Home   Open-Bar   Trollagem   Bolão   Mercado da Bola   Copa do Brasil   Seleção   NFL   Contato  

O Brasileiro é dos grandes

September 7th, 2007 por | Categorias: Campeonato Brasileiro 2007, Futebol.

Hulk esmaga homenzinhoHá pouco tempo atrás, quando ainda existiam bobos no futebol, time grande era time grande, time pequeno era time pequeno.

Ninguém cogitava uma derrota para um pequeno, mesmo fora de casa.

Fato que se um Vasco perdesse para um Náutico, Flamengo para o Juventude, Fluminense para o Goiás, o dia seguinte seria um inferno para a criança do time perdedor no colégio.

Depois começaram os famosos: “O Atlético-PR é muito forte na Arena da Baixada“, “Jogar em Belém com o Payssandu não é para qualquer um“.

Mas recentemente ainda, ouvia-se dizer em jogo que poderia ser no Parque Antártica (não consigo chamar o estádio de Palestra Itália): “Palmeiras x Figueirense, jogo duro, não há como apontar favoritos“.

Sempre achei isso história para boi dormir. Na minha opinião, times grandes devem ser favoritos em qualquer lugar contra times pequenos. Não quer aceitar essa condição, pede pra cagar e vai embora.

Pelo menos 2007 está resgatando um pouco essa condição. Ao menos é o que mostra a tabela do campeonato até a 24ª rodada.

Há muito tempo não tinha um campeonato em que as primeiras posições eram ocupadas apenas por grandes, sem ter um Paraná, Figueirense, Juventude ou Goiás para empatar a vida.

Eu não tenho nada contra esses times, contudo, nada tenho a favor também. Não tem como me identificar com times que não tem histórico recheados de conquistas, esquadrões montados ou craques a balde cedidos à Seleção Brasileira.

Para mim faz todo sentido olhar as oito primeiras posições, e ver apenas times grandes:

São Paulo, Cruzeiro, Santos, Vasco, Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Fluminense.

Há 12 grandes clubes no campeonato. A pior colocação de um grande é a 14ª, do Flamengo, que tem dois jogos a menos, podendo deixar para trás o Sport. Teríamos então 12 clubes para 13 posições, com apenas o Goiás de intruso.

Até entre os pequenos está bem definida uma certa “hierarquia”. Afinal, os pequenos que não tem título brasileiro, com exceção do Goiás, estão na zona de rebaixamento. Além do Figueirense, que é o primeiro para ocupar tal vaga(sic).

Os 14 campeões brasileiros que disputam o campeonato estão alocados nas 15 primeiras posições. Com exceção, sempre, do Goiás.

Parece que o Goiás está no campeonato apenas para confirmar a regra, sendo exceção.

Colocações na 24ª rodada:

  1. São Paulo
  2. Cruzeiro
  3. Santos
  4. Vasco
  5. Botafogo
  6. Grêmio
  7. Palmeiras
  8. Fluminense
  9. Goiás
  10. Corinthians
  11. Atlético-MG
  12. Internacional
  13. Sport
  14. Flamengo
  15. Atlético-PR
  16. Figueirense
  17. Paraná
  18. Juventude
  19. Náutico
  20. América-RN

****

Em tempo, a linha divisória intuitiva de grandeza de clubes para mim, é o Botafogo. Todos que estiverem acima (incluindo o mesmo) são grandes.

É mais ou menos como se o Botafogo fosse a Oceania, e o Coritiba e o Bahia fossem a Groelândia.

Inscreva seu e-mail e confirme pelo link eviado para receber novos artigos do Blá blá Gol.

Comentarios Enviar por e-mail Enviar por e-mail

6 Comentários para “O Brasileiro é dos grandes”

  1. Lincoln
    7/09/07 - 8:39

    ahuuah boa.. so a foto do hulk que ficou nonsense :P

    Responda a este comentário

  2. Serginho Valente
    7/09/07 - 11:01

    O pessoal acorda de madrugada e fica inventando coisas pra escrever….

    PS: O Vasco vai ganhar do São Paulo, fazendo no mínimo 3 gols. Pode anotar aí…

    Responda a este comentário

  3. Rafael
    7/09/07 - 16:29

    Se tivesse ido beber cerveja com a galera ontem…

    Então Victor é a favor de reunir apenas os 12 grandes que ele considera e fazer um campeonato da elite?

    Amigo, os tempos são outros. Há bobos no futebol sim, mas se tem que ganhar de um São Caetano da vida, é preciso mostrar competência e fazer como antigamente: esses jogos entre os grandes e pequenos as apostas eram pra ver quem acertava de quando ia ser a goleada.

    Nenhum time nasceu grande. Eles tornaram-se grandes.

    Responda a este comentário

  4. Serginho Valente
    7/09/07 - 17:04

    ?!?

    Responda a este comentário

  5. Victor Pimentel
    8/09/07 - 3:49

    Nenhum time nasceu grande. Eles tornaram-se grandes.
    Estou emocionado.

    Responda a este comentário

  6. Saulo
    8/09/07 - 15:23

    Eu não arriscaria uma placar elástico para o Vasco como feito no comentário anterior.Fazer gol no São Paulo tem sido um missão quase impossível por ter um meio campo que protege muito bem a defesa.Não consigo entender o Celso Roth em deixar o Andrade no banco e escalar o limitado Amaral.Esse era um jogo ideal para um cobrador de faltas porque é bem provável que seja uma partida muito truncada e recheada de faltas.Ao contrário do falecido mestre Telê,Muricy Ramalho é adepto a tática de párar as jogadas com faltas.
    Em relação ao jogo Inter X Flamengo não tem favorito e ambos estão em má fase. Internacional no papel é um time tecnicamente inferior apesar de compensar por ter um melhor conjunto,mas o Flamengo tem um meio campo mais técnico e dois laterais em ótima fase.
    E o Botafogo se perder ou empatar com a fraca equipe do Náutico pode esquecer qualquer pretensão de conseguir uma vaga na libertadores.

    Responda a este comentário

Deixe seu comentário