Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O sentimento não pára, mas se despedaça

May 3rd, 2011 por | Categorias: Campeonato Carioca 2011, Flamengo, Vasco.

Começo este desabafo (idiotas vão encarar como choro) falando por mim e por uma imensidão de vascaínos: ninguém agüenta mais perder para o Flamengo em decisões!

Não vou me ater ao jogo, nem me agarrar a estatísticas e nem é preciso recorrer a elas quando se mistura mágoa, amor ferido e trauma. O vascaíno não agüenta mais ser motivo de chacota em quaisquer lugares que esteja por causa (não culpa) do Flamengo.

Ontem, num bar, antes mesmo do jogo decisivo da Taça Rio começar, já se ouvia o coro de vice, de freguês, entre outras provocações dos flamenguistas presentes. É saudável? Claro que é! Faz parte do folclore do futebol. O que não é normal, muito menos saudável, é a ausência de réplica dos vascaínos. Não se viu respostas à altura no entorno do bar – e a inferioridade numérica de torcedores não serve como desculpa. Tal fato resume bem a atual (e lamentável!) situação do Vasco, que muitos não reconhecem ou não querem enxergar pelo fanatismo: viramos coitados, penosos, vascaínos que não confiam no seu time – e isso nada tem a ver com o fato do nosso time ser superior ou inferior ao adversário.

Respeito muito o Lédio Carmona, um dos melhores comentaristas de futebol do país. Apesar de vascaíno, imagino que a imparcialidade dele tenha falado mais alto no seu texto sobre o clássico dos milhões. Mais alto que o sentimento, o que é admirável para um profissional de imprensa, que deve pregar sempre pela isenção nos comentários.

Porém, pouco importa (em minha opinião de torcedor sofrido) se o Vasco tem o melhor elenco montado desde 2002; pouco importa o fato de o Vasco ter tido um elenco mais ajustado que o do Flamengo no decorrer da própria Taça Rio; pouco importa o fato de o Vasco estar vivo na Copa do Brasil, onde as seqüelas da perda de ontem ficarão expostas nos jogos a seguir; importa menos ainda a possibilidade de o Vasco começar forte um Brasileiro, como há anos não se via. Certas coisas são muito grandiosas para o vascaíno – vencer o Flamengo, numa final, é ser bicampeão: prova de superação sobre os rivais e, acima deles, o Flamengo. Para o Vasco, todos são rivais. Mas o Flamengo é um rival elevado ao quadrado, está num patamar acima, invariavelmente. Não quero com isso incitar a violência e tampouco ver o Flamengo como inimigo. Apenas não ignoro a enorme rivalidade (sadia) entre os clubes, muito menos desmereço a grandeza do Rubro-negro.

Nos dias de hoje, lamentavelmente, ouço vascaínos torcendo para o Vasco não chegar a uma final com o Flamengo, com receio de final trágico, como têm acontecido nos longínquos últimos anos. Pode-se encarar tal comentário como covardia em se tratando de Vasco da Gama. Porém, o trauma das últimas finais torna isso compreensível.

Parece que, para ressurgir LITERALMENTE da fossa, do limbo, do ostracismo, é necessário vencer o Flamengo em uma final, seja ela qual for. Eu, honestamente, achava que isso poderia acontecer ontem – em finais anteriores, tinha pouca esperança, embora a paixão nos deixe cego às vezes.

O Vasco começou pessimamente o ano, ganhou reforços e um treinador aparentemente confiável. Ricardo Gomes começou a desenhar um time que vinha ganhando respeito, especialmente no cenário carioca. Não se pode dizer que tudo foi em vão. Mas a derrota de ontem foi mais dolorosa porque, embora o receio de finais contra o maior rival ainda exista fortemente no coração do vascaíno, parecia (pelo maior volume de chances perigosas criadas pelo Vasco) que o roteiro mudaria, que seria diferente, enfim. Amarga ilusão!

Era temerário enfrentar o Flamengo nas penalidades. O rival, como escreveu o Rica Perrone, não perde nos pênaltis, pelo menos num passado MUITO distante. O Vasco, entretanto, tem histórico negativo neste quesito. Também por isso, parecia que o Gigante da Colina sairia por cima, mudaria o roteiro e faria um novo final, embora, conscientemente, o medo de uma nova derrota existisse nitidamente na face de muitos que me cercavam no bar.

O final todos já conhecem. Rubro-negros comemoram, vascaínos lamentam – alguns choraram copiosamente e ainda buscam a cura para mais uma cicatriz. Outros, como eu, buscaram o silêncio no quarto de casa. O sentimento, que nunca vai parar, é de desolação, de receio, de medo de decisão. Está em pedaços. Efeitos que não condizem com a opulência do Vasco, mas que, inevitavelmente, se apossaram da imensa legião de vascaínos por causa dos últimos históricos. Malditos pênaltis desperdiçados!

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

87 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

87 Comentários para “O sentimento não pára, mas se despedaça”

  1. Gaburah
    3/05/11 - 13:08

    Eu repito aqui o que já disse em outro post: não há como um time ser campeão cobrando pênaltis como cobram Vasco e Botafogo (alguém incluiu o Fluminense na roda). O aproveitamento desses times é digno de piada.

    O mínimo que se esperaria de um profissional de futebol seria pelo menos acertar o gol… O Vasco ainda teve que aguentar o novo ídolo rubro-negro dizendo com todas as letras que os jogadores perderam as cobranças por medo ou respeito (a ele).

    Há quem ache que o lado escolhido para as cobranças não influencia o resultado. Não sou um desses.

    *****

    No mais, acho que a guinada que o Vasco deu na campanha do Estadual – saindo de uma campanha ridícula para outra excelente – deve encorajar os vascaínos.

    Apesar disso tenho a certeza que, fora o Fluminense, os representantes do RJ no Brasileirão são sérios candidatos a vexame caso não se reforcem.

    A coluna política cruzmaltina fica a cargo do André Bona com as participações sempre bufônicas de Saulo Paixão.

    Responda a este comentário

  2. Jorge Caldas
    3/05/11 - 13:20

    Renan, vc vai me desculpar, mas o caso do bar, pelo q pude perceber na última semana, era algo isolado. No trabalho, entre os amigos e até aqui no BBG o sentimento dos vascaínos era de confiança exagerada (taí o Bona como exemplo).

    Além do mais, o jogo em si, nos 90, foi uma m…, tendo o seu time criado as mais perigosas oportunidades. Concordo com o Lédio. O q mais importava nesse Carioca/Fluminense, eu acho, foi q vcs recobrassem a confiança no time, q foi perdida no início do campeonato. E isso vcs conseguiram, e bem.

    Enfim, não desanimem!! Palavra de rubronegro que cresceu vendo essa rivalidade como a maior do RJ (sem desmerecer aos demais).

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Jorge Caldas é um flamenguista diferenciado. Mas a ele aviso: Bona não é o melhor termômetro vascaíno por aqui (se é que há algum de qualquer clube que seja, hahahahahaha).

    Concordo contigo: o jogo foi péssimo e qualquer um podia ter saído campeão nos noventa minutos. Não é jargão, não. Nenhum dos dois foi superior em qualquer momento.

    A merda está no fato de que o framengo é um time preparado (e entendam esse preparado de todas as maneiras possíveis) para cobranças de pênaltis – fundamento básico em que, pasmem, seus co-irmãos fluminenses dão vexame.

    Vexame mesmo. Enquanto botafoguense sinto-me envergonhado em ver cobranças como aquelas praticadas pelo Botafogo na final da TG. Repetido o feito pelo Vasco na final da TR. Roubam a esperança e matam a vontade de torcer.

    O framengo é melhor? É superior? É o domínio? É meramente bom?

    Nem fudendo.

    Sabe bater pênalti, só isso. E foi o suficiente.

    Responda a este comentário

    saulo

    A merda está no fato de que o framengo é um time preparado (e entendam esse preparado de todas as maneiras possíveis) para cobranças de pênaltis – fundamento básico em que, pasmem, seus co-irmãos fluminenses dão vexame.

    É uma virtude um time ser mais preparado não apenas tecnicamente, pesa muito o aspecto emocional na cobrança das penalidades. O Flamengo apesar de não ter feito uma boa partida, tinha mais conjunto e regularidade durante todo o campeonato.
    Concordo sobre a confiança exagerada dos vascaínos, faz parte da reação espetacular do Vasco na Taça Rio. A diferença reside no fato da mudança de comando e a vinda de algumas contratações durante a competição. Diferente das afirmações sem embasamento do Serginho, Ricardo Gomes faz um ótimo trabalho. Pegou um grupo de jogadores em baixa auto-estima, mudou a composição tática e soube indicar com precisão as carências da equipe. O problema é alguns leigos entenderem que um treinador não faz milagres e precisa de tempo para trabalhar. Provavelmente fará uma boa campanha e vai ter menos pressões neste intervalo até o brasileirão.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Citei o Bona por ser o vascaíno mais atuante no blog ultimamente, além dele ter feito vários comments lembrando da rivalidade, ainda q “puxando a sardinha” pro lado bacalhoesco (como sempre faz). Se ele é ou não um termômetro para comparação, aí não sou eu q tenho q dizer.

    =========================================================

    Estou deveras emocionado. Primeiro pelo elogio gaburesco. Depois, por ver o Gaburah FINALMENTE escrever uma palavra alusiva ao Flamengo corretamente. hehehehe

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Emocionante mesmo é ver que pode sim existir vida inteligente em vermelho-e-preto, bicho. Parabéns ae.

    Responda a este comentário

  3. José Roberto
    3/05/11 - 15:39

    Sou flamenguista, amante de futebol, curto essa rivalidade sadia, pego no pé dos vascaínos etc. Quero, entretanto, registrar aqui minha admiração e respeito pelo autor do texto acima, que, embora vaicaíno, chateado, triste, em momento algum desrespeitou a Instituição Flamengo. Parabéns, rapaz! Sempre repeti aos meus amigos que o Fla sem o Vasco jamais seria tão grande e vice-versa. Lembro-me nesse momento do Alain Prost, na ocasião do enterro do Senna, afirmando que sem o brasileiro sua carreira seria sem sentido. Entre Vasco e Fla ocorre o mesmo. Não tem Bota, não tem Flu, rival mesmo é o Vasco. Pode ser que daqui a 50 anos as coisas mudem, mas, por enquanto, e desde muito tempo, esses dois, sim, são rivais duros de serem batidos. Nós, flamenguistas, sabemos que mais cedo ou mais tarde o Vasco vai nos vencer numa final (tomara que demore bastante). Valeu, camarada, que bom seria se todos os flamengusitas e vascaínos cultivassem essa fleuma. Um abraço!

    Responda a este comentário

    Bender

    registrar aqui minha admiração e respeito pelo autor do texto acima, que, embora vaicaíno, chateado, triste, em momento algum desrespeitou a Instituição Flamengo. Parabéns, rapaz! [2]

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Cara-de-pau: a gente vê por aqui!

    Responda a este comentário

    Bender

    Liberte-se. Um dia entenderás.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    framenguistas como você, Saulo e JC eu já entendo faz tempo.

    Figuras flamenguistas como Jorge Caldas, Zarga e o José Roberto aí é que são gratas exceções. Felizmente já empatou a amostragem.

    O blog sai ganhando.

    Responda a este comentário

    Bender

    #mimimi

    ****
    É contraditório no próprio comentário já que coloca exceções em pé de igualdade (quantitativamente) com os comuns.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Contraditório pra você que é framenguista. Te convém.

    Fui bem claro.

    Liberte-se. Um dia entenderás. [2]

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Emoção finda: voltou ao normal… hehehe

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Nessa ele tem razão, Gaburah: quantitativamente (3 contra 3), tu o fizeste.

    Responda a este comentário

    Matheus

    No comentário, se entendi bem, Gaburah leva em consideração toda a Nação.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vamos ter que desenhar pra tudo que o Bender fingir não entender agora? [2]

    Responda a este comentário

    Victor

    Jorge, Gaburah não comete um erro de lógica na sentença dele e não há contradição alguma como erroneamente alegado.

    Tente ler da seguinte forma e veja se altera o ponto de vista:

    framenguistas como você, Saulo e JC eu já entendo faz tempo.
    Figuras flamenguistas como Jorge Caldas, Zarga e o José Roberto aí é que são gratas exceções.

    Felizmente já empatou a amostragem.O blog sai ganhando.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vamos ter que desenhar pra tudo que o Bender fingir não entender agora?

    Responda a este comentário

    Victor

    Não adianta.

    Depois do episódio que linkei, tive de encontrar um meio termo entre a perda de tempo de discutir com alguém que não tem lá grandes compromissos com os fatos ou entendimento do que os outros querem dizer e o mote do blog que é justamente a discussão.

    Fico feliz de ter encontrado.
    Basicamente, deixo para lá as contestações dele, manifestando-me somente quando alguém de boa-fé entra na história. Aí eu posso discutir, coisa que gosto, com alguém disposto a debater saudavelmente.

    Responda a este comentário

    Victor

    A saber, eu não concordo com Gaburah.

    Acho que no blog a dupra é a exceção.
    Mas como eles são especiais, acabam demandando mais atenção e parecem paradoxalmente, o normal.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Quantitativamente, pode até ser.

    Qualitativamente, meus números são expressivamente distintos.

    Abre o olho, Jorge.

    Responda a este comentário

    Bender

    Outro dia disse aqui que depois de mais de 5 anos no BBG percebi que o Botafogo é uma das torcidas mais homogêneas que conheço.
    Vc constantemente separa os rubro-negros e sempre cita que “fulano é framenguista diferenciado”, o que denota que vc assume a torcida do Flamengo como heterogênea.
    Não entendo do porque vc não faz o mesmo para os vascaínos, visto que temos amostras aqui que coadunam com os rubro-negros. Serginho, Bona e Canuto dão mostras que pensam bem diferente. Aliás, “gaburasmente” entendo sim.
    Logo aqui acima temos mais 2 exemplos explícitos do “Batata Assando x Vai Ferver” (quando a pessoa não se liga no comentário em si, mas basea seus argumentos em quem está comentando).
    Abre o olho, Jorge.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Vc constantemente separa os rubro-negros e sempre cita que “fulano é framenguista diferenciado”, o que denota que vc assume a torcida do Flamengo como heterogênea.

    De fato assumo. E justamente por isso aceito entrar em discussões com alguns rubro-negros. O que lamento é que a banda boa sempre apareceu pouco por aqui. Mas tenho esperanças de que isso está mudando.

    Não entendo do porque vc não faz o mesmo para os vascaínos, visto que temos amostras aqui que coadunam com os rubro-negros. Serginho, Bona e Canuto dão mostras que pensam bem diferente. Aliás, “gaburasmente” entendo sim.

    Simplesmente porque não tenho a lembrança de nenhum vascaíno (nem o Bona, que é o mais xiita) distorcendo fatos ou apelando nas discussões. Nego até sacaneia e tal (faz parte) mas nunca divaga pra fugir das discussões.

    O que leva a:

    Logo aqui acima temos mais 2 exemplos explícitos do “Batata Assando x Vai Ferver” (quando a pessoa não se liga no comentário em si, mas basea seus argumentos em quem está comentando).

    Falou com conhecimento de causa. O gato russo do que usa, acusa.

    *****

    Já que essa discussão não vai levar ninguém a lugar nenhum, te deixo à vontade para encerrá-la. Já chegamos no ponto do você é bobo-você é feio. Daqui não passo.

    Responda a este comentário

    Bender

    EXATOS, os mesmos ou iguais comentários você interpreta de acordo com QUEM escreve. Caga para o que está escrito. Está bem claro logo ali em cima. É isso que vc não enxerga.
    distorcendo, apelando, bobo, feio… – isso tudo aí é com vc.

    Responda a este comentário

    saulo

    Você ainda não entendeu, fica com raivinha porque faço críticas em todas as equipes. E não tenho problemas em elogiar as virtudes dos adversários.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    ahahhahhaha
    muito bom comentário do José Roberto. Apareça mais!

    Responda a este comentário

  4. Bender
    3/05/11 - 16:26

    Valeu Renan! Belo texto. Não vi nenhum resquício de chororô no seu post.
    Entendo o desabafo. Já vi o Flamengo perder várias decisões, mas para o maior rival é mais complicado (em tempo, não estou certo de que o maior rival do Flamengo é o Vasco).
    De toda forma, vemos como é importante o campeonato estadual. A rivalidade regional mexe MUITO com as emoções.

    Quanto ao Vasco, entendo o abatimento depois de outra derrota numa decisão, mas vejo algum otimismo fundamentado em alguns comentários (não exatamente aqui no BBG). O time começou o ano como terminara o ano passado, nulo. Mas no decorrer da Taça Rio evoluiu bastante. A chegada do Juninho pode trazer ainda mais ânimo.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    nao importa quem é o maior rival. Muito bom post Renan, acho que descreve como todos nós estamos sentindo. Eu fiquei triste porque poderiamos ter vencido domingo. Acho desprezivel (nao comentarei nada a mais do que dizer que acho desprezivel) os comentários exarcebados, euriquistas e desafortunados dos nossos colegas Bona e Valente. Mas aqui é aberto pra todos e temos que ler.
    Como falei antes da disputa de penalties e pode ser visto no outro post: Fico feliz pela retomada do Vasco ainda nesse primeiro semestre.. o que apresentava como um ano perdido, mudou e agora acho que temos condiçoes de disputar copa do Brasil e com mais uma ou duas contratações o Brasileiro.

    Boa Renan!

    Responda a este comentário

    Bender

    Lincoln,
    cada um se expressa como quiser. Se Bona acha que a culpa é exclusivamente da Globo e desmerece o Dinamite ou se colocam as conquistas rubro-negras por causa do Maracanã, que seja. Alguns reconhecem a incapacidade dos jogadores de serem competentes na hora de cobrar um penal. Não sou eu que vou ficar qualificando aqui se o torcedor “x” do time A é melhor ou pior que o torcedor “y” do mesmo time A. Cada um na sua.
    Mas elogiei sim o texto do Renan pois está bem escrito e foge do eterno lugar-comum de “o juiz é Flamengo”, “a flapress isso aquilo”, “o Flamengo dá golpe”… Canuto não procurou pêlo em ovo, expôs seu sentimento com sinceridade e desenvoltura. Deveria escrever mais por aqui.

    Responda a este comentário

  5. Antonio Ramalho
    3/05/11 - 17:09

    PARABÉNS RENAN!!! UM DOS MELHORES E MAIS BEM ESCRITO TEXTO DESSE BLOG.

    APESAR DE SER FLAMENGUISTA, LI O TEXTO NÃO PARA ZOAR, NEM ALIMENTAR O EGO RUBRO NEGRO.

    ME EMOCIONEI… PARABÉNS!!!

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    3/05/11 - 17:19

    Que bonitinho! Um monte de flamenguista cordial, exprimindo solidariedade com o rival abatido, com pena do Vasco. É o fundo do poço.

    Mas também, o bom texto do Renan, inspira isso, piedade. O que é perfeito, já que o Vasco hoje é de se lamentar mesmo.”Viramos coitados, penosos, vascaínos que não confiam no seu time”. Perfeito.

    Politicamente dividido entre o péssimo e o pior ainda, vascaínos de uma corrente ou de outra falam de um Vasco que seria o verdadeiro, outro que seria falso, um Vasco que seria forte, outro que seria fraco. Um senta o pau e sabota o máximo possível o outro, sem nem desconfiar que estão batendo e sabotando o Vasco, que é um só.

    A vacilante e insegura torcida vascaína é assim não pelos vices. Os vices não são “causa”, são “conseqüência”.

    A torcida é assim porque há uma década é humilhada por times de merda com a camisa do clube, e mais ainda humilhada por jogadores sem caráter que entregam jogos, e fazem corpo mole, encontrarem guarita na Colina.

    Exemplo perfeito é ter Carlos Alberto como ídolo e capitão. Uma torcida que aceita isso não tem dignidade, ou perdeu a que tinha. E pior, quando se livra do sujeito, aceita que empurrem uma merda igual pela goela. Aí, lembro que aplaudiram o Diego Souza, quando este depois de não fazer nada durante os meses que está no Vasco foi substituído no domingo. RIDÍCULO. A torcida do Vasco já mereceria a derrota só por isso.

    Voltando ao assunto, incomodaria, mas muito pouco, ser vice trezentas vezes do Flamengo no Estadual, se o Vasco ganhasse Libertadores e Brasileiros, se tivesse times decentes. Mas isso não acontece. O problema é se apequenar como o Vasco se apequenou, se tornar time de supermercado.

    A opção pro Vasco voltar a ser grande, é se pacificar politicamente e valorizar seus dois principais ativos. Sua marca, e seu estádio. Fora disso, não haverá saída.

    Responda a este comentário

    Lincoln

    sim sergio! excelente comentario! O D. Souza pode ir para o mesmo caminho do Casalbé, mas ainda tenho esperança (e tenho o direito de ter) de que ele pode ser um jogador excelente e muito útil para o time!

    Assino embaixo:

    “Politicamente dividido entre o péssimo e o pior ainda, vascaínos de uma corrente ou de outra falam de um Vasco que seria o verdadeiro, outro que seria falso, um Vasco que seria forte, outro que seria fraco. Um senta o pau e sabota o máximo possível o outro, sem nem desconfiar que estão batendo e sabotando o Vasco, que é um só.” [2]

    Responda a este comentário

    Bender

    Taí um comentário que não foi estragado pelo seus 2 primeiros parágrafos.
    O comentário do Serginho é diferente do Renan, mas por um lado é igualmente um desabafo.
    Ambos criticam a postura da torcida. Renan critica o texto do Lédio, assume a importância de ganhar do maior rival para lavar a alma e traça seu descontentamento. Serginho critica a situação atual da política do clube, cita que é melhor ganhar títulos mais expressivos para lavar a alma e traça seu descontentamento.
    Enfim, ambos aqui estão pelo menos olhando pra dentro do clube e tentando identificar os problemas ao invés de jogar a “culpa” para fatores exógenos.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    O que você não percebe, é que quando eu critico o Vasco por abrir mão do mando de campo, não estou criticando ninguém mais além do próprio Vasco.

    Responda a este comentário

    Bender

    Nesse caso seu problema não é o Vasco.

    Responda a este comentário

    Renan Canuto

    Na segunda à noite, assistindo o Linha de Passe da ESPN, lembrei de comentários que o Serginho faz há anos por aqui. Os caras estavam discutindo se é justo ou não, se é legal ou não, se é ou não de direito do Santos jogar a final na Vila Belmiro. Uns criticaram, outros (como PVC), concordaram.

    Quanto ao Diego Souza, ainda tenho alguma esperança. Talvez só reste este sentimento ao vascaíno. Pra você ver a fase deprimente na qual estamos. É por isso e por outros motivos (expostos no texto) que discordo do Lédio, outro vascaíno.

    Responda a este comentário

    Bender

    Apesar de até pouco tempo o Corinthians mandar alguns jogos no Morumbi por caber mais gente, em SP é mais forte que no Rio os times terem o mando de seus jogos em seus estádios. Todos lá tem os próprios – considerando o Pacaembu como casa do Corinthians (pois ele é de fato).
    No RJ existe a cultura do Maracanã onde os 3 grandes que não têm estádio (no caso do Botafogo até o Engenhão, 2008) sempre mandam seus jogos lá. E mesmo com relação ao Vasco os clássicos sempre são disputados lá por comportar um público que São Januário não comporta.
    Mas o futebol vai mudando junto com o mundo. Se hoje é melhor o time jogar para menos gente e privilegiar seus patrocinadores e um ingresso mais caro, que sentem à mesa e discutam os acordos.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Financeiramente, nem sempre vale à pena. Esportivamente, SEMPRE vale à pena, pois aumenta as chances de vitória, que é a razão de ser do clube, ou deveria ser.

    O Vasco deve ser o único clube do mundo com estádio que abre mão de jogar nele seus jogos mais importantes.

    Responda a este comentário

    Victor

    E…
    Esse “financeiramente” merece considerações mais aprofundadas.

    Esse cara aqui defende que o Santos jogue na CAPITAL por motivos próprios que estão espalhados pelo blog dele. Porém, colocou que não é tão gritante a diferença no fim das contas da grana para o Peixe, pelo menos em relação ao Pacaembu:

    http://blogdoodir.com.br/2011/05/pros-e-contras-de-se-jogar-a-final-na-vila-belmiro/

    (em tempo: eu nem olhei os números)

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Por isso eu disse o “nem sempre”, tenho convicção também, que muitas vezes jogar em casa, mesmo para menos gente, pode ser mais rentável.

    Dei uma olhada rápida no blog e pelo jeito o cara não computa o prêmio pelo título, por exemplo.

    Responda a este comentário

    Victor

    Nem é a preocupação dele, pois na ideia dele, o Santos deveria jogar em um Morumbi apenas para santistas.

    Ele entende que o Santos jogando na Capital joga em casa também desde que tenho o mando efetivo. Logo, a chance de título para ele seria similar desde que o Santos fizesse valer o mando.

    ****
    A defesa dele é que no Morumbi fazendo valer o mando, muito mais santistas poderão ver o título e também considera positiva a imagem do Morumbi tomado de santistas comemorando o título.

    Responda a este comentário

    Bender

    O ítem “premiações” do balanço do Flamengo representou 14% da receita total do futebol em 2009, ano de campeão estadual e brasileiro. Em 2010, ano vazio, foi de 3%.

    Responda a este comentário

  7. Frank
    3/05/11 - 17:30

    PÉSSIMA coincidência nesse domingo…

    Os times da “União Dedo pro Alto” (Vasco, Palmeiras, Grêmio) perderam partidas decisivas de seus maiores rivais nos pênaltis…

    Realmente não tá sendo nada fácil os últimos anos para nós torcedores desses times… rebaixamentos, muito infortúnio frente aos rivais e poucas alegrias e títulos (e o pior, sem expressão os que foram conquistados)…

    Responda a este comentário

    Yuri

    boa lembrança, se fode aí…

    Responda a este comentário

    Lincoln

    nao entendi o “união dedo pro alto”

    Responda a este comentário

    Matheus

    As organizadas de Vasco, Palmeiras, Galo e Grêmio (pra citar as maiores) têm a seguinte marca registrada:

    Responda a este comentário

    Matheus

    Enquanto a de Cruzeiro, São Paulo, Inter e Flamengo fazem parte (ou faziam, já que a do Cruzeiro parece que saiu) da “Punho Cruzado”:

    Responda a este comentário

    Matheus

    No fim, acaba que é tudo a mesma porcaria.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    fluzão é do punho colado junto com a rapazeada do Paraná e do Guarani. só torcida grande e fodona.

    Responda a este comentário

    Victor

    E eu aqui feliz que não tinha visto nada ligando o Fluminense a essa bandidagem.
    Sonho meu.

    Responda a este comentário

    Frank

    Só para constar, não sou de nenhuma organizada (nem na Geral do Grêmio eu vou…). Apenas ressaltei a infeliz COINCIDÊNCIA…

    Responda a este comentário

    Bender

    Tá aí o que o Google deveria censurar.
    Não faça guerra, faça amor.

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    avacalharam com a TJB nesse PANFLETO aí!

    Responda a este comentário

    Lincoln

    putz… preferia nao ter perguntado e permanecido na ignorancia!

    Responda a este comentário

    rafael botafoguense

    que nada. vc, vascaíno que é, deve ir tranquilo assistir um Vasco x Palmeiras/galo/gremio/Botafogo enquanto ocorre o inverso em jogos contra o povo do punho cruzado. é importante ter esse conhecimento.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Serviço de Utilidade Pública RB/Matheus.

    BBG sempre na vanguarda.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas é sério mermo.

    Já vi muita treta porque neguinho não sabia disso e chegava com camisa do palmeiras pra ver jogo do Cruzeiro “…porque os dois são italianos e verde e azul é quase a mesma coisa…”

    É cada uma.

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    Por falar na história, alguém viu “A Liga” ontem na Band. Fizeram um especial só com as organizadas, algumas dessas sentenças apontadas aqui ficaram comprovadas. Muito bom.

    Responda a este comentário

    Bender

    Eu vi a chamada do programa na segunda a noite. Foda que tenho aula toda terça e chego em casa depois das 23 hs.
    Procurei na net mas só achei a mesma chamada que já tinha visto
    http://www.band.com.br/aliga/conteudo.asp?id=100000427682

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    3/05/11 - 18:17

    Não dá nem pra ter esperança:

    Goleiro: Prass (bom goleiro, mas anda meio inseguro)
    L. Direito: Não tem.
    Zaga: Boa zaga.
    Ramon: Terceiro reserva e fora dos planos no Inter, só se destacou na 2ª.
    Cabeça de área: O Rômulo é razoável, e o Felipe Bastos é bom.
    Felipe: Velho, desinteressado, faz corpo mole, e entrega jogos.
    Diego Souza: Ex jogador.
    Juninho: ?
    Bernardo: Craque do time, fora dos planos do Cruzeiro, dispensado do Goiás rebaixado e batedor oficial de pênalti.
    Éder Luís: amarelão.
    Outro atacante: Não tem.

    Responda a este comentário

    Renan Canuto

    Goleiro: concordo;

    L.Direito: Fágner não é de todo ruim, mas oscila muito e se machuca demais;

    Zaga: concordo;

    L.Esquerdo: Ramon só serviu pra Série B, concordo.

    Cabeça de área: não sou fã do Rômulo, mas não tem feito bobagens; Fellipe Bastos é bom, mas não pode achar que, por tem chute potente, deva chutar todas;

    Felipe: acho que a mídia pela muito o saco dele. Sou fã, acho craque, mas dificilmente decide – este ano, até onde lembro, só jogou muito contra o Bangu;

    Diego Souza: ainda acho que pode encaixar, mas não vejo explicação pra tamanha falta de ritmo;

    Juninho: sou fã, é ídolo, joga muito, indiscutivelmente. Mas tenho receio;

    Bernardo: acho muito bom jogador e vinha bem no time titular, até ser sacado com a chegada do DS. Ricardo Gomes poderia ter queimado o moleque por causa de um medalhão. Embora eu goste dele, às vezes é fominha demais;

    Éder Luís: têm sido o melhor jogador do Vasco;

    Alecsandro: zZZzZzZzzZzZz

    Élton: não sei o que ainda faz em São Januário

    Em tempo: parece que há chance do Emerson vir pra SJ – desde que reduza seu salário, segundo Gilmar Ferreira. Gosto dele, mas as lesões… Victor que o diga.

    Responda a este comentário

    Matheus

    …mas não vejo explicação pra tamanha falta de ritmo;

    Diego Souza sofre de um mal que aflige muitos jogadores: não é profissional.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Não tenho a menor esperança em Diego Souza. Tenho alguma no Juninho, só.

    Emerson seria apenas mais um renegado, desprezado, lixo e etc. que vai parar em São Januário. Boa parte do elenco do Vasco, há bastante tempo, é lixo, e que nem reciclado foi.

    Responda a este comentário

  9. Victor
    3/05/11 - 19:45

    Não me comovo nem menos solidarizo com o post do Renan.

    Não acho porcaria nenhuma saudável o que teho visto nas ruas do Rio de Janeiro nos últimos tempos. Não tem nada de salutar o domínio rubronegro da forma como vem ocorrendo.
    Antes de mais nada, esclareço que nada tenho contra o domínio rubronegro em si. Aliás, poderia o Flamengo ser decacampeão e não necessariamente haveria problema.

    Há 5, 4 ou 3 anos atrás, eu acharia o post do Renan fantástico e mais ainda a solidariedade com que os flameguistas de boa-fé o receberam. Divulgaria, bateria palmas e sairia com a sensação de “vitória do futebol e civilidade”.
    Hoje, tenho nojo.

    Não por culpa de Renan ou dos comentaristas daqui, claro. Esses são motivados pela boa-fé.
    Não acho que a culpa seja também do Flamengo, que como citei anteriormente, poderia dominar sendo decacampeão e merecer o respeito devido.

    Tenho nojo da desfaçatez com que a tal imparcialidade que Renan admira textualmente é desvirtuada.
    É inadmissível que diferentes sejam tratados como iguais. Até pode ser feito por ignorância, mas não acredito ser o caso, pois na hora de separar do Atlético Mineiro para baixo todo mundo sabe.

    Lamento essa roda viva que ilude igualar Fluminense ao Flamengo, Grêmio ao São Paulo e Internacional ao Corinthians.
    O Cruzeiro hoje que está jogando pra caralho é elogiado por aqui da mesma forma que era desde o meio dos anos 90. Não há a menor diferença. É muita cara dura.

    Demanda-se de Fluminense, Botafogo e Vasco resultados similares ao Flamengo quando os times são menores. Isso passa para os torcedores emulando uma disputa justa quando não é.

    Esse nojo é uma das bases dos tais Pontos Corridos que foram vendidos como o campeonato que premiaria a competência. Tanto foi que Matheus tinha a ideia romantizada que um time estruturado tenderia com o tempo a crescer e obter melhores resultados, até se estabelecer como uma força nacional por competência, enquanto os bagunçados iriam cair por terra. Apenas pelo mérito desportivo.
    Imagino que Matheus não contava com isso:

    1 Time do Bruno e Pagodinho Gaúcho – 7 jogos
    2 Vasco – 5 jogos
    3 Madureira – 3 jogos
    4 Nova Iguaçú, Olaria, Cabofriense e FlorminenC – 2 jogos
    8 Botafogo, Americano, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Resende e Volta Redonda – 1 jogo
    16 América e Macaé – 0 jogo

    Transmissão por time de jogos da fase de grupos em TV aberta do Campeonato Fluminense 2011.

    Quando o Vasco disputa uma final com o Flamengo ele já está em desvantagem. O que ele fez foi minimizar a diferença. Se o jogo chegou nos pênaltis, não é que esteja em condições de igualdade a disputa, nessa hora, o Vasco finalmente tirou o máximo da diferença entre eles. Para chegar as disputas de penaltis, o Vasco tem de ir percorrendo o caminho das probabilidade até 50%.

    ****
    Questão de escala.
    Na verdade, quero que o Vasco se foda. É farinha do mesmo saco do Flamengo, que por sua vez são do mesmo saco que Fluminense, Botafogo e quem quer que seja.
    O “futebol” não sente falta do América ou Bangu. A ausência dos dois foi muito bem assimilada pelos que sobraram, da mesma forma que as de Botafogo, Altético, Fluminense, Grêmio, Inter e Palmeiras podem vir a ser. Como não acabaram de um dia para o outro, a migração será gradual sem maiores consequências em termos percentuais para as gerações futuras.

    De qualquer forma, acho que o choro vascaíno tem data para acabar porque a essa altura, é o segundo time com mais torcida no Estado e não será em outro que investirão. Em breve, o Vasco retoma a sua condição de 2º time do Estado rivalizando, mas sempre abaixo, com o Flamengo. Nesse aspecto acho que os cruzmaltinos que pensam no futuro não deveriam cansar sua beleza achando que esse período sem títulos será duradouro. Independente do grupo político no clube. É mera questão de tamanho de torcida.
    Os que se preocupam com a política do clube e rumos estratégicos deveriam é olhar não para quem vai recuperar o time, pois isso, vem acontecendo naturalmente e se dará com qualquer presidente. O Vasco não tem punch para se reerguer rápido como um Corinthians, mas tem pressão para ir além e por mais tempo que um Botafogo. A grande incógnita para o futuro é saber se o Vasco vai participar da partilha das minguantes torcidas de Fluminense e Botafogo, times campeões brasileiro e estadual em 2010 mas que não tiveram seus jogos transmitidos no Estadual que disputam ou se deixará para o Flamengo, como vem acontecendo nos últimos anos.

    Responda a este comentário

    Frank

    Cara, concordo que é também uma questão de transmissão de jogos, mas não só…

    Com a partilha de verbas que foi estipulada pela Globo, após a implosão do Clube dos 13 em comum acordo com os principais clubes, e com base no tamanho das torcidas, podem ir se acostumando a ver Corinthians e Flamengo se destacar e se descolar, a médio e longo prazos, do resto… não tem dessa de “12 clubes grandes” no Brasil… com uma divisão menos igualitária é óbvio que a coisa só tenderá a piorar ao longo do tempo, e com um campeonato por pontos corridos a tendência se confirma mais ainda, porque obviamente mais dinheiro correlaciona-se diretamente com melhor elenco, melhor estrutura, etc.

    A minha (tênue) esperança é que a DESORGANIZAÇÃO que predomina no Coringa e no Fla continuem vitimando-os… mas o horizonte é muito pouco animador para quem não torce para esses dois times… Vamos ter um belo campeonato espanhol no Brasil, torcendo para que de vez em quando pinte uma zebra em alguma competição mata-mata como a Copinha…

    Responda a este comentário

    Bender

    Salva no texto do yougol a pesquisa.

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    3/05/11 - 20:33

    Tenho uma visão diferente. Acho que, no Brasil, depois um certo tamanho, qualquer time pode brigar de igual pra igual dentro de campo, mesmo não tendo o mesmo número de torcedores, ou a mesma receita.

    Só não dá para Fluminense, Vasco, Palmeiras e Atlético-MG serem administrados como são.

    Um exemplo claríssimo disso é o Santos. Agora, vê se ele dá mole. Final do campeonato paulista com o “todo poderoso Timão”, com 15 mil pessoas no estádio? Sim senhor, pois a Vila Belmiro é a casa do Santos, e mais importante do que renda, é o título. Lá não são frouxos como em São Januário.

    Responda a este comentário

    Frank

    Serginho, até há bem pouco tempo o ex-presidente do Santos (e magnata de umas faculdades particulares) colocava dinheiro DO BOLSO para custear o time…

    Tudo bem, as más administrações pesam, as brigas políticas e disputas contaminam o clube como um todo e os diminuem a olhos vistos, mas mesmo que tivéssemos ótimos administradores, quem você acha que teria mais chance, no médio prazo, de se dar melhor? Um bom administrador que tem uma merreca para gerenciar ou um mau administrador que, a despeito dos desperdícios e mamatas, tem milhões para investir?

    Certo que a tendência do futebol brasileiro, com tudo o que vem acontecendo, é uma bipolarização Fla x Corinthians, com a bênção da Globo… exemplos têm aos montes na Europa, eu só citei Real x Barça por ser a mais VISÍVEL dessa bipolaridade, e por ter uma divisão dos recursos de transmissão semelhantes aos adotados no futebol brasileiro agora, com a bênção da Platinada (embora essa verba lá não seja tão predominante como é no Brasil, o que só piora as perspectivas aqui)… como diz o PVC, o campeonato espanhol é o melhor campeonato gaúcho do mundo… infelizmente, não sou nada otimista quanto ao futuro do nosso futebol…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Frank, eu discordo. Internacional e Cruzeiro também são times que podem servir de exemplo.

    O Brasil é muito diferente da Europa, não acredito em bipolarização. E acho que um clube com uma receita de R$100 milhões não ficará tão distante de um com R$60 milhões.

    Outro exemplo é o Botafogo, que praticamente acabou, e vem ressurgindo com APENAS duas boas administrações em seguida, dando trabalho a times com bem mais receita.

    Responda a este comentário

    Frank

    Olha, não sei não hein…

    Do ponto de vista de quem recebe R$ 60 milhões, quem receber R$ 100 milhões receberá a mais simplesmente 66% dos seus recursos, ou seja, dois terços!! No curto prazo pode até não fazer tanta diferença, mas imagina essa desigualdade de receita ano após ano, durante uma década, por exemplo… Claro que a vantagem ficará com quem recebe mais… para mim, isso é cristalino.

    Uma distribuição mais igualitária dos recursos de televisionamento poderia dirimir um pouco essa distorção. Uma das possíveis saídas para isso seria tentar diminuir a dependência dos clubes em relação a esses recursos, como está fazendo o Inter através de seu programa de sócios… mas isso ainda é muito incipiente, e certamente não faz frente ao montante dos recursos provindos da TV…

    Não estou negando a importância de boas administrações, mas eu acho que não é só esse fator que contrabalancearia diferenças como essas nas rendas que entram nos clubes…

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Bom, eu considero a distribuição dos recursos de televisionamento justa, não considero distorcida. E acho que o equilíbrio continuará no futebol brasileiro, como sempre foi.

    A impressão que eu tinha, pela enorme diferença de organização, renda e estrutura que o São Paulo tinha para com os restantes, era que o tricolor do Morumbi seria hegemônico no Brasil, e na América do Sul.

    Mas essas diferenças estão sendo reduzidas rapidamente pelos outros clubes, com aumento da suas receitas e melhorias nas suas estruturas.

    Evidentemente, estou falando dos 12 grandes. O resto está ferrado mesmo. O Goiás, o nordeste, e mais ainda o norte, tendem a sumir do mapa de vez.

    Responda a este comentário

    Victor

    Para não ser mal interpretado, digo que também não vejo nada demais na distribuição de recursos entre os 12 grandes. O bicho pegava mesmo era entre os de dentro do C13 e os de fora (acho que até comentei isso por aqui outro dia)

    À parte essa consideração, ainda mantenho que quanto maior a torcida (especialmente nos mercados onde há dinheiro) maior a vantagem e é sentido, especialmente no médio e longo prazo.

    Eu não venho a dizer que Flamengo e Corinthians serão hegemônicos, mas eu entendo que a chance deles passarem por longo e tenebroso inverno é MUITO menor que Flu, Bota e Santos, além das condições de alcançarem o topo serem mais constantes e frequentes.

    Claro que não é uma tese e sim uma ideia vaga com algum toque de observação.

    ****
    Mas considero assustador como pode o Botafogo ter UM jogo transmitido no campeonato que era o atual campeão e ter de competir de igual para igual com o outro que tem trocentos, e que isso irá se repetir e possivelmente se acentuar.
    A margem de erro para um clube desses é muito menor que para Flamengo e Corinthians.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Concordo que a tendência seja que os times de maiores torcidas não passem longos e tenebrosos invernos.

    Porém, lembro que a pressão e as crises são proporcionais ao tamanho das torcidas. E os gastos também, não duvido que exista um ágio proporcional nas negociações e nos salários.

    Apenas como exemplos:

    Se não me engano, o Santos, pós-venda de Robinho e Diego, teve dificuldade em contratar reforços, devido a todos acharem que o clube estava nadando em dinheiro, pedindo alto.

    E mais recentemente, na época do Zico no Flamengo, o pessoal gastou uma fortuna com Val Baiano, Deivid, Diogo e etc.

    Responda a este comentário

    Bender

    não dá para Fluminense, Vasco, Palmeiras e Atlético-MG serem administrados como são. [2]
    Acabei de falar ali em cima mas vou repetir. Cada vez mais penso que deve-se olhar para dentro de casa antes de jogar no ventilador. Reclame, esperneie, negocie, brigue por aquilo que ache correto. Mas faça o dever de casa.

    Responda a este comentário

    Yuri

    Perfeito. Além do Brasil ser um país de dimensões continentais (na Europa só é polarizado pq os países são em geral pequenos), as coisas não são tão lineares.

    Responda a este comentário

  11. Marianna
    3/05/11 - 22:58

    quase consegui!
    Li o post inteiro sobre futebol (!!!), comecei a ler os comentarios. Tava até achando interessante, pensei q fosse conseguir chegar ao final… Mas não deu. Parei no enooooorme comentario do Bitu.

    Mesmo assim parabéns a vcs por conseguirem fazer uma loira e burra ler sobre futebol e ainda por cima entender o que vcs escreveram.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Mas hein, Editor?

    Manda enquadrar e colocar na redação o maior elogio que essa trupe já ouviu!

    Responda a este comentário

    Jorge Caldas

    A pergunta q não quer calar:

    QUEM É BITU????

    Responda a este comentário

    Bender

    O elogio ESPONTÂNEO da Mari ao post coaduna com o primeiro parágrafo do meu primeiro comentário.
    http://www.blablagol.com.br/o-sentimento-nao-para-mas-se-despedaca-13456#comment-93791

    Responda a este comentário

  12. Renan Canuto
    4/05/11 - 11:32

    Colegas blablagolianos, curto a discussão de vocês e estou lendo tudo que escrevem, embora não entre no mérito de algumas por ser leigo. Obrigado pelos elogios e também pelas críticas argumentativas – vide a do Victor.

    Marianna, DM! Beijos!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário