Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Reformulações ?

July 25th, 2006 por | Categorias: Futebol.

Victor Pimentel – Saiu hoje em “O Globo” artigo sobre a reformulação nos procedimentos da Seleção brasileira que serão executados por Ricardo Teixeira.

O trecho em particular que me interessa é o seguinte:

Não serão permitidos blogs pessoais durante a competição, bem como o excessivo trânsito de assessores e empresários na concentracão. Até questões contratuais podem ser revistas. A CBF estuda se exigirá participação nos contratos. E poderá obrigá-los, como já faz a seleção da Alemanha, a usarem chuteiras e luvas da marca que patrocina a entidade. Atualmente o uso é liberado. Quem não aceitar as mudanças, não será chamado.”

A Seleção continua um balcão de negócios da CBF. Na aba do fracasso da Seleção na Copa de 2006, a CBF parece querer culpar as propagandas pelo mau-desempenho da Seleção. É mais ou menos assim: Fazer propaganda para um rival dos patrocinadores da CBF atrapalha o desempenho, para o fornecedor da CBF ajuda!

Será que o Brasil perdeu a Copa porque Kaká usava chuteiras Adidas e não usava camisa da Nike na propaganda do Guaraná Antarctica?

Interessante também, é lembrar que para acessar ao blog (pessoal, eu acho) do Kaká eu ia pela página do Guaraná Antarctica (patrocinador “oficial” da Seleção Brasileira)

A comissãso técnica poderá manter blogs (Américo Faria tinha o seu)?

Caso Kaká se recuse a usar chuteiras Nike (porque dão bolhas no pé, porque o contrato dele com a Adidas não permita, ou simplesmente porque ele não quer) ele será cortado da Seleção?

O link para esse artigo é:

http://oglobo.globo.com/jornal/esportes/284988655.asp

Em outro artigo de “O Globo”, leio que haverá renovação parcial dos jogadores da Seleção Brasileira. Utilizando-se jogadores das divisões de base da CBF.

O artigo é uma entrevista de Dunga a Fábio Juppa.

Duas perguntas e respostas pertinentes (trechos grifados por mim):

Qual é o seu maior desafio?

DUNGA: Quero uma seleção vibrante, com a cara do povo brasileiro. Haverá renovação, de forma automática, já que muitos jogadores estão deixando a equipe. Precisamos de uma seleção vibrante e com qualidade.

Diante dessa proposta, por onde começar a transformação?

DUNGA: O presidente Ricardo Teixeira quer implementar uma nova filosofia de trabalho. Tenho vontade e algumas idéias serão discutidas hoje (ontem, quando se reuniria com o dirigente). A primeira coisa é conseguir ligar os jogadores das categorias de base da CBF à seleção principal, uma vez que isso quase não acontece. Poucos garotos que participam das seleções de categorias inferiores chegam ao time profissional. Temos de aproveitar a experiência que eles acumulam e prepará-los para futuras Copas do Mundo.”

É consenso que os jogadores mais rodados que atuam em solo nacional, com duas ou três exceções, não têm condições de atuar na Seleção Brasileira. Mas essa medida abriria espaço para jogadores mais novos que ainda jogam por aqui.

Eu acho salutar, mas espero que seja feito com bom-senso e não como pretexto para apenas valorizar jogadores para exportação.

É incontestável que a “Era Parreira” terminou com a bagunça que eram mais de 100 jogadores convocados. Luxemburgo, Leão e Felipão fizeram a farra das convocações. É preciso abrir o olho com Dunga.

O link da entrevista:

http://oglobo.globo.com/jornal/esportes/284988654.asp

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Deixe seu comentário