Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Resumo resumido da penúltima rodada do Brasileirão

November 29th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009.
  • Corinthians 0x2 Flamengo – Rubronegro aproveitou o campo neutro e leva vantagem para última rodada.
  • Palmeiras 3×1 Atlético-MG – Verdão no páreo porque tem coisas que só acontecem com o Botafogo. Celso Roth forever.
  • Santo André 5×3 Náutico – Recife bye, bye. Andreenses esgotarão camisas do Fluminense e Palmeiras nas lojas da cidade.
  • Atlético-PR 2×0 Botafogo – Furacão de férias. Botafogo entra a cruz e a espada – cair ou ajudar o Flamengo.
  • Grêmio 4×2 Barueri – Passo 3.
  • Fluminense 4×0 Vitória – Quem diria que o Fluminense poderia empatar na última rodada. Vitória de férias com o Furacão.
  • Goiás 4×2 São Paulo – “mimimi – O Goiás não vai fazer jogo duro com o São Paulo”
  • Sport 1×2 Internacional – Mário Sérgio com risco de ser campeão brasileiro. A imprensa “mimimi – não pode trocar de treinador” deve estar em polvorosa (aliás, por que não está falando agora que os 4 primeiros e únicos com chance de título trocaram de treinador no meio do caminho?).
  • Cruzeiro 4×1 Coritiba – Coxa decidirá sua vida em casa (como este blog vem afirmando há sei lá quanto tempo) e no final a Raposa está cantando de Galo em Minas.
  • Avaí 2×2 Santos – Passo 4.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

185 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

185 Comentários para “Resumo resumido da penúltima rodada do Brasileirão”

  1. Matheus
    29/11/09 - 20:56

    “Goiás 4×2 São Paulo – ‘mimimi – O Goiás não vai fazer jogo duro com o São Paulo’”. Nada mais a declarar!!!

    Não vi o azul, infelizmente. Aquele problema da Globo me deixou meio puto. Tô em Minas, afinal. Cruzeiro decidindo, clássico do Galo e os caras me vêm com um Corinthians x Flamengo? Porra!

    Mas foi um bom jogo também. Só achei que, de novo, o Evandro Rogério Roman se complicou. Mudei de opinião. Ele é só um árbitro ruim!

    Não vou falar nada até domingo que vem sobre Cruzeiro e Galo. Não quero correr o risco de pagar língua. Mas nesse fim de campeonato eu sou Botafogo até o fim!!!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, quer dizer que Globo passou Corinthians e Flamengo pra BH???

    Nossa, por isso nem eu esperava…

    Juiz horroroso e além disso, o goleiro do Corinthians nem sequer pulou na cobrança ridicula do Leo Moura. Carta marcada.

    Agora, o Inter só poderá ser campeão se o Urubu perder. Detalhe: urubu joga contra o Grêmio… Ou seja… esquece! Assim como o Corinthians, sem nenhum interesse no jogo, pior ainda será o interesse do Grêmio.

    Pontos Corridos, todos contra todos em condições iguais. Condiçoes iguais? Tá bom…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Hummmmmmmmmmmmmmm.

    Cheiro de inveja no ar!!!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Inveja nao. Torcida contra descarada.

    Ou vc passou o ano todo com inveja do Galo???? Que sempre esteve a frente do seu time???

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, só nunca mais me diga que o sistema por pontos corridos é um sistema justo e que todos contra todos jogam nas mesmas condições…

    Sobre o sistema por pontos corridos, eu nao vejo mais nenhum problema nele. Se vc, junto com os torcedores de times regionais, querem, são vocês mesmos que arcarão com isso num futuro breve. O titulo do Flamengo prova isso.

    A Europa é a prova. Pontos corridos: concentra titulos nos times de maior torcida. Porque? porque realmente exige uma estrutura como vc fala. Mas os times de maior torcida, e falamos aqui dos times do Estado de SP e dos times do país inteiro, que são os do RJ, após um tempo de ajustes iniciais, a discrepancia será ainda maior do que a que já houve dos times de RJ e SP contra os times regionais como o seu por exemplo.

    Se vc continuar com esse discursinho besta de acabar com os Estaduais, mais ainda. A sua luta deveria fortalecer seu Estadual pra formar mercado de seu time. Vai passar perrengue no futuro.

    Ficarão poucos. E esses poucos serão com certeza os de maior mercado. E esse, sabemos quais são… É uma questao de tempo…

    Quer continuar torcendo por esse caminho do futebol? Ok. Problema seu. Nao meu. Meu time é nacional e tem mercado gigante. Entao, é só tempo para adaptaçao…

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    O Cruzeiro não é um time regional, temos aproximadamente 7 milhões de torcedores. Fomos campeões brasileiros em 2003 já na fórmula de pontos corridos. Conseguimos todo ano um time competitivo que constantemente briga pelo título. Flamengo, Vasco, Corinthians tem mais tocedores sim, mas falar de Cruzeiro como regional, só pode ser exagero.

    Acho que tá rolando é um bode porque o Flamengo é o campeão brasileiro 2009 da série A, ou alguém acredita que o Gremio fará o rival campeão brasileiro no ano do centenário.

    O Cruzeiro é bi campeão da América, não se esqueça disso.

    Abs.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O Cruzeiro é um time regional assim como o Galo, Gremio e Inter. Estamos falando de mercado. Nao estamos falando de titulos. Estamos falando de força de marca. Estamos falando do Cruzeiro ter jogado hoje e BH ter transmitido jogo do Flamengo. Estamos falando do Cruzeiro ter feito a final da Libertadores esse ano e a transmissão pra SP ter sido de um jogo do Corinthians. Estamos falando de um Vasco mortinho (infelizmente) mas que joga em casa em todas as praças do país. Estamos falando de mercado. A torcida do Cruzeiro, assim como a do Galo, do Gremio e do Inter, é 99,9% presente em suas cidades/estados de origem. o 0,01% é de mineiros que se mudaram de estado. Isso é uma realidade. Nao faz do Cruzeiro um time inferior. é apenas uma realidade.

    Sobre os titulos, acho que a diretoria do cruzeiro foi muito inteligente na década de 90. Uma vez que a camisa nao tem força suficiente para conquistar o principal campeonato do brasil, que é o brasileiro, focou nos campeonatos secundários, como a Copa do Brasil e Supercopas… Ganhou a Libertadores em 97. E foi campeao brasileiro em 2003. Foi o ultimo de todos os times que já foram campeoes brasileiros a ser campeao. Depois até do Bahia, Guarani, Atlético Paranaense e Coritiba. Demorou 33 anos para ganhar 1. E curiosamente, foi campeão num ano em que terceirizou o futebol para o Luxemburgo. Nos sabemos como funciona a “administraçao Luxemburgo!”.

    Nao quero menosprezar o time, a torcida, as conquistas, que isso nao tem sentido.

    O que digo é que os pontos corridos concentram titulos. Esse exemplo vem da europa. E parece ser igual aqui. Hava visto o SPFC ganhar 3 titulos seguidos e quase 4. Os titulos vao se concentrar nos times de maior mercado.

    Um patrocinador qdo patrocina um time de SP, expoe sua marca para o maior mercado do Brasil. Um patrocinador qdo patrocina um time do RJ, expoe sua marca para torcedores de todos os Estados do Brasil. Um patrocinador qdo patrocina Cruzeiro, Galo, Gremio e INter, está expondo tao somente para seus mercados. Nao por isso, o patrocinio principal de Gremio e Inter é o Banrisul. O Galo nem tem patrocinio e o Cruzeiro tem BAnco Bonsucesso SUPERMERCADOS BH – Isso aí, acho que é o patrocinio mais cachorro do país.

    Patrocinio nao é o maior gerador de receitas. temos tb a tv. Que se comporta igualmente. Tanto que mostrou hoje Urubu para BH… porque será? Pq tem urubu aí de montao…

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Seu ditos time grandes não sabem utilizar a imensa massa que tem. ou então você tá viajando nas suas teorias.

    Seu Vasco tava na segunda divisão, na era de pontos corridos; aquela que deveria fazer o flamengo campeão, o corinthians o segundo e talvez o Vasco terceiro. Não, é segunda divisão. Pra Minas passou muito jogo do Vasco mesmo, na Rede TV, sabádo de tarde.

    O Flamengo já rondou o Z4 vários anos e apenas em 2008 e 2009 fez bons campeonatos.

    O fabuloso Corinthians foi pra segundona na era de pontos corridos.

    O inacreditável Palmeiras também foi, rebaixado.

    Enquanto isso meu time regional continua fazendo bons campeonatos, sendo rentável. Agora, se a parada mesmo é ser transmitido pela rede Globo, desculpa, eu não me importo com isso. Meu lugar é na arquibancada, nem me preocupo com o jogo que será transmitido.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Preste atençao no que estou dizendo:

    1- O Urubu rodando o Z4 em várias ediçes como vc disse, se superou e hoje é o campeao brasileiro. Veja a capacidade de reaçao de um time desse porte.

    2- O Vasco, na segunda, nunca foi patrocinado por algo como SUPERMERCADOS BH.

    3- Times competitivos. Sim. O cruzeiro realmente tem. O que digo é que o Cruzeiro é talvez o maior exemplo de gestao eficiente do Brasil. E os outros times, sao médios e ruins nesse quesito. O Urubu, por exemplo, é ridiculo. Ainda assim, possui maior capacidade de se organizar num prazo menor, reagir e ser campeao brasileiro… E o cruzeiro continua tendo times competitivos. O Cruzeiro está no máximo de sua capacidade. Os times do RJ estao no minimo de sua capacidade hoje…

    4- Estou falando de mercado. Nao estou menosprezando. Vc me entende?

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Entendo, mas pra mim não importa mercado consumidor, pelo menos enquanto ele não definir quem é o campeão, e isso não aconteceu até hoje.

    Essa história de capacidade máxima, mínima, etc.. puro chutometro. Existe só uma opinião. Lembre-se arrecadar mais não significa montar o melhor time. Tanto que os times do Rio devem pacas, e sempre tiveram esse tal mercado gigante.

    Quanto ao supermercado BH, não é parocinador master do Cruzeiro; pagando bem, que mal tem?? Acho isso uma bobagem, e até um certo bairrismo. O Cruzeiro vende o espaço na sua camisa e se esse supermecado (de grande porte em MG) não quer dizer nada

    Responda a este comentário

    André Bona

    Morei duas vezes em BH. Nunca ouvi falar nesse supermercado…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mai paga que é uma belééééééza!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Ah, sim. Entao tá. Nao tem mais ninguem que paga nao? Patrocinio regional…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pelo contrário. A presidência se importa mais com o valor do que o nome.

    Ou cê acha que recusaram a proposta da Samsung de R$ 15 mi pra pegar a do Bonsucesso de R$ 18 mi a toa?

    Tem muita coisa que você não sabe, meu caro. Esquece do nome que tá lá. Pensa no número. E pensa também que Supermercados BH só patrocinou o Cruzeiro em, se não me engano, 3 jogos. Pela bagatela de R$ 500 mil cada.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vc ta dizendo que o Bonsucesso paga 18 milhoes para o Cruzeiro? É isso que vc tá dizendo? pode me dar alguma fonte?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não. Fonte eu não posso dar porque é proibido pelo meu trabalho.

    Mas tô te dizendo. Eu mesmo fiquei puto porque o Cruzeiro recusou a proposta da Samsung. Depois do que vi, entendi tudo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cê não quer falar de Patrocínio Master, né?

    Porque até onde eu sei, o Vasco foi patrocinado por um banco de Minas ano passado.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, isso prova que é viável para uma empresa de Minas estampar sua marca num time do RJ. até pq a MRV tinha um plano: ampliar sua atuação para outras praças. E assim o fez. Tornou-se forte no Nordesde e tem muitas coisas no RJ e ES. E patrocinar um time do Rj era alinhar a estratégia. patrocinar um time de MG, naquelas circunstancias, nao teria o mesmo retorno…

    Sobre supermercados BH, devo alertá-lo que eu morei em BH duas vezes. 2 anos uma vez e 6 meses e outra oportunidade. Nao sei onde fica o tal Supermercados BH… Nao faço idéia…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Banco BMG, meu querido.

    Cê tá confundindo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vc que ta confundido. 2008 o patrocinio foi da MRV. em 2007 foi do BMG. Bom, creio eu que o BMG seja grandinho. Aqui tem boa presença emprestando para velhinhos e funcionarios publicos… no RJ, tinha placa na cidade toda, inclusive com o Romário de garoto propaganda…

    Nao é pq é mineiro que é ruim. Muito pelo contrário. Provamos nessa conversa, que 2 mineiros com politica de expansao patrocinaram o Vasco…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Sendo que um deles é o próximo do Cruzeiro e do Galo também.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Logico. Ou os 2 de minas, ou apenas o Vasco. Igualdade de retorno…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mesmo com o Vasco como sério candidato a papel mediano ano que vem?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Obvio Matheus. A torcida do Vasco é maior que Cruzeiro e Galo juntos. E mesmo que nao tenha bom desempenho, continuará causando impacto no dobro de pessoas do cruzeiro…

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Quanta bobagem criticar o tamanho do supermercado que tá patrocinando o Cruzeiro. Isso eu não entendo…

    Responda a este comentário

    André Bona

    Nao to criticando nao. So acho que existem milhares de empresas em BH. E de todas elas, a oferta do Supermercado foi a melhor? entao as demais ofereceram o que?

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Eu não trabalho no Cruzeiro e não sei os detalhes, mas deve ter sido a melhor, obviamente.

    A matemática é simples, custa X, pagou, é licito, poe lá.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Qual foi o valor do patrocínio da Eletrobrás pro Vasco?

    Responda a este comentário

    Victor

    Agora, se a parada mesmo é ser transmitido pela rede Globo, desculpa, eu não me importo com isso. Meu lugar é na arquibancada, nem me preocupo com o jogo que será transmitido.

    Marcus, teu presidente certamente se importa, o patrocinador do teu clube também. A Samsung só pode vender celular se os torcedores verem escrito na camisa na TV.
    Horcades se preocupou quando o primeiro jogo da Libertadores do ano passado foi subsitituido por um Bragantino x Corinthians na Série B. Tem Unimed em São Paulo.
    Este ano, a Globo de SP, passou um filme ao lugar do primeiro jogo da Sulamericana. Na hora de renegociar o patrocínio, certamente o Fluminense não terá esses números da praça paulista para colocar como mídia espontânea que é agregada ao clube.
    Hoje em dia, expor bem a marca é muito importante para o clube.
    André pode estar exagerando e escrevendo de um jeito que pode parecer arrogante. Mas se você sair da pele de cruzeirense, verá coisas interessantes no que está escrito.
    Como já contrariei-o ferrenhamente por aqui no blog (vide assunto Casaca), fico à vontade para dizer que ele não está diminuindo o Cruzeiro (ao menos não como motivação primordial) e sim jogando uma luz em uma situação pouco divulgada. Você não verá os maiores formadores de opinião – SporTV e ESPN Brasil – levantando essa questão, até porque, é o negócio deles e não vão mexer de graça com os principais clientes.
    Pode reparar o módus operandi da dita mídia nacional: elogiam a estrutura, elenco, treinadores, trabalho sério, torcida e todas essas lenga-lenga dos times de fora de RJ-SP, só que fazem isso em um bloco para todos, enquanto destinam 47 blocos para esmiuçar os problemas dos grandes cariocas e paulistas.

    O que eu chamo de Flapress, ao contrário de todo mundo aqui, não é a imprensa que defende e fala bem do Flamengo. Isso é indiferente. O que importa é o tempo de exposição na mídia.
    Mas no Rio de Janeiro, por incrível que pareça isso é até moderado, especialmente em relação à São Paulo com o Corinthians.

    Para você não achar que isso é coisa de carioca querendo colocar para baixo o Cruzeiro ou o futebol mineiro, pode mandar um e-mail para o Jorge Santana, cruzeirense roxo azul que ele responderá mais ou menos a mesma coisa.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Mas o JS é um desnimado por natureza. Pura tática. Aliás, esse ano ele esperava fazer 45 pontos e entrar de férias. Fomos muito além.

    Responda a este comentário

    Victor

    JS é malandro.
    Ele diz que é racional ser pessimista, pois você tem 19/20 de chances de acertar.

    Mas não é desse caso que estamos falando.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Ele tá certo em muita coisa, dificilmente teremos outra decada de 90 na vida do Cruzeiro. A vantagem do otimista é que ele sofre só uma vez.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Claro que toda essa exposição na mídia faz com que os clubes de SP e RJ arrecadem mais, Pronto, esse é o fiel da balança, estes times tem mais grana. Mas sempre foi assim, e nos viramos com criatividade e boa gestão. Só não concordo com esse futuro sombrio que querem antecipar para os times de fora de SP e RJ, continuaremos a enfrentar igualmente em campo, embora com menos dinheiro.

    Responda a este comentário

    André Bona

    É apenas uma observaçao. Pode ser que realmente nao se confirme.

    Estou olhando para a europa. concordo com o Victor que o futebol vem se elitizando. Como já é fato há tempos na europa. Por isso, acredito na concentraçao de titulos. Mas sinceramente, espero que eu esteja errado, porque a coisa fica mais chata dessa forma…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Na Europa nunca os times menores foram campeões, a não ser em casos pontuais.

    O que está acontecendo agora em determinados países como a Inglaterra é o oposto do que você prevê. Pequenos times com dinheiro de sheik’s e magnatas russos montando seleções e sendo campeões.

    Vide Chelsea e Manchester City.

    Responda a este comentário

    André Bona

    É verdade…

    Os times pequenos da Europa nunca foram campeões. Concordo. Pq os pontos corridos foram a unica forma de disputa desde sempre. O play-off evita isso. a coisa se distribui.

    Concordo com seus exemplos. Mas hoje, aqui nao é possível isso. Um sheik comprar um time e fazer o que quiser. Eles compram o time barato e o transformam numa potencia, de comprar e vender jogadores. Tirando o Chelsea, o City e os demais continuam sem ter sido campeões.

    E mais do que isso: estamos falando da Europa ou da Inglaterra? Pq na Inglaterra, o país do futebol, temos simplesmente um time em cada bairro. Londres é a unica cidade do mundo que tem mais times na primeira divisao nacional do que o Rio de Janeiro. Time de futebol na INglaterra é quase um em cada bairro.

    Essa realidade, é conflitante com nosso modelo de clubes sociais virando totalmente mega empresas. Mas se isso ocorrer, pode ser que algum sheik possa comprar o galo e o cruzeiro e formar um time só… naquele modelo isso seria possível. Mas vc gostaria? E se o nome ficasse atletico?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não gostaria. Eu só citei um exemplo da Europa que contradisse o que você falou.

    Assim como na Itália, empresas como a Parmalat eram diretores de times (o Parma no caso), a prefeitura de Firenze levantou novamente a Fiorentina, a Juve se mantém muito graças à Fiat e por aí vai.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Na Itália, Juventus, Inter e Milan concentram 61 titulos.

    Na Inglaterra, MAnchester, Liverpool, Arsenal e Everton, concentram 58 titulos.

    Na Espanha, Barça e Real concentram 16 dos ultimos 20 titulos disputados…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Uai. Em dois países, 3 e 4 times. Sem contar surpresas e o fortalecimento de times como Lazio e Roma.

    Não dá pra 20 times brigarem pelo campeonato. O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, tem mais times de apelo. 8, eu diria. Pelo menos 6 sempre entram pra brigar. E isso sempre aconteceu, com uma vantagem sim pra RJ-SP. Não acho que vai mudar a partir de agora. SP vai ter mais força, RJ vai se basear na força mercadológica e os outros times se viram como podem.

    Mas só acho que, se antes dava pra sobreviver com modelos de administração amadores como o do Flamengo, a tendência agora é acabar. Exceto o Flamengo porque a torcida é fora do comum.

    Responda a este comentário

    Victor

    Exceto o Flamengo porque a torcida é fora do comum e o Corinthians e o Palmeiras e o Vasco.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Victor,

    O Matheus nao escreveu Vasco, Corinthians e Palmeiras meramente por orgulho. Mas ele pensou e sabe bem disso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Orgulho do que?

    Só porque a gigantesca torcida do Vasco tem metade da metade do Flamengo? Os caras são fora do comum mesmo. Isso é fato.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Corinthians e Palmeiras tem uma política um pouquito melhor que a do Flamengo. Pouca coisa. Mas que os ajeita pra não depender tanto da força da torcida.

    Vasco segue, na minha visão, melhorando. Mas não posso falar. Dos 4, é o que menos acompanho.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vejo mesmo que vc nao acompanha…

    O Vasco nao está melhorando. está piorando…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Sua opinião.

    Serginho não acha isso, Lincoln não acha isso, não vou citar o Saulo, meu amigo vascaíno da faculdade não acha isso. Uma galera que não é do Casaca não acha que o Vasco está piorando.

    Responda a este comentário

    Victor

    Vou nessa por hoje, mas eu sou bastante curioso para saber como você e Saulo fazem para mensurar essas coisas.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu basicamente pego quantos profissionais trabalham na gerência dos clubes e quantos estão nos cargos por política. Beluzzo sim foi uma decepção. Andrés Sanches não.

    Também levo em consideração o processo de eleição. Quanto mais transparente, melhor.

    Ao que parece, depois das eras Mustafá-Dualib, as coisas melhoraram nessa área para Corinthians e Palmeiras.

    Quanto ao Vasco, não dá pra mensurar. Muito atual a diretoria e ainda não consegui definir se ela acertou mais do que errou. Muita coisa melhorou, mas eles ainda fazem muita merda.

    Responda a este comentário

    André Bona

    “Quanto ao Vasco nao dá pra mensurar…”

    50% do mandato já passou.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pouco perto do que foram os mandatos de Calçada e Eurico. Não to dizendo que foram ruins, mas como base de comparação é muito pouco.

    Dinamite peca porque, mesmo em pouco tempo, Andrés Sanches melhorou muito o Corinthians, por exemplo. E, apesar dos pesares, o Palmeiras tá aí hoje não é a toa.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Nesses países, temos historico de 100 anos em pontos corridos. No nosso caso, temos 7 anos. 3 titulos do SPFC, 1 do Corinthians, 1 do santos, 1 do Cruzeiro e 1 do Flamengo…

    5 em 7. Vamos ver como se comporta esse numero…

    Responda a este comentário

    André Bona

    Mas, 5 do Estado de SP. E 6 somando RJ e SP em 7. Isso tb deve ser observado…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Me faz um favor, André?

    Pega pra mim os 4 primeiros colocados dos 7 campeonatos.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, os 4 primeiros colocados???

    Porque nao os 5 ou 6 entao? ou os 10? Vamos nos ater aos campeoes…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, não. Os 4 primeiros porque eles disputam o torneio mais importante e que dá mais dinheiro e renda pros clubes.

    Meu ponto é: em 2005, Corinthians campeão, mas o vice foi o Inter com um time melhor num campeonato discutível. 2008, São Paulo campeão, vice Grêmio numa das últimas rodadas. 2004, Santos campeão, vice Atlético Paranaense na penúltima rodada.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Aires Buenos também tem mais times que o Rio na primeira divisão, desnecessário citar quais.

    Santiago também (Colo-colo, U, católica, morning, audax-ita).

    Moscovo também (CSKA, spartak, dinamo, loko, saturn…)

    Responda a este comentário

    saulo

    Será mesmo injusto o time com maior número de pontos ser campeão??? Acho que não. O próprio Vasco em 1988 tinha dez pontos na frente e foi eliminado em duas partidas eliminatórias contra o Fluminense!!!!! Jogou todo o trabalho fora em menos de uma semanas e teve que dar férias antecipadas aos jogadores.

    Responda a este comentário

    Victor

    O próprio Vasco em 1988 tinha dez pontos na frente e foi eliminado em duas partidas eliminatórias contra o Fluminense

    Obrigado, Zé do Carmo!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Se todos os jogos fossem realmente em igualdade de condiçoes eu nao veria problema nenhum…

    Mas acho que se o Flamengo disputa o titulo com o Inter, SPFC e Palmeiras, deveriam se enfrentar diretamente, ao inves de decidir contra um time reserva do Gremio…

    Responda a este comentário

    saulo

    Estes times se enfrentaram em duas partidas de turno e returno. Não tem sentido se cruzarem em um torneiozinho mata mata.

    Responda a este comentário

    Victor

    Volto a esse assunto nas férias.
    Mas rapidamente aqui para não discutirem sem entender os conceitos:

    Marcus,
    time regional em função do mercado consumidor, e não da grandeza de títulos e tamanho de torcida. É uma análise fria e cruel, mas com cabimento. Tente diferenciar esses parâmetros ao levar à frente à discussão.
    Pode constatar isto com parâmetros sintomáticos como: o jogo de hoje transmitido para Minas foi Corinthians x Flamengo, e comparar valores de patrocínio de times com torcida menor como Fluminense, Botafogo e Santos com Cruzeiro, Grêmio, Inter e Atlético.

    André,
    em uma análise superficial e para primeiro chute, é válido sua projeção, uma vez que estrutura e organização, os times podem se equiparar em algum momento, o mercado consumidor pode ser mais complicado.
    Por outro lado, é da natureza humana (aliás, é da natureza) adaptar-se à situações, e de alguma forma os times de fora de RJ-SP vão correr atrás deste naco.
    Atente para uma mudança gradual, mas que está acontecendo. O futebol tem se elitizado como produto, no estádio e na TV. Para mim, em algum momento no futuro o futebol terá de ser pago para se assistir. E nessa hora, a base de número de torcedores pode começar a contar mais que o potencial publicitário de uma região.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Victor, concordo: a base de número de torcedores pode começar a contar mais que o potencial publicitário de uma região. E as maiores torcidas nao sao de RJ e SP????

    De resto, tudo o que vc previu é uma realidade na europa… tudo elitizado. Tudo é mercado. Qdo digo mercado, digo obviamente torcida. Mas vc há de concordar que para torcedores do Vasco e do Fluminense, há algum interesse num jogo do urubu e vice versa… Entao esse potencial é expandido naturalmente.

    E lá os times de maior torcida dominam.

    Por isso, eu sugeriria que as federações estaduais de MG e RS tentassem desenvolver seus campeonatos melhor, pois hoje, mesmo no territorio mineiro, a quantidade de torcedores de times de RJ e SP é considerável…

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu não cheguei a escrever isso, mas tem esse detalhe:
    A marca Ale na camisa do Flamengo, atinge o mercado das outras torcidas também. Por mais que haja rejeição ao time, essa não passa para as marcas patrocinadoras (já foi constatado através de pesquisas).
    Em tempo: outra vantagem de RJ e SP. Como BH e Porto Alegre são divididos em dois, os anunciantes tem medo da rejeição do outro lado, tanto que tentam sempre negociar com os dois times da cidade ao mesmo tempo, o que naturalmente, diminui o valor que cada um conseguiria.
    Teve um caso emblemático na final do mineiro desse ano que uma empresa (não lembro qual) quis colocar o patrocínio nos dois clubes mas o Galo não aceitou e o Cruzeiro ficou sem.
    Grêmio e Inter dividem Banrisul.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Banco BMG no caso da final do Mineiro. Mas já foi solucionado ao que parece.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Victor, entendo seu ponto de vista, e o do André também. Mas pra mim, futebol não é negocio. Mercado consumidor, etc… isso é papo de multinacional, economia, etc.. Mais importante é o que os times conseguem fazer com a grana que tem. E aqui em MG a torcida do Cruzeiro não pode reclamar; nossa arrecadação é inferiora aos times de SP e RJ, mas conseguimos nos virar por tantos anos. O Campeonato Brasileiro demorou a vir pelas crueldades do futebol, mas jamais será parametro para medir a grandeza do Cruzeiro.

    Repito, respeito a opinião de vocês, mas repito: futebol não é negócio.

    Será que no futuro teremos orgulho de ter o maior mercado consumidor do mundo ou o importante é ser campeão??

    Responda a este comentário

    André Bona

    Ter o maior mercado (torcida) será fundamental para ser campeao. como eu disse, acho o cruzeiro um exemplo de administraçao dentro de sua realidade. E reafirmo que os times do RJ ainda estao muito longe disso. Mas quando se organizarem, será muito simples superar o Cruzeiro e todos os times regionais.

    Sobre titulos e torcida, nao concordo muito com essa pesquisa aqui que achei. Mas vamos observar o numero de campeonatos brasileiros das maiores torcidas do Brasil (link da matéria: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL260098-4274,00.html)

    CLUBE %
    Flamengo 17 – 6 titulos
    Corinthians 12 – 4 titulos
    São Paulo 8 – 6 titulos
    Palmeiras 6 – 4 titulos
    Vasco 6 – 4 titulos

    Grêmio 4 –
    Cruzeiro 3 – 1 titulo
    Internacional 3 – 3 titulos
    Santos 2 – 2 titulos
    Atlético-MG 2 – 1 titulo
    Botafogo 2 – 1 titulo
    Fluminense 1 – 1 titulo
    Bahia 1 – 1 titulo
    Vitória 1 – 1 titulo
    Sport 1 – 1 titulo
    Santa Cruz 0
    Ceará 0

    Observe o seguinte:

    Por essa pesquisa, os 5 primeiro da lista, possuem 49% de toda a torcida do país. E em 39 anos, possuem 24 titulos, ou seja: 61% dos titulos…

    Nos pontos corridos, acredito em maior concentraçao ainda…

    Responda a este comentário

    Victor

    Pessoal,
    essa pesquisa é de fato contundente.

    Lembremos de alguns títulos aí como 2 do Palmeiras na era Parmalat e 3 do Corinthians também com parcerias.
    Isso tudo entrou na conta do mercado desses times e da cidade de São Paulo. Porque injetaram uma grana não em busca só em busca do mérito esportivo, mas financeira.

    Ao contrário do que acham, não estou menosprezando Minas e muito menos o Cruzeiro, e menos ainda torcendo contra, até porque, eu acho que clubes como Fluminense, Botafogo e Santos se fodem pra cacete nessa história também, até por não terem espaço para crescer nesses esquema vigente asfixiados pelos maiores das suas cidades (há muita gente boa que acha que não há espaço para 4 times no Rio de Janeiro, advinha quem rodaria?)

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Mas futebol não é frio assim. O América/RJ não sobrevive com seus velhos torcedores??

    Essa obsessão pra crescer é que eu não entendo. Paixão de futebol se transmite de ai pra filho (98% dos casos), então, nosso futebol vai ser mais ou menos isso aí pra sempre.

    Enquanto a tal exposição não ganhar campeonatos essas teorias são chutes. E isso não aconteceu até hoje.

    Responda a este comentário

    Victor

    O América/RJ não sobrevive com seus velhos torcedores??

    Não

    Responda a este comentário

    Yuri

    hahahaha… muito legal, mas impossível não comentar o facto de que o cara que respondeu que torce pro BOAVISTA é um fanfarrão!!!!

    se fosse pro Boavista do Porto, até entenderia.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Tá certo, realmente eu fui muito longe na comparação. Deve ter sido porque o America voltou na midia, pelo efeito Romario.

    Mas deu pra entender o pensamento, no geral.

    Responda a este comentário

    Victor

    Mais importante é o que os times conseguem fazer com a grana que tem. E aqui em MG a torcida do Cruzeiro não pode reclamar; nossa arrecadação é inferiora aos times de SP e RJ, mas conseguimos nos virar por tantos anos.

    Nesse ponto o Cruzeiro é 10. E isso garante um padrão mínimo de qualidade. Eu acho que o Cruzeiro é um modelo em menor escala do São Paulo nesse aspecto.

    Há muita coisa que dizemos para explicar, mas que pode ficar exagerado, como disse antes, é da natureza humana se adaptar.
    O Cruzeiro, caga se desfizer um time. Ele não gira no vermelho. Flamengo e Fluminense, por outro lado, vendem até a mãe para ter times caros, e a mãe não é suficiente para pagar, aumentando dívidas e juros e criando uma bolha.
    Para ter esse potencial atrativo, tome times caros e mais dívidas (não adianta ter mercado e time merda). Uma hora estoura.

    Mas como você disse, é uma coisa que não deve ser preocupação. Ainda mais inclusive que é mais saudável viver bem na realidade que de sonhos.
    Porém, é algo que não pode ser descartado e desassociado quando falamos de futebol.
    Até mesmo para entender, porque o Cruzeiro teve de vender o Ramires, por exemplo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Claro que é melhor viver na realidade do que nos sonhos… Perfeito. Só que exige mais paciencia…

    Responda a este comentário

    saulo

    Horroroso como??? O Corinthians abusou da violência e arbitragem apenas cumpriu a regra. Aliás, a pisada do Chicão foi desclassificante no Fierro. Desnecessária e o auxiliar fez muito bem em ajudar o árbitro. E o Felipe não pulou na cobrança, porque foi pego no contrapé. Quando viu a mudança de trajetória, desistiu de ir no canto oposto. Isso quem jogou peladas no campo sabe muito bem.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Vc ver o que quer… Nao ouve nem os comentaristas.

    Seja campeao, mas assuma a facilidade por conta de corinthians e do gremio… Essa nao é uma culpa do urubu. é do modelo.

    Responda a este comentário

    saulo

    É culpa do modelo o clube do qual soma e vence mais vezes???? Soa muito estranho. E por acaso nos últimos jogos do antigo mata mata, não tinha suspeições as partidas decisivas da fase classificatória??? Muitos classificados antecipadamente, jogavam até cinco partidas sem alguma validade com time misto ou reserva.

    Responda a este comentário

  2. André Bona
    29/11/09 - 21:05

    Sobre o SPFC, é fraco. Nao poderiamos esperar outra coisa… anos anteriores, beneficiou-se de vantagens contruídas e anti-jogo e retranca. NEsse ano, precisava ganhar nas ultimas rodadas… dessa forma, fica pelo caminho.

    O Flamengo agora é o exemplo brasileiro de planejamento, estrutura, organizaçao e profissionalismo…

    Quanto bla bla bla… menos de 1 ano atrás Marcelinho Paraíba saiu do clube por nao receber nada durante todo o seu período laboral… Que coisa…

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Não há como dizer que o Flamengo é exemplo de qualquer coisa. O Petkovic foi uma grandissíssima cagada, o Adriano só veio porque quis, o Álvaro e o Maldonado vieram por falta de opções, o Andrade a mesma coisa, and so on.

    Sou rubro negro, estou em estado de êxtase, mas nunca, jamais, acreditei nesse time.

    Como já disse antes, ainda bem que não mexo com isso, é a prova de que não entendo nada.

    E tomara que aproveitem a exposição, a grana, a valorização, para construir uma base e não precisarmos esperar mais 17 anos…

    Isso se tudo der certo domingo, é claro…

    Responda a este comentário

    André Bona

    Minha afirmação era totalmente ironica. É obvio que o Flamengo não é exemplo de nada, com exceção de maracutaia.

    Isso prova que ponto corrido nao é justo nem premia porra nenhuma. Que era a afirmaçao dos defensores desse modelo.

    Mas eu mesmo, já nao to mais nem aí. Os pontos corridos vao beneficiar os times de RJ e SP no médio-longo prazo… se os de outras praças nao estao nem aí, nao sou eu que vou me preocupar…

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Desde que começou a er apontos corridos, o título brasileiro ficou metade nas mãos do São PAulo (3) e metade não mão dos times que você chama de regional (Cruzeiro e Santos). Não consigo ver esse tal fenomeno que você tá energando.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Me desculpe. Santos nao é um time regional.

    Dessa forma, foram 7 campeonatos:

    1- MG
    5 – SP
    1- RJ

    1 de time regional. Mas ainda assim, estamos apenas num período de adaptaçao. Olhe para a Europa e verá…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Filho, diz uma coisa pra papai:

    – Fluminense é nacional aonde? Botafogo é nacional aonde? Santos é nacional aonde? Torcida menor que a do Cruzeiro e Galo e com menos representatividade. Isso é fato.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Fluminense é nacional pelo menos aqui no ES. Aliás aqui tem 1 bar de torcedores do Cruzeiro e 1 bar de torcedores do Galo. Do tricolor, tem uns 60…

    Mas concordo que suas torcidas sao menores. Mas tem um detalhe importante: sao os adversários de Flamengo e Vasco. E por isso, suas marcas estao expostas também aos torcedores de flamengo e vasco… E aí fica a tal grandeza…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Adversários que ficam cada vez mais em segundo plano.

    Até mesmo o Vasco, com relação ao Flamengo. A bem pensar essa série B veio em boa hora. Times que estão a tempos sem conquistar algo, reacendem a paixão da torcida. Talvez ela não seja de todo ruim.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Nao importa. O Flu caiu. O Vasco caiu. O bota caiu. O palmeiras caiu. E nao muda isso.

    A segundona (ridicula mesmo) provou que o Vasco é gigante. Adversarios trocando mando de campo pra receber mais torcedores… em todos os cantos do país…

    Ou seja, mercado… Pergunte ao torcedor do flamengo quem é o maior rival…

    Essa distancia a que vc se refere nao sei de que se trata. Afinal, de 89 pra cá, o vasco venceu 3 brasileiros e o urubu 1. Agora o segundo depois de 17 anos.

    E o urubu é o maior frequentador do RJ do Z4 nos pontos corridos…

    E existe o perfeito estadual do RJ…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Apesar de ser o maior frequentador, nunca caiu.

    E se for campeão, a tendência é ficar longe de cair tão cedo. Nunca o “deixou chegar, agora aguenta” foi tão certo.

    Certo é que o Flamengo, diferente do Vasco, tem um apelo extraordinário. Ora, pelotas, Adriano só veio pra jogar no Flamengo. Pet só resolveu jogar porque tava no Flamengo. Os caras levantaram um time que era médio pra baixo. Venhamos e convenhamos. O Flamengo pode ser um grande frequentador. Mas tá longe de cair.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    opa,botafogo e fluminense,principalmente o botafogo tem uma torcida imensa aqui na zona da mata mineira,portanto esses 2 tem mto mais representatividade que galo e a raposa já que possuem dominio no seu territótio.

    ps:santos é peso morto mesmo hhhaahah

    Responda a este comentário

    Matheus

    Então quer dizer que o time que tem uma boa representatividade na Zona da Mata mineira tem mais representatividade que 1 que tem o dobro de torcedores no Brasil e o outro rival deste?

    Aham, sei.

    Santos peso morto! HUahushusahusahusasa.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    to ligado que o cruzeiro tem mais torcida,só que é mais concentrado em seu estado,enquanto os outros tem torcida espalhada pelo brasil,o que torna estes mais nacionalizados,isto é puro fato,tipo no sul onde é mais claro ainda,gre/nal tem mais torcida que bota/flu mais fica tudo lá no estado deles.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas a tendência disso, na minha opinião, é:

    Os times que têm megas torcidas não crescerem mais. Alguns até dimuírem se não houver um título ou algo assim. Antigamente, o povo do nordeste, do centro-oeste, torcia pelos times de RJ-SP porque não tinham times razoáveis.

    Com o fortalecimento dos times “regionais” e sua exposição cada vez maior no Brasil, a tendência é isso diminuir. Ou você acha que aquele muleque, filho de pai botafoguense, que mora em BH não vai torcer pro time da cidade que faz uma bela campanha quando ele começa a entender de futebol? Ver os colegas de escola zuando os outros e ficar torcendo prum time que poucas vezes ele vai ter oportunidade de ver? É mais provável que ele traia o pai.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    tá,nesse caso é claro que o garoto vai torcer pro galo ou pra raposa,até pq mesmo sendo regionais são grandes,nos estados onde não se tem grandes times,a torcida só vem com título,aqui em jf cresceu demais os torcedors de times paulistas,não tem sentido algum já que são paulo é longe pracarai,mas como os paulistas vem ganhando isso é natural,principalmente do sp,e o mais legal que a maioria é ex-fla,será que agora vão voltar? eheheheh

    Responda a este comentário

    André Bona

    Matheus, o exemplo que vc deu tb tem o vice-versa. Um mineiro que vem morar no ES ou em qq outro lugar do Brasil, vai ouvir os coleguinhas perguntando se ele é Vasco ou Flamengo… ou Corinthians ou Palmeiras… Entao a tendencia é muito maior nesse êxodo natural das pessoas se equivalha…

    Concordo com o que vc disse sobre ficar sem titulos. Isso demora muito. veja que o cruzeiro só vence mineiro desde 2003… Entao essa preocupaçao é sua tb né?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Na minha visao, a tendencia é que agora, a circulaçao do dinheiro vai se concentrar onde dá mais retorno. Porque a midia é assim e o fluxo do dinheiro está maior e cada vez mais concentrado.

    Dessa forma, os de maior torcida, possuem maior capacidade de se organizar e dar passos largos na dianteira. E os que estiverem pra trás dos times menores, em poucas passadas, ultrapassam.

    Tal como acontece no fenomeno global, acredito que os maiores vao engolir os menores. E a busca por mercado se acirra.

    Por isso, acho que talvez o cruzeiro e o galo, num cenário de concentraçao de titulos e dinheiro e num cenário sem estadual, deveriam pensar seriamente em ser um só. assim como quem sabe Flu e bota. Isso é devaneio louco hoje.

    Mas acho que a tendencia é maior engolir menor. E a discrepancia dos valores concentrados injetados fará essa distinçao.

    A chance de isso se concentrar mais ainda nos times de RJ e SP é maior.

    Pense: se o cruzeiro jogasse só o mineiro, ele teria os patrocinios que tem ou patrocinios menores? resposta obvia: menores. E porque? porque o patrocinador do cruzeiro ve que estará exposto qdo o time do cruzeiro jgoar contra os times de RJ e SP. Cruzeiro por cruzeiro, vale menos… Isso nao é um fato?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    ”Por isso, acho que talvez o cruzeiro e o galo, num cenário de concentraçao de titulos e dinheiro e num cenário sem estadual, deveriam pensar seriamente em ser um só. assim como quem sabe Flu e bota. Isso é devaneio louco hoje.”

    devaneio louco hj e sempre!! Nunca! Existe um bagulho chamado rivalidade e isso deve ser levado mto a sério,independente de tudo!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Com certeza. Por isso eu digo que Flu e Bota sao mercadologicamente superiores aos times regionais como Cruzeiro, Galo, Inter e Gremio, pois seus patrocinadores, se aproveitam dessa rivalidade com Vasco e Flamengo.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    pode crer.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não. Cê falou que a saída dos dois é se juntarem. Assim como Cruzeiro e Galo. Que tem a história do maior e do menor, Darwin, blá blá gol.

    Velho, os times explodem, mas nunca se juntam.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu disse que essa seria uma possibilidade para ganhar mercado. Mas é sofrer demais por antecedencia. Vamos ver o que ocorre… O fato é que o Flamengo tem a segunda maior torcida em MG.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Sinceramente, não consigo entender essen t.e.são (com o perdão da palavra) que vocês tem de tamanho de torcida, que aqui em Minas Gerais a torcida de fulano é a segunda maior. Essa superioridade não é transferida pro campo, e não há indicios dissop. A imensa toricda do Flamengo só ganhou o MOrrinhão por seguidos tropeços de inter, são paulo e até mesmo das cocotas. Não consigo enxeragas essa magica que temam em falar. DInheiro é só um dos componentes do futebol e não é o priomordial, graças a Deus.

    Quanto a juntar atlético e cruzeiro, a internet tem esse mal, não sei o tom que você falou, deve ter sido brincadeira. Melhor ler isso que ser cego, aí você perde todos os seus bons e inteligentes argumentos

    Responda a este comentário

    Matheus

    Hahahaha.

    Pode crer. Em BH é Cruzeiro>Galo>Outros.

    Minas – Cruzeiro>Outros>Galo.

    Motivo de eterna zuação.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fluminense é nacional aonde? Botafogo é nacional aonde? Santos é nacional aonde?

    SporTV e ESPN Brasil.
    Veja o tempo dedicado a eles.
    Não o são por serem mais e melhores que os demais. São por serem de onde são.
    Nem que seja por serem rivais de quem são, o fato é que são.

    Responda a este comentário

    André Bona

    teve um ano que a ATL (agora Claro) patrocinou todos os times pequenos do campeonato carioca. Lembra? vc acha que isso era porque? obviamente, para aparecer contra os times grandes…

    Isso demonstra a força do mercado…

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    O Santos tem torcida menor, não é este o seu critéio de mercado consumidor?

    Responda a este comentário

    André Bona

    Teve um ano que a ATL (agora Claro) patrocinou todos os times pequenos do campeonato carioca. Lembra? vc acha que isso era porque? obviamente, para aparecer contra os times grandes…

    Isso demonstra a força do mercado…

    Talvez vc nao tenha noçao do tamanho da Claro, pq ela so entrou em MG ano passado…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cê bebeu, André?

    A Claro começou a trabalhar em Minas tem, pelo menos, 2 anos. Isso que eu me lembro.

    Responda a este comentário

    André Bona

    ë pq existe no ES e no RJ como ATL desde 99… e como Claro desde 2004. Alias, em 2004 poucos foram os Estados que ficaram de fora da Claro. Assim como a Vivo que é de 2003… e que entrou qdo em BH? Tem 2 anos tb?

    Em telefonia até 2 anos é recente e acima de 5 anos é velho… rs… tudo mudou muito rapido..

    Responda a este comentário

    Matheus

    Xo pensar…A Vivo foi ano passado, eu acho.

    Em Minas a Claro existe, pelo menos, 2 anos, como te falei. Não sei com certeza. Mas não me espantaria se fosse em 2005.

    A Vivo só entrou agora porque a compra da Telemig Celular demorou muito. Já era pra ter saído a, pelo menos, 3 anos.

    Responda a este comentário

    André Bona

    A Telemig e a Teleamazonas foram as ultimas regionais do país.

    Responda a este comentário

    Matheus

    As duas são do mesmo grupo.

    A dificuldade de negociação que causou a demora da venda para a Vivo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Na verdade o caminho só abriu pra Vivo qdo a Claro desistiu e resolveu montar sua rede propria. Acho que a Claro nao é de 2007 sim, em MG. Nao é tao antiga como vc diz nao.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não. Que ela começou a trabalhar foi por volta de 2004. Eu morava em São Paulo e ela já funcionava por lá.

    Minas foi um pouco depois, mas não muito.

    Responda a este comentário

    André Bona

    A Claro estava na parada pela Telemig. até porque a Telemig tinha um problema sério: era GSM e a Vivo era CDMA. E a frequencia é diferente. Um aparelho dua band da Vivo Minas nao funciona na Vivo Brasil. E uma linha da Vivo Minas, fora de Minas, pega na rede de TIM ou Claro e nao da propria Vivo… Terao muito trabalho ainda…

    E quem tinha telemig, viajava e tomava na bunda com roamings, IRVs e etc…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Quantos aparelhos dual band você ainda vê?

    A Claro nunca esteve na parada, André. Informação da gerência da Telemig. Foi só uma jogada. Teve até uma proposta que não vingou porque era “fraca”. Mas nada mais que isso.

    Fui no ES esse ano e meu celular já funcionava como Vivo. Não sei em que pé está a infraestrutura da Vivo no Brasil, mas a mudança pra GSM é quase certa. Se é que já não acontece. Até porque a Vivo pode usar as torres de transmissão das outras empresas.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Os celulares dual e triband sao frequentes ainda. Principalmente no mundo pré-pago e nos empresariais, qdo as empresas pegam vários aparelhos baratos para os funcionários e concentram os mais elevados nas gerencias…

    A Vivo mudou tudo pra GSM agora… Tá mudando…

    Mas de onde surgiu esse papo mesmo?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Sei lá!

    Hahahahahaha

    Responda a este comentário

    AlexBrasil (Alexandre Antonio)

    De maracutaia ninguém supera o Corínthians de 2005 e o São Paulo dos últimos anos.

    Responda a este comentário

    saulo

    O São Paulo venceu três anos consecutivos o campeonato brasileiro e você critica esse bom planejamento por causa de um fracasso????

    Responda a este comentário

  3. Robinson
    29/11/09 - 22:09

    Será que tem um cheirinho verde de esperança para quarta-feira???

    Responda a este comentário

    saulo

    Acho improvável uma reação heróica do Fluminense na quarta. A LDU é uma boa equipe e apenas uma tragédia pode mudar esse panorâma.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Esse torneio tem essa historia de gol fora de casa na final tb?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Acho que é o mesmo esquema da Libertadores.

    Na final gol fora de casa não conta.

    Responda a este comentário

    AlexBrasil (Alexandre Antonio)

    Também acho pouco provável. Nem tanto o Flu meter 4, mas fazer isso sem tomar nenhum, porque para fazer quatro, vai ter que se atirar ao ataque e deixar a defesa menos protegida.

    Mas estamos na torcida, afinal é o Brasil em uma competição internacional.

    Responda a este comentário

    Victor

    É aquele negócio…
    uma coisa é meter 4 em um jogo normal (vide o jogo de hoje), em que o adversário toma um gol e saí para o jogo.
    Outra é fazer 4 em um time que pode levar os 4.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu vou no Maracanã.
    A pior coisa que pode me acontecer é o esperado, e ainda assim meu pai se divertiria de ir. Decepção não tem como acontecer (mesmo se for goleado, ainda resta a desculpa marota que foi todo para cima e deixou a defesa às moscas)
    Pior seria não ir e esse time conseguir ser campeão. Eu não vou correr esse risco tendo tão pouco a perder.

    Responda a este comentário

  4. rafael botafoguense
    29/11/09 - 23:13

    sei lá o que pensar do botafogo,não sou pessimista nem otimista,simplismente essa droga que veste a camisa do botafogo é imprevisivel.Passarei essa semana refletindo sobre.

    Responda a este comentário

  5. rafael botafoguense
    29/11/09 - 23:16

    ahhhh CARALHO!!! tem a droga da prova do enem domingo,será que esses putos do mec não se toca que ninguém vai se concentrar pra estudar nem pra fazer a prova porrrrrrraaaaaaaa

    Responda a este comentário

    Victor

    que horas é a prova?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    domingo será de 13:00 as 18:30.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Quase me matei por causa dessas merdas uma vez.

    Em 2003 o Cruzeiro foi jogar com o Paysandu pra resolver a parada do Brasileirão. O jogo inicialmente tava marcado pras 18:30h.

    Como era o jogo decisivo, a Globo remarcou pras 16:00h e eu lá fazendo a prova da federal. Meu pai comprou o ingresso dele e não me deixou faltar nem a porrete. Deu 16:15, o Cruzeiro fez um e eu já sai da prova e fui pro bar próximo.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    eu disse outro dia zuando,que se o botafogo tivesse pra cair eu não faria a prova,só pra ver a reação do meu pai,ai ele ficou boladasso ainda mais que ele é um típico botafoguense pessimista ao extremo ”vai deixar de fazer prova por causa dessa mulambada??é segundona!””hahaha mas eu não demoro nem 2 horas pra fazer,não consigo ficar parado.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fico triste por ti, mas feliz pelo mulambo abaixo:


    O ENEM FOI ADIADO!The best bloopers are a click away

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    eu lembro dessa porra rachei de rir,ele viu o fla-flu mas não verá o joga final se fudeu também.

    Responda a este comentário

    Victor

    Porra rafael.
    Você está de muita boa-vontade de achar que essa criança não verá a final
    haehauheauheauheauheuaheuae

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    o enem foi adiado?Sim.O mulambo fará a prova?Não.Vai virar trombadinha?Talvez.É uma crise pontual?Pode ser.(@oclebermachado)

    Responda a este comentário

    Yuri

    o enem foi adiado?Sim.O mulambo fará a prova?Não.Vai virar trombadinha?Talvez.É uma crise pontual?Pode ser.(@oclebermachado)

    é gênio, porra.

    Responda a este comentário

  6. Matheus
    29/11/09 - 23:28

    Detalhe, Victor:

    Que golaço do Fred e uma obra de arte do Diego Souza. Meu Deus.

    Responda a este comentário

    Victor

    Por causa da merda que é o Maracanã, pior entorno de estádio do Mundo, eu não vi o 1º gol do Fluminense, e acabei vendo em cima da bucha o gol do Fred.

    Em tempo: a musiquinha do Fred além de ser fraquinha, não ecooa.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Qualé que é?

    Responda a este comentário

    Victor

    O Fred vai te pegar.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Fraquinha mesmo.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    fraquinha é a coreografia estilo tigrão hahahahahaha

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu fico do lado oposto, não consigo ver. Como que é a coreografia?
    Assim, assim ou assim?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    opção A,no dia que lançou essa musiquinha ri mto do maluquin mandando essa mãozinha hahahaahahahah

    Responda a este comentário

  7. Victor
    30/11/09 - 0:17

    Inter campeão, Eu Acredito

    Responda a este comentário

    André Bona

    Coisas dos pontos corridos…

    Responda a este comentário

  8. André Bona
    30/11/09 - 0:35

    Galera, valeu pelo papo. Estou indo dormir. Prova da CVM chegando…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Vai na fé, velho. Boa sorte aê.

    Também vou nessa que tenho umas 20 audiências essa semana.

    Responda a este comentário

  9. Gaburah
    30/11/09 - 9:04

    Post com muito comentário é uma faca de dois legumes: mostra popularidade mas dá uma preguiça danada de ler.

    Vou colocar uma opinião baseada em observação: O framengo só não será campeão domingo se for realmente muito incompetente. Tanto a imprensa quanto a torcida declaram abertamente que o Grêmio tem que entregar o jogo. O argumento é que, acima de tudo, é a rivalidade com o Inter que estará em jogo.

    Rumo ao penta, Urubu!

    Responda a este comentário

  10. Yuri
    30/11/09 - 9:32

    Chegou a hora do grẽmio mostrar que O SUL É MEU PAÍS e vencer o Flamengo para dar o título ao Internacional.

    Para o título ficar na região SUL e não no nefasto Eixo do Mal, encabeçado pelo imundo clube que é o CRF.

    Responda a este comentário

  11. Bender
    30/11/09 - 9:55

    uma preguiça danada de ler [2]

    Mas passei os olhos por aí…

    João,
    Álvaro e Maldonado foram tiros certeiros da diretoria. Era onde o Flamengo estava carente e os caras foram correr atrás.

    André Bona,
    não adianta ficar sacando dizendo que o Fla já levou essa. Não ganhou nada ainda, apenas conquistou a vaga para a Libertadores.

    Quanto ao mercado, torcidas… concordo com Victor, assunto para as férias.

    Ptos corridos x play-offs não pretendo nem nas férias. Acho que pouco vai acrescentar. Fico vendo os árduos defensores de ambas as fórmulas e cada vez mais penso mais que essa discussão é inócua.

    Consegui ver o vídeo da Lacraia Júnior aí. HUAHUHAUHUAHuhuahUAHUHAUHUAHUAH… hauhUHAUhauhuahu Ah uAHuh UHAuhUHAuhAu … muito engraçado. To rindo até agora.

    Os botafoguenses agora encham mais o saco que os outros. Um abraço pra vcs.

    Responda a este comentário

    Victor

    Álvaro e Maldonado foram tiros certeiros da diretoria. Era onde o Flamengo estava carente e os caras foram correr atrás.

    Como fazem todos os anos. E há quem diga que são incompetentes e amadores os dirigentes rubronegros.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Então a direção rubro-negra é sinistra e a política não é uma bagunça?

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Sim, Álvaro e Maldonado foram tiros certeiros, mas que só puderam ser dados porque demos uma sorte absurda no mercado. Álvaro foi titular do Inter o 1º semestre inteiro e saiu logo depois de perder a vaga e Maldonado teve contrato encerrado na Turquia por má forma física.

    Logo, demos sorte sim…

    #euacreditonohexamasestoucomummedodaporra

    Responda a este comentário

    Victor

    João, não acredite nisso.
    Há uns 3 anos o Flamengo vem repondo suas peças dessa forma.
    Algumas dão certo, outras não.
    Mas repare que o time não tem ansiedade em escalar logo as contratações como titulares. Em cima da base do time, entraram pelo meio do caminho para manter o padrão e não ser a salvação da lavoura Fabio Luciano, Roger, Marcinho, Tardelli, Kleberson, Sheik, Denis Marques, Alvaro, Maldonado e talvez outros menos cotados (esses eu lembro de cabeça).
    Perceba que no âmbito externo, enquanto torcida e mídia se agoniavam com algumas saídas tais quais, Renato Abreu, Renato Augusto, Marcinho, Kleberson machucado, Juan machucado, más-fases de Juan Léo Moura, e talvez outras que vocês rubronegros tem mais condições que eu de lembrar, os resultados do time vem se mantendo constantes e na parte de cima da tabela.
    Aquele jogo do Cabañas foi um gigantesco acidente de percursso como achei na época, e o tempo só reforçou minha convicção.
    A tal lista do Milton Cruz do São Paulo é exaltada por Deus e o Mundo. Não passa pela cabeça de ninguém que lista semelhante exista na Gávea?

    ****
    Importante ressalva: Eu não estou entrando no mérito de como isso é feito. Não estou me preocupando se o Flamengo está vendendo a alma, com dívida ou o diabo de asas. Eu não garanto que o Flamengo não exploda amanhã ou depois de amanhã. O que digo é que as contratações da Gávea não são feitas de orelhada. E isso já vem há alguns anos. Os times montados pelo Flamengo também são feitos para ganhar campeonatos, e não para vender jogador.

    ****
    Quer reparar que o Flamengo busca um módus operandi? Não deu certo, mas ficou nítido que havia uma programação:
    Dimba, Souza e Josiel. Os três foram artilheiros do Brasileiro em times menores e contratados pelo Flamengo logo em seguida.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Pois é, cara, fico até feliz em ler um comentário desses feito por um não rubro-negro.

    O problema é que tenho os dois pés atrás com nossa diretoria, acho sim que o caminho está certo (já disse aqui n vezes, discuti umas 30 vezes com o Serginho), mas acho também que temos uma grande dose de sorte.

    Se as contratações são mais ou menos acertadas (lembremos de Josiel, Denis Marques, Alex Cruz, Flamel, dentre outros), falta toda a parte de isolamento psicológico (vide América-MEX e Goiás, quero queimar a língua essa semana), imposição de respeito (n deslizes do Adriano, Petkovic dando entrevista no país inteiro, etc), etc.

    Estou amando o momento, mal durmo, mal trabalho, mal me alimento, mas ainda tenho dificuldade em ver esse ritmo se mantendo em 2010.

    Responda a este comentário

    Bender

    É isso João.
    Eu critico, xingo, meto o malho mesmo quando os caras fazem merda. Mas quando acertam devemos reconhecer.

    Nesse quesito ainda temos algumas pérolas recentes como a contratação do Peralta, através de um DVD.

    Começarei a pensar em 2010 exatamente daqui a 1 semana, segunda que vem.

    Responda a este comentário

    Victor

    Estive longe de escrever isso.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Hum. Então tá.

    Porque, pelo seu ponto de vista correto, ao meu ver, o Flamengo tem um cara bom lá dentro que sabe contratar.

    Mas uma coisa não anula a outra.

    Responda a este comentário

  12. Paulo Pimentel
    30/11/09 - 9:57

    A questão de valor de elenco e títulos é óbvia. Concordo que haverá sempre maior chance do título ir para quem investe mais, e o sistema de pontos corridos favorece o mais competente neste quesito.
    Na Europa estão se movimentando (Platini) para um conceito que tem o meu apoio, o fair play financeiro.
    Mas isso dá lucro?

    Responda a este comentário

  13. Serginho Valente
    30/11/09 - 10:38

    Parabéns ao Victor, que acertou brilhantemente suas projeções, com variações mínimas.

    Parabéns ao Flamengo pelo brilhante campeonato. Mesmo carregando malas pesadas como Léo Moura e Juan.

    O futebol nordestino continua seu processo de extinção. Caíram dois da séria A e três da série B. Ceará e Vitória são os “heróis da resistência” da vez. Provavelmente, ano que vem o Nordeste diga adeus a primeira divisão.

    PS: Como é estranho esse time do Botafogo.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cara, por incrível que pareça, não achei o Botafogo tão mal assim ontem. O que aconteceu foi fruto dos desfalques do jogo contra o São Paulo, e dessa forma aquela idiotice do Jobson de tirar a camisa só ganhou proporções gigantes.

    Um time sem Jobson, sem André Lima, sem Reinaldo. Ou seja, sem ataque – que foi justamente o que faltou ao Botafogo ontem. Achei Lúcio Flávio e Renato até bem na partida, criando com (algum) apoio das laterais. mas o que esperar de um ataque tão inútil quanto aquele?

    Só vou repetir o que todo mundo já sabe: o Botafogo não vai cair por causa desta derrota e nem por causa de uma eventual derrota para o Palmeiras. O Botafogo cai pelo conjunto da obra em 2009. Não se fala abertamente em reestruturação, em dispensa, em troca de técnico e tal. Mas acredito eu que tudo isso muda de figura no dia 07/12, quando será dado o pontapé inicial para o projeto de retorno a série A em 2011.

    Qual será a mote para o Botafogo em 2010?
    1. A esperança é a última que morre!
    2. Continuar assim não dá!
    3. Fahel não dá pra escalar!
    4. Avante Fogão! Avante Duque!
    5. Capota mas não breca!

    Responda a este comentário

    Diego

    Com todo respeito ao seu comentario, e eu nem assiti o jogo, mas o problema do botafogo no campeonato foi exatamente esse ter q contar com ANDRE LIMA, REINALDO, VICTOR SIMÕES, JOBSON… OU SEJA … NÃO TER ATAQUE NUNCAAAA !!!!

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    que isso…botafogo foi ridiculo,os caras sem sangue nenhum,nem parecia que estava pra cair,só começaram a correr quando já estava 2a0 e mesmo assim não arrumaram nada.Porra deu mta raiva desse time,tem q mandar tudo embora!

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Tem q mandar tudo embora! [2]

    Até onde eu sei, o Botafogo manterá apenas a espinha dorsal do time, que considera: Jefferson, Juninho (bleh), Leandro Guerreiro, Lucio Flávio e Reinaldo.

    O resto tá valendo até troca por mariola pra sobremesa no bandejão.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    sério,só manteria o jefferson,o resto é tudo cocô pastoso,não merece jogar no botafogo.

    Responda a este comentário

    Diego Milward

    Espinha pessima essa !!! Praticamente TETRAPLEGICA como diria Manoel Carlos

    Responda a este comentário

    Victor

    Como não vejo os jogos, estou que nem aqueles caras de mercado que fazem análises gráficas.
    Essa derrota aconteceu porque tinha de acontecer. Era hora do Botafogo perder e Atlético-PR jogando em casa ganhar.
    (DICA: as projeções dos mataméticos de quantos pontos são necessários para fugir do rebaixamento, Libertadores e título ajudam à vera a calibrar as simulações)
    Eu não sou maluco de tentar advinhar uma rodada em específico. Se fosse competente a esse nível, apostaria grana alto. Mas, mantendo a minha projeção de 4 rodadas atrás, o Botafogo não cai.
    A parada ficaria entre Coritiba e Fluminense (não tive culhões para preencher este jogo – só que como imaginava a derrota tricolor para o Sport, a vantagem do empate era do Coxa).
    Só que eu olho para a tabela e não faço a menor ideia de qual dos três vai rodar. Em cima do muro mesmo, porque o Palmeiras briga pelo título, não?
    Se eu fosse botafoguense, torceria para o Flamengo meter 3×0 em dois minutos de jogo.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Se eu fosse botafoguense, torceria para o Flamengo meter 3×0 em dois minutos de jogo. [2]

    Assim quem sabe o Parmera perde a motivação…

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Um time que não tem problemas financeiros como o Flamengo ou o Fluminense pode se dar ao luxo de errar em contratações caras, mas não tem o direito de perder peças fundamentais ao esquema.
    O grande mérito dos dirigentes rubronegros foi manter alguns essenciais e ir adicionando outros de igual pedigree.
    Uma outra característica que tem chamado a atenção aos não flamenguistas, como eu, é a atitude esquiva da diretoria. Não tenho visto as bravatas que tanto atrapalham os times do Rio.
    Ganhando o título ou não o Flamengo já está de parabéns.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vou recuperar esse comentário dia 07/12 para post.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Pra que se enganar? O Botafogo não tem, com o que apresentou esse ano, condições de se manter na elite.
    Deve jogar tudo o que pode, como vem fazendo, mas depender de Jobson, Reinaldo, LF e VS não dá.
    Segundona com honra eu nem acho ruim.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Outra coisa, o Jobson tirou a camisa e tomou o 2 cartão, foi expulso e ficou fora do último jogo.
    Mas ele já estava fora do jogo no Paraná por ter levado o 3 cartão.
    Vai poder jogar no próximo?

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Até onde eu sei, uma coisa “anula” a outra.
    Mas fala baixo. Vai que o TJD ouve…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Quanto a isso, não sei Gaburah. Tem regulamentos e regulamentos. O do Brasileiro prevê, se não me engano, que os cartões são cumulativos.

    Se o sujeito tem 1 amarelo, toma 1 e depois mais 1 e o vermelho no jogo, ele pega dois jogos. Um pelos 3 e um pelo vermelho.

    O Gilberto não vai poder jogar o último jogo contra o Santos pelo mesmo motivo, se não me engano.

    Responda a este comentário

  14. Paulo Pimentel
    30/11/09 - 11:06

    Serginho,
    O time não é estranho, é ruim mesmo.
    Desde o início do campeonato segue o mesmo padrão. Sempre que encontra um time aplicado perde impiedosamente.
    Joga na sorte e no erro do adversário como aconteceu contra o Inter.
    Infelizmente o grupo sentiu muito a saída do Maicosuel e não tem elenco suficiente.
    Mas acho que valeu. O time perde mas não se entrega.
    Se for pra segunda será justo, se permanecer na elite tem que ter melhor planejamento.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Cara, eu vi várias partidas muito boas do Botafogo. Mas realmente, nesta altura não tem como dizer que o time não é ruim.

    Responda a este comentário

    Paulo Pimentel

    Se o quesito chute a gol valesse algo o time ia bem. Foi um dos melhores do campeonato, mas perde muitos gols.
    E não tem defesa.
    Alguns jogos como contra o Palmeiras no 1 turno (empate) e contra o Goiás, Atlético e São Paulo (vitórias) no 2 turno fazem o time parecer bom, mas não é.
    O meio campo, como se viu ontem, não tem toque de bola, só rifa.
    A vitória contra o Inter contou com muita sorte e incompetencia do adversário. O Bota se enfiou na defesa e deixou um perdido na frente sem qualquer conexão defesa e ataque.
    Os que tiveram o infortúnio de ver o jogo contra o Flu (2 turno) não me deixam mentir. O time só não caiu ainda por causa do Jeferson que é paredão. Todo o resto é esforçado, e só.

    Responda a este comentário

  15. Zarga
    30/11/09 - 11:23

    Por enquanto, meu comentário é só: MEEEEEEEEEENGOOOOOOOO!!! Porra, como é bom ser líder na penúltima rodada. Sem contar a Copa do Brasil, há muito tempo não tenho essa sensação tão foda. Ainda bem que Joel Santana não está lá pra fazer pagode antes do jogo. Pra cima deles, Mengo!!!!!!!!

    P.S. – Corre o risco do Andrade ser o novo Carlinhos.

    Responda a este comentário

    saulo

    Bem lembrado, O Joel festejou antes da hora duas vezes( pelo Flu em 1995 e no Fla em 2008). Pagou dois vexames históricos do futebol brasileiro. Com tanta experiência, faz as mesmas bobagens.

    Responda a este comentário

  16. Ingressos para Flamengo x Grêmio, com uma Sulamericana no meio do caminho
    1/12/09 - 15:41

    […] A confiante torcida rubronegra esgotou os ingressos da partida contra o Grêmio antes mesmo de saber se teria chances ou não de título neste último jogo, chances essas que ficaram à feição flamenguista ao fim da rodada 37. […]

Deixe seu comentário