É um dilema filho da puta no futebol dos dias de hoje, principalmente no Brasil – onde anos de roubalheira e administrações incompetentes colocaram os clubes brasileiros na situação em que estão.
Romanticamente, sou adepto dos uniformes lisos. Acho que não há nada mais bonito que o manto imaculado dos times em campo.
Mas pra isso, o clube/time tem que se tornar a própria grife. Ou é Barcelona da vida, que se sustenta por si só e pode bancar uma dessas, ou os clubes não tem dinheiro pra sequer colocar time em campo.
O Botafogo por exemplo, tá se tornando um carro de Fórmula 1. Serão dois patrocínios master, um para a barra da camisa e outros dois para as mangas.
É feio? É. É horrível? É. Mas coloca dinheiro no cofre e dá a chance a todos de sonhar com vôos mais altos (contratações, campanhas, destaque, novos investidores e por aí vai).
Aí tem que colocar o romantismo no saco e se render à dura realidade.
Daqui a uns cem anos, quem sabe.
*****
Resta saber se o Peñarol joga com a camisa lisa por opção ou por falta de patrocínio mesmo. Porque por aqui também um monte de time vira e mexe tá com uniforme liso (e como me arrependo de não ter comprado o uniforme liso do Botafogo feito pela Kappa… esse arrependimento vou levar pro resto da vida).
Gaburah, f… é quando o uniforme fica liso e, pra manchar a tradição (já q a grana não entra mesmo), põem qualquer coisa sem nexo como “outdoor master”. Acho q não preciso citar o caso a q me refiro…
E não entendo isso, juro. A torcida do Botafogo, p.ex., vive loca atrás de camisas ‘lisas’. Acho uma burrada comercial as fornecedoras não atenderem a todos os públicos.
fornecedora fodona que criou a camisa preta do Botafogo (= sempre inovando, vanguarda), teve a manha de colocar o símbolo em negativo(= HUEVOS) e de criar essa gola FITA CREPE pra meter um estilo maneiro:
Acho que patrocínios são foda. Caracteriza o time. Quem não lembra do Botafogo Seven-Up, o FLUMINENSE HYUNDAI, Corinthians EXCEL, São Paulo BOMBRIL, e todos que envergaram COCA-COLA no manto?
mas o que os patrocinadores não sabem, mas que Erich Beting já alertou, é que a quantidade muito grande é um anti-marketing, cria uma confusão e não fica aquela coisa caracterizada, como o CORITIBA SANYO de verde e cinza (foda).
Tem que deixar uma marca só, porém com impacto, como aqui:
Sempre achei a camisa do Paraná Clube a mais feia do mundo, agora essa versão com Ótica Diniz consegue ser simplesmente horrível!
Entendi a questão do Marketing e tal, mas não poderia deixar passar essa…
Yuri, faltou o Flamengo-LUBRAX. E seu Corinthians, antes do Excel, tinha um KALUNGA maneiríssimo antes…
Quanto ao anti-marketing, ficou bem evidente, como exemplo disso, a logo da Batavo na camisa do Fla (2010-2011) e, na minha singela opinião, do Corinthians. Apesar q essa última até há pouco era um outdoor ambulante, tal qual o Santos atual.
Engraçado era lembrar q a fornecedora das camisas do Olaria é a mesma q vestiu o Resende em 2009. Camisa do Olaria que eu achava maneira era a do ano passado, a “tabuleiro de xadrez em azul-e-branco”…
Eu acho que os times grandes deveriam ter quantidade limitada de exposição. Seria melhor para o patrocinador e para o patrocinado.
O fato é que hoje no Brasil, os anunciantes se multiplicam, mas me parece que nao há, de fato, um patrocinador que se disponha a pagar realmente um valor elevado para ter ser a marca unica.
Na F1, as equipes pequenas tinham duzentos patrocinadores pequenos, que juntavam suas migalhas em cotas pequenas para que a equipe, ao final dos “classificados” conseguir algum recurso. as equipes maiores sempre tinham menos patrocinadores e mais fortes.
Entendo que, quanto maior o time, essa lógica deveria prevalecer… Valorizando a identidade visual do clube e do patrocinador.
[…] Demorou mas saiu. Da 6ª rodada do Brasileirão da CBF em diante teremos nosso Bolão, dessa vez com direito a Naming Rights (gostamos do uniforme do Peñarol mas adotamos o do Santos). […]
É um dilema filho da puta no futebol dos dias de hoje, principalmente no Brasil – onde anos de roubalheira e administrações incompetentes colocaram os clubes brasileiros na situação em que estão.
Romanticamente, sou adepto dos uniformes lisos. Acho que não há nada mais bonito que o manto imaculado dos times em campo.
Mas pra isso, o clube/time tem que se tornar a própria grife. Ou é Barcelona da vida, que se sustenta por si só e pode bancar uma dessas, ou os clubes não tem dinheiro pra sequer colocar time em campo.
O Botafogo por exemplo, tá se tornando um carro de Fórmula 1. Serão dois patrocínios master, um para a barra da camisa e outros dois para as mangas.
É feio? É. É horrível? É. Mas coloca dinheiro no cofre e dá a chance a todos de sonhar com vôos mais altos (contratações, campanhas, destaque, novos investidores e por aí vai).
Aí tem que colocar o romantismo no saco e se render à dura realidade.
Daqui a uns cem anos, quem sabe.
*****
Resta saber se o Peñarol joga com a camisa lisa por opção ou por falta de patrocínio mesmo. Porque por aqui também um monte de time vira e mexe tá com uniforme liso (e como me arrependo de não ter comprado o uniforme liso do Botafogo feito pela Kappa… esse arrependimento vou levar pro resto da vida).
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Não é à toa que o post não é nada conclusivo. Destina-se meramente a observar.
A vida como ela é.
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Gaburah, f… é quando o uniforme fica liso e, pra manchar a tradição (já q a grana não entra mesmo), põem qualquer coisa sem nexo como “outdoor master”. Acho q não preciso citar o caso a q me refiro…
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Tem vários…
E não entendo isso, juro. A torcida do Botafogo, p.ex., vive loca atrás de camisas ‘lisas’. Acho uma burrada comercial as fornecedoras não atenderem a todos os públicos.
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Esse uniforme do Peñarol é das coisas mais lindas do futebol.
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[2]
Dá-lhe Puma.
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Uniforme lindo eram os do Cruzeiro da época da Energil C. Eram fodões.
Com estrelas gigantes, roxo, partido no meio… VOLTA RHUMELL!
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VOLTA PROONZE!
fornecedora fodona que criou a camisa preta do Botafogo (= sempre inovando, vanguarda), teve a manha de colocar o símbolo em negativo(= HUEVOS) e de criar essa gola FITA CREPE pra meter um estilo maneiro:
http://4.bp.blogspot.com/-XQPgy3EoEYE/TbzGFCu5uCI/AAAAAAAAA1g/RbWNz0fhjIY/s1600/DSC02747.JPG
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Eu tenho essa em alvinegra, hahahahahaha.
Acho o escudo muito bizarro.
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só que no caso das do Cruzeiro Energil C eu falei sério.
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“Esse uniforme do Peñarol é das coisas mais lindas do futebol.”
Concordo em gênero, número e grau!
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Mas acho que esse é um grande problema do Brasil.
No mais a mais, fico com o que o Banco Hipotecario Nacional fez.
Bela estratégia.
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estratégia que não se cumpre. adianta nada ‘devolver’ a camisa a torcida e lançar um DUEÑO DE UNA PASION no lugar. Banco Hipocretário!
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Bom, de fato isso foi feio.
Mas é melhor que um BMG laranja.
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Mas é melhor q um BMG laranja. [2]
Sem falar q esse modelo feito pela OLK me deu vontade com comprá-la…
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O que impressiona mesmo é a diferença monstruosa de valores entre os patrocínios brasileiros e do resto da América Latina.
É mais que explicável a regularidade dos brasileiros em finais da Libertadores, partindo desse princípio.
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petrobras e tramontina afundando o RiBer, hauahauhaua
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Acho que patrocínios são foda. Caracteriza o time. Quem não lembra do Botafogo Seven-Up, o FLUMINENSE HYUNDAI, Corinthians EXCEL, São Paulo BOMBRIL, e todos que envergaram COCA-COLA no manto?
mas o que os patrocinadores não sabem, mas que Erich Beting já alertou, é que a quantidade muito grande é um anti-marketing, cria uma confusão e não fica aquela coisa caracterizada, como o CORITIBA SANYO de verde e cinza (foda).
Tem que deixar uma marca só, porém com impacto, como aqui:
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Sempre achei a camisa do Paraná Clube a mais feia do mundo, agora essa versão com Ótica Diniz consegue ser simplesmente horrível!
Entendi a questão do Marketing e tal, mas não poderia deixar passar essa…
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Yuri, faltou o Flamengo-LUBRAX. E seu Corinthians, antes do Excel, tinha um KALUNGA maneiríssimo antes…
Quanto ao anti-marketing, ficou bem evidente, como exemplo disso, a logo da Batavo na camisa do Fla (2010-2011) e, na minha singela opinião, do Corinthians. Apesar q essa última até há pouco era um outdoor ambulante, tal qual o Santos atual.
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engraçado que o uniforme do nacional segue a cartilha de cá.
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Fodão.
Nacional >>>>>>>>>>> Peñarol
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Eu vi esse uniforme novo, liso.
De chorar de tão lindo.
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mto show essa idéia das copinhas intercontinetais em cima do escudo. Chora, estrelinhas amarelas!
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Cruzeiro já copava isso, com a bela camisa de 2004
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o foda era aquela coroinha marota, só as libertas ficava roots.
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O uniforme mais bonito de 2011 era o do Olaria/Óticas do Povo
Pena que foi maculado na final da Taça Rio tornando-se Olaria/Óticas do Povo/Guaraviton
Guaraviton se quer invadir o futebol tem a obrigação de estampar seu logo no Volta Redonda, Novorizontino e Peñarol.
BMG deve procurar o Nova Iguaçu.
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Engraçado era lembrar q a fornecedora das camisas do Olaria é a mesma q vestiu o Resende em 2009. Camisa do Olaria que eu achava maneira era a do ano passado, a “tabuleiro de xadrez em azul-e-branco”…
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Que pora de banco é esse que patrocina todo mundo? alguem tem mais infos sobre o BMG?
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Eu acho que os times grandes deveriam ter quantidade limitada de exposição. Seria melhor para o patrocinador e para o patrocinado.
O fato é que hoje no Brasil, os anunciantes se multiplicam, mas me parece que nao há, de fato, um patrocinador que se disponha a pagar realmente um valor elevado para ter ser a marca unica.
Na F1, as equipes pequenas tinham duzentos patrocinadores pequenos, que juntavam suas migalhas em cotas pequenas para que a equipe, ao final dos “classificados” conseguir algum recurso. as equipes maiores sempre tinham menos patrocinadores e mais fortes.
Entendo que, quanto maior o time, essa lógica deveria prevalecer… Valorizando a identidade visual do clube e do patrocinador.
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Maldito profissionalismo.
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Eu acho pior: que isso é um meio termo entre profissionalismo e amadorismo. é o meio termo, o que é muito pior…
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[…] Demorou mas saiu. Da 6ª rodada do Brasileirão da CBF em diante teremos nosso Bolão, dessa vez com direito a Naming Rights (gostamos do uniforme do Peñarol mas adotamos o do Santos). […]
http://esporte.ig.com.br/futebol/salario+de+neymar+e+o+dobro+de+toda+a+folha+salarial+do+penarol/n1597035464545.html
Salário do Neymar ser o dobro da folha do Peñarol tá valendo. Foda é o Deivid tb ser.
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