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O show de Button no GP da China

April 21st, 2010 por | Categorias: Fórmula-1 2010.

Batam palmas para o campeão. Pragmático, Jenson Button apostou certo em não trocar seus pneus slick apesar da chuva que caía, parava e voltava a cair em Xangai. A maioria dos pilotos colocou intermediários só para os substituírem novamente voltas depois por outro jogo de slicks. Button conseguiu sua segunda vitória no ano e agora lidera o campeonato. Ao seu lado no pódio estava Lewis Hamilton, piloto que atualmente se especializa em corridas alucinantes e salpicadas de alguma polêmica, como o estranhamento com Sebastian Vettel na saída do pitlane. O certo é que ele ultrapassou Deus e o mundo e de tudo que foi jeito, incluindo o atordoado Michael Schumacher além de passar Vettel e Sutil em uma mesma manobra.

Essa é a McLaren. O desempenho dos dois pilotos, que foi  de altíssimo nível,  pôde ser confirmado ao fim da corrida quando a imagem da TV mostrou seus jogos de pneus intermediários com nada além de vestígios de sulcos,  a despeito da pista extremamente molhada naquele momento. Para aqueles que pensam que uma equipe deve ter um primeiro piloto e um bucha de canhão, está aí a melhor resposta. Button e Hamilton deram um show de pilotagem e fizeram valer a madrugada acordado. A dobradinha afirma o British Team como sério contestador da supremacia da Red Bull.

A equipe da latinha arrasou na classificação, porém na corrida, foi uma tragédia. Tanto o pole Vettel quanto Mark Webber que largou ao seu lado tiveram dificuldades para se encontrar na pista, e o resultado foi uma queda vertiginosa na tabela de classificação: o alemão agora é quinto e o australiano, oitavo.

Na equipe dos latinos, a controvérsia deu o tom em Xangai, em função de uma ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Felipe Massa na entrada dos boxes, sobrando meia Ferrari do brasileiro passando pela grama na manobra. Pilotos e cartolas afirmam que não há nada de errado na relação interna, mas o problema é que quando se trata de Ferrari… não sei mesmo de onde a imprensa tira que se um piloto de vermelho ultrapassa o outro, há crise no ar. Não dá. Massa errou mesmo, Alonso se aproveitou e passou. O problema é que o brasileiro teve que esperar a troca de pneus do espanhol, que acabou fazendo uma corrida muito melhor que seu companheiro, mesmo tendo recebido uma punição por queimar a largada por um pentelhésimo de segundo. Paciência. Pior mesmo é que Alonso teve mais um problema de motor nos treinos e a BMW-Sauber estourou outro propulsor da Ferrari. Até onde eles vão durar, essa é a questão.

O time germânico está de cabeça para baixo. Melhor para Nico Rosberg. Ao invés de estar aprendendo lições com Schumacher, ele tem feito o companheiro comer poeira, principalmente depois de conseguir seu segundo pódio consecutivo e assumir (por enquanto…) a vice-liderança do campeonato. Enquanto isso, na sala de justiça, há um heptacampeão em apuros, sofrendo para chegar em décimo. Os resultados de Rosberg apontam uma melhora substancial no desempenho das flechas de prata, e de quebra, acendem as discussões sobre se o Schumacher não deveria ter continuado de pijamas. Se ele ainda não é o mesmo, pelo menos tem demonstrado a velha categoria na defesa de posições. Mas como ele acaba ultrapassado no final, a crítica é cada vez mais feroz.

Boas notícias vêm da Renault (a.k.a. Lada). Vitaly Petrov fez sua primeira aparição na zona de pontos com o sétimo lugar e Robert Kubica fez bonito novamente, chegando em quinto. A equipe deixa definitivamente a imagem de moribunda e se firma como a quinta força no campeonato, podendo ainda alçar voos mais altos.

McLaren x Mercedes GP

Daí para trás, quase nada é digno de nota. As mesmas dificuldades da Williams, que ficou no quase Q3 com Rubens Barrichello; da Toro Rosso, que nos primeiros treinos viu as duas rodas dianteiras do carro de Sébastien Buemi simplesmente ejetarem por conta da quebra de uma peça da suspensão dianteira; da BMW-Sauber, que continua desmontando os equipamentos antes do fim do GP por causa de seus pilotos que simplesmente não terminam uma corrida; das novatas, que continuam devagar e sempre – ou melhor, sempre devagar.

Depois de viajar pelo oriente, Fórmula 1 parte agora para a Europa. E quem imaginava uma disputa mais centrada em Ferrari e Red Bull, vê no momento a ascensão vertiginosa de McLaren e Mercedes. Em comum, os dois times usam o mesmo motor. Vamos lembrar que tanto Ferrari quanto Red Bull já sofreram com a confiabilidade de suas usinas. Se pensarmos em termos de Copa do Mundo, seria um autêntico Inglaterra x Alemanha, considerando a escalação dos pilotos e de boa parte da cúpula das equipes. Mais ainda: o duelo coloca em oposição duas ex-parceiras que ao terminarem a relação, ambas sustentam o discurso de “fui eu que terminei com ela”. Como o clássico Kramer vs Kramer, é o filho-motor que os mantém ligados. É o elemento que pode ser o trunfo contra os outros rivais.

Dia 09 de maio é o GP da Espanha, em Barcelona. Pista chata toda vida, mas quem sabe se chover…

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6 Comentários para “O show de Button no GP da China”

  1. Victor
    22/04/10 - 12:12

    1) Felipe Massa errou ao não porrar com Alonso ali na entrada dos boxes mesmo. Até então ele era um piloto que disputava o título com dificuldades inerentes ao esporte e a seu talento. Agora ele será o pele. Os dois pontos conquistados na prova não compensam a perda da competitividade para o resto da temporada.

    2) Essa corrida foi show de bola. Tanto que Galvão não tinha o que fazer por não conseguir acompanhar e consequentemente narrar os pegas e as ultrapassagens que se sucediam a todo o momento.

    3) Schumacher está parecendo Rogério Ceni contra Neymar (DISCLAIMER: claro, com as gritantes diferenças que as comparações exigem)

    4) Chega a assustar como mesmo um pentelhésimo de segundo faz tanta diferença como mostrado na largada de Alonso e das Red Bulls

    5) Que venha a turnê européia. Não cochilar (ou mesmo dormir) durante as provas será um upgrade considerável.

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    Robinson

    Massa perdera muito mais do que ganharia batendo no Alonso, ainda mais ali na entrada dos boxes. Ia ficar feio pra ele dentro da equipe e certamente seria aplicada uma punição pelos fiscais. Alonso serviu de escudo para Massa na Malásia mesmo tendo um carro mais rápido e nem por isso foi considerado capacho. A vida é assim mesmo.

    Sobre Schumacher: a comparação foi sensacional!!!!

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  2. Alexandre N.
    22/04/10 - 13:43

    Essa corrida deixou comprovado de vez que o Massa é um piloto de pista seca. Não chega a ser como o Prost, que era uma negação em corridas com pista molhada. Mas é fraco. E isso é inegável.

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    Robinson

    Bem colocado. O Massa deixa bastante a desejar em pista molhada, ao contrário de Alonso, Button, Hamilton e Vettel, só para citar os postulantes ao título. Ainda há outros.

    Mas o próprio Prost nos dá quatro grandes provas de que não é essencial gostar de chuva para ser campeão.

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    Alexandre N.

    Ok. Mas não podemos negar que o Prost, mesmo sendo uma negação e corridas na chuva, era um gênio, coisa que o Massa não é. Essa é a grande diferença.

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  3. Bender
    22/04/10 - 15:46

    Porra. Essas corridas na madruga não estão rolando pra mim. Vou ver quando começar a temporada das provas às 9 ou 10 da manhã.

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