Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Nerd e seu Futebol

October 28th, 2013 por | Categorias: Futebol.

Futebol é troço gigante pacas. O arquibaldo e o peladeiro são somente a ponta do iceberg no universo futebolero. Um nerd foi espezinhado por um arquibaldo, mas partiu para cima. Azar do arquibaldo que escolheu um ambiente tipicamente nerd para travar a batalha, saindo, consequentemente, com o rabo entre as pernas. Inserção do link no texto, inevitável para um blablagoliano, e das ilustrações por conta do editor.

Por Bart Rabelo, no Facebook

Sou contra o pré-determinismo social. Todo mundo torce por um time por algum motivo, normalmente geográfico, demográfico ou social. Você torce pelo time “X” por que seu pai, sua mãe, seu tio torciam. Você torce pelo time “Y” por que na sua cidade todo mundo torce.

Nerd no estádioEu torço pelo Manchester United por que eu quis. Acabei me envolvendo com o time, de forma inconsciente, ao longo de vários anos. Quando percebi, estava torcendo por eles. Chegou ao ponto de há alguns anos atrás eu assistir o Flamengo ser campeão brasileiro sem ter qualquer tipo de emoção, enquanto minha mãe ao meu lado, gritava e chorava de felicidade. Já esta mesma sensação eu tive quando o United ganhou do Chelsea nos pênaltis para conquistar o título do Champions League em 2008.

Ah e eu torço pela Seleção Brasileira. Eu “não acho que sou inglês”. Isso seria ridículo. Eu torço pelo Manchester United e pela Seleção Brasileira. Ninguém tem o direito de me criticar por isso ou dizer que eu estou errado.

Quando à alegação que eu sou “nerd” (não nego) e que não entendo “nada de futebol” ou que “nunca fui a um estádio”, vou dizer: já fui várias vezes a estádios de futebol para assistir jogos. A minha diferença para um torcedor apaixonado é que eu já assisti jogos de vários times diferentes, não apenas de um. Logo, eu de fato assisti os jogos, ao contrário da maioria de torcedores fanáticos que não conseguem enxergar um palmo à frente dos seus olhos. Além disso eu sou apaixonado pelo esporte e aproveito todas as chances que tenho para assistir partidas pela televisão de campeonatos de todo o mundo, vendo times e jogadores diferentes sempre, busco informações sobre tudo o que está acontecendo no vasto mundo do futebol e sempre de fontes diversas para evitar o vício da informação. Para completar sempre aprecio todas as chances que tenho de conversar com profissionais do esporte, sejam ex-jogadores ou técnicos, para entender melhor como funciona o esqueleto do maior esporte do mundo.

Eu acho que entendo muito mais de futebol do que muita gente por aí que veio me criticar. Não serei humilde neste ponto. E acho que fui claro com a mensagem geral.

Futebol na ótica da namorada nerd

Futebol na ótica da namorada nerd

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

53 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

53 Comentários para “O Nerd e seu Futebol”

  1. Bart Rabelo
    28/10/13 - 11:37

    Assino embaixo (literalmente).

    Responda a este comentário

    Diego

    Concordo ehuehuehuheuhe

    Responda a este comentário

  2. Gaburah
    28/10/13 - 12:04

    E digo mais, TORÇO PRA QUEM EU QUISER.

    Responda a este comentário

  3. Sancho
    28/10/13 - 12:05

    Só é triste. É o que acontece quando se mata o “futebol de estádio”. Do sofá para a televisão, a distância para o Maracanã ou para o Old Trafford é a mesma.

    P.S.: Bah! Mas que foto essa última…

    Responda a este comentário

    yuri

    Perfeito. Lembra o legitimo Vergonha do Nordeste, frase usada por nordestinos fieis aa sua origem contra mistos e manipulados.

    Responda a este comentário

  4. Sancho
    28/10/13 - 12:11

    P.P.S.: “Aí agora essa mesma galera vê o Neymar comendo a bola pelo Barcelona e jogando contra times bons, como o Real Madrid…” (Bart Rabelo)

    Mas, em compensação, o que pega de BABA não é pouco. Ainda mais jogando nesse CANO que é o Barcelona.

    Responda a este comentário

    Bart Rabelo

    Sancho, é verdade. O Barcelona pega muito time ruim pelo campeonato espanhol, que só tem 3 times bons na atualidade (Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid), uns 4 razoáveis (Athletic Bilbao, Villareal – que voltou bem – e Valencia e Real Sociedad – que estão mal este ano). Tirando isso é só bambala.

    Mas reitero a intenção inicial do post no facebook: mesmo assim, o Barcelona joga um número maior de partidas contra times bons do que os times aqui do Brasil. Adicione a Champions League na fórmula e já seria suficiente. Mas para melhorar a coisa infelizmente temos que nivelar “por baixo”: o nível do futebol brasileiro hoje em dia é deprimente. No Brasileirão deste ano só se salvam uns 4 times que realmente tem alguma tática e jogadores com habilidade, os outros… Está deprimente, o que é péssimo para o futebol brasileiro.

    Responda a este comentário

    saulo

    O nível técnico é muito prejudicado pelo calendário ruim e a falta de uma gestão profissional. Não existe pré-temporada em dez dias, ninguém consegue jogar em alto nível em uma sequência frenética de vinte e oito partidas sem descanso semanal e tempo de recuperação. Trocar vários treinadores favorece ao jogo mais simples de bolas paradas e contra-ataque no jogo do erro do adversário. Por isso o Bielsa pediu ao Santos não assumir imediatamente e esperar uma fase de transição de seis meses no meio da temporada.

    Responda a este comentário

    Andre

    Cristiano koeler e rodrigo caetano são profissionais. Ambos fazem parte da gestão profissional recente do vasco.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não adianta gestão profissional sem cumprimento do pagamento dos salários e direitos de imagem.

    Responda a este comentário

    Andre

    1) Entao a gestão profissional não resolveria isso?

    2) Então nenhum clube brasileiro poderia ter gestão profissional, já que é tudo zoneado.

    3) Então a gestão profissional só é boa quando já tá tudo em ordem?

    4) Então pra que gestão profissional qdo já está tudo em ordem?

    Responda a este comentário

    saulo

    Como já disse, os dirigentes precisam ter seus bens colocados à disposição quando assumem a gestão dos clubes. Porque são instituições das quais recebem uma série de benefícios e isenções fiscais pelo poder públicos. Podemos ver o exemplo da prefeitura do Rio: os presidentes dos quatro grandes negociam a cessão do terreno para a construção dos centros de treinamento, dependem do aval do prefeito. Isso é dinheiro público.

    Responda a este comentário

    Andre

    omo já disse, os dirigentes precisam ter seus bens colocados à disposição quando assumem a gestão dos clubes.

    Tá certo Saulo. Eu tb já te disse diversas vezes.

    Eu tenho 100 mil de patrimonio e vou virar presidente de um clube que tem mais de 100 milhoes de receita. Daí eu contrato um jogador de salário mnsal de 200 mil por 2 anos = 4.800.000,00.

    Aí eu não pago. Quem vai pagar? Meus 100 mil?

    Responda a este comentário

    saulo

    Não é apenas o presidente, toda a responsabilidade é compartilhada a toda a diretoria.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Então o Vice-Presidente de Esportes Aquáticos têm igual responsabilidade sobre fatos ocorridos dentro da Direção de Futebol que o Vice-Presidente de Futebol, por exemplo?

    Responda a este comentário

    saulo

    As vezes até mais, os esportes olímpicos não sobrevivem sem o patrocínio das empresas públicas e verbas dos governos.

    Responda a este comentário

    Andre

    Vou colocar um monte de gari na minha diretoria.

    Responda a este comentário

    Andre

    Quem vai pagar a conta?

    Responda a este comentário

    saulo

    Os dirigentes bandidos.

    Responda a este comentário

    Victor

    Rapaziada, porra, rapaziada.

    Vocês dão uma trela do caralho pra nada também. Fica foda fazer qualquer coisa (e o spam voltou a aumentar) quando vocês estimulam que a merda volte a acontecer.

    Dar um caldo ou dois no guri que está molhando a coroada fora da piscina é legal. Nem o pai do moleque vai se incomodar, só que ficar brigando com o moleque pega mal, né?

    Aqui deve ter o mesmo tratamento ético lá dos testes com animais. Se vai sair algo produtivo, vá em frente no uso do animal e gere o artigo, produza algo de útil para a coletividade. Do contrário, se não vai dar em nada, ficar fustigando o animal é apenas crueldade.

    Além do spam como administrador, pessoalmente como leitor acho chato pra caralho ler esse monte de asneira, esse monte de merda repetida que a gente já sabe de antemão onde vai dar. Quer usar como amostra de pensamento comum estúpido que jorra por aí, beleza. Pega, joga uma isca, depura o pensamento e publica um post, incentivo. Agora ficar buzinando a paciência da galera com esse porra é foda.

    Sinto como se estivesse no ônibus com vocês ouvindo funk sem fone de ouvido. Mineiro e Capixaba em Marataízes fazendo farofada.

    Responda a este comentário

    Victor

    A não ser, é claro, que vocês estejam mesmo com dúvidas sobre o assunto e esperem ter a mente iluminada pelo arauto do Guru.

    Responda a este comentário

    Andre

    Tem razão. Paro de cutucar o animal.

    Responda a este comentário

    Victor

    A BABA é boa para treinar inovações.

    Responda a este comentário

  5. Andre
    28/10/13 - 13:51

    Isso aí, é a eugenização. O triste é que Jucas e filhos não percebem que quando levantam bandeiras de formação de clubinhos, estão na verdade reforçando isso aí que foi relatado.

    Se é pra polarizar, que seja nos melhores.

    Juca não percebe a diferença de sua década de 80 para o mundo atual. Chama dirigentes de ultrapassados, mas não passa de um jornas MUITO ultrapassado.

    River do Piauí? Flamnego? Pra que? Tudo a mesma bosta. O negócio é torcer por onde as coisas acontecem.

    Responda a este comentário

  6. Matheus
    28/10/13 - 15:12

    Assino embaixo do comentário do Sancho. É triste.

    Responda a este comentário

  7. RB
    28/10/13 - 19:46

    Nerd Army, haha!

    United tem a maior torcida do Mundo!

    Responda a este comentário

  8. yuri
    28/10/13 - 20:01

    So posso dizer que o verdadeiro alcance dos clube so pode ser medido pelo facebook, pois casos como este,comum na Asia e seus bilhoes de pessoas, podem ser mensurados e com um espaco mostral imenso mt melhor que as lixosas pesquisas de torcida.

    Responda a este comentário

  9. yuri
    28/10/13 - 20:06

    Quanto ao tema sociologico, para mim, quem torce para um time fora de sua cidade ou estado ou provincia, ja he traira e manipulado.

    Responda a este comentário

    yuri

    Todos quase sao manipulados de alguma forma,mas renegar a cidade e o estado nao e coisa de homem.

    Responda a este comentário

    RB

    Vai tomá no seu cu!

    Responda a este comentário

    Matheus

    Tupi x Botafogo. Ce torce por quem?

    Responda a este comentário

    Andre

    Essa é uma bela discussão. Como já disse por aqui, uma vez, era bem guri, em 1986, e cheguei em casa, meu velho de pé ao lado do rádio que estava na estante.

    Jogo: Rio Branco e Vasco.

    Meu pai vibrava e eu perguntei: como está o jogo pai?

    Ele: 1 x 0 para o Rio Branco!

    Eu: ah, que pena!

    Ele: não! o Rio Branco é daqui. Nós torcemos para o Rio Branco nesse caso!

    Eu: então quanto falta pra acabar?

    Ele: 5 minutos!

    E ali ficamos ansiosos esperando pelo apito final e pela proeza CAPA PRETA!

    No fim, só alegria!

    Responda a este comentário

    RB

    Botafogo, claro.

    Responda a este comentário

    Andre

    Mentira RB!

    Responda a este comentário

    RB

    Muitas vezes nem sei quando o Tupi joga, contra quem, quem são os jogadores… Mentira seria se eu dissesse o contrário só pra parecer descolado anti-sistema, como a maioria dos que torcem só pro Tupi.

    Responda a este comentário

    yuri

    Final de Copa do Brasil, Tupi x Botafogo. JF podendo sediar Liberta. E ahi?

    Responda a este comentário

    RB

    Botafogo mais ainda! Foda-se sediar Libertadores, importa é mau time joga-la.

    Responda a este comentário

    Andre

    Traíra da porra!

    Mentira seria se eu dissesse o contrário só pra parecer descolado anti-sistema, como a maioria dos que torcem só pro…

    Qual a diferença do Botafogo para o Tupy?

    Responda a este comentário

    RB

    É normal torcer só pro Botafogo aqui. Só pro Tupi não. Essa bizarrice de vocês só existe na internet, aqui nunca se comenta sobre isso, é natural. E será pra sempre.

    O Tupi é aquele time que muita gente descobre quando já tá torcendo prum time do Rio, tem aquela simpatia de ser da cidade e tal, mas ninguém liga. Só alguns.

    E JF é do lado do Rio, não vejo tanto problema assim.

    Responda a este comentário

    saulo

    Juiz de Fora não pertence ao Rio por acidente geográfico.

    Responda a este comentário

    RB

    Botafogo em JF em 91. Nem sabia desse jogo.

    Cheio de troço foda: o maluco com a camisa do Tupi azulada (!) correndo por 8 Km pra ver o jogo, o outro indo de cavalo (haha!), o maluco sentado cupinzeiro e o Renato Gaúcho ganhando Whisky do Emil e cerveja do Valdir Espinosa pela vitória, hahaha!

    Responda a este comentário

    Matheus Caldas

    Renato Gaúcho era foda! PQP1

    Responda a este comentário

    Bart Rabelo

    Uau. Então é isso que eu sou? Um traíra manipulado, Yuri? Uau.

    Sua opinião é inválida e ridícula para mim. Você não é capaz de entender o que se passa na cabeça das pessoas. Torça apenas pelo seu time local, relacione-se apenas com as pessoas do seu bairro e não se importe com o que acontece ao seu redor.

    E a partir do momento no qual você fica preso ao seu micro-contexto de pré-determinismo geográfico, jamais crescerá como pessoa. Só me falta dizer que você vota nos candidatos do seu bairro simplesmente por que “sim”.

    Torcedor do Flamengo tem que morar na Gávea? Do Vasco em São Cristovão? Do Palmeiras tem que ser ítalo-brasileiro?

    Poupe-me.

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não, nem isso.

    Mas quem tem a oportunidade de viver o cotidiano do clube, ver jogos na tristeza e na alegria e acompanha as reações de seus amigos e rivais a cada derrota e vitória, a cada queda e campeonato, vive o futebol de forma diferente, inclusive porque tem a ilusão (ou não, dependo de grau de comprometimento) que o jeito que grita, o lugar que senta e a cueca que usa vão influenciar o resultado do próximo jogo.

    Um clube de futebol é algo transcedental, é muito mais que saber de futebol. Conheço grandes torcedores que pouco sabem de futebol, mas que são apaixonados pelo seu clube.

    Pode me dizer que você conhece de futebol e gosta de futebol como qualquer um. Mas não me diga que sua relação com o Manchester United é a mesma de um cara que está em todos os jogos da Portuguesa, do Mixto, do Corinthians ou do Cruzeiro. Isso não é.

    Responda a este comentário

    yuri

    Eu inclusive sou portista, mas reconheco que NAO he o mesmo tipo de apoio que de um portugues jus solis. Da alegria, mas nao he o msm que estar no Dragao.

    Responda a este comentário

    Victor

    Cada vez mais eu tomo o Fluminense como meu TIME Eugenista. Ele passa cada vez mais a ser uma ponte para ter futebol na televisão, manter-me ligado à mitologia futebolera, estabelecer contatos sociais e comerciais e como válvula de escape perene para eventos ordinários que não desejo comparecer.

    Acredito até que um dia alguém irá me colocar magicamente como Presidente do Fluminense (mesmo que eu nunca vá colocar meus pés nas Laranjeiras), porém meus verdadeiros CLUBES de futebol são o Blá blá Gol e o Marieta.

    Não tenho dúvidas que se algum dia jogar Canto do Rio x Fluminense, em qualquer esporte, eu torcerei pelo Canto do Rio despudoramente. Não é nem uma especulação, é uma extrapolação do que fiz com Escolas de Samba, onde era Mangueirense irracional e virei imediatamente um ardoroso Viradouro, sem qualquer resquício de empatia pela Verde Rosa.

    Porém, sei que somos aqui reacionários. O caminho da História tem um sentido (e não direção, porra) definido e ele é o da unificação. Bart está na vanguarda, e está correto. Para que optar por Flamengo ou Corinthians, os escolhidos brasileiros, se eles são meramente escalas para Eugenistas da Metrópole?

    Responda a este comentário

    Andre

    Na verdade Yuri poderia ser até Juventus, por exemplo, se morar lá perto da Mooca. Ou São Bernardo, sei lá, qq coisa.

    De toda forma, eu acho que podemos entender que, em linhas gerais, quem torce para um dos 12, tá mentindo.

    Portanto, se é pra “escolher” pra quem torcer por conta da TV, por conta de “tamanho de torcida”, “grandeza” ou qualquer bla bla bla desses, que seja logo Manchester mesmo. Real, Juventus e o cacete.

    Na verdade, o meio termo é sempre a pior escolha. E o meio termo é, indiscutivelmente qq um dos 12.

    Responda a este comentário

  10. RB
    30/10/13 - 20:48

    Torcedor carioca do United ganha moral também…

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/10/com-denis-irwin-united-inicia-tour-de-trofeu-da-premier-league-no-cristo.html

    Responda a este comentário

  11. Bender
    4/11/13 - 10:34

    Gostei do texto do Bart.

    Cliquei no link e li também o texto que originou a discussão

    Eu falava que o Neymar só aprenderia a jogar futebol de verdade se fosse pra Europa, aí vinha uma galera e falava que ele tinha é que ficar no Brasil até a copa, que seria melhor pra ele, pra seleção e pro futebol brasileiro. Queriam que o Neymar se “preparasse” para o torneio mais difícil do mundo, jogando contra times de merda.

    Aí agora essa mesma galera vê o Neymar comendo a bola pelo Barcelona e jogando contra times bons, como o Real Madrid, e cala a boca, né. Mas pra mim não é suficiente, quero que admitam que eu estava certo.

    Gostei também apesar de ter algumas ressalvas. Queria “curtir” lá no Feice mas não está disponível pra mim.

    ****
    Fui incentivado a torcer para um time e acabei torcendo para outro. O cabra escolhe a porra do time que quiser. Se ele escolher dois ou três, foda-se também.
    É interessante pro time que ele vá ao estádio ou compre produtos. Vire um consumidor dessa merda mesmo que não seja torcedor.

    Na verdade vc é influenciado o tempo todo e não apenas na infância quando vc “escolhe o time que vai torcer”. Eu que sou foda e NÃO-influenciável fui em Buenos Aires e comprei uma camisa do River e outra do Boca. E uso as mesmas constantemente.

    Essa parada do time que torço cada vez mais vai perder espaço.

    Responda a este comentário

  12. Sancho
    8/11/13 - 12:22

    Sobre camisetas:

    Responda a este comentário

    Yuri

    Aparece uma do Internacional, hahahaha

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário