Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Portuguesa 2009: Dois quintos lugares e cinco treinadores

December 29th, 2009 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2009, Portuguesa.

Preguiçosos que só, pedimos a alguns torcedores para escreverem sobre o ano de seus times e uma pincelada para 2010. Michele atendeu-nos ao que diz respeito a Portuguesa (que segundo a mesma, varia de Lusa a Associação Portuguesa de Desportos de acordo com o humor). As fotos enviadas para ilustrar o melhor da torcida rubro-verde na visão da autora ficaram presas no filtro anti-spam, por isso tivemos que fazer nós mesmos a seleção de imagens.

A retrospectiva está também no Boteco da Lusa com a edição de imagens da autora.

Por Michele Abilio – Boteco da Lusa

Na numerologia o nove representa o fogo e para a Portuguesa o ano de 2009 foi marcado por uma chama intensa de emoção, turbulência, escândalo e os 5ºs lugares no Campeonato Paulista e Brasileiro série B.

Foi um ano complicado dentro e fora dos campos, poucas vitórias convincentes, mas muitos momentos de euforia. Em 2009 passaram pela Portuguesa cinco treinadores, muitos jogadores e também aconteceram muitas contusões e confusões que marcaram a história da Lusa no tão conturbado 2009.

Portuguesa caiu em 2008

Portuguesa caindo em 2008

No comando de Estevam Soares, o ano de 2008 acabou com o amargo rebaixamento no Brasileirão, mesmo assim ele foi mantido no cargo, realizou a pré-temporada e organizou o time para o Paulistão. Após a primeira rodada do Estadual, e a derrota por 1 a 0 contra o Guarani, o treinador foi mandado embora sem uma explicação convincente.

No lugar do Estevam, a Lusa contratou o Mário Sérgio. Aí começou meu pesado e de boa parte da torcida rubro-verde. Os jogos da Lusa pareciam uma tortura e um a zero era goleada. Foi com Mário Sérgio que a Portuguesa foi eliminada na primeira rodada da Copa do Brasil pelo Icasa, dentro do Canindé. No dia seguinte da eliminação, 05 de março, o treinador foi mandado embora. Mário Sérgio comandou a equipe por 12 jogos (5 vitórias, 5 empates e 2 derrotas).

A fila andou e a diretoria foi atrás de Felipe Scolari e trouxe Paulo Bonamigo, que deu um “meio up” a Portuguesa. O time não melhorou 100%, Bonamigo se perdia nos esquemas táticos, mas por diversas vezes fez com que a Lusa ficasse no G4, em algumas rodadas no Paulista e também da série B. Na última rodada do Paulistão a equipe disputava vaga para a semifinal com o Santos. A rubro-verde precisa vencer o Santo André e torcer pela derrota do time da baixada, que enfrentaria a Ponte Preta. Conclusão: ficamos de fora do quadrangular final.

Quinto dos infernos

Quinto dos infernos

O último jogo da Lusa no campeonato Paulista foi o momento de maior intensidade do ano. Um turbilhão de emoções, momentos de alegria e o choro da tristeza no final. Parece até que o torcedor da Lusa está acostumado com isso. Do céu ao inferno em 90 minutos, senti o gostinho de ir para uma semifinal e minutos depois toda a decepção da eliminação. E esse momento resume o ano, porque em diversas vezes o torcedor confiou que o time lusitano chegaria em algum lugar, mas acabou em lugar nenhum. Aliás, acabou em quinto.

Essa rodada gerou os boatos sobre a “mala-preta” e o caso Jean, da Ponte Preta. Mas o presidente da Portuguesa, Manoel Da Lupa, não conseguiu provar nada. Apenas ganhou alguns segundos de destaque no Jornal Nacional.

Com o fim do Paulistão, a Lusa perdeu jogares importantes como Athirson e não houve nenhuma contratação para fortalecer a base da equipe. Outros jogadores, como Christian, Ediglê e Guigov passaram boa parte do campeonato no Departamento Médico e outros revezavam entre o DM e as suspensões de cartões que dificultava para o treinador montar o mesmo time todo jogo.

Ano negro

Ano negro

Com o elenco desfalcado, Bonamigo conseguiu manter, aos trancos e barrancos, o time entre os primeiros no Campeonato Brasileiro. Mas foi mandado embora, dia 05 de agosto, após a derrota contra o Juventude, no Canindé.

A derrota para o time gaúcho foi o ponto inicial para a decadência da Portuguesa no Brasileirão. Demorou uma semana para o clube anunciar um novo treinador, falaram em Leão, Jorginho, Mancini, mas anunciaram Renê Simões, que foi responsável pela pior fase da Portuguesa na série B e manchetes em todos os jornais e a segunda aparição do ano no Jornal Nacional.

Simões comandou a equipe por 13 dias e em seu currículo colecionou duas derrotas e um empate. O treinador também foi um dos principais envolvidos no caso, um dos mais sujos e tristes da história da Portuguesa, envolvendo conselheiros armados no vestiário. Com isso a Portuguesa ganhou a interdição do Canindé e a saída do treinador.

Na 21°rodada do Brasileirão, na nona colocação e após seis partidas sem vencer, Vagner Benazzi assumiu o time no lugar de Renê Simões, com uma vitória diante do Fortaleza por 1 a 0. Benazzi  chegou com a missão de recuperar o time desgastado devido ao escândalo do vestiário e correr atrás do tempo e pontos perdidos.

Com Benazzi no comando, a torcida lusitana acreditou que o time retornaria a elite do Brasileirão. A equipe disputou a última vaga até quase a última rodada, mas sem os mandos de jogos no Canindé, e os pontos bobos perdidos ao longo do Campeonato a missão não foi concluída com sucesso. Faltando quatro rodadas para o fim e a obrigação de vencer todos os jogos, a Portuguesa foi derrotada pelo Juventude, em Caxias, e perdeu a possibilidade do retorno a série A.

A Lusa terminou o Campeonato em 5°, posição que não vale nada. Só valeria se a Lusa tivesse mais peso diante da CBF para ganhar o processo contra o Guarani, que escalou irregularmente o jogador Bruno Cazarine. Mas não deu em nada e a Lusa fechou o ano com: cinco treinadores, duas vezes 5ª colocada, a eliminação na primeira rodada da Copa do Brasil e duas aparições no Jornal Nacional. Resultados naturais para um time que não tem planejamento e muito menos uma diretoria que entenda de futebol.

O que esperar de 2010?

A numerologia diz que o 10 está relacionado com a Terra, então será o ano dos “pés no chão”, bola em campo e vitórias Lusa. Ano que espero mais sucesso para a Portuguesa, o retorno para a Série A e motivos bons para abrir muitas cervejas após os jogos lusitanos, o Boteco da Lusa está louco para comandar a festa da vitória, e se for para aparecer no Jornal Nacional, que seja para mostrar o troféu de Campeã…

A torcida da Lusa e o que ela tem de melhor

A torcida da Lusa e o que ela tem de melhor

Demais Balanços de 2009:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

32 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

32 Comentários para “Portuguesa 2009: Dois quintos lugares e cinco treinadores”

  1. Victor
    29/12/09 - 11:55

    Pelo visto, Athirson continua o mesmo, só que mais velho. Joga no 1º semestre nos Estaduais e fica em standby no 2º na época de Brasileirão.

    Só não creio que os maus motivos de 2009 tenham impedido de abrir-se cerveja, não?

    Responda a este comentário

  2. Michelle Abilio
    29/12/09 - 12:17

    Sou dona de um Boteco e tenho que admitir que o uso da cerveja é bem-vindo em bons e maus momentos. Caprichou na seleção das fotos, hein? A torcida da Portuguesa é d primeira, mesmo o time sendo de segunda, mas o melhor da torcida é a versão masculina. Na próxima retrospectiva eu escolho as fotos.. só gatões de sunga! rs
    Abs

    Responda a este comentário

    Victor

    Esse filtro anti-spam foi a melhor invenção do Ser Humano depois da roda, da cerveja e dos vaga-lumes.

    Responda a este comentário

  3. Zobaran
    29/12/09 - 12:24

    Adoro esse show de imagens.

    Responda a este comentário

    Victor

    Tem briga aqui na redação para ficar com essa editoria.

    Responda a este comentário

    Robinson

    Ô…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu já me candidatei à entrevistar as embaixadoras do Blá Blá Gol.

    Responda a este comentário

    Bender

    Tem que entrar na fila.
    Até agora só entrevistei a Cláudia Ohana.

    Responda a este comentário

  4. Matheus
    29/12/09 - 12:57

    Aliás, cada vez mais sou favorável ao 1º Encontro Nacional de Confraternização do Blá Blá Gol.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu voto que ocorra em Blumenau.

    Responda a este comentário

    Matheus

    É que vocês ainda não conhecem BH. Hehehehe.

    Mas Blumenau é uma ótima também. Ou no Boteco da Lusa com Open-Bar liberado pela dona. Hehehehe.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    apoiado.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Serginho, aproveitando:

    Cê lembra que ganhei as 5 caixas, né?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Matheus, na minha idade lembrar de alguma coisa é quase impossível…rs.

    Do que se trata?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Eu disse que tinha apostado 5 caixas que o Cruzeiro ia ficar na frente do Galo nesse Brasileiro.

    Daí você veio com história de que entrava solidariamente na aposta. Hehehehe.

    Responda a este comentário

    Victor

    Causo rápido:
    dia 24, depois da peregrinação habitual pelo Chalé, Paramos na casa do meu pai, onde fui deixá-lo no apartamento.
    Serginho que estava parado na frente da garagem, foi tirar o carro para outro morador entrar, esqueceu que foi só tirar o carro da frente e foi embora.

    Há quem critique. Eu não. Acho louvável que ele ainda consiga dirigir e principalmente usar computador. Poucos da geração dele conseguiram se manter atualizados com novas tecnologias.

    Responda a este comentário

    Matheus

    HYAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

    Dei pala aqui.

    Pessoal do trabalho tá achando que tô maluco!

    HYAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hahahahaha…pior que isto aconteceu…hahahaha.

    Epa, temos que marcar para bebê-las então…hehehe.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Cara, deve rolar uma festa em janeiro com a galera da faculdade.

    Você tem problemas em meninas solteiras com pouco mais de 20 anos e que preferem pegação a relacionamento?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Você descreveu meu tipo preferido de mulher.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Te manterei informado. Hehehe.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Por favor! Rs…

    Responda a este comentário

    Bender

    Opa… xii… comentei, já era. Vou ter que ir tb.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Redação do Blá Blá Gol convidada em peso.

    Quero ver se vai animar.

    Responda a este comentário

  5. rafael botafoguense
    29/12/09 - 13:22

    a musa da lusa do brasileiro 2008 era mó gata
    Musa da Lusa 2008

    Responda a este comentário

    Karlitus

    Salve a Portuguesa de Desportos

    Responda a este comentário

  6. Karlitus
    29/12/09 - 13:33

    Por falar em Portuguesa, Portugal tem tudo para arrebentar na Copa

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Essa portuguesa é espanhola.

    Responda a este comentário

  7. saulo
    29/12/09 - 16:34

    A Portuguêsa pelas tradições, nunca foi um clube grande pelo fato de possuir uma pequena torcida concentrada na comunidade luso brasileira mais tradicional em São Paulo. Jogar a série B está de acordo com suas possibilidades orçamentárias. Neste ano por causa daquele tumulto da saída do Renê Simões, jogou sua grande chance de voltar à elite.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    30/12/09 - 21:21

    Vai que dá, Lusa!
    Anarquisa essa porra que pelo menos uma João Havelange ou uma Copa União dá para arrancar.

    Responda a este comentário

  9. Gaburah
    30/12/09 - 22:51

    OBRIGADO PORTUGUESA!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário