Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

QUEREMOS CLÁSSICOS VAZIOS

July 17th, 2012 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2012, Futebol, Observatório.

“Na dúvida entre post e comment, sempre o post” (Victor)

Hoje na reprise do Linha de Passe vi o Juca falar uma das maiores besteiras que já ouvi e lembrei imediatamente desse comentário.

Eles reclamavam (prá variar) do baixo público pagante dos clássicos do final de semana e tal… daí o Calazans chega e “olha, na quarta-feira: temos SPFC x Vasco, Corinthians x Flamengo, Botafogo x santos, Inter x Atlético… só clássico

Eis que Juca prontamente: “e colocam isso tudo numa quarta-feira… nem para colocar no domingo, imagina aproveitar o domingo com esses clássicos…”

Ora, mas a ridícula RODADA DE CLÁSSICOS é em que dia? Mas piora:

“com esses estaduais alongados, acaba tendo que colocar isso numa quarta”

PUTA MERDA, e nada menos que um palavrão pode exprimir minha perplexidade, qual a relação entre a duração dos estaduais e a DATA da rodada que teremos na próxima quarta-feira? Qual a concorrência entre os assuntos? Fiquei assim por segundos até perceber quem falava e lembrar que tudo isso é panfletário.

O que poderia ter sentido na afirmação, e nem descarto que Juca tenha tentado dizer isso porém se expressado mal, é que as rodadas cheias de clássicos eugenistas aos domingos trariam mais públicos que os “arrastados, inchados” estaduais. Foi aí que lembrei-me desta análise, que colocou por terra esta teoria.

O eugenismo geográfico, às vezes, ou na maioria das vezes se o encararmos como causa, supera o clubístico. Se tivermos 40000 no Rio e 60000 em São Paulo, mais os tradicionais 30000 num jogo do Bahia, capaz de dizerem que o futebol voltou, que foi a rodada mais legal da história, etc. Para mim concentrador não é sinônimo de legal e as cidades supracitadas provam isso.

Por mim, o clássico vovô pode ter suas 10000 (ou 5000, ou 2) pessoas à vontade, desde que os supostamente 30000 faltantes estejam divididos em Caxias do Sul, Sobral, Juazeiro, Guaratinguetá, Juiz de Fora, Belém, Manaus, Rio Branco, Chapecó e etc. Aliás, muito mais louvável seria os 30000 espaços do Engenhão desocupados distribuídos por todo o território nacional que concentrados em Barueri ou no próprio Engenho de Dentro. É MELHOR que seja assim.

  • Uma rodada povoada não prova que um campeonato é atrativo. Muito menos um clássico. E mesmo o campeonato sendo atrativo, não prova que o FUTEBOL é atrativo em tal lugar.

Não sou sádico a ponto de dizer “aguardemos a rodada de quarta” para depois cantar vitória por ela ser pífia em público, o que é óbvio. Nem mesmo aguardarei a IMORAL “rodada de clássicos” do primeiro e segundo turnos, pois perdem fácil para uma semifinalzinha de estaduais. Apenas vaticino o quão IMBECIL é analisar uma rodada, ou pior, um clássico, para definir atratividade ou frequência do brasileiro (ou qualquer outro) em estádios. Mas é aquela, jogo lotadinho fica bom na TV e bonito da cabine e como bônus, ainda é “salva-cu” pois concentra a atenção em menos jogos, facilitando a vida dos comentadores e emissora, que pouco sabem, menos gastam. Yuri dixit.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

80 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

80 Comentários para “QUEREMOS CLÁSSICOS VAZIOS”

  1. André
    17/07/12 - 18:01

    Perfeito Yuri. Adiciono que o interesse pelo campeonato deve ser medido justamente pelos jogos sem clássicos… Ali, mede-se o interesse no campeonato. Nos clássicos, mede-se o interesse nos clássicos…

    Por eles, todos os domingos do ano teriam classicos… mais nada… e será que eles pensam que vasco x urubu, gambá x porco todos os domingos no ano todo lotaria????

    Responda a este comentário

    Yuri

    Até porque, como eles mesmos sempre falam, são 3 pontos na primeira e na última rodada. Então por que, diante de tanto pragmatismo, esperar lotar o estádio num clássico, que no final valerá o mesmo e provavelmente terá menos tensão que o jogo da 37ª rodada contra o Figueirense?

    Responda a este comentário

  2. Victor
    17/07/12 - 18:32

    “Na dúvida entre post e comment, sempre o post” (Victor)

    Quando nós (exlcuindo Serginho) estávamos nascendo o Guru já mandava em Placar. Seu comentário no Linha de Passe… virou post em seu blog. A mesa-redonda é Brainstorm.

    ****

    O que poderia ter sentido na afirmação, e nem descarto que Juca tenha tentado dizer isso porém se expressado mal, é que as rodadas cheias de clássicos eugenistas aos domingos trariam mais públicos que os “arrastados, inchados” estaduais. Foi aí que lembrei-me desta análise, que colocou por terra esta teoria.

    Destacando somente o post do Guru em seu blog fica cristalino o sentido da afirmação formulada na mente do Guru: “Sem os grandes disputando os Estaduais, todas as rodadas do Nacional poderiam acontecer nos finais de semana“(*)

    No demais, eu Eugenista por convicção quero que Série B, C e D se explodam e que os Eugenistas controlem com mão-de-ferro, de preferência mantendo hermeticamente fechado para saída e entrada. Todavia, aqueles que clamam pelo tal do “pelo bem do futebol brasileiro” deveria se preocupar mesmo com a boa distribuição futebolera pelo território nacional.
    Os caras querem montar uma LIGA, mas querem dar o respaldo nobre de uma CONFEDERAÇÃO. Parecem os uefecefistas travestindo o torneio porradeiro de austeridade. Sejam pelo menos calhorda venais escroques assumidos como eu. Quero a Liga e que se foda o resto.(**)

    ****
    (*)É claro que reproduzi o que se passa na cabeça do Guru e seus Jucaguiados. Eu não usaria tal semântica porque sei que o mais apropriado seriam Regionais e Continental ao invés de Estaduais e Nacional respectivamente.

    (**) Quero a Liga Continental Brasileira mas não abriria mão dos Regionais. Estes são fundamentais para manter um Eugenista sempre vencendo reforçando sua essência.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Esbarra-se no clubismo, pois para um grande e seus torcedores é mais fácil ter cadeira cativa na Liga (de preferência de 16 tipo a Copa União e sem rebaixamento) que passar pelo monte de amazonense e quetais como era nos anos 70 e 80.

    Mas deixando claro que meu ponto final é para todos os torcedores do Brasil, eugenistas ou não: é bobagem pura querer medir ATRATIVIDADE por uma rodada, um jogo, um campeonato. Mesmo com a Liga União sendo realidade, o que realmente mediria a assuduidade do Brasileiro no FUTEBOL seria a média dos não-presentes na Liga. A média da Liga apenas mostraria que clubes enchem mais estádio na circunstância especial liguera.

    Responda a este comentário

    Bender

    Mas como vc acha que deve-se medir a ATRATIVIDADE de um campeonato (ou mesmo do futebol como um todo)?
    Patrocinios? Aumento da exibiçao nas midias? Audiência? Acho que rola um pouco disso tudo ai, com a presença da torcida no estadio (publico pagante) perdendo cada vez mais sua fatia de relevância.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Audiência é um fator sim. Aliás, lembrei que Portugal na Euro deu uns 75 pontos. Isso aqui nem em final de Copa. Na hora falei “país do futebol” (por alguns outros motivos) mas tendo em vista as novelas pode ser que o povo português seja mais televisero. Capaz que Roque Santeiro foi mais visto lá que aqui.

    Mas o que eu tinha pensado mesmo é na média DAS OUTRAS DIVISÕES. Ainda mais se for uma liga fechada como é nos EUA.

    Poe exemplo: se a média da primeira divisão é 15000 e a da segunda é 800, existe um gap muito grande, comprovando que naquele país o campeonato nacional é de média atratividade mas o FUTEBOL é de baixa atratividade. Afinal, futebol são todos os clubes que estão jogando no momento. Campeonato é o grupo específico de cada divisão.

    Mas mesmo apenas a média só da primeira divisão já é uma amostragem mais acurada que os clássicos isolados, afinal, como o Bona disse, tem que ver os não-clássicos, também. A maioria dos jogos não é clássico nos estaduais (no Brasileiro pode-se até dizer que é com clássicos regionais). Se fica concentrado nos clássicos a mediana fica baixa prá caramba.

    Responda a este comentário

    Bender

    “mesmo apenas a média só da primeira divisão já é uma amostragem mais acurada que os clássicos isolados” [2]
    Até porque uma média de ‘clássicos isolados’ diz algo apenas sobre esses clássicos.

    Mas eu acho bacana fazer algumas distinções dado que o gap é grande. Se pegar a média de tudo e de todos, vc abaca tb não dizendo muita coisa.

    É um assunto bacana tentar medir tal atratividade, qual povo teria maior paixão pelo futebol e tal. Claro que há as diferenças regionais, economicas, politicas, culturais, etc, e até internamente com formas de disputa, preços, estrutura dos campeonatos… mas a média dos campeonatos brasileiros da 1ª divisão, de 1971 a 2011, é de 14,5 mil por jogo. Não tem como fugir muito disso.

    Responda a este comentário

    Bebeto

    Brasileiro gosta mais de torcer pra seu time q de ver futebol…
    Nao e atoa q a media de publico na quarta divisao inglesa supera a maioria das primeiras divisões estaduais por aqui….
    Na fase mata-mata da terceira, decisiva, tivemos jogos com estádios as moscas. A maioria dos grandes tem seu publico reduzido consideravelmente quando esta mal no campeonato em questao…
    Acredito q dai q venha esse tal desespero cego por buscar “uma salvação que na realidade nao existe”. A única forma de manter-se os estádios lotados e audiência garantida seria o fim de tudo e criação da liga fechada com uns 18 times mais ou menos (4rj/4sp/2mg/2rs/2ba/2pr/go/+1qq-fortaleza/ceara/alguém do para/outro paranaense, alguém do interior paulista, tipo gás etc) em turno e returno, classificando uns 4 a 8 ao mata-mata, ou fazendo pontos corridos msm, mas com torneios regionais valendo algo (carioca/paulista/Sul/”resto”) somente com esses times. Ninguém entre-ninguém sai. Os outros que se virem. No máximo uma copa do Brasil, em que os outros se matem ate sobrarem 14 pra se juntar a elite…

    Nao gosto dessa idéia, mas pelo q eles buscam e isso mesmo.
    Quanto ao que foi comentado do continental:
    Sou a favor da libertadores das Américas, com a primeira fase regional:
    Brasil
    Mercosul (arg/uru/par/chi)
    Merconorte (resto da Conmebol)
    América central
    Caribe
    América do norte

    E 8 times no mata-mata final.

    Da pra fazer td em 17 datas.
    No Brasil poderíamos ter campeonatos e copas estaduais, classificando a pre-libertadores (64 times em 3 fases de mata-mata nacional) e aos regionais em 4 datas (de 1 a 6 por estado classificado ao sonhado mata-mata do fim de temporada) que garantiria a vaga direto a fase de grupos da libertadores fase Brasil…

    Responda a este comentário

  3. saulo
    17/07/12 - 18:37

    Existe sim uma relação entre os estaduais inchados e o maior números de partidas durante o meio da semana do brasileirão. Não existe fórmula mágica de evitar os grandes clássicos nacionais na quarta ou quinta, infelizmente essa bizarrice permanecerá. Além disso, os clubes cedem seus principais jogadores a seleção brasileira e a falta de datas não permite adiar a rodada. O Santos e o Internacional serão os grandes prejudicados nesta fase olímpica.
    Os estaduais inchados não permitem os clubes excursionarem ao exterior e aproveitar a pré-temporada asiática e européia. O que mais irrita neste atual formato imposto pelas federações estaduais é o número excessivo de partidas sem qualquer validade. Aconteceu com o Palmeiras, Santos, São Paulo…praticamente fizerem três rodadas amistosas na fase classificatória. Não foi muito diferente daqui, o Flamengo classificou-se duas rodadas antecipadamente. E o Fluminense literalmente “brincou” na Taça Guanabara.
    Se a Globo impõe seus horários cine corujão, a responsabilidade é exclusiva dos clubes. O mínimo seria oferecer melhor acesso, conforto e preços promocionais.

    Responda a este comentário

    Yuri

    O argumento de quantidade até aceito, haverá desfalques. Mas tem várias rodadas com poucos (até 2 apenas) confrontos de clubes do famigerado G-12. Se querem clássicos na dominguera, dá para fazer, só trocar a rodada. Mas já adianto que terá menos público que uma semifinal de estadual do Brasil todo.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    17/07/12 - 18:47

    A 16ª rodada cai no fim de semana. Tem apenas dois clássicos, Atlético x Vasco e Fluminense x Palmeiras. Troca com a rodada de agora.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ou será que a sugestão é para não haver jogo no meio da semana? Esses viados querem ver o que? A Grande Família?

    Responda a este comentário

    Victor

    A sugestão é para não haver jogo no meio da semana.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Então, o que esses fdp querem ver? Eu quero ver futebol. Minto. Eu quero ver jogo do Vasco.

    E a grana da tv? Os clubes também não vão querer mais?

    A sorte, é que se por um descuido qualquer, conseguirem aumentar as datas do Kfourão, no segundo seguinte vão aumentar o número de clubes na série A.

    Responda a este comentário

    Victor

    Os Saulos CLAMAM por Pré-Temporada Huaheuaheuaheuaheu HUAehaueh hUAHuehau Ahuehau e haue HAueahe uaheuahe aueh AUehaueh aue haueh

    Tem de desgostar muito de futebol ACEITAR ficar sem ver jogo 3 meses por ano. Caralho! Por mim futebol era que nem supermercado. Funcionando 365 dias por ano. Os jogadores que tirassem suas férias ao longo do ano dentro do planejamento do clube.

    Melhor. Mete férias durante Copa América e Copa do Mundo. Quer jogar pela Seleção? Vai nas férias, mané.

    Vou mandar essa sugestão para a Globo. Os caras vão gostar em prol da novelização.

    Responda a este comentário

    saulo

    Muito pelo contrário, os times europeus começam a jogar seus campeonatos após dois meses de pré-temporada. Antes disso, excursionam e jogam torneios.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Esse ano ele tá satisfeito, o Flamengo fez quase três meses de pré-temporada.

    Responda a este comentário

    saulo

    Esse tipo de “pré-temporada” de 28 dias é um grave problema do calendário cheio de campeonatos eliminatórios. O Botafogo e o Grêmio sofreram esse mesmo tipo de problema: foram eliminados da Copa do Brasil e estadual. Se o brasileirão tivesse começado em abril, o problema não existiria.
    No caso da pré-temporada do Flamengo, o tempo foi inutilmente jogado no lixo pelo PIOR TREINADOR DO FUTEBOL BRASILEIRO. Joel Santana simplesmente encheu o time de volantes e não deu um padrão tático, mesmo tempo todo o tempo sonhado a qualquer profissional do futebol. Em resumo, consegue se manter nos grandes clubes pela força do seu empresário Léo Rabelo.

    Responda a este comentário

    Bebeto

    Prefiro 7 meses de futebol de qualidade, 2 meses de seleção e 2 meses de amistosos, com outros esportes passando tb na tv (basquete, lutas em geral, tênis, atletismo, levantamento de peso, olimpíadas, vôlei, futsal, beach soccer, handebol, surf, desportos aquáticos em geral, e a porra td q se tem direito), mas sai mais caro pra tv assim, logo preferem forcar a barra pra se ter o máximo de futebol possível…

    Responda a este comentário

    Yuri

    http://blogdojuca.uol.com.br/2012/07/quarta-feira-com-cara-de-domingo/

    Se os nossos grandes clubes não perdessem seu tempo jogando com os Barueris, Ipatingas, Novas Iguaçus e Cerâmicas da vida, a rodada de amanhã, sensacional, seria no fim de semana.

    O cara coloca como circunstância OBRIGATÓRIA não poder ter jogo domingo por culpa do Ipatinga. Só trocar a rodada, porra. Já botam uma rodada de clássicos no fim mesmo… sentido ZERO. É panfleto demais.

    Responda a este comentário

  5. Victor
    17/07/12 - 19:30

    Aliás, ano que vem rola todo mundo na Copa do Brasil.

    Será que vão ser Copas no meio da semana e Morrinhão nos finais de semana?

    Porra. Será muito avanço se for confirmada como a última tacada do grande Ricardo Teixeira. Futebol no horário heavy metal de meio de semana e COMBO Sofá-Morrinhão-Cerveja-Cochilo aos domingos.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    E invertendo a parada nos jogos finais. Seria sensacional.

    Responda a este comentário

    Yuri

    meio-de-semana = Libertadores, Sudamericana, mata-mata, morte, frissão, tensão, faculdade/escola/trabalho, Copa do Brasil

    final-de-semana = barrigadas, churrasco, cerveja, sofá, Brasileirão

    Ficaria bastante coerente. Show.

    Responda a este comentário

  6. Bender
    18/07/12 - 2:14

    Acho que para comentar melhor teria que ver o programa, mas nao farei. Acompanhei o Linha de Passe bem no inicio. Era maneiro. Tinha o Milton Leite apresentando, Trajano, Calazans e outros menos famosos. Nesse século ainda nao assisti. Mas foda-se.

    Juca é sagaz. Pouco acesso, mas quando faço, geralmente gosto do que vejo, concordando ou não. Sempre alfineta seus desafetos e arruma um jeito de ser ironico na boa. Se ocorre de termos jukistas soltos por ai, temos também bons debates em torno dele. O jornalista é um cara que instiga. Basta ignorar os seguidores.

    O Juca aporrinha sempre batendo nas mesmas teclas. O Sr. que esta la no lugar do Ricardo Teixeira ja ja começara a sofrer algumas investidas. A tecla dos pifios publicos é manjadona. Eu, que acompanho pouco, nao fico espantado. Juca & cia conseguiram seu morrinhão de pontos corridos. Agora, com a realidade dos publicos, dao uma alfinetada sempre dizendo que “de tal jeito seria melhor”, mas a artilharia pesada esta mesmo apontada para os estaduais. Querem fazer do campeonato mais tradicional do pais o monstro que não é. Inversão total.

    O que nêgo nao percebe é que é essa a tendência mesmo. Agora é PFC. Quem nao tem vai no bar, mais conforto e mais barato. INTERNET caralho! Estadio com 120 mil? Ja era. Perdeu playboy. Ha pouco tempo, os times nem tinham patrocinio na camisa. Mudou. Hoje é ABSURDO qdo um fica alguns meses sem. Outro dia li algo que o Fla ira retomar o projeto da ampliaçao do estadio da Gavea para jogos menores. Apoio muito essa porra! Cabe sim, o ajuste sera dado na famosa variavel preço.

    Responda a este comentário

    André

    O que nêgo nao percebe é que é essa a tendência mesmo. Agora é PFC. Quem nao tem vai no bar, mais conforto e mais barato. INTERNET caralho! Estadio com 120 mil? Ja era.

    Como explicar então a presença em vários outros países? Inclusive na liga americana, que possui média maior que a nossa?

    Responda a este comentário

    Bender

    Não faço ideia de “como explicar” isso. Falo da minha percepção da realidade daqui. Mais especificamente da cidade e região que resido.
    Vc que vive procurando justificativas para outros assuntos (PUF!!!) poderia ir atrás dessa explicação. Tenha certeza que eu vou gostar de saber como os caras lá fazem. Seria bom se os nossos administradores olhassem como é feito mundo afora e analisar se o que dá certo em outros países pode ser aplicado aqui.

    Responda a este comentário

    André

    Vc que vive procurando justificativas para outros assuntos

    Tá arredio hj, hein nêga?

    Estuo alertando apenas para verdades pré-concebidas assim como vc me alerta sobre certo e errado.

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha… to arredio não. É aquela parada da linguagem escrita. Falei na boa.
    A comunicação não tem muito a ver com o que vc diz, fala ou escreve. A comunicação está mais ligada a como o receptor recebe a mensagem.

    “Estuo alertando apenas para verdades pré-concebidas assim como vc me alerta sobre certo e errado.”
    Ok. Mas eu ‘respondi’ ali acima que é uma percepção minha.

    Responda a este comentário

    André

    Tá bom. Agora me responda o seguinte sua bicha desgraçada!

    Vc vem ou nao vem pra SP, motherfucker?

    Responda a este comentário

    Bender

    Não falei nada ainda pois continua na mesma, ou seja, Campos do Jordão quase certo (falta só fechar a pousada) e SP capital ainda não sei. De toda forma será tudo em agosto.
    Não fique afoita. Como já disse, vou te avisar qdo fechar um ou ambos.

    Responda a este comentário

    André

    Preciso encomendar o matador de aluguel…

    uahsuahsuahsausha

    Abç!

    Responda a este comentário

  7. Asimov
    18/07/12 - 6:18

    Como boa ovelha do pastor Juca ja assinei manifesto Saldanhao.
    Se nao fizerem o mesmo serao excomungados.

    Responda a este comentário

  8. Asimov
    18/07/12 - 6:52

    Competição “melhor sósia do Gaburah” tem mais um candidato: Erom Cordeiro.
    Ele tá pegando a Carol Castro na novela das 6.

    Responda a este comentário

  9. Andre L
    18/07/12 - 8:30

    Juca, pra variar, força os fatos para que eles defendam aquilo que ele quer defender. Eu também acho que o tempo perdido com Cerâmicas e Ipatingas poderia ser melhor aproveitado, mas é óbvio que isso não tem nada a ver com os jogos de meio de semana.

    Sou europeísta convicto: pra mim é nacional-pontos-corridos nos fins de semana, copas e taças nacionais e continentais mata-mata nas quartas, com finais nos domingos encerrando a temporada. Estaduais ou regionais em mata-mata na pré-temporada, substituindo os amistosos mais comuns na Europa.

    O problema aí é outro. Estamos num cenário onde tem rodada meio de semana. Ponto. Partindo dessa premissa, porque fazer Flamengo x Corinthians na quarta, e não no domingo, onde teria mais público? E porque não fazer Flamengo x Ponte Preta, que terá menos público seja quando for, na quarta, para que eu veja no meu sofá já que não iria no estádio mesmo?

    E a resposta é que isso faz sentido na lógica do torcedor, e não na da tv. Pensando em termos de audiência, o jogo de domingo terá uma audiência cativa – quem gosta de futebol, vai ligar a Globo domingo 4 da tarde, nem que seja pra ver Cerâmica x Ipatinga. Na quarta, não. Você tem que competir com outros programas, e principalmente, tem que competir com o sono do espectador. É muito mais fácil motivar um cara pra ficar até meia noite vendo o Corinthians do que a Ponte.

    E isso pra não entrar nas teses de que a tv odeia torcedor no estádio… quebrar essa cultura, e deixar estádio só pra organizadas, que compõem o colorido e fazem parte do produto, é o ideal.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Partindo dessa premissa, porque fazer Flamengo x Corinthians na quarta, e não no domingo, onde teria mais público? E porque não fazer Flamengo x Ponte Preta, que terá menos público seja quando for, na quarta, para que eu veja no meu sofá já que não iria no estádio mesmo?

    De acordo com a sua ideia, você afasta dos estádios os torcedores (como eu e muitos outros que conheço, por exemplo) que preferem ir a jogos como “Flamengos x Ponte Pretas” da vida, já que este torcedor prefere assistir o clássico na segurança do seu lar, afinal, qual a garantia de segurança que o torcedor possui de ir a este clássico e não se envolver em nenhum distúrbio criado pelos marginais travestidos de torcedores das organizadas?

    Responda a este comentário

    Andre L

    “De acordo com a minha idéia”, todos os jogos do nacional seriam no final de semana, com um deles podendo ser puxado para sexta ou segunda para atender a TV. :-)

    Mas, considerando que hoje temos um número X de jogos no meio de semana, entre dois males, prefiro sim o mal menor de deixar o jogo grande no fim de semana e o pequeno no meio da semana.

    Eu sou um dos torcedores que deixa de ir a certos jogos para não correr o risco de me envolver nos distúrbios criados pelos marginais. É mais fácil me ver, hoje em dia, em um Vasco x Ponte do que em um Vasco x Corinthians (pra nem entrar nos domésticos e atrair clubismos). Mas eu e você não somos maioria: para o torcedor médio, o jogo grande é mais atrativo que o pequeno. O Fluminense botou mais gente no Engenhão pra ver o jogo com o Boca, o Arsenal de Sarandi ou o Bangu? O torcedor vai mais facilmente no estádio pra ver o Ronaldinho, o Montillo e o Fred, ou pra assistir o Roger, o Pituca e o Diego Lopes?

    Responda a este comentário

    André

    Sim. O torcedor quer ver o Boca ou o Bangu? Com certeza o Boca. Mas não é o Boca ou o Bangu.

    É ir ao estádio ou ficar em casa é a escolha do canal para acessar o produto. Você vai preferir ver o Boca ao Bangu, seja isso pela TV, no estádio, na Internet ou no celular…

    Dessa forma, a TV concorre com a torcida no estádio, que concorre com o rádio, com a internet e tudo mais. São formas de “mídia”.

    O concorrente do ingresso é, sem duvida, a tv.

    Responda a este comentário

    André

    … e não o dia da semana…

    economicamente falando, as receitas de arena são desprezíveis com relação as de tv… nao vale nem o esforço de querer lotar. Pra mim, deveria ser tudo de graça pra sócios e só.

    Responda a este comentário

    Andre L

    “Você vai preferir ver o Boca ao Bangu, seja isso pela TV, no estádio, na Internet ou no celular…”
    “O concorrente do ingresso é, sem duvida, a tv.”

    [2]

    Por isso que, repito, botar um jogo bom na quarta, 22:00, atende o interesse da tv. Botar no domingo, 17:00, atende o interesse do concorrente dela.

    “economicamente falando, as receitas de arena são desprezíveis com relação as de tv…”

    São. Mas deveriam ser? É bom você ficar tão dependente de uma fonte de receita só? Você gostaria de ter um cliente que representa 85% do teu faturamento? Se ele muda de empresa, você morre.

    Se você é tão dependente dessa fonte, tem que ceder demais pra ela. Vira escravo. Aceita o que ela quer. Perde poder de negociação. E só piora quando você recebe adiantado uma, duas, cinco cotas.

    A solução? Criar novas fontes de renda.

    “Pra mim, deveria ser tudo de graça pra sócios e só.”

    Acho uma idéia excelente. Nem precisa tanto. Sócio com 50, 70% de desconto. Carnês anuais. Exploração mais racional do estádio.

    Mas esteja preparado: cada centavo a mais que o clube ganha de outra fonte é um centavo a menos no peso da TV na receita do clube. Então, é claro que a tv não vai gostar de nada que ajude o clube a fazer isso. Toda ação vai causar reação.

    A tv vai adorar ingresso difícil de comprar, acesso ruim, falta de estacionamento, jogos à meia noite, estádio desconfortável, violência no entorno. Cada um desses fatores que leve um torcedor a se afastar é mais um torcedor no sofá.

    Responda a este comentário

    André

    São. Mas deveriam ser? É bom você ficar tão dependente de uma fonte de receita só?

    não. nao concordo e nao acho que deva ser. minha sugestao de dar ingresso de graça é partindo já da aceitação geral de que a tv é boa, que ama o esporte.

    Eu sempre falo aqui que o interesse da tv é grade de programação, “novelizando” tudo. Não é futebol, nem clubes. Mas meia dúzia vem com papo furado do caralho, dizendo que é mercado, isso e aquilo outro… O interesse é audiência.

    Outro ponto também, é que a tv nao se contenta em somente manipular os jogos de quarta ou domingo, conforme sua conveniencia. ela apita totalmente nos horários e na tabela de jogos, tornando impossível uma compra de ingressos minimamente organizada. Muda rodadas, altera horários inclusive, qdo é de seu interesse. o futebol virou um programa de tv. e vai se consolidando como isso, apoiado em dirigentes irresponsáveis que vendem seus clubes em troca de blindagem para seus interesses políticos e comerciais.

    Já falei que acho inclusive que a TV nem deveria dizer quais são as datas dos jogos. Mas hoje chegamos ao absurdo da tv comprar “clubes” e não o “futebol”. e todo mundo acha lindo…

    Responda a este comentário

    Andre L

    Conheço tua opinião sobre isso, e concordo com grande parte dela. Por isso mesmo levantei a bola nessa pergunta.

    E veja o terceiro parágrafo do teu comentário: será que isso é tão inocente assim? Quando você muda horários como quer, dificulta compra de ingressos, joga o jogo pra horários em que a violência das cidades grandes aumenta, o que você está fazendo? Destruindo a cultura do estádio, construindo a do sofá. Quando, além disso, você puxa pra tua rede “dirigentes irresponsáveis”, você garante que eles não vão bloquear esse teu projeto.

    A tv é uma parceira fantástica pro futebol. Mas são os clubes que tem que mostrar quem manda em quem. E vender um produto, não a fábrica.

    “Já falei que acho inclusive que a TV nem deveria dizer quais são as datas dos jogos. Mas hoje chegamos ao absurdo da tv comprar “clubes” e não o “futebol”. e todo mundo acha lindo…”
    [2]

    O argumento “quem vende mais/tem mais torcida/tem mais mercado tem que ganhar mais” é corretíssimo. Tem que ganhar mais do patrocinador. Se eu sou a Coca-Cola, pago 20 milhões na camisa do Vasco, mas não pago 2 na do Bonsucesso. A televisão não compra clubes, nem espaço neles. Compra o direito de transmitir um produto.

    Responda a este comentário

    André

    será que isso é tão inocente assim?

    É nada. Como também não é, quando cornetam o próprio campeonato que transmitem, as vezes.

    Lembro-me do carioca no inicio da década. Eles detonavam. Mas sempre compravam… A percepcão de bagunça no futebol brasileiro tb interessa a tv. Ela segura o preço a ser pago por aí também.

    O argumento “quem vende mais/tem mais torcida/tem mais mercado tem que ganhar mais” é corretíssimo. Tem que ganhar mais do patrocinador.

    Perfeito. Ganhar mais da TV, é conflito de interesse direto.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, talvez eu não tenha sido claro quanto ao meu questionamento anterior. Considero que os clássicos com maior capacidade de público são os clássicos regionais. Os clássicos entre grandes de estados diferentes são, tecnicamente, jogos de torcida única (salvo algumas exceções condicionadas). Portanto, “Vasco x Corínthians” ou “Fluminense x São Paulo” são clássicos que em termos de público podem ser considerados da mesma forma que “Botafogo x Atlético – GO”.

    Agora, quanto a sua comparação, me pareceu meio oportunista. Ainda mais por comparar jogos de competições diferentes. Claro que o torcedor (de qualquer time que seja) vai preferir muito mais assistir a um jogo de Libertadores (que depende de uma série de fatores para que o clube participe) do que um jogo do estadual (o qual o clube participa todo ano). Achei que a discussão girava era em torno de um clássico do campeonato brasileiro ser marcado para uma quarta-feira ao invés de ser disputado em um final de semana.

    Responda a este comentário

    Andre L

    “Agora, quanto a sua comparação, me pareceu meio oportunista. (…) Claro que o torcedor vai preferir muito mais assistir a um jogo de Libertadores do que um jogo do estadual.”

    1 – Libertadores > Nacional > Estadual, sim. E esse era um dos pontos que eu queria chamar.

    2 – Mas o principal era o outro, e por isso eu botei Boca e Arsenal de Sarandi. Dois jogos de Libertadores, dois jogos de primeira fase, dois jogos contra argentinos. A única diferença é o apelo.

    “Portanto, “Vasco x Corínthians” ou “Fluminense x São Paulo” são clássicos que em termos de público podem ser considerados da mesma forma que “Botafogo x Atlético – GO”.”

    3 – Assim como Flu x Boca, Flu x Arsenal. Todos são torcida única, mas enfrentar alguém do seu tamanho ou superior é potencialmente mais interessante. Interessante para o torcedor, que preferiria esse jogo no domingo, interessante para a tv, que o prefere na quarta.

    “Achei que a discussão girava era em torno de um clássico do campeonato brasileiro ser marcado para uma quarta-feira ao invés de ser disputado em um final de semana.”

    4 – Exato. E um “clássico do campeonato brasileiro” não vai necessariamente ser um clássico de dois times da mesma cidade, que é um jogo com uma dinâmica toda própria. Milan x Juventus é um clássico italiano, mas Milan x Inter é mais que isso. Pra registro: pra mim, Vasco x Flamengo tem que ser, SEMPRE, domingo, 4 da tarde (pra mim seria 5, mas enfim). Mesmo que eu não vá nele por seja lá que motivo for.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    1 – Libertadores > Nacional > Estadual, sim. E esse era um dos pontos que eu queria chamar.

    E isso não se discute em momento algum.

    2 – Mas o principal era o outro, e por isso eu botei Boca e Arsenal de Sarandi. Dois jogos de Libertadores, dois jogos de primeira fase, dois jogos contra argentinos. A única diferença é o apelo.

    O apelo destes jogos, além do jogo contra o Zamora da Venezuela para a torcida do Fluminense tinha o mesmo peso, não importando a nacionalidade do clube. Daí, voltamos à comparação entre competições, onde logicamente uma Libertadores tem muito mais apelo para a torcida do que o Estadual.

    3 – Assim como Flu x Boca, Flu x Arsenal. Todos são torcida única, mas enfrentar alguém do seu tamanho ou superior é potencialmente mais interessante. Interessante para o torcedor, que preferiria esse jogo no domingo, interessante para a tv, que o prefere na quarta.

    Ok, a preferência da torcida seria assistir Fluminense x Boca em um domingo. Mas aí você esquece que estará influenciando a estrutura dos campeonatos de outros países. Será mesmo que um jogo destes em uma quarta-feira é interessante para a TV ou seria o horário possível para a disputa entre clubes de países diferentes em uma competição? E não esqueçamos: Os jogos das ligas continentais europeias (Champions e Liga Europa) acontecem também em partidas no meio da semana. E será que com eles a TV também influenciou esta condição?

    4 – Exato. E um “clássico do campeonato brasileiro” não vai necessariamente ser um clássico de dois times da mesma cidade, que é um jogo com uma dinâmica toda própria. Milan x Juventus é um clássico italiano, mas Milan x Inter é mais que isso. Pra registro: pra mim, Vasco x Flamengo tem que ser, SEMPRE, domingo, 4 da tarde (pra mim seria 5, mas enfim). Mesmo que eu não vá nele por seja lá que motivo for.

    E mesmo que todas as partidas entre Vasco x Flamengo sejam marcados para serem disputadas em domingos às 16:00 ou 17:00, não mudará o fato que o Bona se referiu: O torcedor vai preferir assistir o jogo no estádio ou em casa pelo meio que for?

    Responda a este comentário

    Andre L

    “O apelo destes jogos, além do jogo contra o Zamora da Venezuela para a torcida do Fluminense tinha o mesmo peso, não importando a nacionalidade do clube. Daí, voltamos à comparação entre competições, onde logicamente uma Libertadores tem muito mais apelo para a torcida do que o Estadual.”

    Fluminense x Arsenal – 22213
    Fluminense x Zamora – 21252
    Fluminense x Boca – 27756

    25% de diferença que não podem ser creditados apenas ao fator Boca, claro, mas que tem uma parte relacionada a isso. Assim como, se os três jogos passassem na aberta, aposto que Flu x Boca teria a maior audiência – mesmo considerando apenas os tricolores.

    “Ok, a preferência da torcida seria assistir Fluminense x Boca em um domingo. Mas aí você esquece que estará influenciando a estrutura dos campeonatos de outros países. Será mesmo que um jogo destes em uma quarta-feira é interessante para a TV ou seria o horário possível para a disputa entre clubes de países diferentes em uma competição? E não esqueçamos: Os jogos das ligas continentais europeias (Champions e Liga Europa) acontecem também em partidas no meio da semana.”

    Agora é você que está sendo oportunista… :-)
    Do meu primeiro comentário no post: pra mim é nacional-pontos-corridos nos fins de semana, copas e taças nacionais e continentais mata-mata nas quartas, com finais nos domingos encerrando a temporada.

    E lembro que o ponto central da discussão era comparar jogos *do mesmo campeonato* em rodadas de quarta e de domingo.

    “E mesmo que todas as partidas entre Vasco x Flamengo sejam marcados para serem disputadas em domingos às 16:00 ou 17:00, não mudará o fato que o Bona se referiu: O torcedor vai preferir assistir o jogo no estádio ou em casa pelo meio que for?”

    Enquanto continuar tudo aquilo que eu falei na resposta ao Bona, cada vez mais torcedores vão preferir assistir em casa. Mas a pergunta que você tem que fazer é outra: um Vasco x Flamengo, mantidas todas as outras variáveis (mesmo campeonato, mesma fase, mesmo momento dos clubes na tabela, mesmos jogadores no elenco, etc), vai ter mais público na quarta à noite ou no domingo de tarde? Pq uma coisa é dizer que hoje a gente não bota mais 100 mil no Maracanã, fato. Outra é comparar 10 mil na quarta com 30 mil no domingo.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Velho, quem resolveu falar sobre jogos de outro campeonato foi você. A discussão foi iniciada com os jogos do Morrinhão e então você resolveu comparar públicos de um jogo do Estadual com um da Libertadores. eu só esclareci uma situação em relação ao público presente nos jogos do Fluminense na Libertadores deste ano.

    Agora, tendo em vista toda a situação, o Morrinhão pode ser ajustado para ser jogado só aos fins de semana, como você acha ideal. Mas isto não vai mudar o panorama das coisas. Afinal de contas, deve ser imputadas nesta equação uma série de outros fatores, como valor de ingresso, localização do jogo, etc.

    Responda a este comentário

    André

    Minha irmã acabou de me enviar um SMS: vamos no Morumbi hj ver o vasco?

    Minha resposta: ta frio pra caralho, é 10 horas da noite e vai passar na tv…

    Ainda assim, to pensando em ir… mas a concorrência é desleal. Ficar em casa, comendo pipoca, com a família e tudo mais, é muito mais agradável… sem dúvida.

    Responda a este comentário

    André

    erro meu. nao vai passar na tv. na tv vai passar o “superclássico” conforme estao anunciando…

    Responda a este comentário

    Andre L

    Mesmo assim continua sendo 10 horas da noite, a temperatura continua a mesma, amanhã vc trabalha, você vai ter que se chatear pra arrumar ingresso, vai ter que vaiar o Barbio e pedir pra trocar ele pelo Pipico… Melhor ficar em casa, na pipoca, no chocolate e no BBG no intervalo.

    Responda a este comentário

    André

    Escolhi o frio e o Vasco!

    saindo agora, rapaziada!

    Até mais!

    VASCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    Responda a este comentário

    Yuri

    Superclássico cunhado por mim que vaticino outra característica, mencionada no twitter:

    TODO Corinthians x Flamengo na história, até o da volta em 2010 e APENAS NESSE, foi chato, não valia nada e com estádio vazio.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tua irmã é gata, Bona?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    E vejam só o Matheus querendo dar uma cavada pra entrar na família Bona… hehehehehe

    Responda a este comentário

    André

    Mineiro, minha irmã é casada com um PM do batalhão de operações especiais…

    Modere-se…

    auhsuahsuahsuah

    Responda a este comentário

    Matheus

    Passo.

    Próxima, por favor.

    Responda a este comentário

    Andre L

    “A discussão foi iniciada com os jogos do Morrinhão e então você resolveu comparar públicos de um jogo do Estadual com um da Libertadores. eu só esclareci uma situação em relação ao público presente nos jogos do Fluminense na Libertadores deste ano.”

    Peço desculpas por ter botado o Bangu como metáfora de “um time fraco qualquer” (com todo o respeito ao Bangu, e sim, escolher logo o Bangu foi uma pequena pilha contigo). Meu ponto era que Fla x Corinthians e Fla x Ponte não são jogos de mesmo apelo, assim como Flu x Boca e Flu x Zamora. O público presente nos jogos da Libertadores comprova isso.

    “Afinal de contas, deve ser imputadas nesta equação uma série de outros fatores, como valor de ingresso, localização do jogo, etc.”

    Perfeito.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Peço desculpas por ter botado o Bangu como metáfora de “um time fraco qualquer” (com todo o respeito ao Bangu, e sim, escolher logo o Bangu foi uma pequena pilha contigo).

    Tranquilo, nem fiquei pilhado por causa disso. Só continuo achando que não cabe a comparação entre campeonatos tão diferentes assim.

    Meu ponto era que Fla x Corinthians e Fla x Ponte não são jogos de mesmo apelo, assim como Flu x Boca e Flu x Zamora. O público presente nos jogos da Libertadores comprova isso.

    Agora fiquei com uma dúvida: Os defensores do sistema de pontos corridos não dizem que a maior qualidade do Morrinhão ser disputao neste sistema é devido ao fato de “cada jogo ser uma decisão”? Sendo assim, Flamengo x Corínthians e Flamengo x Ponte Preta devem ter o mesmo apelo, tanto para a televisão quanto para o torcedor. Ou não?

    Responda a este comentário

    André

    Nardoni, os argumentos seguem a lógica da conveniência.

    De toda forma, Urubu x Gambá tem apelo. Urubu x Ponte não tem apelo.

    Logo, como podem pagar mais ao urubu do que pra ponte, já que o urubu sozinho nao traz o apelo?

    Responda a este comentário

    André

    aliás, garanto que gambá x ponte tem apelo…

    Responda a este comentário

    Andre L

    OK, por aqui tudo certo tb, e não vou estender mais o ponto, mas só pra fechar, a idéia nem era comparar, era dizer que “Boca está pra Corinthians assim como Arsenal está pra Ponte”.

    “Agora fiquei com uma dúvida: Os defensores do sistema de pontos corridos não dizem que a maior qualidade do Morrinhão ser disputao neste sistema é devido ao fato de “cada jogo ser uma decisão”? Sendo assim, Flamengo x Corínthians e Flamengo x Ponte Preta devem ter o mesmo apelo, tanto para a televisão quanto para o torcedor. Ou não?”

    Xeque.

    Bem, falando por mim, não compro a idéia do “cada jogo é uma decisão” e sim a de todos jogarem contra todos e do título premiar quem fez mais pontos durante o ano, e não quem jogou melhor um jogo e/ou atingiu oo auge físico no final do ano e/ou se beneficiou de uma arbitragem tendenciosa.

    Para o Vasco, os dois jogos valem 3 pontos. 1/38 do total do campeonato. Mas, para o torcedor, ganhar da Ponte em casa é obrigação. Obrigação eu vejo no sofá, ou então só olho pro resultado. E xingo pra caramba se perder. Vasco x Flamengo é elétrico, ganhar são realmente três pontos conquistados. Se eu não for no estádio, vou estar em casa, mas de camisa, rádio no ouvido e chutando o cachorro.

    A diferença do Brasil para os outros países é a quantidade de times, não diria grandes, mas de grande torcida, que acaba trazendo mais jogos grandes em cada campeonato, e diminuindo os pequenos que é obrigatório ganhar.

    Se na Espanha, 90% do campeonato é pra ganhar de Getafes e Logroños, e tem meia dúzia de jogos médios e dois grandes, aqui vc tem um campeonato onde vc joga 22 vezes contra médios/grandes e 16 contra pequenos. Sendo que, se for contar só pequenos MESMO, deve dar uns 8. Daria muito bem pra concentrar esses jogos nas rodadas menos apelativas, de meio de semana, se fosse essa a vontade de quem monta a tabela.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    A diferença do Brasil para os outros países é a quantidade de times, não diria grandes, mas de grande torcida, que acaba trazendo mais jogos grandes em cada campeonato, e diminuindo os pequenos que é obrigatório ganhar.

    Se na Espanha, 90% do campeonato é pra ganhar de Getafes e Logroños, e tem meia dúzia de jogos médios e dois grandes, aqui vc tem um campeonato onde vc joga 22 vezes contra médios/grandes e 16 contra pequenos.

    Acho que aí você pegou um caso específico. O Morrinhão espanhol é um caso meio a parte dos campeonatos europeus (afinal de contas, a polarização Real / Barcelona foi meio forçada pelo regime do Franco). Se tomarmos outros campeonatos (como o inglês e o alemão), temos muitos exemplos de clubes pequenos com grande torcida (Como os ingleses Leeds United e o Milwall ou o alemão Hoffenhein).

    Daria muito bem pra concentrar esses jogos nas rodadas menos apelativas, de meio de semana, se fosse essa a vontade de quem monta a tabela.

    Agora você falou o mais importante nesta discussão. A prova de que na realidade, o problema não é a televisão em si e sim quem organiza a tabela.

    Responda a este comentário

    André

    Agora você falou o mais importante nesta discussão. A prova de que na realidade, o problema não é a televisão em si e sim quem organiza a tabela.

    E quem vc acha que organiza a tabela???

    Claro que é a TV o problema. A organização de uma tabela não pode privilegiar ninguém em nenhum aspecto. Tem que ser no sorteio. é uma tabela. QQ um aqui já jogou torneio de jogo de botão e sabe que o sorteio é o que manda.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bona, eu nunca participei da organização da tabela do campeonato. E com isso, não posso dizer se a organização da mesma é feita pela televisão. E mesmo que seja, não quer dizer que seja feita para privilegiá-la. Afinal de contas, já houve casos de jogos muito mais importantes (comercialmente falando) deixarem de ser transmitidos em função de outros. Como por exemplo, Flamengo x Ceará (jogo pela Copa do Brasil e que ocorreu no Rio de Janeiro) ser transmitido pela Globo ao invés de Fluminense x Arsenal (na Argentina e que valia a vaga do tricolor) pela Libertadores no ano passado.

    Responda a este comentário

    André

    Pra Globo, Flamengo x Ceará > Unimed x Arsenal. Sem duvida nenhuma.

    Nao digo que ela faça, mas que ela apita, apita. Ela e qq outra emissora (Fox no caso da liberta).

    Nao fosse isso, volta e meia nao teriamos jogos as 17 hs, pra dar tempo de exibir a seleção, f1 ou qq outra coisa…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, na minha opinião, os jogos às 17:00 hs eram mais pra evitar (e com toda a lógica do mundo) um jogo durante o maior pico de temperatura durante o dia. Até por quê, as partidas eram disputadas neste mesmo horário antes mesmo da chegada da televisão. Ou será que também era influência das emissoras de rádio?

    Responda a este comentário

    André

    Nao Nardoni. Com certeza os jogos as 17 hs, sempre foram pra isso, no inicio do ano.

    No entanto, teve um final de semana desses que foi pra conciliar com outro evento.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    No entanto, teve um final de semana desses que foi pra conciliar com outro evento.

    Da mesma forma que houve vezes onde outro evento foi cortado (como algumas corridas da Formula 1) para que o jogo fosse transmitido no seu horário definido.

    Responda a este comentário

    André

    Quero que me diga a ultima vez que isso ocorreu. Me refiro a uma rodada recente que foi deslocada pra 17 horas pra pegar todos os eventos. Ao menos o jogo da TV foi deslocado.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Me lembro que houve uma corrida da F1 que foi cortada (em 2008, se não me falha a memória) devido a um jogo da seleção brasileira nas eliminatórias pra Copa 2010.

    Assim como houve vezes onde a própria Globo deixou de exibir seu principal produto (a novela) pra exibir um mesmo jogo da seleção.

    Responda a este comentário

    André

    Certo. Jogos da seleção, dependendo do país onde será realizado não tem jeito mesmo. Mas essa história de 17 horas, to falando DESSE ANO. De ALGUMAS rodadas atrás.

    Eu mesmo lembro de interrupção até na F1, lá atrás…

    Acho que foi na 4a. rodada.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Pergunta: Qual é o grande problema em uma partida ser disputada às 16:00 hs(ou 17:00 hs) de um domingo?

    Responda a este comentário

    André

    Em princípio nenhum.

    Mas vejo problema:

    1) Na interferência da tv

    2) Na impossibilidade de venda antecipada de ingressos para o publico que vai ou poderia ir ao estádio, uma vez que não sabemos da agenda dos jogos com antecedência.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, eu quando participava do programa do sócio-torcedor do Fluminense, já tinha minha entrada garantida em qualquer jogo em que o Fluminense fosse o mandante. Os clubes não vendem antecipadamente estes ingressos para quem não participa mais por falta de vontade. Não acredito que a TV impeça o clube de vender ingressos antecipadamente.

    Responda a este comentário

  10. Andre L
    18/07/12 - 12:01

    A discussão desviou um pouco, mas queria destacar esse ponto do Yuri:

    “Por mim, o clássico vovô pode ter suas 10000 (ou 5000, ou 2) pessoas à vontade, desde que os supostamente 30000 faltantes estejam divididos em Caxias do Sul, Sobral, Juazeiro, Guaratinguetá, Juiz de Fora, Belém, Manaus, Rio Branco, Chapecó e etc. Aliás, muito mais louvável seria os 30000 espaços do Engenhão desocupados distribuídos por todo o território nacional que concentrados em Barueri ou no próprio Engenho de Dentro. É MELHOR que seja assim.”

    Raciocíncio correto. Desde que existam APENAS 40 mil pessoas que gostem/frequentem futebol no Brasil. Porque temos que escolher se temos 30 mil no Engenhão ou em Rio Branco? Porque não podemos ter 30 mil vendo o clássico, mas outras 30 mil em Caxias, apoiando o time da região, que faz frente aos grandes de vez em quando, 30 mil em Belém sonhando com a subida do Remo, e ano que vem receber Vasco e Flamengo no Mangueirão, 30 mil em Recife resgatando o Santa Cruz da Série D.

    A gente não precisa ter estaduais artificiais ou campeonatos inchados de 128 clubes pra isso acontecer. Precisa saber vender esse produto. Fácil? Nem um pouco, não faço idéia de como fazer. Se eu soubesse, era candidato à presidência da CBF. Ou a estagiário do Juca, dá quase no mesmo.

    O que eu (aho que) sei é que não vamos chegar nisso botando 200 clubes em um mata-mata só pra fabricar emoção e dizer que é tudo mundo igual.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Uma coisa que eu reparo é: torcedor vai mais onde tem chance de título/desbancar os gigantes.

    Comparem as médias de públicos dos estaduais de clubes que jogam a C e a D, e a média nos nacionais. A média dos nacionais, que é um campeonato mais importante, é muuuito menor.

    Curiosamente, prum Madureira é bem mais fácil ser campeão da Série C do que Carioca. Mas parece que a distância da Série A desanima todo mundo.

    Em suma, time pequeno tem torcida presente mesmo em Estadual. Até o Santa Cruz, que tanto enaltecem. Bota 65000 na final contra o Sport e 25000 na Série D. Os outros, vão de uns 2000 no Estadual para 300 na D ou C. É difícil ter os dados da média de público estadual, mas arrisco dizer que quase ninguém sobe.

    Responda a este comentário

  11. André
    18/07/12 - 14:42

    Clubes negociam reajuste de 30% nos novos contratos de TV com a Globo

    Trata-se tão somente de correção da inflação com um quequézinho a mais. nada de reajuste.

    Responda a este comentário

  12. Brainstorm: Pontos Corridos finais de semana x Mata-Mata quarta-feira
    26/11/12 - 18:15

    […] Iniciado por Victor e Yuri. […]

Deixe seu comentário