Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Por onde anda o Justiçamento Pontocorridista?

April 22nd, 2013 por | Categorias: Campeonato Paulista 2013.

O primeiro turno do Campeonato Paulista 2013 chegou ao seu fim, virou poeira, escafedeu-se. Ficou o segundo turno, que uns tantos (e coloca tantos nisso) preferem chamar de fase final ou fase do mata-mata, com suas quartas-de-final em perna única definidas. Sem breakpoints pelo caminho como uma Taça Guanabara aqui ou um Torneio Farroupilha acolá, o JORNISMO pouco se alimentou das inúmeras histórias que as partidas entre 20 equipes por São Paulo com farta transmissão televisiva tenham casuado além da sarrafada que o Porco levou do futuramente rebaixado Mirassol.

Em deflagrada e contínua campanha contra 700 times brasileiros em prol de 12 times de meia dúzia de cidades, JORNAS batem insistentemente em Estaduais com mil subterfúgios a fim de ludibriar a própria consciência e dormir uma bela noite de sono com a sensação de ter lutado pelo tal do futebol brasileiro. Porém, os Donos dos JORNAS precisam de um afago e é de bom tom que os mesmos não canibalizem por completo seu ganha-pão insaciáveis pela Agenda.

Eugenismo Paulista

Eugenismo Paulista

A hora do afago chegou. No Paulista é agora não importa o que tenha sido feito ou que virá a ser feito. A história a ser contada será dos Eugenistas e será no mata-mata como sintetizou perfeitamente o genial Mário Alberto. Pelo senso comum, Mogi-Mirim, Ponte Preta, Penapolense e Botafogo poderiam ter entrado via sorteio, sem história, sem lenga-lenga.

Nesta faceta do afago aos patrões, o 2º turno do Paulistão será contado em verso e prosa por partidas emocionantes que culminarão na proliferação de argumentos definitivos para a redução de fases classificatórias, partindo-se direto para tais jogos eliminatórios, decisivos e emocionantes recheados de Eugenistas. Pela festinha Eugenista nos Estaduais, o senso comum silencia aquela tal Justiça dos Pontos Corridos que tanto propalaram para matar com o 2º turno enxuto dos Brasileiros pré-2003. Bando de fidaputi.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

26 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

26 Comentários para “Por onde anda o Justiçamento Pontocorridista?”

  1. Andre
    22/04/13 - 23:01

    Belissimo post. Muito bom. Parabens. O link com a justica pontocorridista foi ainda mais sensacional.

    Responda a este comentário

  2. Yuri
    22/04/13 - 23:12

    Ainda metem pau no regulamento. Não consigo imaginar regulamento MELHOR.

    Pois é um regulamento anti-eugenista demais, vejam:

    Um interiorano já está garantido nas semifinais. Pois classificam oito, porém para “o plano maligno de privilegiar os 4 eugenistas” dê certo, o emparelhamento tem que sair PERFEITO. É isto é incontrolável.

    Quando classificam 4, o vórtex vai todo para a classificação daqueles 4. Classificando 8, os 4 continuam sendo privilegiados, porém com garantida presença de 4 não-eugenistas e muito mais importante, sempre caindo nas chaves de modo que interioranos se garantam nas semifinais.

    Não tem como controlar. 1º vs 8º, 2º vs 7º, 4º vs 5º e 3º vs 6º.

    Como foi narrado por mim na última rodada, gols aleatórios e incontroláveis decidem isso.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Por isso também elogio o modo de classificação da Libertadores. Mesmo eventualmente tu se foder pegando um difícil, é legal pois te força a acompanhar literalmente TODOS os jogos da última rodada.

    Nesse ponto, a Copa do Mundo é mó farsa. Muito direcionada e mutreteira.

    Aliás, uma promoção que ganha nada: vocês lembram como eu cheguei de facto no BBG já mostrando minhas habilidades inegáveis?

    Dica: Copa do Mundo de 2010.

    Responda a este comentário

    saulo

    O regulamento é horroroso por duas razões principais: o campeonato é muito inchado e consequentemente os torcedores dos grandes clubes preferem esperar a fase eliminatória. Essa infinidade de jogos sem validade assusta o público e ninguém vai pagar um espetáculo caro e ruim.
    Mesmo a fase eliminatória sendo mais competitiva, não vejo melhora significativa da presença de público. Os torcedores do Palmeiras, São Paulo e Corinthians estão bem mais interessados em guardar suas atenções na disputa da Libertadores. O único mais interessado é o Santos, porque não consegue jogar bem faz muito tempo e o paulistinha virou um prêmio de consolação do pífio trabalho do Muricy.
    Com exceção do Yuri, a grande massa dos torcedores da fiel estão literalmente cagando no paulistinha. Faço as palavras do Juca Kfouri no programa Linha de Passe: torce pela vitória da Ponte Preta e a Corinthians concentrar todas as forças na Libertadores. Algo muito bem executado ano passado e fundamental na conquista. E a eliminação precoce no “me engana que eu gosto” passou batida.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Se tem um campeonato que não é inchado é o Paulista. É do mesmo tamanho do campeonato ARGENTINO, tendo população e economia similares. E o campeonato dos vizinhos é SENSACIONAL!

    O futebol brasileiro, como o país, gostemos ou não, é um bando de clubes-satélites em torno de São Paulo…

    Responda a este comentário

    Victor

    O @MauroCezarESPN já viu esse comentário?

    Responda a este comentário

    Sancho

    Não, mas duvido que concordaria. Não porque estou errado, se bem que posso estar, mas por princípio. Ele se recusaria a tentar entender o comentário.

    Responda a este comentário

    André

    Ele até poderia concordar. Mas teria que afrontar veementemente. Porque tem viés do patrão. Serve a alguém.

    Acho muito possível que esses cornetaristas esportivos devam viver tao envolto nas mentiras que já não sabem mais nem o que é verdade e o que nao é.

    Agora, ele poderia falar como a liga inglesa paga suas cotas… seria legal.

    Responda a este comentário

    André

    VIVA A INTERNET LIVRE!

    Responda a este comentário

    saulo

    O campeonato argentino é nacional, bem diferente do paulistinha. A comparação chega a ser grotesca.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Sério, eu preciso mesmo responder?!

    Preciso?! Bom, então, tá…

    BOM É O CAMPEONATO DE ANDORRA!
    Campeonato nacional é o que há!

    Mereço…

    Responda a este comentário

    Bender

    Comentário sublime Sancho.

    Sempre digo nos bares de discussões que Sampa (GABURAH, Gustavo) é outro país. A gente aqui no Rio fica de onda sacaneando que temos praia, cartão postal do Brasil e bla bla bla. Mas SP é outra parada mesmo, SP é NY.

    Aliás, SP perde pra NY na mesma proporção que o Parque do Ibirapuera perde pro Central Park.

    Responda a este comentário

    Victor

    Sim. Nesse aspecto random anti-Eugenista a escala é:

    Libertadores > Paulista > Xampion > Copa do Brasil > Mundial de Clubes > Morrinhão

    Responda a este comentário

    Victor

    Aproveito para reforçarmos a ideia que com algumas premissas a fase mata-mata substitui um 2º turno inteiro.
    Em um campeonato ideal, ao fim do 1º turno uma reles observação da tábua de classificação não permite a real classificação dos times pelo fato do grau de dificuldade de cada time ter sido diferente em virtude das partidas que fez em casa e das partidas fora, diferentes entre todos. Esta seria corrigida com as pernas de volta do 2º turno.
    Entretanto, o erro ao fim do 1º turno pode não vem a ser tão monstruoso, e em sendo para algumas equipes que mudarão o desempenho, não será para todas as equipes. Ao considerar os 8 primeiros colocados para uma fase final, seja lá como for, esta pode corrigir para esses quaisquer distorções que o enganoso turno de perna única possa ter criado, como aconteceu no Brasileiro de 2002 entre Santos e São Paulo.

    POSTO ISTO, afirmo ser um erro defender um campeonato de Pontos Corridos em 2 turnos e mata-mata ao final. Ou é Morrinhão, ou é 1 turno com 2º em mata-mata (aliás, não seria nenhuma inconsistência que todos os times de um campeonato se classificassem para a fase mata-mata, servindo o 1º turno para definir os confrontos).

    Responda a este comentário

    André

    Com certeza o correto é isso. Um turno e o segundo como mata-mata.

    Dois turnos mais mata-mata fica errado.

    Aliás, um turno apenas elimina aberrações como as que colocam clubes com interesses completamente diferentes no certame, momentos de cumprir tabela “com jogos que nao valem nada”.

    Acho que é esse mesmo o modelo legal.

    Um turno em pontos corridos acaba e alguém grita: ‘mas peraí, isso não está “justo”. Perfeito. Então a fase final ta aí justamente pra isso. pra ajustar.

    E se um clube grande fica algumas semanas sem atividade, cara, ele que excursione para o exterior com o saulo. Ou então, ele que é pereba mesmo. Foda-se ele.

    As cotas pagas igualmente para todos é uma saída. Ou cotas iguais para todos no primeiro turno e bonus para o mata-mata. Talvez. tenho que pensar melhor. acho que poderia ser válido.

    Responda a este comentário

    Sancho

    Turno-e-returno com mata-mata só deixa o campeonato longo, mas não vejo problemas. Já vi coisas beeeeeem piores.

    Responda a este comentário

    saulo

    Deixa o campeonato aparentemente longo, porque a primeira fase é cansativa e tem muitas partidas sem validade.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    23/04/13 - 9:47

    [2]

    Excelente post.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    23/04/13 - 11:31

    Ficou o segundo turno, que uns tantos (e coloca tantos nisso) prefere chamar de fase final ou fase do mata-mata, com suas quartas-de-final em perna única definidas.

    Eu sei que usar preferem estaria certo, mas… e o prefere que utilizei, estaria também?
    S.O.S

    Responda a este comentário

    Victor

    Lendo aqui isoladamente ficou mais feio que no meio do texto. Vou trocar antes da resposta.

    Responda a este comentário

  5. Sancho
    23/04/13 - 12:14

    Assinaria embaixo desse post problemas. Algo comum com os textos do Victor. Chega a ser chato isso, às vezes…

    Responda a este comentário

    Victor

    Fico assim com os posts do JS. Deve ser o medo da regra de três Saulo-Juca.

    Responda a este comentário

  6. Sine Belo Horizonte
    24/04/13 - 22:08

    Que venha o mata mata, só não gosto deste jogo único…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário