Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

PÓS-JOGO ATÉ MEIA-NOITE

March 20th, 2012 por | Categorias: Futebol, Observatório.

No Twitter, esse espaço amostral tão distorcido (e dependendo de quem você segue, fica ainda mais) mais um assunto irrelevante chegou às pautas, sobretudo dos fãs de futebol: os jogos de sábado à noite, mais precisamente às 21h. Foi alvo semanal da SANHA INVECTIVA dos internautas.

Como todo assunto debatido e inflamado pelos jornalistas, que encontraram no Twitter uma ferramenta em que sua influência é MUITO aumentada, isso por alguns momentos após a notícia virou assunto de COMOÇÃO NACIONAL. Mais um dos absurdos da CBF, dizem. Eu digo que se trata de mais um absurdo internético.

Nem digo aqui o quanto é explorado pelos EUA esse horário tão chamativo, em todos os seus esportes. Ou que em ocasiões pontuais até títulos internacionais são decididos com jogos começando 22, 23h. Digo apenas que a reclamação é tão IMPUDENTE que alguns colegas de profissão, como André Kfouri, já dizem na lata: o problema é preguiça.

No informalismo do rádio tais notícias comumente são acompanhadas por “que horário hein… e prá voltar prá casa? Sábado à noite ninguém merece”. Sinceridade, pois.

Jogo de sábado às 21h é mesmo um absurdo. Total. Quarta-feira às 22h não é. Claro que ser um dia útil não faz diferença (vão trabalhar de qualquer jeito os reporteiros). Se há um dia em que pode-se colocar jogos à noite, esse dia é o sábado. Um pouco mais de LHANEZA, faz favor.

Pasmem, fizeram ranking de quem mais vai jogar esse horário. Manchetes como “Avaí escapa do horário de sábado à noite”. Esse time tem é que escapar é da Série C, com todo o respeito.

Só não vem colocar CBF no meio, culpar Marin (!). Não força a amizade. Não quer trabalhar fala. Antes fosse apenas essa querela que fizesse os torcedores acreditarem nas opiniões dos jornalistas baseadas em seus interesses. Mas esse fato serve para mostrar que até mesmo os interesses mais banais influenciam na opinião dos mesmos.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

54 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

54 Comentários para “PÓS-JOGO ATÉ MEIA-NOITE”

  1. Bender
    21/03/12 - 2:07

    A internet é boa, hoje ninguém vive sem e tal, mas… deve-se saber usar.
    Talvez por estar ai ha mais de 50 anos, o uso da TV seja mais bem definido. A noite tem jornal e novela, domingo depois do futebol são os programas dos dodoizinhos de auditorio, e os bons programas sao em horarios extremos, ou muito cedo ou muito tarde. A internet é neta da TV. Estamos ainda aprendendo a lidar.

    Jogo sabado as 21 hs é uma boa? Economicamente viavel? Bom pro torcedor? Tera publico? é necessario o publico? Bom pros clubes? Pra TV? Sei la. Estuda mané. Faz projeçao. Coloca essa porra em pratica, faz uns testes e ve no que da.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu acho que o horário é bom. Concorre com um show, com um teatro. Vc vai assistir a um espetáculo ao vivo. Só que diferente do teatro, no futebol, nã se repete nunca. É único.

    Acho bom esse horário.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    E diferente do show e do teatro, a maior parte das esposas e namoradas não gosta…

    Sente meu problema?

    Responda a este comentário

    Yuri

    Se as esposas não gostam e isso atrapalha as saídas inúteis bancadas pelos homens… isso é um argumento fortíssimo PRÓ jogos de sábado à noite. Deviam por Libertadores nesse horário mesmo.

    Responda a este comentário

    João Deiró

    Hahaha, mas isso se você supor que ficaremos em casa vendo os jogos.

    O problema é quando tem o aniversário da sei-lá-quemzinha no mesmo horário…

    Responda a este comentário

    Bender

    Pessoalmente, imagino minha situação HOJE. Aumentaria minha frequência em estádios os jogos sábado às 21 hs? Não sei. Mas a resposta TENDE a ser negativa.
    Talvez outro fator seria mais decisivo: um estacionamento pica das galáxias.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Bem, minha presença em estádios com certeza nao aumentaria. Mas aumentaria minha audiencia. ainda mais se fosse no sábado no horario do PORRA TOTAL e em outro canal.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Aquilo lá é a coisa mais intragável possível, não vejo há alguns anos já. Praça É Nossa eu até encaro (2, 3 vezes por ano).

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Porra, vc é maluco.

    Só com a musiquinha eu entro em profunda depressão. NUNCA VI. E quando to vendo outro canal esperando pelo filme de supercine e viro rapidinho, me dá tristeza profunda. Volto imediatamente.

    A Praça é Nossa eu TB NUNCA VI! É insuportável igual.

    É a mesma sensação que tenho quanto ao BBB. Cara, eu não consigo suportar nem a musiquinha. Quando aparece no meio da programação, saio da frente da tv.

    Sinceramente, esses programas são muito constrangedores.

    Responda a este comentário

  2. Robinson
    21/03/12 - 9:37

    Sinceramente, acho péssimo. Para ver na tv tanto faz, porque em casa você fica acordado até a hora que quiser, e quando acabar o jogo, em 30 segundos você está na cama.

    Para quem vai ao estádio não é nada bom.

    Já acho o fim da picada os jogos de meio de semana terem que esperar acabar o big brother para começar. Futebol tem que ser um programa de família, e você não quer levar seus filhos pequenos para o Engenhão e ficar lá até bem depois da meia-noite, considerando o tempo para sair do estacionamento ou do engarrafamento.

    Jogo durante a semana tem que ser mais cedo.

    Jogo de fim de semana tem que ser de tarde.

    Pela exploração comercial, como é feito em outros países, pode até ser interessante o horário de sábado à noite. O problema é que aqui é Brasil. E a gente não tem infraestrutura nem de transporte, nem de segurança para isso. Era problema para ser sanado com os pretextos da Copa e Olimpíada. Será que vai??

    Responda a este comentário

    saulo

    A questão do retorno comercial é muito discutível. Se for pensar em mercado europeu, pode esquecer. Talvez seja interessante ao mercado asiático. O grande problema é o calendário brasileiro, não tem um espaço para fazer excursões na pré-temporada dos países do hemisfério norte. Essa solução será viável quando os estaduais forem drasticamente enxugados.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Se o mercado asiático ficar vendo sempre Figueirense x Náutico, aí desistem do futebol daqui MESMO. Visualmente o Brasileirão é muito ROOTS perto da premier league que eles amam.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    ROOTS realmente é o termo adequado.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    21/03/12 - 9:44

    Eu acho que os jogos de Flamengo e Corinthians na Libertadores deveriam ser sábado a noite.

    Responda a este comentário

  4. rafael botafoguense
    21/03/12 - 11:53

    Deveria seguir o “Futbol para todos” da Argentina (acho que já disse isso aqui). Jogos o dia inteiro, acaba um começa outro. A rodada não fica entupida, não há atrasos por conta da pressão televisiva (e com isso vende mais o campeonato) e nego tem futebol sempre, sem contar que é bom pros jornalistas poderem ver todos os jogos e não ficarem falando em cima de resultados (óbvio que não verão).

    Responda a este comentário

    Yuri

    Na Argentina são 4 jogos seguidos todo domingo acho… eu aguento. Fora que com os jogos assim TODOS são televisionados, daí ninguém reclamava

    Em tempo: aguento se forem de países diferentes, hehe.

    Responda a este comentário

  5. Jorge Caldas
    21/03/12 - 13:53

    Acho que cairia bem, mesmo pra quem vai ao estádio, esse horário pra jogos. Assim como se, independente de televisão, os de meio de semana também seriam mais adequados se também fossem às 21h.

    Aliás, Yuri, me responda algo. Há por aí alguma opinião de quem disse isso a respeito dos jogos às 11h de domingo?

    Responda a este comentário

    Yuri

    Não que eu tenha visto, mas seria um horário bacana também. Em que pese a corrida no sol do meio-dia. Jogos de divisões inferiores estaduais comumente acontecem nesse horário, 10, 11h.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Pois é. Vez ou outra via esses jogos pela Rede Vida.

    Quanto a perguntar do horário dominical das 11h, me lembro que muitos cornetaram há algum tempo. Só queria saber se quem fez essa crítica também o fez na época. Dou-me por satisfeito.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Pois é, escrevi pensando na velha Rede Vida. Suas transmissões formaram meu caráter futebolero, sem favor nenhum eu digo isso. Vendo jogo de terceira, quarta, quinta e sexta divisão estadual foi que mergulhei MESMO nesse meio. Minha amplitude na análise futebolera vem de antes da Internet.

    Eu quero é ver jogo, quanto mais diverso melhor. Esse das 11h se não em engano era na Série C e D. Totalmente válido. Na Espanha, um campeonato de muito mais visibilidade internacionalmente, sempre agora ocorrem partidas ao meio-dia. E lá faz mais (bem) calor que no Brasil a depender da região. Já os real-barça estão cada dia mais tarde, começando 22, 23h fácil.

    Os caras me viram jornalista esportivo e esperam ter horário rígido e fim-de-semana com regalia. Não me tira…

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Yuri, vc consegue assistir os jogos do campeonato francês no Sportv? Eu nunca consegui.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Muito pouco, de vez em nunca. Fiz questão de ver um segundo tempo de um VT de um PSG 4 x 4 Lyon que teve que foi realmente eletrizante semanas atrás. Mas se não tiver nada para fazer, aceito namoral.

    O que eu não aguento no SporTV é vôlei. Nunca vi uma partida inteira do vôlei “de clubes”. Do Brasil até já vi.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Volei é realmente depressivo. Devia passar no GNT. Mais adequado para o publico feminino.

    Responda a este comentário

  6. rafael botafoguense
    21/03/12 - 21:30

    “Jogo de sábado às 21h é mesmo um absurdo. Total. Quarta-feira às 22h não é.”

    Pois é. É até melhor no Sábado: todo mundo de boa no Domingo, não precisa acordar cedo pra estudar/trabalhar… Nego já fica despreocupado.

    Dou pala do termo “jogo da Balada. Como se alguma “balada” (palavra escrotaça!) começasse ás 21h e como se fosse tão importante para não haver jogos no mesmo horário.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Diga-se de passagem me esforcei muito para não escrever as palavras “balada” e “cineminha” nesse texto, não foi fácil não.

    Mais escroto que balada é o verbo: BALADAR.

    Responda a este comentário

    Victor

    Rapaziada,
    “Balada” aqui no Rio chama-se “Night”

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Em Vitória também.

    Mas introduziram o “balada” nos ultimos anos.

    Em Vitória dizemos também, “ir para o rock”. “Tô indo pro Rock”.

    Na Bahia e aqui em Aracaju, já ouvi dizer: “ir para o reggae”.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Mesmo que só toque forró… calcinha preta, aviões do forró e, fora forró, a insistente Ivete Sangalo, que é a representação de Deus na região.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Sim, mas com isso surgiu um termo ainda mais escroto: “pré-night”

    Responda a este comentário

  7. Victor
    21/03/12 - 22:20

    Eu acho que discutimos isso outrora por aqui no blog quando cairam os jogos desse horário no Brasileirão ano passado, não?

    Bem… Acho ótimo. Quanto mais horários que não sejam na sexta-feira melhor.

    Quem reclama do horário de quarta 22:00 (e reclamará do sábado 21:00) é subliminarmente egoísta.
    Há jogos quarta e quinta mais cedo. Aliás, a maioria dos jogos. Vá e assista esses e deixe os de 22h para quem pode ir (e eventualmente não pode ir em jogos mais cedo). O que importa é ter o leque de opções.

    Eu tenho para mim que horário, localização, violência e jogadores ruins não afastam torcedor de 1ª divisão. Preço é o que comanda.
    Tomara que vingue esse horário de sábado 21h, mesmo que eu pouco vá ver os jogos. Foda-se eu.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Então foi no Open-Bar, pois as menções a “21h” ou “21 horas” rareiam bastante nos comentários do BBG.

    A rigor há jogo todo dia. Mas só a ELICTE ponto-corridista das Séries A e B já ocupa seis dias da semana, em diversos horários. Só falta descentralizar um pouco os horários noveleiros e FAUSTÃONEIROS e colocar 1 joguinho na segunda-feira (tática de campeonato europeu) que poderíamos viver num paraíso só com jogos e mais jogos e menos especulações e mesas-redondas, que existem só pela CONCENTRAÇÃO de horários. São 10 jogos por rodada (mais 10 da Série B) com 2 horas de duração. 40 horas de futebol de elite televisiva. Dava para expurgar as mesas-redondas e os campeonatos europeus (aí com os nacionalistas) fácil fácil, ocupando toda a grade e a semana toda, espalhando horários. Seria sensacional.

    Responda a este comentário

    Victor

    No meu comentário original, eu cheguei a colocar que o que importa é o leque de opções dentro da mesma divisão (de um mesmo campeonato). Retirei porque sabia que a conversa iria fluir para esse caminho.

    Os jogos de um mesmo campeonato distribuídos durante a semana e pelos horário é relevante quando se pensa na venda do campeonato, isto é, todos os jogos relevantes de fato. A concentração de jogos é a tendência de novelização. Cada torcedor que se vire para acompanhar quase que exclusivamente o seu time e não o campeonato.
    Pontos Corridos com jogos no mesmo horário é para quem gosta de seu time e não de futebol. Não faz sentido o proselitismo dos Pontos Corridos como campeonato de quem gosta de futebol e com todos os jogos emocionantes se os mesmo concorrem entre si.

    Creio que valeria a concorrência de horários em campeonatos de diferentes divisões pois parto do princípio que o torcedor acompanha o campeonato que seu time está disputanto (critério de projeto básico. Há controvérsias)

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Especulando:

    E se os contratos de TV fossem vendidos por DIA de exibição?

    Que TV vai comprar a transmissão de segunda, de terça, de quarta, de quinta, de sexta, de sábado e de domingo???

    Tabela divulgada inicio do ano. vendem-se os direitos.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Sem dúvida daria margem para mais emissoras se fosse fragmentado, diminuir BBB tudo bem, mas a Vênus Platinada (rs) não ia aceitar diminuir o Sérgio Chapelin nem a Zorra (empregador de veteranos unicamente usados ali) nem o Fantástico… iam largar de mão de alguns jogos e alguém ia aproveitar. Estão há muito tempo atrelados na mesma grade. No Youtube vi uma chamada de Globo de 1991 da programação. Incrível como mudou quase nada. Tem uma vantagem e desvantagem. A desvantagem para eles é ser refém disso, e se aparece uma proposta inovadora quebram as pernas.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A globo colocar o porra total lá até as pessoas assistirem e se acostumarem com aquela merda. a definição de grade não é feita no susto como nas outras emissoras. Isso consolida, pois é relfexo inclusive da rotina de vida das pessoas. a grade é bem montada ao que se propõe.

    só que, o interesse de qq tv, é a grade. e o interesse nosso, é o futebol. Logo, cessões de parte a parte devem existir.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem pensei em TV aberta. Penso em um mercado mais bem estabelecido de TV paga.
    Acho muito escroto pagar por 100% e só poder usufruir 35% (era assim ano passado. Com o horário de sábado 21h sobe para 40%).

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A tv paga poderia proporcionar a venda do time (nao querem pagar pelo time e não pelo jogo?). eu compro todos os jogos do VASCO no ano. + 3 finais de campeonato.

    Aliás, já imaginou se os clubes, ao invés de venderem seus direitos, tivessem COJONES para não vender direito nenhum pra emissora nenhuma. Venderiam seus jogos DIRETO para os consumidores. e chegariam nas emissoras e diriam: tenho x assinaturas do meu time. querem comprar? quem dá mais? viagem total. Mas há que se pensar em novos modelos que eliminem os intermediários.

    Responda a este comentário

    Victor

    Aliás,
    ficaram em uma punheta retórica homérica alegando que os direitos de imagem para a venda não era do campeonato mas dos times individualmente e blá blá blá na negociação dos Brasileiros e está todo mundo com o cú na mão na Libertadores.

    Porra. A Conmebol que detém os direitos de imagem dos clubes brasileiros nessa porra???

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu já escrevi essa mesma coisa dezenas de vezes aqui… provando que o produto é mesmo o torneio e nunca os clubes isoladamente.

    Responda a este comentário

    Bender

    Deve ser sim. Já que a Conmebol é a responsável pela competição, organiza, define datas… deve ser ela que detém o direito de negociar com as emissoras. Não vejo como desassociar do direito de imagem. Tá aí a confusão desse ano.

    Bona,
    tu já viu alguém dizendo que o produto seria unicamente 1 clube isolado? Eu nunca vi.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Acho que até por isso, de dominarem a porra toda nos direitos, convidam os clubes mexicanos.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Já. Quando justificam diferenças nas cotas, estão dizendo isso.

    Quando fazem contratos direto com os clubes, estão dizendo isso.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Isso me faz lembrar o campeonato brasileiro que montei com o excelente hexagonal de Dezembro definidor do título.

    Um hexagonal tem 30 jogos, cada time faz 10… seria uma maratona com os 6 melhores times depois de uma LONGUÍSSIMA fase inicial, sem folga praticamente, com partidas a cada 3 dias e um jogo por dia. Tudo televisionado. Jogo em Dezembro inteiro. Futebol PARANDO e OFUSCANDO até o Natal. Férias com jogo todo dia, isso iria doutrinar (no bom sentido, de criar saudosismo) milhões de crianças. Atenção total. Foda-se fim de ano, o campeão sai dia 31. São Silvestre falirá, mas por um bom motivo. Chupa Roberto Carlos.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Louco o suficiente para despertar meu interesse no modelo…

    Quantos clubes estão previstos na mega-formula?

    Responda a este comentário

    Yuri

    Na época eu só pensei numa alternativa para o Brasileirão atual de 20 clubes mesmo, para deixar mais emocionante. Mas recentemente bolei uma fórmula INCLUSIVA que pode abranger mais de 100 clubes com chance de título, que poderia ter esse hexagonal aí.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    com 100 clubes? aprovado. nem preciso ler. mas só quem gosta de futebol vai gostar do modelo.

    Responda a este comentário

    Bender

    Foda-se eu [2]

    Sei lá se vou aumentar, diminuir ou permanecer no mesmo patamar de consumo do futebol com outros horários. O que importa é atingir o maior nível de satisfação no agregado, i.e., o que gera o maior benefício. O Pareto do futebol.

    E para defender o interesse dos jogadores, deveria existir um sindicato deles.

    Responda a este comentário

  8. Matheus
    23/03/12 - 1:34

    Pô, as 21:00h eu não sei, mas as 20:00h ia ser o pré-BALADA perfeito. Já saí de barriga cheia depois do tropeiro, ligeiramente feliz ou triste o suficiente pra encher a cara e pilhado.

    Só que aqui, RB, se tu não chegar cedo nos lugares, tipo, 23:00h estourando, tu não entra.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Tropeirão com muita couve bifão de porco gigante e o mega ovo por cima… certo?

    Responda a este comentário

    Victor

    Aqui 23h é hora de começar a pensar em sair de casa.
    O único lugar que tem de chegar ANTES das 21h é o Inháááá Candongueiro de R10 e SV2837.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Para em qualquer bar, porra! Mania de baladinha nesse País me irrita. Parece obrigação. Sem contar que o mesmo time não vai jogar todas as sextas…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bar é pior pra pegar mulher do que a Swingers.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Na finada Swingers em Vitória, as mulheres que pegam os caras. Era preciso, inclusive, se defender… kkkkkkkkkkkk

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário