Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Corinthians é o Brasil na Libertadores

February 14th, 2008 por | Categorias: Estrutura, Futebol, Libertadores 2008.

Campeonatinho vagabundo essa Libertadores. Não estou sozinho neste pensamento. A TV Globo também concorda comigo e preferiu passar em rede aberta para São Paulo a estréia do Corinthians na Copa do Brasil contra o Barras-do-Piauí-no-Serra-Dourada-em-Goiás, em detrimento à estréia do Santos na Libertadores contra o Cúcuta da Colômbia, 2º melhor time da competição do ano passado.

Até que essa predileção da TV Globo não seria de todo ruim para mim, pois por conta do fuso horário somado ao horário de verão, o jogo do Santos começou 00:00 aqui no SporTV, logo depois do jogo do Flamengo contra o Coronel Bolognesi.

Não seria, se a Libertadores não fosse um campeonatinho vagabundo. O jogo foi ruim demais de se ver, com muita boa vontade, dá para dizer que foi um pouco melhor que o do Flamengo.

Do primeiro tempo não tem como falar. Depois de tanta mesmice, lembrar de algo que aconteceu há mais de 1 hora é mentira. O 2º tempo prometia me enganar assim que um tal de Wesley que entrou no 2º tempo tocou na bola. Dois lances, dois dribles fáceis e parecia que ele ia fazer chover. Não choveu.

Outro lance esporádico foi uma defesaça do Betão.

Para o fim, teve gol mal anulado do Kleber.

Por isso foi melhor que o jogo do Flamengo. Os lances esporádicos não foram bizonhos e tiveram até alguns dribles bonitos.

Espero que o Carlão Azul tenha tido um pouco mais de sorte com o jogo do Cruzeiro. Aliás, o Ramirez jogou bem, de novo?

E Glauco, este Wesley é bom ou é mais um Lenny (não acredito no Palmeiras)?

****

Será que o paulista gosta mais da Copa do Brasil que o carioca, e por sua vez, o carioca é mais identificado com a Libertadores?

Hoje jogaram fora de casa o Corinthians e o Vasco pela Copa do Brasil, enquanto Santos e Flamengo jogaram pela Libertadores. A TV aberta passou para São Paulo o jogo do Corinthians e para o Rio o do Flamengo.

Antes que venham alegações sobre o fuso-horário do jogo do Santos na Colômbia, passem à vista no mapa abaixo e tentem estimar o fuso-horário do Perú

Amigos paulistas, qual é o sinônimo corinthiano de seu Estado para o que chama-se Fla-prensa aqui no Rio?

****

Em 2006, quando os times do Rio e de São Paulo ficaram de fora da Sul-Americana, a TV Globo passou filmes para o Rio ao invés do Atlético-PR na Semi-Final da competição.

Que os paranaenses lembrem-se disso quando tiverem de aturar um brasileiro na final da Libertadores pela TV e ouvindo que é “o Brasil-sil-sil na Libertadores”

****

Importante é ganhar do vizinho. Viva a Taça Guanabara!

****

Repercussão no orkut.

 

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

23 Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

23 Comentários para “O Corinthians é o Brasil na Libertadores”

  1. Rafael B.
    14/02/08 - 8:52

    É novidade pra alguém que transmitir jogos de Flamengo e/ou Corinthians dá mais audiência?

    Depois de quererem saber mais que o Depto. de Mkt de determinadas empresas, agora querem determinar o que é melhor pra Globo transmitir.

    Não é questão de fuso-horário, tanto Bogotá quanto Lima têm 3 horas de diferença com relação à Brasília. É apenas o horário. O horário do jogo do Santos foi 9 h (horário local), o que dá 0 h aqui.

    Negócio de “Fla-prensa” eu nunca vi ninguém dizer, a não ser o famoso arco-íris nas suas choradeiras diversas.

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    14/02/08 - 9:11

    Gostei muito do jogo do Flamengo, Joel está com o time prontinho.
    Corinthians e Flamengo realmente dão muito mais audiência, que é o que norteia as decisões da imprensa.
    O estranho, é alguém achar que apesar disso, a imprensa não é tendenciosa em sua cobertura e posicionamento.
    E mais, achar que alguém tem que aceitar passivamente o que o depto. de mkt de uma empresa ou a imprensa decide, sem questionamentos.
    Se me lembro bem, a maior empresa de marketing esportivo do mundo foi a falência depois de fechar uma parceria com o Flamengo. Deviam ter vários especialistas lá.
    Como disse no outro post, o arco-íris é um efeito óptico, depende do ângulo em que se vê. Pra mim, arco-íris, é a união das torcidas do Fla, Flu e Botafogo pra secar o Vasco, pro Tim Maia era pra secar o América, e pro Bender uma hora era pra secar o Fluminense, depois passou a ser pra secar o Flamengo.

    Responda a este comentário

  3. Rafael B.
    14/02/08 - 9:43

    Disse apenas que a imprensa sabe o que é melhor para transmitir, se ela errar, problema deles. Tendenciosa ou não, é outro papo.

    Se vc aceita ou não, problema seu. Mas esses tipos de questionamentos (“a Globo deveria passar isso”, “a Petrobras deveria patrocinar aquilo”…) são sem fundamentos.

    A ISL já estava falida.

    Cada vez mais “entendendor” de arco-íris.

    Responda a este comentário

  4. Bruno Silva
    14/02/08 - 10:22

    Eu de você teria visto o Corinthians. hehehe Os dois jogos q vc mencionou ficaram no 0 a 0 certo? Todo poderoso meteu 6. hehe Ao menos é um jogo mais legal de se ver. hehe

    Abraços!
    E participa lá do Acuma!

    Responda a este comentário

  5. Guillermo
    14/02/08 - 10:24

    Idéia certa, mas péssimo argumento: o jogo do Santos não foi na janela depois da novela.

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    Responda a este comentário

  6. Serginho Valente
    14/02/08 - 10:33

    Concordo plenamente. A minha opinião é problema meu mesmo.
    Mas não acho que seja sem fundamento questionar a transmissão de um jogo com menos importância do que outro, pode-se ter opiniões diversas mas fundamentado está. Assim como acho que fundamentei o porquê acho que a Petrobrás deveria investir em um tipo de marketing diferente, o que não significa que ela esteja investindo errado.

    Pois é, faliu cheia de especialistas que entendem de mkt muito mais do que agente.

    “Disse apenas que a imprensa sabe o que é melhor para transmitir, se ela errar, problema deles. Tendenciosa ou não, é outro papo.”
    X
    “Negócio de “Fla-prensa” eu nunca vi ninguém dizer, a não ser o famoso arco-íris nas suas choradeiras diversas.”

    Responda a este comentário

  7. Rafael B.
    14/02/08 - 11:08

    “um jogo com menos importância do que outro”, continua sendo opinião sua.

    Pode questionar à vontade. É um direito seu, e deve fazer. Mas continua sem fundamento quando o argumento é do tipo: “a Globo tem que passar tal jogo pq eu acho mais importante”.

    Qdo falo de fundamento me refiro a algo do tipo: “a Globo passou o jogo de tal time pois os seus anunciantes assim quiseram, ou o horário coincidiu (ou foi feito que isso acontecesse), ou os especialistas lá quiseram (podem errar), ou qq outra coisa…

    Serginho parece que não sabe o mundo que vive. Encol, Banco Santos (só os que eu estou lembrando de orelhada) faliram, cheios de especialistas dos mercados imobiliário e financeiro, respectivamente.

    Legal vc querendo dizer que eu estou me contradizendo.

    Responda a este comentário

  8. Victor
    14/02/08 - 11:49

    A TV Globo deve ser a maior patrocinadora do futebol brasileiro.

    A TV Globo é certamente a maior divulgadora atual do futebol brasileiro.

    A TV Globo detém os direitos de transmissão com exclusividade em rede aberta dos jogos dos principais clubes do futebol brasileiro.

    O Blá blá Gol é um blog essencialmente sobre o futebol brasileiro.

    Se eu não puder comentar a conduta da TV Globo com relação ao futebol brasileiro, é melhor fechar as portas do Blá blá Gol.

    ****

    Explicitando um pouco mais o artigo, destrinchando mais minha opinião sobre a cobertura da TV Globo:

    Em verdade, não vejo problema algum em uma empresa buscar suas metas, etcetera e tal. A pressão de audiência, contratos, valores altos, capacidade e independência dos envolvidos e inúmeras variáveis norteiam a linha de uma TV, jornal ou mesmo um simples blog.

    Não raro, pego-me fazendo o papel de “watchdog”, que é basicamente o teor deste artigo.

    Note que eu não sou especialista em marketing, mas sou especialista em compras e consumo. Faço isso praticamente todos os dias de minha vida. Se não comprando, às vezes evitando de fazê-lo.

    E nunca vi alguém do marketing mostrar os defeitos, ou escancarar sua estratégia para fisgar os incautos. Marketing bem feito então é o que vende, não que isso seja necessariamente o melhor para quem consome.

    E aí entra o papel de watchdog com quem vende o produto futebol. Estou escancarando o óbvio que não é óbvio (para mim, até que alguém diga, nada é óbvio).

    Este caso da transmissão do jogo do Corinthians em detrimento do jogo do Santos doi para mim o pior dos casos. Justissimo de evidenciar para o consumidor que se preocupa com a qualidade. O marketing da TV Globo preocupou-se com a quantidade, espero que o leitor do Blá blá Gol preocupe-se com a qualidade.

    Este caso foi o pior, por ser para o mesmo mercado consumidor, a exibição de um jogo teoricamente de pior qualidade, e na hierarquia das competições “menos importante”.

    O caso do Atlético-PR na Sul-Americana de 2006 não considero tão ruim. Eu ressalto este caso, para criticar a irritante postura (ó o marketing aí) de dizer que “o São Paulo é o Brasil na Libertadores”. Brasil é o caralho. Se fosse essa a preocupação, que passasse a merda do jogo do Atlético.

    E há mais um caso que lembro, que foi nas semi-finais da Copa do Brasil do ano passado. Desta vez, especulativamente, tenho a opinião que pesou a grana do patrocinador. Botafogo e Fluminense do RJ estavam nas semi-finais da Copa do Brasil. O Alvinegro jogava contra o Figueirense e o Tricolor contra o Brasiliense. As pernas eram alternadas (o Flu jogava a ida no Maracanã enquanto o Botafogo jogaria a volta).
    Para minha surpresa, a TV Globo em rede aberta, na perna de ida, transmitiu para o RJ o jogo do Fluminense no Maracanã. O Botafogo jogou em Florianópolis sem rede aberta.
    E não é que nos jogos de volta, nova transmissão do jogo do Fluminense em Brasilia em detrimento do jogo do Botafogo no Maracanã.

    Eu perceber essas situações e não publicá-las, seria um contra-senso com o intuito da criação do blog.

    E faço com a autoridade de quem acha a programação de esportes da Rede Globo excelente. Considero o Globo Esporte o melhor programa esportivo disparado no Brasil. Acho o tempo dado aos gols e ao futebol no Fantástico muito bons. Gosto das transmissões dos jogos e mantenho o Globoesporte.com na minha barrinha de favoritos.

    E é bom que se escreva ou reclame das predileções da imprensa ou das TV’s (a TV Globo ainda dá para criticar, porque as de SP não tem nem como assistir) que transimtem o futebol. Não escrevo para voltar ao assunto, nem mesmo vou emitir opinião sobre, mas usarei para exemplificar um argumento que você levantou na longa, chata e inócua discussão sobre a Copa União de 87. O argumento (recorrente) era que o campeonato que Sport e Guarani não foi visto por ninguém, ninguém tomou conhecimento.
    Seu argumento, aposto, é emcampado por muita gente mesmo, e sendo assim, caso houvesse uma eventual conquista do Atlético-PR na Sul-Americana em 2006, ela acabaria sendo diminuída, ao contrário da conquista do São Paulo na Supercopa de 1993 que acabou valorizada por passar em rede aberta (aliás foram dois jogaçoes em que o timaço do São Paulo pagou um dobrado para derrotar o timeco de 93 do Flamengo)

    Responda a este comentário

  9. Victor
    14/02/08 - 11:59

    Guillermo,

    O jogo do Santos não foi na janela por que a TV Globo preferiu passar o jogo do Corinthians em rede aberta para São Paulo.

    Assim como o Flamengo jogou “cedo” no Perú, o Santos poderia ter feito na Colômbia.

    ****

    Bender,

    O primeiro a levantar assunto sobre a importância dos jogos aqui foi você mesmo. (Curioso que a TV Globo pode ter seus critérios e é perseguição alguém condená-los, já o Open-Bar tem de seguir a cartilha).

    ****

    Bruno,

    O Pandegão é bom para usar como exemplo. É Corinthians roxo (que camisa é essa?) e não esconde. É melhor que disfarçar o marketing em informação.

    Camisa roxa Corinthians

    Responda a este comentário

  10. Glauco
    14/02/08 - 13:10

    Por partes:

    – Victor, o Wesley tinha entrado pouco em outros jogos, como no qual foi lançado, pelo “gênio” Luxemburgo em uma derrota pra o São Paulo. Nunca jogou nada. Ontem, ao menos teve lampejos. O Leão pode ser chato, mas me parece que trabalha melhor com garotos do que o Luxemburgo, isso pode se ver agora e não somente por causa de 2002.

    – Aqui em SP a gente diz que a mídia gosta de falar do Corinthians, bem ou mal. Mas ela é mesmo sãopaulina. Tudo que o Tricolor faz é correto.

    – O Santos não foi preterido em relação ao Corinthians, mas sim em relação ao Flamengo. A Conmebol não permite que dois jogos da Libertadores coincidam no mesmo horário, já que todos da primeira fase tem que ser transmitidos ao vivo.

    Responda a este comentário

  11. Victor
    14/02/08 - 14:07

    A Conmebol não permite que dois jogos da Libertadores coincidam no mesmo horário, já que todos da primeira fase tem que ser transmitidos ao vivo.

    E lá vai a minha choradeira pro espaço.

    Responda a este comentário

  12. Victor
    14/02/08 - 14:10

    Opa… volta a choradeira.
    O Cruzeiro jogou no horário do jogo do Flamengo

    Responda a este comentário

  13. Serginho Valente
    14/02/08 - 14:40

    05/03/08

    21h50m São Paulo x Audax Italiano

    21h50m Fluminense x Arsenal

    Além de vários outros exemplos.

    Responda a este comentário

  14. Glauco
    14/02/08 - 15:01

    Verdade, em geral, um exemplo por rodada, Serginho. E as coincidências são, na maioria, com times brasileiros pra Globo poder passar um para uma praça e outro pra outra. Só em uma rodada – tirando a última, em que os jogos dos times de um mesmo grupo são no mesmo horário -, tem duas partidas que coincidem em um dia e outras duas em outro dia na mesma rodada . Num universo de 16 jogos por rodada, é bem pouco. A propósito, na tabela original, o jogo do Cruzeiro de ontem estava com horário indefinido.

    Mas é mais um motivo para o jogo do Santos não estar no mesmo horário de outros dois jogos (a não ser que se ache algum exemplo de três jogos no mesmo horário. Aí desisto).

    Responda a este comentário

  15. Victor
    14/02/08 - 15:07

    Bem Glauco,
    Mas de qualquer forma, não me parece ser um regulamento da Conmebol então.
    Se for, a Conmebol chutou para o espaço permitindo para que a Globo televisionasse para praças diferentes.
    E se chutou para o espaço, não fez questão alguma de chutar para o espaço no caso do Santos em detrimento do Corinthians.

    ****

    Tenho a impressão que o paulista vai ver jogo do Santos na Libertadores… vai ver jogo do Santos na Libertadores quando o São Paulo for eliminado dela, e Corinthinas e Palmeiras não jogarem pela Copa do Brasil.

    Responda a este comentário

  16. paulo affonso
    14/02/08 - 19:47

    Fiquei muito pau da vida ano passado com o negocio do Bota e Flu. Pelo menos vi o jogo do Bota em casa pela Band.

    Responda a este comentário

  17. Rafael B.
    15/02/08 - 8:49

    Porra WachtDog! Não leu meu comentário de novo?

    “Pode questionar à vontade. É um direito seu, e deve fazer.”
    Principalmente aqui no blablagol.

    Sim. Com certeza eu disse que acho mais importante tal jogo em detrimento de outro. Mas é minha opinião. E não faço disso questionamentos críticos, iguais e chatos sempre, ainda mais sem fundamento.

    Em 1987, o argumento que o campeonato do Sport e Guarani não foi visto por ninguém, é apenas um apêndice da discussão. Quer mesmo voltar no assunto?

    Show a final da Supercopa (precursora da Mercosul e Sul Americana) de 1993. 2 “jogáços” mesmo. O campeão mundial suou muito pra vencer Marcelinho e Marquinhos.

    ****

    Horário dos jogos, regulamento da Conmebol… aí começa a parte chata da discussão. Acredito que dentro das negociações da entidade com os interesses de quem transmite e dos anunciantes, Globo, Conmebol, Clubes e outros… chegam num acordo.

    Sim, podemos (de novo) criticar. E devemos. Mas com base na argumentação.

    Responda a este comentário

  18. Rafael B.
    15/02/08 - 8:52

    Dessa história toda o mais marcante é:

    “Amigos paulistas, qual é o sinônimo corinthiano de seu Estado para o que chama-se Fla-prensa aqui no Rio?”

    Resposta:

    “Aqui em SP a gente diz que a mídia gosta de falar do Corinthians, bem ou mal. Mas ela é mesmo sãopaulina. Tudo que o Tricolor faz é correto.”

    AHUAHUAHuhuhauhauhUHUHUAHUAHUA

    Nunca vi WatchDog se fuder tanto.

    HUAHUAHuahuahuHUAHUHUHAUHuhua

    Responda a este comentário

  19. Victor
    15/02/08 - 9:09

    Ué?

    A frase tem o sentido que eu falei. Ela é corinthiana. Gosta de falar do Corinthians.

    O fato dela falar que tudo que o São Paulo faz é correto, é porque tudo que o São Paulo faz é correto, fazer o quê? (quem reler o Blá blá Gol verá que isso é dito aqui também por todos nós).

    ****

    Há quase um mês, estava passando lances de jogos do campeonato paulista em um desses canais com resenhas paulistas (Band, Record, Rede TV, sei lá) de domingo.
    Mostravam os melhores momentos do clásico Santos x Palmeiras. Foi 0x0 e deve ter levado uns 5 minutos.
    Eperei essa infinidade de tempo e depois anunciaram que iriam passar os melhores momentos também de Corinthians x São Caetano. Foi 3×0 para o São Caetano, mas nunca consegui ver um gol, pois já tinham se passado uns 15 minutos dos “melhores momentos” e ainda estava 0x0 (se mantivesse naquele ritmo, eles passariam os “melhores momentos do jogo em 118 minutos). Fui embora e vim ver no Globoesporte.com que é o melhor a ser feito.

    A imprensa paulista consegue ser pior com o Corinthians que a carioca é com o Flamengo.

    Responda a este comentário

  20. Rafael B.
    15/02/08 - 9:39

    Chora Arco-íris!!!

    HAuhUAHuahuHAUh…

    Se vc fica vendo domingo a noite aqueles programas esportivos que só falam de SP, problema seu.

    A imprensa lá é sãopaulina.

    Aliás, o São Paulo é dissimulado.
    Ainda não escrevi aqui, mas já te contei (no bar, provavelmente), da “excursão” para as crianças “conhecerem” o Morumbi.

    Agora o São Paulo “oferece” seu centro para tratamento para Ronaldo. Como seria ruim pro clube ter o FENÔMENO em suas dependências por 9 meses, né mesmo?

    Responda a este comentário

  21. Victor
    13/03/08 - 8:58

    Mais gente reclamando das restrições globais ao Santos.

    Responda a este comentário

  22. Silvio
    15/02/09 - 19:40

    Quanta asneira!!!

    Responda a este comentário

  23. Cruzeiro x Grêmio
    24/06/09 - 18:32

    […] mais esses dois jogos para essa digestão. Quem é do Eixo pode não ter a mesma sorte, afinal, o Corinthians é o Brasil na Libertadores. Você pode receber nossos artigos de graça pelo seu e-mail. Apenas inscreva-se pela […]

Deixe seu comentário