Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Renato Mauricio Prado x Vanderlei Luxemburgo

November 24th, 2011 por | Categorias: Flamengo, Observatório.

Houve um tempo em que os criticados até tinham voz, mas com intermediário, quicá edição e espaço limitado.

Bons tempos onde o lado atingido pode se comunicar livremente e fazer sua exposição.

Luxemburgo está com a macaca e aqui segue grifado por mim, o que o bem sucedido treinador com uma vida lá dentro explicita  que bate muito claramente com o que já registramos nesse blogue e alguns blablagolianos recorrentemente identificam na atuação do jornalista multimídia da Globo, somente com leitura e senso crítico.

Um basta à perseguição

Senti a necessidade de escrever esse texto para deixar claro que na entrevista coletiva que concedi após o jogo contra o Atlético-GO, não me referi “aos críticos” ou “articulistas” que fazem a crítica diária sobre o desempenho do Flamengo e do meu trabalho frente ao time. Minha referência foi exclusivamente ao Renato Maurício Prado, colunista do jornal O Globo, que abertamente tem uma perseguição pessoal comigo. Não estou generalizando e não sou avesso às críticas. Sempre tive um bom relacionamento com a imprensa de maneira geral e acho o debate importante para o desenvolvimento do nosso esporte. Por isso, estou dando “nome aos bois”. Após essa entrevista, inclusive, recebi inúmeros telefonemas de colegas treinadores, jogadores e até jornalistas me apoiando por não ficar mais calado diante dessa perseguição. Estou sendo atacado desde que cheguei ao Flamengo, tentei ao máximo enxergar as críticas pelo lado profissional, fui contra o questionamento da minha família do porque não respondi a ele durante esse tempo todo, mas agora ultrapassou o limite.

Renato me persegue há algum tempo. O motivo? Só ele pode dizer. Para se ter uma ideia, quando dirigi o Palmeiras ele chegou ao absurdo de escrever uma coluna com o título “Luxa, Luxo ou Lixo”. Mesmo assim, sempre o tratei com respeito e cordialidade em todas as vezes que nos encontramos seja diante ou por trás das câmeras e microfones. No entanto, desde que assumi o comando do Flamengo, clube que ele julga ser o dono, seus ataques passaram a beirar a loucura. Na falta de argumentos técnicos, tenta me atacar falando da minha falta de competência como gestor ou, pejorativamente, me chamando de “professor” (que sou com muito orgulho e muita luta), desqualificando o projeto que traçamos no início da temporada. Causa espanto vindo de um jornalista que se diz entendido de futebol, que cobra profissionalismo em suas críticas, mas há muito tempo deixou de lado seu faro jornalístico para assumir de vez sua face caricata de torcedor. Em suas críticas, Renato só parte para o ataque, sem dar nenhum argumento concreto. Ele não tem capacidade de debater sobre posicionamento de jogadores, esquema tático, modelos de treinamento, gestão de pessoas, mas mesmo assim, teima em querer avaliar meu trabalho como se tivesse propriedade para tal.

Seja nos programas do Sportv e da Rádio Globo, seja em sua coluna no Globo, Renato age como um torcedor que paga seu ingresso e coloca sua paixão à frente das análises baseadas em apuração. Mas fica no conforto de uma sala à frente de um computador e não acompanha sequer um treino, ou um jogo in loco, vive de procurar fofoquinhas e intrigas de bastidores e invencionices para ter material para seus comentários e criar polêmicas. Renato, que já foi um respeitado repórter, hoje é visto pelo meio do futebol como um crítico ultrapassado, com idéias arcaicas e motivo de chacota e revolta por profissionais e torcedores, por não acertar uma notícia sequer que publica e por seus comentários exageradamente irresponsáveis. Chega a fazer piada com os outros times por se julgar o maior flamenguista do mundo.

Com o “poder da caneta” em suas mãos, Renato acredita ser o dono do Flamengo, acima do bem e do mal e quer ditar como o clube deve ser dirigido dentro e fora de campo. Mas o que este cidadão já fez em prol do clube? Absolutamente nada! Só criou factoides, plantou crises e colocou perseguições pessoais à frente de seu trabalho como jornalista. Mas esta não é nenhuma novidade já que, para se promover, nos últimos anos Renato elegeu algumas pessoas que dão repercussão para perseguir e trazer os holofotes para ele. Quem não lembra do caso entre ele e o Roberto Carlos, quando o colunista passou a persegui-lo porque tiveram um problema pessoal que é de conhecimento público? E o Joel Santana, que ele massacrou quando dirigiu o Flamengo, fez piada chamando-o pejorativamente de “Natalino” e teve que engoli-lo quando classificou o time para a Libertadores? Mais recente e, não menos grave, Fred, atacante do Fluminense? Incitou tanto a torcida do Fluminense contra ele que o resultado beirou a violência. Ronaldo Fenômeno também foi perseguido por ele quando acertou sua ida para o Corinthians. Até Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, já foi alvo de suas alfinetadas sem cabimento. Foram tantos casos que não caberia nesse espaço.

Pelo visto, Renato perdeu o foco. Deixou de ser repórter de jornal, que apurava, corria atrás de informações, para se meter a ser dublê de diretor de jornal, comentarista de rádio, comentarista de tv e claramente não consegue fazer bem nenhuma dessas funções. Afinal de contas, como ele consegue fazer críticas se não participa do dia-a-dia dos clubes e nem assiste jogos nos estádios? Como diz que perdi o respeito dos jogadores se ele não tem contato com ninguém do grupo, já que todos repudiam seus comentários absurdos? Transformou-se num decadente arremedo de jornalista que só faz seus comentários em cima de obviedades e resultados usando a ironia e o desrespeito como armas. Não consegue ter uma análise ampla sobre os assuntos que cercam o futebol. Por isso, seus comentários são tão rasos e de baixo nível. Vive uma crise de falta de credibilidade e, para continuar tendo espaço na imprensa, precisa criar seguidas polêmicas.

Não sou imune à críticas, muito pelo contrário. Recentemente, perdemos o comentarista Luis Mendes, que deixou como legado o exemplo de fazer críticas sem ofender pessoalmente a ninguém. Convivo com elas, e bem, desde sempre. Mas quando essas críticas extrapolam os limites e passam a ser ataques pessoais que me ofendem e atingem a minha família, pode ter certeza que começou uma guerra que não estou disposto a perder. Agora será assim Renato. Bateu, levou. Só espero que depois este “bastião da moralidade” e “profundo conhecedor de futebol” não me venha falar em ética, algo do qual certamente ele nunca ouviu falar.

Luxa ainda poderia ir mais à fundo mesmo com o risco de perder a simpatia de quem o lê e citar as igualmente pejorativas alcunhas de “Ex-deputado” e “Nefasto”

Atento também a um trecho em particular – “tenta me atacar falando da minha falta de competência como gestor ou, pejorativamente, me chamando de “professor”” – se grafasse “profexô” ficava até mais fácil identificar que até mesmo RMP tem seu guru…

Fotografa o meu Paumeiras

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

40 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

40 Comentários para “Renato Mauricio Prado x Vanderlei Luxemburgo”

  1. André Bona
    24/11/11 - 21:01

    E assim RMP vai se consolidando como o maior vigarista da imprensa.

    Interessante que entrei nos comentários da página do Luxa e vi que grande parte dos comentários, mesmo vindo de urubus, são favoráveis ao cara e condenam RMP.

    Isso comprova que RMP é, de forma mais abrangente, um grande FDP unanime.

    Responda a este comentário

    Bender

    Bona,
    entrei em 2 comunidades do Flamengo no Facebook (sei que as ‘comunidades’ eram do orkut, mas nao sei que nome essas têm no Facebook). Numa delas tem 600 rubro-negros que comentam com muita frequencia. Metade odeia o colunista. A outra metade nem lê.

    Responda a este comentário

    saulo

    Bona costuma ser maniqueísta e rotular todo mundo como bem ou mal. No caso dos Flamenguistas, são todos do mesmo saco.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Não. Apesar da minha metralhadora giratória, eu acredito no ser humano.

    Bender, existe alguma que diz Urubu Penta?

    Responda a este comentário

    Bender

    Já vi sim.
    “Flamengo Primeiro Penta”
    Mas dessa não faço parte.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Claro que não. vc nao tem coragem.

    Responda a este comentário

    Bender

    tá falando de quê???
    Só não tenho paciência. Inclusive vou sair dessa que os caras comentam a cada minuto, pois todos os “posts” de lá chegam no meu email. Muito saco.

    Responda a este comentário

  2. André Bona
    24/11/11 - 21:01

    Só pra registro: acho bom dar um print scream na tela do blog do Luxa…

    Responda a este comentário

  3. Jorge Caldas
    24/11/11 - 22:18

    Sei não, mas acho q depois desse ataque, o “câncer jornalístico rubro-negro” vai querer sair candidato a presidência nas próximas eleições só pra detonar o Luxa…

    Responda a este comentário

    André Bona

    Em breve Luxa vai ser demitido e o cara vai detonar…

    Me estranha muito que ainda nao tenha publicado nada… ja tá virando mundos e fundos nos submundos em que vive para a sua vingança.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Ele tá procurando contato com a justiça pra saber como anda a situação entre Luxa e Edmundo, só pra meter o pau no primeiro.

    Publicando, acho q já está, mas indiretamente. O “Extra-gado” vira e mexe lembra desse caso. Se tem ou não o “dedo podre” do RMP, aí já são outros quinhentos. Mas q é possível, isso é.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não existe a menor chance do RPM entrar candidato a presidencia do Flamengo, porque não tem apoio de nenhuma corrente política do clube.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Toda hora vc erra isso. É RMP e não RPM, idiota. RPM é o conjunto do Paulo Ricardo.

    Responda a este comentário

  4. André
    24/11/11 - 23:06

    Nao sei quem é pior,o Neto gamba ou o Mauricio Prado mulambo com seus comentarios!!

    Responda a este comentário

    André Bona

    RMP é muito pior. Neto faz tipo. RMP é vigarista mesmo.

    Responda a este comentário

  5. saulo
    24/11/11 - 23:51

    “desde que assumi o comando do Flamengo, clube que ele julga ser o dono, seus ataques passaram a beirar a loucura. Na falta de argumentos técnicos, tenta me atacar falando da minha falta de competência como gestor ou, pejorativamente, me chamando de “professor” (que sou com muito orgulho e muita luta), desqualificando o projeto que traçamos no início da temporada.”

    Desde quando assumiu o clube, Luxemburgo foi bem claro e explícito no seu projeto em buscar o título. Ano passado no programa Bem Amigos em 2010 foi bem claro.
    “Gestor”, qual formação na área o Luxemburgo possui para assumir tal função??? A sua única e fracassada experiência foi o seu Instituto Wanderley Luxemburgo. Diante da falta de no hall e sua conhecida vaidade, não quis delegar a gestão de uma empresa do setor de educação realmente competênte na área. Preferiu escolher “professores” ao seu gosto e sem qualquer formação. Além disso, todas as franquias fecharam e os seus franqueados tiveram enormes prejuízos. Dentre eles, o Petkovic, pagou 400 mil e nunca teve retorno.
    O “gestor” Luxemburgo exigiu ao presidente do Galo em 2010 contratar uma comissão técnica imensa e demitir os profissionais do próprio clube. Dispensou vários jogadores do elenco dos quais fizeram uma boa campanha em 2009(a melhor campanha dos últimos dez anos) e quase foram classificados a libertadores.E trouxe outros jogadores em má forma física e de talentos duvidoso. Chegou a ponto do Wagner Tardelli ser o instrutor de arbitragem!!! Para que???? Os próprios árbitros são convidados a dar palestras nos clubes durante a pré-temporada aos jogadores. Por que um ex-árbitro fora de atividade seria o mais qualificado????

    “Até Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, já foi alvo de suas alfinetadas sem cabimento”

    Foi o próprio Luxemburgo mesmo que reclamou das críticas do Zico direção do Flamengo e o ‘profexô” pegou as dores pela imprensa. Ele mesmo disse que não tinha o direito de se meter na vida interna do clube, porque está fora. Se um sócio benemérito, maior ídolo… não pode criticar…quem pode????

    Responda a este comentário

    Victor

    …Diante da falta de no hall e sua conhecida vaidade…

    Responda a este comentário

    Bender

    HUAhuAHu HAUHAUHAU hUAHuHAuHAU HAUhUAHUAHU HAUHUAhUAHuahua…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    BWAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…

    Cagalhos, fechem a internet por hoje… rs

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    PQP… Vai ter gente me tachando de maluco aqui no trabalho, pq ri alto pra cacete…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Porra, coitado do maluco.

    Responda a este comentário

    Victor

    Além disso, todas as franquias fecharam e os seus franqueados tiveram enormes prejuízos. Dentre eles, o Petkovic, pagou 400 mil e nunca teve retorno.

    Pet garoteou…

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha… se Saulo comentasse no barecon poderia atrair publico heim…

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Seria o fim dos tempos… Falta “no hall” pra ele… hehehehe

    Responda a este comentário

    Douglas

    Acho que a próxima onda serão as kebab store.

    Ao menos, é melhor que esse gayorgut.

    Responda a este comentário

  6. Pedro
    25/11/11 - 5:45

    Que os dois se afundem e deixem o Flamengo de lado.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Que o urubu afunde e leve os dois juntos.

    Responda a este comentário

    Bender

    Torço para o sucesso do Luxemburgo, principalmente se estiver a frente do time que torço.

    Responda a este comentário

    Victor

    Torceremos bastante quando estiver.

    Responda a este comentário

    Pedro

    Também torci pro Luxa dar certo no Flamengo desde o ano passado, se ele continuar ano que vem continuo torcendo por seu sucesso por tabela. Mas a paciência acaba. No ano passado sua campanha no Brasileiro foi pior da que estávamos tendo antes dele chegar. Este ano, não conseguiu montar um time com os jogadores que tinha e que mandou trazer. Ele é ou não é um fracasso? Seu custo benefício não deve ser tão questionado quanto o do Ronaldinho Gaúcho?

    Responda a este comentário

  7. Alvaro
    25/11/11 - 8:36

    Amigos;

    Não sou fã do RMP, mas também acho o Luxemburgo arrogante e egocêntrico. Concordo também quando RMP diz que o Flamengo não precisa gastar tanto com um “treinador”(o time do Flamengo na maioria dos jogos foi um bando em campo)para jogar o que jogou neste Brasileiro, o Andrade que o diga.
    FORA LUXEMBURGO!!!!

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Andrade foi bem naquele brasileiro por que os jogadores fecharam com ele. E no ano seguinte, como foi o rendimento dele?

    Responda a este comentário

    Pedro

    Alexandre, Andrade montou um bom time em 2009 e teve este mérito dos jogadores fecharem com ele, o que Luxa não conseguiu fazer.

    Em 2010, o Flamengo perdeu o Carioca para o Botafogo. Isso é motivo para demissão? Na Libertadores, fez uma campanha fraca na primeira fase mas se classificou. Quantos times não chegaram longe nessa competição com esse histórico?

    Você deve concordar que Andrade foi demitido por muito menos que o Luxa.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O fato é que a torcida do urubu é totalmente retardada.

    Foram pra liberta, pela décima vez, e começaram com uma agitação frenética. Afinal, poderia ter sido a primeira libertadores honesta do urubu.

    E a torcida acreditou na mentirinha. Quando isso acontece, o que acontece com a expectativa? Vai lá pra cima. E o que acontece quando a expectativa vai lá pra cima? Alta decepção. E assim torraram o pobre do Andrade… Que levou o urubu ao titulo brasileiro (ainda que contando com as entregas de fim de ano) e à libertadores… torneio esse que o urubu nunca venceu. poderíamos até arriscar que Andrade tenha sido um dos técnicos mais vitoriosos do urubu em sua história? acho que sim.

    Responda a este comentário

    saulo

    O Flamengo foi campeão em 2009 com todos os méritos, apesar do recalcado não querer aceitar.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Com certeza foi com mais méritos que a libertadores, 30 anos atrás.

    Responda a este comentário

  8. mcm
    25/11/11 - 14:14

    Renato Maurício Prado não merece tudo isso. É apenas um picareta travestido de jornalista.

    Responda a este comentário

    André Bona

    É apenas um picareta travesti

    Responda a este comentário

    Robinson

    Esta é a melhor definição de Renato Maurício Prado da história!!!!!!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário