Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Pior dos Mundos

January 29th, 2008 por | Categorias: Estrutura, Futebol.

Ainda na esteira da “Pré-Libertadores” que joga o Cruzeiro, Glauco do Futepoca fez um comentário assombrosamente pertinente e inteligente sobre a aberração que é o regulamento que expurga os times que jogam a Libertadores da Copa do Brasil:

É curiosa a situação de um time na tal “Pré-Libertadores”. Não aconteceu ainda de um time brasileiro ser desclassificado nessa fase, mas, e se acontecer? Vai ficar assistindo os outros times disputarem a fase de grupos e não pode jogar a Copa do Brasil. Em dois jogos, chega no pior dos mundos.

Em suma, o Cruzeiro, 5º colocado no Brasileirão 2007, decide em duas partidas mata-mata contra um time estrangeiro todo seu 1º semestrede 2008.

Classificar-se para a tal “Pré-Libertadores” para os times brasileiros pode ser visto então como um negócio de risco.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

13 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

13 Comentários para “O Pior dos Mundos”

  1. Pablo Martinez
    29/01/08 - 19:21

    Já tinha pensado nessa hipótese, fiquei de olhar no regulamento da copa do brasil e acabei esquecendo e deixando para lá.

    Deve ter lá alguma ressalva para se um time da pré-libertadores não conseguir a classificação para a competição continental e participar da copinha. De qualquer maneira, uma ressalva desse tipo seria algo bisonho.

    Continuo achando que deixar os 4 ou 5 melhores clubes do país de fora da segunda maior competição nacional não tem sentido.

    Muito melhor seria enfraquecer os estaduais, quero dizer, diminuí-los, esvaziá-los, arrumando datas no calendário para que os “grandes” participem da competição mata-mata.

    É sofrível ter que acompanhar um campeonato carioca com times de várzea, inchado, com dois turnos, sem graça, preterindo os melhores colocados no brasileirão passado de participarem na Copa do Brasil, tendo como desculpa o calendário apertado…

    Abraço a todos.

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    29/01/08 - 19:38

    Engraçado, a princípio concordei. Cheguei até escrever concordando, mas pensando melhor discordo.
    Também acho que os clubes que disputam a Libertadores deveriam disputar a Copa do Brasil e, voltando ao que já foi debatido, que as duas competições deveriam durar o ano inteiro.
    Mas, como Pablo disse, seria mesmo um absurdo uma ressalva deste tipo, pois se assim fosse, o Cruzeiro (no caso) tomaria o lugar de outro clube que, na teoria, teria se planejado, e assumido gastos contando com a Copa do Brasil.
    Não tem como um clube esperar até o último instante pra saber se vai ou não disputar um campeonato, e qual campeonato é esse.
    Além do mais, se o Cruzeiro perder, faz parte. Cabe ao clube trabalhar para que isso não aconteça.

    Responda a este comentário

  3. Pablo Martinez
    29/01/08 - 20:31

    É verdade Serginho. Se é errado o Cruzeiro ficar um semestre inteiro só com o campeonato mineiro, mais injusto ainda seria, às vesperas da Copa do Brasil começar, a exclusão de um time “menor” e de pouca tradição para que o Cruzeiro entrasse na competição.

    Não se pode penalizar um clube, qualquer que seja ele, por um péssimo planejamento da CBF.

    Resta a “responsável” pelo futebol brasileiro torcer, e muito, para que o cruzeiro se classifique e evite uma grande confusão e dor de cabeça logo no início do ano. E claro, não esquecer o ocorrido e achar uma solução para esta situação esdrúxula.

    Acho que a realidade nacional já permite que o campeonato carioca seja um campeonato para os clubes mais fracos e de pouca expressão, com um brasileirão o ano inteiro, alternando data com a copa do brasil, durante o ano inteiro, como é feito em toda a europa.

    Não digo que temos que ajustar o nosso calendário pelo europeu, mas sempre defendi campeonatos com o molde de competições longas. O campeonato brasileiro durante o ano inteiro está consolidado. A fórmula de pontos corridos, muito contestada por alguns, também se consolidou.

    Está na hora de tentar uma copa do brasil o ano inteiro. O problema de datas se resolveria com a diminuição dos estaduais. Lembre-se que os grandes da europa jogam o campeonato nacional, copa do pais (na inglaterra são umas 3 copas!!), competição continental, tudo junto, o ano inteiro. E nunca deu problema!!

    Questão de ajustar as datas. O brasileiro já está pronto para isso.

    A necessidade dos estaduais para times pequenos é uma balela. A grande desculpa de manter os estaduais é a inatividade dos pequenos. Supostamente ficariam com poucos jogos… Que se crie a 4ª, 5ª divisão. O que não dá é perder meio semestre jogando contra mesquita, duque de caxias, cardoso moreira e blablagol…

    Esse inchaço é deliberado e tem um objetivo claro: Política. Ganhar força na federação graças aos clubes pequenos. Essa vergonha tem que acabar.

    Responda a este comentário

  4. Victor
    29/01/08 - 22:40

    Pelo menos no que interpretei (e realmente acho que a intenção foi essa) o comentário do Glauco não é necessariamente para o caso específico do Cruzeiro neste ano. Ele alerta para o problema de estrutura (tanto é que o artigo foi classificado nesta categoria, que é particularmente a que eu mais gosto do Blá blá Gol) que está inserida a Copa do Brasil. O comentário do Glauco foi perfeito por se antecipar a um problema (eu nunca vi, li ou ouvi comentário semelhante) antes de ele ocorrer. Um problema que parece distante, mas é passível de ocorrer todos os anos.
    O Glauco inclusive alerta que o Cruzeiro não pode jogar a Copa do Brasil e não defende (ao menos neste comentário) a inclusão a fórceps de um time eliminado na “Pré”.

    ****

    A Copa do Brasil já era. Virou um monstrengo que como Pablo alertou, mantém presidentes de Federações, etcetera.
    Ela tinha um bom propósito, mas com o fim da bagunça de inchar o Brasileirão, ESTA foi inchada e loteada. Há muito tempo não tem uma que preste.

    ****

    Eu também concordo que poderiamos e deveriamos ter, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana disputadas simultaneamente (Libertadores e Sul-Americana com times diferentes). Sou defensor convicto do modelo do Campeonato Brasileiro de Pontos Corridos e com turno e returno e as divisões de acesso como são, porém defendo também a permanência dos estaduais. Mas não vou me alongar dizendo aqui o porquê de eu defender a permanência dos Estaduais para não desvirtuar a discussão.

    Responda a este comentário

  5. Serginho Valente
    30/01/08 - 8:16

    Victor, acho que tanto eu quanto Pablo, entendemos o que o Glauco quis dizer, e nossos pontos de vista não estão voltados para o caso específico do Cruzeiro.

    Tentando me explicar melhor, também não quis dizer que condeno a inclusão a fórceps de um time eliminado na “Pré”, isso é óbvio.

    Eu quis dizer que acho muito difícil elaborar um campeonato sem definir préviamente seus participantes, guardar uma vaga pra um time, caso este for eliminado de outra competição.

    No início de uma temporada, é importante os times saberem quais campeonatos vão disputar.

    Logo, o problema é essa “Pré-Libertadores” que não deveria existir. Mas já que existe, não há outra alternativa para os clubes que dela participam, que não seja trabalhar para evitar ficar de fora da fase dos grupos. E ainda vale lembrar que, numa esfera bem menos provável, um time grande pode tomar uma piaba de um pequeno e ficar fora da Copa do Brasil logo na primeira fase.

    Agora, é preciso ver quanto é que os times da “Pré” recebem de quota, isso pode piorar, ou melhorar, significativamente a situação.

    PS: Também sou a favor dos Estaduais, como pré-temporada é bem legal.

    Responda a este comentário

  6. Guillermo
    30/01/08 - 9:08

    Estranho que quando criaram essa bizarrice há 10 anos ninguém falou nada. Afinal de contas, era o Grêmio campeão da Copa do Brasil que foi proibido de defender o seu título.

    Outra coisa, não estou entendendo vocês agora… no outro post defendiam a idéia que “pré-Libertadores” era Libertadores, agora estão deturpando a idéia já antecipando a eliminação mineira da Liber. Quem joga a Liber não joga Copa do Brasil e como Pré-Liber é Liber. Bye bye pão-de-queijo!!!

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!
    Copa do Brasil 2008: todo mundo tenta, mas só o GRÊMIO pode ser PENTA!!!

    Responda a este comentário

  7. Rafael B.
    30/01/08 - 9:22

    Acho muito difícil que a CBF tenha pensado nisso. Pra coisas sérias, o pessoal de lá não tem tempo.

    Acho que é no esquema de: Perdeu? Paciência.

    Exemplificando o que Serginho já disse, o Palmeiras já perdeu pro Asa na 1ª rodada da Copa do Brasil e rodou.

    Se existe algum critério da CBF para um possível eliminado na Pré-Libertadores, disputar a Copa do Brasil, esse critério não pode prejudicar outro clube. É preciso um mínimo interesse, mas o pessoal de lá parece que não sabe nem pensar.

    Deixem os estaduais em paz. Não foi o que fez a Federação do Euric.. ops… do Rio, promovendo o inchaço por meras politicagen$$.

    A Copa do Brasil deveria ser como antes, os campeões e vices de cada estado classificados. Mas aí não rola o “faz me rir” ($$).

    O campeonato brasileiro está até bom com 20 times. O resto poderia ser diferente, alguma espécie de play-offs por exemplo, apenas para ele não acabar faltando 15 rodadas.

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    30/01/08 - 10:09

    Guilhermo, há 10 anos não existia o Blá Blá Gol.
    Até agora ninguém deturpou, nem atencipou, nada. Apenas estamos discutindo falhas na organização do futebol brasileiro.
    Mas você tem razão, a “pré” faz parte da Libertadores e é um absurdo o campeão da Copa do Brasil não poder defender seu título.

    Responda a este comentário

  9. Victor
    30/01/08 - 10:21

    Este problema é apenas mais uma variante dos times da Libertadores não poderem jogar a Copa do Brasil.

    ****

    Há dez anos atrás não existia o Blá blá Gol. Mas desde que falamos de Copa do Brasil, unanimimente posicionamo-nos contra os times que disputam a Libertadores não a disputarem.

    ****

    Um time ser eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil (ou de qualquer outro País) é passível de acontecer e isso não é uma falha de estrutura quando está dentro de um calendário organizado. No mais, a forma como é organizada a tabela (pela federação de seu próprio País), faz com que se isso aconteça, seja uma zebraça, diferente da Libertadores, organizada por uma federação internacional.

    Um time de 1ª Divisão eliminado em uma estréia de Copa do Brasil (não seria 1ª fase pois tais times entram depois, o que é correto), dentro de um calendário racional, teria prejuízo, mas não seria o Fim do Mundo (se bem que do jeito que anda a Copa do Brasil hoje em dia, também não seria nenhum fim de mundo não disputá-la).

    Responda a este comentário

  10. Saulo
    30/01/08 - 10:34

    Não dá para comparar um 5º colocado no campeonato brasileiro com um terceiro ou quarto de qualquer outro país sul americano.Infinitamente nosso futebol é mais nivelado e com muitas mais equipes de maior nível técnico.Por isso,um time brasileiro não tem qualquer dificuldade em passar na pré-libertadores.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    30/01/08 - 11:52

    Saulo,

    O Bahia já foi eliminado na “Pré-Libertadores”. Em 1964.

    Responda a este comentário

  12. Glauco
    30/01/08 - 13:23

    De fato, só comentei porque acho uma situação um tanto surreal. Não defendi que o Cruzeiro, caso fosse eliminado, tomasse uma vaga de outro na Copa do Brasil. Mas, sinceramente, não dá pra comparar com um time grande que é eliminado na primeira rodada da Copa do Brasil com um que cai na dita “Pré-Libertadores” até porque, diferentemente dos grandes que disputam a competição nacional, o Cruzeiro chegou lá por mérito, tendo conseguido a quinta colocação no Brasileiro. Já a maioria dos grandes da Copa do Brasil são “eternizados”, ou seja, o tal ranking da CBF garante que eles disputem sempre, ao contrário do que acontecia nas primeiras edições, quando era necessário ter ficado nas primeiras colocações do Estadual para ter vaga. O Palmeiras, quando desclassificado pelo ASA, havia sido sétimo colocado no Paulista no ano anterior e até o Guarani, clube de Série C, tem sua vaga permanente na Copa do Brasil por conta do famigerado ranking.
    Mas esse é só um dos problemas, por isso acho que os times que disputam a Libertadores TÊM que disputar a Copa do Brasil também. Valoriza o torneio e dá mais uma chance para conseguirem a vaga na Libertadores do ano seguinte. Até porque, quem fica de fora da Libertadores, tem mais chances de disputar o torneio no ano seguinte do que quem conseguiu vaga, já que este último precisa ser campeão da competição sulamericana para tanto. E, convenhamos, ganhar a Libertadores é um pouquinho mais difícil que ganhar a Copa do Brasil.
    O problema é esse: pelo sistema atual, quem tem mérito pode ser castigado. De forma brutal.

    Responda a este comentário

  13. Cruzeiro 3×1 Cerro Porteño at Blá blá Gol
    30/01/08 - 23:39

    […] O Pior dos Mundos […]

Deixe seu comentário