Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O lado surrado

March 13th, 2009 por | Categorias: Botafogo, Campeonato Carioca 2009, Vasco, Vídeo.

Eu não acredito em 3-5-2.

Acho que nem o Ney Franco, mas a verdade é que ele não tem elenco pra jogar em 4-4-2. Prova disso é que o Leandro Guerreiro (absoluto quando joga na cabeça-de-área) joga como zagueiro, e a bem da verdade não fosse por ele a coisa era muito pior.

O Botafogo precisa de um zagueiro decente, de um lateral esquerdo e de outro atacante de bom nível. Do contrário, o time vai sim estar sempre capenga.

Mas digam o que disserem, Neyzão é corajoso. Joga pra frente. Após o segundo gol tirou um zagueiro e um cabeça-de-bagr… digo, de área e colocou mais dois atacantes. Tá certo que somados não deram um, mas a valentia do treinador ficou positivamente marcada pra mim.

Parabéns ao Vasco e também ao Botafogo, que mesmo numa derrota avassaladora como essa mostra-se um time de fibra. Um técnico de fibra ajuda muito.

Os destaques do Botafogo pra mim – além do Ney – foram Victor Simões (!) e Leandro Guerreiro. Mesmo apesar da derrota, jogaram muito. A foda é aturar três ou quatro elos fracos, inclusive o Thiaguinho (que tem tudo pra jogar muita bola, mas parece estar mais preocupado com o corte do cabelo).

E mais do que qualquer coisa, essa derrota serviu para mostrar as fraquezas do Botafogo – coisa que eu já estava preocupado se a TG ia mascarar.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O JOGO:

Eu estava esperando um post vascaíno pra me manifestar, mas tá valendo.
Sem desmerecer a vitória incontestável do Vasco, o Botafogo hoje estava apagadaço. Uma parca caricatura da equipe que disputou o primeiro turno.
Minhas considerações:
1. Que falta faz o Reinaldo nesse time;
2. Eu definitivamente não acredito em 3-5-2. O Vasco jogou em 4-4-2 e botou o Botafogo no bolso. O único homem de marcação no meio – Fahel – ficou o jogo inteiro atrás do Casalberto, e não conseguiu nada;
3. Esse Gabriel parece ser bom, mas também parece já ter colocado salto;
4. Laio não era o líder dos Thundercats?
5. Emerson e Léo Silva não podem ser titulares nesse time;
6. Pra mim não foi pênalti. Foi fora da área, mas reconheço que foi um lance dificílimo pro juiz;
7. Pra mim Renan falhou no segundo gol, que saiu de uma pataquada do Jean na entrada da área do Vasco. Saiu vaiado;
8. Sou ultra-partidário de cartão pra jogador que reclama e quer apitar o jogo pelo juiz.;
9. O Botafogo deve estar devendo MUITO dinheiro pro Casalberto. Ele nunca jogou assim no alvinegro;
10. Alguém tem que chamar o time de volta à realidade. A impressão é que ainda estão em ritmo de comemoração da Taça Guanabara.

TAMBÉM SOBRE O JOGO:

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

18 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

18 Comentários para “O lado surrado”

  1. Rafael
    13/03/09 - 10:35

    Já que todo mundo está ctrl c ctrl v no comentário.

    “Tava na beira do caos, numa piração total.”

    Não duvido nada que isso vire uma paródia nas arquibancadas. Mas claro, depende do resultado do campeonato.

    Responda a este comentário

  2. Victor
    13/03/09 - 10:57

    Gaburah,
    Há uma semana atrás, li uma rápida entrevista que Lédio Carmona e Luis Carlos Junior fizeram com Ney Franco e ele comenta exatamente sobre esses assuntos: 3-5-2 ou 4-4-2; lateral esquerdo e Leandro Guerreiro na zaga:

    Luis Carlos Junior – Você não acha que arriscou muito ao apostar num elenco, praticamente, de desconhecidos?
    NF – Eu tinha certeza da competência dos jogadores que indiquei. E, quando chegaram, passei a investir no esquema tático. Minha idéia era o 4-4-2. Mas, nos primeiros treinamentos, notei que a defesa estava exposta demais. No segundo ou terceiro treino, já recuei o Leandro Guerreiro e passamos a usar três zagueiros. O grupo se estabilizou.

    Na entrevista ele também diz que Castillo será banco de Renan.

    Para quem quiser, a entrevista na íntegra.

    Responda a este comentário

    Victor

    Ah sim… não é à toa que Ney Franco anda investindo em Gabriel.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    E segue o Globoesporte.com criando intrigas ridículas onde não há:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1048051-9861,00.html
    Não pode ser falta de assunto, porque isso tem de sobra. Me cheira a má fé mesmo.

    Responda a este comentário

  3. Gaburah
    13/03/09 - 11:29

    Victor, o editor. Compilação total.
    Acho que sem dúvida ele deu uma segurança maior à defesa com o Leandro Guerreiro (mas vou morrer achando um crime recuá-lo). Só que mesmo com ele a defesa está muito longe de “estável”.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Certíssimo deixar o meu ídolo Castillo no banco. Nem eu acredito que ele tenha condições de ser titular depois de 6 meses parado.
    Mas trabalhando firme como ele trabalha, me arrisco a dizer que no Brasileiro a vaga é dele. Renan é excelente, mas dá alguns moles.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Ainda assim, O Gaburah sacramenta®: resolvendo os problemas da defesa e conseguindo encaixar o time no 4-4-2, o Botafogo será o campeão estadual.

    Responda a este comentário

  4. Saulo
    13/03/09 - 15:21

    Vitória incontestável. O Vasco deu um banho de organização e superioridade técnica. Como afirmei anteriormente, o Botafogo é um time limitado sem peças de reposição. Reinaldo fez muita falta. Foi o preço pago pela atual diretoria fez para manter os salários em dia. A administração Bebeto de Freitas foi um desastre. Temo pelo pior caso continue essa mesma base no campeonato brasileiro. E o cruzmaltino parece ter aproveitado muito tem esse intervalo das semifinais para entrosar. E o Carlos Alberto finalmente voltou a jogar bola. Foi o nome do jogo e fez toda a diferença. Com todos os méritos, foi coroado com um belo gol para fechar o caixão.

    Responda a este comentário

  5. Rafael
    13/03/09 - 15:47

    Gaburah,

    Zé Fogão me enviou por e-mail. Dia de ressaca.

    http://movimentocarlitorocha.blogspot.com/2009/03/alemaes-no-maraca.html

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Show. E os caras ainda são pé-quentes, pois tavam lá na vitória sobre o Flu.
    Eu conheço dois franceses que também torcem pro Botafogo. Devo uma camisa pra um deles e a visita ao Maraca quando estiverem por aqui.

    Responda a este comentário

    Rafael

    Quando vc for levar duas francesas pode me chamar.

    Responda a este comentário

  6. Gaburah
    14/03/09 - 10:13

    Cara, cada vez mais acredito que o Bebeto de Freitas trouxe mais mudanças para a estrutura vigente da administração futebolística do que temos consciência. A imprensa ainda hoje tenta vilanizá-lo de qualquer jeito. A última é chamar o ex-presidente do Botafogo de ladrão (e pior ainda, colocar palavras na boca do atual presidente que, em mais um show de etiqueta, não dá eco a tanta idiotice:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1042226-9861,00-TRADICAO+QUEBRADA+GERA+DESCONFORTO+NO+ATUAL+PRESIDENTE+DO+BOTA.html
    E logo o Globoesporte.com, que é uma fonte que sempre considerei.

    Responda a este comentário

  7. Flávio
    14/03/09 - 17:31

    Caro Gaburah,
    Ainda zonzo sob o efeito da sonora goleada , teço algumas considerações:

    1) a derrota expôs de vez as limitações do elenco, que começa com uma zaga extremamente vulnerável e lenta, sem inspirar segurança.

    2) a teimosia do clube nos últimos anos em se privilegiar excessivamente a contratação de volantes em detrimento de posições crônicas no Botafogo, como as laterais. O que mais dói é ver o melhor (ou menos pior) dos cabeças-de-área ficar no banco (Batista).

    3) Nosso time não tem jogadas de fundo com os laterais. A uma, pois o Alessandro definitivamente incorporou o espírito do Rui Cabeção e virou (ao menos acha) meia-direita, sem necessidade de voltar para marcar.
    Com isso, nossa saída de bola pela direita fica a cargo do Emerson. Se eu fosse treinador dos adversários, faria uma marcação estratégica por pressão a partir da intermediária direita. Dando o bote e roubando a bola, é saco, pois a lentidão do Juninho é presa fácil .
    A duas, na esquerda, com o volante destro Tiaguinho improvisado por ali. Apesar de voluntarioso, as jogadas por ali não fluem, já que insiste em cortar para o meio, cruzando sem ir ao fundo , do bico da entrada da área, facilitando a tarefa dos defensores rivais.

    3) Maicossuel deveria se espelhar no Carlos Alberto e soltar mais a bola. O armador vascaíno mostrou amadurecimento e um estilo mais coletivo de jogar.
    Já o nosso camisa 10 insiste em carregar a bola mesmo quando recebe marcação individual.

    4) Deu pena de ver o Victor Simões nesse jogo. O cara sozinho tentava se desvencilhar e criar situações de jogo, ainda que tivesse de recuar ao meio-campo para inspirar o time.

    5) nosso banco de reservas é de chorar. Diego, Laio e Junior juntos não dão um Viola, 40 anos, na ativa do Resende.
    Parece que alguém bateu o martelo e disse que esse ano seria para revelar pratas da casa a todo custo, mesmo que para isso escalassem jovens limitados e com estilo de jogo semelhante.

    6) no resto, pelo menos os sálários estão em dia e esse presidente vem se esmerando para atrair novos investimentos e alternativas, coisa que eu, confesso, esperava ansiosamente na administração anterior, até pelo curriculum e imagem do Bebeto.

    7) sem me desfazer do pessimismo natural dos botafoguenses e piscianos, mais um vice se avizinha …

    Responda a este comentário

  8. Serginho Valente
    14/03/09 - 19:43

    Amigos botafoguenses, ao meu ver, limitações no elenco por um clube equilibrado financeiramente é a melhor opção. Mesmo que custe títulos. Às vezes o caminho mais difícil é o que rende mais lá na frente.

    Bebeto foi um grande presidente, e além de fazer o que estava a seu alcance, fez da melhor maneira possível para o clube. Não deixem que mentiras repetidas virem verdades e tirem o mérito do cara.

    Responda a este comentário

    Gaburah

    Os posts do Boca-de-Aratéia e do Serginho se completam. Só não me rendi ainda ao pessimismo. Notícias como as que dão conta de que o Botafogo corre freneticamente atrás de reforços me soam música aos ouvidos.
    Serginho brilhantemente diz: “…limitações no elenco por um clube equilibrado financeiramente é a melhor opção. Mesmo que custe títulos. Às vezes o caminho mais difícil é o que rende mais lá na frente”. Mesmo eu esqueço disso às vezes e me pego delirando com elencos estelares. Mas ainda assim, acredito neste time que aí está, reforçado por um zagueiro decente, um lateral-esquerdo (ou dois, já que provavelmente um deles não vai ser grande coisa) e mais um atacante iluminado.
    Pra mim o Botafogo tem plenas condições de ganhar essa bagaça.

    Responda a este comentário

  9. E começa (?) o Campeonato Brasileiro para o Botafogo
    24/08/09 - 8:56

    […] se mexendo (e FINALMENTE) na direção certa, em busca de ZAGUEIROS – coisa que QUALQUER IDIOTA já enxergava DESDE O CARIOCA. Cheguei mesmo a twittar para o Estevam Soares: Boa sorte, Estevam. Sem dúvida você já ganhou […]

Deixe seu comentário