Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O roubo do Beira-Rio

October 27th, 2012 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2012, Internacional, Palmeiras, TV.

Por André Bona e Victor Pimentel

Juiz validou, bandeira correu para o meio. Tudo certo. Porém, o gol foi de mão do Barcos. Ok.

De repente, a galera grita que foi mão, o delegado do jogo pergunta para as emissoras de TV (informação da Band) e, assim, o gol é anulado…

Dar o gol, nesse caso seria um erro de arbitragem. Anular esse gol usando informação da TV, é roubo.

Os árbitros estão dessa forma com a bunda na janela tendo sua decisão de campo outrora soberana sujeita ao crivo de outros agentes sob a influência da transmissão de terceiros alheios sem a menor responsabilidade sobre a partida. Como ato e efeito, a moral da arbitragem sobre os jogadores vai para o saco. Efeito que em casos menos emblemáticos já vem ocasionando alguns cartões amarelos por reclamação. Enquanto confabulam sobre um lance faltoso qualquer, juízes demoram a indicar qualquer atitude disciplinar provocando a necessidade de reclamação veemente dos jogadores do time que recebeu a falta criando a ridícula situação posterior de amarelar quem comete e quem receba a falta.

Nenhum sistema é 100% eficaz, mas isso não quer dizer que não possa ser confiável, mesmo levando em conta a possibilidade de ocorrência de erros. No futebol Made for TV, a transparência pode salvar esse sistema.

Quem é o árbitro do árbitro?

A Fórmula-1 possui rádio aberto que pode vir a ser resgatado por quem está a transmitir o evento. O escopo de discussão de árbitros de futebol não possui nenhum tipo de informação que necessite de privacidade, logo, 100% de áudio nos caras, cuidando-se obviamente, que eles tenham um baita respaldo dos organizadores do evento para tomarem decisões errôneas, inclusive, desde que honestas.

Pulando da seara do controle da partida para a experiência de um telespectador, os treinadores na área técnica, passando orientações e interagindo seja lá como for com o jogo, idem. Fora da área técnica no banco de reservas ou vestiário, não, pois ao contrário da arbitragem julgando lances à mostra de todos, podem haver informações de foro íntimo. Em um devaneio de Transmissão Total, é plausível em se pensar que até os jogadores poderiam ter, mas sendo mais complicado de uma aprovação imediata ao contrário dos exemplos de arbitragem e comissão técnica que possuem atividade mais cerebral.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

37 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

37 Comentários para “O roubo do Beira-Rio”

  1. Serginho Valente
    27/10/12 - 20:38

    Se eu fosse dirigente do Palmeiras tirava o time do campeonato. Cada vez mais vergonha de tudo.

    O certo seria anular o jogo.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    27/10/12 - 20:58

    Antes dos SAULOS tomarem o assunto de assalto e começarem a cagar mantras, adianto que não tenho nada contra tecnologia e acho que o viés tecnológico no auxílio de arbitragem nem merece ser discutido.
    Ferramentas tecnológicas são basicamente o que o nome indica: ferramentas. Disponíveis estão.

    A foda é de conceitos. A mentalidade tupiniquim é que não alcança esses desenvolvimentos e tem tais avanços como redentores. Se fosse para discutir (e implementar) qualquer coisa à sério, deveriam ser discutidos os processos e não as ferramentas. Em qualquer pelada que tenha mais de 3 anos de existência, toda mudança na regra vale para o próximo jogo.

    O futebol não acabará hoje. Um gol de mão como esse pode ser absorvido pelo jogo. A discussão pode existir, ser ponderada e implementado qualquer merda(*) para o próximo jogo, que no caso dessa escala seria o próximo campeonato. O que fica claro é que está se correndo atrasado com o bonde andando, remendando, zero planejamento. Isso passa a impressão também que nada é pensado e feito sobre demandas mil que não pensam os campeonatos e as disputas como um todo.

    (*)Isso é forma de dizer. Estou propositadamente negligenciando o cuidado com que a International Board e FIFA implementam as mudanças.

    Responda a este comentário

    Bender

    Caso algumas ferramentas tecnológicas já fossem permitidas, essas confusões seriam reduzidas.

    Responda a este comentário

  3. Yuri
    27/10/12 - 21:28

    Bandeira correu pro meio-campo? No jogo Cerro x Colón o cara TIROU UM CARTÃO VERMELHO do jogador graças ao bandeira (cena hilária, ele pegou o cartão e fez sinal de “não”). Nem vi isso, queria ver a reação.

    No mais não tem como provar se viram pela TV. Pode ser que sim, que não… nem dá para discutir e o vídeo não está em tempo real.

    Lembro de um Botafogo x Boavista que teve um lance que demorou vários minutos para ser validado… dá para dizer que viram na TV?

    Fico com os comentaristas do radião que eu tava ouvindo… pode ter sido, mas nunca ninguém vai provar. Os árbitros dizem entre eles que é e acabou, não tem gravador, não é F-1.

    Responda a este comentário

    André

    é justamente isso, que traria mais credibilidade, que se ventila (também) nesse bate papo.

    Responda a este comentário

  4. Marco Araujo
    27/10/12 - 22:17

    Mau caratismo brasileiro/argentino

    A poucos dias em um jogo do campeonanto italiano, o centroavante Klose fez um gol de mão, foi um problema, juiz não sabia oque fazia, adversários reclamando, e então, o centroavante ALEMÃO Klose, foi até o arbitro e disse que fez o gol com a mão. Cara, isso é primeiro mundo, são cidadãos de carater, se dão ao respeito.
    Em uma copa do Mundo, Maradona marcou com a mão e foi enaltecido por seu povo, virou Deus. Mau carater, e se o povo fosse sério gritariam “vergonha, vergonha” e jamais dariam os parabéns.
    Hoje no Beira-rio foi presenciado mais um ATO de mau caratismo, de um jogador e seus colegas, enfim, de várias pessoas, que falam em roubo, e que estão querendo punir um arbitro que não validou um GOL DE MÃO, e o pior, o jogo não tinha recomeçado e poderia sim voltar atras neste ERRO DE ARBITRAGEM QUE SERIA VALIDAR UM GOL DE MÃO.
    E voltamos ao mau caratismo do atleta que não falou a verdade, e que deveria ser punido pelo STJD, por atitude antidesportiva, e tambem, O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO que denunciou, teriam que comprovar se realmente alguém falou ao juiz, porque este veiculo e seus profissionais NÃO SÃO NADA ISENTOS,e se não comprovarem os fatos são também UMA CAMBADA MAU CARATER, e deveriam também ser punidos se tivessemos um tribunal sério.
    Mas eu vivo em um país de corrupções, mensalões, privatarias, vivo num país onde um campeonato em que foi anulados varios jogos, em 2005, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL, não teve a efetiva comprovação de manipulação.
    E agora brasileiros, que cresceram com aquela propaganda antiga e infeliz do Gerson que dizia “O CERTO É LEVAR VANTAGEM EM TUDO, CERTO!?”, defendam que o juiz errou ao ter ANULADO UM GOL DE MÃO. E novamente SERÁ A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL QUE O JUIZ TERÁ QUE SE EXPLICAR POR QUE ANULOU UM GOL DE MÃO. Vai virar piada mundial.
    Realmente alguns brasileiros merecem os politicos que tem, porque agem igual aos seus politicos, querendo sempre LEVAR VANTAGEM EM TUDO, CERTO?!. AS VEZES TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Marco Araujo, em primeiro lugar, parabéns por ter vergonha de ser brasileiro. Se todos tivessem vergonha, esse país teria alguma chance de desenvolvimento.

    Agora, apenas se indignar e ter vergonha não é suficiente. É preciso saber ler, interpretar textos, e se indignar e ter vergonha dos motivos corretos.

    NINGUÉM daqui, até agora, enalteceu o que o Barcos fez. Acredito até que como eu e você, ninguém acharia errado uma punição ao atleta SE o gol tivesse sido validado.

    O que está sendo criticado aqui, é a CLARA MANIPULAÇÃO do resultado da partida através de meios externos ao andamento do jogo. O que não é permitido pelo REGULAMENTO do campeonato.

    Por justiça, se o gol do Palmeiras foi anulado com auxílio externo então todo pênalti mal marcado, todo gol mal validado, enfim, todo lance equivocado deveria também ter contado com esse auxílio.

    Então meu caro, o juiz deveria ter que se explicar sim. Explicar como ele e seus auxiliares resolveram voltar atrás da marcação que fizeram com tanta convicção.

    NINGUÉM “defendeu” que o juiz errou ao ter ANULADO UM GOL DE MÃO.

    O que não se pode admitir é que ele utilize um recurso em APENAS UM LANCE, e que através dele beneficie ou prejudique APENAS A UM TIME, E QUE NÃO O UTILIZE EM TODOS OS OUTROS LANCES, DE TODOS OS OUTROS TIMES.

    O nome disso é COVARDIA, E MANIPULAÇÃO.

    Responda a este comentário

    Victor

    Como brasileiro é burro até para isso, eu vou mais na versão do casuísmo. Até pilantragem me irrita menos que burrice.

    Olha como são as coisas e que em olha para lances e não para processos vai deixar passar em branco:

    1) Faltas são invertidas à torto e à direito no futebol. O árbitro de Fluminense 2×1 Ponte Preta foi suspenso não porque inverteu uma como todo mundo faz, mas porque a defesa da Ponte foi incompetente APÓS essa inversão.

    2) Wellington Nem cometeu infração assim como Barcos e levou vantagem. Não tendo alterado o placar imediatamente, o “delegado” da partida não interferiu na decisão da arbitragem, mesmo existindo um conflito público entre árbitro e bandeira. Mas o gol saiu, e como vimos, o árbitro foi suspenso.

    3) Árbitro e bandeira(*) deram o gol do Palmeiras. O delegado corrigiu a ambos.

    4) Árbitro e bandeira de Inter 2×1 Palmeiras que por fim “acertaram” no resultado, mas erraram no poder de avaliação vão para a Reciclagem? O delegado de Flu 2×1 Ponte escapou do gancho?

    A tal Reciclagem não tem (**) caráter de melhoria técnica. É meramente um castigo que INDEPENDE da condição geral do árbitro e sim de eventuais lances de GOL. Uma dentre tantas analogias com lances de jogo seria o Fluminense afastar Gum por deficiência técnica porque ele fez 2 gols contra no campeonato e deixar Diguinho porque esse não fez, ou o Vasco colocar em xeque toda capacidade de Juninho por um pênalti perdido.

    (*)Efetivamente eu não vi a atitude do bandeira. Estou acreditando que tenha validado porque acredito que já estivesse proliferando imagens caso ele não tivesse corrido para o centro
    (**) Eu sei que é óbvio para todos(***) que a Reciclagem não é reciclagem, mas o óbvio precisa ser reforçado vez em quando.
    (***) Todos que são o público-alvo do BBG, os alfabetizados, pois no Universo brasileiro é bem capaz desse “todos” que sabem que Reciclagem não é reciclagem seja menos de 50%.

    Responda a este comentário

    André

    50%? ah, sim, o conceito de alfabetizado é escrever o próprio nome… entao pode ser.

    Responda a este comentário

    Marco Araujo

    Sérgio eu entendi bem o motivo da reclamação, concordo plenamente que, ter qualquer tipo de interferência no jogo fora os 6 arbitros (juiz, assistentes, auxiliares das goleiras e ARBITRO RESERVAS) para mim é erro, e tem que ser criticado. O gol irregular foi marcado, os jogadores do Inter no mesmo instante reclamaram, cercaram o juiz, o juiz atraves do radio que eles carregam, consultou ou foi informado por um dos auxiliares, assistentes ou até mesmo o JUIZ RESERVA que parece foi o que aconteceu. Qual o problema? Qual o erro? Em nenhuma rádio, e na tv globo, ninguém mencionou que foi o delegado do jogo que informou que foi GOL IRREGULAR, somente a BAND DE SÃO PAULO, que coincidência. Todo a reclamação dos palmeirenses e da BAND SP ”ISENTA” tem que ser provada, com imagens, audio, sei-lá. Se não é MAU CARATISMO sim destes jornalistas, em relação a torcida eu até entendo pelo momento. HOJE O EX GOLEIRO MARCOS, POSTOU NO TWITTER QUE: ‘SE É PARA CAIR TEM QUE CAIR COM HONESTIDADE’. Perfeito, esse cara é um cidadão, o resto é choradeira. SE FOR COMPROVADO, A IRREGULARIDADE, O JOGO DEVE SER NOVAMENTE REALIZADO.

    Responda a este comentário

    André

    cara eu penso que o jogo nao deve ser anulado em hipótese alguma.

    porém, acho que poderiam usar a tv pra anular/validar todas as jogadas do ano que já ocorreram e alterar seus placares. mesmo que isso seja um absurdo. se usam com um, usem com todos.

    na BAND, a reporter de campo disse que viu o delegado perguntando “pra pessoas da imprensa” sobre o lance.

    Responda a este comentário

    André

    Se teve isso ou se nao teve, o juiz tava de frente pro lance nao viu, o bandeira correu pro meio, QUEM VIU? o QuARTO ARBITRO? De onde? Como? Enfim, é isso.

    Tudo se torna mais suspeito do que já é.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Marco, se a informação não veio de fora, não iria demorar tanto para o juiz ser informado da infração. O rádio é instantâneo. Como eu disse, acho que o motivo da demora, e como a informação foi obtida TEM QUE SER EXPLICADO.

    Responda a este comentário

    Victor

    Os caras estão em xeque. Se alguém levasse à sério, a própria explicação no caso de “legalidade” cairia mal:

    Eu de frente para a área não vi, o juíz de fundo também não, assim como meu bandeirinha. O 4º árbitro no meio campo viu e nós todos confiamos mais na visão dele que na nossa

    ****
    Se TODOS os entes envolvidos resolverem colocar panos quentes e chegarem a um acordo “cala-te boca”, vão fazer.

    Mas… poderia haver uma parte interessada sem comprometimento algum além da verdade chamada… torcedores. Como será que se posicionam aquelas auto-intituladas Associações Nacionais de Torcedores? Levatarão a voz em prol da LISURA do que é oferecido ao torcedor?
    Hahahahahahahahahaha VAI ABRAÇAR MARACANÃ E VOTAR xx CAMBADA DE FDP

    Responda a este comentário

  5. Gustavo Miranda
    28/10/12 - 8:38

    Foi certo o que fizeram, imagina manter um gol de mão à la “Maradona”. Coisa mais feia. Tá certo, tão reclamando porque foi com o Palmeiras, se fosse ao contrário, contra o Inter iam deixar assim mesmo. Tá na hora de termos arbitragem correta, mas duvido que aconteça. Desde 2005 o Corinthians vem sendo beneficiado. Times do RJ e SP sempre são beneficiados.

    Responda a este comentário

    Victor

    Estranho, fiquei com a impressão que o beneficiado foi um do RS.

    Responda a este comentário

    Taís

    Eu tb, chefe… Creio que somos burros…

    Responda a este comentário

  6. André
    28/10/12 - 18:19

    Ta aí o que você queria (e foi isso que eu vi na transmissao da Band – obrigado Deus, por eu nao estar mais em SE onde a BAND nao pega!)

    Repórter admite ajuda a delegado na anulação de gol do Palmeiras

    http://esportes.terra.com.br/palmeiras/noticias/0,,OI6261621-EI19379,00-Reporter+admite+ajuda+a+delegado+na+anulacao+de+gol+do+Palmeiras.html

    Responda a este comentário

  7. André
    28/10/12 - 21:45

    CBF deverá fazer mudanças no quadro nacional de árbitros para tentar minimizar erros

    http://www.netvasco.com.br/n/118197/cbf-devera-fazer-mudancas-no-quadro-nacional-de-arbitros-para-tentar-minimizar-erros

    Será que alguém percebe, na multidão, que o caso nao é de minimizar erros? Nao precisa minimizar erros. O que precisa é acabar com o conflito de interesse. O problema nao é o erro. A possibildiade de dolo é que é o erro.

    Responda a este comentário

  8. Marco Araujo
    28/10/12 - 23:14

    Vamos colocar alguns fatos: Existem 5 radios que transmitem futebol em POA, e cada uma delas colocam em campo 3 reporteres. 3 redes de tv com no minimo 5 profissionais cada, próximo aos reservados e fora as radios de outras cidades, inclusive da cidade do clube visitante, sem esquecer os profissionais da imprensa escrita (reporteres e fotografos). Bom, por baixo, são aproximadamente 80 profissionais (acho que é bem mais), jornalistas que jamais iriam ver uma bomba dessas e se calar, pois bem, no meio de tanta gente alguém vai me fazer acreditar que uma só pessoa, um só, um, viu o delegado falando com o juiz que foi com a mão? Faça-me o favor, deixei de acreditar em papai noel e coelhinho da pascoa faz muito tempo.

    Responda a este comentário

    André

    Prezado Marco.

    os 80 profissionais estavam todos próximos ao delegado? ficam todos em volta dele?

    Responda a este comentário

    Victor

    Você acredita que os plantonistas publicam TODAS as informações obtém nos clubes? Faça-me o favor.

    Responda a este comentário

    André

    Aliás, MArco, é por isso que propomos aqui o radio aberto dos juízes.

    Responda a este comentário

    Victor

    Eu acho que a menina da Bandeirantes vai pagar um dobrado. Falou demais.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Se eles trocam informações via rádio, eu não sei é como a menina da Bandeirantes conseguiu essa informação. Era para ninguém ter reparado.

    Responda a este comentário

  9. Marco Araujo
    29/10/12 - 9:05

    É evidente que poucos profissionais de imprensa ficam perto do delegado, mas ficam alguns, e os que estavam ficaram todos olhando para o juiz, essa repórter da Band (que eu tenho certeza, não viu porra nenhuma) eu não conheço, acho, até depois vou atras, mas aposto que é novata, estagiaria, e vai ter problemas. Não sei como é em outros estados mas no RS a imprensa não perdoa nada, eles divulgam tudo, absolutamente tudo, se eles foderem o clube, azar, se foderem a vida do jogador, azar, diretoria, enfim, não importa nada para eles, eles jogam no ar ou publicam. Vamos aguardar, mas não vai dar em nada, arbitragem ruim neste ano, parece que ano que vem terá mudanças, aposto que será para pior.

    Responda a este comentário

  10. Marco Araujo
    29/10/12 - 9:24

    Para encerrar, pelo menos para mim, o mau carater Barcos deverá ser punido exemplarmente por tentar LUBRIDIAR o juiz, a reporter terá que se explicar e comprovar que ”viu”, e o juiz, bem, o juiz continuará errando pois é muito fraco. Gostei muito deste canal para expor o pensamento sobre futebol e tudo que o cerca. Voltarei.

    Responda a este comentário

    André

    Concordo que Barcos deva ser punido.

    Mas concordo que a demora levou a decisão a suspeição.

    Responda a este comentário

  11. Alexandre N.
    30/10/12 - 20:25

    E olha o que o STJD resolveu aprontar:

    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=473882

    Responda a este comentário

  12. saulo
    31/10/12 - 13:49

    Sem gravação: http://www.lancenet.com.br/futebol/CBF-solucionar-polemicas-Inter-Palmeiras_0_802119787.html

    Responda a este comentário

  13. Marco Abi
    1/11/12 - 13:55

    O cara fez um gol ilegal. O juiz validou, mas depois reverteu a decisão. Palmas para o juiz.

    Se foi com a ajuda de Deus, da TV ou do Espírito Santo, beleza. Se foi caso isolado, somente naquele jogo, entao que sirva de pretexto para que outros passem a fazer o mesmo e marcar corretamente.

    Responda a este comentário

  14. saulo
    8/11/12 - 14:04

    Goleada anunciada: http://www.lancenet.com.br/futebol/STJD-impugnacao-resultado-Inter-Palmeiras_0_806919333.html

    Responda a este comentário

  15. Marco Araujo
    8/11/12 - 16:08

    Agora o Palmeiras tem um motiva para explicar o rebaixamento, não foi o futebol pífio, foram o delegado e juiz do jogo e o STJD que rebaixaram o Palmeiras.
    Puxa, um pouco de dignidade e carater não faz mal a ninguém.
    O Palmeiras é grande, vai lá jogar a segunda divisão e no outro ano volta, mas a torcida não merecia passar por esta vergonha que o Barcos e dirigentes fizeram no STJD, até a pulga do meu cachorro sabia que não daria em nada.

    Responda a este comentário

    André

    a torcida não merecia passar por esta vergonha

    Qtos mandos de campo o Palmeiras perdeu nesse campeonato por conta da sua torcida?

    Responda a este comentário

    Victor

    Marco, eu acho que foi uma batalha inglória para o Palmeiras. Comprovar o que todo mundo sabe que ocorreu, mas sem ter como provar.

    Esta questão ao meu ver, transcende o Palmeiras. Deveria ser encampada por quem gosta do jogo limpo. Até para desassociar o fato irrelevante(*) que um time desejou levar vantagem por ter feito um gol de mão.

    (*)irrelevante no que deve ser observado, porém importante como motivação para a discussão.

    Responda a este comentário

  16. É para a anulação da porra toda
    11/11/12 - 11:07

    […] Palmeiras não deveria ter o desgaste de ir ao STJD uma vez que o assunto da anulação de seu gol legítimo transcende ao próprio Palmeiras. A batalha de comprovar o que todo mundo sabe que ocorreu, mas […]

Deixe seu comentário