Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O plano de metas das Organizadas Tricolores

January 19th, 2011 por | Categorias: Fluminense, Torcidas Organizadas.

Torcedor de Organizada se sente mais torcedor que os demais. Um sentimento até coerente dentro da realidade que os mesmos vivem. As Organizadas sentem-se como donas da casa e da festa, que a bem da verdade elas promovem e recebem incentivo dos clubes por isso. Incentivos que chegam por ingressos gratuitos ou subsidiados.

Até então, as Organizadas além de queimarem o filme do clube e da torcida como um todo com a violência e desordem que promovem não ofereciam contrapartida pelos subsídios recebidos.

Peter Siemsen anuncia plano de metas

O Fluminense, pelo menos na teoria, acena com uma mudança nesse quadro em seu site pelas palavras de seu presidente.

A carga de ingressos para as torcidas organizadas ainda não foi fechada, pois estamos em conversa que envolve um trabalho bem mais amplo de parceria. A nossa intenção é tê-los ao nosso lado em todos os momentos, independentemente do apelo daquela partida.

A relação será diferenciada. Torcidas organizadas terão metas a cumprir que serão avaliadas primeiro a cada cinco jogos e depois a cada dez jogos e daí por diante. Vai funcionar como uma verdadeira ação de marketing.

O Fluminense desta forma não nega a ligação e importância das Organizadas. Entretanto, coloca condições de contrapartida às mesmas ao impor para a manutenção de ingressos gratuitos a presença em jogos sem apelo.

Mas isso seria uma solução que ajustaria meramente a questão da contrapartida que a Torcida não dá ao seu time. Porém, para a mensuração desse número de torcedores, surge um efeito colateral que vale ser abordado:

As organizadas terão apenas uma catraca no estádio totalmente controlada com estes torcedores. Isso claro, uma catraca em cada setor que a torcida a qual ele pertence optar. É importante lembrar que o cartão sai no nome da pessoa e não da torcida.

Um grau de organização é necessário. Organização e oficialização, pois sem clareza como mensurar? E esta organização e oficialização pode ser um caminho para identificação e personalização de quem promove violência, além de aumentar a ingerência do clube sobre as Organizadas (o que por sua vez, aumenta a responsabilidade do clube sobre os atos de suas Torcidas).

A ideia na intenção é boa e louvável. Será melhor quanto mais clara forem as metas e a divulgação dos resultados.

OBSERVATÓRIO

Boa ideia não é garantia de funcionamento, ou pelo menos na forma em que foi concebida. Na prática, alguns elementos podem ocorrer já que esta não é uma ação coordenada entre todos os entes. Por isso faz-se necessário OBSERVAR.

Se as metas propostas pelo Fluminense trarão mudanças em curto e médio prazos. Pode ser verificado por incrementos ou não na presença de público em jogos de baixa atratividade em relação a anos anteriores, e também comparando com os adversários. A meta estabelecida é singela o suficiente a ponto de ser inócua ou substancial trazendo mudanças?

Se trouxer mudanças, cabe observar a aceitação das Organizadas ao modelo proposto, tão como a forma como cada uma irá assimilar o plano. Pequenas organizadas perderão espaço? Pequenas podem vir a se fundir para atingir a meta? A meta será igual em números absolutos ou relativos?

Em médio e longo prazos o perfil da torcida do Fluminense irá se modificar? Tendo as torcidas atingindo as metas, o Fluminense aumentará também seu público pagante?

Não farei tal observação no dia a dia. Não temos estrutura e observarei do alto e por alto. Mas para quem tem condições, fica a dica.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

17 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

17 Comentários para “O plano de metas das Organizadas Tricolores”

  1. Alexandre N.
    19/01/11 - 23:32

    Bom, devido ao fim do passaporte, a frequência das minhas idas ao estádio será drasticamente reduzida. E com isto, não poderei ajudar. rs…

    Responda a este comentário

    Victor

    Queria postar sobre o pacote Tricolor, mas foram duas notícias no mesmo dia e achei essa mais interessante.
    Do meu ponto de vista sobre comprar ou não, achei o novo pacote bom por um lado e ruim por outro.

    Bom porque garante prioridade nos clássicos, o que faltava no Passaporte Tricolor. Ruim porque não traz desconto algum em relação a quem comprar tudo na bilheteria.

    Diante do meu perfil, não comprarei o produto.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Levando em consideração que os planos só dão direito a você assistir as fases de grupo do estadual e da Libertadores, acho que o Passaporte era bem melhor. Valia para TODOS os jogos de qualquer fase de qualquer competição. Excluindo, claro, os clássicos e fases finais do estadual, que não tem mando de campo.

    Responda a este comentário

    Anna Beatriz

    Mas o passaporte era péssimo, financeiramente, p/ o Flu. Não adianta ficar chorando… nesse novo plano, o Flu ganha 90% em cima do q conseguir, são 9 milhøes por 9 jogos. 1 milhão/ jogo.
    O passaporte só era bom pro clube, se o torcedor não fosse pq, se fosse, ele tinha q pagar uma série d burocracias…
    Acho q temos q pensar mais no Flu, investir no nosso clube.
    ST

    Responda a este comentário

    Gabriel Peres

    Alexandre,
    a comparação do valor do programa atual com o passaporte não é possível de ser feita, já que o passaporte dava prejuízos ao Fluminense, como foi amplamente divulgado. Logo, o aumento do valor era, além de esperado, primordial para que o clube voltasse a ter renda nos jogos.

    Abraços,
    Gabriel Peres

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Não sei por quê, mas fiquei com a sensção de que estes dois comentários parece mais justificativa partidária…

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Perdão, os dois comentários PARECEM justificativa partidária.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Talvez sejam.

    O do Gabriel parece, inclusive, de alguém de dentro do clube.

    O que não deixa de ser interessante e legal, porque as críticas de vocês estão sendo ouvidas por quem manda, se for o caso.

    Recomendo aproveitar.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    De que adiantaria? Afinal de contas, estamos falando da equipe do presidente que literalmente RASGOU todas as suas promessas de campanha menos de 30 dias no poder…

    Responda a este comentário

  2. luiz
    20/01/11 - 0:33

    Compre dois pacotes pois moro em cabo frio e fica dificil comprar nas bilheterias antecipadamente em jogos mais importantes,alem de dar a preferencia de compra para classicos pois fica dificil ir em todos os classicos do carioca. Por isso gostei deste plano apesar da falta de desconto observado.

    Responda a este comentário

  3. Serginho Valente
    20/01/11 - 8:12

    “aumenta a responsabilidade do clube sobre os atos de suas Torcidas”

    Aumenta mesmo, e bastante na minha opinião. Isso pode ser muito bom, se a violência for coibida. E muito ruim se o clube não for responsabilizado por ela.

    Seria a oficialização de vez da selvageria.

    Responda a este comentário

    Anna Beatriz

    Gente, mas o perfil d nossa torcida é d violência? Na boa, vou a quase todos os jogos do Flu desde q me entendo por gente e nunca passei por violência alguma.
    A razão d ser uma tricolor orgulhosa é q temos uma torcida diferenciada e ser da paz é uma das diferenças.
    Estou mto satisfeita com essa diretoria até agora. Diretoria responsável e bem-intencionada em suas ações.
    ST.

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Eu vou a jogos do Vasco desde a sua fundação, e nunca passei por violência alguma. Mas já soube de inúmeras histórias de violência protagonizadas por organizadas tricolores.

    Responda a este comentário

    Victor

    Anna, o Fluminense tem de fato o estereótipo de ser uma torcida pacífica, e seus torcedores individuais, como das outras torcidas (Flamengo incluso) querem ir ver o jogo fazendo tudo que tem direito no estádio, mas sem comportamento marginal.
    Porém, da mesma forma que os outros clubes do País, o Fluminense tem Organizadas marginais, e são as dominantes.
    Exemplos recentes:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/corpo+de+torcedor+morto+apos+briga+sera+enterrado+no+caju+no+rio/n1237760018094.html

    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2006/09/07/285583329.asp

    http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/policia/plantao/identificado-jovem-morto-em-briga-de-torcidas

    A saber: Não me importa nem de que time era o torcedor que morreu e o que matou. Isso é mera consequencia. A causa é que Organizadas ainda são facções criminosas.

    Responda a este comentário

    Victor

    Esse post era um rascunho. Publiquei porque senão perderia o bonde da história, mas acabei esquecendo de colocar algo que queria, que era o fato de que mesmo cheio de dedos, o site oficial do Fluminense citou a associação de Organizadas com a violência:

    Peter garantiu que a intenção da nova diretoria tricolor é mostrar a todos que é possível criar um novo conceito em relação às organizadas, não apenas o rótulo de violências, mas de exploração de marketing de maneira positiva pelo clube.

    Há o cuidado de deixar subentendido um estereótipo e não ofender o público-alvo, mas o mais importante, o problema principal para a coletividade foi ao menos citado.

    Responda a este comentário

  4. Bender
    20/01/11 - 14:07

    Atitude que vejo com bons olhos. Quem não mede não gerencia.

    Responda a este comentário

  5. Paulo Pimentel
    20/01/11 - 20:58

    Nunca me posicionei contra as organizadas pois sempre imaginei que um cenário desses poderia ser viável.
    Parabéns a iniciativa tricolor. Que seja avaliada, comparada e, se der certo, imitada pelos outros.
    Quem sabe essa não é a luz no fim do túnel para ficar livre da dependência vassala da patrocinadora.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário