Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O problema está lá na cabeça

August 26th, 2008 por | Categorias: Fórmula-1.
Com o pé nas costas

Com o pé nas costas

A Fórmula 1 se reuniu novamente esse ano numa Espanha emocionalmente fragilizada pela tragédia em Madrid, no aeroporto de Barajas. Além dos sentimentos às famílias das vítimas, nada muito a se falar do GP de estréia na pista de Valência. Sim, uma bela cidade, que eu realmente não ficaria chateado de viver por lá. E um traçado de rua que até parecia bastante atraente. Mas a corrida foi das mais monótonas da temporada.

De positivo, a volta de Robert Kubica ao pódio com sua BMW. E novamente, bom desempenho das Toyota, com Jarno Trulli em quinto e Timo Glock em sétimo. Também destaque a superação de Lewis Hamilton – com um forte resfriado e uma dolorida torcicolo – fez o que pôde para chegar em segundo e manter uma distância segura no campeonato para Felipe Massa. O brazuca fez o hat trick e retomou a vice-liderança do campeonato.

De negativo, a Honda. Quando não têm problemas de velocidade em reta (ou a falta dela), os japoneses inovam no carro de Rubens Barrichello com o F1 sem-freio. Ainda no Japão: medalha de lata para Kazuki Nakajima, que cometendo a proeza de tirar o anfitrião Fernando Alonso na primeira volta, frustrou a torcida local. E a Ferrari não passou ilesa por causa da vitória. A equipe, incrivelmente ainda líder entre os construtores, substituiu o tradicional ”pirulito” – aquela ‘pá’ que o mecânico usa para segurar o piloto durante o serviço dos boxes e liberá-lo, erguendo o instrumento ao término – por mais uma luzinha no volante. Quase enrolou a vida de Massa (foi liberado antes da hora e quase bateu com Adrian Sutil no pitlane) e piorou quando Kimi Räikkönen saiu antes de ser liberado, carregou a mangueira de abastecimento e um mecânico, que quebrou o pé.

Stefano Domenicali, na cadeira elétrica

Stefano Domenicali, na cadeira elétrica

A corrida do finlandês deveria ter terminado ali. Porque ao voltar a pista, a Scuderia pagou mais um mico ao ver a usina do carro número 1 explodir como com Massa na Hungria, novamente na reta dos boxes. Três semanas passaram e a equipe não foi capaz de sanar o problema de confiabilidade. São tão recorrentes os erros da Ferrari no ano que cada vez mais parece que os problemas estão no comando. O mesmo comando que num momento crucial, entrando no terço final da temporada, ao invés de apostar em um Felipe Massa que demonstra ser o piloto mais rápido do ano, fica na dúvida e ainda crê – segundo seu diretor-técnico – na recuperação daquele que está o mais broxa da temporada, Kimi Räikkönen.

Stefano Domenicali não parece estar muito confortável na cadeira que um dia foi de Jean Todt. É grave a incapacidade do time de fazer as coisas funcionarem com a perfeição de outros tempos. Não menos importante é a falta de poder na hora de tomar decisões. E que ninguém pense que uma derrota em 2008 não irá direto para a conta de Domenicali.

Ou faz-se a opção agora, ou a Ferrari cometerá o mesmo erro da McLaren no ano passado, que culminou com a perda do título. Faltam seis corridas e os vermelhos têm o melhor carro. Mas a equipe ainda pode sucumbir à sua própria incompetência. As fichas de Ron Dennis todos sabemos onde estão desde a primeira corrida do ano. Já as da Ferrari…

No nosso Dia da Independência, GP da Bélgica.

null

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

3 Comentários para “O problema está lá na cabeça”

  1. Rafael
    26/08/08 - 9:57

    Final do volei à 1 da madruga com Stanley destruindo o Brasil emendada com final do basquete com moleque de 17 anos espanhol dando calor nos profissionais americanos da NBA. Impossível dormir antes de acabar. Impossível acordar às 9 para ver a corrida.

    ****

    O cara que tirou o Alonso da corrida deveria sofrer algum tipo de punição.

    Ferrari fazendo besteira não é novidade mais. Eu acho o Massa melhor que o Kimi, mas os problemas com o filandês não foram por causa dele. Mas Serginho acha que o motor estourou por culpa do Kimi, pois ele acelerou muito.

    Hamilton é constante. Como tem um bom e confiável carro, é o favorito ao título. Queria vê-lo com o mesmo carro do Massa. Grande duelo.

    Responda a este comentário

  2. Robinson
    26/08/08 - 15:17

    Pois é, né? Aí sobra pro aspira aqui acordar e ver a corrida…

    O colapso do motor foi de total incompetência da Ferrari, pois os comentários são de que ocorreu uma quebra de biela, problema idêntico ao de Felipe Massa há três semanas. Não existe desculpa para mandar para a pista um carro com prazo de validade expirando. Eles tiveram 20 dias para pensar numa solução. Deveriam ter trocado a unidade, e mesmo que se perdesse posições no grid, a obrigação era de que a equipe bolasse uma estratégia que possibilitasse alguma pontuação. Não o fizeram e pagaram mico novamente.

    Agora, a questão Kimi. Ele já reconheceu que vem tendo dificuldades nas classificações. E suas performances nos GPs estão muito aquém do que se espera de alguém que almeja um bicampeonato. A imprensa italiana, que adora falar, já cornetou que Alonso assume sua vaga já em 2009, indo o finlandês para a BMW e deixando Heidfeld à pé. Massa declarou que tem o apoio da equipe, mas que não é o número 1 (leia-se: QUERO ser o número 1, e LOGO). Ron Dennis, raposa velha, diz que ainda respeita o talento e a capacidade de Räikkönen. Clara tentativa de alimentar a dúvida da Ferrari na definição do ponta-de-lança. Obviamente, quem ganha com isso é seu time e seu pupilo Lewis Hamilton.

    O finlandês ainda faz o discurso que só precisa de um ponto de vantagem após a última corrida para ser campeão. Frio, gelado, maquiavélico, calculista. Mas para mim, a auto-estima dele está mesmo é no fundo do poço.

    Responda a este comentário

  3. Rafael
    26/08/08 - 16:47

    Hehehe… Zero-dois!!! O senhor vai conseguir pegar o barco???

    ****

    E há uns 2 meses era para o lugar do Massa que o Alonso estava indo. Essas especulações sobre a dança dos pilotos é bem similar às que temos por aqui no futebol em janeiro.

    Parece que o único garantido mesmo é o Hamilton na McLaren. Pra sempre.

    Olhando a classificação no mundial, o título ainda está aberto e Kimi pode ser até bicampeão. Mas eu acho difícil.

    Quanto ao Massa, não tem jeito. Só sendo campeão será reconhecido como bom piloto que é. Mas pra isso vai ter que ganhar do inglês.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário