Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Fluminense antes da Copa

June 6th, 2010 por | Categorias: Avaí, Campeonato Brasileiro 2010, Fluminense.

Nota destoante entre os titulares

O Fluminense que vai para o recesso da Copa é um time pronto e muito bem postado em campo. Time que toma a iniciativa de jogo dentro e fora de casa e joga futebol de quem busca o título.

Além de ter todas as posições funcionando à contento, possui jogadores comprovadamente acima da média como Fred, Conca e Diguinho, além de outros em ótima fase como Mariano e Diogo.

Com Muricy, o Tricolor resolveu seu problema de jogar com 3 zagueiros sem que Dalton estivesse no time, passou a jogar com apenas 2, Gum e Leandro Euzébio. Formação que que expõe a equipe, mas por outro lado permite maior consistência no ataque. O Fluminense é um time que martela os adversários, busca o gol.

Os contra-ataques adversários causam pânico ao torcedor tricolor pela sensação mano-a-mano que fica. Contudo, a dupla de zagueiros tem se saído muito bem nesta tarefa, enquanto no esquema com 3 zagueiros, esses batiam cabeça.

Outro ponto fortíssimo do time é a saída pelas laterais. Ambas. Mariano e Carlinhos oferecem ao time escape pelos dois lados aos contra-ataques, além de serem igualmente fortes no ataque para as jogadas em velocidade pela linha de fundo, o que por sua vez facilita a vida de Conca, Fred e Alan.

Os 4 meio-campistas do time misturam suas características de uma maneira interessante. Enquanto Conca e Diguinho conseguem armar a equipe, um em faixa mais avançada enquanto o outro mais recuado e no momento em que rouba a bola, Marquinho e Diogo alternando as mesmas faixas de campo destacam-se no combate e marcação. Nas duas últimas partidas Marquinho se livrou da lateral esquerda deixando que Carlinhos jogasse por onde deve.

Estranho mesmo apenas a escalação de Rodriguinho no ataque quando Alan é e mostra ser melhor, tanto individualmente quanto para melhorar o desempenho dos companheiros. Mas nem isso escapa à vista do treinador, que sitematicamente faz a substituição no intervalo. A observar a solução que Muricy dará após o período de treinamentos na Copa.

O pacote de partidas contra Corinthians, Flamengo e Atlético-MG está descrito aqui. Contra o Vitória no Maracanã o Fluminense fez sua pior apresentação e contra o Avaí não foi tão vistoso como nos três anteriores citados, mas impôs seu ritmo e foi ligeiramente melhor que o adversário na Ressacada, contando com os pontos fortes dos laterais para desequilibrar à peleja em seu favor.

Alexandre N. nos comentários considerou também que o time foi, todavia considerando que o time chama o adversário para seu campo de jogo em determinado momento da partida. Eu também identifiquei esta característica em determinadas partidas, especialmente quando Muricy lançava Digão como terceiro zagueiro, mas neste embate contra o Avaí não notei o caso. Sim, o Avaí em algum momento pressionou, como é de se esperar em uma partida de futebol, mas não pareceu ser determinação tática do Fluminense.

Também preocupa as atuações dos goleiros do Fluminense que passam insegurança. Não é o caso de imaginar que o time tenha os melhores goleiros do campeonato com nível de Seleção, não tem. Mas não creio que sejam bizonhos a ponto de ameaçar o time caso esse venha a efetivamente brigar pelo título. Por outro lado, mesmo não sendo uma Brastemp, o Fluminense tem dois goleiros que podem tranquilamente ser titular da equipe. A saída de um e entrada de outro não cai drasticamente a qualidade.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

18 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

18 Comentários para “O Fluminense antes da Copa”

  1. 7ª rodada do Brasileirão
    6/06/10 - 18:17

    […] Avaí 0×3 Fluminense – Tricolor pensa: “maldita Copa” […]

  2. Alexandre N.
    6/06/10 - 18:37

    Também não acho que esse recuo do time seja uma ordem do técnico. Porém, ela não acontece só quando o Muricy põe o Digão pra jogar no segundo tempo. É uma coisa que, geralmente, acontece desde o início do segundo tempo quando o Flu está com vantagem no marcador. Pelo menos nos últimos dos jogos onde as condições de jogo foram essas (contra Vitória e Avaí, respectivamente), o time se comportou desta maneira.

    Segue abaixo a minha análise sobre os setores do time é a seguinte:
    Em relação à defesa, diria que ela é o pilar do atual time. Os laterais estão atacando e defendendo bem, pois os mesmos não sobem ao mesmo tempo pro ataque, de forma que a defesa faça uma basculação bem feitinha até, dado o pouco tempo em que o time vem jogando neste esquema. Os zagueiros não são um primor de técnica, mas vêm cumprindo bem o seu papel com muita vontade e aplicação. Os jogadores de meio de campo só precisam acertar mais os passes. Os mais deficitários neste quesito seguem a seguinte ordem: Diogo, Marquinho e Diguinho. Conca erra alguns passes ainda mais por causa da marcação excessiva que recebe. Quando ele está livre, praticamente não erra passes, como no primeiro tempo do jogo contra o Vitória. Sobre o ataque, temos dois diferentes: Um formado por Rodriguinho e Fred e outro (muito melhor) formado por Alan e Fred. O problema do ataque quando Rodriguinho está escalado é deixar o Fred sozinho, pois por mais que Fred tente fazer as tabelas com seu companhiero de ataque, Rodriguinho nunca está próximo pra fazer com que esta jogada dê certo. Coisa que não acontece com Alan. Não é a toa que os dois são os artilheiros do time até agora no brasileirão.

    Agora, resta saber como o time vai voltar dessa parada forçada. Pelo menos, uma coisa eu tenho certeza: Um caso parecido com 2006 não irá se repetir. Só resta saber se os tais reforços chegarão e se eles irão dar certo.

    Responda a este comentário

  3. Alexandre N.
    6/06/10 - 18:57

    O problema do gol do Fluminense não está nos goleiros em sí e sim em quem os prepara. Tanto que todos os goleiros pecam principalmente no quesito posicionamento.

    Já o Fernando Henrique, aposto que se estivesse em outro clube já teria tomado muitas “comidas de rabo” por causa da mania tosca que ele tem de fazer tanta presepada com algumas defesas mais simples.

    E antes que eu alguém pense, eu não vejo só defeitos nele. Ele tem as suas qualidades.

    Responda a este comentário

  4. saulo
    6/06/10 - 23:35

    O problema agora será manter Fred. Acabou de receber uma proposta do Napoli e dificilmente terá outra chance de retornar para um clube de expressão da Europa. Fora as propostas ao Conca.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Quanto a estes dois, quem tem maior probabilidade de sair é o Fred. Porém, a multa rescisória do contrato deixará o Flu numa boa opção. Porém, apesar de toda sua vontade de agourar, acredito que ele não sairá agora no meio desta temporada.

    Responda a este comentário

    saulo

    Não é questão de “agourar”, é a realidade do mercado da bola. Fred e o seu procurador sabem que uma chance dessas não aparece tão cedo.

    Responda a este comentário

  5. Eduardo
    6/06/10 - 23:46

    Não sei o que dizer sobre este Fluminense. Assim como não sei o que dizer sobre os outros 17 clubes do campeonato
    Obs: Vasco e Atlético genérico rebaixados

    Responda a este comentário

    Matheus

    Não sei. Acho que o Atlético original deve cair, junto com o de Goiás.

    O genérico ficará pela meiuca com o Luxilique.

    Responda a este comentário

  6. Luigi
    7/06/10 - 12:08

    Ola galera,estou escrevendo de Napoles.
    Não são tão sensatos…mas eu vos saúdo!
    Espero que Fred venha para Nápoles,3 anhos e após o regresso a Rio…que bela cidade!
    Ciaoooo y força tricolor

    Existe um fórum para os fãs do Flu?

    Responda a este comentário

    Victor

    Fãs do Flu são bem-vindos em todos os posts do Blá blá Gol.
    Se o interesse é apenas dos que falam sobre o Tricolor, segue link para a categoria por aqui:
    http://www.blablagol.com.br/category/futebol/clubes/rj-clubes-futebol/fluminense

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    Olha Luigi, seja bem vindo. Mas eu preciso ser honesto com você. Eu não gostaria nem um pouco que o Fred fosse pro Napoli. Deixa ele aqui quietinho, ele tá indo tão bem… rs

    Sei que a diretoria do Napoli é competente e irá contratar um outro centroavante cumpridor para a esquadra napolitana.

    Responda a este comentário

    Luigi

    Alexandre,obrigado pela sua sinceridade.
    Eu respeito você e eu entendo.Eu vi as fotos de Fred na água de Rio com o surf,uma torcida que o ama,um bon equipo,uma bela cidade…e um cartão de “parabens Geovanna papai te ama” para a filha…
    Se ele não vir en Napoles eu entenderia…e também eu viria para o Rio!!E não para jogar!
    O dinheiro não é tudo na vida,embora seja sempre bom ter.
    De qualquer forma vai se tornar um fã do Fred,ainda mais se ele permanece en Rio.
    Espero que um dia eu posso vir a Brasil.

    uma saudação a todos,ciao

    Responda a este comentário

  7. Alexandre N.
    7/06/10 - 16:56

    Taí. Esse é o problema dos tópicos sobre o Flu. Infelizmente eles não rendem tanto quanto os outros…

    Responda a este comentário

    Bender

    Pra quem há 2 meses achava que o Fluminense acabou, acho que está muito bom.

    Responda a este comentário

    Alexandre N.

    É, sua colocação é bem justa. rs…

    Responda a este comentário

    Victor

    Gostamos de discutir apenas de semi-finais internacionais para cima.
    Em 2010 estamos de férias.

    Responda a este comentário

    Bender

    hehe… cada um com suas ilusões [2]

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário