Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O risco do contrato de risco

October 26th, 2012 por | Categorias: Flamengo.

Vai ser feliz

Dirigente de clube brasileiro ao contratar medalhão em decadência (ou não) apela para o “vai ganhar por produtividade”, o que convencionou-se chamar de contrato de risco, um jeito bonitinho de dizer que o clube seria sério.

Tais dirigentes tratam tal “contrato de risco” como uma espécie de seguro. O clube estaria segurado. Mas e a franquia? Os “contratos de risco” vem com a apólice? A franquia-Adriano é elevada. Uma arranhadinha sai mais caro que uma porrada que amassa a lateral toda. A perda total no Adriano seria a melhor solução para o Flamengo.

Só que o CRF é administrado por incapazes hoje. Muito difícil ser Flamengo em 2012. Zinho está exposto? Azar. Todos estão. Porra! NegoZinho achou mesmo que por causa de um papel, Adriano deixaria sua vida de Imperador? Colocou a bunda na janela.

Não deveriam ter feito tal “contrato de risco” (deixassem o cara lá treinando assim como a antiga administração fez com Ronaldo Gordo antes de se transferir para o Corinthians), mas já que fizeram e têm a documentação necessária em mãos, EXERÇAM a opção. Caro diretorZinho do “acabou a bagunça“, é justa-causa. Vai para a imprensa, faz cara de bonzinho e manda que “o clube abriu as portas para a recuperação do jogador, mas que Adriano faltou com o Flamengo e bla bla bla”. Minimiza o prejú e ainda será apoiado.

Mas o Flamengo está na contra-mão em todos os patamares: presidência, diretoria e comissão técnica. Dorival Júnior quer preservar Adriano mas não se dá conta que queima jogadores quando escala os juniores no campeonato de profissionais. Inversão total.

Luxemburgo acumulou as funções de Zinho e Dorival Júnior de uma forma INFINITAMENTE mais eficiente. Vetou o Imperador e classificou o time para a Liberta. O único acerto da gestão da P.Amorim acabou se transformando no seu maior erro. A inexistência de um patrocínio master e a 14ª colocação na tabela não são por acaso.

Nasceu, você já está se arriscando. Foi trabalhar no futebol, além do risco, estará exposto. Num aguenta? PQP… Pede pra sair. E bom final de semana (o Flamengo não joga! hahaha)

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

39 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

39 Comentários para “O risco do contrato de risco”

  1. Julio Bastos
    26/10/12 - 20:37

    Cirúrgico!

    Responda a este comentário

  2. Victor
    26/10/12 - 23:45

    Matou a pau.

    Neguinho pede para ser fuzilado, pulta-quiul-pariul. Se por qualquer motivo meu grupo decide contratar um Adriano, eu não daria satisfações a ninguém.
    Porra. Os caras alardeiam à torto e à direito para alardear estarem no controle que três faltas permitem recisão e tal. Taí… Adriano fez o papel dele e lavou as mãos como quem diz: “agora é com você, Mengão”.

    Quando cometeu a 2ª falta, Adriano estava na berlinda. Ao cometer a 3ª, o problema passou a ser do Flamengo, e será do Flamengo à partir daí. Burraços.

    Eu duvido que Adriano não esteja recebendo. Mandar Adriano embora agora é conviver com a cobrança pelos salários pagos. Imperador mandou muito bem em ter cometido as tais faltas e assinado. Burraços².

    Tivessem dado as advertências sem falar porra nenhuma, poderiam tomar a decisão que bem entendesse (inclusive defender seu jogador das cornetadas da imprensa) e ter o poder de rescindir por justa causa. Burraços³.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    27/10/12 - 7:06

    Clubes cariocas foram mal acostumados por jogadores indisciplinados que resolviam. Romário, Renato Gaúcho, Edmundo, etc…Talvez por isso errem tanto com Adrianos, Carlos Albertos, Ronaldinhos Gaúchos, Jóbsons e afins…

    Porque não há como entender essa insistência em contaminar o ambiente do clube com laranjas podres.

    Uma coisa é um jogador “menor” ver um “Romário” faltar treino, fugir da concentração, e arrebentar com o jogo no domingo. Outra é ele ver um gordo se arrastando de ressaca em campo, ganhando o triplo que ele, e com o salário menos atrasado.

    Em qualquer lugar do mundo, Adriano, antes de qualquer coisa, teria que decidir procurar uma clínica de reabilitação. Lá, ele poderia ter a clareza suficiente para então decidir qual “carreira” ele pretende seguir.

    Caso o “Imperador” decidisse tentar voltar ao futebol, ele então teria que se recondicionar fisicamente. Com certeza, ele tem condições financeiras de fazer isso sozinho, sem “apoio” de qualquer clube.

    Tendo sucesso nessa recuperação física e mental, aí sim algum clube deveria contratá-lo. Até porque ele em boas condições é um grande reforço.

    Agora, hoje, do jeito que ele está, o departamento médico do Flamengo não deveria sequer ter aprovado a contratação. No meu entendimento, o departamento médico foi irresponsável, e prejudicou o Adriano,enquanto paciente.

    Quanto ao marketing, que poderia “justificar” a atitude do Flamengo, Bruno e Ronaldinho Gaúcho deveriam ter ensinado ao clube que por mais “marca” que o jogador tenha, se o caráter do mesmo for fraco, o clube tem muito mais a perder do que ganhar.

    Ah, mais Ronaldinho está muito bem no Atlético…E daí? Ele já esteve muito bem em vários momentos e SEMPRE saiu pela porta dos fundos. Não vale à pena o risco.

    Outro ponto, tenho muita curiosidade em saber como a Justiça do Trabalho compreende esses “contratos de risco”. Por exemplo, clubes fazem contratos de imagem, mas na hora do “vamos ver” a Justiça incorpora esse direito ao salário da carteira do jogador. Como será nesse contrato por “produtividade”?

    Responda a este comentário

    Frank

    A questão é que um cara como o Adriano não tem a mínima vontade de se reabilitar, ainda mais perto da Vila Cruzeiro natal… que o Flamengo tivesse pensado nisso quando fosse contratar o cara, queimando ainda mais o filme do clube…

    Aliás, acho que o Adriano já passou daquela idade fatal dos 27 anos que vitimou muitos famosos iguais a ele, que só queriam saber da bagaceira total… então acho que ele não vai tão cedo… eheheheh

    Responda a este comentário

    Victor

    […]que o Flamengo tivesse pensado nisso quando fosse contratar o cara[…]

    E não pensou?

    Responda a este comentário

    André

    Claro que pensou! Fez de caso pensado mesmo. E isso tá totalmente alinhado com o próprio clube. Por lá, talvez nem estejam entendendo as críticas…

    Responda a este comentário

    Victor

    Por lá, talvez nem estejam entendendo as críticas… [2]

    Responda a este comentário

    Bender

    O único momento que essa diretoria flamenga não pensou foi quando contratou Luxemburgo. Deram mole.
    Sabe quando o Capitão Rocha queria tomar o bairro Tanque e chamou um CAVEIRA pra fazer o serviço? Foi isso que aconteceu. P.Amorim teve que atirar pelas costas mesmo.

    Responda a este comentário

    André

    Rabuja, o lance do contrato de risco, entendo ser algo como um profissional que recebe por comissão.

    Um vendedor, por exemplo, recebe sua comissão, devidamente lançada no seu contra-cheque, descontados os encargos e tudo mais. O cálculo do 13o. férias e etc, é feito baseado na média dos 10 maiores meses.

    Deve ser algo assim. Nao há dificuldade jurídica nesse modelo.

    Responda a este comentário

    André

    Ocorre que vc sabe que o recebimento via relação empregado x empregador traz custos para ambas as partes, incluindo o principal, que é a tributação.

    Por isso os contratos de imagem, feitos com pessoas jurídicas dos próprios jogadores.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Sim, eu sei. O que me confunde, é que volta e meia leio que a Justiça do Trabalho pega o contrato de imagem e considera como salário. Aí não sei mais o que acontece.

    Por exemplo, imagino o Adriano daqui a um tempo e alguns poucos minutos em campo, quanto terá direito a receber num eventual processo contra o Mengão.

    Responda a este comentário

    André

    É. mas se receber pela justiça, tb tá fodido. Isso tudo é pra levar ao acordo de toda forma.

    Mas sem dúvida, isso pode ocorrer. Existe todo um tratamento diferenciado também pelo fato desse tipo de contrato ser o chamado contrato por tempo determinado, que é diferente dos contratos normais, por prazo indeterminado.

    Mas enfim… vc tem razão no pleito. Mas o objetivo do jogador nesse caso é apenas usar para barganhar e negociar, porque se receber como salário tá ferrado na tributação… imagino que seja isso.

    Responda a este comentário

    Bender

    Boa essa levantada de bola. Empregadores pagam a comissão aos seus funcionários “por fora” para fugir dos impostos. Mas a parada pode ser incluída como salário mesmo. Aí meio que fode o esquema.

    Responda a este comentário

    André

    Bender, eu nunca paguei comissoes por fora para equipe minha. sempre por dentro, no contra-cheques com os devidos encargos recolhidos. o problema é que nego reclama qdo é por fora e reclama qdo é por dentro (descontos).

    foda isso.

    Responda a este comentário

    Bender

    hahaha… reclamam de qq jeito mesmo!

    Cara, o funcionário registrado que ganha 2000 na carteira, gera um custo de 4000 para a empresa.
    Isso é foda também.

    Responda a este comentário

  4. André
    27/10/12 - 7:36

    Mas… o Flamengo esperava o que disso?

    Responda a este comentário

  5. Alexandre
    27/10/12 - 12:54

    O Flamengo tá na vanguarda da legalização da larica.
    Vanguarda!
    E tenho dito.

    Responda a este comentário

  6. saulo
    28/10/12 - 12:31

    Mas o Flamengo está na contra-mão em todos os patamares: presidência, diretoria e comissão técnica. Dorival Júnior quer preservar Adriano mas não se dá conta que queima jogadores quando escala os juniores no campeonato de profissionais. Inversão total.

    Dorival não tinha outra alternativa, encontrou uma equipe desarrumada e cheio de carências nos setores do ataque e criação.Ao contrário do Narigudo, não estava no clube durante a janela de trânsferências internacionais e o mercado ficou restrito a jogadores das divisões brasileiras. Arcou uma tarefa espinhosa de encontrar um padrão tático e descobrir soluções mágica no meio de tanto mediocridade. Além disso, precisa aparar arestas ao lado do Zinho no meio dessa turbilhão político-eleitoral do Flamengo. Pelo menos parece encaminhar o objetivo bem traçado pela Patrícia Amorim, evitar o rebaixamento. Após esse ano desastroso, o treinador terá condições de ser cobrado. Por enquanto, herdou um pacote de bosta de reforços da dupla Joel/Léo Rabelo.

    Responda a este comentário

    André

    O fato é que a equipe desarrumada de Joel rende mais que a mesma equipe desarrumada de Dorival.

    Responda a este comentário

    saulo

    Depois o burro sou eu, o campeonato brasileiro exige qualidade na reposição dos jogadores. É normal perder titulares por uma série de motivos(contusões, suspensões, convocações…) e outros cairem de rendimento. O Palmeiras de 2009 é um exemplo: estava muito bem até uma certa altura do campeonato e depois terminou sequer no G4.

    Responda a este comentário

    André

    Entao tá bom. Dorival é melhor que Joel. Entao ele é burro de ter assumido essa bucha.

    Responda a este comentário

    Bender

    Saulo,
    Dorival já deve ter o dobro de jogos do Joel no comando do Flamengo nesse brasileirão. Quando vou poder cobrá-lo?

    Responda a este comentário

    Victor

    Pelo Saulo? Nunca.
    Caio Júnior teve um campeonato inteirinho partindo do zero com o mesmo time mais reforços e indicações e não pode ser comparado ao antecessor que arrancou para pegar Libertadores (que para SAULOS, fãs do futebol-estacionamento, conta como título desde que não seja conquistado por quem usa prancheta e tenha nariz grande).

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Eu fico com o Bona. saulo toma tempo demais de muitos de nós.

    Preciso expurgar esse mau hábito.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ele é útil porque concentra um mar de falácias e raciocínios desconexos dos JORNAS para nós. Só que tem de usar com moderação.

    Responda a este comentário

    Taís

    Pois e… Se ele tem tempompra gastar, ok, mas é bom saber que nós nao temos e q o blog é algo bom, sério e interessante para nós, e a atuaçao dlee auqi nada tem a ver com isso. #chateada

    Responda a este comentário

    saulo

    Posso dizer que o título perdido em 2008 teve grande parcela de responsabilidade do Joel. Caio Júnior encontrou um elenco com apenas um meia de ligação(Renato Augusto) e DEZ VOLANTES inflados pelas indicações estapafúrdias do Narigudo. A partir do momento que o Renato Augusto foi vendido, o Flamengo perdeu pontos precisos. Faltava alguém na criação e precisou recorrer ao garoto Éric Flores e algumas vezes a mudança tática de três atacantes.

    Responda a este comentário

    saulo

    A cobrança sobre o Dorival será justa em 2013, assim ele terá tempo suficiente para indicar reforços e fazer uma pré-temporada. Apesar do dobro de jogos, Joel sofreu duas eliminações precoces e ficou VINTE E OITO DIAS SEM APROVEITAR PORRA NENHUMA!!!! E teve tempo suficiente para indicar reforços a diretoria de qualidade. Preferiu a pacote de bosta do Léo Rabelo: Jorge Luiz, Arthur Sanches, Ernane…isso ninguém cobra lá trás. Agora o atual treinador precisa fazer algo impossível, ensinar um monte de perna-de-pau a jogar bola.

    Responda a este comentário

  7. saulo
    28/10/12 - 12:37

    Luxemburgo acumulou as funções de Zinho e Dorival Júnior de uma forma INFINITAMENTE mais eficiente. Vetou o Imperador e classificou o time para a Liberta. O único acerto da gestão da P.Amorim acabou se transformando no seu maior erro. A inexistência de um patrocínio master e a 14ª colocação na tabela não são por acaso.

    O quarto lugar ficou muito aquém das expectativas do alto investimento, o Flamengo tinha um dos elencos mais caros do campeonato e teve uma queda brusca. Ao contrário das afirmações, Luxemburgo afirmou no programa Bem Amigos o objetivo do título. SEm esquecer, durante a pré-temporada Londrina indicou Magal e Itamar. O primeiro não sabe marcar e erra todos os cruzamentos. E o atacante veterâno sequer foi aproveitado. Todos indicados pelo seu empresário dono do CT no Paraná.

    Responda a este comentário

    André

    Luxemburgo afirmou no programa Bem Amigos o objetivo do título.

    Bom, esse era o objetivo dele, Luxemburgo. E até chegou próximo dessa briga.

    Responda a este comentário

  8. Marco Abi
    1/11/12 - 13:57

    O “risco” implica numa “ajuda de custo” mensal de meros R$ 50 mil, que o clube dá ao Adriano.

    E hoje leio que o inacreditável Michel Levy não tem estimativa de quando vai conseguir pagar os salários atrasados do elenco.

    Responda a este comentário

  9. Yuri
    6/11/12 - 16:48

    Acabou: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/adriano-%C3%A9-jogador-flamengo-192217177–spt.html

    Responda a este comentário

    Bender

    “Eu não vou desistir do Adriano, mas de recuperar o ser humano, é uma missão minha, particular.”
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/11/zinho-confirma-saida-de-adriano-do-fla-fica-inviavel-permanencia.html

    #PsicologoZinho

    Responda a este comentário

    saulo

    A diretoria deveria ceder seus profissionais e as instalações do clube antes de assinar qualquer contrato com o Adriano. Se a intenção era recuperar o ser humano, não deveria formalizar e criar qualquer vínculo ou obrigação trabalhista. Era melhor esperar a recuperação física e deixar a comissão técnica dar o parecer. Lamentavelmente a Patrícia Amorim fez uso político e novamente errou. Espero que isso ajude a perder a eleição.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário