTA BENEVOLENCIA SEU JUÍZ…

    Responda a este comentário

    Rafael

    A expulsão do Tardelli foi correta. Além de ter falado um monte ainda deu um leve empurrão no juiz.

    Eu não escutei o áudio, mas se o Fábio Luciano foi xingar o juiz, tb foi correta a expulsão.

    O foda é que não dá para culpar o Tardelli, estava no calor do jogo e ficou puto com razão pela não marcação do penalti claro. Mas o Fábio Luciano deu mole demais.

    Responda a este comentário

  5. Rafael
    24/11/08 - 9:50

    SP hexa como dizíamos desde que o time colou no Grêmio no 2º turno. Pelo menos dessa vez o campeonato acabou faltando “só” 2 rodadas e não faltando ainda 10 jogos para cada time.

    O Grêmio foi até onde conseguiu. Com seu fraco elenco fez ótima campanha.

    ****

    Vasco teve tudo para sair com um bom resultado, mas a falta de qualidade é evidente demais. A situação é desesperadora, mas pega 2 times dos 10 que já estão de férias. Ainda há esperanças para os vascaínos.

    ****

    Pois é… Léo Fortunato não tocou na bola e atropelou o Tardelli. O estranho é que a posição do Simon era boa e ele viu o lance. Não deu a penalidade porque não quis. Estranho também foi o bandeirinha marcando 2 impedimentos do Tardelli inexistentes. O 1º vou aliviar porque o lance foi rápido, mas o 2º foi ridículo demais. Lançamento longo, Tardelli saiu lá de trás (pelo menos uns 3 metros o último cara do Cruzeiro dava condição) e ficaria na cara no Fábio.

    O empate praticamente garantiria a vaga na Libertadores, mas a arbitragem praticamente tirou o Flamengo dela.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Huuahuahauhauhaa…o penalti do Bruno no Jorge Henrique foi duvidoso, já o de ontem foi claro.

    Eta fanatismo…

    Reafirmo, os dois foram penaltis claros.

    E mais, não deveriam ter posto um gaúcho pra apitar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    “o penalti do Bruno no Jorge Henrique foi duvidoso, já o de ontem foi claro”

    Exatamente.

    No lance do Bruno nem na câmera lenta dá para perceber quem toca na bola primeiro (o quê é fundamental), além do Bruno não ter atropelado o Jorge Henry como o Léo Fortunato fez ontem.

    Não há fanatismo. No Flamengo x Palmeiras por exemplo o pênalti do Jailton foi claro, não pegou na bola e derrubou o cara do Porco.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    24/11/08 - 11:08

    Contagem Betting de erros de arbitragem até a 35ª rodada.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Esse é emboladão.

    Sabe se aquele do Globoesporte foi atualizado?

    Responda a este comentário

    Victor

    Esse foi feito e publicado rodada por rodada.
    Além disso, em todas as rodadas foram postados todos os lances que geraram dúvidas para o autor., inclusive com a possibilidade de discussão dos leitores no próprio local.

    Confesso que não parei para ver o que ele tinha achado erro ou não. Mas pela metodologia, dou mais valor a esse.

    ****

    Em tempo, o que há de confuso nisso?

    [[[[[SALDO TOTAL DEPOIS DE 35RODADAS]]]]

    [[[PREJUDICADOS]]]:

    SEIS PONTOS A MENOS: Grêmio, Figueirense

    CINCO PONTOS A MENOS: Botafogo

    TRÊS PONTOS A MENOS: Portuguesa

    DOIS PONTOS A MENOS: Goiás, Internacional

    UM PONTO A MENOS: Ipatinga, Sport, Náutico, Atlético-MG, Vasco

    SALDO ZERADO: Palmeiras, São Paulo, Flamengo

    [[[BENEFICIADOS]]]:

    UM PONTO A MAIS: Cruzeiro, Fluminense

    DOIS PONTOS A MAIS: Atlético-PR

    TRÊS PONTOS A MAIS: Vitória

    QUATRO PONTOS A MAIS: Coritiba

    CINCO PONTOS A MAIS: Santos

    Responda a este comentário

    Rafael

    A metodologia daquele do Globo era mais clara.

    O Globo informava cada erro ou lance que considerava e quantos pontos por esse erro o tal time perdia ou ganhava.

    Além de ordenar em uma tabela fictícia sem os erros. Nesse aí, tem que parar pra fazer conta.

    E na boa, São Paulo com “saldo zerado”? Fala sério…

    Responda a este comentário

    Marcelão

    o cara que fala q o Flu foi beneficiado não merece nem que eu perca mais meu tempo lendo…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu acho que todas essas projeções não servem pra nada.

    Responda a este comentário

  7. Victor
    24/11/08 - 14:07

    Vi agora o vídeo.
    Atropelamento.

    ****

    Pragmaticamente as expulsões foram corretas. As reações do Tardelli e do Fabio Luciano corroboram.
    Só que sem sacanagem… não sou eu quem vou dizer que “o jogador não pode fazer isso”.
    Porque poder não pode, mas se segurar para não fazer nesse caso é dose para mamute.

    ****

    De qualquer forma, os caras acabam por prejudicar o Flamengo, mesmo que não seja por um ato absurdamente condenável. Especialmente FL que xingou depois do jogo, é o capitão do time e nutricionista do Bruno.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Viu também os impedimentos do Tardelli marcados?

    Responda a este comentário

    Victor

    Só vi esse vídeo do post e os gols que iam passando enquanto eu via Vasco 1×2 São Paulo.

    Responda a este comentário

  8. Dudu
    24/11/08 - 14:40

    Vitória e Coritiba, de férias, meteram 4 e 5, respectivamente.

    Medo…

    Responda a este comentário

  9. Paulo Pimentel
    24/11/08 - 15:53

    Em consideração com os sensatos Zargaminho, Ivan, Rodrigo e outros rubronegros de valor não vou explodir de rir pela roubalheira com o Flamengo ontem.
    Mas fica o desprezo pelos flamerdistas que não vêem penalti quando não querem e adoram a Federação e Arbitragens cariocas.
    Disse outro dia e taí a prova. Pra ganhar campeonato brasileiro, libertadores… o buraco é mais embaixo Mengão.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Não tem o menor sentido o Flamengo adorar a FERJ. As relações não anda nada boa. E o Márcio Braga nunca teve afinidade com a CBF. A última eleição para o Clube dos Treze, apoiou ostensivamente o Roberto Dinamite para a vice-presidência. Mas foi derrubado pela articulação do Cruzeiro(leia-se Perrela) para eleger Horcades.

    Responda a este comentário

  10. Zargarotinho
    24/11/08 - 17:12

    Vi muito pouco do jogo do Vasco. Mas pelo menos uma coisa vale comentar: como o Edmundo conseguiu fazer aquilo?!

    Responda a este comentário

  11. Paulo Pimentel
    24/11/08 - 18:56

    Não só a FERJ como o TJD local e a comissão de arbitragens agem em franco benefício ao Flamengo.
    Os flanáticos que acreditam em papai noel, coelho da páscoa e que postam 400 fotos de mulheres, que nunca pegarão, não enxergam.
    Eles se contentam com as explicações como a que a PM deu ao tirar o mando de campo do Botafogo e não permitir que o Vasco faça também valer o seu mando.
    Aceitam que o Volta Redonda não jogue em seu belo estádio, mas jogam lá quando precisam ou são punidos.
    É o Flamengo que faz isso ou não? Não sei. Mas se há o benefício em detrimento da desportividade isso é nocivo. É imoral. É antiético. E um descaso com a inteligência de quem gosta de esporte, e futebol.
    E se eu fosse flamenguista?
    Agiria no mínimo como faz o Zarga, ou o casado Barriga, ou como o Gabão. Comemoraria, é lógico, mas nunca deixando de reconhecer o óbvio.
    O problema de agir e pensar contra a massa é que das duas uma, ou se apequena no debate, ou muda-se de lado. Se tentar conversar de igual para igual você é um “inconsolável chorão”.
    Os roubos, como o de domingo, contra o Flamengo são descarados. É lógico que o Simon viu o penal, assim como viu o do Eduardo (BFR) no … (esqueci o nome do atacante do Atlético-MG). Nos 2 lances ele estava em cima. Não marcou pq não quis, ou pq afetaria algum interesse.
    Como tb seriam afetados interesses do Sr. MLH que por 2 vezes seguidas prejudicou o Bota contra o Fla. Ou vc Saulo tb é do grupo que acha normal aquele lance da decisão da taça Rio? Aí não tem diálogo.
    O Rafael diz ainda, se defendendo como todo flanático faz, que puxar uma camisa dentro da área é penal. Nisso eu concordo. O problema é que se é pra marcar lance dentro da área tem que marcar todos. Se o jogo acabar 8 a 6 ótimo pro torcedor.
    Como alguém de boa índole pode aceitar que além de tirar o mando de campo do time descaradamente ainda imponha o Juíz que notoriamente é um persona non grata do adversário? E pra completar não marca um penal óbvio (Bruno em JH).
    Alguém acha isso normal?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu acho maneiras as 400 fotos de mulheres.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Paulo, ontem eu me recusei a responder seu comentário (flamerdista) porque provavelmente iria me rebaixar ao seu nível e chamar “alguns torcedores” do Botafogo de bostafoguenses.

    Se vc não consegue debater arbitragem com um mínimo de civilidade, seria melhor vc se abster do assunto. Eu não sou um canalha, fanático ou mereço o desprezo por não ter achado que foi pênalti no JH. Podemos discutir se o Bruno toca primeiro na bola, ou se o JH que o fez, ou se ele atropelou o JH, lembro de discussões de um Botafogo x Vasco e vcs (torcedores de ambos) discutindo se a mão no ombro do adversário era penal ou não… ou seja, essas coisas mais sensatas. Só que no seu caso, numa discussão envolvendo o Flamengo vc perde completamente o equilíbrio e vem logo com 5 pedras na mão.

    Pra vc e alguns outros o Flamengo sempre está envolvido com roubalheiras, com esquemas, armações… cara, esse papinho já encheu o saco demais. O Flamengo é sempre o “Mal do Mundo”. Não há debate com pessoas assim. Vc, Paulo, por incrível que pareça, é um dos mais fanáticos aqui. Pelo Fogão? Antes fosse. Seu fanatismo é anti-flamengo, o famoso arco-íris.

    Vc fica revoltado com a marcação de um pênalti claro valendo uma Taça Guanabara e quer “explodir de rir” com um roubo que vale uma vaga na Taça Libertadores da América. Me fala aí o que é fanatismo?

    ****

    “Puxar uma camisa dentro da área é penal”. Sempre será. Sim, deve-se marcar todos.
    Se o jogo acabar 8 a 6 ótimo pro torcedor. [2]

    Vc não deve ter acompanhado aqui no site as infinitas e chatas discussões sobre o último Botafogo x Flamengo. Eu fui contra a mudança do local do jogo. Mas foi uma determinação da PM, aceita pela CBF e ratificada pelo STJD. Determinação equivocada na minha opinião. E até que se prove ao contrário, o Flamengo nada teve a ver com isso.

    Responda a este comentário

  12. Paulo Pimentel
    24/11/08 - 19:09

    A questão que proponho para os sensatos é e sempre foi descobrir quem mexe os pauzinhos. Quais os interesses? Como funciona o esquema? É possível tentar colocar gente de boa fé pra minimizar isso? É possível pensar numa campanha para se mudar regras e equilibrar discrepâncias? Acontece em outros países na mesma intensidade?
    Os sites que disponibilizam a contagem de pontos ganhos e perdidos se a disputa fosse mais justa são o primeiro passo pra esta visibilidade.
    Também os sSites que contabilizam erros e tendências de juízes a favor ou contra determinados times.
    Hoje a internet é uma força fenomenal (sem trocadilho) e acho que um grupo de gente sensata pode ter mais força do que nunca teve antes.
    Sempre vi neste blog (e outros parecidos) este potencial e muito do que escrevo e discuto tem esse viés.

    Responda a este comentário

  13. Glauco
    24/11/08 - 20:09

    Mudando um pouco foco dos comentários sobre arbitragens, não acho o são Paulo o clube mais bem administrado do mundo. Do Brasil, certamente, mas pouca coisa acima dos demais. O sucesso tricolor tem nome e sobrenome: Muricy Ramalho. Não é coincidência ser o único treinador tricampeão brasileiro (seria tetra, se não fosse o duvido torneio de 2005). O mérito do pessoal do Morumbi é conseguir mantê-lo à frente do time. Técnico que mantém a estabilidade e que possui o elenco na mão tende a ganhar quando o campeonato é por pontos corridos. Mas vamos ver se esse “Super São Paulo vai longe na competição que ele mais amam, a Libertadores…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Primeiro, se o Muricy não estivesse no São Paulo, teria sido demitido ainda no primeiro semestre. Aliás, já teria sido demitido várias vezes nos últimos três anos.

    Segundo, há muito tempo o São Paulo tem um elenco enxuto, altamente funcional e eficiente. Acho que vai pra sexta Libertadores seguida, ou seja, muito além do Muricy.

    O São Paulo não tem problemas financeiros, tem a melhor estrutura da América Latina, um dos melhores centros de fisioterapia, reabilitação e manutenção física de atletas, do mundo. Lembra que quando alguns brasileiros se machucam na Europa se tratam no São Paulo. Isso nada tem a ver com o Muricy.

    E isso tudo no Brasil, em que tudo é mais difícil. Acho que o tri se deve mais a uma queda dos demais do que a uma evolução do São Paulo, que só mantém a constância e só precisa disso.

    Em tempo, eu acho que ele vai longe na Libertadores, deve até ganhar, já que o Boca está em péssima fase.

    Responda a este comentário

  14. Flávio
    24/11/08 - 20:44

    Endosso integralmente as palavras do Paulo Pimentel.

    O São Paulo caminha a passos largos para sacramentar a sua hegemonia no futebol nacional tornando-se hexacampeão e abrindo dois canecos de vantagem para Palmeiras, Vasco e Flamengo.

    Como é curiosa essa relação do Flamengo com a mídia. Há cerca de duas semanas atrás, a imprensa carioca entoava aos 4 cantos o triunfo rubro-negro no clássico com o Botafogo, com menções efusivas à suposta luta pelo título. Na ocasião, omitiu-se o penalty claro, aos 20 segundos de jogo, do arqueiro bRUno sobre o veloz Jorge Henrique.

    Minutos após o término do duelo no Mineirão, já era possível ler manchetes na internet, que se confirmaram hoje nos periódicos,do tipo: “Fla é garfado e dá adeus ao título”. “Simon põe fim ao sonho rubro-negro”

    Enquanto perdurar essa veneração, que seja feita de forma expressa e não subliminar. Assuma a bandeira, como na França e defenda os ideais sem induzir como massa de manobra grande parte da população tupiniquim acéfala.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu vi na ocasião da vitória do Flamengo sobre o Botafogo vários seguimentos da imprensa carioca reclamando do penalti não marcado sobre o Jorge Henrique.

    Acho irritante, mas compreensível, que a imprensa tenha uma certa predileção pelo Flamengo. Cabe a quem consome fazer o filtro.

    Agora, inaceitável é quando há um ato ilícito (como essas manipulações das arbitragens), ou imoral (com o caso da inversão do mando de campo). No segundo caso, acho que pode-se condenar o Flamengo. Mas no caso das arbitragens não. Não acho que a arbitragem tenha interfirido na posição de qualquer time no campeonato.

    Em tempo, não vi essas manchetes de agora, mas de qualquer forma, o Simon e a garfada, não puseram fim a sonho nenhum.

    Se marcado o penalti, e se convertido, o jogo terminaria empatado, e não mudaria nada na disputa pelo título, aliás, até mesmo se o Flamengo ganhasse não mudaria.

    E nem quanto a vaga na Libertadores, já que mesmo perdendo o Flamengo ainda tem chances.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Essa suposta predileção pelo Flamengo que vc acha tão irritante eu só consigo ver quando o jornal coloca a matéria sobre o Flamengo com destaque maior. Se eu fosse o editor, também faria o mesmo.

    No caso da “inversão”, devemos grifar o seu ‘ACHO’.

    No caso das arbitragens não há o achismo. Elas influenciaram sim na posição de times no campeonato. É fato.

    “Se marcado o penalti, e se convertido, o jogo terminaria empatado, e não mudaria nada na disputa pelo título” [2]… mas mudaria, e MUITO, na importante disputa pela Libertadores.

    Responda a este comentário

    Rafael

    PQP… não dá mesmo… desisto.

    Cara, ainda bem que conheço outros torcedores do Botafogo. Ia acabar achando que todos são assim.

    “relação do Flamengo com a mídia”… “forma expressa e não subliminar”… “a culpa é da Globo”

    Dá mais não.

    ****

    Áh… Flávio, e especificamente vc, o SP vai confirmando mesmo a hegemonia atual, mas abre 1 caneco do Fla e não dois.

    http://www.blablagol.com.br/a-historia-de-1987/#comment-26152

    Responda a este comentário

  15. Saulo
    24/11/08 - 22:23

    Entrem nesta comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64755053

    Responda a este comentário

  16. Fernando K
    25/11/08 - 14:50

    Acho que vai mais alem do chororo vexatório, é o fato de admtir que a muito tempo o futebol carioca é pifio, ridiculo, pessimamente administrado por seus coronéis que fazem diversas falcatruas para conseguirem se manter na elite do futebol; Ficam na dependencia e na rebarba da rede globo, CBF e STJD que supendem todos.. menos so cariocas.

    Infelizmente o futebol que ja foi o melhor do mundo vai perdendo prestigio por todo jogo de interesse e descaso que envolve seus ditos ”profissionais”.

    Nada contra o Rio e sua torcida maravilhosa que comove qquer um,mas enquanto ficarem utilizando de malandragem e coronelismo para tirar vantagem e tentar ganhar alguma coisa continuarão nessa decadencia acentuada.

    Quanto ao tricolor paulista não tem o que falar, Referencia mundial no tratamento dos atletas, O melhor centro de treinmento da america latina, o maior contrato de publicidade do país, 6x consecutivas na libertadores e com a maior nº de particiapções dos times brasileros, prestes a ser o unico tri campeao consecutivo, hexa campeao brasileiro, tri mundial e da libertadores e por fim a 6 longos anos o São Paulo ganha um titulo por ano.

    Não tem apito amigo meus caros , é trabalho sério, ético e profissional.

    Como diz o glorioso hino ”Dentre os grandes é o Primeiro”

    *PS*Se pagarem bem aceitamos o ronalducho no REFIS, já curamos a dependencia do Adriano Imperador e podemos dar um jeitinho na pança do fenomeno.

    Poxa o cara ta 3 meses treinando na gávea e a barriga só estufou…… ts tsts

    Responda a este comentário

    Victor

    O que eu tento escrever em 1000 posts em 2 ou 3 anos, o Fernando K sintetizou neste comentário.

    Não tem apito amigo meus caros , é trabalho sério [2]

    Responda a este comentário

    Rafael

    Repetiu aqui?

    O Fernando K peca em algumas passagens do comentário. Vou destacar a parte da “rebarba da rede globo, CBF e STJD que supendem todos.. menos so cariocas”.

    Isso é papo de boteco, coisa de torcedor.

    O resto?… dizer que o SP é o clube mais estruturado é chover no molhado.

    Só tem mesmo que dar os parabéns pelo profissionalismo da bambizada.

    Responda a este comentário

    Fernando K

    Tem fundamento sim..

    Isso nunca niguem vai provar apesar de terem lutado com unhas e dentes na cpi do futebol que nao deu em nada, Juca Kfouri e outros que tentaram mexer foram ameaçados de morte

    Existem pontos interessantes de previlégios e vantagens que se entrelação. governos, tv, politicos e cartolas todo mundo leva o seu.

    Alguem lembra da resolta na renião do club dos 13 anos atras que umas das causa previlégios da tv em que o são paulo, sport, palmeiras e outros times iam sair e começar um campeonato paralelo. abafaram o fato e repartiram o bolo corretamente

    Que o ex residente do vasco, o presidente do cruzeiro, atletico pr, vitoria tem altos cargos politicos como deputado federal e senado

    Que a Tv do bispo (record) por 3 anos consecutivos cobre a oferta da globo para transmissão dos jogos mas a CBF não cede. fora a manipulação das transissõs na tv aberta.

    Que o contrato da petrobras na camisa do mengo é o mais velho do país , vitalicio, sem qualquer tipo de concorrencia ou licitação.

    Que o presidente da cbf esta como um rei no seu trono e todos os governadores enxendo de oferendas para ser uma das sedes da copa.

    E Globo da previlegios aos times cariocas sim, A CBF é no Rio, a Globo é no rio, O club do 13 é no rio, o Stjd é no rio e todos se encontram num almoço aqui numa festinha ali… e por ai vai.

    Os torcedores cariocas não sao culpados, muito menos os times com toda sua historia.

    Por isso o São Paulo atua forte nos bastidores e mostra para os cartolas o caminho para ser seguido.

    Quer expressão e grana é facil…. rs

    Libertadores e Mundial a busca contínua..

    FIcar atrelado a taça guanabara e ao paulistinha…é viver na mesmice

    Responda a este comentário

    Rafael

    No seu primeiro comentário, vc tinha dito “…que supendem todos.. menos so cariocas”. Nessa sua ‘explicação’ vc cita times do Nordeste, Sudeste e Sul.

    ****

    Cara, o futebol hoje é um negócio. Um grande negócio.

    O futebol movimenta milhões de dólares, euros ou reais.

    Sempre que há muita grana, há especulações. Seu comentário é basicamente de especulações. Eu até concordo com algumas e discordos de outras. Mas no fundo acaba sendo mesmo papo de boteco.

    Áh… e um erro grave é com relação à parceria do Flamengo com a Petrobras. Não é vitalício não.

    Responda a este comentário

  17. paulo pimentel
    25/11/08 - 15:59

    O São Paulo é fora de série, todos concordamos. Acredito tb que todos concordem que esta fórmula de disputa privilegia o conjunto “clube-elenco”, e nisso o São Paulo sobra. Ótimo para eles!
    Mas futebol não é só isso. Este esporte coletivo tem diferenças importantes para outros que “evoluiram” e minimizaram o erro de arbitragens e a decisão de partidas em detalhes estapafúrdios.
    Vejam o vôlei, que tem 12 em quadra (muito menor que um campo de futebol) 2 juízes e 4 bandeiras. O tênis que além disso mostra lances difíceis em telões, assim como a NFL.
    O basquete só tem 2 arbitros (para 10 em quadra tb pequena), e favorece a manipulação de partidas com placares apertados, mas tem ajuda da mesa para controle de tempo, número de faltas… A grande quantidade de pontos tb pode ajudar a minimizar possíveis “participações” das arbitragens.
    Nos esportes individuais os competidores competem praticamente com eles mesmos e a influência negativa geralmente advem de dopings. A China (o SPFC dos esportes individuais) e a Jamaica (SPFC do atletismo) foram os grandes vencedores das últimas olimpíadas e, para desespero do incrédulo RMP, ainda não foi comprovado nenhum caso de uso ilícito de drogas.
    Mas e o futebol?
    Porque a dona FIFA não permite uma disputa olímpica de valor? A situação é tão esdrúxula neste esporte que as vésperas do panamericano ninguém sabia qual seria a idade limite dos atletas.
    Porque não se adequa aos tempos e favorece o árbitro com auxiliares ou reavaliação de lances polêmicos?
    Porque a estrutura de suporte jurídico é tão bizarra?
    O Futebol, ao contrário do que parece, é um esporte que está em declínio na preferência popular. Percentualmente não tem mais a frente que tinha para outros esportes, mas pelo crescimento demográfico e frente que tinha em décadas anteriores ainda permanece gigantesco.
    É meio de divulgação de marketing, propicia a agregação de afins (torcidas organizadas), interliga-se aos meios de comunicação e favorece projetos políticos.
    Por isso tudo, me parece que o futebol, hoje, é a atividade que menos contempla um ideal desportivo de disputa em igualdade de condições e transparência.
    Ao contrário do que querem os simpatizantes fanáticos de Flamengo (aqui no fórum Rafael e Saulo) isso não é assembléia anti-flamenguista. O Flamengo (como clube) é muito mais valoroso que uma cambada de torcedores fajutos que não tem a menor idéia do que é esporte.
    Acho que pequenas células de gente sensata, e de bem, podem se agrupar em torno de um ideal de disputa mais justa e transparente. E este blog, junto com outros parecidos, têm força pra isso.

    Responda a este comentário

    Victor

    Talvez Paulo, esse ABRE ASPAS romantismo FECHA ASPAS contribuam para o futebol, definitivamente, não emplacar nos EUA.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Paulo,

    Quando for fazer alguma citação ao meu respeito, favor fazê-lo entre aspas, ou um link com algum comentário meu, ou com um CTRL C. Vc é PHD, deveria saber disso.

    Não fique por aí dizendo que eu quero isso ou que falo aquilo.

    E agora uma opinião pessoal minha: tente fazer algum comentário sem pensar no Flamengo. Esse seu estava até indo bem até citar o RPM (de novo sem motivo, sem aspas com os dizeres dele) e até o último parágrafo. Concordo com muita coisa que vc escreveu, mas suas boas opiniões ficam prejudicadas pelo seu fanatismo ‘arco-irisense’.

    Responda a este comentário

  18. Serginho Valente
    25/11/08 - 17:26

    Discordo de quase tudo.

    1- Arbitragem

    As arbitragens em todos os esportes falham e interferem em resultados de partidas. Isso é normal. Independentemente de auxílio eletrônico, da quantidade de árbitros, do tamanho da quadra e etc. Nas ultimas finais da NBA, criticavam a arbitragem o tempo todo, por exemplo.

    Existem esportes que comportam análises depois do lance. O Futebol Americano, por exemplo. Mas o futebol não. Tem muito lance em que mesmo com replay não se chega a conclusão definitiva. E pelas regras, e continuidade do jogo seria inviável. Uma partida iria durar 3 dias.

    E mais, não vejo a arbitragem interferindo no resultado dos campeonatos. Eu olho pra tabela do Brasileiro e não mudaria um time sequer de posição. Acho que é aquilo mesmo.

    Na decisão do Carioca, se houve um erro (na minha opinião) não foi decisivo pra conquista do Flamengo. Que mereceu ser campeão.

    Aliás, em retrospectiva, é difícil apontar alguém no futebol que tenha sido campeão injustamente. Me lembro apenas do Flamengo no caso das Papeletas, do Fluminense contra o Bangu, e do Corinthians que garfou o Internacional. Teve o Wright em 81 também…e não me lembro de mais nenhum.

    2- Olimpíada.

    Na minha opinião é uma grande porcaria. O fato de não terem comprovado os dopings não os torna inexistentes. Até Rebeca Gusmão competiu um bom tempo antes de ser pega.

    Não há o mínimo de desportividade nessa competição. O que há é um massacre de atletas infinitamente melhores preparados contra outros que não tem a menor condição de vitória.

    A FIFA não pode, e não deve, permitir que o futebol olímpico se torne uma 2ª Copa do Mundo (seria praticamente uma a cada 2 anos, o que pra mim tira muito do interesse das duas). Desvalorizaria seu produto principal e inviabilizaria os calendários dos campeonatos do mundo inteiro.

    3- Declínio do Futebol

    A Copa do Mundo coloca qualquer outro evento do mundo, esportivo ou não, em termos de audiência, no chinelo. E em cada edição bate recorde.

    Se o futebol está em declínio, qual esporte tem ganhado espaço? Não sei de nenhum.

    O maior problema é o declínio técnico dos jogadores, mas isso pode ser uma fase. E não é, na minha opinião, culpa da FIFA.

    E pra finalizar, o futebol continua sendo rigorosamente o único em que às vezes você vê um time menor, aprontar uma surpresa e ganhar (ser campeão) de outros times mais poderosos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Concordo que é normal as falhas, mas se não podemos evitá-las, podemos utilizar os meios que temos para diminuí-las.

    Coluna do Calazans de hoje: “Erros que influem, sim, em resultados de jogos e que podem influir em demais resultados do campeonato”. A tabela de classificação mudaria sem os claros erros de arbitragem. Zarga fez o link do Globoesporte mostrando isso há alguns dias.

    Em lances nos quais o juiz ficasse em dúvida poderia sem problema nenhum recorrer ao 4º juiz munido de tela, replay… e tiraria a dúvida rapidamente. Ou não. Pode ser também que o replay não resolva. E o jogo não duraria 3 dias. Nesse último Cruzeiro x Flamengo seria talvez apenas o lance do pênalti. Um atendimento ou uma cobrança de falta demoraria tanto quanto. Pode até ser que com o recurso da tecnologia a discussão em campo acabe mais rápido.

    “Mas tal time merece ser campeão”. Tudo bem. Mas futebol não é merecimento. Além de merecer tem que ganhar.

    Não é Flamengo, Fluminense ou Corinthians que garfaram. Os times não tem nada a ver com isso. Já disse isso aqui e vou repetir, o Cruzeiro mereceu vencer o jogo independente do erro do Simon. O Cruzeiro nada tem a ver com isso.

    Eu lembro de MUITOS erros que foram decisivos. Inclusive de Copa do Mundo, onde um erro faz a Alemanha reclamar até hoje e deu o título à Inglaterra. No Estadual, o impedimento do Dodô em 2007, pênalti pro América ignorado na Taça GB do mesmo ano. Fora os vários erros em campeonato brasileiro e Copa do Brasil. Só lembrando alguns de cabeça mesmo. Se for pesquisar e relacionar os erros que afetaram diretamente campeonatos, aí sim, vamos ficar 3 dias. E não vamos acabar. Como estamos falando de dentro do campo, o susposto caso papeletas não entra aqui.

    Apesar de gostar das olimpíadas eu concordo com vc no número 2. E no 3 também.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Vamos imaginar como seria nesse lance do Cruzeiro.
    O lance seria parado em qual momento? Na hora, ou quando a bola saísse?

    Se for na hora, mata um contra-ataque do Cruzeiro, que podeira dar em gol, sem nenhuma garantia de que iria se chegar a conclusão de que houve penalti.

    Se for quando a bola saísse, e se constatasse a irregularidade, teria que se voltar o cronômetro até o momento em que aconteceu a irregularidade, anulando tudo que tivesse acontecido depois daquilo.

    Só por hipótese, vamos imaginar que se joguem cinco minutos inúteis, e vamos supor que o próprio Flamengo fizesse um gol nesses cinco minutos. Tudo seria anulado, e o Flamengo teria que bater o penalti. E se perde o penalti?

    Aliás, quantas vezes teriam que bater penaltis? Em todo penalti, teriam que analisar o replay. Sempre alguém vai alegar invasão, ou que o goleiro se adiantou. Não é um lance capital? E no escanteio? Todo escanteio terá que ser revisto pra descobrir quem fez a falta primeiro no puxa-puxa.

    Seria um inferno. Um saco.

    Além disso, todo jogo oficial teria que se ter um sistema replay, e de som pra explicar o que aconteceu ao público, como no futebol americano. Quem pagaria isso?

    Eu acho difícil chegar na mesma conclusão que vocês sobre os erros, e aí pode ser até que alguns dos exemplos que eu citei não sejam válidos. ´

    Por exemplo, no Inglaterra x Alemanha, nada pode garantir que sem aquele erro, a Inglaterra não seria campeã do mesmo jeito. O fato é que era um timaço e mesmo beneficiada, mereceu.
    Diferente da Argentina em 74, que também entra na minha lista de títulos questionáveis.
    Nada mais natural que o Botafogo vencer o América, independente de erro, também.

    Voltando ao Cruzeiro x Flamengo. Penalti não é 100% gol, e nada garante, que o Cruzeiro se tomasse o gol, não faria outro.

    Admitir um erro de arbitragem como certeza de pontos pro time prejudicado não faz muito sentido pra mim. É dar muito crédito ao SE.

    Responda a este comentário

    Rafael

    De qualquer forma esse lance foi parado e perdeu-se tempo.

    Não estamos falando de esclarecer as jogadas polêmicas juntando os 22 jogadores mais a comissão técnica de cada time em volta de uma tela a beira do gramado e o juiz mostrar para eles: “Viu, aconteceu sim”.

    Isso não existe. Estamos falando de um recurso para ajudar o trio de arbitragem.

    As decisões seriam tomadas na hora pelo juiz. Não existe isso de 5 minutos depois. Tudo seria como hoje, decidido na hora pelo árbitro do jogo. Só que ele teria o auxílio da tecnologia se achar necessário em alguns lances.

    Claro que não dá para parar o jogo. Deve existir alguma forma de comunicação rápida, através do ponto ou outra coisa, sei lá. Aí não é comigo. Mas o 4º árbitro (ou talvez até um 5º nas cabines) poderia ajudar e muito em algumas situações com o replay.

    Vc não estaria se contradizendo quando diz que “O fato é que era um timaço e mesmo beneficiada, mereceu” se comparado com “o futebol continua sendo rigorosamente o único em que às vezes você vê um time menor, aprontar uma surpresa e ganhar (ser campeão) de outros times mais poderosos” ?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Nem eu falei em juntar todo mundo.

    Mas se você acha que o jogo vai ser parado, vão chegar a uma conclusão rápida, e que isso vai evitar reclamações e confusão em campo, você está sendo ingênuo. O replay não sinônimo de consenso, talvez só no impedimento.

    Não há recurso pra ajudar o trio de arbitragem, que não atrapalhe terrivelmente o andamento da partida.

    “As decisões seriam tomadas na hora pelo juiz.” e “Claro que não dá para parar o jogo.”
    Complicado isso.

    “Deve existir alguma forma de comunicação rápida, através do ponto ou outra coisa, sei lá. Aí não é comigo.”
    Como se a FIFA já não tivesse feito vários testes e estudos ao longo do tempo, sendo todas as experiências consideradas negativas.

    “Vc não estaria se contradizendo quando diz que “O fato é que era um timaço e mesmo beneficiada, mereceu” se comparado com “o futebol continua sendo rigorosamente o único em que às vezes você vê um time menor, aprontar uma surpresa e ganhar (ser campeão) de outros times mais poderosos” ?”

    Não entendi. O que uma coisa tem a ver com outra?

    A Inglaterra em 66 era um timaço, assim como a Alemanha, qualquer um dos dois mereceria ganhar aquela Copa, até pela partida final. E eu não consigo achar que o fato da Inglaterrra ter sido beneficiada pela arbitragem torne a Alemanha campeã moral, por exemplo. Nada me leva a crer, que se o juiz não desse aquele gol, a Inglaterra não seria capaz de ser campeã.

    Já os times menores aprontam sim, nas Copas ainda não foram campeões, mas fazem surpresas toda hora. Vai chegar o dia em que uma seleção nanica, ainda vai ser campeã do mundo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Complicado são arbitragens ruins influenciando toda hora os resultados dos jogos, classificações e até títulos.

    A tecnologia é apenas mais um respaldo aos árbitros. Hoje a gente pode pensar ser muito complicado usá-la durante um jogo, mas acho que nos acostumamos rápido com isso, árbitros, jogadores e torcedores.

    A FIFA já fez vários testes e estudos? Faça mais. Não é possível tanta incompetência.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É exatamente este o ponto de discordância. Eu não considero que arbitragens influenciem toda hora os resultados, classificações e títulos. Muito pelo ao contrário, normalmente considero justos os resultados, as classificações, e principalmente os títulos.

    Lógico que existem exceções, mais são normais, não existe nada infalível.

    E como considero o futebol o esporte mais bem sucedido de todos os tempos, acho mudanças na forma de disputa devem ser feitas com muito cuidado.

    A tecnologia pode ser muito útil sim, desde que não transforme o jogo num monstrengo. Um exemplo de tecnologia que poderá ajudar é justamente a de chips, que determinariam quando a bola saísse de campo. Mas parece que ainda não é funcional.

    Agora, é muito fácil dizer que é tudo ruim, e não dizer claramente como pode melhorar. Simplesmente dizer que “Aí não é comigo.”

    Responda a este comentário

    Victor

    O chip na bola funciona, mas ainda é caro.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ser caro torna não funcional.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HUAHuhAUHuAHUAHUHAuh… Claro que não é comigo. Dependendo de quanto a Fifa me pagar eu páro tudo e começo a estudar o assunto.

    Eu nunca disse que “é tudo ruim”. Não estou criticando. De novo, só acho que deve haver alguma forma dos recursos que temos hoje ajudarem os árbitros.

    Sou a favor de qualquer inovação que visa melhorar qualquer coisa. Se não der certo, é outro papo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Já testaram, fazem vários testes, e não dá certo. Aí você vem chamar quem estudou o assunto de incompetente, sem saber nada sobre ele. Muito fácil.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Se tudo no mundo evolui, se outros esportes evoluem e o futebol não consegue.

    Não é possível tanta incompetência. [2]

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Engraçado pra caramba. Tudo no mundo evolui, todos os esportes evoluem, menos o futebol.

    No entanto o futebol continua anos-luz na frente de todos os outros esportes tão evoluídos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Em que sentido vc diz que “o futebol continua anos-luz na frente de todos os outros esportes tão evoluídos”?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em preferência mundial, visibilidade, audiência, e etc.

    Deve ser porque o mundo inteiro gosta de ver arbitragem ruim.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Tudo bem, mas se vc quer mudar de discussão avisa.

    Eu sou a favor de alguma forma usar a tecnologia para auxiliar os árbitros dentro de campo. Vc se diz contra pois isso “atrapalharia os jogos”.

    Se vc quer agora discutir a preferência mundial pelo futebol em detrimento aos outros esportes, eu concordo com vc, como já disse isso lá em cima (o número 3 do desse seu comentário – http://www.blablagol.com.br/sao-paulo-hexa/#comment-26788).

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu sou a favor de alguma forma usar a tecnologia para auxiliar os árbitros dentro de campo. Vc se diz contra pois isso “atrapalharia os jogos”.

    Não disse isso. Disse que parar um jogo, pra analisar vídeo, ou deixar o jogo correr e depois voltar atrás, seria uma porcaria.

    O fato do futebol ser preferência mundial, evidentemente, passa pela dinâmica do jogo, sua continuidade, sua forma de disputa e isso deve ser preservado, é melhor um erro de arbitragem do que tornar o jogo chato.

    Cansei de ficar repetindo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    NÃO??????????? Não disse isso????????

    Vc não disse que é contra o uso da tecnologia pois isso de certa forma prejudicaria na sua opinião o andamento dos jogos???

    Então não estou entendendo mais nada.

    ****

    Já tivemos diversas mudanças no futebol. Tanto dentro de campo como fora dele. E o futebol sobreviveu à tudo isso. Passou até pela Copa de 1990. A maioria dos jogos que temos hoje já é chata do mesmo jeito. Quando vemos um bom jogo vira notícia: “Putz… que jogão!!!”

    Responda a este comentário

    Victor

    Você realmente não está entendendo mais nada.
    Ele não disse que é contra o uso da tecnologia porque isso de certa forma prejudicaria o andamento dos jogos.

    Ele diz que é contra A tecnologia QUE de certa forma prejudicaria o andamento dos jogos.

    ****

    Tanto que ele cita o exemplo do chip na bola como algo que na opinião dele não atrapalha (mas ainda é inviável economicamente).

    ****

    No tocante á tecnologia pensa-se imediatamente no uso de replay.
    Mas várias já são utilizadas. Com destaque àquelas para melhorar a comunicação entre árbitro e bandeirinhas.

    ****

    Paulo Affonso não propões exclusivamente tecnologias para o árbitro inferir um lance, mas novos procedimentos para aumentar a qualidade da arbitragem, como por exemplo, diminuir responsabilidades do árbitro, que poderiam ficar com a mesa.
    Parecem bobeira, mas não são. Como por exemplo:
    Controlar o tempo do jogo e fazer as anotações de quem tomou cartão.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Realmente não entendo mesmo. Não sei qual a diferença entre “a tecnologia” ou o “uso da tecnologia”. Mas tudo bem.

    ****

    O telefone tb era bem caro qdo foi inventado. Qdo eu era moleque quem tinha vídeo-cassete em casa era rico.

    Isso não é desculpa.

    ****

    Sou a favor do uso de todos os recursos que temos para auxiliar os árbitros e ajudar a diminuir os constantes erros, desde que, obviamente, não descaracterize o jogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    É a mesma coisa que o Serginho acha. Pronto.

    Responda a este comentário

  19. Gaburah
    25/11/08 - 17:53

    Olha, podem falar o que quiserem: pra mim é gritante a campanha que a Globo está comprando do framengo pra tirar o Simon da Copa 2010. Quem viu o Globoesporte de hoje há de concordar, pois o destaque do dia do urubu foi exclusivamente uma notinha informando que o framengo está entrando com um recurso junto à FIFA pra limar o árbitro e que a comissão de arbitragem ainda não anunciou qual a punição dará a ele pelo erro do jogo de domingo.

    Quanto ao excelentíssimo que garfou o Botafogo contra o mesmo framengo duas vezes (em uma final, inclusive), nunca se ouviu falar nada. Que nojo.

    Responda a este comentário

    Rafael

    A Globo, a Band, o Lance, o JB, o Terra, O Dia, o UOL, a Record… todos estão noticiando isso que o Kléber Leite quer fazer.

    O erro aconteceu. Faz parte. Kléber Leite quer buscar seus direitos? Deixa ele, vamos ver o quê acontece.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Tô falando:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL875497-9827,00-SIMON+DESABAFA+NAO+SEREI+PUNIDO+NEM+FICAREI+FORA+DA+COPA+DO+MUNDO.html

    Porque diabos tanto barulho por nada????

    Responda a este comentário

    Rafael

    Simon: “O Kleber Leite está defendendo os interesses dele.”

    Responda a este comentário

  20. Asimov
    27/11/08 - 14:58

    Serginho,
    Vc acha que o empate do Fla no Carioca do ano passado que lhe deu o direito de decidir nos penaltis foi legal?
    Pra lembrar, Dodo estava atrás da linha do penúltimo defensor e tocou para gol. O Bandeira marcou erradamente o penal e o juíz o expulsou.
    Você acha que a vitória da Itália sobre a Austrália foi legal? Ela acabou campeã do último mundial.
    Pra não dizer que estou sendo parcial lembre-se também do impedimento do Túlio no lance contra o Santos em 95.
    E por aí vai.
    Concordo com vc que existem erros e possibilidade de roubos em todos esportes, mas em todos, exceto no futebol, são tomadas medidas que minimizem a interferência que o árbitro possa exercer sobre o resultado.
    Você fala em merecimento. Existe algo mais subjetivo que isto? Quem duvida que a Holanda, Hungria e Brasil eram os merecedores em 74, 54 e 82. E nenhum deles ganhou.
    Eu não prego a desilusão com o futebol, mas ele perde espaço pela perda de credibilidade. Há uma palavra que define vários dos filmes ruins que vemos, inverossímil. É este filme que vejo no futebol de hoje.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cara, meu ponto de vista é outro.
    É lógico que eu não gosto, e me irrito profundamente, com os erros de arbitragem. Como qualquer mortal.

    Mas existe uma tendência, natural até, de um time prejudicado considerar que o resultado final seria outro sem o erro, sem levar em consideração, que poderia perder mesmo sem o erro.

    Dito isto, tenho que concordar que o erro no gol do Dodô foi de lascar. Mas o mesmo Botafogo, foi beneficiado contra o América, como foi até mencionado nesses comentários. Falando sobre o resultado final, tanto Botafogo quanto o Flamengo mereciam disputar a final. E o Flamengo sempre vai levar vantagem, enquanto jogar em casa. Esse pra mim, é um absurdo muito maior do que os erros de arbitragem.

    Itália x Austrália é um exemplo típico. A Itália jogou boa parte do jogo com menos 1 (teve um jogador expulso). Nem por isso a Austrália ameaçou o time italiano em qualquer momento na partida. Se perdeu num penalti controverso, nada me levar a crer que pudesse ganhar da Itália, mesmo com um a mais, e mais inteira fisicamente. A Itália joga assim mesmo, suas conquistas são sempre suadas, arrastadas. Por fim, a Itália mereceu sim ganhar aquela Copa.

    Na mesma linha, nada me leva crer que o Botafogo de 95 não seria campeão sem o gol do Túlio.

    O problema do merecimento é o seguinte, tanto Hungria, Brasil e Holanda, perderam pra times que mereceram ganhar, e eram também grandes times. Não lembro em nenhum desses casos a arbitragem interferindo nesses jogos.

    Por fim, faça uma reflexão e veja quantas decisões e jogos existem todos os anos. E quantos times foram campeões sem merecer? Quantos resultados de jogos foram, realmente (como no caso do Dodô), influenciados? São muito poucos.

    Não consigo ver o futebol perdendo espaço, em lugar nenhum.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Em Itália x Austrália, a Itália “merecia” ganhar e o erro não interferiu.

    Na final do carioca 2007, o erro interferiu, pois o Flamengo leva vantagem por “jogar em casa”. “Merecimento” aqui não entra.

    Ah… pescaria…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Desta vez a reclamação procede, eu não escrevi claramente, pra quem sabe ler deve ter ficado difícil entender, imagina pra quem não sabe. Apesar de eu já ter escrito, expressamente, dezenas de vezes isso aqui no site:

    O título do Flamengo na minha opinião foi tão justo, quanto seria se fosse do Botafogo.

    A vantagem que o Flamengo leva ao jogar em casa é incontestável, vide os números dos últimos anos nos confrontos decisivos no Maracanã.

    Mas isso não é problema do Flamengo, e sim dos outros clubes que permitem.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Fica tranquilo, todo mundo entendeu, quem sabe ler e quem não sabe.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Se até você entendeu, então expliquei melhor do que imaginei.

    Responda a este comentário

  21. ASIMOV
    30/11/08 - 12:12

    Serginho, vc disse que não vê o futebol perdendo espaço. Eu já li algo sobre a perda do espaço no futebol em jornais impressos. É algo percentual e mais ou menos como coloquei acima. Lógico que morando no país do futebol não temos muito essa noção.
    Pesquisei na internet e não achei nada relevante sobre estatísticas de preferência do futebol e outros esportes, mas certamente existe.
    Seria interessante se pudéssemos comparar com tempos remotos, aí não sei se existe.
    Então faço aqui um raciocínio de lógica social e, percebendo uma tendência ao repúdio popular sobre práticas que se mostrem pouco transparentes e inverossímeis (percepção minha), prevejo um futuro de estagnação e declínio sobre o futebol.
    Posso estar parecendo (e estou mesmo!) meio prepotente – por descarregar minha desilusão com o futebol neste ano em uma vã clarividência – mas talvez seja uma característica meio Asimoviana de minha personalidade; tentar ler o futuro em função de fatos presentes.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    O passado é o maior professor sobre o futuro.
    Mas existe uma outra variável no raciocínio, Asimov: os “cartolas” são uma espécie que ruma à extinção, sendo gradualmente substituídos por dirigentes que têm a plena percepção que ou a coisa endireita ouentão certamente ruma para o futuro que você prevê. Sem dúvida.
    Personagens como Bebeto de Freitas, como o presidente do São Paulo e as cabeças do Atlético-PR dão mostras disso, ainda que nem todos tenham o reconhecimento que merecem no ponto onde estamos. Mas se ninguém levanta a bola e encara o desafio (caso específico do Bebeto), a coisa nunca vai sair da inércia.

    Responda a este comentário

  22. Lincoln
    30/11/08 - 17:22

    vai se fuder botafogo!!!time de merda!

    Responda a este comentário

  23. Lincoln
    30/11/08 - 17:31

    VAI BOTAFOGO!!!! FOOOOOOOOOOOOGOOOOOOOOOOO!!!

    Responda a este comentário

    saulopaixao

    Os jogadores do Botafogo levaram a sério esse clima de fim de ano. Não entraram em campo e levaram uma surra do Figueirense no Engenhão. Uma vergonha!!!!

    Responda a este comentário

  24. Lincoln
    30/11/08 - 17:37

    bah fudeu tudo…

    Responda a este comentário

  25. saulopaixao
    30/11/08 - 18:15

    Pode ser otimismo,mas o Goiás tem totais condições de vencer o São Paulo no Bezerrão. Falta muito pouco para conquistar o título,mas o nível técnico baixíssimo do campeonato não dá para dizer que vai ser barbada.
    Em relação ao Flamengo, lamentável. Jaílton foi o principal responsável pela reação do Goiás. Uma penalidade infantil e desnecessária pela sua incapacidade técnica.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vergonha tão grande quanto a do Botafogo, que perdeu da merda do Figueirense em pleno Engenhão.
    O framengo não ficou atrás, e no Maracanã (casa do Fluminense) saiu ganhando de três e deixou empatar.
    Loucura esse time do Goiás… poderia ter ido muito mais longe do que foi neste campeonato. Vai entender…

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    O Flamengo teve um Brasileirão de Botafogo. Só demorou um pouco mais pra cair.

    Responda a este comentário

  26. Victor
    30/11/08 - 20:17

    Lamento por vocês [1] – Se viram jogos de Botafogo e Flamengo perderam um jogaço, que foi São Paulo 1×1 Fluminense. Não tenho tempo de escrever post hoje. Mas amanhã terá.
    Lamento por vocês [2] – Não sei o que fizeram sábado à noite. Mas lamento por todos que não estiveram no HSBC Arena. Showzaço.
    Lamento por nós [3] – Tudo foi foda no show. Mas é de showrar ver aquele ginásio (construído com recursos público e finalidade esportiva) ser utilizado apenas para eventos musicais ou similares. Por melhores que sejam os eventos.

    Responda a este comentário

  27. Zargarotinho
    1/12/08 - 8:48

    Ontem acabou o pouco de interesse que tinha nessa reta final de campeonato. Quero que o Flamengo, o Jaílton e o Márcio Braga se explodam!!!!! Só me resta a Liga Marieta!

    P.S. – Vascaínos, depender do Flamengo é certeza de decepção. Contem com qualquer time, menos esse de irresponsáveis.

    Responda a este comentário

    Saulo

    O Flamengo tem totais condições de vencer o Atlético-PR. Mesmo sem Kléberson e o Íbson. O Caio Júnior, por necessidade em vencer e com esses desfalques, vai ser obrigado a escalar um meio campo mais ofensivo. Talvez entre com Fierro e Ewérton. O mais difícil vai ser depender de uma derrota ou empate do Cruzeiro ou Palmeiras. As duas equipes jogam em casa e dificilmente vão perder pontos. E o pior de tudo é saber qual vai ser a motivação do Botafogo contra o Palmeiras. O clima está em fim de festa e janeiro assume a nova gestão. Muitos vão embora e não esperam a hora de viajar e curtir suas férias mesmo com salários atrasados.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Libertadores 2009 já era. 2008 já era. Ainda bem. Só vexames.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    É triste, mas a realidade é essa: brigar por Carioca e Copa do Brasil. Êta, pobreza!

    Responda a este comentário

    John

    Kléber Leite disse que a prioridade é a conquistado 5º tri campeonato. PQP…

    Responda a este comentário

    Oluas

    Infelizmente esse campeonato de pontos corridos prejudica um bom futebol e receitas mais poderosas sem as finais. O Botafogo está jogando para públicos desprezíveis enquanto poderia estar de férias no bom e velho mata-mata fazendo assim com que seus jogadores levantassem uma grraninha extra para o clube trabalhando como salva-vidas na praia do Leme. Neste modelo malfado e decrépito de pontos corridos onde Botafogo, Internacional e Coritiba ficam longos meses fazendo jogos deficitários quando poderiam excursionar no México, Bolivia ou Uzbequistão. Mesmo sendo um campeonato longo e nefasto de pontos corridos em que me dizem que cada jogo é importante e que 3 pontos em março são iguais a 3 pontos em dezembro, o Flamengo terá necessidade de ganhar só nesse jogo contra o Atlético-PR no meio estádio mais moderno do Brasil. E por causa dessa necessidade o Caio Junior deixará o esquema que usa desde que assumiu o Flamengo taxado de gênio da ofensividade para ir buscar o resultado. Já é certo que por precisar dos três pontos que barrará Toró, Airton e Fabio Luciano para escalar Fierro, Vandinho, Ewerton, Zidane, Pelé e Michael Jordan. Mas dificilmente o Cruzeiro que perdeu dos reservas do Inter e o Palmeiras que tomou de 5 do time do Jailton e que ficou sem a vaga da Libertadores na última rodada quando era dirigido pelo gênio da ofensividade perderão seus jogos como vem fazendo em diversas oportunidades do campeonato.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O que você tem contra quem se afoga no Leme?

    Responda a este comentário

    Lincoln

    caraca o cara é bom. escreveu o nick do saulo ao contrário e conseguiu fazer um comentario tipico do proprio! impressionante

    Responda a este comentário

    John

    HAha… muito bom o comentário do cara. Concordo com quase tudo.

    Lincoln, o Saulo é apaixonado pelos pontos corridos, mas uma pergunta não quer calar: como vc percebeu que o nick do cara é Saulo ao contrário? Putz… parabéns!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário