Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Pelé debutó con un periodista

December 2nd, 2011 por | Categorias: Futebol.

Na última terça-feira, durante a feira de negócios Soccerex (que deveria mudar de nome, “Soccer” é sacanagem!), o destemido Eusébio resolveu falar umas verdades. Disse ele, resumidamente, que o PELÉ era muito violento, dando relatos de jogos passados, e que o Garrincha “paralítico” era muito melhor que o REI, mas era do povo e gostava de bebida, e por isso ficou marginalizado. Fantástico! Um tapa na cara merecido dentro de nossa casa.

Eusébio critica Pelé e considera Garrincha melhor que o `Rei`

Toco na ferida mermo, ó caraças!

Ok. Muitos dirão sobre a caçada ao REI na peleja entre nós e os Tugas pela Copa de 66, onde nossas esperanças de um Tri de verdade foram ceifadas, entre outras, e que o PELÉ só revidava. Naquela época, de obscuridade televisiva, as coisas deviam ser mais sinistras mesmo. Nem ligo, até defendo a porrada no futebol, desde que seja sincera. Entendo isso tudo. Só não compreendo a omissão e o protecionismo em relação ao MAIOR DE TODOS OS TEMPOS.

Isso fica claro com a repercussão dada, ou não, ao fato. No Redação Sportv do dia seguinte, o RMP, sempre ele, destila orgulho e raivinha brasileirinha ao dizer que o Pantera Negra demonstra mágoa de Pelé, citando uma disputa entre os dois pela coroa de melhor jogador do Mundo no fim dos anos 60. Ora, mas o Eusébio o compara com o Garrincha, não consigo. Não se considera melhor do que ninguém em sua fala e se coloca em condição de inferioridade ao Mané. O jornalista completa dizendo que foi bizarro o que ele falou e que NUNCA NINGUÉM disse que o Garrincha foi melhor que Pelé aqui no Brasil.* Já Lédio desconversa e diz que faltou bom-senso do português ao falar mal do nosso REI em nossa terra. Patético.

*Gérson, Eusébio, Amarildo e Luis Mendes dizendo que Garrincha foi melhor.

Para Renato Maurício Prado, Eusébio mostrou mágoa de Pelé em entrevista na Soccerex

O protegido e o esquecido

Mas o pior estava guardado pro dia seguinte. Num evento de lançamento do projeto de exploração infantil(?) do centenário do Santos, intitulado MENINOS PARA SEMPRE, foi realizada uma entrevista coletiva que contava com a presença do ÍCONE e a polêmica foi deixada de lado para não chateá-lo. Só uma pergunta sobre um ataque do Romário que o ETERNO REI tergiversa e ameniza. além disso proferiu outras asneiras, como a de que Neymar é melhor que o Messi e que o Garrincha não fazia gols (283 para um ponta tá bom, não?). Esse é o nosso REI. Mas ele pode, né? É o que sempre dizem.

Santos FC lança projeto do Centenário

Para fomentar minha tese de blindagem e exaltar a bravura de Eusébio deixo um vídeo que mostra uma cotovelada do ETERNO em um uruguaio na Copa de 70. O narrador e alguns dos craques daquela Copa, que defendem o futebol bailarino e artístico acima de tudo, exaltam a destreza do REI ao ferrar com a cara do sujeito. Mas com ele é malandragem, é malemolência canarinho…

Algo muito parecido com a história de Garrincha e Pelé acontece na relação Romário-Ronaldo. Não pude ver o auge de ambos. Mas pelo comentário geral e pelo que peguei considero o Romário melhor jogador. Mas o Ronaldo é mais mitificado e exaltado. O futuro tornará Ronaldo um ídolo nacional incontestável e Romário um folclore relegado a coadjuvância?

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

131 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

131 Comentários para “Pelé debutó con un periodista”

  1. Saulo
    2/12/11 - 17:53

    Gérson tem duas opiniões sobre o Pelé: antes e depois de romperem a amizade. A inimizade começou quando o Canhotinha divergiu do uso e direito da sua imagem no filme “Pelé Eterno”. Depois disso, começou com essa conversa em dizer sobre a superioridade do Garrincha.
    O Eusébio deveria dizer que o futebol do seu tempo era muito mais violênto. Eram comuns cotoveladas, pisões, chutões…pancadas daqueles sofridas sobre o Pelé na copa de 66 seriam dignas de expulsão e as imagens provavelmente seriam utilizadas em uma punição maior. Provavelmente Leonardo e Tassoti sairiam ilesos nas décadas de 60 e 70.

    Responda a este comentário

    Frank

    Isso significa que nas décadas de 60 e 70, o futebol era muito mais divertido…

    “Nem ligo, até defendo a porrada no futebol, desde que seja sincera” [2]…

    E o Ronaldo nem deveria se dignar a amarrar as chuteiras do Romário… o cara que volta para o Rio no AUGE da carreira, para jogar na cidade que gosta, e deixando de lado toda a grana que seria absurdamente maior lá fora, já ganha de longe de um cara que treina no time do coração (segundo ele) e vai jogar em outro por grana…

    Responda a este comentário

    Saulo

    Frank,
    são épocas distintas, os clubes dependiam da renda dos jogos, sócios, bailes de carnaval e excursões no exterior. O fato do futebol antigamente ser mais violento, não significa necessariamente ser mais divertivo. Hoje temos um arsenal tecnológico de closes, replays… dos quais não existiam. Aparentemente o futebol dos tempos de “amarrar o cachorro na liguiça” tinha menos faltas, é a mais pura verdade. Porém, o jogo era extremamente cadenciado e o contato físico era ínfimo se compararmos ao atual estágio de preparação física. Isso permitia menos possibilidades de choque. O próprio Tostão escreveu sobre a fase de preparação da seleção de 70 e relatou o começo da fase de cientificidade das avaliações físicas. O próprio Parreira que participou como auxiliar naquela época e quando assiste um teipe das partidas do México define como um exercício de paciência. Se hoje a opinião pública condena o jogo sujo, mostrou a evolução dos fãs do futebol.
    “E o Ronaldo nem deveria se dignar a amarrar as chuteiras do Romário… o cara que volta para o Rio no AUGE da carreira, para jogar na cidade que gosta, e deixando de lado toda a grana que seria absurdamente maior lá fora, já ganha de longe de um cara que treina no time do coração (segundo ele) e vai jogar em outro por grana…”
    O Romário voltou ao Brasil em 1995 porque na época a supervalorização do real permitia tal operação. Se não tivesse uma situação dessas, provavelmente ficaria mais tempo. Mesmo assim, parte do salário era paga pela Umbro.

    Responda a este comentário

    Yuri

    A decada de 90, com seu fim em 2000, foi o ápice da paridade de poderio financeiro entre clubes brasileiros e europeus. nesse ínterim, clubes daqui montaram esquadrões que facilmente bateriam clubes poderosos da Europa. E efetivamente bateram. Muito diferente dos anos 2000 até hoje. Não tirando o mérito do Riomário, apenas constatando que nos anos 90 MUITO time bom foi montado no Brasil.

    Responda a este comentário

    RB

    A porrada rola até hoje. Só mudou o modo como é tratada. Daí entra a questão da sociedade atual e suas anomalias.

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    2/12/11 - 19:20

    Mais um post com o alto Padrão RB de editoria.

    Já posso me aposentar.

    *****

    Eu vi de relance a matéria no Redação SporTV.

    Eusébio ainda chama atenção: ‘Não se esqueçam que Garrincha era aleijado!

    Responda a este comentário

  3. Yuri
    2/12/11 - 21:42

    Já havia tuitado sobre isso, mas não vi com tanta AMPLITUDE.

    Mas o pior estava guardado pro dia seguinte. Num evento de lançamento do projeto de exploração infantil(?) do centenário do Santos, intitulado MENINOS PARA SEMPRE,

    ôloco!! o preto viado ainda mete no coro??? debutó con un pibe (enquanto Garrincha foi MACHO e debutou com uma cabra), faz o neymar pegar ele no colo e ainda dá prá mais??? viadeza tem limite, seu pelé!!!!

    Responda a este comentário

  4. RB
    2/12/11 - 23:10

    Santos ou Real Madrid : Qual foi o melhor ?

    Silvio Lancellotti: “O Santos teve Pelé. E quem tem Pelé, é melhor. Ponto.”

    Típico argumento dos Guardiões do Pelé Eterno intocável. As falas do Milton Neves nem cito.

    O Real ganhou cinco Copas da Europa em sequência e mais um mundial. Só não faturou mais pq não existia. Destrói o Santos que ganhou um Mundial na mão grande em 63, juiz comprado e doping.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Me pergunto se daqui a 30 anos não falarão desse Barcelona de hoje da mesma forma.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    “Ah, aquele Barcelona… Aquilo que era futebol! Não isso aí que vemos hoje em dia.”

    [Nós. 2041.]

    Responda a este comentário

    Yuri

    QUÊ???? ROGISVAL CRAQUE?? ah, meu neto… tu não viu XAVI, INIESTA, MESSI!!!!!!!

    Responda a este comentário

    Bender

    Inháááááááá… David Villa!!!

    Responda a este comentário

    Victor

    Talvez não saiba mas Rogisval joga fora de suas características e é mal aproveitado pelo retranqueiro Lúcio Flávio. Esse esquema com 6 zagueiros está em desuso desde a Copa do Canadá quando o Narigudo conseguiu o vexame histórico de ganhar uma Copa sem marcar gols. Não era desculpa Rogisval ter apenas 12 anos. Ele poderia ter sido levado e hoje já teria experiência. Todos sabem que Rogsival só não foi porque sua convocação era defendida por André Kfoury. Paulo Havelange Teixeira não permite renovação no futebol.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    BWAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHA…

    Responda a este comentário

  5. Victor
    3/12/11 - 9:28

    Foda foi o Rizek afinando para a dupla na bancada:
    “Ah… foi divertido…”
    Tirou o peso da opinião do Moçambicano colocando-o como um sujeito prosaico.

    Em tempo: Eu já conversei com muito coroa que já foi enfático em dizer que Garrincha era melhor que Pelé, sem nem que a pergunta fosse feita.

    Em tempo 2: RMP “lembra” de como os portugueses bateram em 66 mas não conseguiu enxergar como os holandeses jogaram contra os brasileiros em 2010…

    Responda a este comentário

    Pedro

    Victor, o Pai de um amigo meu contou que ele achou durante algum tempo o Garrincha mais jogador do que o Pelé. Até que um dia viu Pelé jogar na ponta-direita e arrebentar tanto quanto Mané.

    Responda a este comentário

  6. Victor
    3/12/11 - 9:32

    Romário não será prejudicado com essa bipolarização com Ronaldo, apesar de Ronaldo ser beneficiado com ela.
    Prejudicado mesmo é o cracaço relegado ao limbo: Bebeto. Esse é um injustiçado. Mais que Rivaldo (pelo menos por ter chorado de perseguido, o Garça será lembrado por isso).

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    A diferença de tratamento entre o Rivaldo e o Ronaldo, sobre a copa de 2002, é insana também. Rivaldo foi muito mais importante. Mas o Ronaldo fez gols na final, virou Herói e Rivaldo acabou como ajudante ou nem isso. A questão do drama pessoal que o Ronaldo viveu com a contusão também ajudou a mitifica-lo.

    Nem na copa de 58 isso acontece. Sempre se fala que o Garrincha e o Pelé mudaram o time do Brasil, sem preferências.

    Responda a este comentário

    Douglas

    Sempre que vejo o tape da final de 1958, os melhores em campo são invariavelmente Zagallo e Didi (jogaram pacas naquela final).

    Bebeto jogou muito mais do que Ronaldo. Assim como Careca jogou. Assim como Renato Gaúcho jogou.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Tb acho. Só pra exemplificar alguns.

    Responda a este comentário

  7. Andre Bona
    3/12/11 - 10:27

    A diferença no caso de Romário é que ele sobreviveu pra contar história, Garrincha não. Ele chegou aos 42 anos mais em forma do que Ronaldo, meteu mil gols e jogou MUITO MAIS que o cara. As qualidades de Romário extrapolam os limites do campo.

    E Ronaldo, além de jogar menos, ter foco no marketing e flertar com a sacanagem (essa historia de empresário e participação na copa é foda!).

    Tivesse o Garrincha ainda vivo, a historia seria diferente.

    Eu diria que Romário é o Nelson Piquet. E Ronaldo, Ayrton Senna. Por acaso, mais uma dupla com identificação forte com Vasco e Corinthians.

    Responda a este comentário

  8. Pedro
    3/12/11 - 15:35

    Dizer que o Garrincha é esquecido? O cara é um mito nacional, sempre é lembrado.

    Na verdade, não dá pra comparar o MITO Pelé com ninguém, se bobear em nenhum esporte.

    Jogadores esquecidos são aqueles que vieram antes da geração bi-campeã, Zizinho, Ademir, Danilo, Leônidas etc…

    Apesar de considerar Romário melhor do que Ronaldo não acho um absurdo uma possível preferência pelo gordo.

    Razão tem o Victor: Bebeto é bastante subestimado pela história.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Perto do Pelé ele é esquecidaço. O reconhecimento mundial do ETERNO em detrimento dele passa por isso. Se tanta gente fala que o Garrincha é melhor, pq o Pelé é mais ídolo? O fato de um ter sido um atleta e puxa-saco e o outro ter sido um cidadão que jogava bola e tomava umas e outras explica. Garrincha foi mais importante que o Pelé na época de ouro do Brasil. Não estamos falando de jogadores que perderam uma final de Copa em casa.

    Repare no fim do 1º vídeo, a partir dos 45 segundos, o Eusébio diz: “O melhor, vocês não sabem… Sabem que é? É o Garrincha.” Ele fala como se fosse algo surpreendente, como se não soubéssemos quem foi o Mané. Aqui sabemos e ainda discutimos mas lá fora nem deve haver discussão. Consequência do 1º parágrafo.

    Pelé se tornou sinônimo de Brasil em qualquer rincão desse mundo. Assim como Ronaldo, mesmo não sendo o melhor de sua geração.

    A conclusão disso tudo é que não é preciso ser o melhor. Ser bem relacionado, fazer média lá fora e virar amiguinho dos “certos” te transformam num mito inexpugnável, inquestionável e ETERNO.

    Responda a este comentário

    Pedro

    Perto do Pelé qualquer um é esquecido.

    Existem muitos outros fatores que explicam o mito Pelé do que o Edson ser bem relacionado ou puxa-saco.

    Comparado ao número de pessoas que acham que o Pelé foi melhor são poucas as que acham que o Garrincha foi melhor. Alguns mais antigos acham que foi Zizinho e praticamente um país inteiro acha que foi Maradona.

    Na minha opinião quem rouba o espaço do Garrincha na discussão é o Maradona, visto como o único que chegou perto do Rei.

    Quem foi melhor que Ronaldo na sua geração?

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Qualquer um que chute com as 2 e que ainda saiba cabecear.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Romário. Estamos discutindo isso, achei que já estava implícito.

    “Perto do Pelé qualquer um é esquecido”. hahahahahaha! Pô, você é fanzão do cara, fica difícil discutir.

    O Maradona Vs Pelé também tem muito do Brasil Vs Argentina. Outra rivalidade criada. Sempre rola essa perguntinha de quem foi melhor entre os dois, mas isso pq o Pelé foi o eleito por nós.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Vale outra coisa que passou despercebida: Ruud Gullit também falou que o Maradona foi o melhor.

    Responda a este comentário

    RB

    O Ardiles disse que o Maradona foi e o Messi está sendo melhor que o Pelé. Mas é patriotada então descarto, haha!

    Responda a este comentário

    Yuri

    Por isso falei do Gullit XD

    Cara, eu tô vendo Messi e Cristiano Ronaldo. Os caras tão quebrando TODOS os recordes de Puskás e Di Stéfano, sem a desculpinha de jogar numa época mais profissional, sem ser anos 50 e 60 onde saia mais gols. É recorde atrás de recorde, negócio absurdo.

    Tão quebrando barreiras até dos anos 30, quando tinha uns 7 gols por jogo e futebol amador. Tá absurdo. Imagina alguém hoje chegar e quebrar recordes de Friedenreich.

    Quero que todo esse pessoal MORRA. Nem dá gana de discutir o futebol desses caras pós-Maradona… enfiem eles todos na peida.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Tá foda mesmo. A velha-guarda já não sabe mais onde enfiar a cara. Messi e Cristiano já são gigantes do futebol. O patamar deles é tão alto que te dá a certeza que nunca cairá, que não é coisa de fase.

    tava vendo… Cristiano Ronaldo em dois anos já fez mais gols que o Ronaldo em cinco com a camisa do Madrid, haha! 108 contra 102. Mais 11 gols ele passa a marca pessoal alcançada no Man Utd em 6 temporadas: 118. O cara não para!

    Do Messi nem falo.

    Responda a este comentário

    Pedro

    Pô, nem sou fanzão do Pelé, não. É uma constatação: ele é uma das personalidades mais famosas do mundo, pra além do universo do futebol.

    É um pouco o que o Bona fala mais abaixo. Existe diferença entre o cara ser o mais reconhecido, ídolo, melhor jogador etc…

    Polêmicas em torno de quem foi melhor sempre existirão e, dentro de um certo limite, não dá pra desqualificar a preferência do outro. Só não pode é o sujeito achar o JOSIEl um grande jogador.

    Cara, eu não acho que Romário e Ronaldo são da mesma geração. Foram contemporâneos. Acho o Romário mais genial.

    Responda a este comentário

    RB

    O Romário veio um pouco antes. Assim como o Garrincha em relação ao Pelé.

    Creio que o Garrincha e o Pelé se encaixavam nos quesitos que o Bona estipulou quando jogavam. Acho até que o povo simpatizava mais com o Garrincha. Um sobressaiu por ter mais figura de ídolo do que outro. O fator pessoal sobressaiu nessa história.

    Responda a este comentário

    Pedro

    A distância da dupla RO-RO é bem mais significativa.

    Os dois eram muito ídolos e craques em seu tempo. O Mané era “Alegria do Povo” …

    O fator pessoal conta como conta também Garrincha ter conseguido jogar menos tempo que Pelé. Mesmo na copa de 66 Garrincha já estava na pior…

    O papo continua amanhã, vou beber uma em homenagem ao Garrincha.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    “Polêmicas em torno de quem foi melhor sempre existirão e, dentro de um certo limite, não dá pra desqualificar a preferência do outro.”

    Eu discordo disso completamente. Acho que é possível estabelecer parâmetros e dizer, sem nenhuma relação com a preferência (que está relacionado com empatia) quem é o melhor. Resultados são importantes e fazem o atleta mais ou menos importante, mas não faz dele MELHOR do que outro.

    Eu acho que Romário foi melhor que Ronaldo, acho que Tulio Maravilha é melhor que Ronaldo, que Edmundo é melhor que Ronaldo e digo que até Adriano (que tem a perna direita cega, mas cabeceia muito bem) é melhor do que Ronaldo.

    “Cara, eu não acho que Romário e Ronaldo são da mesma geração.”

    Eu também acho que não. Acho que Romário foi melhor que Careca na sua geração, melhor que Ronaldo na geração de Ronaldo, melhor que Adriano na de Adriano e etc…

    A longevidade e motivação de Romário fizeram com que sua melhor qualidade ultrapassasse gerações.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Romário e Zidane.

    Ronaldo foi espantoso quando apareceu, até suas épocas de início da Inter de Milão.

    Mas ele ter potencial para ser é diferente de ser. Ele não foi, no fim das contas, melhor que esses dois.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pra dizer dos dois que acompanhei mais de perto.

    Não duvido que Careca pode ter sido, que Portaluppi pode ter sido, Van Basten. Mas esses dois eu vi que foram melhores que Ronaldo.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    cara, um ta vivo. Outro morreu. Não tem como ser lembrado da mesma forma. Devemos distinguir os fatos. Como o vivo aparece muito, fica na cabeça.

    Responda a este comentário

    RB

    E também a personalidade de cada um. Um era mais discreto, o outro adora aparecer.

    O Pelézão tá numa de ficar no muro agora, não polemiza nada, é sempre o velho carismático e amigão. Deixa os outros serem vilões e ele o superior. Tem um assessoria natural esse pilantra. Toda a imprensa o assessora.

    Responda a este comentário

  9. Andre Bona
    3/12/11 - 20:15

    Temos que fazer algumas distinções:

    1- o mais falado, mais celebrado
    2- o melhor
    3- o que fica mais na cabeça
    4- etc…

    Responda a este comentário

  10. Glauco
    3/12/11 - 20:56

    Vi essa declaração do Eusébio e me lembrei do comentário de um torcedor do Benfica que é leitor do Futepoca (comentário aqui“. O Santos foi campeão do mundo em 1962 vencendo duas vezes o Benfica, que viria a ser a base da melhor seleção portuguesa da História (mal aí, Felipão), a de 1966. Diz ele que “Os encontros entre Benfica e Santos foram muito aclamados e ainda hoje se fala nisso, muito por terem tido o sal de poder ver em “confronto” Eusébio e Pelé – no qual o brasileiro arrasou, com um hat-trick na Luz, no 5-2 do Santos em Portugal.” Freud explica a declaração de Eusébio?

    Mas o torcedor benfiquista prossegue: “na Europa Pelé era e é conhecido não só pelas prestações pela canarinha. O Santos dessa era e o Pelé no Santos dessa era são relembrados e muito. Digamos que, em termos de equipas míticas do futebol brasileiro, na cabeça dos europeus está em primeiríssimo lugar o Santos. São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Vasco aparecem em destaque também mas bem atrás do Santos. Muito, claro, se deve ao facto de por lá ter andado um Edson Arantes do Nascimento…”

    Responda a este comentário

    Yuri

    Nada mais que um benfiquista saudosista… dizem muitas coisas, dizem até que na Europa são um clube conhecido (nunca me esqueço dos 7 frente ao celta de vigo) já os vi dizerem inclusive que o Flamengo é o maior time do Brasil. Cada um é cada um, opiniões.

    Mas como massa, há 2 pensamentos deles que são DEFAULT:

    Maior clube do mundo pelo maior número de sócios. Quando não tão loucos, acham-se os maiores de Portugal pelo maior número de adeptos.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    ahahahahaha… Essa parada de Maior clube do mundo é escrota demais.

    Minha simpatia pelo Sporting nem chega perto do sua doença pelo FC Porto. Por isso, falo sem medo: Benfica é o maior de lá mermo. Maior número de campeonatos e taças, lejos. Sete finais de Copa Européia sendo o primeiro a copa-la e a repetir o feito. Tem também a Copa Latina nos anos 50 que tinha seu valor. Regularmente ele é o Capo. O Porto me parece uma equipe de BH ou POA que chega depois, ganha umas copas, e acha que pode encarar e desrespeitar o EIXO LISBOETA.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Não disse que não são os maiores. Mas não me venha usar SÓCIOS para justificar isso!!! Muito menos se eleger MAIOR DO MUNDO por isso.

    Eu admito: o Benfica é o clube dos portugueses, é o clube de Portugal.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Esse negocio de numero de titulos também nao tem nada a ver com grandeza do clube. Titulos são conquistados ao longo da historia. E em algumas fases, uns sao melhroes que os outros. Isso é conversa fiada.

    Responda a este comentário

    RB

    Discordo. Sim, há diversos fatores. Mas em países onde se disputam campeonatos e copas há uma porrada de tempo, e existem forças superiores já enraizadas, eles, os títulos, regulam bem a grandeza.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Entao se alguem ficar na fila, vc vai dizer que virou pequeno. Depois ganha um e virou grande de novo… tá bom…

    Um clube existe para atender milhares de demandas. Nem todas relacionam-se ao futebol e aos titulos conquistados.

    Responda a este comentário

    RB

    Claro que não. Você sabe que não. Filas não surtem o mesmo efeito nesses países. Ganham título por inércia e se conseguirem a proeza de arrumar uma fila eles já terão um passado fodão pra se escorar.

    É uma briga concentrada. Se algum desgarra ele não sai do grupo mas fica inferiorizado neste. O Sporting é o exemplo de tudo isso que falo.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Mas no fundo isso acontece até no Brasil. Times já ficaram inferiorizados dentro do grupo por pegar filas, mas nunca saíram dele.

    Eu pro exemplo, acho que os 12 grandes são IMUTÁVEIS. Ninguém chega mais, não. No máximo, SAI.

    Responda a este comentário

    RB

    Mas aqui é mais foda de conquistar título e, consequentemente, mais fácil de se engalfinhar numa fila. Por isso tenho mais parcimônia. Sem contar o efeito estadual que maquia as filas.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Maquia as filas não para nós, hehehe

    Responda a este comentário

    RB

    Filla Hardcore firm, hahahah… é foda!

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    É assim porque a parada é feita de forma concentradora. Porque não se atribui um critério justo nas coisas. Paradoxalmente, vivemos numa sociedade que nos “promete” justamente a possibilidade de ascensão e tantas “travas” dificultam esse caminho.

    Porque um time pequeno não cresce? Porque os 12 continuam lá. Criando mecanismos de auto-favorecimento. Os caras criam um sistema de perpetuação. Eles tem mais torcida. Por isso recebem mais cotas de TV e atenção da mídia. Isso faz com que a torcida continue aumentando. E as receitas também. É um ciclo vicioso (ou virtuoso pra esses 12).

    É uma concentração inercial. Tipo indexação de salários gera inflação inercial. Se o Tupi de Juiz de Fora crescer, inevitavelmente será o time de preferência lá da cidade. Fato. Claro que será! Se disputar titulo, TENHO CERTEZA de que a preferência pelos times de RJ e SP cairá. E se isso se tornar constante, ao menos em JF, a realidade será outra em pouco tempo.

    Mas a coisa não é feita para ser assim.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Por isso, eu acho grandes: América-RJ, América-MG, Paysandu, Remo, América-RN, Criciúma, Joinvile, Portuguesa, Ponte e Guarani, Bangu, Sport, Náutico e Santa, Bahia e Vitoria, Flu de Feira de Santana, CSA, CRB, Juventude, Botafogo-SP, União São João, ABC, Ceará, Desportiva e Rio Branco-ES, entre muitos outros.

    Na exata mesma ordem de grandeza dos 12. Só que as sacanagens não lhes permitem o desenvolvimento.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Ah, mas aí vem da fodeza das cidades que eles estão. Os times que se destacassem no Rio e em São Paulo, lá nos primórdios, já teriam meio caminho andado pra serem mais difundidos pelo país, como de fato foram e continuarão sendo para sempre.

    É impossível algum clube desses que você citou entrar no GRUPO. Por diversos fatores, inclusive os que você citou no 1º comment, mas acredito mais nisso: força da cidade, veículos de comunicação de abrangência nacional e tudo mais.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Nunca vão entrar no grupo. O desafio não é entrar no grupo. É a inexistência do “Grupo”.

    Se as “leis de mercado” justificam realmente a concentração midiática e de tudo que a cerca, então que deixem as leis de mercado prevalecer estabelecendo a livre e justa concorrência. Não fazem.

    O sistema é de castas.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Cê tá certo sobre o sistema. Concordo com muita coisa da sua análise, só discordo sobre a grandeza dos times que você citou, acho viagem até. Embora essa ideia esteja ligada a análise há uma distância entre as duas.

    O fato desses times terem sido e serem prejudicados não os tornam grandes como os 12. Pode ser o fator que não os tornou grandes.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    ë porque discordamos do conceito do que é ser grande.

    Vc acha que ser grande é aparecer na tv, receber cotas, ter orçamento gigante, preferencia dos meios de comunicação e títulos.

    Eu acho que nada disso tem a ver com ser grande. Entendo que a grandeza inicia-se com a tradição do clube.

    Responda a este comentário

    RB

    Também entendo que a grandeza se inicia com a tradição. Mas ninguém nasce com tradição, por isso cito os primórdios nesse tipo de análise. A tradição se constrói. Com bons times, bons jogadores, grandes taças, vitórias… Isso arrebata gente, difunde o clube e toda aquela bola de neve que isso acarreta.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    A tradição tem a ver com o tempo de existência, preponderantemente.

    Um time tradicional (exemplo: Olaria, Bangu, America, só pra citar alguns do RJ) não precisa nem ter torcida.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Tempo de vida + os elementos que citei formam um time grande. Tempo de vida e mais nada forma um time simpático.

    Responda a este comentário

    RB

    Não vejo recalque nem mágoa nas afirmações do Eusébio. O cara não precisa disso. Ele só resolveu falar umas verdades do período em que jogou com ele. Talvez incomodado com essa exaltação desmedida a alguém que ele observava muitas vezes, dentro do campo, como violento e desleal.

    O fato é que qualquer tipo de ataque ao Rei é mal visto pelos seus súditos que, nitidamente, pegam ar ou desdenham como se nenhuma informação anti-rei tivesse relevância e, todas a favor, confirmassem a lenda.

    Responda a este comentário

  11. Serginho Valente
    3/12/11 - 22:03

    Pelé foi muito melhor que qualquer outro jogador de futebol da história, pois além de ser quase sobrenatural tecnicamente, conseguiu estar fisicamente adiantado aos padrões da época. Coisas que dificilmente ocorrerão novamente, não vejo como um atleta pode ser novamente tão bem mais preparado que outros no futebol.

    Garrincha é espetacular, porque fez o que fez, aleijado e bêbado. E apesar de despertar mais simpatia, principalmente minha, não tem como dizer que ele foi melhor do que o Pelé, não dá.

    Aliás, Garrincha, Maradona e Romário, ganharam Copas do Mundo praticamente sozinhos, sendo que nenhum deles era um atleta. Merecem respeito.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Garrincha é espetacular, porque fez o que fez, aleijado e bêbado. E apesar de despertar mais simpatia, principalmente minha

    hauhauhahahuahuhauhauhuahuahhahuahuha

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Só eu sei o quanto é difícil….

    Responda a este comentário

  12. Victor
    4/12/11 - 14:36

    Os comentários nesse post estão irados.
    Guarde-se como “posts para sempre”

    Responda a este comentário

  13. Serginho Valente
    6/12/11 - 8:12

    Responda a este comentário

  14. Bender
    6/12/11 - 11:48

    Não tinha visto esse post. Xará sofredor deve ter postado na sexta já tarde (17 hs na sexta é tarde). Passei o final de semana sem acessar o BBG e ontem não percebi o post. Agora que Serginho e Matheus comentaram aí que vi ali nos “comentários recentes”.

    Li apenas o post (bom por sinal). Acho que vi uma chamada no GE sobre tal comentário do Eusébio mas não cheguei a clicar na matéria. Eusébio deu sua opinião que acha Garrincha melhor que Pelé? Beleza. Já ouvi alguns outros falarem isso e MUITOS outros o contrário.
    Só não entendi muito bem suas palavras (esse português de portugal ou moçambicano é sinistro) com relação às porradas no Brasil x Portugal de 66. Ele disse que Pelé já entrou contundido NO JOELHO DIREITO, mas os portugas bateram no TORNOZELO ESQUERDO. Hahaha… E ainda que Pelé deveria “dar o exemplo” de qq merda lá. Foi isso mesmo???

    O cara quando tem uma rixa com outro, joga pro alto colocando um terceiro agente na discussão. Acontece. Dizem por aí que se chama tergiversar. Eusébio fanfarrão.

    É comum qdo tem um entrevistado da área futebolera Jô Soares entrar nessa questão Pelé x Garrincha, muito mais justa que “Pelé x Maradona” por sinal. Já ouvi o gordo tricolete global (que tira onda ao dizer que Puskas foi um dos maiores que viu jogar) dizer que “Pelé foi melhor mas Garrincha era mais genial”. E ouvi isso dele mais de 1 vez. Eu não entendo.

    Não condeno quem define Garrincha ser melhor que Pelé. Apenas penso diferente. Acho que Pelé não tem comparação. Pelo que já vi, li e escutei, Pelé foi mesmo um jogador a frente do seu tempo, tanto técnica como fisicamente. E não tenho essa percepção do Garrincha como “esquecido”. Muito pelo contrário.

    Em tempo, nunca assisto SporTV (não tenho nenhuma assinatura de TV fechada), mas sempre que vejo os links que colocam aqui desse programa do tal André Rizek, RMP e outro, gosto muito. O programa deve ser iradão mesmo.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    A discussão sobre quem foi melhor é secundária, fiz questão de não me alongar nisso no post. O objetivo é mostrar como o Pelé é blindado de forma nojenta por todo mundo. A comparação que o Eusébio fez se encaixa na tag Polêmica, por isso virou o assunto preferido nos comentários, mas as paradas de violência são acusações graves e, pelo que já li e vi, verdadeiras. O vídeo é o combo perfeito entre a violência e a blindagem. Achei curioso demais ninguém ter repercutido isso na coletiva do Santos, no dia seguinte ao ocorrido.

    Sobre 66 ele tá errado. O Pelé já estar ferrado não justifica ferra-lo do outro lado, haha! Mas ele fala de um jogo anterior a isso, contra a Argentina, que o Pelé, revoltado por não ter a posse da bola, arrebentou a cara do argento e ninguém disse nada.

    O Redação é maneiro dependendo de quem vai e do dia. Quando fica girando pelas redações de Pernambuco, Bahia, RS e os carai é um porre.

    Responda a este comentário

    Bender

    O cara é mito, lenda e vivo. Quando surgiu a TV fechada a gente lá em casa tinha condição e fizemos a assinatura. Eu ficava vendo e ESPN (SporTV nem existia) e reparava como Pelé aparecia em grande quantidade na programação internacional. Quem elegeu o cara atleta do século foi uma revista francesa, não?

    Não percebi a blindagem. Talvez depois vendo os vídeos (só vi o do Programa do Rizek). “Todo mundo” é quem? Santos, CBF, o Brasil?
    Pelé já foi pra clínica de reabilitação, foi pego com cocaína, deu tiro em repórter, já saiu em foto bêbado na noitada, baile funk com traficante, pegou traveco? Pelo que lembro Pelé teve uma polêmica com lance de paternidade que nem sei qual foi o final, mas sei que foi noticiada.
    Foi Ministro do FHC e fez uma lei que leva seu nome, DEVERAS criticada. Teve uns problemas na sua empresa Pelé Sports e sofreu com Edinho. Tudo noticiado.

    Na boa, se o Santos ignorou a declaração do Eusébio, deve ter um motivo. Ou porque o Santos está voltado ao mundial ou simplesmente porque “quem é Eusébio”?
    E se o Pelé arrebentou a cara do argento mesmo (é preciso ouvir o outro lado) também deve ter uma razão.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Foi o COI que o elegeu.

    “Todo mundo” é o Brasil. O Pelé, não o Édson, na sua condição de imagem do País, virou um Ser imaculado e defendido cegamente. Justamente por isso, por ser um símbolo. Qualquer coisa contra o Pelé jogador é rechaçada e levada pro recalque enquanto de outros jogadores é facilmente jogada pro pessoal. Até onde vai essa mitificação? Até onde é verdade?

    Nem foi o Santos, cara. Foi uma coletiva NO Santos. Negada toda lá. Jornalista não perderia uma pauta dessa, ainda mais vinda de um gigante do futebol.

    Aposto que tem uma razão pra ele ter arrebentado a cara do argento. Toda violência dentro de campo tem alguma razão. O ponto é que algumas são mal vistas, outras, quando não são esquecidas, são glorificadas (VER VÍDEO). Depende do protagonista.

    Responda a este comentário

    Bender

    Fui verificar na Wikipedia. Além do COI, tem a revista francesa sim. E a Fifa também. Além de outros.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9#Pr.C3.AAmios_individuais

    “defendido cegamente […] é rechaçada e levada pro recalque”
    Acho que vc está se baseando demais nos comentários do RMP para estabelecer sua visão acerca do assunto.

    Eusébio foi fanfarrão. Não fez crítica ao jogador Pelé (apenas a da porrada que ele deu). Mandou que Garrincha foi melhor e ponto. Já houve uma crítica ao Pelé jogador? É provável que ele tenha jogado mal algumas partidas. Se existe uma espécie de “blindagem” ao Pelé por parte do Brasil, acho até ‘justa’ (no sentido de ‘precisa’).

    O caso do Maradona é interessante. Foi um dos melhores que vi jogar mesmo. Mas pergunta pro argentino e ele afirmará que “Dios” foi melhor que qualquer um e foi ‘vítima’ do vício. Vc condena essa “blindagem” hermana ao Dom Diego? Até onde vai essa mitificação?
    Pra mim Maradona e Romário estão no mesmo nível. É raríssimo ver alguma comparação Pelé x Romário de quem foi o melhor.

    Ainda não vi o video. Chego em casa tarde e sem saco pra ligar computador. Mas vc também glorifica algumas porradas no campo e condena outras, não? Depende do comentarista.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Maradona foi um jogador bem mais completo e genial se compararmos ao Romário. Era eficiente da intermediária e dentro da área. Mesmo em um time mediano do Napoli, conseguiu dois escudettos italianos e uma UEFA. Além da copa de 86, uma seleção recheada de jogadores comuns.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    “Maradona foi um jogador bem mais completo e genial se compararmos ao Romário.”

    Isso eu concordo. O que pesa contra Maradona é o seu curto momento de apogeu.

    Responda a este comentário

    Pedro

    Rafael, eu concordo com esse ponto:

    “O ponto é que algumas são mal vistas, outras, quando não são esquecidas, são glorificadas”

    Ocorre que isso se aplica a Pelé e a vários outros craques do passado. Faz parte da construção da imagem, os comentaristas não estão fazendo história.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ninguém contesta Pelé jogador. Jamais.
    Se é para comparar, ao menos compara-se. Pelé é sempre a referência.
    Porém, há quem volta e meia arrume pretextos para pegar no pé do Edson por negócios, relações, opiniões e até omissões.
    Blindado, blindado mesmo é Nilton Santos

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Tem razão. Aquele passinho pra fora da da área contra a Espanha em 62 virou malandragem canarinho. A falha dele no Super-Super de 58 nos custou o título e ninguém comenta, haha!

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Você e o Glauco também levaram pro mesmo caminho.

    Condeno a possível blindagem ao Maradona na Argentina.

    Condeno algumas e defendo outras mas com o Pelé ninguém condena, ele é soberano.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pelé soberano [2]

    Responda a este comentário

    Saulo

    Pelé foi soberano como atleta e cidadão. O meu questionamento fica em sua falta de participação na melhoria de condições trabalhistas dos jogadores e nas suas posições contraditórias quando envolve seus interesses comerciais entre CBF ou FIFA. Dependendo do momento, critica ou elogia Ricardo Teixeira.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eu acho que é exigir demais de um boleiro. Pelé ainda é boleiro.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Não é exigir demais pela figura e a força da qual sempre teve representatividade. Por muito menos fama, o Zico e o Sócrates sempre lutaram pela melhoria das condições de trabalho da classe.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Sim, claro. Sempre teve representatividade COMO JOGADOR DE FUTEBOL.

    Como gestor de alguma coisa, amigo… são outros 500…

    Se bem que no futebol informação privilegiada e esquema dispensam a necessidade de qualidade de gestão, já que é tudo uma sacanagem mesmo.

    Responda a este comentário

    Saulo

    Em nenhum momento citei a representatividade como gestores, pelo contrário. O que disse foi relação a luta pela melhoria das condições de trabalho dos atletas tanto quando estavam em atividade e após a aposentadoria. A imprensa costuma ser omissa por uma série de interesses comercias com os clubes. Zico e Sócrates lutaram durante anos pelo fim do passe livre e foi muito pouco divulgado.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    Eles lutaram enquanto eram jogadores?

    Ou Zico também lutou depois de criar o inviável CFZ?

    cara, existem tantas coisas para se lutar a favor…

    Responda a este comentário

    saulo

    Zico lutou pelo fim do passe livre durante sua carreira de jogador e chegou a ser presidente do sindicato dos atletas. A mídia nunca teve interesse em noticiar e espalhar as mesmas ladainhas dos dirigentes.

    Responda a este comentário

  15. Bender
    7/12/11 - 15:32

    Falando em “blindagem”, a causa da morte do “Anjo de Pernas Tortas” é pouco explorada.
    Falam muito pouco da droga legalizada.
    E, coincidência ou não, percebo o mesmo sobre o Sócrates agora. É sempre “infecção generalizada” ou “em consequência de um choque séptico“, ou algo do tipo. É raro ouvir falar claramente que o álcool foi a causa que gerou o problema do Doutor.

    Responda a este comentário

  16. rafael botafoguense
    20/01/12 - 21:21

    As cenas cortadas do fodão na Copa de 70:

    Responda a este comentário

  17. rafael botafoguense
    20/01/12 - 22:26

    Livro fodão, gostaria de ler.

    http://www.portalhoje.com/livro-de-1975-que-contesta-o-mito-de-pele-permanece-no-limbo-da-historia/1451314

    – O livro começou a ser vendido em bancas, mas foi recolhido em duas semanas. Ninguém jamais explicou ao autor o motivo do sumiço.

    – Meu pai sempre prezou muito a história do futebol e não aceitava as deturpações. Muitos dados sobre o Pelé simplesmente não são verdadeiros e ele questionou isso. Levantou números corretos, todas as afirmações do livro têm a fonte correspondente. Está tudo documentado. Mas como se ataca um mito? Na ocasião, eu falei para ele: ‘Poxa, pai, você vai se meter com um cara que é idolatrado desse jeito?’. Mesmo assim, o livro foi feito.

    – Ele foi endeusado e depois não quis disputar a Copa. Foi o primeiro jogador brasileiro a se recusar a servir à Seleção. Depois, apareceu lá na Alemanha usando uma camisa com escudo de uma fábrica de refrigerantes.

    – Num dos parágrafos em que questiona os recordes de Pelé, De Vaney, em tom irônico, diz que ser o primeiro jogador que se negou a defender seu país em uma Copa do Mundo é um recorde genuíno de Pelé.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não sei se o autor revela os motivos do Pelé recusar a convocação. Segundo o jornalista Juarez Suarez, a recusa se deu pelo calote dado pela antiga CBD(presidida pelo João Havelange) por usar seu nome indevidamente na Copa Pelé sem o devido ressarcimento em direitos autorais. Em resumo, foi uma retaliação. Sendo próximo aos militares, João Havelange tentou sem sucesso pressionar o Pelé através da Receita Federal. Em vão, seria muito arriscado e desgastante ao governo ditatorial mexer com o maior mito do futebol. Não era de se estranhar o mesmo presidente, fazer um favor em tirar um socialista politizado e preferir um Zagallo alienado politicamente.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Placar já mandou bem e mostrou que Romário tem mais golos em jogos oficiais que Pelé!

    Obviamente, nenhum deles jamais chegou no RIDÍCULO 1000, uma afronta à VERDADE FUTEBOLERA.

    Isso é o que não aceitamos, as deturpações, os times que nunca existiram, os jogos-treino, juniores, não-oficiais. OFICIALISMO FOREVER, basta de mentiras!

    Como eu disse no twitter, é duro viver num mundo onde dizem que Pelé tem 1000 gols e o Flamengo é campeão de 87, Rogério fez o centésimo no SCCP e etc.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    haha, coloquei esses comments depois de ler ele falando do Messi e de ver a lista da RSSSF de gols oficiais. Até pensei num post com um outro enfoque, um TÚLIO É MAIOR QUE ZICO, mas como não há dado correto, atual e cristalino dos gols oficiais do Túlio fica foda. Coloco em risco minha credibilidade (?)

    http://www.rsssf.com/players/prolific.html

    1. Bican, Josef (Austria, Bohemia/Moravia) 805+
    2. Romário (Brazil) 772
    3. Pelé (Brazil) 767

    Na lista contando gols diversos o Pelé também não é líder. O Gerd Muller fez 1461. Nesse link do RSSSF, logo abaixo, é possível notar isso.

    Bican Capo. Romário burrinho ficou fazendo alarde pelo gol mil enquanto deveria chamar atenção para esse stat. Nessa capa da Placar que você falou dizem que ele nem sabia… Túlio vai pro mesmo caminho. Deveria se ligar em contar os gols oficiais com maior fervor e se auto-proclamar maior que Zico e Di Stéfano.

    http://www.netvasco.com.br/news/noticias13/arquivos/20070319capaplacarromario.gif

    17. Zico (Brazil) 522
    18. Tulio „Maravilha“ (Brazil) 515+ *

    A lista é de Março de 2009 e não computa os gols do Túlio nos campeonatos goianos de 88 a 90 e nem, logicamente, os que ele fez após o último update. Porém, num “Dossiê” feito pelo GE dizem que ele tinha 516 gols oficiais no início de 2011. Mas alguns clubes não informaram a quantidade de gols feita por ele. Água de novo.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/02/dossie-tulio-1000-memoria-e-matematica-em-busca-de-um-sonho.html

    Resta esperar o seu fim de carreira, e que uma contagem fodona seja divulgada, para posicionarmos corretamente o Maravilha no Olimpo do matadores.

    Responda a este comentário

    Andre Bona

    É provável que a lista de Tulio possua muitos gols oficiais que as pessoas esqueçam de contar. No TUPI-ES, por exemplho, deixou os seus, em jogos oficiais.

    Responda a este comentário

  18. rafael botafoguense
    1/05/12 - 21:35

    http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/05/entre-pele-e-messi-editor-de-placar-se-diz-dividido-pareco-um-adultero.html

    Debate legal no Redação sobre a nova placar, que compara Messi a Pelé. Tim Vickery, fodão, deu a letra:

    – O lado negativo desse debate é que, às vezes, sobra nacionalismo e falta inteligência. A matéria da ‘Placar’ está recheada de declarações idiotas de brasileiros inteligentes. Dizem que o Pelé é de outro planeta e não pode ser comparado. Por que Pelé não pode ser comparado? Ninguém está colocando em dúvida a genialidade de Pelé.

    – A imagem do Pelé é muito ligada à Copa e ele nunca jogou o melhor futebol dele em Copas. Em 1958, era muito garoto. Em 1970, era muito esperto, mas estava pesado. Não era o mesmo fisicamente. Em 1962, o primeiro jogo dele foi espetacular. A Copa do Pelé em 62 ,se ele não tivesse se machucado, poderia ter sido o que foi a Copa de 86 para o Maradona.

    O próprio Sérgio Xavier confirma que se sentia um adúltero por ter feito isso, o que retrata a cegueira nacionalista de uns jornalistas graúdos. E no levantamento a revista mostra que o Messi deve superar o Pelé ao longo de sua carreira. Sabendo disso, O PELESEIRA PROCUROU UM HISTORIADOR E ENTREGOU A REVISTA “VEJA” NÚMEROS RELATIVOS A SUA CARREIRA PARA PROVAR(?) SUA SUPERIORIDADE. Que ridículo! A realidade já o incomoda. Só mostra que fui muito feliz em nominar esse post dessa forma. Quanta groselha escrita por aí teve esse senhor por trás? Teve nacionalismozinho calhorda? Esse sujeito é uma vergonha.

    O vídeo aí:
    http://sportv.globo.com/videos/redacao-sportv/t/ultimos/v/revista-placar-compara-messi-a-pele/1927214/

    Responda a este comentário

    Victor

    Não sei quem é Messi.
    Conheço Forlan. Serve?

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Forlán conhece Messi.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Abaixo a matéria comprada com os mesmos números falsos de sempre. Ainda é zuado pela Revista. Que triste, haha!

    http://lh3.ggpht.com/-IMa9XA59gc4/T6gdwqU0aRI/AAAAAAAADlQ/-B2oy8-9t9A/s912/pel%25C3%25A91.jpg

    http://lh5.ggpht.com/-zod3l0G1lt4/T6gdx9plCFI/AAAAAAAADlY/x8rTqJnlocs/s912/pel%25C3%25A92.jpg

    “Vindo de outra atleta seria arrogante, dele é quase ingênuo”… Putz!!!

    Legal ele ter uma réplica fodona da Jules Rimet sem ter sido protagonista em nenhuma. Interessante.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    No 2º link:

    A SÚMULA DEFINITVA DO REI

    TÍTULOS

    25 torneios no exterior (=torneios extra-oficiais)

    Campeão de futebol de salão – clube Radium (1955) (HAHAHAHAHAHAHA)

    Campeão sul-americano militar – Forças Armadas Brasileiras (1959) (TRICAMPEÃO DA AMÉRICA!!!!)

    MINHA NOSSA!

    Responda a este comentário

    Yuri

    VAMO LIONEL… LA MENTIRA SE ACABÓ!!!

    Responda a este comentário

  19. Victor
    7/05/12 - 18:08

    Mussum >>>> Pelé

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    haahahahahahahahaha

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    BWAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    M
    O
    R
    R
    I
    !

    Responda a este comentário

  20. Yuri
    21/05/12 - 16:05

    Placar reavivando o que precisa ser dito:

    http://placar.abril.com.br/selecao-brasileira/romario/noticias/maior-artilheiro-do-brasil-romario-chegava-a-marca-historica-ha-cinco-anos.html

    Parabéns Felipe Barros, é nóis xará!!!!

    Responda a este comentário

  21. rafael botafoguense
    27/05/12 - 13:17

    http://espn.estadao.com.br/barcelona/noticia/259035_MESSI+BATE+RECORDE+DE+PELE+E+SE+TORNA+O+MAIOR+ARTILHEIRO+EM+UMA+MESMA+TEMPORADA

    Responda a este comentário

  22. rafael botafoguense
    1/06/12 - 13:07

    Que matéria nojenta. Dois pesos e uma medida a lá brasileirinho. Se tivesse um “mil gols nas contas dele” ficaria satisfeito pelo o menos, hehe! E esses torneios do Peleseira? hahaha! bate o desespero! VAI, MESSI!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/06/messi-precisa-consolidar-media-surreal-para-igualar-milesimo-de-pele.html

    Responda a este comentário

    Yuri

    Legal é ir na Wikipédia em inglês do Pelé, olha lá os gols e partidas. Depois vai na brasileira…

    VAMO LIONEL!!!!!!!!!

    Responda a este comentário

  23. ESPORTE BIZARRO 5 – RESCALDO OLÍMPICO
    21/08/12 - 17:06

    […] 9) Esta semana, mais uma vez, Pelé, ele mesmo, el que debutó con un pibe, afirmou que Messi é pior que Neymar e mais: que este iguala Maradona – ou seja, usando o cai-cai como escudo em sua guerrinha com o gordo drogado. Por essas e outras, atitudes como esta sempre serão louváveis. Entrará pro anal anti-pelezero. […]

  24. rafael botafoguense
    5/09/12 - 17:15

    Palavra de Aragorn, um verdadeiro rei:

    http://trivela.uol.com.br/espanha/ator-de-senhor-dos-aneis-pele-era-deus-mas-hoje-e-repugnante

    Responda a este comentário

  25. RB
    9/01/13 - 1:31

    http://www.futebolmagazine.com/os-1284-golos-de-pele-ou-na-realidade-apenas-290

    Responda a este comentário

    Bender

    “…mas claro que se considerarmos os 467 golos do Estadual Paulista, o resultado aumenta para bla bla bla …”

    HAUhauhUAhuHAuHAuhUAhUAhua… sim, sim, claro! Se tirar todos os gols do Pelé, vamos chegar na histórica marca de 0 gols assinalados pelo Rei.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Eu não concordo com essa parte não. Só posto os links anti-pelé pelo fator histórico.

    Responda a este comentário

    Victor

    Site doido. Não consigo marcar o texto para mandar um CTRL-C ou mesmo usar o botão direito do mouse para “abrir nova aba”.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Pode crer, haha! Mas é maneirão o conteúdo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Essa é uma consideração importante para SAULOS. Acho que Saulo deve contabilizar somente 290 gols para Pelé mesmo.
    Serginho conta 757 e eu fico com os 1284.

    Os portugueses não se ligam na premissa do Brasil ser um País Continental e não tomaram nossos regionais como os regionais deles (que entendem como Nacionais tomado por semântica política).

    Os 290 gols de Pelé fariam algum sentido para mim, comparativamente, confrontados com os gols nos Continentais (e seleções) dos demais jogadores.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    “Serginho conta 757 e eu fico com os 1284.”

    Eu fico com os 1284, na verdade, 128.456 se consideradas as peladas de toda a vida. Alguém já tentou imaginar o “Pelézinho” jogando com os amigos? Ou o Garrincha?

    Mas entendo se a FIFA ficar com 757. E acho que é o que ela deva considerar mesmo.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Cara, tu tá hackeando meu computador? Tá monitorando meus followers no twitter? LI ESSE TEXTO ONTEM MESMO!!!!!!!!

    Acho interessante a discussão, mas o cara não leva em conta aspectos óbvios: que se foda que algumas competições não têm paralelo. A Copa Mitropa, A Taça Latina, a Taça Ibérica, A Supercopa, a Recopa, a Taça dos Vencedores de Taças… TUDO ISSO NUNCA TEVE PARALELO NA AMÉRICA DO SUL!!!!

    Desconsiderar só por “nao ter paralelo”, é estúpido para mim. O oficialismo é maneiro por não ser subjetivo, e isso que ele faz é ser subjetivo ao extremo.

    Mas reitero: a DISCUSSÃO é válida. É importante esclarecer tudo ao máximo. Verdade sempre.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Interessante. Esse comentário precisou ser aprovado.

    Alguém colocou filtro para as palavras “hackear” e derivados?

    Responda a este comentário

    Victor

    Não.

    Comment Moderation:
    -online
    4u
    adipex
    advicer
    baccarrat
    blackjack
    bllogspot
    booker
    byob
    car-rental-e-site
    car-rentals-e-site
    carisoprodol
    casino
    casinos
    chatroom
    cialis
    coolcoolhu
    coolhu
    credit-card-debt
    credit-report-4u
    cwas
    cyclen
    cyclobenzaprine
    dating-e-site
    day-trading
    debt-consolidation
    debt-consolidation-consultant
    discreetordering
    duty-free
    dutyfree
    equityloans
    fioricet
    flowers-leading-site
    freenet-shopping
    freenet
    gambling-
    hair-loss
    health-insurancedeals-4u
    homeequityloans
    homefinance
    holdem
    holdempoker
    holdemsoftware
    holdemtexasturbowilson
    hotel-dealse-site
    hotele-site
    hotelse-site
    incest
    insurance-quotesdeals-4u
    insurancedeals-4u
    jrcreations
    levitra
    macinstruct
    mortgage-4-u
    mortgagequotes
    online-gambling
    onlinegambling-4u
    ottawavalleyag
    ownsthis
    palm-texas-holdem-game
    paxil
    penis
    pharmacy
    phentermine
    poker-chip
    poze
    pussy
    rental-car-e-site
    ringtones
    roulette
    shemale
    shoes
    slot-machine
    texas-holdem
    thorcarlson
    top-site
    top-e-site
    tramadol
    trim-spa
    ultram
    valeofglamorganconservatives
    viagra
    vioxx
    xanax
    zolus

    Comment Blacklist:
    feitonahora.com.br

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    haha, BBG contra jogos de azar.

    Responda a este comentário

    Yuri

    No impedimento tive a honra de YURI estar nessas palavras. Para poucos.

    Responda a este comentário

    Bender

    Maneiro! Nem sabia que tinha isso.
    “pussy” deveria ser liberada.

    Responda a este comentário

  26. Bender
    9/01/13 - 9:49

    Mandei rapidamente um “pele goals” no google e apareceu

    http://www.fifa.com/classicfootball/players/player=63869/bio.html

    Nem li o texto, fui ali nos numerozinhos do lado direito da tela: “Scored 1,281 goals in his career, a world record”

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Tá errado. Pelé não é recordista com gols oficiais nem oficiosos. Chega a ser ridículo um fato como esse ser tão ignorado.

    Responda a este comentário

  27. Victor
    5/09/13 - 23:09

    Doodle do Google:
    Leônidas 1×0 Pelé

    Responda a este comentário

  28. Victor
    25/09/13 - 14:02

    Pelé >>>>>> Maradona

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário