Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Retrato Fiel do Momento Vascaíno

February 1st, 2011 por | Categorias: Vasco.

O Vasco não poderia estar em um momento diferente. Não há como.

O clube está politicamente divido, e em suas divisões não há nenhuma parte que de esperança. A polarização entre Roberto Dinamite e Eurico Miranda é a polarização entre incompetências.

Roberto Dinamite é uma decepção completa como presidente. A gota d´água é o possível perdão a Carlos Alberto. Tem situações em que só admitir a possibilidade de algo, já é suficiente para perda total de moral e autoridade. Roberto por diversas vezes beirou a uma situação como essa. Mas agora, caiu.

Não há mais espaços pra desculpas, não há mais tempo. Sua administração foi tão catastrófica para o clube, quanto a anterior. Diminuiu o Vasco. Décadas e mais décadas serão necessárias para a Cruz de Malta recuperar o que perdeu, sendo que o início desta recuperação ainda nem apareceu no horizonte.

E mais, não é só dentro do clube que a instituição está degradada. A torcida vascaína, há muito, também vem num processo de deterioração. Não é à toa, que as “viúvas” do Edmundo foram tantas, e tão persistentes, mesmo que ele tenha feito muito pouco pelo clube, fora de 1997. Repito, fora de 1997.

Edmundo não deveria ter o status que tem, ou teve. Assim como Carlos Alberto jamais poderia ter o status que tem no Vasco. Jamais poderia ser capitão do Vasco. Jamais poderia ser tratado como jogador símbolo do Vasco.

É de matar de vergonha, que, depois de tudo, uma pesquisa tenha esse resultado. É de partir o coração. Aguardarei os próximos acontecimentos, e a eleição. É muito provável que cancele meu título de sócio, que já foi um sonho. Torcer para esse Vasco? Já não consigo.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

151 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

151 Comentários para “Retrato Fiel do Momento Vascaíno”

  1. Lincoln
    1/02/11 - 12:32

    ta florida mesmo.

    Responda a este comentário

  2. Saulo
    1/02/11 - 12:45

    O problema do Vasco não é a polarização política, ocorre justamente o contrário. José Henrique Coelho é uma dissidência da atual diretoria e o Fernando Horta(laranja do Eurico) da oposição. Está justamente ocorrendo uma fragmentação nas correntes políticas.

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    É verdade! O José Henrique Coelho é uma enorme força política no Vasco. Muito forte mesmo, deve até conseguir uns três votos.

    Assim como os vários pontos de vista de algumas pessoas, a política vascaína está muitíssimo fragmentada, em dois pólos.

    Responda a este comentário

  3. Bender
    1/02/11 - 12:56

    Continuam achando que o problema é a atual divisão política Deixam de lado a herança maldita Clubes são tradicionalmente divididos politicamente

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    Existe uma diferença entre divisão política e polarização política. Nenhum clube se dá bem no meio de uma guerra política.

    Herança maldita, o Bebeto pegou semelhante no Botafogo. Ele e o atual presidente, que se não me engano são de grupos políticos diferentes, reconstruíram juntos o clube. Um complementando o trabalho do outro.

    O problema não é estar ferrado, o problema estar piorando ao invés de melhorar.

    Responda a este comentário

    Bender

    Não percebi muito a diferença entre uma polarização bipolarização ou divisão política Eu não sei qual a solução para o Vasco nesse momento e não vejo ninguém nem propor nada Sei que para a resolução dos problemas antes deve-se identificá-lo

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    Claro que você não iria perceber. Mas mesmo que se considere apenas divisão política, ainda sim, essa não é a questão central do post.

    A questão central, é que não há quadros deêm esperança. Todas as lideranças políticas atuais do clube são ruins de alguma maneira. Inclusive o tal Coelho, citado pelo seu irmão, que é até a pior das lideranças.

    Os principais problemas são incompetência generalizada e guerra política, como está escrito no post.

    A solução é encontrar um nome competente que possa apaziguar a guerra política, organizar o clube e colocá-lo no rumo. Algo extremamente complicado no panorama atual. Por isso a desesperança.

    Responda a este comentário

    Bender

    A desesperança e o desalento vascaíno são compreensíveis Como vc também não sabe a diferença entre polarização bipolarização ou divisão política e diz que as lideranças atuais do Vasco são todas ruins vamos pular esse assunto Deixa eu perguntar Vc teria algum nome em mente para indicar

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    Bom, se você compreende o motivo da minha desesperança e desalento, então talvez desconfie que eu não tenho nenhum nome em mente para indicar. Se eu tivesse um nome, teria alguma esperança. Sei que é um racicínio muito complexo, não é todo mundo que entende.

    Desculpe, não tentei explicar para você a diferença entre divisão e polarização política.

    Clubes, como você brilhantemente salientou, tradicionalmente são divididos politicamente. Essas divisões, no entanto, podem não ser polarizadas, podem ser bem mais tênues.

    Quando se diz que a política está polarizada, está se dizendo que um grupo tem uma visão política totalmente oposta da visão do outro grupo. O que, evidentemente, dificulta qualquer consenso em torno de alguma coisa. Isso gera insegurança, conflitos e falta de continuidade.

    Apenas como exemplo, imagine um país em que metade é comunista e metade capitalista. Provavelmente, haverá uma guerra civil. Já um país com várias correntes políticas diferentes, mas sem uma polarização, tem muito mais chances de se desenvolver.

    Não tenho muita esperança também que você entenda, claro. Mas ao menos tentei.

    Responda a este comentário

    Bender

    Interessante exemplo Pelo menos foi excêntrico Para colocar em prática seu teórico exemplo puxei aqui pelo meu limitado pensamento O mais perto que consegui chegar foi no nome CHINA Um país que vive nessa dicotomia entre ser Comunista ou trabalhar numa economia de mercado Capitalista É disparada maior taxa de desenvolvimento crescimento do mundo na última década

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas daí é diferente do que ele quis dizer, Bender.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Minha nossa, o cara é formado em Economia, pós-graduado, e sei lá mais o quê…como pode? Não é só o Vasco que não tem jeito, o Brasil também tá ferrado.

    Pergunta rápida, quantos partidos políticos há na China?

    Vergonha alheia total, chego a ficar triste.

    Responda a este comentário

    Bender

    Nem pela formação mas pela minha cabeça maluca mesmo tento sempre sair do plano estritamente teórico Podemos estar perto de um modelo ou pelo menos da elaboração de um Estudando o conturbado Vasco do unipartidarismo ditatorial de alguns anos podemos traçar uma relação com o conturbado gigante país oriental Podemos vender consultoria pros chineses identificando e antecipando as possíveis causas de uma crise para tentar evitá-las

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bender, não sou eu que vou querer te ensinar qualquer coisa sobre economia (por motivos óbvios) ou sobre política.

    Mas não é possível que você realmente consegue comparar o que Serginho quis dizer com o ambiente político-social-econômico chinês.

    Responda a este comentário

    Bender

    Não quero que ninguém me ensine. Quero trocar ideias – doidas ou não. Talvez eu até aprenda mesmo se a intenção não for ensinar.

    Serginho utilizou o seguinte exemplo: “imagine um país em que metade é comunista e metade capitalista”

    Estou tentando imaginar algo a partir da besteira. Desse ponto tento fazer alguma relação, mas pode ser que também só saia besteira. Na verdade estou ajudando o Xucrinho, porém ele tem a mente pouco desenvolvida e não percebe. Só sabe chamar de analfabeto, imbecil, idiota e outros elogios mais.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Depois dessa seqüência, tem algo mais a se dizer?

    Muito analfabeto, muito imbecil, e pra lá de idiota.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, a China não se encaixa porque, politicamente ela é totalmente comunista e economicamente ela, inteligentemente, é capitalista.

    Porém, ainda que tivesse nichos de política capitalista além do modelo econômico, ou seja, ainda que parte da população ou dos núcleos de poder tivesse uma visão capitalista da coisa (o que eu não duvido), na China não existe um problema de cunho político porque os capitalistas não tem força pra ambicionar, ainda, o poder comunista.

    O ponto do Serginho é um país onde os comunistas e capitalistas tivessem força suficiente para brigar pelo poder e que, além disso, nenhum dos dois representasse uma melhoria. Que é o que acontece no Vasco.

    Responda a este comentário

    Bender

    Fez bonito.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Sério?

    Responda a este comentário

    Bender

    Como disse, essa proposta de comparação times-países do Serginho que eu comprei é maluca. O legal é o exercício do raciocínio. Nessas hipóteses vc pode falar a coisa certa ou errada (se existir o certo ou errado), importa mais são as trocas de ideias e argumentações.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Em momento algum, como qualquer LEITOR pode conferir, fiz qualquer proposta de comparação times-países.

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    Que isso! Não tem nada de maluco na sua cabeça. Idéia genial. Não entendeu absolutamente nada do meu “excêntrico” exemplo, mas foi brilhante na hora de tergiversar.

    Responda a este comentário

    Bender

    Já já vai rolar um Serginho Zen²

    Responda a este comentário

    Yuri

    Gosto de chamar a China de ECONOMIA PLANIFICADA DE MERCADO mesmo não tendo certeza se é isso mesmo ou não.

    Mas soa legal.

    Responda a este comentário

    Bender

    “Planificada” no sentido do controle que o Governo exerce. E “de Mercado” por participar do comércio mundial e não ficar isolada. Acho que faz sentido. É o antagonismo chinês. Até quando isso perdura? No Vasco durou 2 décadas e o resultado está aí.

    Responda a este comentário

    Macedus (Flamengo sempre)

    Serginho (Zen), muito bem colocado seu comentário, infelizmente nos bastidores da tradicional Colina impera uma total falta de rumo onde correntes ideológicas completamente opostas atuam na busca puramente de poder dentro daquele que “ainda” é um dos gigantes do nosso futebol.

    Esta guerra interna não poderia ter vindo em momento pior, digo isso pois com as eleições batendo a porta o foco acaba sendo distorcido pois ao invés de se buscar analisar uma plataforma adequada para o novo presidente do clube onde prevaleceria, acima de tudo, o bem estar da instituição, acaba acontecendo o tão conhecido festival de baixarias onde Dinamite é isso e o Eurico é aquilo, que o clube mas parece um clube pequeno e etc.

    Repetindo o que disse aqui antes, não quero ver o Vasco da Gama se afundar novamente, sou rubronegro e não vivo sem o Vasco assim como tenho certeza que este não vive sem o Flamengo.

    Força Vasco,

    SRN

    Responda a este comentário

    Matheus

    E o Rodrigo Caetano?

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha era esse mesmo Perguntei pro Xucro pois não lembrava do nome do salvador cruz-maltino Mas pelo visto nem ele lembra

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Matheus, espero que você não esteja apontando o Rodrigo Caetano como solução política para o Vasco. Ele é um empregado, apenas um gerente de futebol.

    Se você está perguntando como está o desempenho dele, como tal, está bem abaixo do esperado. Mas imagino que fazer o trabalho dele, no momento atual do Vasco, deva ser para lá de complicado.

    Acredito que tenha sido esta sua intenção. Já o analfabeto 1 deve mesmo ter pensado nisso. É impressionante a inteligência do sujeito.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Sei lá. Achei que ele era o único cara que sabia algo do que fazia nessa diretoria e que tá sendo limado pelo momento político do clube.

    Mas disso eu também não faço a menor ideia.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sim, eu também achava. Cheguei a criticá-lo aqui, em outro post, mas a verdade é que com a política do Vasco, o trabalho do cara fica muito prejudicado.

    Mas, ressalto, ele não é da diretoria, é um empregado do clube.

    Responda a este comentário

    luiz

    brother ele queria chamar o carlos queiroz,como é que passou esse nome na cabeça dele?so por ser moçambicano,ele nao sabe nada de futebol,estrago a seleçao de portugal na copa.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    isso sem falar nas 390 contratações feitas em 2 anos sem qq resultado efetivo.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Maurício Assumpção é da mesma corrente política do Bebeto. Houve sim uma união entre a corrente do Mantuano, era candidato de oposição na eleição anterior.
    A grande diferença do Maurício Assumpção foi ter a inteligência em compartilhar a gestão do clube a pessoas do ramo. A filosofia “cada macaco no seu galho” nunca serviu tão bem ao Botafogo. Ele não aparece na imprensa para falar dos problemas cotidianos dentro do futebol, fala apenas dos projetos e parcerias. Foi bem sincero quando assumiu uma folha salarial fora da realidade financeira encontrada(jogadores três meses sem receber e funcionários cinco) e não escondeu as dificuldades do primeiro ano.
    Outro ponto, desde quando assumiu, Maurício Assumpção acabou com a terceirização das categorias de base. Eu mesmo vi com os próprios as reformas e melhorias da estrutura do Caio Martins para os juniores. Antes abandonada pelo Bebeto.
    Além da melhoria financeira, o Botafogo agora possui um belo trabalho de marketing. Soube capitalizar sua marca através dos principais jogadores do elenco e antigos ídolos.

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    Apesar de você estar surpreendentemente equivocado, coisa que quase nunca acontece. Seu comentário me ajudou a corroborar minha tese. Por causa dele, achei uma reportagem sobre o Maurício Assumpção que mostra tudo que falta ao Vasco.

    “Possível candidato à presidência do Alvinegro nas eleições de 27 de novembro, o dentista de 46 anos garante que, como torcedor, sua principal preocupação é agregar o maior número possível de pessoas que possam ajudar o clube.”

    “Ele ainda está longe de ser considerado candidato da situação, já que somente nesta quinta-feira terá pela primeira vez uma conversa com Carlos Augusto Montenegro. Aliás, na próxima semana os colaboradores de Bebeto de Freitas devem se reunir para tentar achar um nome que esteja disposto a se candidatar. Mas Maurício Assumpção prefere não ser visto como opositor.”

    “- Nesta quinta-feira devo conversar pela primeira vez com o Montenegro. Conheço o Bebeto, mas ainda não falei com ele. Também não me considero de oposição, acho que esse é termo muito forte. Nesse momento o Botafogo precisa é da união de forças – afirma ele ao GLOBOESPORTE.COM.”

    Responda a este comentário

    Matheus

    Serginho…ZEN?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É o meu avatar pra lidar com seres inferiores.

    Responda a este comentário

    Yuri

    porra, nem menciona isso, mó saudade desse programa!!

    MTV passava, mas como a cada dia aumenta a viadagem naquela emissora (que diga-se, sempre teve, desde os anos 90 incentivando gayzismo) pararam de passar, era muito foda!

    a melhor parte eram os “ensinamentos” do véio, eu até decorava, mas já esqueci tudo :/

    Responda a este comentário

    Saulo

    Não dá para comparar a situação com o Vasco. A situação financeira do Botafogo aparentemente está controlada. É natural o clima político ser mais ameno. Fica difícil atacar a gestão Maurício Assumpção em comparação com o quadro encontrado anteriormente.

    Responda a este comentário

    Bender

    Podemos comparar qualquer coisa. Se faz sentido é outro papo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eis o Princípio Básico e Supremo da Trollagem!!

    É um mestre, sem dúvida.

    Responda a este comentário

    Bender

    “é troll, é troll, é troll” Putz…

    Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:
    * Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_%28internet%29

    Não sei vc vai entender. Mas confesso, não consigo ser mais claro que isso.

    Responda a este comentário

    Serginho Zen

    Muito bem Saulo! Parabéns! É isso mesmo. A situação do Vasco não tem comparação com a do Botafogo, é muito pior. Belíssima percepção.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Serginho, tem algo nessa lama que devemos nos orgulhar. Apesar do momento do vasco ser mais delicado do que os dos outros 3, devemos lembrar que o vasco nao usa CNPJ diferente, nem faz artimanhas contábeis para fugir dos compromissos legais. Com tudo isso, o vasco continua sendo o clube de maior patrimonio no rio de janeiro. disparadamente. mesmo com o sucateamento da atual gestao.

    sobre a divisao politica é o seguinte: nao é possível dirigir o vasco sem o aval de eurico miranda. pior ainda quando tentam atacá-lo. isso é burrice sem tamanho. calçada de eurico sempre foram opostos. quando se uniram, o vasco caminhou. quando se separaram o vasco afundou.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Calçada e Eurico foram rivais, de correntes diferentes, opostos não. Mas sem dúvida, os dois participaram de um momento de união no clube, e este evoluiu.

    Responda a este comentário

    Douglas

    O presidente do Bota é – de muuiiiiiiito longe – o melhor dirigente entre os grandes do Rio. Tricolor, não ria. Em pouco mais de um mês, Peter Siemens mostrou fazer parte de um dos maiores estelionatos eleitorais da história.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Parte da galerinha que votou no PS deve estar se rasgando de raiva agora. Fiz até um comentário sobre esse cidadão aqui no tópico sobre as organizadas do Flu, ao conversarmos sobre o sócio torcedor.

    Tanto PS quanto a flusócio provaram que no fundo eles tinham um plano para chegar ao poder e não um plano para melhorar o Fluminense.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, e o que mais eu poderia esperar do cara que armou pro Oswaldo de Oliveira ser demitido por justa causa em 2006…

    Responda a este comentário

    Douglas

    Só resta mesmo o Pavilhão Tricolor. O resto é grupo casuísta. PS = Banamite II

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    O pior de tudo é a sem vergonhice do discurso dúbio da Flusócio. Fico com muita pena do pessoal que foi enganado por eles.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O dirigente do botafogo é o melhor mesmo: dois CNPJs: um o original, e outro limpinho pra garantir as movimentações. Isso pra mim nao é qualidade, é desonestidade.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    1/02/11 - 13:01

    Aos dois analfabetos: O problema NÃO é a divisão política. Não está escrito isso.

    Responda a este comentário

    Bender

    Claro que não O texto até passa a ideia de que a atual divisão política no Vasco seria justamente a solução

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não analfabeto 1, não passa não.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O problema nao é mesmo a divisao politca. o problema é tao somente a atual administração.

    Lembrem-se: dinamite assumiu com apoio da torcida em geral, sem ser antipático nem nada. teoricamente, era o mais adequado para os que acreditavam nisso (que sao os mesmos que defendem a seriedade dos pontos corridos e no titulo brasileiro de 87 do urubu).

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A administração passada foi péssima.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    sem duvida. e essa agora é que?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Péssima também.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Péssima tb é muita bondade da sua parte…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O Vasco estar entre o péssimo e o um pouco pior é que é o problema, como está escrito no post. Se a divisão no clube fosse entre o ruim e o bom, não haveria problema.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Pois é.. mas ser paciente com um cara que nunca fez porra nenhuma e que estava na cara que ia dar merda e nao ser com outro que foi protagonista nas maiores conquistas do clube é brincadeira…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hahaha…não ia nem responder. Não devo ter tido com um dos maiores jogadores da história do clube, nem 1/3 da paciência que tive com o Eurico.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nao fosse o eurico para traze-lo de volta talvez teria sido um dos maiores do rival…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Paciencia? qtos titulos vc viu com eurico participando ativamente… até 2003 vc nao teve paciencia nenhuma… só resultados…

    Se sua paciencia começou em 2005, ela nao foi de no maximo 3 anos… igual a sua com o demente.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eurico que pagou a vinda dele do Barcelona? Ou foi o Vasco?

    Minha paciência com ele começou a acabar em após 2000. Não considero Estadual nada mais do que obrigação pra times como o Vasco.

    Responda a este comentário

  5. Tweets that mention Retrato Fiel do Momento Vascaíno -- Topsy.com
    1/02/11 - 13:17

    […] This post was mentioned on Twitter by Blá blá Gol and Marcinho Müller, Blá blá Gol Comments. Blá blá Gol Comments said: POST: Retrato Fiel do Momento Vascaíno http://migre.me/3N6B5 […]

  6. Daniel
    1/02/11 - 17:35

    Ja eu nao sei quem eh mais maluco, Bender ou Serginho… Hahaha

    Responda a este comentário

    Bender

    Sem dúvida nenhuma, Gaburah

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Maluco não, Loco.

    Olha o respeito.

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha… já mandei essa no Facebook

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Aliás, queridos, informo que meu facebook está com os dias contados.

    Muito chato aquilo lá e me toma um tempo que não disponho.

    Descanse em paz.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Porra, mas se é chato, porque te toma tempo?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Correção: pra aquilo lá funcionar direito, necessita demandar um tempo que não disponho.

    E é chato pra cacete.

    Responda a este comentário

  7. saulo
    1/02/11 - 21:38

    Renê Simões entrou em pauta: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/02/diretoria-do-vasco-so-deve-acertar-com-novo-tecnico-nesta-quarta.html
    Até agora é a melhor opção.

    Responda a este comentário

  8. luiz
    1/02/11 - 22:32

    o vasco nao revela ninguem,nao ganha campeonatos de base essas coisas.a ultima revelaçao tirando esse dede foi sei la o moraes?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cadê ele, hein ó?

    Responda a este comentário

    Lincoln

    morais? depois de morais teve o pablo que ta no cruzeiro, coutinho inter de milao, alex teixeira algum time da russia, alan kardec benfica… e isso q eu consigo me lembrar

    Responda a este comentário

    saulo

    O Philipe Coutinho foi negociado quando tinha apenas 15 anos!!!! Culpa de quem????? É claro, Eurico!!!!!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Culpa da Lei Pelé. APENAS da Lei Pelé. Philipe Coutinho condicionou sua renovação de contrato a venda. Se não vendesse naquela hora, o clube não receberia nenhum centavo.

    Mais ou menos como o Ronaldinho Gaúcho fez com o Grêmio.

    Responda a este comentário

    saulo

    A Lei Pelé nunca foi problema, na época da implementação, o falecido presidente Marcelo Portugal Gouveia comentou sobre isso. Ele mesmo não reclamou ou deu desculpas esfarrapadas, porque o São Paulo se preparou para as mudanças na legislação. Era ultrapassada e precisava se adaptar o fim da Lei do Passe. E muitos outros dirigentes(Eurico, Márcio Braga…) falaram que a Lei iria acabar com as divisões de base, pura bobagem. Os clubes investem muito mais e alguns são apenas voltados a formação(caso do Nova Iguaçu). Existiu dentro da legislação o cuidado em indenizar os clubes formadores:

    4o O atleta não profissional em formação, maior de quatorze e menor de vinte anos de idade, poderá receber auxílio financeiro da entidade de prática desportiva formadora, sob a forma de bolsa de aprendizagem livremente pactuada mediante contrato formal, sem que seja gerado vínculo empregatício entre as partes. (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    § 5o É assegurado o direito ao ressarcimento dos custos de formação de atleta não profissional menor de vinte anos de idade à entidade de prática de desporto formadora sempre que, sem a expressa anuência dessa, aquele participar de competição desportiva representando outra entidade de prática desportiva. (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    § 6o Os custos de formação serão ressarcidos pela entidade de prática desportiva usufruidora de atleta por ela não formado pelos seguintes valores: (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    I – quinze vezes o valor anual da bolsa de aprendizagem comprovadamente paga na hipótese de o atleta não profissional ser maior de dezesseis e menor de dezessete anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    II – vinte vezes o valor anual da bolsa de aprendizagem comprovadamente paga na hipótese de o atleta não profissional ser maior de dezessete e menor de dezoito anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    III – vinte e cinco vezes o valor anual da bolsa de aprendizagem comprovadamente paga na hipótese de o atleta não profissional ser maior de dezoito e menor de dezenove anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    IV – trinta vezes o valor anual da bolsa de aprendizagem comprovadamente paga na hipótese de o atleta não profissional ser maior de dezenove e menor de vinte anos de idade. (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    § 7o A entidade de prática desportiva formadora para fazer jus ao ressarcimento previsto neste artigo deverá preencher os seguintes requisitos: (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    I – cumprir a exigência constante do § 2o deste artigo; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    II – comprovar que efetivamente utilizou o atleta em formação em competições oficiais não profissionais; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    III – propiciar assistência médica, odontológica e psicológica, bem como contratação de seguro de vida e ajuda de custo para transporte; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    IV – manter instalações desportivas adequadas, sobretudo em matéria de alimentação, higiene, segurança e salubridade, além de corpo de profissionais especializados em formação técnico-desportiva

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A lei prejudicou TODOS os clubes formadores sem exceção. TODAS as divisões de base do futebol brasileiro PIORARAM DEPOIS da lei. FATO. Assim como é fato que os clubes nanicos ou fantasmas, de empresários, que surgiram após a lei, não agregam valor nenhum ao futebol brasileiro, só aos bolsos dos mesmos.

    A LEI é uma BOSTA! Só pra ficar no ctrl v do Saulo:

    §4º: O atleta não profissional em formação poderá receber auxílio financeiro da entidade de prática desportiva formadora

    Totalmente fora da realidade, um jogador na base de 10 anos, que demonstre qualquer talento, já tem propostas do exterior. Não é “poder receber auxílio”, é ter que ser contratado pelo clube.

    §5º ao 7ºO clube pra formar um atleta que dê retorno, tem que fornecer tudo definido no 7º para, sei lá, por baixo 200 garotos.

    Se tomar um beiço de uma potencial estrela, que pode não vir a vingar, vai receber no máximo trinta vezes o valor anual da bolsa de aprendizagem“.

    Se Philipe Coutinho, por exemplo, não assinasse o contrato com o Vasco, como ameaçou fazer se não fosse vendido, o clube teria que estar pagando pro moleque, de 15 anos, aproximadamente 335 mil reais por mês, pra conseguir receber o dinheiro que a Inter pagou.

    TOTALMENTE INVIÁVEL pra qualquer clube brasileiro pagar isso.

    Responda a este comentário

    saulo

    Há pouco tempo o Esporte Espetacular fez uma reportagem sobre trabalho das divisões de base nos grandes clubes brasileiros. Mostrou São Paulo, Internacional…além da estrutura física(moradia, campos…), existe uma ênfase cada ver mais intensa na formação do caráter e preparo emocional do futuro atleta. Posso citar o caso do Galo, sequer tinha um CT antes da Lei Pelé e mesmo assim construiu o considerado o melhor do Brasil. E o Cruzeiro que fez novas instalações e ampliou a Toca da Raposa(Matheus sabe muito disso). Se a Lei prejudicasse os clubes formadores, o próprio Cruzeiro teria jogado seu patrimônio ralo abaixo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O fato de alguns clubes conseguirem absorver PARTE do prejuízo, ao longo dos anos, não significa que a lei seja melhor do que péssima.

    A evolução dos clubes é APESAR da lei, e não por causa da lei.

    Principalmente se levarmos em conta regiões que dependem, quase que exclusivamente, da revelação de jogadores.

    Realmente Matheus, que entende muito mais de Cruzeiro do que eu, pode te responder se a lei foi boa ou ruim pro clube.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A partir da lei, o cruzeiro conseguiu igualar o que nao conseguia antes, já que nao forma jogadores na mesma quantidade que os do RJ e SP formavam.

    Serginho sua explanação sobre o caso Philipe Coutinho foi perfeita. Já falei isso várias vezes, mas o analfa que se mete nesse assunto sempre fuma maconha antes de escrever e dá merda.

    Uma pena que temos o caso muralha, que poderia ter sido evitado…

    Responda a este comentário

    saulo

    Nada contra quem fuma maconha. Particularmente não gosto. Pior é ser ladrão e levar por fora, como muitos dirigentes como Eurico fazem. Não duvido que tenha feito o mesmo. Seu crescimento patrimonial não tem qualquer explicação lógica.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Você tem alguma prova de que o crescimento patrimonial do Eurico foi ilícito? Tem alguma condenação judicial que sentencie que o Eurico roubou algum dinheiro? Você tem algum link que comprove isso?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Ele tá procurando…

    Vai mandar link velho…

    Só tem uma forma de ele afirmar isso: é ele quebrar o sigilo das declarações de renda do eurico… e mesmo assim quero ver provar…

    este é o homem do “ouviu dizer”… o corneteiro tipico que calou a boca no outro post, quando disse que o eurico tinha que cuidar do futebol do rj e nao achou nenhum dirigente do urubu que o tenha feito… muito pelo contrario… que tb falou mal a rodo do eurico, mas calou a boca qdo falei que eurico comprou 45 imoveis para que o vasco fechasse o quarteirão…

    é um imbecil completo…

    espero que me chame de XUCRO em breve tb…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Fala o que não sabe e erra.

    A Lei foi tão ruim para o Cruzeiro quanto para os outros clubes. Se Ronaldo tivesse sido criado depois da Lei, Cruzeiro não ia conseguir metade da importância do valor da época.

    *****

    Só pra título de informação, André, o Cruzeiro se preparou e hoje tem uma das maiores categorias de base do Brasil. Além de extremamente vencedora, o que já não é de hoje.

    Em vez de chorar pitangas como fez seu dirigente, o time trabalhou.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Se formar na base é pegar jogador da seleção sub-17 tá bom… vai lá… Ronaldo é cria da raposa…

    Me diz aí: quais são os 5 maiores nomes formados na base do cruzeiro na historia.

    Me diz quais são as ultimas 5 revelações formadas na base do cruzeiro.

    Em tempo: meu dirigente favorito nao estava resmungando. tava na camara amenizando a lei pelé, de um proprio pelé que negociava jogadores no mercado na mesma época de sua criação…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Alguns dos 5 maiores: Dirceu Lopes, Piazza, Joãozinho, Ronaldo, Fábio.

    5 últimas: Maicon, Charles (volante do Santos), Diego Renan, Guilherme, Fábio.

    Citei de cabeça uns que lembrei aqui. Maicon é mais das antigas. Mas Daniel Alves é outro, Serginho (lateral-esquerdo ex-seleção é outro), Belletti, por aí vai.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    idolos ou formados na base? estávamos falando de base…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Reformei lá, mas os ídolos em questão foram formados na base.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    é realmente pra eu cita aqui os do Vasco? melhor ir dormir.

    Temos que trabalhar amanha cedo. Vamo nessa?

    Abç.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu sei um!

    EDMUNDO!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Vamos mesmo dormir entao que é bem melhor…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cuidado pra não ser atropelado no caminho, hein?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ídolo pode falar de Sorín, Tostão, Jair Furacão…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Quem era Ronaldo antes do Cruzeiro?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    formar é outra coisa…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah tá. Então tá.

    Se te consola.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    estávamos falando de formação de base. quem tá se consolando na carona do ronaldo é vc. o caso ronaldo é, sem duvida, a especialidade do cruzeiro: corretagem. inclusive, o ronaldo havia sido preterido por varios outros clubes. outra caracteristica: pegar o refugo.

    fala aí os 5 maiores formados na base…

    Responda a este comentário

    Matheus

    RONALDO REFUGO!!!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Nessa você se superou.

    Sem mais.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    “Primeiros anos

    Ronaldo teve uma infância pobre, embora não miserável.[1] Apaixonado por futebol, costumava matar aulas em Bento Ribeiro para dançar no clube Valqueire Tênis Clube, perto de sua casa.[3] Chegou a tentar treinar no Flamengo, mas por não ter dinheiro para pagar as quatro conduções até a sede do time,[1] foi parar no São Cristóvão. Além de ser mais perto de sua casa, o próprio clube lhe deu dinheiro para o transporte.[5]
    Aos 14 anos, teve seu passe comprado pelos empresários Alexandre Martins e Reinaldo Pitta por US$ 7.500.[1][6] O jovem, que não conseguiu treinar no Flamengo, seria “perdido” por outros dois grandes clubes, Botafogo e São Paulo: para o alvinegro, o emprésario Reinaldo Pitta quis doar 50% do passe do jovem, que teria uma boa vitrine. Com a negativa, Ronaldo foi oferecido por 25 mil reais ao tricolo, que quis pagar 15 mil.[7]
    Jairzinho o viu no São Cristóvão e pagou dez mil dólares pelo menino.[5] Revendeu-o para uma ex-equipe sua, o Cruzeiro. A equipe mineira ficou convencida a aceitá-lo após Ronaldo salvar-se em meio à má campanha da Seleção Brasileira sub-17 que disputou no campeonato sul-americano da categoria, em que o garoto foi artilheiro com oito gols,[8] enquanto o Brasil terminou em quarto lugar e fora do Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 de 1993, primeira e única vez em que o time não se classificou para o torneio.”

    Foi para o Cruzeiro com 16 anos… com 16 anos Philipe Coutinho, por exemplo, já era da Inter…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Com 16 anos Ronaldo destruía no Cruzeiro, chegando à Copa de 94.

    Com 16 anos Philipe Coutinho era da Inter.

    Quem é o dirigente bão?

    ****

    Com Ronaldo Refugo você se superou, cara.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    ronaldo chegou com 16 anos. já estaria fazendo seu primeiro contrato fora a lei pelé. Philipe Coutinho foi vendido com 16 anos, pois só assinou contrato com esta condição. se o clube pega o cara após 16 atualmente, ele nao forma. já é corretor.

    nesse aspecto, com certeza, o formador é o pior dirigente. porque é otário.

    Responda a este comentário

    Matheus

    E o CRVG tem formado muito ultimamente?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sao Paulo nao quis, Botafogo nao quis e Flamengo nao quis pagar as passagens…

    Responda a este comentário

    saulo

    É costume dos grandes clubes recrutar garotos da base dos pequenos clubes. Posso citar a geração do Romário no Olaria: foram campeões no juvenil ao lado de Gonçalves, Aílton e outros.
    O fato de recrutar com 15 anos, não significa que esse clube não tenha participação na formação do jogador. O Cruzeiro fez isso com Ronaldo e o Flamengo com Adriano.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Romário foi formado no Vasco ou no Olaria?

    Responda a este comentário

    saulo

    Se o Romário fosse vendido nas regras da Lei Pelé, Olaria teria uma bela compensação financeira pelo fato de ser formador. Com a antiga lei, não levou um centavo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Como não poderia deixar de ser, mais uma vez falou besteira. Você não fica constrangido? Não tem vergonha?

    Romário ficou 1 ano no Olaria. E foi para o Vasco aos 15 anos. Sabe quanto a Lei Pelé garantiria ao Olaria? Zero Reais.

    § 6º Os custos de formação serão ressarcidos pela entidade de prática desportiva usufruidora de atleta por ela não formado pelos seguintes valores: (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)
    I – quinze vezes o valor anual da bolsa de aprendizagem comprovadamente paga na hipótese de o atleta não profissional ser maior de dezesseis e menor de dezessete anos de idade; (Incluído pela Lei nº 10.672, de 2003)

    Então Saulo, menor de dezesseis, não recebe um centavo.

    Mas vamos supor que Romário tivesse entre 16 e 17 anos. E o OLARIA pagasse a ele, inviáveis R$100 mil. O Vasco, ou o Barcelona, teriam que desembolsar a enorme quantia de R$1.500.000.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Alguém viu Saulo por aí?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O Vasco é o atual campeão carioca de juniores. E tem muito garoto lá melhor que Marcel, Carlos Alberto, Enrico, Jéfferson, Eduardo Costa, Ramon, etc. Ou do mesmo nível.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Esqueceram de mencionar o Matheus e o Souza. Além do Muralha…

    Responda a este comentário

  9. luiz
    2/02/11 - 2:21

    que fez sucesso noproprio vasco nao revelar pra outros times.

    Responda a este comentário

  10. luiz
    2/02/11 - 7:59

    revelaçoes tipo a que o fluminense fez nos ultimos anos nao conta,ex o gemeos do manchester,welington silva entre outros que ja estao comprometidos pela liberaçao do deco chelsea.jogadores que nao fazem a transiçao pro profissional alem de dar titulos e das caixa.detalhe os gemeos foram vendidos por 4 milhoes de euros se eu nao me engano sem jamais jogarem pelo profissional.(neymar com 15 anos recusou uma oferta muito boa do real,hj vale mais que o triplo alem de ter dado 2 titulos)

    Responda a este comentário

  11. Serginho Valente
    2/02/11 - 10:46

    RICARDO GOMES é o técnico. Bela porcaria.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Rumo a Segundona novamente…

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Não chega ao fim do Brasileiro, quiçá do Carioca…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Ricardo Gomes nao é nenhuma sumidade. Mas é um cara educado. Espero que suporte até a posse do Horta. Com Eurico por perto, terá totais condições de trabalho.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Fez um excelente trabalho no Juventude, algum que outro razoável na França, e foi só…

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Enquanto o Delegado levantou vários defuntos: furaquinho, Avaí, o próprio Vasco…

    Responda a este comentário

    Fernando

    O Delegado é bom em lançar a mulecada da base também…

    Responda a este comentário

    saulo

    Afundou o Vitória ano passado e o Vasco no último ano do Eurico.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não afundou não. Pelo menos o Vasco.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    O saulo é burro mesmo. nao tem jeito.: Sr. Saulo asno, informe pra gente em que posição o Eurico deixou o vasco no brasileiro com o Lopes no comando por favor: 8o.

    Responda a este comentário

    saulo

    Seu idiota, o time herdado pelo Roberto Dinamite era do seu ídolo do qual lambe os pés. Você é tão burro que não sabe que o sistema de pontos corridos precisa de um elenco para suportar a sequencia de jogos. E não tinha mais tempo hábil para reforçar o Vasco. Você fica feliz porque um sapo gordo diz que o chope está garantido contra o Flamengo em final de estadual. Uma grande bosta esse estadual.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nao me lembro do TITA e da TITASOCCER no Vasco na época do Eurico. Nao me lembro do Pinilla, do Jhonny e outras preciosidades levadas ao vasco.

    Alguns, inclusive, caros e que estavam sem jogar. Teve um que foi na leva do TITA e ficou sem receber. Entrou na justiça e o vasco tomou revelia. Postei o caso aqui na ocasião.

    O jean foi liberado, o técnico foi trocado, mais de uma vez, e toda equipe de apoio, nutricionistas, fisioligistas e o corpo médico foi modificado.

    E vc vai me dizer que o time que foi rebaixado foi montado pelo eurico? nao amigo… foi um time muito diferente… desde a estrutura até os jogadores…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Quem afundou o vasco na segunda divisao foi somente e tao somente robero dinamite… o perdidao.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    aliás, como vc gosta de dizer: o laranja.

    Responda a este comentário

    saulo

    Esqueceu de um detalhe: quando Roberto Dinamite assumiu, o mercado internacional estava prestes a se fechar. Não dava mais tempo para contratar reforços de peso.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    1- Ele nao precisava trazer merda

    2- Ele ia contratar quem no mercado internacional? Messi?

    Responda a este comentário

    Fernando

    Afundou o Vasco? Prove!

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    No São Paulo ele foi o técnico do quase. E mesmo assim o São Paulo terminou a maioria das competições a frente do Conrínthians do Mano Menezes (o técnico mais badalado de São Paulo na época).

    Pior do que está não fica. Custa dar uma chance e acreditar?

    Responda a este comentário

    Fernando

    E como custa…

    Responda a este comentário

    Victor

    Huahuaheuaheuaheuaheau.
    Perfeito.

    Responda a este comentário

    saulo

    Ricardo Gomes é um dos melhores treinadores disponíveis no mercado. Quando assumiu o São Paulo, pegou um time previsível e por baixo. Mudou a maneira de jogar e passou a priorizar o toque de bola. Foi injustamente demitido, os dirigentes brasileiros são imediatistas e amadores.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ricardo Gomes é um lixo como treinador. É um cara educado, que jogou muito, mas não tem a menor condição de ser treinador de uma equipe de massa. Se o cara teve um derrame dirigindo o São Paulo, é até perigoso para saúde dele dirigir o Vasco, ainda mais desse jeito.

    Péssima escolha, tão ruim quanto seria o Silas, ou o Renê Simões. Só foi melhor que o tal do português.

    Lopes não é um grande treinador, mas é infinitamente superior a todos esses, e mais barato.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    com estrutura e suporte, acredito que pode se desenvolver. o nono técnico do vasco em 3 anos de dinamite poderia ter melhor sorte quando o vasco nao fritava seus técnicos e tinha o hábito de dar-lhes condições de trabalho, na “herança maldita”.

    Responda a este comentário

    Fernando

    O Eurico realmente deixava os técnicos por bastante tempo. Não demitia de bobeira não…

    Eu lembro claramente da imprensa criticando o tempo que os técnicos ficavam no Vasco (se bem me lembro, pediam a cabeça de Renight Gaúcho), pra, depois dos comerciais, exaltarem os times europeus que mantinham seus técnicos por anos e anos.

    Não sou o maior fã do Eurico, mas nesse ponto concordo um pouco…
    Só acho que Eurico enfiava Allans Kardecs goela abaixo de treinadores, mas fazer o q…

    E não ser fã do Eurico não me impede de dizer que o Dinamite é muito fraco também… Titanite foi foda!!!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Allan Kardec goela abaixo uma porra!

    Artilheiro do brasil na copa do mundo sub-20, junto com alex teixeira (esse sendo considerado o segundo melhor do torneio) e com Souza (ou Matheus, nem lembro!). Todos os 3 titulares absolutos daquela campanha. Ainda tem o Souza (ou Matheus) dessa safra aí. E jogaram muito melhor que Ganso, Giuliano e etc.

    Além desses, tem o Philipe Coutinho, formadásso na base do Vasco + Muralha (campeao da copinha pelo urubu por incompetencia do bob esponja) e o garoto Willen. Anotem o nome.

    Responda a este comentário

    Victor

    Curtia muito mesaredondistas com 78 anos de casa pedindo renovação dos técnicos de futebol.

    Responda a este comentário

    Victor

    Contratou ninguém.
    Ninguém por ninguém, escolhesse alguém em um bom momento: Arthur Neto.

    Nenhuma chance de Ricardo Gomes fazer o Vasco melhorar, ou mesmo colocar os jogadores no eixo para um próximo treinador.
    O limbo continua. Nem chance para a sorte o Vasco dá.

    Responda a este comentário

  12. Gaburah
    3/02/11 - 21:58

    [Via @gpoli]
    RT @kiko_peres: @gpoli O vasco era o mico do ano, mas ai veio o Corinthians e roubou o título. Portanto, o Vasco é vice de novo!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário