Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Santos entrou na onda: 8-2-2

December 13th, 2007 por | Categorias: Futebol.

O Santos resolveu entrar na Polêmica do Penta.

No que no seu caso, faz muito bem. O departamento de marketing lançou a camisa 8-2-2 comemorando seus 8 títulos nacionais, duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes, na esteira da 5-3-3 do São Paulo, ou na do “Primeiro Penta” do Flamengo.

Foi o lado benéfico dessa palhaçada de auto-afirmação de Taça de Bolinha. Pois se algum time merece se auto-afirmar, esse time é o Santos, pois com a oficialização de Campeonatos Brasileiros à partir de 1971, parece que o Santos da era Pelé (aliás, Santos que já era um timaço antes de Pelé, até) é coisa de arqueologia. Parece um passado distante.

A idéia que se faz era a de futebol incipiente ainda. Nada mais errôneo. O Santos brilhou na Era de Ouro do futebol brasileiro, era em que ganhou-se um Bi-Campeonato Mundial.

E o Santos ganhou tudo na época, no Brasil e no exterior. Ganhou de todos os times e esquadrões do Mundo, e por bastante tempo. Equipe respeitadíssima em todo o Planeta. Faz bem o Santos, em ressaltar e colocar na mídia suas conquistas dessa época recente e importante.

 

santos-octa.jpg

 

E não há momento melhor para o Santos lançar tal camisa comemorativa que a época que vive o Peixe. Há alguns anos atrás, o santista teria de ouvir a ladainha que o Santos vive de passado, que santista é viúva de Pelé. Mas de 2002 para cá, o Peixe se re-afirmou como um dos times de ponta no Brasil, sendo um dos maiores ganhadores de título no País nesse período e disputará títulos importantes em 2008.

Teria todo o direito de fazê-lo caso não estivesse bem, mas é inegável que o Santos escolheu bem a hora de fazê-lo, minimizando a água em seu choppe.

 

Em tempo 1: Falar de penta, só faz sentido no Brasil em se dizer do Santos que ganhou a Taça Brasil em 1961, 62, 63, 64 e 65. Os outros podem até ter 5 títulos (o São Paulo indiscutivelmente tem), mas penta só se aplica (caso se aplique, ó chatos) ao Peixe.

Os outros três títulos que compõem o 8 são a Taça de Prata de 1968 e os Brasileiros de 2002 e 2004, esses dois últimos com Robinho.

As Libertadores e os Mundiais foram conquistadas em 1962 e 1963

 

Em tempo 2: Há uma lista interessante sobre quem poderia ser considerado Campeão Brasileiro ao longo da história no Fantasma do Maracanã. Recomendo a leitura.

 

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

33 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

33 Comentários para “O Santos entrou na onda: 8-2-2”

  1. Rafael
    14/12/07 - 0:19

    INVEJA=100%
    CRIATIVIDADE=0%

    RESULTADO=TIME DO PASSADO

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    14/12/07 - 7:43

    Todos sabem que meu critério é diferente. Mas é inegável que, historicamente, o Santos é o maior clube do mundo de todos os tempos.

    Responda a este comentário

  3. tss
    14/12/07 - 8:13

    completamente certo pois a Fifa q recinhece o nosso Santos o maior vencedor de campeonatos brasileiros

    Responda a este comentário

  4. Rafael
    14/12/07 - 9:23

    Acho que o Santos tem o direito de reivindicar o reconhecimento dos seus títulos conquistados no campo. Foi realmente o melhor time que já existiu. Tendo eu visto ou não.
    Mas não achei o “melhor momento”. Poderia ter lançado tal camisa há 3 anos. Nesse caso, tenho que concordar com meu homônimo, zero de criatividade.

    Responda a este comentário

  5. Glauco
    14/12/07 - 12:35

    Acho a idéia interessante, é marketing, uma oportunidade pro clube conseguir dinheiro. Espero ter um 3-3 nesta camiseta ao fim de 2008, mas não estou muito otimista…

    Responda a este comentário

  6. Luizinho
    14/12/07 - 12:54

    Apoiado.
    Com certeza o Santos é o time que mais ganhou títulos no Brasil.

    Responda a este comentário

  7. Fernando
    14/12/07 - 13:24

    O Santos realmente é o maior clube de futebol do mundo de todos os tempos.
    E pra falar q Santos é time do passado, só torcendo pro São Paulo mesmo (ou talvez pro Inter), que é o time da atualidade.

    Responda a este comentário

  8. Rafael B.
    14/12/07 - 14:15

    Na boa, aonde vcs vêem tanta coisa assim no Colorado?

    Responda a este comentário

  9. Victor
    14/12/07 - 14:41

    Se futebol fosse mercado de ações, eu comprava um monte de ações do Inter.
    O Internacional está separando (se é que já não separou) a parte social do futebol. Com isso, o Inter vem ganhando cada vez mais sócios no futebol, o que trará uma boa receita, independência e casa cheia (o que ainda traz um pequeno percentual na melhoria do rendimento do time).
    O fato do presidente logo no começo do ano ter reconhecido publicamente que o Inter perdeu jogadores e não se reforçou, fazendo mal o planejamento para 2007 acaba pesando a favor do Colorado. Ao invés de esconder o problema, o Colorado resolveu mostrar, e isso ao menos parece certo comprometimento em resolvê-lo.

    Responda a este comentário

  10. Rafael B.
    14/12/07 - 15:21

    Sei lá… continuo achando o Grêmio mais forte que o Inter, no campo e fora. O Inter vendeu o Pato muito cedo. O Grêmio conseguiu segurar R. Gaúcho por mais tempo.
    Se vc quiser apostar MESMO no Inter, ano que vem, eu te indico pro mercado do Brasileirão que os caras dos bancos fazem. Vc pode ficar comprado em Inter logo no início e depois vender na alta quando o Inter estiver bem. Ou não.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    14/12/07 - 15:35

    Voê pode até achar o Grêmio mais forte que o Inter, mas não pelo motivo apresentado:
    O Inter vendeu o Pato muito cedo. O Grêmio conseguiu segurar R. Gaúcho por mais tempo.

    Pois há diferença sútil aí não é o preço, e sim a venda. O Inter vendeu, o Grêmio perdeu.

    Responda a este comentário

  12. PAULO AFFONSO
    14/12/07 - 16:29

    Victor,
    Acessei a tal lista e infelizmente, não tem consistência. É um site meio maluco que não cita muito detalhadamente os campeonatos e condições de disputa.
    Acho que seria uma grande oportunidade de tentar se fazer uma revisão histórica dos times q poderiam ser considerados os melhores do Brasil em cada ano.
    Quanto ao critério de se determinar qual o 2º grande time do Brasil hoje, repito: Não há nenhum segundo grande (em termos Mundiais). Talvez o Inter possa chegar lá, mas tem de provar se mantendo grande por pelo menos uns 5 anos. O Grêmio, a mesma coisa.
    São Paulo, Boca e talvez o River são consistentes há décadas.
    PS: NÃO VAI ROLAR BOLÃO PRO MUNDIAL?

    Responda a este comentário

  13. Rafael B.
    14/12/07 - 16:37

    Só acho que o Inter poderia se aproveitar um pouco mais do Pato. Quantos jogos ele jogou?
    Só acho que num torneio (qq q seja), prefiro encarar o Inter no Baira Rio que o Grêmio no Olímpico.

    Responda a este comentário

  14. Victor
    14/12/07 - 16:45

    Paulo Affonso,
    o autor do site é extremamente cínico, por isso o jeito maluco. Não é nem de longe oficial e a idéia não é ser documentação oficial.
    É apenas uma visão interessante.
    A lista é ligeira e no meu entendimento, parte do princípio que o cara escolheu como o campeão do campeonato mais importante ou abrangente disputado no País por ano, com um âmbito maior que os estaduais ou campeonatos de cidades.
    Pelo visto, a ponderação do autor é que nos primórdios, a primeira tentativs de clubes fora dos estaduais referia-se ao eixo Rio-São Paulo, dando o autor a condição de campeão brasileiro (sic) ao vencedor deste torneio, assim como em escala maior, faz quem considera (incluo-me nos que considera) campeão mundial de clubes o vencedor da disputa que envolvia apenas o campeão da Libertadores e o da Europa.

    Responda a este comentário

  15. PAULO AFFONSO
    14/12/07 - 16:49

    Entendi, mas acho, mesmo assim, muito legal a idéia. E pode ainda virar livro se levada mais a sério.

    Responda a este comentário

  16. Victor
    14/12/07 - 16:51

    Bender, eu não estou falando dos times e sim dos clubes.
    Pode ser que seja de fato mais difícil derrotar o Grêmio em campo, hoje. Por isso mesmo que digo que se fosse ação, apostaria no Inter por estar “em baixa”, e acho que o potencial do clube Internacional é muito superior ao do Grêmio.
    ****
    O Inter é uma aposta, claro que tem de se manter por um longo período na ponta (eu ainda acho que os maus resultados do Inter em 2007 foram pontuais. Tanto que o time resolveu explicitamente deixar o ano correr depois das decisões erradas até quase na metade do Brasileiro e não passou nem perto de risco de rebaixamento). Mas eu acho que, se o Inter não for o time grande a rivalizar com o São Paulo no futuro, não será time algum.

    Responda a este comentário

  17. Serginho Valente
    14/12/07 - 17:54

    O São Paulo realmente está alguns anos na frente dos demais, mas não acho que o tricolor será tão absoluto, e nem que o Inter é o único capaz de rivalizar com ele. O Cruzeiro e o Santos, por exemplo, possuem belas estruturas, e saúde financeira razoável.

    Responda a este comentário

  18. Victor
    14/12/07 - 18:08

    Eu acho que o Santos está perdendo a gordura que conseguiu com Robinho

    Responda a este comentário

  19. Serginho Valente
    14/12/07 - 18:42

    O Santos tem uma estrutura de primeira. O estádio é que deixa a desejar, e seria melhor também se jogasse na capital, onde sua torcida é maior.

    Responda a este comentário

  20. Guillermo
    15/12/07 - 13:12

    Esses 8 títulos “nacionais” foram ganhos em campeonatos nacionais ou apenas em torneios RJ-SP na década de 50 ou de 60??? Só pra saber…

    DÁ-LHE GRÊMIO!!1

    Responda a este comentário

  21. Victor
    15/12/07 - 13:38

    Da parte do Santos, os 08 foram em torneios Nacionais de fato. Tanto que perdeu em 1959 na primeira Taça Brasil para o Bahia, conquista essa que talvez tenha sido a maior do Clube Baiano, não só pelo fato de ter ganho um Nacional, mas como por ter sido sobre o imbatível Santos de Pelé.

    Os torneios RJ-SP foram utilizados cinicamente pelo Fantsama do Maracanã, tendo um fundo de sentido (não interprete como bairrismo). Eu se fosse fazer a minha lista, não colocaria esses torneios. Mas os do Santos foram todos em Nacionais mesmo e eu sempre defendi a contabilidade desses títulos (antes dessa história toda de primeiro, ou único penta e o escambau).

    Responda a este comentário

  22. Victor
    15/12/07 - 13:42

    Já vou fazer a ressalva logo, antes que a turma militante da “lógica enviesada” venha me cobrar reconhecimentos de Copas do Brasil então.

    Por mais que a forma de disputa possam ser iguais, não é para mim a mesma coisa. Tenho em vista que, a Taça do Brasil foi a primeira forma, mesmo que simples e rudimentar de se reunirem os times do Brasil em uma disputa. Uma forma simples de se aferir o melhor do País.
    O que não é o caso da Copa do Brasil.

    Responda a este comentário

  23. Serginho Valente
    15/12/07 - 19:06

    Segundo o Lance, para a FIFA, o primeiro campeão mundial de clubes é o Corinthians.

    Responda a este comentário

    F_08

    Eu só queria entender uma coisa, reconheço que o CUrinthia é o 1º e unico campeão mundial, mas porque teve somente um torneio mundial fora de Tokio e Emirados Arabes?

    Imagino que seje porque o Curinthia foi eliminado dois anos pelo palmeiras jogando muito melhor e vocês ficaram reclamando, ai a FIFA resolveu montar aquele campeonato aqui no Brasil, chamando os reservas do Real Madri, Manchester e o patético time do vasco (que ganhou a vaga por ter sido campeão do torneio Amélia que era mulher de verdade). Ah ia me esquecendo, o curinthia venceu somente um jogo (roubado com um penati inexistente, onde o jogo estava 2 para o poderosissimo raja casa blanca que esta na quarta divisão), patético, mas tudo bem, és o 1º, e nós TRI-MUNDIAL.

    abraços

    Responda a este comentário

  24. Rafael B.
    17/12/07 - 9:07

    Querer colocar torneio Rio-Sp ou Copa do Brasil como Brasileiro é brabo.
    Assim como demorar 7 anos pra FIFA reconhecer o título do torneio de verão do Timão.
    Parabéns ao Boca (campeão mundial de 2000), e pro Milan, tetra mundial de clubes.

    Responda a este comentário

  25. PAULO AFFONSO
    17/12/07 - 11:13

    Ora pois pois,
    tu não lestes os posts anteriores, purtuga.
    Oh pá!!!!

    Responda a este comentário

  26. Pedro
    20/05/08 - 11:32

    Vou lembrar a vocês que o PALMEIRAS ganhou,2 taças brasil 60/67,2 Robertão 67/69,
    campeonato brasileiro em 93/94 e 72/73 e uma copa do brasil em 98,ou seja 9 vezes campeão nacional.
    ME DESCULPE OS SANTISTAS MAS O PALMEIRAS É O MAIOR CAMPEÃO NACIONAL E O
    UNICO TIME QUE PARAVA O SANTOS DE PELÉ.

    Responda a este comentário

    diego

    bom pedro… se vc n sabe, estao falando de campeonato brasileiro… os quais foram alterando seus nomes e nunca disputados ao mesmo tempo… se vc n sabe a copa do brasil acontece juntamente com o campeonato brasileiro… e esses de 67 e 69 nao contam… intao n chora n!!!! palmeiras nunca foi time…

    Responda a este comentário

  27. F_08
    5/10/09 - 20:42

    Parabenizo todos os torcedores dos comentários acima, não posso incluir o meu time nessa pois ele nem deveria estar no Brasil e sim na Europa, mas aqui eu torço pro Grêmio Osasco, e lá fora para o São Paulo Futebo Clube, desculpem.

    abraços

    Responda a este comentário

  28. F_08
    5/10/09 - 20:44

    aliás…. Campeonato Brasileiro (o verdadeiro ) começou em 1971, e por isso dizemos os Campeões Brasileiros e não taça Brasil, Robertão, dona Zilda entre outros…

    Queria mandar um salve pra Jona da pizzaria, pro beto da loja de som, pra, pru, pru pa, pru, pá…a todos os legitimos “Campeões Brasileiros”.

    Responda a este comentário

  29. rafa
    14/12/10 - 20:46

    os caras merecem…

    Responda a este comentário

  30. Cadê o Tri do Fluminense?
    22/12/10 - 13:44

    […] lendo com atenção, percebe que antes de uma briga por oficialização ou não de títulos (coisa que eu não esperei para ver), este post é um Observatório. Por isso, ainda será necessário voltar a ele no futuro para ver […]

  31. XUPA
    27/12/10 - 19:39

    XUPA invejosos, agora é oficial, Santos e Palmeiras os maiores campeões brasileiros da história! Parabéns aos clubes que lutaram para resgatar a história do futebol, e quem fala que isso é passado despreza a hitória do prórpio futebol, já que os melhores jogadores da história do futebol brasileiro jogaram nesta década! Quem é Ronaldo, Zico, Ronaldinho, messi, Zidane??? Pelé humilha todos eles, e Garrincha e Tostão mais ainda!

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário