Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

RIP Luciano do Valle

April 20th, 2014 por | Categorias: TV.

Desejando Feliz Páscoa e enviando felicitações ao re-estabelecimento da saúde de meu pai, Tais Loureiro aproveitou e enviou texto que o Pai dela fez para ser publicado, pesaroso da morte de Luciano do Valle. Publique-se.

Real Morte x Luciano do Valle

Por Wilson

Dos grandes jargões populares que ouvimos ao longo da vida, dois me vêm a mente, agora: ” na vida, a única coisa certa, é a morte” e “para morrer, basta estar vivo. Todos sabemos, disso, mas temos todos grandes dificuldades na aceitação de uma morte. Hoje se foi o Luciano do Valle, e eu senti esta morte.

Taí um cara que, se hoje em dia é moda falar em “projetos inovadores”, muito mais como retórica que como realmente uma prática, de verdade trouxe inovação no binômio comunicação x esporte. Não obstante sua indiscutível capacidade como narrador, ele foi um profissional múltiplo, plural, e um líder agregador. Formou pessoas e profissionais, descobriu talentos e deu oportunidades a outros talentos que pareciam latentes.

Eu costumo dizer que o vôlei brasileiro pôde atingir os patamares mundias em que chegou por conta de quatro grandes nomes, fora das quadras: Nuzman, Almeida Braga, Bebeto de Freitas (este também dentro delas) e Luciano do Valle. Saiu da Globo em 1982, após a copa da Espanha, para desembarcar na Record, sem qualquer apoio ou confiança, e investiu pesado no Vôlei, que naquele ano mesmo arrancava pra o vice campeonato mundial. Depois dali, ou seja depois dele, o vôlei brasileiro foi reinventado.

Na Bandeirantes, trouxe a Fórmula a Indy, em que o velho Fittipaldi sagrou-se campeão em transmissão dele, em 1989. Assim como foi o título de 1981 do Piquet na F-1, que ele também narrou, se não me engano na Bandeirantes também (corrijam-me). E o Football Americano com suas transmissões de shows do Rolling Stones, Michael Jackson, etc, no intervalo? Ainda me lembro de sua atitude de transformar a Band no canal do esporte, com transmissões ao vivo o domingo inteiro! Criou também o projeto Band Verão, com esportes de verão em praias, no Guarujá e no Recife.

Ele conseguiu provar que há vida nas transmissões esportivas no Brasil fora da Globo. E o fez com estilo e personalidade próprias do grande profissional que foi.

Lembro-me também de uma peça de teatro que ele escreveu e dirigiu em 1979, e foi celebrado por isto. Gosto de profissionais dedicados e competentes, daqueles que se entregam, pessoal e profissionalmente, a uma causa. O Luciano foi assim, e, por isto, de certa forma, eu o olhava com respeito e com admiração.

Em uma imprensa hoje voltada para a excrescência dos realities shows e para a cultura do exibicionismo, um jornalista do porte e da estirpe do Luciano, fará muita falta, tenho certeza.

Que vá em paz e que descanse Luciano – algo que ele definitivamente não gostava de fazer!

Obrigado a todos pela atenção,
Wilson

 

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

9 Comentários para “RIP Luciano do Valle”

  1. Victor
    20/04/14 - 12:27

    Que me lembre ele inventou também Maguila e o campeonato de velhinhos onde foi, inclusive, o técnico da Seleção Brasileira.

    Responda a este comentário

    Wilson

    É verdade, este campeonato foi muito interessante, com o Pelé atuando na primeira partida. Na final, acho que o Brasil perdeu para a Argentina, mas o jogão da semifinal com a Alemanha foi inesquecível, com um gol de classificação já nos descontos e o Do Valle invadindo o campo dando peixinho para comemorar (ele era o Técnico do time!).
    Quanto ao Maguila, bem lembrado, o Luciano trouxe inclusive o Angelo Dundee, que havia sido técnico do Mohamad Ali, para treiná-lo e fazer dele um campeão!
    Ainda, é preciso lembrar que a TAM e Comandante Rolim se tornaram conhecidos no Brasil por causa do patrocínio ao Luciano, que fazia altos elogios a companhia em suas transmissões!
    Um abraço a todos e boa Páscoa!
    Wilson

    Responda a este comentário

  2. Victor
    20/04/14 - 12:28

    Não sei que emissora transmitiu a F1 de 81, mas a wikipedia informa que Luciano do Valle saiu da Globo após a Copa de 82. Deve ter sido na TV Globo, portanto.

    Responda a este comentário

    Andre

    Mas houve um momento em que a globo abandonou a f1. E a band transmitia em revezamento algumas corridas, o que acabou rapido em função do desempenho de piquet. Ele pode sim ter narrado por band ou pela globo. Mas nao sei precisar.

    Responda a este comentário

  3. Taís
    20/04/14 - 12:29

    Obrigada Victor! Feliz Páscoa a todos! Salve o seu pai, o meu pai e o Luciano do Valle!

    Responda a este comentário

  4. Andre
    20/04/14 - 12:49

    Qdo ele lançou aquele projeto verao, acho que era no Guaruja, eu achava que ele era o dono da emissora. Ele mandava na porra toda e realmente a band conseguiu atacar e se posicionar no nicho esportivo. E o bordão fortíssimo, do canal do esporte, ficou mesmo.

    Eu tinha certeza que ele era dono. Ele era a band. E foi fortemente empreendedor, numa realidade em que buenos preferiam manterem-se sob o guarda-chuvas.

    Silvio Luiz ontem embargou a voz ao dar a noticia durante aquela transmissao de pelada, um verdadeiro show de horror da tarde de sabado.

    LV ainda transpirava uma certa serenidade, calmaria. Tranquilex. Nao parecia estar trabalhando, mas apenas se divertindo, nao como o lazer neurotico dos iespienicos, e sim com o prazer.

    Legal o legado do cara.

    Responda a este comentário

  5. Bernardo
    20/04/14 - 13:06

    Bom texto trazendo informações interessantes. Não vivenciei essa época do volei, mas lembro bem do Maguila e da seleção master de futebol. Morreu cedo. Uma pena.

    Responda a este comentário

  6. Sancho
    20/04/14 - 22:12

    Meus dias de domingo eram dedicados ao Show do Esporte: com chuva ou sol.

    Responda a este comentário

  7. RB
    21/04/14 - 0:07

    Ele falando sobre o futebol americano no Bola da Vez:

    http://espn.uol.com.br/video/357167_luciano-do-valle-fala-do-inicio-da-nfl-no-brasil-e-1-contato-com-o-esporte-eu-mesmo-relutei-no-comeco

    Teve o futebol feminino também (abraço, Yuri!).

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário