Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

Palpites para o GP da Austrália

March 14th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.

Antes de mais nada, este post se refere ao fim-de-semana como um todo, independente de um melhor tempo no treino.

Por toda pré-temporada, a equipe que, sem dúvida, vem mais forte é a McLaren. Seguido, não tão de perto assim, pela Ferrari.

hamilton.jpg

 

Acho que quem vai sobrar nesse início de temporada vai ser o Hamilton. O inglês, que deve ter aprendido muito com as burradas que cometeu no final da temporada passada, vem soberano como o grande nome da McLaren, sem dividir atenção, nem preferência dentro da escuderia.

A McLaren perdeu muito com a saída de Alonso que trazia experiência e muita qualidade no ajuste dos carros. Vamos ver como a equipe inglesa vai se virar sem essas características em ambos os pilotos de seu box.

Heikki Kovalainen teve um dos começos mais bizonhos da história do ano passado na fórmula-1. Não sei se vocês se lembram, mas o finlandês cometeu 3 erros grosseiros nos 3 primeiros gps, colocando em risco a segurança de outros pilotos e houve até um pequeno movimento para que a Super Licença concedida fosse retirada. Teve o aval da sua equipe Renault. Cresceu durante a temporada e terminou em 7º. Assim como Hamilton no ano passado, o finlandês pode surpreender e andar sempre em busca das vitórias. Seu carro é ótimo e só vai precisar controlar os nervos e a pressão de correr por uma equipe com obrigação de vitória. Só isso..

A Ferrari parece a equipe mais equilibrada. Dois pilotos que nessa nova geração da f-1 já podem ser considerados veteranos. O campeão do mundo dispensa apresentações. No início da temporada passada, acho que fui o único a dizer que era o grande favorito. Corre muito rápido, é constante e no ano passado o carro ajudou sem quebras, ou melhor, conseguiu controlar melhor a máquina que possui.

Acho que Massa está atrás de Haikkonen. Não consigo ver o brasileiro como um piloto com cara de campeão do mundo. Não sei explicar, mas tá mais para Rubinho do que para Emerson, porque comparar com Senna ou Piquet seria abusar. De qualquer maneira, com o carro que guia, vai lutar pelo título, mas entre os favoritos, vai ser sempre o meu último nome da lista.

Acho bom o Massa começar a voar desde o início da temporada, porque com poucas corridas o número 1 no carro do finlandês vai pesar e a ferrari vai concentrar seus esforços, como sempre fez, no piloto com maior chances de levar o mundial.

Com chances claras de título, só essas duas equipes mesmo, o chamado grupo “A”. Depois disso podemos separar as equipes em 3 grupos: 1º) Grupo “B” – os que querem entrar na briga pelo mundial; 2) Grupo “C” – os que querem se fortalecer e entrar no grupo “B” e fugir do último pelotão; 3) Grupo “D” – aquelas equipes medíocres, que só servem mesmo para dar experiencia para alguns pilotos.

No grupo B estão Renault, Willians, Bmw.

renault.jpg

Briatore saber armar uma equipe. Sem dúvida, a maior expectativa fica por conta da dupla Alonso/Nelson Ângelo pela Renault. Alonso é o bi-campeão, o cara mau da formula-1. Só que essa imagem certamente mudará no decorrer do ano. Agora o espanhol correrá atrás, tentando tirar a diferença o que sempre gera simpatia. Já tem a minha. Sempre achei Alonso um piloto irritante porque, por ser extremamente técnico, faz o be-a-bá, sem arriscar muito e está sempre na ponta. Já foi muito debatido no Bla blá Gol que seu estilo lembra muito um de um francês, um tal de Alain Prost. Essa temporada veremos um Alonso diferente. Certamente mais arrojado, tirando leite da pedra, literalmente. Destaque-se que Alonso, como se sabe, é atualmente quem melhor saber ajustar carros na F-1. Tá, lá vem a graçinha de que com espionagem é fácil… Mas o espanhol é especialista no tema. A tendência é a Renault crescer muito. Estou curioso para ver como o espanhol vai guiar.

Nelson Ângelo não tem como me decepcionar essa temporada. Por quê? Simplesmente porque não espero nada dele. Não me entendam mal. Esse sim tem cara de campeão mundial, diferente do Massa. Só que este está sendo assessorado por um mestre dos bastidores e dos bólidos, apenas o tri mundial Piquet. A carreira do brasileiro vem sendo estratégicamente montada. Rivalizou há dois anos com Hamilton o título da GP2. Depois virou piloto de teste da Renault. Ganhou experiência, contato com o F1, provou ser veloz e agora está correndo numa escuderia que tem um carro de médio para bom, com um bi-campeão como companheiro, ninguém esperando um embate direto entre os dois. Alonso aprendeu no ano passado que isso não ajuda e Nelson já adotou um discursso de respeito e calma pelos resultados. Esse sim vai longe.

Willians vem com Nico Rosberg, bom piloto, sempre constante, que terminou em 9º ano passado. Nakajima é Nakajima, apesar dos elogios ao japonês, pelo menos de cara, não dá para levar à serio.

A BMW, que surpreendeu ano passado, luta para continuar crescendo e tem bons pilotos para isso. Heidfeld ficou em 5º e o Kubica em 6º. Se o polonês voador estivesse na McLaren seria certeza de show na pista..

No grupo “C” estão Toro Rosso, Red bull, Toyota e Honda.

Coloco a Toro Rosso, para espanto de alguns, como “A” equipe que vai surpreender esse ano. O jovem alemão Vettel, de 20 anos, é daqueles que está começando muito jovem, ganhando rodagem e que um dia vai estar nas equipes grandes. Voa baixo. Substituiu Kubica ano passado após o acidente do polonês. Mostrou maturidade e velocidade. Quando correu, brilhou. Olho nele. Seu companheiro é um estreante que merece respeito e atenção. O francês Sebastien Bourdais é apenas 4 vezes campeão do mundo da fórmula mundial, aquela lá dos Eua. Já foi campeão da fórmula 3 francesa e da formula 3000. Os franceses depositam suas esperanças nele e sonham em ver os bons tempos de Prost de volta. Vem credenciado e, se o carro deixar, vai fazer bonito.

A Honda com uma decadência espantosa nos últimos 2 anos (será o Rubinho?) só tem uma obrigação na temporada: ficar na frente da Super aguri, sua prima (subsidiária). Destaque para Barrichello que vai quebrar o recorde de número de GPs. De quem era o recorde anterior? Ricardo Patrese. Acho que vai sobrar só isso ao Rubinho mesmo. Engraçado que eu sempre dizia: Ricardo quem? Agora vai ser: Rubinho quem?

A Toyota vem com o destaque de Timo Glock, atual campeão da GP2. Pode fazer bonito.

Red Bull vem para ficar na zona da 10º colocação com o veterano Coulthard e o me-engana-que-eu-gosto-Mark-Webber (que sempre voa na tomada de tempo com o carro leve e depois vai lá para baixo..)

No grupo “D” estão Super aguri e Force India.

Sato e Fisichella que já tiveram melhores dias e vão penar pelas duas equipes..

A proibição do controle de tração vai fazer com que a corrida fique muito mais emocionante, com mais ultrapassagens, mais erros.. Quem se adaptar mais rápido nas entradas e saídas de curvas vai se dar muito bem. A sensibilidade no pé direito vai ser essencial e diferencial. É a volta da valorização do talento!

P.s: Será que o Alonso vai voar na hora da largada sem o Controle de tração como fazia nos anos anteriores?

P.s2: Gaburah, sei que estive ausente e você sentiu minha falta. Mas não se preocupe não, agora voltei para ficar e escrever diariamente!

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

18 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

18 Comentários para “Palpites para o GP da Austrália”

  1. Gaburah
    14/03/08 - 18:20

    Puta merda… Pablo agora é autor…
    Só é pena que ainda não é possível escutar as vozes finas dele e de Lincoln na hora das discussões que VÃO acontecer.

    Responda a este comentário

  2. Pablo Martinez
    14/03/08 - 18:21

    heuaheuaheuhae

    Eu não discuto, apenas dialogo…

    Responda a este comentário

  3. Rafael
    14/03/08 - 19:05

    Na Ferrari ou McLaren é mole. Tb queria ver o Kubica numa equipe grande. Ele parece ser muito bom piloto.

    Vamos ver se Alonso é bom mesmo agora sem estar nas equipes de ponta. Espero que ele apronte alguma mesmo.

    De Piquet vc tem razão, não se pode esperar muita coisa. Mas tb ele não pode fazer feio demais.

    Dos 4 favoritos acredito que vencerá aquele que dispuser do melhor carro. Mesmo sem o controle de tração acho que vai prevalecer a máquina. O bom de agora é que parece que as Ferrari e McLaren estão equilibradas.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    14/03/08 - 19:20

    Eu acho que Piquet, Alonso e Hamilton fazem o pódio.

    Responda a este comentário

  5. Robinson
    14/03/08 - 19:22

    Quando o Alonso foi bicampeão, a Renault não era lá grande coisa e ele soube criar uma equipe vencedora. Ele é bom e a médio-longo prazo a equipe francesa vai chegar nas rivais.

    Os primeiros treinos livres mostraram diversas rodadas. Na pré-temporada não foi um fato muito comentado, mas na hora do vamuvê… a turma está errando bastante sem o TC. Além do que o traçado de Melbourne tem aderência sofrível nos primeiros dias de atividades. Podemos ter surpresas, boas e ruins no grid.

    Sobre o Piquet, paciência. Ele é talentoso e está nas mãos de um cara chamado Flavio Briatore, que sabe muito bem lapidar um campeão quando tem boa matéria-prima. Vai ser emocionante ver aquele capacete novamente na F1.

    Vai começar!!!!!!!

    Responda a este comentário

  6. Pablo Martinez
    14/03/08 - 19:43

    Também estou ansioso Robinson!!

    Acho muito difícil pódio do Nelson Angelo nessa primeira prova e nas próximas… Nos treinos o carro da Renault não estava bem, o piloto teve problemas com o câmbio.

    Como assim Serginho, você simplesmente excluiu a Ferrari? hehehe Isso tá mais para torcida que qualquer outra coisa… hehehe

    Concordo com você Robinson, com o Briatore, o Piquet pai e um bom carro da Renault, O Nelson Ângelo tem tudo para ser o próximo brasileiro a se sagrar mundial na categoria. Para mim, ele chega lá antes que o Massa…

    Responda a este comentário

  7. Rafael
    14/03/08 - 19:46

    To indo, se juntar a cabeçada pra ver a corrida amanhã em algum lugar, me avisem.

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    14/03/08 - 19:51

    O Piquet é torcida minha mesmo. Eu excluí a Ferrari porque acho que com as novas regras, o piloto é quem vai decidir as corridas, pelo menos nesse início, e pra mim, os dois melhores pilotos, disparados, são Alonso e Hamilton.

    Responda a este comentário

  9. Serginho Valente
    14/03/08 - 19:52

    Isso sem falar na estratégia durante as corridas, Ron Dennis e Briatore também são os melhores.

    Responda a este comentário

  10. Victor
    14/03/08 - 21:12

    Eu há bastante tempo estou meio bolado com esse discurso de Piquet Pai/Piquet Filho de aproveitar o bi-campeão e pegar experiência, temporada para aprender, etcetera, etcetera, etcetera.

    Nós não sabemos de fato se a Renault tem bala para chegar na Ferrari e McLaren. Talvez Piquet Pai não confie tanto também na Renault, e já imaginando que o carro não dará condições para o filho ser campeão mundial neste ano, está jogando essa para enrolar neste ano em que o filho não deve disputar com Ferrari e McLaren.

    Eu duvido que se se Nelson Ângelo começar com pódio nas três corridas, que o pai vai começar a encher a banca do filho nos bastidores.

    A sorte é que Alonso é filho de Briatore. Porque se caiu na pilha de Hamilton, imagina de Piquet.
    E lembro bem que com Piquet não tinha essa porra de 2º piloto, e ele prefere que o filho dele abandone a F1 do que ser um novo Rubinho.

    ****

    Para mim, o finlandês é favorito ao bi.

    Quanto a corrida, passo. Não faço idéia.

    ****

    Ah… o problema do Piquet é se ele colocar os pontos dele do Detran no nome do filho e o mesmo perder a Super-Licença.

    Responda a este comentário

  11. Lincoln
    15/03/08 - 1:03

    essa foto me lembrou album de figurinhas de quando era criança com capacetes dos pilotos, escudos, fotos das pistas e etc

    Responda a este comentário

  12. paulo affonso
    15/03/08 - 1:16

    Que volta do Kubika!!!!

    Responda a este comentário

  13. Fabinho
    15/03/08 - 2:38

    1- Eita, a foto lembrou as figurinhas mesmo. Eu sempre parava de comprar pra completar os álbuns de futebol.
    2- Os carros sem controle de tração vão mostrar sim quem é piloto e quem acerta o carro bem. Há casos de pilotos que se deram bem porque eram bons em um dos quesitos. O Senna fazia as duas coisas.
    3- A volta do Kubica calando o Galvão foi do c*(¨& mesmo. Mas ainda teremos que esperar alguns GPs pra ver como vai ficar a bagunça. Sem o controledetração, nossos parâmetros mudam, estávamos mal-acostumados. Em cima da tecnologia, até o Damon Hill foi campeão!
    4- Quem for ver a corrida com cervejagelada, convide.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    15/03/08 - 2:58

    Lincoln ou PA tem de liberar a “redação” para vermos a corrida!!!

    Responda a este comentário

  15. Lincoln
    15/03/08 - 9:48

    infelizmente hj a redação localizada no pe pequeno esta interditada :P

    Responda a este comentário

  16. Rafael Zito
    15/03/08 - 17:30

    Teremos mais um ano com apenas McLaren e Ferrari??
    Infelizmente acho q sim! Estava torcendo pra q a renault conseguisse ficar com o carro no msm nivel pro ALONSO provar pra todo mundo q ele eh bem melhor do q o hamilton

    Torcer pro Massa!!! Ele soh precisa parar de oscilar na temporada… Raikkonen ganhou pela regularidade, Massa precisa ser assim.

    Fim de semana com dois clássicos tradicionais em SP… Derby Campineiro e o Choque-Rei. http://www.esportejornalismo.blogspot.com

    Responda a este comentário

  17. paulo affonso
    15/03/08 - 22:42

    Victor e galera,
    Hoje não vai dar pra rolar aqui pq to cansado a vera. Amanha vou trabalhar. Espero as perolas do Galvao amanha.

    Responda a este comentário

  18. Victor
    16/03/08 - 4:26

    Galvão mandou pelo menos uma que a gente riu à vera. Só que pergunta se eu lembro…

    Espero que Pablo lembre.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário