Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Legado de Mano

October 7th, 2011 por | Categorias: Seleção Brasileira.

Mano + R10

Treinadores, como o veterano Joel ou o iniciante Dunga, costumam deixar legados por onde passam. O atual treinador do Brasil, Mano Menezes, parece não se preocupar muito com isso. A menos que ambicione deixar como legado fracassos, retrocessos e nenhum acréscimo de qualidade a seleção.

Despencando no ranking da FIFA, o sujeito está completamente perdido. O novo capítulo da comédia que virou o time canarinho é o jogo contra a Costa Rica, hoje às 23h.

Ao que tudo indica, o Brasil irá a campo com a seguinte formação: Julio César, Fábio, David Luiz, Thiago Silva e Adriano; Ralf, Luiz Gustavo e Ronaldinho Gaúcho; Lucas, Neymar e Fred.

Escalação assim justificada:

Nós vamos iniciar (o amistoso) com esse time que treinou. Temos que avaliar que o pessoal da Europa está com um fuso muito diferente. Por isso, misturamos com jogadores que atuam no Brasil (Nota: dos 11 titulares, cinco atuam em solo verde e amarelo). O importante é não mexermos na estrutura e dar oportunidade a alguns jogadores que ainda não atuaram – disse Mano Menezes, em entrevista coletiva após o treinamento.

Ou seja, o importante é não mexer na estrutura que vem colecionando vexames?

Para jogar contra a “poderosa” Costa Rica, este time pode até fazer bonito. Mas o fato é que a competitividade dele contra qualquer outra equipe razoável é zero. Não há como escalar Ronaldinho Gaúcho, Lucas, Neymar e Fred juntos e disputar qualquer coisa. Então, Mano está apenas perdendo tempo.

Tempo que deveria ser usado para montagem do time Campeão do Mundo em 2014.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

42 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

42 Comentários para “O Legado de Mano”

  1. Serginho Valente
    7/10/11 - 9:32

    Não vou nem falar do Júlio César Costas de Tesoura…

    Responda a este comentário

    saulo

    Mano Menezes utilizou a mesma filosofia dunganiana em manter Júlio César na seleção, pelos serviços prestados no passado. Poderia aproveitar e dar mais chances ao Fábio(o melhor goleiro brasileiro) e o Jefferson.

    Responda a este comentário

  2. Renan Canuto
    7/10/11 - 9:44

    No aguardo, de camarote, do comentário do Saulo.

    Responda a este comentário

  3. Victor
    7/10/11 - 10:25

    Um trecho sutil da entrevista que linkei ontem do Joel é quando ele fala que Diego Souza é o craque do campeonato e espontaneamente explica que Neymar está muito voltado para a Seleção.
    Vi Flu 3×2 Santos e Neymar jogou pra cacete como de hábito. Só que Joel está certo no campo das impressões. Neste 2º semestre, o foco da divulgação em Neymar é na Seleção, como em menor escala vem sendo na rebarba com Lucas, Fred e agora Enganaldinho.
    Durante muito tempo bravateou-se que Seleções poderiam ser formadas exclusivamente com jogadores atuando no Brasil. LEÃO sentiu na pele que não dava.
    Pré-Olímpicos e Olimpíadas também demonstram que jogando sem a NATA, o buraco é mais embaixo.
    Se EU sei disso, pode ter certeza que a turma que comanda também sabe.

    Tudo anda deveras conveniente para muita gente, logo, escroto para os da pílula vermelha.
    Clubes brasileiros, TV Globo, CBF, empresas brasileiras patrocinadoras e IMPRENSA fazem a festa com essa predileção de Mano por jogadores “locais”.
    Não ter eliminatórias e a tal da “renovação” sem estágios intermediários de comprovação de metas tornam-se escudos excepcionais para Mano, o Boa-Praça.
    O cúmulo do resguardo seria Mano não dirigir a Selecinha nas Olimpíadas, última esperança de degola.

    E isso tudo porque o cara recebeu de mãos beijadas um baita legado deixado à base de muito desgaste por Dunga. O cara entregou um TIME de futebol e sob aplausos viu isso ser desmanchado sem piedade. Passaram a Gillette no Dunguismo.

    Responda a este comentário

  4. Pedro
    7/10/11 - 14:48

    Cara, eu detesto o Mano Menezes mas, tirando a dupla de volantes, não discordo muito dessa escalação.

    O uso da seleção pra faturar não é privilégio do Mano, já ocorre há bastante tempo.

    Qual foi o legado do Dunga?

    Responda a este comentário

    saulo

    Nenhum legado, o Dunga poderia ter levado o Neymar e o Ganso no grupo afim de ganhar experiência. Preferiu o mediano Júlio Baptista e Grafite, inexplicavelmente na copa. Sem esquecer do Marcelo do Real Madrid. Nunca vi alguém chamar dois jogadores da mesma posição sem serem especialistas(caso do Michel Bastos e Gilberto).

    Responda a este comentário

    Matheus

    E cadê o Marcelo HOJE, maluco?

    Responda a este comentário

    saulo

    Marcelo é titular absoluto do Real Madrid e o melhor lateral esquerdo brasileiro. Michel Bastos e Gilberto juntos nem jogam 50%.

    Responda a este comentário

  5. saulo
    7/10/11 - 16:13

    O Mano Menezes tem todo o direito de chamar quem quiser, o problema são os clubes e a CBF aceitarem mais uma vez esse calendário horroroso: http://www.lancenet.com.br/brasileirao/CBF-divulga-calendario-futebol-brasileiro_0_568143256.html
    Em 2012 será um ano olimpico e muitos times vão sentir o peso no campeonato brasileiro, provavelmente perderão pontos cruciais na briga pelo título, libertadores, rebaixamento…e mesmo assim a competição mais importante começa no fim de maio. Enquanto os estaduais ocupam praticamente 23 DATAS e METADE dos confrontos EM PARTIDAS INÚTEIS. Ninguém contesta a inutilidade em enfrentar uma Costa Rica e os clubes perderem seus principais jogadores. Essa data seria de qualquer maneira reservada a FIFA, faltou planejamento necessário e organização em deixar uma folga na tabela.

    Responda a este comentário

  6. Miguel Mascarenhas
    7/10/11 - 16:45

    “costumam deixarem”. Dá uma corrigida aí.

    Responda a este comentário

  7. thiago
    7/10/11 - 18:36

    O Doutor moribundo Sócrates disse que gostaria de Pep Guardiola dirigindo nossa seleção.
    Como PG escalaria a tropa?

    Responda a este comentário

    saulo

    Provavelmente escalaria um meio campo criativo sem volantes brucutus, zagueiros técnicos(Thiago Silva e Dedé)e um time envolvente.

    Responda a este comentário

    Robinson

    hmmm… não sei…

    as peças que o guardiola dispõe no barcelona são lapidadas desde criancinhas, nas categorias de base do clube, e quando chegam ao time principal – e muitos titulares do time catalão vieram da sua própria base – todos eles já sabem muito bem o que fazer, e como fazer.

    acho que para fazer um time jogar como o barcelona só no próprio barcelona.

    se eu fosse o guardiola, eu não pegaria a seleção brasileira. duvido muito que os caras teriam a aplicação tática que a gente vê no barça.

    Responda a este comentário

    saulo

    O grande problema do Guardiola seria levar três jogadores de um clube, porque poderia prejudicar em alguma competição(libertadores, Brasileiro ou Copa do Brasil). O calendário da Espanha é organizado e os jogos da seleção não atrapalha o calendário.

    Responda a este comentário

    Victor

    Quando se fala em Barcelona, faz todo o sentido em falar de “Escola”, não acha Robínson?

    Dessa forma, o ponto a ser observado é QUAL técnico se encaixa ao Barcelona lá no final da linha de produção e não como o time joga em função do treinador.

    Esse é o estágio onde o profissionalismo começa se aproxima do amadorismo inicial do futebol.

    Responda a este comentário

  8. André Bona
    7/10/11 - 23:38

    Ja a argentina nao teve NENHUM daqueles que participaram da pelada em ida e volta no amistoso de hoje.

    Responda a este comentário

  9. André Bona
    8/10/11 - 1:26

    Rapaz, to pra me lembrar de um tecnico pior do que esse na seleção… mas nao lembro.

    E um “internauta” (acredito!) mandou uma mensagem perguntando sobre Kaka, Adriano e Luis Fabiano. Galvao e seus comparsas dispararam: “todos eles sao espetaculares e tem vaga na seleção”.

    Lembrei da seleçao de 2006: tinha kaka, ronaldo gaucho, adriano e ronaldo gordo. Aquela desgraça de time. Rendia nada.

    E os caras pedem a mesma coisa…

    o que esses caras puxam saco do PONEYMAR e do Ronaldinho, cara, é incrível. INCRÍVEL!

    A globo cansou. VAi falar de futebol, nao é futebol. Porque eles inventam um monte de merda em volta do futebol. um monte de reporter babaca (kiko menezes, tino marcos e etc) sempre com aquela falsa-intimidade com os entrevistados (parece até programa da Xuxa)… aí na F1, é uma puxaçao pra Bruno Senna, pra Felipe Massa, fora do normal, falam um monte de besteira, uma atrás da outra, ficam elocubrando… aí faz uma historinha aqui outra ali… caralho, bicho. é revoltante!

    Porra, eu tenho que ir pro Tibet passar uns 10 anos. E esperar pra essa merda de exclusividade acabar, porque é impossível.

    A seleção do Mano é ridículo, mas pelo menos tem um esquema de jogo bem definido: o esquema do empresário.

    Nao tem NADA de concreto. NADA. É uma merda completa. E a imprensa ainda fica de sacanagem fazendo lavagem cerebral. Caralho, os caras jogam com a Costa Rica, com a Argentina-D, inventam merda o tempo todo, amistoso nada a ver…

    É impossível torcer por essa merda.

    Responda a este comentário

    Victor

    Porra, eu tenho que ir pro Tibet passar uns 10 anos. E esperar pra essa merda de exclusividade acabar, porque é impossível.

    Não se anime, pois outra daqui seria uma mera Globo wanna be de baixa qualidade técnica.
    O negócio é pegar transmissão estrangeira

    Responda a este comentário

  10. Serginho Valente
    8/10/11 - 10:07

    E o Brasil segue seu padrão de apresentações medíocres na Era Mano.

    Pensando bem, o Brasil segue seu padrão de apresentações medíocres com Ronaldinho Gaúcho, já que este tem mais tempo.

    Responda a este comentário

  11. Renan Canuto
    8/10/11 - 12:57

    Alguém conseguiu ver o jogo ontem? Tentei, mas comecei a cochilar. Lucas pareceu outro jogador em comparação com aquele que enfrentou a despedaçada Argentina. Não consegui ver algo nos outros. A melancolia era grande.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Eu vi. Depressivo. O jogo foi depressivo. Na verdade, servia só pra passar o tempo esperando o treino da F1.

    Responda a este comentário

    saulo

    Deu para tirar algumas conclusões: Hernanes não deveria ficar de fora e o Oscar poderia ter mais chances. Pela lateral, Rafael não pode ser titular do Daniel Alves. Ronaldinho Gaúcho, Lucas e Neymar deixa o meio campo despovoado. E o Fred é uma piada, Mano Menezes deveria começar a pensar em Luís Fabiano na próxima convocação.

    Responda a este comentário

  12. rafael
    9/10/11 - 20:59

    Saulo, disse quase tudo.
    Primeiro que o jogo contra uma seleção muito fraca, deveria ser uma passeio ou pelo menos regada a muitos lances de ataque (era isso que esperava a CBF para tentar aliviar o pescoço do Mano). Ao contrário, um joguinho mediocre, de baixo nível, uma seleção brasileira desorganizada, mal escalada, mal formada. Um samba do crioulo doido.
    Não acrescentou nada pra seleção esse jogo, nenhum teste eficiente, nenhuma formação funcional, pior que só prejudicou os clubes na reta final do BR.
    Estamos perdendo um tempo importante com esse treinador fraquissímo, não vai montar nem meio time com mais de 1 ano de trabalho. Na minha opnião o único LEGADO do mano será o Cortêz do bota, que pra mim foi uma grata surpresa e ganhou a camisa.
    Os outros destaques são todos do Nei Franco; Lucas, Neymar, Oscar, Danilo, etc…ou seja, o Nei ta fazendo todo o trabalho duro, então que ganhe o cargo logo.
    FORA MANO!

    Responda a este comentário

  13. rafael
    9/10/11 - 21:12

    Ronaldinho Gaúcho e Fred são escalados pela Globo, não merecem a seleção. O Gaúcho acho que ainda serve como referência e para-raio para aliviar a pressão na garotada, mas só isso.
    Agora a Globo fala em trazer de volta Adriano e Luiz Fabiano….pelo amor de deus…estamos montando uma seleção pra 2014! Esses caras estão tropegando em fim de carreira (ou pós fim?).
    Sem eliminatórias corremos o risco de montar um time mole, mascarado e sem competitividade.
    Mano é uma lesma, não acertou nada nesse time, a cada jogo um espetáculo sonolento, com média de 2 finalizações por período. Já provou sua incapacidade…por favor, a fila anda…TCHAU MANO!

    Responda a este comentário

    André Bona

    Se o gaucho fosse convocado para o banco, eu até daria valor ao mano. Mas vê-se claramente que o lance dele é satisfazer interesses dos outros.

    Esses jogos aí só serviram pra foder com os times. Dedé fez falta pacas hoje. E nem jogou contra costa rica. outros devem ter passado pelo mesmo.

    Mano reforçou urubu, tirando gaucho de lá.

    Responda a este comentário

    saulo

    Ronaldinho Gaúcho é convocado pela Globo???? Será que foi o acaso ser três vezes o melhor do mundo e o craque da última década??? Tem mesmo assistido os jogos do brasileirão???? Ao lado do Neymar, posso afirmar: é o melhor jogador do campeonato.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Saulete,

    “Ronaldinho Gaúcho é convocado pela Globo???? Será que foi o acaso ser três vezes o melhor do mundo e o craque da última década???”

    Sim, sempre jogando pelo Barça. Se for nessa linha, convoca o Pelé, porra.

    Responda a este comentário

    saulo

    Então pare de limitar-se em assistir os jogos do Vasco e veja as atuações do Ronaldinho.

    Responda a este comentário

    André Bona

    clap, clap, clap…

    palmas para o doido!

    só to vendo times que disputam titulo. Nao vejo urubu nem santos.

    Responda a este comentário

    saulo

    Rafael, seleção é momento e precisa convocar os melhores jogadores. A renovação precisa ser feita gradualmente e o Luís Fabiano voltou bem, precisa um pouco de cautela pela inatividade. O futebol brasileiro carece de uma boa safra de centroavantes e o Mano Menezes não pode ficar dependente do Leandro Damião. O Borges poderia ser mais testado.

    Responda a este comentário

  14. rafael
    10/10/11 - 12:36

    Saulo, concordo que faltam atacantes para seleção nesta safra, mas Luiz Fabiano e Adriano mal saíram da maca, portanto, parece óbvio uma escalação precipitada e pautada no passado desses jogadores. Tem que dar tempo ao tempo…esse foco saudosista é fruto de falta de ousadia, de coragem, é pura preguiça, acomodaçã… pq é se vc é pago para montar uma NOVA seleção, então faça seu trabalho….mas é que dá trabalho descobirir, apostar e formar talentos, é mais fácil manter o emprego chamando os mortos vivos com mídia.
    Talvez não seja a hora do Brasil aprender a jogar de forma diferente, do que se acostumou com grandes centroavantes como Ronaldo e Romário? Não seria a hora de se reinventar atrvés do próprio Neymar, Lucas e cia? A Alemanha tem feito isso desde a copa da africa e vai chegar fortissima em 2014, mudou seu futebol, apostou na renovação não só de jogadores, mas de estilo de jogo. A própria Espanha (graças a uma safra de ouro) resolveu jogar conforme a música (ou conforme o Barcelona).
    Só que isso é inovador e criativo, coisa difícil de exigir de um mano da vida, que só está preocupado em agradar a mídia para se manter no cargo até 2014…e foda-se o resto.

    Responda a este comentário

    saulo

    Neymar e Lucas não são jogadores de área. Infelizmente a nova geração de centroavantes resume-se ao Leandro Damião, o futebol brasileiro não tem jogadores de alto nível nesta função em idade para estar na seleção principal. O Luís Fabiano seria uma aposto para as próximas convocações, não dá para pensar em montar uma seleção com os mesmos jogadores até 2014. O Dunga tentou fazer algo parecido e se deu mal, faltou preparar alguns jovens talentos afim de ganhar experiência no grupo(caso Neymar e Ganso).
    A Alemanha tem feito um trabalho de renovação desde quando o klinsmann assumiu, o auxiliar Joachim Low deu continuidade do trabalho iniciado antes da copa de 2006. Diferente da nossa cultura imediatista, os alemães acreditam em projeto a médio e longo prazo. Vamos lembrar de um fato, antes da copa realizada em sua casa, a própria seleção apanhou e sofreu muitas goleadas. Mesmo assim, a federação alemã blindou a comissão técnica das pressões e os resultados começaram a aparecer na África do Sul.
    A Espanha é um caso do qual deveria ser exemplo e agora começa a ser feito nas seleções de base no Brasil. Pela primeira vez a CBF contratou um treinador rodado e com bastante experiência nas divisões de base: Ney Franco. Não é à toa a proliferações de grandes jogadores como Xavi, Iniesta…todos frutos de anos de trabalho.

    Responda a este comentário

  15. rafael
    10/10/11 - 12:43

    Quanto ao Ronaldinho, ele está indo bem no Flamengo, mas é só isso. Não acho ele mais nenhum craque, fez bons jogos, sim, mas fez muitos apagados tbém. É supervalorizado por ser o Ronaldinho e por estar no Flamengo…isso da ibope. Não é o meia titular para uma Seleção jogar a Copa daqui a 3 anos. Aliás, na seleção ele não joga nada…absolutamente nada. Não cheira nem fede.
    Fico ouvindo os caras (casão e galvão) falarem que ele ta desempenhando um papel diferente e importante na seleção, pra mim só se for de tutor dos jovens (que já é legal), pq na bola mesmo ele não realizou coisa alguma. Assim como o Fred, que tbém joga sua bola, mas não tem nível de seleção, muito menos pra 2014.
    Continuo com o FORA MANO !

    Responda a este comentário

    Serginho Valente

    Ronaldinho na seleção é ridículo há 9 anos…E só piora. Não há NENHUMA RAZÃO para ele ainda jogar lá.

    Responda a este comentário

    Bender

    Na Copa de 2002 eu esperava algo dele pois achava o cara bom de bola mesmo. Bom… teve o jogo contra a Inglaterra, vá lá. Mas os caras foram mesmo Ronaldo Gordo e Rivaldo Garça.
    Na Copa de 2006 eu esperava muito dele pois “estava no auge e tal” com as apresentações pelo Barça no ano anterior. Desastre total. Ele e toda aquela selação do Parreira. Desde então, é maior atraso convocar o Ronaldinho.

    Mano vai de mal a pior. Ganhou dos reservas da Argentina e mais um tempo.

    Responda a este comentário

    André Bona

    O cara vai promover 6 (SEIS) alterações para o proximo jogo.

    #perdidaço

    cara, essa seleção sem eliminatória, parece vitrine de empresário…

    Responda a este comentário

    saulo

    As alterações foram feitas em função do calendário brasileiro. Apenas aqui a seleção e o campeonato nacional jogam simultaneamente. O próprio Luxemburgo em tom de brincadeira pediu ao Mano Menezes poupar Ronaldinho. Enquanto os presidentes dos clubes não abrem a boca e aceitam pela goela abaixo essa zorra. E mais uma vez, os prolongados e arrastados estaduais enchem a paciência dos apreciadores do bom futebol. Poderiam terminar no fim de março e sobrariam datas aos clubes pararem durante os campeonatos.

    Responda a este comentário

    André Bona

    Saulo, os estaduais existiram na época de Dunga, na época de Parreira, na época de Felipão… da mesma forma.

    E o excesso de experiencias nao ocorreu da mesma forma.

    A vitrine a que me refiro é o esquema com empresário. Convoca jogador pra valorizar e depois já faz uma venda do sujeito.

    Falar em Luxemburgo, lembra da seleção dele? acho que foi o sujeito que mais fez esse tipo de coisa na seleção… trocentos jogadores convocados… um verdadeiro balcão de empresários…

    devem estar pagando pra CBF pra colocar os caras lá. Lembre-se que mano é empresariado por ninguem menos que Carlos Leite.

    Responda a este comentário

    saulo

    André,
    antes de mais nada, precisa saber contextualizar os momentos vividos e a realidade presente. Quando Parreira, Felipão, Dunga…dirigiram a seleção a esmagadora dos convocados estavam fora do país. Atualmente essa realidade mudou, praticamente a metade dos titulares e convocados atual no futebol brasileiro. Diferente do nosso desastroso calendário, a Europa e a FIFA acertaram suas datas para não prejudicarem seus clubes.
    Em relação aos empresários, esse tipo de denúncia sempre surgiu desde quando Ricardo Teixeira assumiu a CBF. Posso citar um casos do centroavante Afonso(por onde ele anda???) insistentemente convocado pelo Dunga e nunca vingou na seleção. E o corte do Mozer em 94 foi muito polêmico e estranho. O departamento médico alegou contusão grave e uma semana após o desligamento jogou uma partida inteira no Benfica. Um empresário não age livremente sem ter aval da direção.

    Responda a este comentário

  16. rafael
    10/10/11 - 23:43

    Pode crer Bona…vitrinaça.
    Hj mais uma vez a grobo fez a propaganda ronaldinhesca sobre seu prestigio no México…é isso ai, chama o cara pra chefe da delegação, ai viaja junto, da entrevista, distribui autógrafos e tá td certo….bom astral, sangue bom, mas não precisa jogar.

    Quanto mais precisaremos aguentar desse mano na seleção até resolverem salvar a copa de 2014?
    Alemanha, Espanha e Argentina estão uns 4 anos na frente em termos de preparação…complicado.

    Responda a este comentário

    André Bona

    acho que até 1 ano antes da Copa, seleção será mesmo só vitrine de empresário.

    Só aí vao começar a trabalhar… TALVEZ…

    E a pressão em cima do pobre homem que assumir com esse prazo, vai ser gigantesca…

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário