Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Roni matou o Leão

August 7th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009, Fluminense, Sport, Vitória.

Fluminense 5x1 Sport

Mãe: – Até que enfim! O time jogou bem ou o outro que foi muito mal?

Filho: – As duas coisas

Este diálogo aconteceu enquanto tomava a minha canja após Fluminense 5×1 Sport. O filho em questão, é o autor.

O Sport foi muito mal, especialmente no primeiro tempo, o que não invalida o Fluminense ter ido muito bem, também especialmente no primeiro tempo.

Um tempo em que Roni ganhou nota 10. Participação intensa nos três gols. O primeiro então muito bonito com inúmeras triangulações sendo ele vértice em todas: Roni-Marquinhos-Roni-Conca-Roni-Magrão-Roni-Kieza.

Neste lance, Roni conseguiu até me criar um problema teórico. Sua furada antes do passe para Kieza entra para o Troféu Josiel?

Cabe salientar que nos três gols, Kiesa estava junto com ele, participando. Nois dois primeiros, óbvio. E no terceiro, no de penalty, também estava por ali para opção em que Roni resolveu driblar (foi xingado por mim pois achei que ele tinha adiantado demais a bola).

O Sport estava mal, muito mal. Tanto no que diz respeito a marcar os contra-ataques do Fluminense com Roni, Conca, Kieza e Ruy se apresentando pela direita para dar opção, quanto nos chutes a gol. Nos poucos momentos que desenrolou em oportunidades de chutar, os pernambucanos isolavam a bola como se estivesse fazendo de sacanagem.

No protocolar 2º tempo, O Sport melhorou um pouquinho, mas o Flu não caiu o ritmo.

Destoando da turma tricolor, somente Wellington Monteiro, que nem no iluminado primeiro tempo escapou das vaias da torcida. Foi ele quem praticamente obrigou o Sport a chutar certo para o gol ao dar de presente um penalty ao time de Recife.

Roni e Kieza

Fred e Liminar Amaral para que?

Mas o 2º tempo de um jogo fácil serviu para começar a perceber algumas características que acompanham as equipes treinadas por Renato Portaluppi como o time jogar na bola, percepção de que os jogadores se entregam em campo e os zagueiros marcando praticamente dentro de sua área.

Outra coisa que deve incomodar Renato são as laterais. Na esquerda, ele acabou subsituindo Dieguinho para por Carlos Eduardo no meio e empurrar Marquinhos para a lateral. Improvisar pode acabar sendo um caminho. Se Marquinhos não foi muito ativo na nova posição, Carlos Eduardo foi muito bem no meio, marcando até gol. Diogo também esteve bem no 2º tempo aparecendo bastante para o jogo.

Maicon que saíra do banco também marcou um gol em jogada de Conca que serviu mais para homenagear a ótima partida do argentino que para qualquer outra coisa.

O Sport foi muito mal na parte à vera da partida. Durante o amistoso que foi o 2º tempo, Vandinho buscou jogo com Luciano Henrique e Helder Granja buscou jogo com alguma qualidade, mas nada que colocassem marcação azul. Apenas evitou que levassem vermelho, como o resto do time nordestino.

****

Exceção feita à partida contra o Atlético-PR na rodada anterior, é perceptível a evolução do Fluminense com Renato Gaúcho.

O técnico adotou assim que entrou um modelo com apenas 1 atacante para enfrentar dois líderes fora de casa e o Cruzeiro vice-campeão da Libertadores no Maracanã, da mesma forma como eu faria.

Kieza lutou sozinho enquanto o Flu tentava proteger a bizonha defesa. Endureceu todas as partidas mas não conseguiu resultados satisfatórios. De qualquer forma, deve ter servido para colocar um pouco de ordem na casa enquanto criava demanda para mais um atacante, opção tentada contra o adversário direto Atlético-PR, não bem sucedida.

De toda forma, o passo atrás pode ter refletido agora na partida em casa contra o Sport, com dois atacantes e time bem acertado dentro de campo, criando opções de ataque e defendendo razoavelmente bem.

Tudo parece seguir um roteiro, o tal “planejamento”. E a lenda que Renato Gaúcho é um mero motivador encontra espaço por aí.

Vitória x FluminenseO próximo capítulo dessa saga tricolor é contra o Vitória no Barradão. Time que perdeu fôlego desde que soltaram uma notinha de que Carpegiani poderia assumir o Flamengo e time de alguns Leandros enxotados das Laranjeiras.

Boa oportunidade para observar a quantas anda a evolução do time de Renato com dois atacantes em partida fora de casa contra um time em início de crise. É possível sim que o Fluminense jogue bom futebol nesta partida.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

23 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

23 Comentários para “Roni matou o Leão”

  1. Serginho Valente
    7/08/09 - 9:52

    Raramente vi um time tão mal quanto o Sport no jogo de ontem. Somando a isso a espetacular atuação do Roni no 1º tempo, o jogo serve para poucas conclusões.

    Uma delas, isso eu já esperava, é que o Renato vai melhorar o time. Só que ainda acho que não vai ser suficiente.

    Até porque a diretoria do time é de segunda.

    E a outra, que me deixou surpreso, é que o Sport pode ser pior do que o Náutico, o que não é pouca coisa.

    Não consegui ver além dos 10 minutos do 2º tempo, pois o jogo ficou horroroso, vi um pouco de Palmeiras x Grêmio, mas acabei dormindo.

    Jogo contra o Vitória, assim como o resto dos jogos do tricolor, deve ser complicado. Pois mesmo fora de casa, e com um time fraco, o Fluminense vai ter que sair pro jogo.

    Responda a este comentário

    Victor

    E isso então?
    Agora o Fluminense cogita jogadores que até o Milan acha caro.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hahaha…é inacreditável.

    Responda a este comentário

    Victor

    Complicado, até jogo em casa contra o Náutico será para o Flu.
    Os fora de casa, então, nem se fala.

    Só que dessa vez a tabela foi mãe, e não madrasta. O Vitória vem de série de derrotas.
    Está certo que a cada nova derrota, a chance de pontuar em um próximo evento aumenta (análise de recorrência), entretanto, sem conhecer o Vitória, parece-me a mim que o jogo possa ser parelho e ser um bom exemplar das pretensões tricolores em jogos fora de casa.

    Encarar o Vitória 3 rodadas atrás, seria mais temeroso.

    ****
    Acho que o Fluminense vai com 2 atacantes, parecido com o jogo contra Atlético-PR e Sport, mas ainda assim fechadinho na defesa e contra-ataques com poucos jogadores.
    A ideia foi essa nos dois jogos contra os rubronegros.
    Contra o Atlético-PR, a bola nem chegou perto dos atacantes que quase não participaram do jogo.
    Contra o Sport, talvez por sorte do gol do Roni ter saído logo, talvez por erro de posicionamento do Sporte, o sistema acabou funcionando e os gols saindo.

    Para mim, o Flu vai para Salvador contente com o empate e tentar a sorte para encaixar os contra-ataques.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Contra o Sport de ontem, se o sistema não funcionasse era melhor dar o aviso prévio do pessoal.
    Mas, de qualquer jeito, funcionou melhor do que o necessário.

    O jogo contra o Vitória vai ser um teste bem melhor mesmo. A pergunta que se faz necessária é: Diguinho e Edcarlos voltam ao time? Aliás a ausência deles ontem deve ter ajudado a eficiência do time.

    Responda a este comentário

    saulo

    Teoricamente o Fluminense precisa de ter um aproveitamento de 50% para se livrar o rebaixamento. Acho um certo exagero porque os times nesta posição não tem um desempenho regular. Mesmo assim a situação é crítica. Quando assisti a reprise do programa Arena Sportv, o Casagrande fez uma observação: não adianta apenas o Fluminense fazer um jogo duro contra os times da parte de cima da tabela. Precisa vencer seus adversários diretos para não cair. Esses provavelmente perderão seus jogos contra o Palmeiras…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Casagrande sempre foi um grande observador, sempre observou tudo até a última ponta, e teve uma bela “carreira”.

    Responda a este comentário

    saulo

    Desconsidero essa observação preconceituosa. O fato do Casagrande ter problemas recentemente com drogas, não desqualifica seus comentários pertinentes e inteligentes. Ele foge da obviedade dos seus colegas e não é escorregadio.

    Responda a este comentário

  2. Zargarotinho
    7/08/09 - 12:19

    Po Victor, o título podia ser “Roni matou o Leão” :)

    E outra parada: o xará do meu cachorro deve ter jogado bem pelo visto, mas o lance da furada com certeza arrancou aplausos de Josiel e Saulo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Título alterado.
    Afinal… no Brasileirão tem de se matar um leão por dia (horrível!!!)

    O lance estava indo todo maneiro aí vem o Roni e manda aquela furada à lá Josiel. Daquelas que se não fosse o desfecho positivo imediato acabaria com o jogo.

    Acabaria com o jogo porque o Flu não ia conseguir jogar bem?
    Sei lá. Acabaria com o meu jogo porque eu iria varejar o controle na televisão.

    ****
    Saulo deve ter vibrado com Roni. Em um mesmo lance ele foi de Josiel a Herói.

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Hahahahahah…pode crer. Grande Saulo. Saudades daquele futebol moleque…perna de pau.

    Responda a este comentário

    Victor

    É que esse menino anda se perdendo na noite

    Responda a este comentário

    Zargarotinho

    Pelo jeito o Adriano não é o rubro-negro da noitada…hehehehehhehehe

    Responda a este comentário

    saulo

    Foi aquele futebol moleque responsável pela goleada do Chelsea sobre o Liverpool. Aliás, o passe magistral está gravado para sempre no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=rW9Q1dlKpHA

    Responda a este comentário

  3. Dudu
    7/08/09 - 12:23

    É aquela velha historinha qde que o campeonato é mt parelho. Qq timinho mais organizadinho faz lá suas gracinhas. E a fase ruim não duraria tanto tempo assim.

    Agora, não é possível que não tenha ngm em Xerém melhor que Fabinho e/ou W. Monteiro…

    Responda a este comentário

    Victor

    hehehehe
    e até mesmo um timinho desorganizado como o Flu consegue as gracinhas.
    A fase ruim, mas ruim mesmo foi embora com Parreira. A evolução com Renato é perceptível, porém isso ainda não faz do Fluminense um time.

    É bom lembrar que Renato foi muito ajudado por circunstâncias nesse jogo:
    – O gol saiu logo
    – Sr. Rebaixamento estava ausente
    – Diguinho estava ausente
    – Fred estava ausente
    – Liminar Amaral estava ausente
    – Fabinho estava ausente
    – Berna estava ausente
    – Mariano estava ausente
    – O adversário estava ausente
    – Wellington Monteiro só fez merda quando o jogo já estava 3×0

    Gostei ontem do Carlos Eduardo e um pouco menos do Diogo (muito nervoso, destoando do time na forma como fazia faltas). Mas isso não quer dizer muita coisa, porque todo mundo já viu alguns jogos que Fabinho e Wellington Monteiro foram bem.

    Responda a este comentário

    Dudu

    – Wellington Monteiro só fez merda quando o jogo já estava 3×0

    HAHAHA

    O cara do Sportv (ou da ESPN, não lembro) falou que o Diogo foi muito bem… hehehe

    Responda a este comentário

    Victor

    Diogo foi bem sim.

    Meu comentário foi só pontual. Se não for hábito dele ser assim, é mera bobagem minha.

    Responda a este comentário

    Victor

    Aliás,
    quase todo o time foi bem. Parecido com aquele jogo contra o Arsenal.

    Até para um time já estabilizado isso seria um ponto fora da curva.
    Não dá para se basear muito pelo resultado e pelo próprio jogo (o resultado corresponde sim ao jogo). Foi muito fácil.

    Mas em conjunto com os três anteriores e os dois últimos com a dupla Roni-Kieza dá para entender o que Renato anda planejando para o time.

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    7/08/09 - 19:09

    Um post grande desse e só o último pequeno parágrafo de “projeção”. Xii… deve ainda tá pensando se é ‘narração de fatos’ ou ‘análise’…

    ****

    Bom, o Victor explanou bem sobre o jogo mesmo num post suspostamente, ‘de tricolor para tricolor’.

    Vamos falar a verdade, o Roni calou a boca de todo mundo aqui. Se vai continuar jogando bem ou não é outra história.

    Não vi o jogo todo, mas percebe-se facilmente que o Fluminense foi bem superior. Mas é aquela coisa, o Sport é tão ruim que não dá para fazer uma avaliação melhor. É preciso aguardar uma maior sequencia de jogos.

    Em todo caso, mantenho o que eu digo, o Flu tem time pra sair dessa rabeira que se encontra.

    Responda a este comentário

    Victor

    A parte que você enche meu saco com picuinha eu vou pular. A sexta foi bem legal por aqui hoje para me apoquentar na hora de ir embora.

    Quanto ao Roni, ele pode ter calado a boca de um monte de gente. Minha não.
    Quando ele era do Flamengo, eu achava que ele não tinha como continuar na Gávea, porém, na ida para o Cruzeiro eu disse que ele ia se dar bem lá e fazer um monte de gol. Aconteceu.

    Na vinda dele para o Fluminense, eu lembro que minha opinião não era contra Roni especificamente, e sim porque o Fluminense já tem dois merdalhões e iria atrás de mais um, enquanto, Kieza, Tartá, Alan e Maicon não tinham espaço.
    Mas lembro de até ter citado que não achava que o Roni era especificamente, por ele, uma furada.

    Responda a este comentário

    Rafael

    HAhaha.. percebeu? Que bom!
    Agora, imagina como fica o meu saco…

    ****

    Quantos gols o Roni fez no Cruzeiro?

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário