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… porque com chuva é mais gostoso.

May 26th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

Lewis Hamilton

A chuva, mais uma vez, nos brindou com uma super corrida, várias surpresas no Principado. Erros, acidentes, mudanças incessantes nas condições do asfalto, tudo imprevisível. Um verdadeiro festival de carros sem bico. No final, venceu Lewis Hamilton, que no início, tocou o guard-rail e teve um pneu furado, mas depois foi brilhante para superar Massa e Kubica. O inglês, com sua segunda vitória no ano, assume a liderança do campeonato.

Tudo parecia conspirar para uma vitória de Massa, pole position que fez valer sua condição e disparou na frente logo de início. Kimi Räikkönen largou mal, e caiu da segunda para a quarta posição. O brasileiro abria vantagem sobre o pelotão até a entrada do safety-car, após David Coulthard achar a parede e ainda ser colhido pelo carro de Sébastien Bourdais em seguida. O que estava bom, ficou ruim.

Na relargada, Massa saiu da pista e Robert Kubica assumiu a liderança. A Ferrari (que já havia vacilado com Kimi antes da largada, perdendo a hora de colocar os penus no carro nº1 e ganhando uma punição), acreditou na chuva e errou feio na estratégia do brasileiro, que acabou em terceiro e revoltado com o time. As apostas no tempo não terminaram por aí.

Nelsinho sob pressãoA Renault olhou para o céu e contrariou a previsão do tempo oficial, que afirmava que a chuva voltaria. Chamou seus pilotos e devolveu-os à pista calçados com pneus para seco, com a pista ainda úmida. Fernando Alonso (que alternou bons e maus momentos, fazendo ultrapassagens arrojadas, mas num toque em Nick Heidfeld, provocou um engarrafamento na Loews), perde o rumo, reequilibrou e seguiu. Já Nelsinho Piquet fazia uma corrida boa, cautelosa, mas na volta de saída dos pits escorregou duas vezes, e na segunda, bateu na Saint Devote. Não teve a manha de manter o carro na pista até que a condição melhorasse. Ficou torcendo para acontecer com mais alguém, para que a culpa pudesse recair sobre a equipe. Mas àquela altura, todo mundo estava colocando o mesmo tipo de pneu, e ninguém mais rodou. Já estou realmente ficando pessimista com a situação dele. Não sei até quando vai agüentar a pressão.

Novamente, o trapalhão foi justamente o campeão Räikkönen. Parou duas vezes para trocar o bico de sua Ferrari, vinha mal mas estava por ali, até que na última relargada, acertou a traseira do carro de Adrian Sutil, e acabou com a alegria da Force India (que compra motores de Maranello). Não pontuar foi um castigo merecido. Ele perdeu a liderança do campeonato e a vantagem que tinha para Massa caiu para um pontinho só. O mundial, e principalmente, a disputa interna da Ferrari ficaram totalmente abertos.

Destaque aos poucos pilotos que passaram incólumes pela prova:

Robert Kubica, liderou, chegou em segundo e está apenas a seis pontos do líder Hamilton. Corre muito por fora, mas pode ser considerado na disputa do campeonato. Andou bem mesmo na chuva.

Adrian Sutil, fazia a corrida de sua vida e levava seu modesto Force India na quarta posição, quando foi abalroado por Räikkönen. Apesar de eu ter tido a clara impressão de que ele vinha perdendo o carro no instante anterior ao choque. Consegui rever a cena algumas vezes. Mas como o erro que eu aponto pudesse não ter conseqüências tão graves, o culpado fica mesmo Kimi.

Rubens Barrichello, como sempre excelente na chuva, aproveitou as características do circuito para levar seu Honda, lentinho mas equilibrado, ao sexto lugar. Ganhou oito posições em relação à de largada. Três pontos muito comemorados pelos japonenses. Ele pontuou após 22 Grandes Prêmios. E vem batendo Button com facilidade, apesar de estarem empatados na classificação.

Sebastian Vettel saiu em décimo-nono e chegou em quinto. Fantástico!!! Ele, que só na Turquia completou a primeira corrida no ano, já pontuou pela primeira vez.

Vem bem, Mark WebberMark Webber, o campeão da minha antipatia, chegou em quarto e marcou todos os quinze pontos da Red Bull no campeonato. Bem decente. Está queimando minha língua.

Agora, dia 8 de junho, no Canadá.

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13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “… porque com chuva é mais gostoso.”

  1. Victor
    26/05/08 - 2:45

    Noitada sábado = sem corrida domingo

    ****

    Pelo visto a Ferrari resolveu colocar um pouco de graça no campeonato.

    ****

    Daqui a pouco Piquezão vai dizer que Nelsinho puxou à mãe.

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  2. Robinson
    26/05/08 - 9:57

    Perdeu uma corrida interessante!!!!

    A Ferrari sabe, e se incomoda muito com o fato de não se adaptar às ruas de Mônaco como a McLaren, e não vence lá desde Schumacher em 2001. Ontem, a equipe teve essa possibilidade com Massa, mas desperdiçou-a, muito mais pelos erros de estratégia do que pelo erro cometido pelo brasileiro. Afinal, o vencedor quase ficou de fora por um erro também, mas venceu.

    De quebra, permitiu que Hamilton saltasse de terceiro para primeiro no campeonato. Sem Jean Todt e Ross Brown, a equipe passa por alguns momentos de pane nas decisões.

    *******************

    Bom, o Nelsinho… tá ficando feia a coisa. O Kovalainen também começou muito mal no ano passado, mas acabou se recuperando e superando Fisichella. Mal ou bem, mesmo não sendo a primeira opção, hoje está na McLaren e não faz feio. O brasileiro vai precisar de muita força mental para superar tantos fracassos, como foi essa batida em Monte Carlo. Ele está muito mal e o mundo inteiro está vendo.

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  3. Rafael
    26/05/08 - 12:00

    Quando acordei a corrida estava com Massa liderando com uns 17 segundos de vantagem. Ele vinha bem na chuva, abrindo ainda mais em relação ao segundo e todos lá atrás escorregando, batendo… inclusive Hamilton, Kimi e Alonso.

    Vou entregar o filme na locadora e comprar pão. Quando volto, Hamilton estava com quase 30 segundos de vantagem sobre o Massa. Não entendi, mas Galvão já chiava da Ferrari. Depois, Massa faz mais uma parada “por culpa da Ferrari” e perde a segunda posição para Kubica pois “a Ferrari demorou só para trocar os pneus, dado que Massa já tinha combustível para chegar ao final da corrida”.

    Fiquei meio sem noção do que aconteceu. Mas a corrida pareceu ter sido muito boa mesmo.

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  4. Serginho Valente
    26/05/08 - 13:09

    O Hamilton deve realmente estar sentindo muito a pressão. Líder do campeonato, com um carro mais lento que a Ferrari do grande Massa Barrichelo.

    Os melhores são Hamilton, Alonso e Kubica, o resto é o resto.

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  5. Robinson
    26/05/08 - 14:41

    Depois de vencer a etapa inicial, Hamilton passou por um momento ruim na temporada. Vem se recuperando e assume a liderança do campeonato com mérito, e ainda sem ter o melhor carro do ano.

    Mas aposto em altos e baixos para todos os postulantes ao título de 2008. Não vejo nenhum deles com uma grande vantagem sobre os outros. Cada um tem suas cartas para tentar se sobrepôr aos outros, e isso vai dar mais graça à disputa. Ninguém parece ter fôlego para sair ganhando tudo.

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  6. Rafael
    26/05/08 - 15:03

    Pois é Serginho, os melhores são Hamilton, Alonso e Kubica, e no final das contas quem vai brigar pelo título serão Massa e Kimi.

    A McLaren é melhor que a Ferrari em Mônaco e o time italiano ainda fez merda mesmo com os seus 2 pilotos ontem.

    Mas se a Ferrari continuar superior aos outros a disputa será entre Massa e Kimi. Hamilton pode ser campeão, claro. Mas será suspresa, semelhante ao Kimi ano passado, quando Hamilton e Alonso tinham um carro levemente superior mas não levaram.

    Acho que o time inglês tem que trabalhar mais pra superar a Ferrari.

    Áh, e Massa é melhor que o Kimi.

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  7. Robinson
    26/05/08 - 21:54

    Eu prefiro ver pela ótica do momento. No início do ano, o momento era do Kimi. Hoje, Massa é muito superior, em classificação e em corridas. Se o brasileiro mantiver o nível, a Ferrari pode dar-lhe o status de primeiro piloto, mesmo sendo Kimi o campeão e o cara mais bem pago do grid. Nenhum dos dois é O CARA, mas os dois são muito bons.

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    Victor

    Robinson,

    Mas será que a Ferrari não lembrará da segunda parte da temporada de 2007 para fazer isso?
    Assim como o Massa corre bem na Turquia, pode ser que o Kimi tenha bom aproveitamento nas pistas da parte final da temporada.

    Acho que eles só definirão primeiro e segundo piloto se houber um distanciamento grande em pontos.

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  8. Robinson
    26/05/08 - 23:14

    Exato. Por isso eu estou torcendo para que o momento dos dois se mantenha como está por mais algumas corridas.

    Ano passado o Massa vinha bem, até ter uma queda considerável. Aí, com os problemas internos da McLaren, Kimi se deu bem. Depois de um começo bem fraco, o brasleiro parece estar bem mais forte e constante do que no ano passado.

    Dá pra ter esperança. Massa pode se dar bem, até porque o finlandês está terrível.

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  9. paulo affonso
    27/05/08 - 11:08

    Eu acho o Massa muito infantil. Pelas entrevistas a gente ve aquela alminha de garoto muito aflorada. Quanta diferença do Piquet e do Senna, estes muito mais compenetrados e focados.

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  10. Robinson
    27/05/08 - 14:02

    Isso é fato, que os pilotos de hoje são muito mais mimadinhos que os de antigamente. Atualmente, o discurso da maioria é “me dê um bom carro que eu venço corridas e sou campeão”, e poucos tem culhões para fazer, como Schumacher duas vezes, na Benetton e na Ferrari, ou Alonso na Renault, encarar um projeto e fazer de seu carro um carro vencedor.

    Até mesmo o Senna, que já pegou a McLaren na crista da onda, e ao fim da parceria de sucesso com a Honda, passou a querer desesperadamente pilotar para Frank Williams, afirmando na época que correia mesmo de graça. Quem sabe, com mais paciência ele poderia fazer a McLaren (que nunca perdeu a estrutura mesmo na seca de vitórias) novamente vencedora. Mas quis o destino que ele mudasse de casa e não marcasse nenhum ponto com o carro que ele tanto almejou.

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  11. Victor
    27/05/08 - 14:12

    Se bem que pesa que hoje em dia os caras serem bem mais tolidos nas entrevistas.
    Há todo uma frescurada, um jogo com patrocinadores, equipes, mídia, etcetera.

    A não ser quando da merda, as entrevistas parecem seguir um protocolo.

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  12. Robinson
    28/05/08 - 0:46

    Os pilotos são contratualmente “sugeridos” que não falem mal, em hipótese alguma, de basicamente quatro coisinhas: do carro, do motor, dos pneus e da própria equipe.

    Não podem também reclamar demais das regras e das pistas (leia-se: segurança).

    Além disso, passam horas e horas e horas entre os treinos e nos fins-de-semana de GP fazendo cena para os patrocinadores.

    Bom era quando o Emerson, ou o Lauda se recusavam a correr por falta de segurança, ou outros tantos metiam a boca no trombone quando a coisa andava errada com o equipamento.

    As grandes diferenças da F1 até meados da década de 80 para agora é a quantidade de grana envolvida, que amarra todo mundo a certos protocolos, e principalmente, a maturidade dos pilotos que chegam à categoria. Hoje são muito jovens, mal fazem barba, muito pouco experientes (tanto de vida como de automobilismo) em comparação com a quantidade de etapas que os caras tinham que superar no passado para se credenciar ao “cream of the crop”.

    Outro dia o francês Sebastién Bourdais reclamou da exclusividade contratual na F1, impedindo os pilotos de disputarem provas ou dirigirem carros de outra categoria. Mas falou baixinho, duvido que vá levantar alguma bandeira em relação a isso. Antigamente, os caras corriam de F1, F2, protótipos, disputavam 500 milhas de Indianápolis… bons tempos.

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