Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Patrocínio da Caixa Suspenso

March 1st, 2013 por | Categorias: Corinthians, Justiça, Marketing.

Sinto muito (mentira) pela maré do Corinthians. Mas transcrevo essa notícia com imenso prazer, ainda que talvez a motivação não tenha sido a ideal.

“Baseado numa ação popular, o Juiz Altair Antonio Gregório, da 6ª Vara do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, determinou, por meio de uma liminar, a suspensão do pagamento do patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians.

A ação popular foi ajuizada pelo advogado gaúcho Antônio Beiriz, com a alegação de que o pagamento seria lesivo ao patrimônio público da União. Segundo Beiriz, a Caixa, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, estaria gastando com publicidade inócua e destituída de caráter informativo, em desacordo com o art. 37 da Constituição Federal.

Caixa e Corinthians dizem que ainda não foram notificados. Segundo Beiriz, eles podem recorrer ao TRF. Coincidentemente, representantes do banco e do clube fizeram uma reunião nesta quinta-feira, em São Paulo, mas, segundo dirigentes do Timão, a liminar não foi discutida.

– Estampar o nome da Caixa na camisa de um time não representa nada para o banco. A Caixa não passa a ser conhecida por isso. Ela já é conhecida. Nesse caso do patrocínio, quem ganha é só a instituição privada que visa ao lucro, no caso o Corinthians – disse Beiriz, em entrevista à Rádio Globo. – É um caso para que órgãos públicos, como Caixa e Petrobras, revejam sua estratégia de patrocinar uma instituição privada. A pulicidade feita na mídia é legítima, a Caixa precisa fazer com que as pessoas conheçam seus produtos, mas patrocinar um clube de futebol não dá retorno nenhum. É apenas um ônus ao Tesouro.

Beiriz disse que o patrocínio da Caixa ao Corinthians não atende aos preceitos constitucionais que orientam a publicidade de programas e serviços dos órgãos públicos, com caráter educativo, informativo ou de orientação social. O advogado afirmou também que o patrocínio lesa o interesse coletivo do torcedor brasileiro, por, no entender dele, “promover o sensível desequilíbrio econômico entre as agremiações nacionais do futebol profissional” – o valor pago pela Caixa ao Corinthians estaria na casa dos R$ 30 milhões anuais, entre os maiores do Brasil.

Beiriz contou que não sabia que a Caixa patrocinava outros clubes, como Atlético-PR, Figueirense e Avaí, mas disse que pretende cobrar explicações desses times também. Ainda segundo o advogado, foi estipulado uma multa de R$ 150 mil por dia à Caixa, caso o banco não cumpra essa liminar e continue fazendo pagamentos ao Timão.

– O Corinthians pode usar a marca da Caixa no domingo (em jogo contra o Santos, válido pelo Campeonato Paulista). O uso do logotipo não é contestado. O contestado é o pagamento de um banco estatal a um clube de futebol – explicou Beiriz.

O advogado, que é gremista, afirmou que tomaria o mesmo tipo de atitude caso a Caixa resolvesse patrocinar seu time do coração. Lembrado pelo repórter da Rádio Globo de que o Grêmio ostenta a marca do Banrisul, Beiriz contestou.

– Mas o Banrisul é uma sociedade anônima, apesar de ter uma parte do Estado do Rio Grande do Sul, sim.”

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

53 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

53 Comentários para “Patrocínio da Caixa Suspenso”

  1. André
    1/03/13 - 8:39

    Governo federal condicionará liberação de verbas públicas para clubes a limitação de reeleições de dirigentes

    O governo federal se prepara para lançar ainda este ano um pacote com medidas para tornar a gestão esportiva no Brasil mais eficiente. O pacotão está sendo elaborado pelo Ministério do Esporte e prevê regras rígidas para que clubes, federações e confederações continuem recebendo incentivos governamentais. Entre as medidas está o refinanciamento das dívidas tributárias em troca de contrapartidas sociais, limitação de mandatos, planejamento financeiro mais rigoroso, vetando gastos acima da arrecadação e teto para endividamento.

    – Não podemos impor, mas os clubes, para ter acesso a esses benefícios, terão de assumir compromissos com a institucionalidade, como, por exmeplo, achamos que uma regra fundamental é o limite de tempo de mandato e o número de mandatos. Não é só para os clubes. Também estamos voltados para as entidades que dirigem e organizam o esporte no Brasil – disse o ministro do Esporte Aldo Rebelo ao jornal O Estado de S. Paulo.

    A ideia de Rebelo é limitar o mandato de dirigentes a uma reeleição, em mandato de quatro anos com possibilidade de reeleição por mais quatro. Atualmente, há um projeto de lei estacionado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que determina os mesmos parâmetros.

    Em 2006, o governo federal foi ao socorro dos clubes com a criação da loteria Timemania, que deveria abater as dívidas com o INSS e a Receita Federal a longo prazo. Porém, com o fracasso de público da loteria, essa meta não tem sido alcançada e já se discute na Câmara dos Deputados uma forma de refazer a loteria.

    Fonte: Lancenet

    Responda a este comentário

    Victor

    Isso é vergonhoso.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Pra mim, também não faz sentindo nenhum.

    Responda a este comentário

    André

    Pra mim também nao faz. Pensei que exigiriam certidões negativas periódicas.

    Reeleição nada tem a ver com isso. Ingerência.

    Responda a este comentário

    saulo

    Ingerência é a empresa pública patrocinar um clube e não ter nenhuma contrapartida. A limitação da reeleição é um grande passo, evita a perpetuação de algumas ratazanas euriquianas.

    Responda a este comentário

    André

    eu concordo que se exija a contra-partida. aliás, já se exige: as certidões negativas.

    acho que antes dos limites de reeleição, existem milhares de outras contrapartidas possíveis.

    Se houver um bom gestor que mantenha o clube em regularidade fiscal, tributaria e etc, porque ele deve sair?

    Se vc exige pela consequencia de um ato errado, acho válido. Mas se vc exige dessa forma, há um erro.

    Por exemplo: vc pode ter um presidente com limite de reeleição e mesmo assim o clube gerar um passivo monstro e irresponsável. Ou seja: nesse caso nao se resolve o problema.

    Agora se vc exige a regularidade, aí sim, você caga pra como é administrado.

    O que o poder publico deve coibir é a irresponsabilidade.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Vão parar de mandar dinheiro pra Venezuela?

    Responda a este comentário

  2. Victor
    1/03/13 - 10:22

    Gente, Dudu tá lendo.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Hehehehe…devia ser suspensa também.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    Propaganda mais escrota da história da humanidade. Tudo naquela droga é errado: a porra do moleque com a voz irritante, a atuação retardada dos pais e a voz desgraçada daquela maldita, que ainda por cima tem o logo da Caixa na merda do Iphone!!! Onde uma menina de 12 anos (?) mexe com isso? Ela ainda lança um ‘lindooo’ no final que fecha com chave de merda essa obra-prima do esculacho.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    1/03/13 - 10:33

    Empresa pública patrocinar time de futebol nunca me incomodou. Pelo menos esses times fazem frente ao que há de melhor no Mundo. Pior é a granalhada que vai embora para fazer filmeco que não presta pra nada, nem pros caras aprenderem a filmar já que reproduzem o que já é feito na TV com os atores da TV.

    Nem vou dizer Petrobras e Caixa, mas a marca Eletrobras fixou bem mais para mim depois de aparecer no Vasco (aliás, por que o Vasco estampou no último jogo?). Já até sei que é aquela empresa legal que distribui lucros dos acionistas para os eleitores.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Me incomoda bastante.

    Esse da Caixa ao Corinthians então é um escárnio. Os de Petrobrás e Eletrobrás, ao menos, se aproximavam do valor de mercado. A Caixa está pagando o dobro no Corinthians, sem a menor explicação lógica.

    Tenho quase certeza que por R$30 milhões, ela poderia ter fechado com o Corinthians e com o Flamengo.

    Mas para mim não faz sentido. Prefiro até os filmecos, que também acho dispensáveis.

    A marca da Eletrobras fixou para você, e você entendeu o que é a empresa por ser diferenciado. Para a empresa a utilidade disso foi quase zero, e para 99% da população passou batido. Até pro gremista passou…

    PS: “Já até sei que é aquela empresa legal que distribui lucros dos acionistas para os eleitores.”

    O governo petista está camuflando a inflação. Jogando por terra o pouco que o país conquistou em décadas de esforço. Na América Latina é assim. Não tem jeito. Povo estúpido. Daqui a pouco aparece um populista no Chile e enterra o único país que presta nesta merda.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu não entrei no mérito dos valores.

    Aí é que entra a merdalhada. Essas empresas alegam estar em mercado competitivo e pleiteiam práticas comuns à qualquer empresa, mas na hora de gastar fazem com a fartura de quem investe sem esperar retorno.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    É pior Victor. A motivação do patrocínio da Eletrobras foi um pedido do Governador do Rio, e a motivação do patrocínio da Caixa, nesses valores, foi um afago no Godfather brasileiro.

    Acho que o Bona já falou isso por aqui. E nesse aspecto eu concordo com ele, se tem capital público, o negócio tem que parecer honesto.

    A Caixa deveria licitar esse patrocínio. E fechar com o clube que apresentasse a melhor proposta, de acordo com os objetivos do banco.

    Responda a este comentário

    André

    Pior é a montadora negociando com o Vasco.

    Empresa privada, com a barganha de político, pra conseguir benefício no Estado (ao que parece), atrelando patrocinio…

    Indecente.

    Responda a este comentário

    André

    Concordo com esse texto do Rabuja aí.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Vejo a CAIXA reagindo ao BMG.

    Já a Eletrobrás, só cortando a luz de todos. Sem concorrência. Para mim muito pior, assim como a SABESP para os não-eugenistas de SP.

    Medo que a água/luz passe a ser privada? Quem dera.

    Responda a este comentário

    Matheus

    BMG é privado.

    E investe em futebol. Acho que é o grupo de investimento que mais tem jogador no futebol brasileiro hoje.

    Responda a este comentário

    André

    Entao mineiro, o BMG deve ser forte no futebol. porque como banco é da fila lá de trás.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Ah sim. Só na venda do Oscar os caras ganharam rios.

    É banco só pra investimento, né? Não entendo muito bem, mas acho que ninguém é correntista lá.

    Responda a este comentário

    André

    investimento e crédito. na verdade, essencialmente crédito. mas para conceder crédito, é preciso captar recursos pra emprestar. ganha-se no spread. para captar, emite títulos de crédito para investidores.

    fluxo da grana:

    investidor > banco > tomador

    a diferença entre o que paga e o que cobra de juros é o lucro.

    nao é exatamente um banco de investimento. mas emite títulos para captar recursos.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    (aliás, por que o Vasco estampou no último jogo?)

    Parece que é medo. Os caras são burros. A empresa já publicou a rescisão, mas os caras ainda querem receber uma cartinha.

    Responda a este comentário

    André

    Estampou no ultimo jogo e vai estampar no proximo (acho). Deve ser porque nao tem uniforme. Só pode. E porque os caras são burros mesmo.

    Responda a este comentário

  4. Bender
    1/03/13 - 10:53

    – É um caso para que órgãos públicos, como Caixa e Petrobras, revejam sua estratégia […]
    – Mas o Banrisul é uma sociedade anônima, apesar de ter uma parte do Estado do Rio Grande do Sul, sim.

    AdEvogados…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Completamente idiota, né? É a minha ressalva, a motivação do cara é torta.

    Responda a este comentário

    Bender

    Pois é…

    Vc já sabe minha opinião sobre os patrocínios/investimentos de empresas mistas como Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil e etc. Diverge da sua.

    Para uma empresa 100% pública como a CEF ainda estou pensando.

    Já visualizei que temos escolas públicas e hospitais públicos que são totalmente de graça. Vejo que o banco público em questão não é de graça. Cobra do cidadão as taxas e tarifas que também são cobradas pelas outras empresas (mistas ou privadas) que atuam no mesmo mercado.

    Em análise…

    Responda a este comentário

    saulo

    Discordo dessa visão liberal sobre escolas e hospitais públicos de graça. A gratuidade é dada apenas na hora do atendimento ao cidadão, mesmo assim tem um certo privilégio aos conveniados de planos de saúde. Muitos do corpo de funcionários são terceirizados e oneram bem mais o cogre do Estado quando este não contrata servidores através do concurso público.
    No caso da Caixa, vejo o mesmo sentido: cobram serviços aos seus clientes, não dependem de repasses da União e tem movimentação própria financeira. Não vejo problemas em patrocinar clubes de futebol, desde que estejam regularizados no Refis e não tenha história recente de calotes. A questão é a falta de contrapartida, a empresa mista ou pública corta a verba mensal e prejudica apenas a instituição(clube). Deveria existir responsabilização do dirigente quando atrasa as parcelas das dívidas perante ao governo.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Saulo, dependendo do cargo a ser requisitado por concurso público, o Estado (Município ou União) será tão onerado quanto se terceirizasse.

    Responda a este comentário

    Bender

    … análise feita.

    Conclusão: Nenhum problema. Rá!

    Responda a este comentário

  5. Yuri
    1/03/13 - 19:50

    Beiriz contou que não sabia que a Caixa patrocinava outros clubes, como Atlético-PR, Figueirense e Avaí, mas disse que pretende cobrar explicações desses times também. Ainda segundo o advogado, foi estipulado uma multa de R$ 150 mil por dia à Caixa, caso o banco não cumpra essa liminar e continue fazendo pagamentos ao Timão.

    HAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHHAHAHA
    HAHHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHAHA
    HAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHA
    HAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAH

    Quando eu falo que quando se trata de FUDER/torcer contra/odiar, tem coisas que SÓ SÓ SÓ SÓ E SOMENTE SÓ acontecem com o Corinthians, neguinho ainda duvida.

    NEGUINHO… AINDA…. DUVIDA!!!!!

    Responda a este comentário

  6. Yuri
    1/03/13 - 19:51

    No mais, Serginho tinha razão. Coitado do Atlético Paranaense.

    Primeiro clube a ter patrocínio da CAIXA. Pioneiro e se fodendo.

    Responda a este comentário

  7. Yuri
    1/03/13 - 20:12

    Ah, um negócio.

    O Cruzeiro, time grande mais espiralista e mais foda do Brasil, tá negociando com a dita cuja. Além do folclórico Galo. O que deixa mais claro o objetivo da CAIXA de obnubilar o BMG.

    Mas isso não importa do meu ponto de vista. Meu ponto de vista é que o Cruzeiro é um time mitológico, pois ninguém jamais o incomodará por isso. Tomara que feche.

    Mito. Pena que as camisas estão feias.

    Responda a este comentário

    André

    Yuri, me desculpe, mas o BMG compete com o Cruzeiro do Sul, com o Bonsucesso, esse tipo de banco aí. A Caixa, se quiser, compra o BMG. Não há, nem tem como haver, concorrência direta entre ambos. o BMG é outra formula 1, amigo.

    A Caixa agora vai estatizar o futebol? É isso?

    Nao sei se vc sabe, provavelmente não. Mas ano passado o governo teve que injetar dinheiro na Caixa. Sabia? Faltou dinheiro pra garantir as coisas…

    Responda a este comentário

    André

    Ah, sim. A Caixa, do tamanho que é, tem lucro menos da metade do BB, Bradesco e Itaú. É do tamanico do Santander Brasil (Lucro). O Santander patrocinaria um clube por esse valor? duvido!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Fui contra. E já vi alguns se manifestando assim também.

    Tipo assim, velho, PORRA! Já pago R$ 100,00/mês pra ver jogo, compro camisa, bandeira, dou camisa de presente, compro o Pay-Per-View…e agora o meu imposto (não que vá algum imposto específico, mas é dinheiro público também) vai pro Cruzeiro também?*

    *****

    Não esquento de dar dinheiro pro meu time, ainda mais com essa administração que parece muito melhor que a do ZZP. Mas, nesse caso, concordo com Serginho. Cidadão > torcedor. Mas só um pouco.

    *****

    Que o Cruzeiro contrate uma desgraça de um patrocínio branco. Puta que pariu com aquele laranja!

    Responda a este comentário

    Yuri

    Nisso de cidadão > torcedor, foi a lógica daqueles 4 torcedores também. Por isso é tão difícil julgar.

    O Cruzeiro de branco com aquele azulzinho da Caixa ia ficar bonitão (hauhahahuaha). E um toque de laranja. Com camisa azul tem de ser branco mesmo. O Santos usa BMG preto na camisa azul-bebê.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Caramba, desde o ano passado tem um TWITTER da relação CAIXA-CRUZEIRO.

    https://twitter.com/CaixaCruzeiro

    No mais, fechou? Não tô sabendo.

    Responda a este comentário

  8. saulo
    9/03/13 - 20:45

    Reclamam da Caixa e a imprensa esquece dos patrocínios das prefeituras:http://espn.estadao.com.br/noticia/314782_dinheiro-publico-abastece-cofres-dos-finalistas-da-copa-do-nordeste

    Responda a este comentário

    André

    Errado também. PORÈM, se é da própria cidade onde o time está localizado, tal situação pode ser vista muito mais como uma ação efetivamente social do que imoral.

    Mas também é estranho.

    A rigor, é muito mais aceitável isso do que um Eletrobrás no Vasco, uma BR no Flamengo ou uma CAIXA no Gambá.

    Responda a este comentário

    saulo

    A Caixa pelo menos gera receita da sua atividade. A prefeitura arrecada dinheiro dos impostos do contribuinte e deixa de fazer investimentos em obras, saúde e educação quando financia um clube.

    Responda a este comentário

    André

    Nao é investimento no esporte? Ou mesmo em publiciade?

    Já reparou que todas as prefeituras, governos estaduais e federal possuem verba de publicidade?

    O que espanta no caso da Caixa, uma empresa pública, é patrocinar um clube privado sem qualquer transparência.

    Quando ela patrocina a equipe olimpica, ok. Vai direto para os atletas lá. É algo social e abrangente.

    Quando ela escolhe um clube, é estranho.

    Quando uma prefeitura patrocina um time da sua cidade nao acho estranho. Mas também acho que deve haver transparência. O que ocorre é que uma prefeitura normalmente nao patrocina um em detrimento de outro. Só tem um na cidade, numa determinada competição, e ela vai e patrocina aquele.

    Responda a este comentário

  9. saulo
    10/04/13 - 12:20

    Plano B:http://blogs.lancenet.com.br/blogdojanca/2013/04/10/plano-b-para-a-caixa/

    Responda a este comentário

  10. saulo
    18/04/13 - 10:54

    Novo patrocínio:http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/soccer–flamengo-est%C3%A1-perto-de-fechar-o-maior-patroc%C3%ADnio-do-brasil-021707425.html

    Responda a este comentário

    André

    Como eu já havia dito semana passada…

    Responda a este comentário

    André

    Cara, essa porra é uma vergonha.

    Tudo arquitetado.

    C-13, cotas, itaqueirão, Caixa pra gambá e urubu… espanholização se confirmando…

    Puta que pariu! Um país desse tamanho virando um merda completo em tudo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Isso aí é vergonhoso.

    Responda a este comentário

    André

    Sabe o que mais me espanta Matheus? É como uma coisa dessa sempre esteve na cara. Me espanta que os clubes que articularam essa merda, inclusive Vasco, Botafogo, Fluminense, Palmeiras, SPFW, Santos, Cruzeiro e Atletico e todo mundo não tenham visto que isso aconteceria. tá me chamando de mongol?????

    Só um charuto pra bater na porra da mesa e salvar essa merda. So isso mesmo. Só o radicalismo agora.

    Fizeram a merda, estragaram a porra toda. Estragaram o futebol. Estragaram. Esses merdas estragaram tudo. Essa idéia eugenista de saulos e kfouris é isso aí. Esse é o resultado.

    Vou ficar agora batendo palma pra gambá e urubu? Porra nao fode!

    E vc vai me desculpar, mas a cruzeirada é eugenista também, porque se inclui na zona de corte. Mas agora tá vendo que tá fora.

    Primeiro a idéia do eugenismo. Agora o eugenismo subiu a linha de corte.

    Quero que me expliquem COMO qualquer outor clube conseguirá competir contra Gambá e urubu com esse nível de receita.

    Audiencia, público, mercado, isso tudo é o cacete! Futebol é esporte. A essência é a equidade. Estao distorcendo tudo. Tomar no cu. Tomar no cu geral.

    Bando de FDP. Parabens pra quem apoiou essa merda. MAis uma vez eu vejo que eu nao estava errado.

    E tudo articulado por esse ex-presidente corrupto e sua gangue. E rede globo. Logico. Como era de se esperar.

    Daqui a pouco vem Serginho dizer: “a globo é a grande parceria do futebol…”

    Parceira é minha rola!

    Responda a este comentário

    saulo

    Essa tendência espanholização do futebol até agora não se confirmou, segundo especialistas o modelo brasileiro deve seguir o inglês. Os próprios presidentes dos clubes estão dispostos a criar uma liga e evitar futuras distorções.

    Responda a este comentário

  11. André
    19/04/13 - 7:42

    Essa tendência espanholização do futebol até agora não se confirmou, segundo especialistas o modelo brasileiro deve seguir o inglês.

    Nao se confirmou porque o Flamengo é de uma imbecilidade impar. O Barça brasileiro já está aí. O Real que é uma piada eterna e não consegue se firmar.

    Que especialistas, Saulo? Que especialistas????

    Responda a este comentário

  12. André
    7/05/13 - 19:23

    Tiraram o comentário do Saulo daqui? ahsuahsuahsuahsuahsuashua

    A CAIXA agora tem sua marca associada mais ainda a bandidagem.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário