Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Quem será o mandante da Final da Taça Rio?

April 13th, 2008 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2008, Estrutura, Fluminense, Futebol.

O que diz o regulamento do Campeonato Carioca à respeito do mandante do jogo:

Art. 9º – Os jogos do primeiro e segundo turno serão disputados nos estádios indicados, quando da aprovação da tabela, e as semifinais e finais, bem como os chamados “Clássicos”, serão jogados no Estádio Mário Filho.

§ 1º – Terão o mando de campo das partidas as associações colocadas à esquerda da tabela, com exceção dos Clássicos, semifinais e finais, que não terão mandante.

Não terão mandante é a puta que os pariu.

Vamos ao que diz o Estatuto do Torcedor (as colocações abaixo estão editadas para não fugir do foco. o link traz o estatuto completo)

Art. 13. O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas.

E quem é responsável pela segurança do torcedor em evento esportivo?

Art. 14. Sem prejuízo do disposto nos arts. 12 a 14 da Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes

E qual é a entidade de detentora do mando de jogo?

Art. 15. O detentor do mando de jogo será uma das entidades de prática desportiva envolvidas na partida, de acordo com os critérios definidos no regulamento da competição.

Onde entra a responsabilidade da entidade responsável pela organização da competição?

Art. 19. As entidades responsáveis pela organização da competição, bem como seus dirigentes respondem solidariamente com as entidades de que trata o art. 15 e seus dirigentes, independentemente da existência de culpa, pelos prejuízos causados a torcedor que decorram de falhas de segurança nos estádios ou da inobservância do disposto neste capítulo.

Então, que porra é essa de não terão mandante?

Determinar o mandente do jogo acarreta em pelo menos duas implicações:

  1. Um dos clubes será o responsável legal pela segurança do torcedor
  2. Tanto Botafogo quanto Fluminense tem programas de sócio-torcedor, onde no valor pago no serviço estão incluso todos os jogos com mando de campo de sua equipe. Ora bolas, independente de qual clube seja o mandante, há torcedores que terão o direito de entrar utilizando seu cartão de sócio-torcedor sem a necessidade de pagar mais por isso.

Eu gostaria de saber se há alguma forma para reclamar sobre essa situação que não dê muito trabalho.

Gostaria de saber quem deveria ser o responsável para fazer valer este direito do Consumidor.

 

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “Quem será o mandante da Final da Taça Rio?”

  1. Serginho Valente
    14/04/08 - 3:08

    Sinceramente não sei…mas acho que no caso, “o mandante” são os dois, dividindo todos os deveres e responsabilidades.

    O problema é se o jogo fosse Flamengo x Cardoso Moreira. Como fariam? Não sei.

    De qualquer jeito, na teoria, os primeiros passos pra reclamar seriam uma consulta a FFERJ, acho que eles tem uma ouvidoria, aos próprios clubes e depois se a explicação não for razoável, ao Procon.

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    14/04/08 - 9:50

    O Botafogo já lavou as mãos, pelo menos no que diz respeito ao Sócio-Torcedor.
    É só dar uma olhada na simpática pop-up da página oficial alvinegra.

    Responda a este comentário

  3. Zargarotinho
    14/04/08 - 10:05

    O mando não deveria ser do time com melhor campanha?

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    14/04/08 - 11:03

    Muito bom Victor! Só acho esquisito que o “propósito do blog não é discutir sobre o futebol carioca“, ou algo parecido.

    Isso não se faz integralmente nesse post, mas dá uma olhada nos últimos 5.

    Deixando as pérolas Victorianas de lado, vamos lá.

    Eu acho que o equívoco começa antes. Acho que atribuir a segurança ao clube mandante é uma forma de isentar o Estado de uma de suas maiores responsabilidades.

    O mandante deve possibilitar boas condições para a realização do jogo. Mas a segurança “antes, durante e após a realização das partidas” deve ser de responsabilidade do Estado.

    Esse estatuto do torcedor, nunca cumprido, deveria ser revisto, para não chegarmos à essas execráveis situações bem levantadas aqui.

    Responda a este comentário

  5. Victor
    14/04/08 - 11:04

    Para a semi-final contra o Vasco, o salva-cú estava na página do Fluminense também (como está agora).

    Responda a este comentário

  6. Victor
    14/04/08 - 11:24

    Zarga,
    A lógica indicaria que sim, mas regulamentos não são forçados a seguir a lógica. Deveriam ser forçados a seguir ao menos a Lei. A Lei não diz nada à respeito disso, manda que o regulamento determine o mandante, e que este deve ser uma das entidades de prática desportiva envolvida na partida.

    ****

    O propósito do blog não é discutir sobre o futebol carioca. [2]
    Na prática aqui discute-se o futebol carioca, mas este não foi o propósito da criação do blog. É complicado entender isto? (Se for, lombrou, porque eu sou muito ruim usando o Paintbrush)

    ****

    Discordo do seu ponto de vista, Rafael.
    Claro que entendo que o Estado brasileiro falta em praticamente todas as áreas que deveria atuar e isso não tem como se negar, e não deve se parar de reclamar e cobrar.
    Mas não creio que o Estado deva ser tão paternalista. Lembro que um jogo de futebol é um negócio que gera muito dinheiro. Quem vende o serviço, tem de zelar pelo seu consumidor.
    De qualquer forma, o Estado não se isenta da responsabilidade neste caso, como você pode ter constatado ao ler as obrigações do clube mandante mais pormenorizadas no artigo 14 do estatuto.
    Acontece que segundo a lei, o clube tem sua parcela de responsabilidade, com conseqüências previstas como a perda do mando de campo.

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    14/04/08 - 11:42

    Não Victor, não é complicado entender suas pérolas. É até fácil demais.

    ****

    Na minha opinião, o Estado deveria pelo menos garantir suas 3 funções básicas. Promover a Educação, Saúde e Segurança.

    Eventos com 50 mil pessoas não é festinha particular. Faz-se necessário a presença do poder público. Mas atingir esse ideal com a PM de hoje é realmente muito complicado.

    Responda a este comentário

  8. Marcelão
    14/04/08 - 12:48

    Que diferença faz?

    Nem ao menos os shorts são da mesma cor…

    Responda a este comentário

  9. Rafael
    14/04/08 - 13:06

    Que diferença faz? [2]

    Responda a este comentário

  10. Saulo
    14/04/08 - 18:07

    O mando vai ser na prática dividido pela renda e os ingressos entre os clubes. Não vejo nenhum problema porque terá apenas um jogo decisivo e seria injusto de fosse para uma equipe porque faturaria mesmo com as vendas. Diferente em São Paulo, são dois jogos nas suas praças.

    Responda a este comentário

  11. anderson paiva
    15/04/08 - 18:49

    U dnhero d jogo tem d ir pro fogaum pq tem melhr campnha, melhr atake, melhr dfeza, melhr artlhr, melhr numros d pontos, ganho d frmeng, tricoflr i d vasCU nu campo i tem o melhr tekinico que eh o Ku K. Esse dnhro tem d c uzado pra manter o Ku K i trzer um latral direito melhr pru brslro.

    Responda a este comentário

  12. Saulo
    15/04/08 - 19:40

    O Botafogo deveria ter a vantagem do empate por ter a melhor campanha. Discordo em relação ter o mando de campo. Se fossem duas partidas, poderia ter esse mando, mas não é o caso.

    Responda a este comentário

  13. Ingressos para Flamengo x Botafogo - Primeira final do Cariocão 2008 at Blá blá Gol
    23/04/08 - 13:00

    […] Quem será o mandante da Final da Taça Rio? […]

Deixe seu comentário