Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Recurso negado e…eliminado?

February 17th, 2009 por | Categorias: Campeonato Carioca 2009, Futebol, Vasco.

Além de perder o recurso com outra goleada (7×1), o Vasco teve mais uma surpresa “agradável”.

O relator Sérgio Saraiva, mencionou que, além dos pontos, o Vasco deveria ser eliminado da competição com base no artigo 231 (Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiarse de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro) do CBJD.

Não sei que loucura é essa, mas imagino as implicações. De cara, eu vou processar o Premiere, já que comprei um campeonato com o Vasco, acho que todos que compraram poderiam fazer isso.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

36 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

36 Comentários para “Recurso negado e…eliminado?”

  1. Victor
    17/02/09 - 22:11

    Cara…

    Parei para pensar por outro ângulo.
    Imaginando alguém que não torça para time nenhum desses. Mas que tenha comprado o campeonato apenas porque gosta de futebol, da competição ou qualquer coisa do gênero.
    Aliás, não necessariamente comprado, mas o torcedor que tenha consumido de qualquer forma, por exemplo, indo a um estádio.
    Mas não quer nem saber de noticiários, nem mesmo quem são os jogadores.

    O cara viu todos os jogos possíveis, fez as contas e viu o Vasco classificado, assim como Fla, Bota e Flu.

    Chega nas semi-finais e aparece o Resende.

    Pois bem…
    esse cara está cagando se o Vasco colocou um jogador irregular em uma partida dessas no meio do caminho.
    Está cagando mais ainda se a responsabilidade foi do delegado da partida, do CRVG, da FERJ ou seja lá de quem.

    Esse cara só consegue pensar:
    “Pombas, se não pode entrar em campo, por que deixaram jogar? O árbitro não tem um lista de quem é de qual time? Se o clube erra, a Federação não tem de corrigir o erro antes de entregá-lo a mim? Não dá para expulsar ou mandar substituir com o jogo que estou vendo em andamento?”

    De fato… fica alguma coisa esquisita por parte de quem entregou o produto para o torcedor, no caso, a Federação que organiza o campeonato.

    Responda a este comentário

  2. Alexandre
    17/02/09 - 22:21

    De fato… fica alguma coisa esquisita por parte de quem entregou o produto para o torcedor, no caso, a Federação que organiza o campeonato.[2]

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    17/02/09 - 22:30

    É…então a Federação, e o Premiere, me venderam um jogo, Vasco x Americano que não valia nada como se fosse à vera? Que legal, fiquei assistindo aquilo igual um palhaço e o meu time já não tinha chances de vitoria? Sei…

    Responda a este comentário

  4. ASIMOV
    18/02/09 - 0:11

    Segundo a decisão deste colegiado a culpa é do próprio Vasco. Portanto o seu advogado pode se basear neste fato e recomendar que se processe o clube também.
    Eu acho que os vascaínos deveriam também processar o responsável por ter, em 97, escalado o Edmundo um jogo após ter sido expulso.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    1- O Vasco não me vendeu nada. Mas quem tiver sido prejudicado pelo Vasco deve processá-lo.

    2- A FERJ se sentiu prejudicada pelo Vasco e o puniu. Eu me sinto prejudicado pela FERJ e pelo Premiere que me venderam um campeonato que não existiu, e um jogo que não valeu nada. E caso se concretize a eliminação do Vasco, ainda fizeram falsa propaganda de um produto (Campeonato Carioca com o CRVG, não vou nem falar sobre o “campeonato mais charmoso”).

    3- Quando me venderam o campeonato, não me disseram que a cada jogo EU deveria conferir o BIRA da FERJ com a escalação dos times, pra não correr o risco de assistir uma partida inútil.

    4- Qual foi o dano que a escalação do Edmundo, em 97, causou aos vascaínos? Se fosse em 2000 ou 2008, eu até concordaria.

    Em tempo, assim como em 97 e 09, acho que as decisões tomadas pela justiça devem prevalecer, tanto as punições como as absolvições. Como já disse várias vezes aqui no site, é o caminho democrático para que se resolvam conflitos de interesse.

    Nesse caso inclusive, se ressalta que a justiça é o único modo de se preservarem os interesses de clubes pequenos como o Resende e o Fluminense, ante os interesses de um grande como o Vasco.

    Mas meu direito como consumidor não tem nada a ver com as falhas de organização de quem faz e vende o campeonato, que não tem capacidade sequer de impedir que um atleta irregular dispute um jogo. Ou seja, não tem como garantir a integridade do produto que vende.

    Responda a este comentário

  5. ASIMOV
    18/02/09 - 0:16

    Gente, a tal da jurisprudência tem que valer pra algo. Independente de ser qq time tem de haver punição.
    E pra não dizerem que só falo dos outros, acho também que ficou muito mal esclarecido o episódio do Dodô. A meu ver o Clube assumiu a entrega do material contaminado (ou não). Deveria ser punido também.
    O que mais dá raiva nisso é saber que estas atitudes, aparentemente moralizadoras, tem uma conotação política completamente absurda.
    Vascaínos, acho que vcs tem que se preparar para um longo ostracismo jurídico enquanto o Deputado tiver por aí.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Se ficar comprovado que houve infração, claro que deve haver punição. Mas a controvérsias, gente como o Pablo e o Valed Perry (ícone da justiça desportiva brasileira), afirmam que o Jéferson estava regular.

    Eu tendo a achar que o TJD está certo, mas não dá pra tirar o direito de nenhuma parte a ampla defesa. Ainda mais quando todos sabem as forças políticas envolvidas na situação.

    Responda a este comentário

  6. Rafael
    18/02/09 - 9:40

    Parece muito óbvio, mas não custa repetir. Qualquer um pode processar quem quiser. A questão é se procede ou não.

    A Premiere que vendeu, mas houve uma questão fora do seu alcance. Não é muito difícil perceber isso, ainda mais para um juiz. Também é fácil perceber que o responsável pelo ocorrido pode ser sim uma entidade (Vasco ou FERJ) que não vendeu diretamente o produto (pacote). Pelos fatos que se sucederam a lógica deixa claro que esses podem ser responsabilizados.

    Filipinho (colega nosso e flamenguista descompromissado) comprou uma TV no Ponto Frio mas está processando a Sony.

    ****

    “A FERJ se sentiu prejudicada pelo Vasco e o puniu.” – HUAhuAHUah… muito engraçado! Isso não existe.

    Como vc sempre diz (pelo menos dizia até ser o Vascão na parada) é o regulamento, são as regras do jogo. Uma transgressão das mesmas deixaria vc louco, maluco, seria um ‘escárnio’, como vc gosta sempre de falar, se fosse com outro clube.

    ****

    Em tempo, eu, que já não concordo com essa punição de perda de 6 pontos (pra mim o mais sensato seria o time perder apenas os pontos da partida em questão), acho um completo absurdo essa de eliminar o Vasco da competição.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Parece muito óbvio, mas não custa repetir, eu comprei a transmissão do campeonato da Premiere, minha relação de consumo é com ela. A Premiere que processe o Vasco, a FERJ, ou quem ela achar que tenha a prejudicado.

    *****

    Fato: A FERJ considera que o Vasco infringiu o regulamento, se não considerasse que houve prejuízo para o campeonato, não o puniria por isso. Mas como acha que houve, o clube foi punido. Se isso não existe, como aconteceu?

    Se o Vasco realmente infringiu o regulamento, e não fosse punido, realmente seria um escárnio. Não sei porque você insiste em insinuar que eu estou usando dois pesos, por ser o Vasco, quando eu claramente não estou.

    1- Tendo a acreditar que o Vasco deve ser punido.
    2- O Vasco, como qualquer outra entidade, tem direito a ampla defesa.

    Responda a este comentário

    Victor

    E digo para processar a FERJ aquele que comprou ingresso para algum jogo do campeonato.

    ****

    Mas Serginho, você deve levar em consideração as ponderações do Rafael, porque dessa vez ele tem razão.
    Apesar de você ter comprado a transmissão pelo Premiere, quem organiza o campeonato (“o fabricante”) é a FERJ.
    Nesse caso, acho que ela deve ser vista como co-responsável.
    Você deveria neste caso, entrar em um mesmo processo contra os dois.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hahahaha…pensamos juntos.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Rafael sempre tem razão.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Aliás, no caso, o Premiere seria o Ponto Frio, e a FERJ seria a Sony.

    Me parece que pelo direito do consumidor, ambos são solidários quanto a responsabilidade sobre o produto que vendem: Campeonato Carioca de Futebol.

    Responda a este comentário

    Fabinho

    Difícil mesmo essa questão de quem seria o réu no processo. Também seria difícil saber como a Premiere iria ressarcir. Dar desconto pra todo mundo no Brasileirão? Devolver o dinheiro só pros vascaínos? E como provar que é vascaíno? Devolver dinheiro pra todo mundo?

    Ainda acho que a parada é mais com a Ferj do q com a premiere.

    Responda a este comentário

    Victor

    Fabinho,
    não há nada a ver em ser vascaíno.

    Quem está sendo lesado aqui não é vascaíno, e sim o consumidor, podendo ser inclusive o mais fervoroso torcedor da história do Resende.

    ****
    Devolver o dinheiro dos torcedores é uma das restituições que pode ocorrer pelo dano material.

    Responda a este comentário

  7. Victor
    18/02/09 - 10:05

    O negócio é pegar o Al Capone pelo imposto de renda.

    A questão que levantamos aqui não é clubística. Estamos na verdade cagando para o Vasco, Resende ou Fluminense.

    O que enche o saco é que decidem o que querem entre eles, e a gente é que se foda.
    Faça-se o que quer, puna-se quem quiser, mas um produto com defeito nos é oferecido e fica por isso mesmo. Simplesmente punir o Resende, o CRVG ou o FFC não moraliza em nada a caótica situação que se encontra o futebol, não força melhoria da organização e estrutura.

    Enoja-me ver as reportagens como a da pancadaria de São Paulo x Corinthians.
    Em nome da “ordem”, direitos são suprimidos e isso é visto como coisa normal(?).

    Ao invés de se fazer valer que os lugares de ingressos vendidos devam ser numerados, prefere-se ir atrás do paliativo que acredito serem contra a lei como:
    1) Limitar o núnmero de ingressos para visitantes -> ora bolas, uma vez que os ingressos estão sendo vendidos, como pode-se ter certeza que mais de 5% não serão comprados por torcedores visitantes? Neste caso, tais torcedores serão proibidos de entrar? Se entrarem, ficarão em um espaço com capacidade insuficiente para acomodá-los?
    2) A torcida visitante tem de ficar no estádio mais de meia hora esperando a mandante sair. Como assim eu não posso ir embora assim que acaba o jogo?

    As justificativas são nobres, afinal, são procedimentos para evitar tumulto. Porém, eu não tenho nada a ver com isso, e não estou satisfeito com elas.
    Sou exigente. Acho que deva haver combate a violência, além da garantia de conforto, ordem e civilidade.

    Por isso, estamos de saco cheio de quanto acontece uma merda, faça-se um saramaleque, que a “culpa” vá migrando de um para o outro, que sofram punições regulamnentares e fique tudo por isso mesmo. A situação não mude.

    O caso Jeferson tem todo cheiro de conotação política. Não digo nem a decisão do TJD, mas o simples fato de ter sido levado até lá.
    Mas como você mesmo disse, o CRVG que hoje sofreu, ontem se deu bem, e nada indica que amanhã não possa se dar bem de novo. Faz parte do jogo.
    Creio que a única forma que eu tenha para melar essa palhaçada é buscar um prejuízo externo para todo mundo.

    Para a FERJ e os clubes como um todo, foda-se que deu problema. Um deles fica fora, entra o outro e vida que segue. Prejuízo zero além das disputas internas deles lá.
    Pois bem… o negócio para o torcedor é impor prejuízo para todo mundo, para que no futuro, todos se responsabilizem antes e que entendam que a disputa política deles causará prejuízo imediato.

    O mesmo vale para o caso paulista ou qualquer outro.
    A culpa é da polícia? Torcedores Organizados infelizmente são um mal incontrolavel? O problema é das diretorias que acirraram os ânimos? A mídia colocou pilha?
    Bem… nada disso é problema meu. No caso, eu iria em cima de quem administra o Morumbi, quem me vendeu o ingresso para assistir aquela partida.
    Imaginando 3.000 torcedores entrando na Justiça, pode beirar Milhão de Reais.
    Tenho certeza que o SPFC não vai querer pagar essa conta sozinho. Se pagar, duvido que não comece a se organizar para não mais o fazer.

    ****
    A única forma que vejo para que eu brigue para melhorar o atual estado das coisas é pelo direito do consumidor (torcedor). É impondo prejuízos a quem está na bagunça (não necessariamente quem a faz). Eles que são fortes, que detem os direitos e poderes, que briguem entre si para ver quem se responsabiliza pelo torcedor.

    Não pegaram Al Capone pelos assassinatos ou contrabando. Foi pelo imposto de renda.

    Responda a este comentário

  8. Rafael
    18/02/09 - 11:15

    O Globo de hoje: “Fluminense saiu vitorioso ontem dos tribunais (…) o advogado tricolor ao fazer sua defesa (…) ‘O Fluminense está apenas buscando seu direito’ (…)”

    ???

    Pelo que sei o Flu passou por cima dos 3% de chances de classificação que os matemáticos davam e conseguiu a classificação independente do resultado do julgamento do Vasco. O Eurico foi pro Flu?

    Responda a este comentário

    Victor

    O Fluminense teve de engolir seco e fazer um teatrinho.
    Afinal, o clube se meteu nessa provavelmente porque viu a possibilidade de conquistar aí sua vaga nas semi-finais.
    Pegava mal depois de classificado o FFC sair dessa.

    Mas essa nem foi o auge da cara-de-pau. Ainda tiveram a desfaçatez de alegar que um dos motivos para a presença do FFC no tribunal era para que o regulamento se fizesse cumprir.
    Quanta nobreza de espírito e fidalguia…

    Responda a este comentário

    Rafael

    Não sei o que ficaria pior, sair fora ou esse teatrinho. Cada vez pior…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O Horcades é “parceiro” do Eurico, e do presidente da FERJ, logo “inimigo” político do Roberto.

    O primeiro time que realmente não gostei na minha vida foi o Fluminense, quando comecei a perceber futebol, o Vasco não ganhava nunca do Fluminense, eu tinha raiva do clube, torcia contra mesmo.

    Depois, o Vasco inverteu a “escrita”, o tricolor afundou e passou a ser irrelevante pra mim. Com o Romário indo pra lá, indo a alguns jogos com o Victor, vendo partes interessantes da torcida, passei a ter quase uma simpatia pelo time.

    E não é que o seu Horcades, com a série de atitudes a frente do Fluminense conseguiu reabastecer minha antiga antipatia?

    De qualquer jeito, é bom pra mim compreender ainda mais o efeito “Eurico” sobre a imagem de um clube. Fico imaginando o retrocesso que seria a volta dele ao Vasco.

    É assustadora a fase na colina, opções como Eurico e Coelho, e o Roberto errando tudo que tem direito. Não se preparou pra assumir o cargo, e está fazendo um “estágio” na presidência de um clube em guerra interna (o que a pior parte) e à beira do caos financeiro. As projeções são as piores possíveis.

    Responda a este comentário

  9. Asimov
    18/02/09 - 19:03

    É um caso complexo que tem diversos culpados.
    1 – a corrupta FERJ que só privilegia o flamengo, o Eurico e agora tb o fluminense.
    2 – a empresa de tv que só privilegia o flamengo, o Eurico e agora tb o fluminense.
    3 – o vasco que escalou o assistente de palco e saxofonista do jo soares pra estrear num time sem elenco.
    4 – o teu pai que vai pro maraca bebum e me manda tirar a camisa, e te influenciou na escolha do time.
    5 – o bacalhau que é um peixe mal cheiroso mas lembra outra coisa boa.
    Por isso tudo, vai torcer pro botafogo ser mais uma vez campeão (bi) da taça guanabara.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não entendi a referência ao meu pai.

    Mas em 60 anos bebum no Maracanã, nunca provocou nenhum tumulto, e jamais brigou. E sim, me influenciou na escolha do time, apesar de eu não ter a menor lembrança de não me sentir vascaíno em algum segundo da minha vida.

    Tenho muito orgulho dele, e o agradeço muito por ser Vasco, durante minha vida não vi nenhum time Carioca que pudesse chegar perto de me dar as alegrias que o Vasco me deu.

    Família é um negócio sagrado e, pra mim, é muito legal poder compartilhar com meu pai o mesmo time. E tenho até pena de quem não tem isso, não pensa assim, ou menospreza coisas assim.

    Sobre a Taça Guanabara, gostaria que todos se explodissem, mas acho que o Flamengo por ser o único time grande nas finais, único a jogar em casa e ter o melhor time, vai levar.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Eu não tenho isso e jamais menosprezarei mas, pelo menos de mim, não precisa sentir pena.

    É também muito agradável seu pai te levar pela primeira vez ao estádio na sua vida para vc assistir ao jogo do seu time, que não é o mesmo dele. Isso já ocorrera com ele e meu saudoso avô torcedor e sócio do América.

    Família é muito mais que qq time, esporte ou rivalidade. Nem compara.

    Responda a este comentário

  10. ASIMOV
    19/02/09 - 6:08

    Serginho,
    Desculpe a brincadeira. Não era pra ofender. Achei muito engraçado aquele clássico e não houve nenhum problema com relação as brincadeiras do seu pai.
    Minha posição em relação as questões de bebida são gerais e não especificamente contra qualquer um de nós.
    Eu mesmo sempre bebi no Maraca e o máximo de estupidez que fiz foi comer um chapéu.
    Acho muito bacana mesmo poder ir a um estádio acompanhado de quem a gente gosta e ficar torcendo, zoando…
    Esse meu comentário foi totalmente non sense. Mas, mesmo assim, desculpe-me mais uma vez.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Beleza cara, acho que até por ser non sense, “desceu” meio errado, mas tá tranqüilo.
    Abração.

    Responda a este comentário

  11. Saulo
    19/02/09 - 20:43

    A novela dos tribunais ainda não terminou: http://www.lancenet.com.br/noticias/09-02-19/492045.stm?ministerio-publico-age-a-favor-do-vasco

    Responda a este comentário

  12. Lincoln
    19/02/09 - 20:54

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Vasco/0,,MUL1010436-9877,00-TRT+TORNA+SEM+EFEITO+DECISAO+DO+TJDRJ+E+O+VASCO+VOLTA+AS+SEMIFINAIS+DA+TACA.html

    que punheta.. pqp. prefiro que o vasco fique de fora logo e q se foda essa semifinal. parte pra conquistar o 2º turno

    Responda a este comentário

  13. Alexandre
    19/02/09 - 21:54

    Eu prefiro que a podridão na Ferj seja exposta, e que o Vasco jogue a semifinal.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    19/02/09 - 23:09

    Tentei ler essa merdalhada aí toda e cada vez mais só aumentou a certeza que cada um faz o que quer.

    Foda que eu viajo amanhã e nem vou ver as semi-finais.
    Se a final for Flamengo x Botafogo nem vou saber o que aconteceu.

    Responda a este comentário

  15. Saulo
    20/02/09 - 1:43

    O grande problema é saber mesmo se as partidas pelas semifinais serão válidas. Se a decisão for mesmo suspensa, gostaria de saber como a FERJ vai se virar com os ingressos.

    Responda a este comentário

  16. Saulo
    20/02/09 - 1:52

    Existe uma possibidade do Vasco ser excluído do campeonato por ter recorrido a justiça comum antes de esgotarem recursos na esfera esportiva. Bem estranho essa afirmativa. Se o problema do jogador Jeferson foi devido aos problemas de dívidas trabalhistas com o ex-clube Brasiliense, cabe ao Ministério Público dar seu parecer. O próprio Estatuto do torcedor é uma forma do cidadão ou clube estar protegido pelas leis do País diante do esporte profissional. Estranho seria o Vasco não recorrer ao TRT:

    http://www.lancenet.com.br/clubes/VASCO/noticias/09-02-19/492164.stm?vasco-sob-risco-de-processo-de-exclusao

    Responda a este comentário

    Victor

    Acho que essa é uma das poucas vezes que concordo com você.
    Uma das coisas que acho mais absurdas é esse negócio de um clube ter de esperar qualquer coisa para recorrer à Justiça Comum.
    Parece que você só pode processar seu vizinho ou condomínio se antes for reclamar na Assembléia.

    Responda a este comentário

  17. Vitor
    20/02/09 - 9:22

    Pra mim o Vasco tem que recorrer de todas as formar possíveis. Dane-se a FERJ e esse campeonatinho vagabundo. Estamos dentro do nosso direito de pleitear o que entendemos correto.

    E o pior é ver a FERJ ameaçando o Vasco de exclusão do campeonato e até da FIFA!!! Autoritarismo é pouco pra essa corja!!! Quer saber, pode excluir (ou tentar excluir), quero só ver se consegue viver sem o grandioso CR VASCO DA GAMA!!!

    E nada me tira da cabeça que isso tudo tem dedo do Eurico… Muita gente que eu conheço que era anti-eurico já quer a volta dele… E o pior é que quando ele era presidente essas merdas não aconteciam!!!

    Responda a este comentário

  18. Vitor
    20/02/09 - 9:23

    Serginho, se quiser um advogado, estamos aí!!!

    Responda a este comentário

  19. Dudu
    20/02/09 - 11:40

    Tá muito calor pra eu ler isso tudo, hehehe… mas enfim, resumidamente, eu acho que é mais fácil pro Vasco ganhar a Champions League que o Carioca.

    OAB, CBF e STJD falam que Vasco tem razão, só a Ferj que não. O Bira não foi modificado, pois não passou pelo TJD/RJ. Simples. Logo, ele não precisaria ser reinscrito pq simplesmente não foi retirado de lá.

    É óbvio que tem dedo do Eurico.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário