Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Vasco não é Carlos Alberto

August 8th, 2010 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2010, Vasco, Vitória.

Questionado sobre quantos jogos por rodada no Brasileirão são bons, respondi sem titubear: 10 (aproveitei para espezinhar a fórmula do campeonato, que não condeno, mas busco entendê-la).

10.
Mas desses, só dá para ver no máximo 3 se você não for ao estádio.
Na derradeira rodada do campeonato, será apenas 1. Apenas duas torcidas verão o que decidirá o título caso este seja decidido na última rodada.

A exibição vascaína contra o Vitória no 2º tempo comprova isto. Qualquer jogo de futebol honesto é bom. Pode ser chato, mas é bom. Cada um tem sua história. Para aproveitá-los em sua plenitude, deve-se entender as regras tácitas do esporte e certamente, envolver-se de alguma forma com a partida em questão. Não é por falta de qualidade técnica que não gosto das partidas entre clubes europeus. Apenas não me envolvo.

O verdadeiro Vasco x Vitória começou quando Carlos Alberto, refugo de Fluminense, Porto, Corinthians, Fluminense de novo, Werder Bremen, São Paulo e Botafogo emporcalhou seu time com uma idiotice.

Emporcalhou não, porque o Vasco, sem este personagem do futebol carioca que daqui não sai pelas suas limitações técnicas e mentais, foi brioso e deu uma aula de como se defender por 45 minutos. O Vitória por mais que rondasse a área cruzmaltina não levou perigo.

PC Gusmão, que moldou um Ceará defensivamente forte, pelo visto implantará esta filosofia no Vasco. O bizarro capitão vascaíno propiciou uma bela amostra de que isto pode funcionar.

Destaca-se no 2º tempo a atuação de Fagner que pela direita desafogava o Vasco, e as alterações de PC colocando providencialmente Eder Luis e Fumagalli que foram bem sucedidos em fustigar a defesa adversária, inibindo os baianos de partirem para uma pressão desvairada e inconsequente ao final da partida.

Ainda que o Vasco tenha cortado um dobrado para conquistar 3 pontos nesta partida (o que a efusiva comemoração da torcida ao fim da partida corrobora), em médio e longo prazo a expulsão de Casalberto será benéfica ao time.

Pensando bem… em curto prazo também. Afinal, pelo que consta a regra, há suspensão automática de uma partida…

Estou feliz dele não jogar a próxima partida. Eu que já vi grandes craques que passaram pelo Vasco não consigo ver a torcida cruzmaltina apoiando-se neste limitado jogador (sem condições de dizer atleta) como tábua de salvação para falta de ídolos e títulos. Quanto menos ele jogar, melhor para o time da Colina.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

70 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

70 Comentários para “O Vasco não é Carlos Alberto”

  1. Renan Canuto
    9/08/10 - 1:25

    E eu que tanto enalteço a maturidade (?) de Carlos Alberto… vou deixar esse assunto pra lá e comentar sobre o jogo.

    Como acontecera no jogo contra o Flamengo, o Vasco, de novo, teve seus melhores jogadores esgotados no segundo tempo – Felipe e Zé Roberto. E com a expulsão tola de Carlos Alberto, deixando o time, naturalmente, com 1 a menos, o que se viu foi uma entrega impressionante de todos os jogadores vascaínos na segunda etapa, com destaque para Fagner, que se aventurou muito no ataque. Se ele tiver uma sequência de jogos e manter o nível de atuação de hoje, a lateral-direita, enfim, estará bem servida.

    Já na esquerda, outra boa surpresa: Max, além do passe pro gol, apareceu bem em alguns momentos no ataque, fez bons desarmes, enfim, não se intimidou, coisa que aconteceu com o outrora titular Carlinhos.

    Para registro: os cambistas continuam agindo livremente no entorno de São Januário. É possível ver AS MESMAS CARAS de sempre oferecendo ingressos por valores absurdos, sob total vista grossa da PM. Nenhuma novidade, claro.

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    9/08/10 - 8:44

    Começo a entender toda essa identificação que o Casalberto nutre pelo Vasco.

    Via de regra, suas expulsões são SEMPRE infantis. TÃO infantis que parecem até PROPOSITAIS. Senão, vejamos: algum vascaíno interessado (tipo André Bona ou Serginho – este último não tem tanta paciência) poderia fazer as estatísticas e observar o índice de aproveitamento do jogador, que até onde me lembro, passa a maior parte do tempo OU SUSPENSO OU NO DEPTO. MÉDICO.

    Interessante, né? Haja identificação… Há quem goste, mas há quem ache esperteza

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A identificação passa por fazer merda e ser aplaudido por ela.

    Sem dúvida, não tenho força de vontade suficiente para fazer estatísticas. Ainda mais sobre Carlos Beluga Alberto.

    Responda a este comentário

  3. Alexandre N.
    9/08/10 - 9:17

    Taí um jogador que tinha tudo pra ser um grande craque em nível mundial. Recurso técnico pra isso ele tem, só faltava mesmo o recurso principal: A inteligência emocional pra saber como levar a carreira pra frente. E pelo visto, isso ele não vai conseguir nem tão cedo…

    Responda a este comentário

  4. Bender
    9/08/10 - 9:39

    Eu ainda não vi 1 (UM) jogo bom nesse campeonato. Talvez se eu assistir um jogo do Fluminense…

    Muito fraco o jogo do Corinthians e Flamengo (aquela camisa não é Flamengo). Ruim demais! Passa a impressão que é questão de tempo o Timão cair na tabela e o Flamengo brigar no Z4.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    O Saulo reclama tanto do Joel. Mas ontem, o que o Adilson Batista fez foi realmente digno de nota. Tirou o Dentinho por lesão e colocou um volante em campo, fazendo com que o meio campo Corinthiano estivesse abarrotado de volantes. A sorte do Corínthians foi que o Elias sabe jogar bola…

    Responda a este comentário

    saulo

    Sorte mesmo o Corinthians jogar contra o Kléberson.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas você elogiava tanto a qualidade do passe dele.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, quando tudo vai bem, todos são bons. Quando as coisas não estão indo muito bem, tudo o que era bom vira um grande monstro de merda. Coisas da vida, né Sêo Saulo? rs

    Responda a este comentário

    saulo

    Tecnicamente Kléberson foi bom jogador. Apenas o maior problema dele é o desinteresse em campo, apenas isso. Quando participa um pouco da partida, faz boas jogadas. Talvez o fato de ser envolvido na troca mal sucedida com o Gilberto Silva, tenha afetado.

    Responda a este comentário

    Bender

    O Corinthians não vai se sustentar. Quando Ronaldo voltar a vaca vai pro brejo.
    Elias joga bola, mas não é suficiente.
    Posso estar influenciado pelo jogo de ontem, mas como que um time que aspira o título não faz 2, 3, 4… gols naquele Tabajara que jogou ontem (e quase sofreu o empate no final).

    ****

    Sobre o “Flamengo”, nada a comentar. Não é um time. Vão continuar achando que Val Baiano e Borja vão um dia fazer gols.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Meu comentário na realidade foi uma crítica (tanto ao AB quanto ao Saulo! hehehehehe…). Realmente o Corínthians vai ter uma queda, mas mais por causa do desconhecimento do treinador em relação aos jogadores. Situação parecida está acontecendo com o Cruzeiro.

    Seguem, na escala, os faotres que vêm ajudando aos dois primeiros colocados: Sorte (Flu) e as arbitragens (Corínthians).

    Responda a este comentário

    Yuri

    Se acabar em menos que sétimo lugar (colocação que previ no início) e conversamos. Até lá, assiste os jogos ou não fala do que não sabe, monotítulo.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Dos quatro jogos do Corínthians que assisti até agora, os quatro foram influenciados pelas arbitragens a favor do Corínthians (inclusive o Corínthians x Flu).

    Responda a este comentário

    Yuri

    Cite.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Corínthians x Atlético-PR: O pênlati marcado a fgavor do Corínthians onde Souza se jogou dentro da área;

    Corínthians x Flu: O impedimento INEXSITENTE do Fred, além de um pênalti a favor do Flu não marcado;

    Corínthians x Grêmio Prudente: Pênalti não marcado a favor do Grêmio Prudente, onde Ralf derrubou Wesley. E este foi feio de se ver;

    Corínthians x Inter: Pênalti marcado a favor do Corínthians, no lance onde Sorondo encosta o braço no Danilo e ele se joga na área. Merecia um Oscar pela atuação.

    Não vou incluir aí Corínthians x Palmeiras por que o juiz errou para os dois.

    Quer mais algum exemplo?

    Responda a este comentário

    Yuri

    Agora prova, pois não me lembro desses lances, não. Lembro do Corinthians sendo prejudicado, somente. Prova.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Memória seletiva é realmente algo interessantíssimo.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Ei, tu não tinha visto só QUATRO jogos??? Como citou quatro e ainda um QUINTO (o do Palmeiras, onde supostamente errou pros dois lados). E ainda ofereceu MAIS EXEMPLOS??

    Como se detecta um mentiroso…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    E aonde está a mentira? Foram listados quatro jogos, é tudo uma questão de saber contar:

    1 – Corínthians x Atlético-PR;
    2 – Corínthians x Fluminense;
    3 – Corínthians x Grêmio Prudente;
    4 – Corínthians x Internacional.

    O jogo contra o Palmeiras eu mencionei mais por que lembrei do SEU comentário sobre o mesmo jogo. E qual a diferença faz a menção deste jogo?

    Responda a este comentário

    Yuri

    Prova os quatro, então.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Ronaldo voltar… hahahhahhahahahhahahhahah, essa é boa.

    Responda a este comentário

    Bender

    Prepara-te.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Prepara-te tu, com Val Baiano na frente.

    Responda a este comentário

    Bender

    Minha vantagem é a não-ilusão.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Não me iludo com Ronaldo. Ele que fique eternamente sendo manchete e treinando, ponto. Ele não vai voltar enquanto não puder andar, só rolar. E voltando, não joga nem 1/3 dos jogos faltantes.

    Já falei: Corinthians acaba campeonato abaixo de SÉTIMO e aí sim, me iludo (previ sétimo e comentei aqui). Até lá, conversinha.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Leandro Amaral vem aí…hahahahaha

    Responda a este comentário

    saulo

    Posso arriscar, Leandro Amaral vai queimar muita língua por aí.

    Responda a este comentário

    saulo

    Com um meio campo sem criar, Adriano e Love ficaram a ver navios.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Acostume-se com A.B. tirando 2 atacantes no fim do jogo pra colocar 6 cabeças de área.

    No Cruzeiro dava certo porque os caras sabiam jogar. No curintiã, nao sei.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Curintiã não, Matheus SANTANA.

    Nomá, na lata: THIAGO HELENO. Discorra.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Matheus Santana é foda!

    Cês tão n’agua, meu querido. Na verdade, não sei, porque o cara é atleticano e podia não se doar no Cruzeiro.

    Mas só jogava aqui porque A.B. adorava ele. Não se surpreenda se ele barrar Chicão. E isso não vai ser bom.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Empresário dele é amigo do AB?

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não sei, pode ser.

    Não me preocupo muito com isso.

    Mas ele não é jogador pra ser titular em time nenhum. Mas no do Adílson, ele é.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Inevitavelmente, os técnicos sempre darão alguma ajuda pra algum empresário. Esquentar a cabeça com isso é perda de tempo.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Pode crer.

    Mas que é duro aceitar um T. Heleno titular com 2 zagueiros melhores, isso é.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    O lance é que todo técnico tem um jogador que é de sua total confiança. Mesmo que haja no elenco um jogador muito melhor que ele, o ténico sempre irá dar preferência pro “bruxo” de sua confiança.

    Não à toa, nós tricolores tivemos que engolir PerYgor na campanha da Lbertadores. E a parte mais infame desta história toda foi que o Fluminense poderia ter contratado Fabinho (este que joga pelo Cruzeiro) que na época jogava na França, mas o grande técnico Renato Gaucho resolveu repatriar aquela coisa que estava no futebol norueguês.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas o cara de confiança do A.B. é o Paraná. E, logo depois, o Henrique.

    T. Heleno não dá.

    Ainda mais que, um cara que soube montar um time bom e que tinha o ótimo L. Silva, um verdadeiro achado, na zaga, com Caçapa e Martinelli como opção (antes do Martinelli ir pro Vasco), não precisa de T. Heleno.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Mas isso é um conceito seu. Você juntou várias “provas” pra pode chegar a este conceito. Da mesma forma que o AB tem os conceitos dele. Essa é a complicação da coisa. A única coisa que nos resta a fazer é torcer pro perna de pau se machucar pra que ele não seja mais usado. rsrsrsrsrs…

    Um outro exemplo legal é o fato de eu estar sendo chamado de corneteiro, portador das trombetas do apocalipse, etc, num site de um grupo político tricolor só por estar reclamando da forma como o time vem joganbdo atualmente. Pra algumas pessoas, basta o time ganhar, não importa como. Agora, tenta mostrar pra elas que a coisa não é bem desse jeito? rs…

    Responda a este comentário

    Matheus

    Bom, só tentei alertar o Yuri.

    Sabe quando você tem certeza de que vai dar merda?

    Com ele é assim.

    Responda a este comentário

    Victor

    Concordo com tua afirmação. O time está ganhando não imuniza ele das críticas.

    Só que eu acho que o Fluminense está jogando bem.
    E vou além, acho que vai melhorar.

    Tenho evitado escrever jogo a jogo, porque é comum acabarmos nos perdendo nas nossas verdades de momento e não olhar direito para o todo (muito embora, esse palpite no calor do momento seja um bom termômetro).

    O que tenho percebido é que o Muricy ainda está fazendo testes, tanto que mesmo com o time ganhando e bem na tabela, tratou de resgatar jogadores no limbo (Julio Cesar e Cassio), levar para o banco que estava em bom momento (Marquinho), subindo gente nova (Fernando Bob) e até mesmo dispensando quem não devia ser aproveitado, mas foi testado (André Lima).
    Esses são exemplo mais evidentes.

    Parece que o cara está armando um arsenal para o campeonato e usar o elenco.
    Não duvido nada que na cabeça dele, o 4-4-2 com os titulares fosse “O” esquema, como foi contra Avaí e Atlético-MG fora de casa. Mas por outro lado, o cara tem certeza que em 38 rodadas, quantos jogos ele não vai contar com os titulares? Pode arriscar grandes vitórias e pequenas derrotas. Isso é bom para o Santos na Copa do Brasil, ou perfeito para um time não ser rebaixado ou quem sabe beliscar uma Libertadores… quem sabe.
    Mas para ser campeão, não pode perder para tentar 3 pontos. Nem fora de casa. E o que me indica é que o 3-5-2 deve homogeneizar as perdas de jogadores durante o campeonato.

    Esse é meu palpite.

    E, aí sim, acreditando que o cara tem a consciência do uso do 3-5-2 com todas as suas contra-indicações, estou vendo um Fluminense muito bem centrado no que tem de fazer, mesmo que seja um time que passa a maior parte do jogo com 10 na defesa.
    É de se lembrar que o ataque do Fluminense (aí eu coloco substitutos como Washington por Fred e os laterais, que são jogadores que posso considerar atacantes eventuais) tem estado bem eficiente. Confiar em fazer um gol por jogo sem correr riscos defensivos é muita coisa.

    ****
    Particularmente, eu não gosto do 3-5-2 com os zagueiros do estilo do Flu, porque me dá medo ver a bola saindo dos pés de André Luis e Leandro Euzébio. Mas quem sou eu para falar alguma coisa diante do Muricy, ainda mais que eu acho que o esquema adotado por ele está sendo bem executado e pode melhorar.

    Só acho que a casa ruiria se ele perdesse o Conca. Mas aí, faria falta em qualquer esquema. Só na Seleção Argentina que ele não faz falta…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Concordo com você. O time realmente está bastante eficiente, melhor, o time está bastante pragmático. O Muricy tem que fazer os testes dele? Sim, é claro. Mas há momentos onde o panorama do jogo é tão favorável ao tricolor jogando em outro esquema que não o 3-5-2 que as vezes passamos um sufoco danado desnecessariamente.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    TH teve uma fase boa, fazendo dupla com Espinoza. De fato não teve um 2009 muito bom, mas não é essa água toda que pintam não. Tem o filme queimado em Minas por causa de golo e farra.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não via hora dele ir embora.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Segundo o Adilson, melhor zagueiro do elenco. Melhor tempo de bola, boa recuperação, etc..

    Vai saber… e essa historia de ser atleticano, hehe

    Responda a este comentário

    Matheus

    Essa história de atleticano é de Sete Lagoas.

    Uns parceiros meus diziam isso logo quando ele surgiu.

    Coisa de meter camisa da Galoucura e aparecer em festa de funk por lá.

    E que sempre foi mal elemento. Hehehehe. Mas isso ele já tem cara.

    Responda a este comentário

    Marcus Oliveira

    Corinthians nele, ora.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Hoje não precisa ser marginal prá jogar aqui… temos Dentinho, Bruno César… gente que toma Nescau com pêra.

    Saudosos os tempos de Rincón, Vampeta, Marcelinho… quadrilha foda. Era bala no coldre e bola na rede.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Aí é foda… Galoucura é amiga da Mancha… TH, se vier, deverá receber um TROTE da Gaviões prá num fazer merda.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Valeu. Mas eu me preocupo sim, pois começa com um reserva, depois um volante, quando vc vê, o time todo tá zoneado e todos ficam chamando o treinador de burro. Burro nada.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    A dupla Elias e Jucilei acabou com o jogo, jogaram muito. Primeira vez que vi o Jucilei, pareceu muito bom jogador.

    Pet estava mal, com ele desse jeito, o Flamengo se complica de vez.

    Responda a este comentário

  5. Serginho Valente
    9/08/10 - 10:50

    Que líder! Que capitão! Sinceramente, que pegue 4 meses de suspensão.

    Que identificação! É de chorar ver a torcida vascaína saudando efusivamente aquele imbecil depois dele, mais uma vez, prejudicar o time. Por mim, a baleia não ficava nem no banco.

    PC Gusmão errou, e vai errar sempre que deixar o Jonathan no banco pra um cetáceo ser expulso em seu lugar.

    E continuou errando ao colocar FUMAGALI, com Jonathan no banco, Nunes também seria bem mais útil. Como já tinha errado ao preterir o garoto e colocar Éder Luís, que até parece ser bom jogador, mas está fora de forma.

    Aliás, ridícula a comemoração da torcida ao atingir o brilhante 11º lugar após um sufoco e a vitória mínima dentro de São Januário.

    Para não dizer que foi só tristeza, a defesa parece estar se acertando mesmo, Zé Roberto teve mais uma boa atuação, Fágner foi muito bem, e Felipe melhorou um pouco mais. FELIPE sim, é o cara. É ele quem pode levar o Vasco a algum lugar.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    De acordo com o meu chefe, que foi ontem à São Januário assistir ao jogo, a tocida estava querendo era pegar o Casalberto de porrada.

    Tanto que, terminado o jogo, o pai do jogador pegou o carro dele e colocou praticamente dentro da vestiário pra que ele não tivesse contato com a torcida.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bom, na transmissão da tv a torcida em peso gritou o nome dele, parecia até que o cara tinha feito um gol.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Aquilo alí foi a reação das organizadas (que apoiam alguns jogadores por qualquer idiotice). O pessoal “independente” estava mesmo era revoltado com o jogador.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Pessoal “independente” pega jogador na porrada?

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    De acordo com o meu chefe (nunca fui a São Januario, então confio na palavra dele), o setor das cadeiras dá acesso à saída dos jogadores. Pelo menos, foi isso que ele deu a entender sobre a situação.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Mas pessoal “independente” pega jogador na porrada??

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Acho mais fácil o Carlos Alberto pegar na porrada quem freqüenta as sociais do que o inverso. E mais, nunca vi esse acesso aberto em dia de jogo.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, estou só repassando a informação que obtive sobre esta situação. A princípio, era mais pra enriquecimento do que contatação de alguma coisa. Se você quiser, te dou o contato e você discute isso com ele… rs

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não precisa, de qualquer jeito já é um alento saber que não estou tão sozinho no mundo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Serginho estava nas primeiras reuniões do ANTEPROJETO de São Januário onde não constava tal acesso.
    Como não aceitava que NOVATOS, como o menino Niemeyer, interferissem com pitacos, largou o projeto e não soube das alterações.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Esse menino sempre foi muito abusado.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Aí exagerou. Niemeyer começou como jardineiro… quem vc acha que CARPIU o Jardim Do Éden??

    Responda a este comentário

    Yuri

    Niemeyer projetou o andador do menino Deus.

    Responda a este comentário

    Renan Canuto

    Serginho, entendo perfeitamente sua indignação com alguns pontos do time, principalmente com relação ao Carlos Alberto. Mas dizer que é ridículo ver a torcida comemorando o resultado final com tanta alegria é demais, não? Pega leve, pô. A euforia não foi pela posição que o Vasco subiu, e sim pela forma como a vitória foi conquistada. É inegável que todo o time se entregou em campo e, embora PC tenha mexido mal (concordo com você), o Vasco venceu mesmo com 10 em campo durante TODO o segundo tempo. Foi por isso que a torcida comemorou daquela forma.

    Outra coisa: eu estava no estádio e constatei que a FJ em especial aplaudio a merda que CA fez, mas outra boa parte do estádio vaiou e xingou o capitão.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não consigo ver heroísmo nenhum nessa vitória, nem razão pra tal comemoração. O Vasco fez sua obrigação, até merecia aplausos, mas comemorar daquele jeito só mostra o quanto vascaínos estão carentes.

    Ótimo que no estádio a reação tenha sido diferente do que a TV mostrou, fico menos envergonhado. Aliás, parece que a diretoria resolveu dar uma chamada, finalmente, no capitão. Resta saber se, sendo repreendido, o “amor” continua.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Bom, se não me falha a memória, ele já foi repreendido algumas vezes pelo Dorival no ano passado, correto?

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não que eu me lembre. O discurso era de que ele era perseguido pela arbitragem.

    Responda a este comentário

  6. Robinson
    9/08/10 - 17:07

    Por isso o Mourinho declarou que o Carlos Alberto é um dos maiores desperdícios de futebol que ele já viu na carreira.

    Ele nunca vai tomar jeito. Capaz de fazer isso até no showbol.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário